Pular para o conteúdo principal

Quem somos


A trajetória do nosso grupo médico se inicia em 1952, quando o professor E. Brum Negreiros fundou a Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro criando um ambulatório especializado no atendimento aos portadores de doenças alérgicas e implantando o primeiro serviço universitário especializado em Alergia no Brasil. Desde então, lá passou a funcionar o Curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia, inicialmente com a chancela da Pontifícia Universidade Católica (PUC RJ) e posteriormente com o Instituto Carlos Chagas.

Em 1984 o Serviço de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro passou a ser dirigido pelo Professor João Bosco de Magalhães Rios, livre docente na especialidade, mantendo sua excelência como um centro de referência como curso de Pós-Graduação, na formação de médicos especialistas e no atendimento de doenças alérgicas. Nos últimos anos este curso passou a ter a chancela da Faculdade de Medicina de Petrópolis Arthur de Sá Earp (FMP-FASE) sendo coordenado pelo Professor José Luiz de Magalhães Rios, mestre e doutor em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nesse ínterim, foi criado o grupo "Alergistas coligados", passando a  atuar como uma interface junto à coordenação do curso e as atividades ambulatoriais.
 
O ano de 2018 marca uma nova etapa, migrando para o Hospital Central do Exército no Rio de Janeiro. Esta migração vem complementar o crescimento para o curso, com recursos tecnológicos, hospitalares e melhores instalações, mantendo e ampliando sua missão de propagar o conhecimento para as novas gerações de alergistas.

Em todos estes anos, desde 1952, foram formados inúmeros médicos especialistas em Alergia e Imunologia, hoje renomados, no Brasil e na América Latina. A qualidade do ensino e a dedicação de todos os professores que passaram por ele tornam o curso reconhecido em todo o país, mantendo os ideais de seus eméritos idealizadores, Professor E. Brum Negreiros e Prof. J.B. Magalhães Rios.

O Blog da Alergia, criado em outubro de 2006, é um complemento a este trabalho, estendendo esta visão de excelência em propagação do conhecimento também ao público leigo, oferecendo orientações de qualidade sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e meios de tratamento. 


Sejam bem-vindos! 
Atenciosamente,
Fátima Emerson
(Coordenadora do Blog da Alergia)

Coordenação Acadêmica:
José Luiz de Magalhães Rios

Coordenação Administrativa:

Marilucia Alves da Venda

Coordenação Pedagógica
Dr. Luiz Carlos Arcanjo

EQUIPE MÉDICA
Dra. Maria de Fátima E. Emerson
Dr. José Leonardo Sardenberg
Dra. Kleiser Aparecida Pereira Mendes
Dr. Lian Pontes de Carvalho
Dra. Marina Rigoni
Dra. Neide Freire Pereira
Dr. Nelson Guilherme Cordeiro
Dra. Tânia Maria Gomes



Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno