Pular para o conteúdo principal

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert.
Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa.
É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça


Quadro clínico.
A ptiríase rósea de Gibert se caracteriza pelo aparecimento de lesões na pele, em forma de placa arredondada ou ovalada, de tom róseo, em especial no tronco e nas extremidades. A lesão inicial é chamada de “placa mãe” de formato oval ou arredondado, com bordos róseos, sendo bem mais clara em seu centro. Podem ser observadas escamas finas.O local mais comum para aparecimento da “placa mãe” é o tronco, mas é relatado também no dorso, abdome e, mais raramente, em membros.
Na maioria das vezes não há outros sintomas, embora raramente possa se acompanhar de sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, mal estar, vômitos e diarréia.
Segue-se então do aparecimento de uma erupção na pele com muitas lesões de menor tamanho, em geral róseas, em placas ou assemelhando-se a manchas, escamosas, em especial no tronco e membros. Coceira não é um sintoma obrigatório, variando em cada pessoa. Uma curiosidade é que as lesões podem se distribuir ao longo das linhas da pele, dando um aspecto de “árvore de natal”. Mas,o aspecto das lesões nem sempre tem este perfil, podendo variar em tamanho, localização e intensidade. Do mesmo modo, o tempo de duração da pitiríase rósea varia em cada pessoa: em geral dura cerca de um mês, com média de 2 meses. Em alguns casos, pode se estender por vários meses.


A pitiríase rósea é uma doença onde as lesões assustam, chamam a atenção, mas em geral não tem maior gravidade na evolução da doença.
Contudo, alguns remédios e vacinas podem provocar uma “pitiríase rósea símile” e deve ser sempre pesquisado o uso de medicamentos. Da mesma forma, algumas doenças podem estar associadas à pitiríase rósea.Por isso, recomenda-se procurar atendimento médico para que possa confirmar o diagnóstico, afastar outras possibilidades de doenças que podem ter um aspecto parecido e se confundir com a pitiríase.


Diagnóstico
Não há um exame de laboratório ou teste que seja definitivo: o diagnóstico é clínico, ou seja, o médico analisará os dados de cada paciente, examinará sua pele e chegará assim à  conclusão. A biópsia da pele (exame histopatológico) pode ser útil para afastar outras doenças que podem ter lesões parecidas à pitiríase e confundir o diagnóstico.


Tratamento
O tratamento na maioria das vezes é feito com medicamentos tópicos, ou seja, sob a forma de loções, pomadas ou cremes. Em alguns casos o uso de antihistamínicos (antialérgicos) pode ser útil no combate à coceira. Os casos mais graves receberão a orientação específica do médico.


Dicas:
- Evite uso de medidas caseiras pois a pele está sensível e pode se irritar com facilidade, agravando o problema.
- Reduza o número de banhos: um por dia é o ideal. Se tiver necessidade de repetir, tome um banho rápido, usando sabonete apenas nas partes necessárias.
- Aplique hidratante em todo o corpo, logo após o banho, com a pele ainda umedecida.
- Use sabonete suave, para pele seca e sensível.
Alimente-se bem, de forma variada e saudável. Evite produtos industrializados: prefira uma alimentação natural.

Comentários

  1. qual tipo de anti alergico que devo tomar ?

    ResponderExcluir
  2. Gui: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Se as manchas chegarem nas partes genitais, podem infeccionar?

    ResponderExcluir
  4. A manifestação da ptiríase rósea na área inguinal é atípica e deve ser avaliada pelo médico especialista para afastar a possibilidade de outras doenças. Não tende a apresentar infecção secundária. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá estou com pitiriase rósea a dois meses, já fui no dermatologista e tomei um anti alérgico para minimizar as coceiras e estou passando um creme manipulado que contem uréia e dexametasona só a coceira que acbou enquanto eu estava tomando o remédio. Minha duvida é será que vou ficar com os sintomas por muito tempo? não aguento mais essas pintas que espalharam por toda as minhas costas e barriga? Grata!

    ResponderExcluir
  6. A ptiriase rósea dura em geral cerca de um mês, com média de 2 meses. Mas, em alguns casos, pode se estender por vários meses. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/6/11 12:25

    quais são as outras doenças que podem apresentar manchas similares?

    ResponderExcluir
  8. As doenças que podem se manifestar de forma semelhante são muitas, mas destacam-se: pitiríase alba, dermatite seborréica, dermatofitose, etc. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Estou com Pitiriase rosea de gibert e estou grávida de 13 semanas, poderá prejudicar o meu bébé??Agradecia a vossa resposta . Obrigado

    ResponderExcluir
  10. A ptiriase tem evolução benigna na maioria dos casos.A gravidez pode facilitar o aparecimento da doença, em virtude das alterações imunológicas próprias da gestação. A evolução na gravidez será monitorizada por seu obstetra. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. ola, meu caso começou com uma mancha maior, com estas caracteristicas, na coxa, de uns 5 cm e logo em seguida surgiu outra também grande no tornozelo, seguida de outras 2 menores também na mesma perna. Isso foi mais ou menos em janeiro. Ficaram com a coloração forte durante uns 4 meses, e agora que estavam começando a suavizar, estão surgindo novas (umas 5) nas duas pernas. Fui na dermatologista, há uns 3 meses atras e ela falou que poderia ser essa doença, porém falou que poderia ter sido ocasionada por medicamentos que consumi na época (novalgina e naldecon). Desde então não tomei mais nenhum medicamento, apenas o tylenol, que ela disse que não tinha problema e ainda assim surgiram estas novas manchas. Da ultima vez que fui me consultar com ela, ela comentou que poderia ser o anti concepcional. Qual a sua opinião sobre o tylenol ou anti-concepcional, será que pode ser algum deles a causa da doença?
    Andressa

    ResponderExcluir
  12. Andressa: em princípio qualquer medicamento pode ser passível de causar algum tipo de alergia. Mas, para emitir um parecer seria necessário conhecer seu histórico clínico e realizar um exame da lesão em sua pele. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/8/11 23:45

    Estou com pitiriase a 4 meses, usando furoato de mematasona, as manchas agoram ficaram brancas, to desesperada, me ajudem, e normal demorar tanto e as manchas ficarem bracas? A dematolpgista recomendou tomar sol mas nao adiantou nada

    ResponderExcluir
  14. O tempo de evolução da pitiríase rósea é variável em cada caso. Em algumas pessoas pode ser bastante demorado. Mas, para emitir um parecer específico sobre seu caso seria necessário examinar pessoalmente. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. estou com pitiríase Rósea há 4 meses o meu dermatologista me recomendou tomar 2 caixas de desalex e a pomada advantan vai fazer um mes que usei o medicamento e não vi resultado ate sumiram manchas em alguns locais e ainda coça muito e continuam rosadas o que faço?

    ResponderExcluir
  16. O tempo de evolução da ptiríase rósea é variável e em algumas pessoas as lesões podem desaparecer de forma lenta. Aconselho que peça esta orientação ao seu dermatologista: ele a examinou e conhece seus dados clínicos,sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Fabio Luiz
    a pele pode ficar com mancha ?

    ResponderExcluir
  18. A ptiríase rósea em geral evolui sem deixar manchas ou sequelas, mas depende da gravidade e das condições cutâneas de cada pessoa. Aconselho que solicite esta informação ao seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. ola estou com ptiriase rosea e arparreceu nos orgaoas genitais e doi muito por qwe isso acontece estou fazendo um tratamento... e qwais os melhores tratamento. obrigado

    ResponderExcluir
  20. Rony: cada pessoa é única e pode manifestar uma doença de maneira própria e individual. Por isso, não há um tratamento que seja melhor e que sirva para todos os casos de ptiríase rósea. Aconselho que peça ao seu médico que esclareça suas dúvidas: ele examinou e conhece seu caso, sendo a pessoa mais indicada para isso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Acredito eu que tenha Pitiriase rosea. Pois ja busquei varios medicos e nenhum me deu uma posicao do que poderia ser essa manchas...Comecei a pesquisas por conta propria. Comparando fotos e sintomas. Necessito de ajuda, me sinto envergonhada de tirar a roupa,tenha manchas por todo o tronco do corpo. Levam meses pra sair e quando nao ficam manchas branca parecendo pano branco. Mas como ja fiz exames, sei que nao sao fungos. Tenho 30 anos e vivo este tormento a mais de 5 anos. Tenho outro sintomas mas nao tenho certeza se nao devido as manchas ou que tenho algo mas grave...Por favor me de uma luz do que pode ser feito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Peço sua compreensão, mas não há como fazer um diagnóstico. O seu relato não sugere que seja uma ptiríase rósea, em especial pela descrição das lesões e pela duração prolongada. Caso more no Rio, estamos ao dispor para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo3/1/12 00:49

    Estou com ptiriase rosea ha 1 mes, e percebi que vem aumentando e coçando as manchas. Quero saber os estagios desta doença, existe um pico e depois vai melhorando,,,como evolui,, grata.

    ResponderExcluir
  24. A evolução da ptiríase rósea varia em cada pessoa e pode ser prolongada, durando até por meses. No decorrer deste período, podem haver picos mas em geral sua evolução é benigna com desaparecimento total das lesões ao final. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo9/1/12 19:45

    Estou com pitiriase desde 2006, surge manchinhas e desaparece ficando meses sem aparecer, mais a uma semana apareceu uma, é normal aparecer e desaparecer por tantos anos?? nunca senti nenhuma dor nas manchas nem nada. Algum dia essa doença vai desaparecer ou oque acontece com o tempo??? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  26. A evolução que descreve não é habitual na pitiríase rósea. É importante confirmar o diagnóstico já que existem outras doenças dermatológicas que podem se manifestar com lesões semehantes e confundir o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Estou com ptiriase rosea e estava tratando com pomadas. Fui a praia e por descuido total tomei um torrão pelo tempo que fiquei exposta ao sol e as manchas ficaram com aspecto branco escamoso.. o que pode acontecer agora... estou preocupada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de poder ajudar, mas para afirmar a evolução das lesões em sua pele, preciso examiná-la pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico que está tratando de sua pitiriase. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. OI, tenho Pitiríase rósea de Gibert a cerca de 1 mês. Pela comparação que fiz com as fotos da internet e do meu corpo percebi que a minha é bastante agresiva, coça bastante, me deixando mts vezes sem dormir pela agonia que me causa. A médica me informou que não devo tomar sol, pois ao contrário da psoríase (aconselha-se tomar sol) pode manchar a pele. Gostaria de saber se tal informação é correta e se usar sabonete de glicerina é bom ou ruim. Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. A orientação da médica é adequada: é recomendado evitar exposição ao sol. O uso de sabonetes neutros (como o de glicerina)ou para pele seca e sensível é mesmo o ideal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. oi fui ao medico hoje pq apareceu essas manchas em mim, elas ta localizada no corpo todo,corça muito mas alcontrario dos comemtarios ai,as minhas sao rosas mas ficaram escuras,e a dermatologista disser q é pra mim tomar sol e bastante,quero saber? é pra tomar sol ou nao é

    ResponderExcluir
  32. Mary: não posso opinar se está ou não indicada a exposição de sua pele ao sol sem examinar pessoalmente para confirmar o diagnóstico. Estamos ao seu dispor para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo2/2/12 11:02

    Estou com PRG desde setembro, minha dermatologista disse que ela tem cura espontânea, e me passou medicamento para controlar a coceira. Só que a doença está evoluindo muito se espalhando para os membros e a coceira está insuportável e minha pela está muito machucada. Já fui varias vezes na dermatologista e ela disse que talvez tenha relação com meu estado emocional. Tem algo que eu possa fazer para amenizar a coceira para que minha pele não fique tão machucada?

    ResponderExcluir
  34. O uso de medidas caseiras como por exemplo aplicação de maizena diluida em água, pode ajudar a combater a coceira. Banhos não devem ser demorados ou quentes, usando sabonetes suaves para peles secas e sensíveis. Hidratantes são uteis mas devem ser aplicados logo após o banho com a pele ainda umedecida. o uso de um antialérgico (antihistamínico) pode amenizar a coceira. Desejo melhoras em seu tratamento e agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo8/2/12 18:36

    meu filho esta fazendo tratamento para acne, e surgiu essa doença pitiriase rosea,só que as manchas estão escuras e já esta com 2 meses e ainda não sumiu.esse tratamento e feito com antibiotico será que é melhor parar o tratamento?

    ResponderExcluir
  36. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para afirmar se seu filho deve interromper o tratamento é essencial conhecer seu caso pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico e peça nova avaliação ou procure uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Estou com Pitiríase rósea
    de gilbert. e gostaria de saber se posso pegar sol e se ela deixa a pele manchada?
    Giselle
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de saber quem tem pitiriase rosea de gilbert pode tomar sol? e se a pele pode ficar com manchas brancas?
    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  39. Giselle a exposição ao sol deve ser cautelosa. Havendo necessidade, proteger a pele com protetor solar. Mas, se possível deve ser evitada na fase aguda da ptiriase rósea de Gibert.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Notei o aparecimento de manchas rosas no corpo, 5 dias após isso procurei o médico e ele me diagnosticou com psoriase rosea, ele me recomendou uma injeção (corticóide) para ter uma cura mais rápida, após a injeção todas as manchas sumiram, mas 5 dias após voltaram com força total e permanecem até hoje (4 semanas) isso é normal? O problema pior de tudo isso é que me consultei em SP (minha cidade natal) onde passava férias e hoje moro em Juiz de Fora - MG, estou perdida e muito desesperada.

    ResponderExcluir
  41. Não tenho condições para opinar, mas farei algumas considerações: 1) psoríase e pitiríase são doenças diferentes 2) existem vários tipos de pitiríase e não só a chamada pitiríase rósea 3) a evolução tanto da psoríase como da pitiríase pode ser demorada Ou seja, lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. 4) Aconselho que procure um especialista para fazer o diagnóstico correto do seu caso e só assim poderá indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Estou gravida e fui diagnosticada com pitirise rósea. Devo evitar algum tipo de pomada? A pitirise pode prejudicar o bebe?

    ResponderExcluir
  43. Grávidas podem ser tratadas mas sempre com acompanhamento médico. Assim será possível utilizar uma medicação que seja eficaz e ao mesmo tempo segura para seu bebê. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. descobri que estava com pitiríase rosea a um mês atras, estive no meu dermatlogista , onde ele explicou sobre esta doença e indicou alguns medicamentos. estou bastante tranquilo e reparto esta paciência com todos os portadores porque acredito que alem dos remedios,um bom estado emocional contribua mais rapido para o desaparecimento das manchas

    ResponderExcluir
  45. Manuel: a sua ponderação é verdadeira. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Regianny3/5/12 15:42

    O que posso colocar que é um doença avastaladora, principalmente emocionamente. Mas o que digo é confie e entre sua doença a Misericórdia de Deus, Só Jesus poderá lhe curar. Foi assim comigo. Fé. Econfiar e esperar em Deus.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo5/5/12 15:29

    estou com pitiriase RG a quase um mês e percebo que em dias em que não me alimento corretamente e acabo consumindo mais cafeína as coceiras pioram. Hj estou com muitas manchas, porém quase não coçam mais. Estou procurando me alimentar de forma a me desentoxicar de qqer possivel causador desta doença e dando atenção a vitaminas que fortalecem a pele. Até o momento tem sido benéfico, só a ansiedade que não ajuda muito...

    ResponderExcluir
  48. Agradecemos seu depoimento. Aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, meu nome é Bruna, descobri a 2 dias que estou com PTG, to muito nervosa, pois ela esta se espalhando rapidamente pelo meu corpo, e o pior que coça muito, e ja tem ate no meu pescoço. Minha maior preocupação e se essa marcas iram sair, pois as minhas estão bem escuras. O que eu poderia fazer pra não ficar marcas e tem algum tipo de alimentação??? obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Bruna: recomendam-se cuidados gerais, uso de sabonete neutro ou suave associado à hidratação adequada de sua pele. Não há necessidade de dieta. As manchas costumam ter evolução lenta e tendem a desaparecer gradativamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Boa Tarde, apareceram manchas espalhadas nos meus braços, o meu dermatogista disse que é pitiriase rosaa. Não enho coceira. Elas começaram de forma bem pequenas e depois algumas delas tem se ampliado. As pesquisas que realizei informam que geralmente começa com uma unica placa e depois surgem as demais. Fiquei com dúvido se realmenbte no meu caso é pitiriase rosea. Esta doença pode aparecer nos braços da meneira como descrevi.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  52. O seu relato sugere que possa ser um caso de pitiríase rósea, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. faz +ou- 1 mes q estou com essas manchas avermelhadas q coçam e descamam primeiro apareceu uma grande em minha barriga e depois pequenas na virilha e seio e estao se espalhando pelas pernas as primeiras ja secaran e ficaram brancas pesquisei e tem todos os sintomas da pitiriase rosea tomo banho muito quente e não passo hidratante sera q influencia para se alastrarem sou alergica a cosmesticos e a principio achei q era essa alergia q atacou a pele

    ResponderExcluir
  54. O diagnóstico de pitiríase rósea deve ser confirmado pelo médico, para que possa avaliar seu caso, verificar as condições cutâneas, o estado de sua saúde como umtodo, alergias anteriores, etc e assim poder indicar a conduta mais adequada. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para orientar sobre as lesões em sua pele sem examiná-la pessoalmente. Grtps pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo6/6/12 12:44

    ola...tenho 32 anos e vivo no Japao a 11 anos, a 3 semanas atras comecaram a aparecer manchas em meu corpo que a principio achei que fosse de alguma picada de inseto mas com o tempo foi espalhando pelo corpo, fui ao medico e ele me receitou alguns remedios de alergia, mas como nao melhorava fui transferido a um hospital maior que me diagnosticou como PRG, me assustou muito achei que era muito grave, foi quando comecei a pesquisar mais sobre essa doenca, mesmo assim ainda me preocupo um pouco por nunca ter acontecido nada parecido na minha vida, fiz exame de sangue e somente deu que minha taxa de colesterol estava um pouco acima do normal, sera que isso tem a ver?? fora isso nada fora do normal, somente o estresse daqui que eh enorme, que li que tambem pode influenciar, gostaria de saber se existe algum tipo de alimentacao ou dieta que devo seguir para que meu corpo melhore mais rapido....agradeco desde ja...

    ResponderExcluir
  56. Não há relação objetiva entre a taxa de colesterol e o aparecimento da pitiríase rósea de Gibert. Quanto à dieta, recomenda-se que seja saudável e balanceada, evitando alimentos artificializados no dia a dia. Não há necessidade de restrição alimentar específica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Anônimo9/6/12 00:23

    oláaa, estou com PRG a 2 semanas. Iniciou com uma mancha na barriga e depois começou a aparecer na parte superior dos seios. Utilizei uma pomada a base de corticoide de baixa dose durante alguns dias, o que fez as manchas clarearem um pouco... pelo menos aparentemente.Sendo que após isso elas voltaram a cor normal , surgiram novas por toda a barriga e agora começou nos braços e pescoço. Estou assustada pois ja nao sei mais o que fazer! ja usei sabonete Tetmosol e fenergan creme e nada disso melhora. Sei que a conduta é expectante, mas gostaria de saber que medidas eu poderia tomar para tentar melhorar? Já estou fazendo uso há mais ou menos 1 semana de Polaramine pra conter a coceiraa, mas quee não vem funcionando.

    ResponderExcluir
  58. A evolução da pitiríase rósea de Gibert é benigna mas, cuidado com o excesso de cremes e pomadas: pode irritar a pele e piorar o quadro. Só use a medicação indicada pelo seu médico, na dose e tempo prescritos. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  59. Tive pitiríase rósea à alguns meses e apresentei novamente (estou a um mês).. ou seja ela voltou, algumas pessoas me informam que e emocional, mas acredito que cada caso é um caso, só sei que já fui em 3 dermatologistas diferentes e somente o último me informou o nome da doença o primeiro me disse assim: só sei que isso não é escabiose(sarna) Fiquei retada por pagar a consulta e ouvir isso dele. Mas enfim, o último que detectou a pitiríase rósea me passou Eritromicina em comprimido e o gel manipulado, porém estou sentindo que em algumas áreas está irritando mais(coxas) e em outras está cicatrizando,e como sou muito branca as manchas que estão cicatrizando estão escuras e percebo que irão ficar as marcas... Gostaria de saber se pode coçar ou realmente fica marcado??? E se eritromicina é usado mesmo no tratamento da pitiríase rósea? Grata!!! Brunelli Cerqueira (estudante de enfermagem)

    ResponderExcluir
  60. Brunelli: o ideal é não coçar pois o atrito na pele (resultante da coçadura) pode causar irritação e agravar as manchas. Eritromicina é um antibiótico que pode ser usado sob a forma tópica na pele e está indicado nos casos onde há infecção cutânea. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Estou com ptiríase há aproximadamente 8 dias. Estou tentando manter a calma, acreditando que será passageira e não recorrente. É difícil ver a doença progredir e não poder fazer nada. Essa situação me fez pensar o quanto é importante a pesquina nas academias e hospitais, pois é somente a partir da pesquisa que nós conseguimos obter de nossos médicos um dianóstico e um tratamento.

    Minha dermatologista foi maravilhosa, prestou esclarecimentos e me tranquilizou quanto ao problema. Ela indicou tomar um pouco de sol durante o período da manhã (entre as 7h30min e 8h30min) e no período da tarde (após as 16h).

    Busquem tranquilidade e lembrem-se que a evolução desta enfermidade é benigna. Além disso, a tranquilidade de nossas almas é fundamental e evita muitas doenças. Um abraço e obrigada pela blog, muito informativo.

    ResponderExcluir
  62. Obrigado por suas palavras. Este é o objetivo do Blog da Alergia: informar e educar para que as pessoas compreendam sua doença e que possam tranalhar em harmonia e parceria com seus médicos na busca da saúde.

    ResponderExcluir
  63. Estou curado! Finalmente, depois de 2 meses sem banhos quentes e usando loção dermatológica diariamente estou com minha pele de volta. Graças a Deus!
    Estou postando este depoimento pois eu me lembro qdo aqui entrei procurando solução e informações sobre meu problema. Quero tranquilizar a todos que estão passando pelas manchas, coceiras, irritações e queimações. Isso vai ter fim, não se desespere! Abraços.

    ResponderExcluir
  64. Obrigado Isaax: o seu depoimento é muito importante como estímulo àqueles que sofrem com a doença. Volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  65. Estou com ptiriase rósea, a aproximadamente três semanas, venho utilizando loção que a minha dermatologista passou, porém a coceira persiste. Não sei o que fazer, estou com medo de não sarar e ficar manchas, principalmente por que as manchas apareceram na região do colo e na barriga, o que fazer p/ clarear as manchas?

    ResponderExcluir
  66. Alélia: não tenho condições para opinar sobre seu tratamento sem conhecer seu histórico clínico e sem examinar pessoalmente. Não recomendo que use medidas caseiras ou cremes indicados por outras pessoas pois pode agravar o problema. Aconselho que retorne ao seu médico ou procure um outro dermatologista e ouça uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. tenho ptiriase rósea já tem um tempo ficou umas manchas pretas meio descascando em quanto tempo aproximadamente sara e tira as manchas ou não sara espero que possa mim ajudar tenho 12 anos nesse caso é pior o caso por causa da escola a minha esta tendo aula

    ResponderExcluir
  68. Rebeca: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não é possível orientar um tratamento sem examiná-la pessoalmente para definir o tipo e a causa das manchas em sua pele. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  69. Tiele Gomes18/7/12 16:05

    Estou com a ptiriase rosea cerca de uns 15 dias, no começo meio que despesesperei passaei por 04 medicos em cerca de 08 dias, mas enfim encontrei um dermatologista que ao adentrar em consultorio que comecei a falar ele me diagosticou a doença e começou a então me explicar e me tranquilizar quanto a evolução e tratamento da doença, sei que ainda estou no quadro que chamam de fase aguda, mas agora com as explicações do medico e com as orientações desse blog maravilhoso sei que vou ficar bem que depende muito de mim pra obter a curar o quanto antes...mas uma vez agradeço pelas informações do blog. abraços e assim que estiver totalmente livre das manchas volto pra deixar mais um depoimento.

    ResponderExcluir
  70. Tiele: obrigado por seu depoimento. Desejamos sucesso em seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  71. estou com Pitiríase rósea a 1 mes e uma semana, vou dizer que nunca tive nada igual, coça demais, principlamente a noite. Estou usando sabonete de glicerina e um creme sem cheiro indicado pelo dermatologista. coçar é inevitavel.quando como as crises de coçeira eu tomo um banho gelado. alivia "muitooo" eu passei por um problema emocional que me abalou muito, me trouxe muita tristeza, isto pode ter desencadiado esta doença: grata

    ResponderExcluir
  72. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Gláucia, e estou com essa "doença" a mais ou menos dois meses...
    No primeiro diagnostico, a dermatologista me receitou tomar certo comprimido por 7 dias, aapós suspender, e tambem um creme antialergico, Epidrat, por sinal, muito bom. Melhorou bem as machas, mas esta semana notei que voltaram na bariga e na perna. Voltei na dermatologista e ela me passou novamente exame de sangue (eu ja havia feito da primeira vez e o resultado foi positivo, não teve nenhuma alteração no exame) e me perguntou se uso calça jeans justa, se trabalho sentada, etc. Bom, vou repetir o exame de sangue amanhã. Será que por eu trabalhar sentada, por usar calça jeans com licra, isto ocasionou voltar as manchas?
    Obrigada pela atenção.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  73. Glaucia: o fato de usar uma roupa apertada ou sentar-se por muito tempo não causam a pitiríase. Mas, se sua pele está mais sensível, estes fatores podem irritar e agravar o problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  74. Fatores emocionais não são a única causa. Mas podem agravar não só a pitiríase rósea como outras doenças da pele. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  75. Anônimo1/8/12 08:44

    Bom dia a todos! estou com esse problema a 15 dias mais ou menos, logo assim que coneçou fui ao UPA e a médica e disseram varias coisa, inclusive que eu estava com catapora pela segunda vez,graças a Deus , eu sou uma pessoa bastante calma e fui a outros medicos , me deram uma injeção de fernegam porque a outra nédica disse que era alérgia e enfim fui a outro médico e ele dise que era pitirise rosea , passou DECADRON 0,75 E DESONOL 0,05 POMADA, mas não adiantou muito, fui em outra médica ela confirmou o diagnostico do outro médico, ma ela pediu que eu parace como médicamento que ele receitou e me explicou melhor sobre a doença, fiquei mais tranquila e agora mais ainda ao ler todos esses comentarios e vejo que não estou só e temos que acreditar que Deus e ter fé que vamos ficar curados! Obrigada e fiquem com Deus, sempre com ele.

    ResponderExcluir
  76. Anônimo1/8/12 14:14

    oi,, me chamo Tatiane, minha filha de 5 anos apresentou umas manchas roseadas pelo corpo inteiro, ate mesmo pelo meio dos cabelos da cabeça, depois de dois pediatra e remedios que não funcionou, levei ela no dermatologista que me receitou propionato de clobetasol durante 12 dias, ótimo por sinal no 5° dia ela ja não tinha mancha nenhuma, ficou com manchinhas brancas mas ele me informou que com tempo some e que era somente para hidratar a pele dela. me deu alta no dia 25/07. só que hoje ao pentea o cabelo dela obsevei que as manchas voltou so casco cabeludo, porfavor me der uma dica?
    desde ja agradeço. bjus

    ResponderExcluir
  77. Obrigado por seu depoimento Desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  78. Taty: não tenho condições para julgar o caso de sua filha sem examinar pessoalmente. Pode ser que seja uma reativação da pitiríase rósea, mas também pode ser que as lesões observadas decorram de outra causa. Aconselho que retorne ao dermatologista para nova avaliação e orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Ola...meu nome e lucy e estou com a ptiriase rosea ha aproximadamente 1 mes e meio. Apareceram as manchas nas costas, nos bracos e principalmente na regiao dos seios. Fui em dois demartologistas, os quais receitaram a pomada stimulen e a locao fisiogel para usar apos o banho. Um deles falou para nao tomar sol, pois podem aparecer manchas, e outro, disse para tomar sol. Algumas manchas ja estao desaparecendo, mas no meio dos meus seios apareceram outras manchas que parecem nao desaparecer. Noto que elas se intesificam apos o uso de top na academia e principalmente apos o banho, que por sinal, muito quente. Tenho duvidas se tais procedimentos estao corretos e se devo tomar ou nao sol. Tenho que tomar algum medicamento via oral ou so passar esses cremes e esperar a doenca passar...Aguardo resposta. Abraco.

    ResponderExcluir
  80. OLA!MINHA FILHA DE 10ANOS ESTA COM SUSPEITA DE PITIRÍASE RÓSEA, ELA VAI FAZER UMA BIÓPSIA PARA TER CERTEZA,É NORMAL A PELE FICAR ÁSPERA E EM ALTO RELEVO,POIS SÓ ENCONTREI RELATOS DE MANCHAS E NINGUÉM RELATOU SE ELAS SÃO ÁSPERAS, E NELA SE ESPALHOU , NO DORSO DAS MÃOS E DOS PÉS E ATÉ NO ROSTO, NA PÁLPEBRA,REDOR DA BOCA, ATRÁS DAS ORELHAS E COURO CABELUDO, VIRILHA, PERNA, BRAÇO, TÓRAX, COSTA PRATICAMENTE NO CORPO TODO.QUANDO ELAS COMEÇAM A SECAR É SINAL DE CURA????
    DESDE JÁ FICO AGRADECIDA!!!!
    SUZI

    ResponderExcluir
  81. Suzi: o seu relato não deixa claro que seja uma pitiríase rósea e daí a necessidade do exame histopatológico (biópsia) Desejo melhoras para sua filha e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  82. Lucy: não posso opinar sobre seu tratamento sem examiná-la pessoalmente. Contudo, recomendo algumas medidas importantes para sua recuperação: tome banho apenas uma vez ao dia. Não tome banhos quentes nem demorados. Não use buchas nem esponjas. Use sabonetes suaves, como Oilatum, Aveno, Cetaphil Aplique o hidratante após o banho com a pele ainda umedecida para penetrar melhor. Não abuse do sol e use sempre protetor solar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Elaine: o cloro da piscina pode irritar e ressecar sua pele, agravando o quadro da pitiríase rósea. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  84. A Pitiríase rósea tem alguma relação com Aids???

    ResponderExcluir
  85. A um pouco mais de um mês apareceu uma mancha vermelha e coçando bastante na minha região do torax, achei que pudesse ser mosquito pois tenho alergia a picadas, mas logo no dia seguinte começou a aparecer algumas outras machas na mesma região e se espalhou por outras partes do corpo.
    Fui a dermatologista e ela diagnosticou potiríase rósea, receitando um anti alergico, uma pomada para usar duas vezes ao dia por 30 dias e uma loção hidratante. Boa parte das manchas melhoraram, sendo que elas haviam diminuido consideravelmente, mas agora tenho muitas nas pernas, costas, e braços e estão começando a aparecer no rosto e elas coçam muito duante a noite e quando eu acordo.
    As vezes fico bem preocupada se essas lesões vão piorar no rosto e quanto tempo mais ainda vai levar pra acabar todo o quadro da pitiríase rósea.

    ResponderExcluir
  86. Toin: vários fatores parecem influir no aparecimento da pitiríase rósea de Gibert, como por exemplo fungos, bactérias e vírus. Mas, não há comprovação de envolvimento com o vírus da Aids. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  87. Segundo alguns autores, a evolução da pitiríase rósea de Gibert gira em torno de oito a 12 semanas. Entretanto, existem casos mais crônicos, de até seis meses de evolução, e casos mais raros chamados recorrentes, que cursam com episódios repetidos da doença. Normalmente não deixa cicatrizes mas alguns casos podem determinar lesões residuais transitórias que desaparecem com o tempo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Então boa tarde, estou realizando o tratamento, e as manchas marrom estão sumindo, mais estão ficando meio esbranquiçadas é normal??

    ResponderExcluir
  89. A pitiríase rósea de Gibert normalmente não deixa cicatrizes mas alguns casos podem determinar lesões residuais transitórias que desaparecem com o tempo. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  90. Anônimo6/9/12 23:29

    estou com ptiriase rosea a mais de 1 mes, no meu caso sinto muita coceira, e as manchas começaram no seio, e depois se espalharam, pela barriga e pelas costa, tambem tem algumas perto da virilha, sinto mais coceira nos pontos de atrito do sutiã, tenho um beb de 7 meses,q mama no peito, e ela nao tem nada na pele, por isso acredito nao ser contagiosa, mas tenho medo q nao seja isso e eu esteja perdendo tempo, uso antialergico e pomada na pele, mas nao adianta nada, a coceira é desesperadora, coço a pele dormindo,e depois do banho parece q nao vou aguentar de tanta coceira e minhas manchas descamam muito, e alem das manchas maiores tem varios pontinhos, entre elas, sera realmente ptiriase?????

    ResponderExcluir
  91. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para confirmar o diagnóstico, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico ou procure uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Eu li que é mais comum que a mancha inicial apareça no dorso, tórax ou abdome. No meu caso, o medalhão surgiu na coxa, perto do joelho.
    Eu passei, primeiro, em uma alergista, e ela disse que seria necessário um tratamento dermatológico. Mas, me receitou o Alegra, um antialérgico potente. Na verdade, sempre fui muito alérgica e sofro com rinite e tosse alérgicas, há tempos. Pode haver relação? Até porque, pouco antes de aparecer a mancha maior, tive crises fortes de rinite e sinusite.

    ResponderExcluir
  93. Janaína: não há relação direta entre a pitiriase rósea e a alergia respiratória (tosse e rinite). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  94. LUANA TAMARA18/9/12 16:57

    OLA EU JA ESTOU COM PITRIASE ROSEA JA ALGUNS MESES,JA ESTOU EM TRATAMENTO MEDICO PASSANDO CREME NOS LOCAIS E TOMANDO CAPSULAS DE LUTEINA QUE FOI MANDADO MANIPULAR,SO QUE ATE AGORA NAO ESTOU VENDO RESULTADO,QUERIA SABER SE POSSO TOMAR SOL???
    E SE POSSO FAZER TATOOAGEM PARA COBRIR ESSAS MANCHAS QUE NAO ESTOU AGUENTANDO MAIS,BEIJOS ME RESPONDA O MAIS RAPIDO POSSIVEL

    ResponderExcluir
  95. Luana: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para afirmar se pode fazer uma tatuagem ou se sua pele pode ser exposta ao sol, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao seu médico, que conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  96. Olá, tenho pitiríase rosea a + ou - 3 meses,no inicio da doença apareceram umas manchas um pouco mais claras que minha pele nas costas e nas coxas fui ao dermato e ele diagnosticou como o conhecido "pano branco", me receitou nizoral comprimidos , o uso do sabonete salisoap e uso de bucha. Fiz tudo conforme ele mandou durante 1 mes e nada , foram 3 cxs de nizoral. Voltei nele e le me receitou a mesma coisa, nao me conformei e parei de tratar, daí depois de alguns dias as manchas nas coxas e costas ficaram vermelhas , em alto relevo, descamavam e coçavam e junto com isso veio uma mancha grande na barriga que quando comprimida se assemelhava a plastico. Resolvi procurar na internet, achei uma pomada chamada candicort creme que passei durante 1 semana e as manchas sumiram , passado 4 ou 5 dias elas voltaram , usei de novo , sumia e depois voltava , tentei mudar o metodo , passava a pomada e tomava banho com shampoo anticaspa , acontecia sempre a mesma coisa , sumia e voltava e estou nisso ate hoje , sempre passo , elas somem minha auto estima se renova , eu torço pra nao voltarem e em alguns dias , elas estao la de novo. Nao aguento mais. Meu diagnostico é de pitiriase rosea mesmo ? pq eu uso a pomada as manchas somem mas sempre voltam ? utilizo outra pomada ? suspendo o uso ? Sei que devo procurar outro dermato , mas o que vc pode me dizer pra me ajudar , uma dica, qualquer coisa ! Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. o que vc pode me dizer do remedio duo-decradon ? serve para pitiriase rosea ? meu medico me receitou tomar 1 por semana !

    ResponderExcluir
  98. Duo decadron é uma injeção de corticoesteróide de ação prolongada. Não é habitual seu emprego no tratamento da pitiriase rósea de Gibert, a não ser em casos especiais. Aconselho que peça ao seu médico para esclarecer sua dúvida. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  99. Luciano: o seu relato não sugere que seja pitiríase rósea. O que se chama popularmente de "pano branco" é a pitiríase versicolor, que é uma outra doença dermatológica causada por fungos. O melhor caminho mesmo é retornar ao dermatologista. Medidas caseiras podem agravar o problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Olá, sou o Luciano Ribeiro, eu tenho praticamente todos os sintomas de pitiriase rosea e pesquisando eu so consegui me encaixar nela, mas será que nao é mesmo? tive uma mancha grande, depois tive caspa, tenho pequenos pontos vermelhos , alguns juntos com outros formam manchinhas em alguns locais, estao espalhadas por todo o dorso(costas , abaixo do peito e barriga), na parte de fora das coxas e na parte interna dos braços(ante-braço).. Gostaria de tirar duas dúvidas:
    Existe alguma outra doença que se assemelhe tanto com a pitiriase rosea , os mesmos tipos de manchas , nos mesmos locais e tudo mais ?
    e a outra pergunta é : Eu sempre uso uma pomada chamada CANDICORT em periodos que a doença esta forte , daí elas somem e voltam de novo . É a pomada mesmo que faz esse efeito de sarar e depois voltar por algum motivo ou é da doença mesmo ter periodos de melhoras e pioras ?

    ResponderExcluir
  101. olá , foi -me ontem diagnosticada pitiriase rosea de Gilbert , sou estudante de medicina , e após ter tido uma conversa com a dermatoligista sobre a doença , esqueci-me de lhe perguntar , se esta infecçao pode estar relacionada com o facto de recentemente ter tomado amoxiciclina\ac. clavulâmico, uma vez que soube de pessoas que tomaram o farmaco e tambem manifestaram a doença.
    gostaria de esclarecer esta dúvida e felicitar pelo grande blog aqui desenvolvido e que é prazer verificar que o brasil leva a medicina , em particular , a dermatologia , muito a sério .cumprimentos de Portugal!

    ResponderExcluir
  102. Não se sabe a causa exata da pitiriase rósea. A causa mais provável é infecciosa (virus, fungos).Mas presume-se que algumas causas não infecciosas possa ocorrer e entre estas se descrevem os medicamentos Convido que leia: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0365-05962008000500011&script=sci_arttext Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  103. Luciano: existem diversas doenças que podem ter lesões semelhantes e se confundir com a pitiriase rósea. Destacam-se: dermatofitose, eczema numular, doenças eritematoescamosas, exantemas virais, entre outras. Por isso, é muito importante o acompanhamento do médico especialista. A melhora com a pomada pode indicar outra etiologia do problema ou ainda indicar evolução compatível com a história natural da doença. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  104. Estou com pitiríase roséa há mais de 1 mês e ela não vinha respondido ao tratamento (com allegra 180mg), inclusive chegou a dar no meu rosto e nas pernas. Depois que o dermatologista me indicou prednisona 20 mg percebi em dois dias a melhora na cor das manchas (estão clareando), mas agora minha pele está descamando toda. É normal? Obrigada

    ResponderExcluir
  105. É provável que a descamação seja parte da evolução da doença, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao médico que está orientando seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Olá! eu também tive a ptiríase rósea no mês de agosto. Hoje estou bem melhor, mas passei por vários médicos e gastei muito com remédios até chegar no diagnóstico correto. Fiz a biopsia de pele, que por sinal nao teve sucesso pois deu como resultado a Psoríase. Meu médico disse que não tem nada haver com o que tive, que é uma doença diferente. Pergunto, será que a biopsia nao conseguiria verificar a ptiríase? Outra pergunta, como já tive este problema, cada vez q eu ficar nervosa tende a voltar??? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  107. A recidiva de pitiríase rósea é rara. O diagnóstico da doença é feito clinicamente e não pelo histopatológico (biópsia). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  108. Olá, Eu tive Pitiriase Rosea a uns meses atrás,creio que tenha sido em junho ou julho fui a dermatologista, ela receitou uma pomada e um remedio para coceira, depois de alguns dias as manchas sumiram, elas eram concentradas no tórax.
    Agora as manchas começaram a aparecer novamente, mas estão mais concentradas nos braços e nas coxas, somente algumas na área do torax. É normal essas manchas aparecerem novamente em tão curto espaço de tempo? Estou bastante preocupada e com medo de esteja relacionada com alguma outra doença. Recentemente fui diagnosticada com anemia e deficiencia de vitamina D, será que tem alguma relação? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  109. Ana Paula: o seu relato não deixa claro que as lesões descritas possam ser causadas pela pitiríase rósea. Lesões na pele precisam ser examinadas pessoalmente. Aconselho qe retorne ao médico para nova avaliação e conduta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. Uma médica tinha me receitado o Candicort até acabar o produto, e melhorou muito.. mas eu fui em outra médica, ela me receitou um creme manipulado e um remédio via oral e falou que eu nao devo usar o Candicort mais.. eu tenho feito isso há uma semana e a doença piorou muito, está horrível! Isso é normal? Qual é o perigo de se usar o Candicort por mais tempo?

    ResponderExcluir
  111. Bru: Candicort possui corticóide e não deve ser usado por tempo prolongado,pois pode mascarar o problema e causar efeitos colaterais indesejáveis. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Olá, estou tendo pitiriase rosea pela segunda vez, diagnosticada pelo dermatologista, sendo que desta vez muito mais forte que da primeira, ocorrendo lesões por todo abdome, costas, pescoço, nádegas, pernas e braços. Como na consulta que fiz semana passada, só tinha lesões no abdome, fiquei na duvida se a exposição ao sol pode prejudicar a cicatrização, pois boa parte das lesões ficam expostas.

    ResponderExcluir
  113. Fernanda: é preciso cautela na exposição solar. O ideal é evitar o sol até que as lesões estejam desaparecendo. Como não examinei sua pele, não tenho condições para afirmar. Fale com seu dermatologista que é a pessoa mais adequada para orientar seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. olá fui ao medico a cerda de dois anos por causa de umas manchas e diagnosticaram pitiriase... mas o q mais me irrita é no rosto principalmente quando tomo banho fica horrivel! so que todos dizem q geralmente se manifesta uma vez em cada pessoa mas eu tenho pelo terceiro ano consecutivo sempre no outono verãoo......????????

    ResponderExcluir
  115. A recidiva na piririase rósea é rara, mas a literatura científica refere que é descrita em torno de 2,8% dos casos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  116. Olá, estou grávida e já estou fazendo o pré-natal... meu médico disse que era pra eu procurar um dermatologista, mas eu já tive antes... algumas vezes, após alguns estresses... gostaria de saber se mesmo assim devo procurar um profissional.. coça demais e está localizada na lateral do seio esquerdo e no braço esquerdo.. algumas estão na costas!!!

    ResponderExcluir
  117. É aconselhável que procure um médico especialista para orientá-la de forma adequada. Gostaria de poder ajudá-la, mas infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar sua pele pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Bom dia! Vocês saberiam indicar algum médico especialista nessas doenças de pele aqui em Brasília? Fui diagnosticada com ptiríase rósea mas os dois dermatologistas que eu fui não sabiam quase nada sobre a doença.

    ResponderExcluir
  119. Thati: não conheço os especialistas em Brasília. Aconselho que se informe na Sociedade Brasileira de Dermatologia Distrito Federal: http://www.sbddf.org.br/sbddf/pages/default.aspx
    Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Oi bom dia, eu tive essa doença no inicio da minha gravidez, já estou quase livre dela, só que eu estou com manchas brancas no rosto parecendo (Pano branco), fui no dermatologista e ele me receitou diprosone creme, estou muito preocupada quanto a essas manchas no meu rosto chego a chorar muito e não quero sair de casa tenho vergonha, gostaria de saber se elas vão sair com o tempo ou se vai ser preciso outro medicamento. Essas manchas que apareceram depois dessa doença pode ser Pano branco?

    ResponderExcluir
  121. Janiery: compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para definir a causa das lesões em sua pele é essencial examinar pessoalmente. O nome "pano branco" é popularmente usado para definir as lesões causadas por fungos ("micoses") Aconselho que retorne ao seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Olá, tenho pitiriase rubra palmoplantar, foi diagnosticada a cerca de 1 ano, más apareceu em mim a cerca de 1 ano e oito meses, estou fazendo tratamento com INFLIXIMABE, estava me recuperando bem, só que após a 5 infusão, esta retornando tudo novamente, e é em todo o meu corpo, estou preocupado pois o tratamento já esta fazendo aproximadamente 8 meses e nada, gostaria de saber se é normal esta demora de resultado no tratamento?

    ResponderExcluir
  123. Mouracy: não tenho condições para opinar sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e principalmente, sem examinar pessoalmente. Aconselho que peça que seu médico esclareça ou então procure uma segunda opinião (em consulta tradicional). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  124. OLÁ BOA TARDE, QUANTO TEMPO DEMORA PARA DESAPARECER AS MANCHAS DE PITIRIASE VERSICOLOR, SÓ ESTOU PASSANDO A POMADA CETOCONAZOL UMA VEZ POR DIA PQ NÃO POSSO TOMAR REMÉDIO POR VIA ORAL PQ ESTOU GRÁVIDA, GOSTARIA DE SABER EM QUANTO TEMPO MAIS OU MENOS AS MANCHAS SOMEM.

    ResponderExcluir
  125. Janiery: a sua pergunta não pode ser respondida através da internet sem que eu examine sua pele para constatar o tipo e a gravidade das lesões. A pele se modifica na gravidez ficando mais sensível, o que pode em alguns casos prolongar o tempo de evolução das lesões cutâneas. Aconselho que converse com seu dermatologista e exponha sua dúvida e seus temores. Ele conhece seus dados clínicos e por isso é a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  126. Olá, minha avó já tem um tipo de alergia há algum tempo. Melhora, mas tem recidivas de tempos em tempos. Já a levamos em vários médicos, dermatologistas e alergologistas, além de vários clínicos gerais em pronto socorro em horas em que há aumento da coceira. Porém, fez vários testes e exames de alergia e ninguém encontra o que seja. Uma vizinha comentou sobre a Pitiriase rosea, e procurando na internet, realmente parece muito, sintomas e aparência. Que especialidade médica devemos procurar? Alguém de Campinas/SP teria alguma indicação a nos dar? Obrigad

    ResponderExcluir
  127. Lalá: a pele do idoso tem, características especiais decorrentes da idade. Por isso, as pessoas idosas têm maior predisposição para apresentar reações adversas cutâneas que nem sempre serão de causa alérgica. Aconselho que leve sua avó a um dermatologista para que avalie e confirme se é um caso de pitiríase rósea. Não conheço os profissionais em sua cidade mas você pode se informar junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia (http://www.sbd.org.br)Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  128. Anônimo9/2/13 11:46

    Olá sou a cris, estou diagnosticada com PRG desde novembro 2012,primeiro deu sintoma de gripe, logo apos apareceu uma mancha nas minhas costas, e logo em seguida outras, que estao p todo o tronco e parte da coxa,estou passando um creme, e tomando um remedio p acalmar a pele indicado p dermatologista, o quadro deu uma melhora mas,nao acabou, apareceram outras menores mas em maior qtde,nao coça nao arde nem nada, o dermatologista esta investigando c varios exames alergia, mas nd tem encontrado. Estou chateada com a situaçao, mas tenho me esforçado para controlar minhas emoçoes, que influenciam na melhora. Pelo tempo q apareceu, estive c medo de hidratar a pele, e p isso apareceram dermatite de contato, e o dermatologista me indicou um creme hidratante hipoalergenico, da johnsons, esta sendo ótimo, deu uma grande melhora na parte aspera, mas a rosea tem ficado ainda na pele so que com menos intensidade, compartilho com todos que estao sofrendo o mesmo problema, e gostaria de dizer que temos que ter paciencia, e nos tranquilizar,seguindo orientaçao do medico, e aguardar, é so o que temos no momento.abraços a todos
    Cris

    ResponderExcluir
  129. Obrigado por seu depoimento, Cris. Desejamos melhoras para você.

    ResponderExcluir
  130. Olà, Estou com pitiríase ròsea a 15 dias fui no Demartologista, e ele me passou remedios manipulados para evitar de coçar, minha pele apresenta varias manchas só que elas estâo com o aspecto seco e despelando, e ficando preto nas regiões onde há as manchas. Sera que estou ficando melhor?

    ResponderExcluir
  131. Para responder sua pergunta é essencial examinar pessoalmente as lesões em sua pele. Aconselho que exponha esta dúvida ao seu médico pois avaliou as lesões iniciais, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Ola, ja fazem alguns meses me apareceu uma manchinha (como uma picada de mosquito) nas costas, no momento eu senti como se algo tivesse me picado e nao dei importancia, desde esse dia (8 meses mais ou menos) nao deixou de cocar e comecaram a aparecer outros menores, como brotoeijas, perto desse primeiro que apareceu, mas nao e nada exagerado. Fui a varios dermatologistas que me receitaram varios anti alergicos, cremes, etc Outros me recitaram vitaminas e mais cremes e nao desapareceu nem deixou de cocar, mas o que realmente me incomoda e o que sinto internamente nesse local, ou seja, desde o meio das costas e descendo pelo braco direito, sinto como agulhadas, ardencia, pontadas, coceiras, o braco esta super sensivel, ate a agua da ducha faz doer, o vento que bate no braco tambem, ou seja, tudo que me toca doi. Nenhum medico sabe diagnosticar os sintomas, ja fui a dermatologistas, neurologistas e o ultimo infectologista. Ja fiz todod os exames de sangue, eletromiograma, rerssonancia magnetica da coluna cervical e os resultaros foram normais, o remedio que estou tomando agora e o aciclovir, ja faz duas semanas e nao vejo melhoras ( ja tomei ate carbamazepina). E importante ressaltar que nao tenho manchas como as da Pitiriasi Rosea e sim uns carocinhos que parecem brotoejas e que se toco doem. A pergunta e: Ja que fiz todos os exames, tomei um monte de remedios e nenhum medico sabe o que e, alguem poderia me dar uma luz sobre esses sintomas, o que poderia ser, que outro exame me faltaria? Por favor pq ja estou ficando desesperada achando que e algo muito mais serio. Agradeco se puderem me esponder. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  133. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível emitir um parecer, sugerir exames ou orientar tratamento de reações cutâneas, através da internet. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa, além de examiná-la pessoalmente. Análises pela internet podem incorrer em erros de orientação, diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  134. Olá, meu nome é Maria. Pelo que li sobre Pitiríase Rósea, acho que tenho todos os sintomas. No início de janeiro/13 comecei a ter um coceira insuportável na minha nuca, bem rente a raiz do meu cabelo, chegando a ficar empolada e subindo para o couro cabeludo. Como tinha feito uma escova progressiva em dezembro, achei que fosse por isso. Fui à dermatologista, ela me receitou um shampoo, mas nada resolveu a coceira que eu sentia e ainda sinto.No início de fevereiro, comecei a sentir coceiras nas minhas pernas, costas e até na lateral do tronco vindo por baixo das axilas em direção ao meu seio. São pontos vermelhos e manchas rosadas e meio altas. Voltei à médica e ela me disse que eu estava com brotoejas. Me receitou um antialérgico Hixidine e Advantan creme para passar nas manchas. Estou usando os medicamentos há uma semana e não melhora os sintomas nem a coceira, que é insuportável!!! Pelas fotos que vi nos sites e sintomas, acho que estou com esse problema. Minha filha teve este problema e a médica disse que era por causa de estresse. O que devo fazer? Ir a outro dermatologista? Estou desesperada e não sei mais que atitude tomar. Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  135. Maria: infelizmente não é possível fazer o diagnóstico sem examiná-la. Se você não está confiante, ouça a opinião de um segundo médico. E depois, escolha aquele em quem confia e siga o tratamento. Evite ficar trocando de médico para não prejudicar o acompanhamento e a resolução do seu problema.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  136. ESTOU COM ISSO DESDE NOV/12 PENSEI Q FOSSE ESCABIOSE POIS ESTAGIAVA NO HOSPITAL,MAS JÁ FAZEM 4 MESES O VERAO TODO E EU COM ISSO MEU ADO PEGOU DUAS VEZES MAS DE INICIO ELE PASSOU VOLDOL E SUMIU,AS MINHAS MANCHAS JÁ ESTÃO BRANCAS E COÇAM MUITO A NOITE.SERÁ Q JÁ TA SUMIDO.MORRO DE VERGONHA POIS É BEM NA REGIAO DO QUADRICEPS,N POSSO USAR SHORTS NA RUA.JA PASSEI SABONETE ESCABIN E CETOCONAZON E NDA.ME AJUDEM!

    ResponderExcluir
  137. Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar. Mas, infelizmente, não é possível medicar sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  138. Boa tarde, eu estou com pequenas manchas na minha pele, só que em vez de serem poucas grandes, são muitas bolinhas e são pequenas, o que minha dermatologista estranhou. Elas coçam muito por isso tomo um remédio. Minha barriga já esta quase toda vermelha, tenho nas costas e barriga, e agora está crescendo pelas pernas e braços. Isso é Pitiríase Rósea mesmo? Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  139. Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico e afirmar se é um caso de pitiríase rósea pela internet, sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  140. Quanto tempo de demora mais ou menos para sair a pitiríase??

    ResponderExcluir
  141. O tempo de duração da pitiríase rósea varia em cada pessoa: em geral dura cerca de um mês, com média de 2 meses. Em alguns casos, pode se estender por vários meses.Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  142. Olá, estou com PRG desde janeiro/13...não coça e nem arde, porém incomoda demais. Fui a dermatologista e ela me falou que somente o tempo para curar. As machas que eram rosas estão escuras e parecem querer descascar, mas não descascam.É muito constrangedor.Tem outra mancha branca que ficou no pescoço e até agora ela não sumiu. Já chorei até por causa disso. Mas, segundo minha dermatologista e pesquisas na internet, é realmente o tempo e alguns cuidados básicos já descritos neste site.

    ResponderExcluir
  143. A evolução do tratamento da pitiríase rósea varia em cada pessoa. As medidas de tratamento orientadas pela sua médica são importantes para a franca recuperação dee sua pele. Mantenha o tratamento e converse com sua dermatologista: exponha suas dúvidas e temores. Assim, ela poderá esclarecer e ajudar . Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. Pamella: não se pode afirmar que fatores emocionais sejam a causa da pitiríase rósea. Mas, podem interferir na evolução e na resposta ao tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  145. Celestone é um corticóide e deve ser usado apenas com orientação médica. Para saber mais sobre os corticóides, riscos e indicações, leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2007/06/corticides-faca-de-dois-gumes.html
    Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  146. Agora está descascando e nao esta mais vermelho(rosado) posso passar hidratante?

    ResponderExcluir
  147. O hidratante deve ser usado em camada fina, logo após o banho, com a pele ainda umedecida. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  148. Eu estou melhorando da pitiríase, tomei um remedio durante 2 semanas e estou bem melhor, não coça quase nada e esta descascando, passo hidratante logo após o banho, e me sinto bem melhor, só que as casquinhas que soltam sujam um pouco a roupa. Obrigada pelos esclarecimentos, melhoras e todos! Fiquem com deus ;)

    ResponderExcluir
  149. Andressa4/4/13 02:21

    Pitiríase Rósea pode causar queda de cabelo?

    ResponderExcluir
  150. A pitiríase rósea de Gibert não é uma causa habitual de queda de cabelo. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  151. Me ajudem por favor! Fui em duas dermatologistas e ambas disseram q eu to com PRG, quero saber como é a evolução da doença, minhas manchas estão meio marrons nas bordas e brancas por dentro... Será que já ta sarando? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  152. Não tenho condições para afirmar o estágio de evolução de sua pitiríase rósea baseado apenas em seu relato e sem examinar pessoalmente. Mas, lembro que a troca de médicos não é positiva pois interfere no raciocínio clínico do profissional. Aconselho que escolha a dermatologista em quem confiou, mantenha o tratamento e exponha suas dúvidas e temores. A relação de confiança e diálogo entre o médico e seu paciente é a base para o sucesso de um tratamento. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  153. Boa noite,
    Fui diagnosticada pela minha dermatologista como portadora da ptiriase rosea. Inicialmente surgiu uma pequena mancha no meu braço e em 2 dias as manchas se espalharam pelo meu antebraço, quando eu procurei desesperadamente um dermatologista. Dois dias depois eu já estava com manchas em várias partes do corpo. A pergunta é: é característica da doença o avanço tão rápido ou eu poderia estar com alguma outra doença facilmente confundivel com a ptiriase, como uma dermatofitose ou algo transmissível por animais, ja que eu habitualmente tenho contato com gatos de rua? Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  154. Lívia: a pitiríase rósea pode ter evolução variada e em algumas pessoas pode ser rápida. Contudo, para avaliar se o diagnóstico está correto e afastar outras possibilidades, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que converse com sua médica, exponha suas dúvidas e temores, para que ela a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  155. Fui diagnosticada com Pitiríase, minhas lesões incomodam muito esteticamente e fisicamente, pois coçam demais.Estou medicada e vejo que não está adiantando muito, mas enfim, gostaria de saber se terei isso para o resto da minha vida, se demora muito para sair do corpo e se sai e se tem possibilidade de retorno???

    ResponderExcluir
  156. Fabiana: o tempo de duração da pitiríase rósea varia em cada pessoa: em geral dura cerca de um mês, com média de 2 meses. Em alguns casos, pode se estender por vários meses. A recidiva é raramente descrita, ocorrendo em torno de 2,8% dos casos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Talissa Mira27/5/13 16:01

    Oi gente, gostaria de deixar aqui pra vcs minha experiência com a doença, para que possa ajudar a vcs tbm!
    Eu fui diagnosticada com ptiríase há 2 semanas atrás e fiquei totalmente desesperada qdo li nos sites do que se tratava. Fiquei horrível, não conseguia me olhar no espelho!
    A dermatologista me receitou o remédio Zina e Predisona, o hidratante corporal Dermovance e pomada Trok. Além do que ela me receitou eu tomei própolis todos os dias e banho com chá de picão 2x ao dia, o que eu acho que foi fundamental, pois ele é cicatrizante e natural. Em 2 semanas a diferença já é marcante. Só tenho alguns resquícios de manchas mas que também já estão sumindo. Não tomei sol pois minha médica disse que eu poderia ficar com a pele manchada, e qdo tinha que sair de casa eu passava protetor solar.
    Acho que o principal é manter o otimismo de que vai melhorar, já que a doença pode ser causada por estresse. E ter fé de que vai passar mesmo! Boa sorte e não se desesperem =)

    ResponderExcluir
  158. Obrigado pelo depoimento Talissa. Mantenha os cuidados recomendados por sua médica. Abraços!

    ResponderExcluir
  159. ola, parabens pelo blog.
    A ptiríase rósea de Gibert ela pode manifestar-se sem a presença da placa mae inicial?
    abs

    ResponderExcluir
  160. Marcelo: nem sempre é fácil identificar a placa mãe, podendo portanto passar despercebida. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  161. Há mais ou menos 15 dias atrás fui diagnosticada com PRG. Inicialmente surgiu uma manchinha próximo ao meu joelho, com bordas bem rosadas e a região central da cor da pele normal. Apesar de coçar muito, não dei muita atenção pois com alguns dias ela desapareceu. Mais ou menos 5 dias depois, surgiram novas manchinhas em meus braços, pensei até que fosse catapora. As manchinhas foram se espalhando por todo o corpo (tronco, membros inferiores e superiores), me assustei com toda situação, coçava bastante e estava bem feio. Fui a uma dermatologista (que por sinal foi bem segura no diagnóstico e me acalmou explicando direitinho a doença), daí ela prescreveu um creme para utilizar duas vezes ao dia (Clobetasol propionato 0,05%). Vai completar mais ou menos 21 dias que estou com a doença e 15 dias que fui diagnosticada e que estou fazendo tratamento. As manchinhas estão desaparecendo e estou bem mais tranquila. Espero que meu relato ajude quem também estiver com a doença, apesar de incomodar bastante, não é coisa de outro mundo. Obs.: As manchinhas estão sumindo sem deixar cicatrizes o/

    ResponderExcluir
  162. Agradecemos o envio do seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Boa Noite, eu queria saber se as pintas em alto relevo também podem aparecer no braço e na perna próximo a virilha, desde já agradeço

    ResponderExcluir
  164. Arthur: pitiriáse rósea é uma doença que pode se manifestar de formas variadas Para afirmar se as lesões que descreve são causadas pela PR, é essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  165. ola meu nome e patricia e fui diagnosticada com pitiriase rosea estou tomando medicamentos e ja melhorou bsstante mais esta ficando manchas.. sera que elas vao sumir depois?????????????

    ResponderExcluir
  166. Patrícia: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, as manchas podem se acompanhar de maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prever se as manchas irão sumir através deste aconselhamento na internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que peça ao seu médico para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  167. ja tive pitisiorise rossea a dois anos e estou com sintomas novamente isso é normal?

    ResponderExcluir
  168. A recidiva da pitiríase rósea não é habitual, mas pode ocorrer. Aconselho que retorne ao seu dermatologista para nova avaliação e conduta.

    ResponderExcluir
  169. Olá meu nome é Aline. Quando eu tinha 15 anos no auge da minha adolescência aparecera umas feridas que coçavam muito (atrás dos joelhos e nas juntas dos cotovelos) na época fui ao dermatologista e constataram atrávés de uma biopsia que era ''liquen plano'', meu corpo simplesmente foi tomado por várias feridas e realmente só o tempo curou, melhor dizendo, depois de 1 ano. Quando o liquen passou tive que me preocupar com as manchas que ficaram no meu corpo (em CADA parte dele) fiz várias sessoes de peeling, restam ainda hoje manchas escuras nas duas pernas. Hoje tenho 24 anos de idade, e no dia 21/07/2013 me desesperei novamente. Começaram a aparecer váárias manchas roséas na minha barriga, costas, e tronco, fui direto para o clínico geral que suspeitou ser impigem e me receitou cetoconazol e koid d. Hoje, dia 23/07/2013 fui ao dermatologista, pois não conseguia dormir de tanto me coçar. E ele me disse que se tratava de pitiríase rósea. Só que esqueci de perguntar a ele se esses dois dias de tratamento com cetoconazol e koide d iria atrapalhar ou dificultar o tratamento da pitiríase, pode tirar-me essa dúvida?

    Enfim, tenho quase certeza que essas coisas só aparecem no meu corpo quando tenho a imunidade baixa e descontrolo emocional (estresse) Mas o que me deixa mais triste e realmente deprimida é que eu moro em Fortaleza, terra quente, amo praia, como qualquer mulher que ama vestidos, roupas curtas e biquinis, mas tenho vergonha da minha pele (devido as manchas) e sinceramente nao quero passar por tudo isso novamente. :( ....Desculpem-me pelo desabafo. Abraços, paciência e forçaaa aos que tem essa doença foi o que me disseram durante 9 anos e pelo visto vão continuar me dizendo durante um bom tempo.

    ResponderExcluir
  170. Aline: o uso do cetoconazol e do Koide por tempo curto não interferem na evolução da pitiríase rósea. Agradecemos seu depoimento e desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  171. Muito obrigada. :D

    ResponderExcluir
  172. Também gostaria de saber, se quando temos essa doença uma vez, podemos voltar a ter. No meu caso, estive passando por stress muito grande, o que ocasionou também uma disidrose, que já havia tido anteriormente, o que me foi informado é que a PR pode voltar, isso é verídico?

    ResponderExcluir
  173. Camila: a recidiva é raramente descrita, mas pode ocorrer em torno de 2,8% dos casos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia,.

    ResponderExcluir
  174. Anônimo8/9/13 18:15

    Minha filha teve Pitiriase Rosea em junho deste ano e na ocasião usou Ureia durante pelo menos 1 mês, as coceiras passaram mas as manchas que antes eram vermelhas em seguida se transformando em manchas brancas parecendo uma micose, o que devo fazer para que a pele volte ao normal?

    ResponderExcluir
  175. A pele fica sensível após a resolução da pitiríase. Por isso, não recomendo que use nenhum produto sem a orientação do médico de sua filha. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  176. Ontem descobri que estou com pitiriase rósea, meu bb tem três meses, mas pelo menos agora sei q nao é nada q me impeça de amamentar, este blog me ajudou com informações ainda antes do diagnostico, o q me fez, ao ouvir do dermatologista, calma e serenidade para encarar q talvez o quadro chegue a um estagio pior ou suma em menos tempo do que imagino... É mto difícil ficar vendo as lesoes surgirem e nao poder fazer nada, surge receio de q as pessoas tratem como algo contagioso... Bem, deixando esses fatores sociais de lado me restou uma duvida, há três dias tenho apresentado dores de cabeça, qdo hj pesquisei mais um pouco, me surgiu a informação de q a pitiriase rósea tem em seus sintomas a cefaléia. Gostaria de saber se essa afirmação é verdadeira. Obrigada pelo espaço e gostaria de dizer q mesmo me sentindo feia e cocando...rs.., ainda assim agradeço a Deus, pois mesmo com essa doenca ainda posso amamentar meu Bebezinho.

    ResponderExcluir
  177. Olá apareceu em mim uma mancha parecendo uma picada de pernilongo e foi crecendo chego a uns 4 cm e rosa, que de início tratei como micose depois de duas semanas começaram a aparecer outras como se fossem picadinhas de inseto nas costas e na barriga e coçam começa a coçar logo após aparece a bolinha rosa .. E estou preocupada pois tenho uma plastica marcada pra daqui a 30 dias será que nao sumir corro risco de nao poder fazer ou não afeta ? Por favor me responda

    ResponderExcluir
  178. Luisa:o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para responder sua pergunta é essencial examiná-la, confirmar o diagnóstico e verificar o grau de acometimento das lesões em sua pele. Aconselho que exponha sua dúvida ao médico que está orientando seu tratamento.Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  179. Em primeiro lugar, quero agradecer seu depoimento e suas palavras carinhosas de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Os sintomas da pitiríase rósea variam em cada pessoa, podendo se caracterizar apenas pelas lesões na pele. A cefaléia pode surgir em alguns casos, mas também pode ser sintoma da ansiedade que cerca a doença, em especial no seu caso, que teve seu filho recentemente. Aconselho que peça ao seu médico que a avalie e oriente.

    ResponderExcluir
  180. Fui diagnosticado com pitiriase rosea. A dermatologista receitou antialergico dexametasona e hidratante para o corpo. Fiquei preocupado com o relato das pessoas que possuem a doença por meses. realmente a doutora nao disse quanto tempo de tratamento eu precisaria. Sei que o tempo muda eem cada indivíduo. Como o tratamento receitado serve apenas para minimizar os sintomas, gostaria de saber se há outro tratamento, via oral talvez, que acelere o processo de cura. grato

    ResponderExcluir
  181. Desconheço uma medicação que acelere o processo de recuperação da pitiríase rósea, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  182. Postei aqui há algum tempo, meu nome é Fernanda, relatei sobre o surgimento da doença tendo um Bebezinho para amamentar. Hj minhas lesoes estão sumindo, segui as recomendações q achei viáveis e tive o apoio da família e do maridao, q sempre procurou agir com naturalidade. Minha pele esta com aspecto mto melhor. Essa doença realmente é m mistério, nao há pesquisas em torno dela, o q nos deixa mto apreensivos. Me desesperava vendo depoimentos de quem tinha na internet, mas gostaria de dizer a todos q a calma é o melhor remédio. Nao usei pomadas em atialergicos, mesmo tendo sido recomendados. Tomava banho com sabonete granado, como faço até hj, e descobri a passando o antisseptico depois do banho me ajudava a conter a coceira e melhorou mto o aspecto das lesoes. Tomei antialergico CEP apenas duas vezes antes de dormir apenas para evitar a coceira. Divulguem essa doenca, para q busquem mais pesquisas. Esse blog é o único com informações mais seguras. Obrigada aos idealizadores e a cada um q deu seu depoimento aqui, me ajudaram mto! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!!! Uma resposta positiva é muito tranquilizador para quem está perdido,sem saber o que fazer!!! Obrigada seja feliz!!!!!

      Excluir
  183. Obrigado por seu depoimento, Fernanda. Tenho certeza que servirá como estímulo a tantas pessoas que passam pelo mesmo problema. Um abraço. Volte sempre ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Neide, tenho pittiriase rosea , agora em outubro esta fazendo dois anos, antes a placa mãe ficou na pele por oito meses, já´fui em dermatologista, alergista. tomei varias remedios, pomadas, cremes, remedis caseiros.as vezes acho que nunca vou ficar livre disto.me de uma luz.

    ResponderExcluir
  185. Neide: gostaria de poder ajudar, mas não é possível emitir parecer ou indicar formas de tratamento através da internet, sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  186. Boa noite! Há uns 2 meses aprox. tive pitiríase rósea no tronco e braços, e logo depois apareceu nas pernas. Me consultei com uma médica que informou que não indicaria nenhum medicamento pois ela desaparece sozinha. Os braços e tronco estão bem melhores, já saiu toda a escamação, a pele morta, porém ficaram manchas brancas. Nas pernas ainda tem descamação e também algumas manchas brancas. Gostaria de saber se essas manchas também desaparecem sozinhas. Desde já agradeço. Queane.

    ResponderExcluir
  187. Queane: a evolução de manchas depende do grau de acometimento da pele. Por isso, não é possível afirmar pela internet como se comportarão as suas manchas. É essencial examinar pessoalmente. Sugiro que peça à sua médica que a oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  188. olá, ontem, por outro quadro médico, foi-me receitada injeção de decadran, azitromicina e nimesilam. hoje acordei cheia de manchas tais quais as descritas e mostradas aqui na postagem. seria um caso de PR símile? qual seria a evolução nesse caso específico e seria necessário tratamento ou as manchas desaparecem mais facilmente? grata!

    ResponderExcluir
  189. Alana: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e indicar uma conduta de tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  190. Bom dia, me chamo Carla, primeiramente quero parabenizar pelo blog, está sendo de grande ajuda para mim. Enfim, gostaria de tirar algumas dúvidas: a pomada clobetasol é indicada no tratamento da pitiríase rósea ? ( estou fazendo uso dela por recomendação médica) e minha maior dúvida, é característica da doença as manchas que antes eram rosas/ vermelhas ficarem escuras, mais precisamente marrom ? Gostaria muito que me respondessem essas perguntas, sei que cada caso é um caso, mas o que quero saber é se essas citações que fiz tem de fato relação com a doença. Por favor, me respondam ?! Obrigada.

    ResponderExcluir
  191. Carla: clobetasol é um corticóide para uso tópico de potência alta e por isso deve ser usado por tempo curto e com acompanhamento médico. Seu uso deve ser evitado em áreas sensíveis. As lesões. em algumas pessoas, podem adquirir uma coloração acastanhada até desaparecer . Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  192. Olá me chamo Daniele, atualmente tenho 18 anos, quando eu tinha mais ou menos 6 ou 7 anos começou a sair manchas vermelhas e com bolinhas ao redor do nariz, fui ao médio e ele me receitou micospor, e não disse o que era, usei a pomada por algum tempo, porém piorou conforme os meses e se alastrou para ao redor dos olhos e da boca, ai comecei a usar a pomada cetobeta e até o inicio deste ano ela fez efeito,quando saia as bolinhas vermelhas eu passava a pomada e elas desapareciam demoravam uns dias, mas saiam, porém agora minha pele esta ridícula e a pomada não adianta, agora estou usando novacort e também não faz efeito, esta coçando muito e doendo creio que seja pitiríase rosea, vi fotos e achei semelhante, o que esta me preocupando no momento é que usei um medicamento a 10 anos e acho que os fungos criaram resistência e estão em um estado mais evoluido, não sei que exames posso fazer para diagnosticar se é isso e nem o que usar e passar, poderia dar uma opinião sobre o meu caso e me indicar alguma coisa? Desde ja agradeço, e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  193. Daniele: infelizmente não há como atender sua solicitação neste aconselhamento na internet. Para indicar um tratamento, é essencial examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  194. Já tive pitiriase rosea e em dois meses fiquei boa, a dúvida é que reparei uma mancha em minha coxa de cor marrom formato triangular, a principio pensei que fosse sequela da doença e que depois sumiria, no entanto tem uns 3 meses que fiquei boa e a mancha continua lá. Não sei se aumentou ou coisa do tipo, Queria saber se pode ser uma sequela da doença ou devo retornar ao médico para prevenir um câncer de pele ou coisa do tipo.

    ResponderExcluir
  195. Uma pessoa que tenha pitiríase rósea e que faça um Hemograma, esse hemograma irá apresentar alguma alteração ?

    ResponderExcluir
  196. Hemograma é um exame para avaliar as células do sangue e não é indicado para confirmar diagnóstico de pitiríase rósea. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  197. Liberato: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor duração. Por isso, para afirmar se a mancha que descreve está relacionada com a pitiríase rósea, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu médico e peça que o oriente. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno