Pular para o conteúdo principal

ASMA


O que é Asma? 
    A asma, popularmente conhecida como bronquite alérgica, é uma doença crônica dos pulmões que tem como principal característica a presença de uma inflamação nas vias respiratórias que provoca um aumento da sensibilidade à vários estímulos (hiper-reatividade ou instabilidade dos brônquios). Estes brônquios instáveis, ao serem provocados fazem surgir os sintomas da asma.

Quais os principais sintomas da doença?
Os sintomas principais da asma são: 
Sensação de “peito preso” 
Falta de ar, cansaço fácil. 
Chiados no peito 
Tosse (com ou sem catarro)
Mas, vale ressaltar que os sintomas variam de pessoa para pessoa.

Quem pode ter asma? 
Embora seja mais comum na infância, a asma pode acometer qualquer idade, do bebê até o idoso. Existem casos em que a asma se inicia no adulto e até mesmo na terceira idade. 

Como identificar uma crise de asma? 
 Uma crise que está iniciando (leve) provoca o aparecimento de sinais que podem variar muito e incluem:
-  Sensação de “peito preso” ou de “respiração incompleta”.
-  Tosse ou chiado durante atividades diárias, quando ri, pratica exercícios ou esportes
-  Cansaço leve, Pigarro insistente 
Em algumas pessoas, a tosse pode ser o único sintoma e melhora com uso de broncodilatadores.

Quais são as causas da crise? 
 As crises de asma podem ser causadas por vários fatores, como:
- Alergia: o principal fator é o ácaro da poeira domiciliar. Além disso, citam-se: mofo, animais domésticos(em especial, gatos e cães),
- Infecções: viroses - como as gripes e resfriados, ou ainda as sinusites.
-Irritantes: mudanças de tempo, fumaças, odores ativos
- Esforço físico exagerado
- Aspectos emocionais
Outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou à escola, asma provocada por outras doenças, entre outras.


Como posso reconhecer se uma crise de asma é grave? 
A crise grave de asma se manifesta com intensa sensação de falta de ar, respiração difícil, entrecortada e ofegante. O cansaço se acompanha de dificuldade em falar caminhar ou se alimentar. Os lábios e unhas podem se tornar arroxeadas. A tosse se torna intensa e observa-se batimento das asas do nariz, uso da musculatura do pescoço e esterno para respirar Há pouca melhora com a medicação e a medida do sopro (Peak Flow) está abaixo de 50% do valor previsto .

Mas lembre-se: nenhuma crise de asma já começa grave. 
Por isso é importante reconhecer sintomas leves.


É importante tratar o mais cedo possível, evitando a piora, prevenindo as crises graves e consequentemente evitando o pronto socorro e as internações.
Uma pessoa hipertensa não espera a pressão subir para ir ao médico. E você asmático, deve fazer o mesmo: tratar todos os dias e evitar as crises fortes.
“Prevenir é melhor do que remediar”

Como é o tratamento da asma?
O tratamento da asma requer um acompanhamento regular com um médico especialista, monitoramento do uso correto do medicamento e avaliação a cada consulta do nível de controle da doença. É importante ressaltar que o tratamento deve ser mantido mesmo quando a pessoa está bem, sem sintomas. 
Hoje a medicina dispõe de modernos medicamentos inalados para o tratamento de controle da asma. Em casos de asma grave, o tratamento com anticorpos monoclonais é capaz de controlar a doença e permitir uma melhor qualidade de vida para muitas pessoas.

Asma: 
O tratamento engloba vários passos:
- Uso de medicamentos aliviadores nos momentos de crises
- Uso contínuo de medicamentos controladores que atuam no processo inflamatório dos brônquios, controlando a doença e evitando crises.
- Controle de ácaros no domicílio
- Controle de fatores agravantes da doença
- Tratamento da alergia nasal
- Educação do paciente e de seus familiares


Sinais de que a asma não está controlada
- Visita à emergência ou internação recente.
- Necessidade do uso repetido de corticoide (em comprimidos ou xaropes).
- Sono alterado pela doença: acordar para nebulizar ou para usar remédios.
- Acordar e já se sentir mal.
- Atividades diárias afetadas pela asma, faltar ao trabalho ou às aulas na escola.
- Medida do sopro em queda (se tiver um aparelho medidor do PFE).
- Necessidade de usar remédios de alívio com frequência.
O ambiente para o asmático precisa de cuidados especiais?
 Sim. Porque é principalmente no ambiente onde habita que ele estará mais exposto aos agentes causadores dos sintomas asmáticos. O quarto é o principal foco de atenção, já que é o local onde o asmático passa a maior parte de seu dia.
Ácaros são organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, de pelos de animais e também do mofo. Habitam locais onde há acúmulo de poeira como: colchões e travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes, papéis e até animais de pelo. Os ácaros e seus excrementos são os maiores agentes causadores de alergias respiratórias. 

Comentários

  1. Olá, minha asma está controlada á (10O anos, com o medicamento Foraseg (400) m, 2 vezes ao dia . Nunca mais precisei correr para o pronto socorro com os simtomas,e tambem não fui mais ao pneumologista,será que estou certa? Sofri durante mais de (40) anos, e tenho medo de mexer no que está quieto! Mas tenho dificuldade em puxar o ar e no calor, me sinto sufocada! Será que estou procedendo de maneira certa! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Wilma: na realidade, a sua asma está parcialmente controlada. E, com a orientação do especialista, certamente poderá ficar melhor. É aconselhável que retorne ao médico para que seja orientada. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Olá,eu gostaria de saber se a inalação com bertoc e atrovent ajuda na rinite alergica?
    Budesonida é realmente eficiente no tratamento da rinite/sinusite?

    ResponderExcluir
  4. Audalio Bom dia. Berotec e atrovent são broncodilatadores, ou seja atuam relaxando a musculatura dos brônquios e melhorando a falta de ar. Não exercem efeito significativo na rinite alérgica. Budesonida é um corticoide para uso intranasal indicado no controle da rinite alérgica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, nasal, é mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno