Pular para o conteúdo principal

O que é Alergia

Alergia é um estado de sensibilidade exagerada que faz com que algumas pessoas reajam de maneira anormal para fatores que são inofensivos para a maioria das pessoas 

Alergia não é uma doença nova, pelo contrário, trata-se de uma doença antiqüíssima que sempre afligiu a humanidade. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, viveu no século de ouro, de Péricles, 400 A.C. e descreveu a asma como uma dificuldade respiratória. Lucrécio, no 1º século antes de Cristo, no seu magistral “Rerum Natusa”, escreveu: “O que é alimento para uns, pode ser para outros, um veneno violento”. Entretanto, somente no começo do século passado (1906) a palavra “Alergia” foi cunhada por Clemens Von Pirquet, um pesquisador austríaco. 


ALERGIA: allos (significa outro, diferente) e ergon (significa reação) 
Ou seja, uma reação diferente, ou uma maneira diferente de reagir.

Se alguém tem alergia, significa que a rede de defesa do seu organismo está alterada e passou a reagir de forma inadequada a substâncias que normalmente são inofensivas para outras pessoas. 

Por exemplo, se você ingere camarão e imediatamente começa a ter reações na pele e a se coçar, teve uma reação anormal: foi uma resposta alérgica. 

Outro exemplo: milhões de pessoas entram em contato diário com a poeira domiciliar e não tem nada. O alérgico terá uma resposta anormal, como por exemplo espirros, coriza, congestão nasal (Rinite) ou mesmo poderá ter falta de ar, tosse e chiados no peito (Asma). É uma resposta inadequada à poeira, ou seja, uma alergia. 

Hereditariedade e Alergia. 
Filhos de pais alérgicos têm mais probabilidade de serem alérgicos do que filhos de pais não alérgicos. Isso não significa que pais alérgicos terão obrigatoriamente filhos com alergia e nem que na ausência de alergia nos pais, não há possibilidade do filho ter alergia. Do ponto de vista estatístico, sabe-se que: 
- Quando ambos os pais são alérgicos, cerca de 50% dos filhos poderão herdar a alergia. 
- Se um dos pais é alérgico, a possibilidade cai para cerca de 30%. 
- Se nenhum dos pais é alérgico, ainda há cerca de 10 a 20% de chances de filhos alérgicos. 

A forma que cada pessoa demonstra sua alergia é individual,variando desde formas leves, localizadas e discretas; até quadros graves e sistêmicos. Doenças alérgicas não são localizadas em determinado setor do corpo, mas podem afetar todo o organismo 

O que é atopia? 
A palavra atopia foi criada na década de 20 do século passado e define pessoas portadoras de forte carga hereditária, ou seja, pessoas portadoras de sensibilidade mais acentuada, podendo ser consideradas como “muito alérgicas”. Pessoas atópicas tendem a apresentar múltiplas manifestações simultâneas de alergia, como Asma, Rinite, Dermatite ou Eczema atópico. 

Principais doenças alérgicas

- Manifestações Respiratórias: Asma, Rinite, Sinusite, Otite, Amigdalites, Faringites, Laringites, Traqueítes, Tosses Alérgicas, 
Alergias oculares. 
- Manifestações cutâneas: Urticária, Angioedema, Dermatite de Contato, Atopia, Estrófulo. 
- Manifestações variadas: alergia ao látex, medicamentos, contrastes, anestésicos, alimentos, alergia a himenópteros,etc. - Manifestações sistêmicas: choque anafilático 5. 

Imunoglobulinas 

A defesa do organismo é feita pelo sistema imunológico, que é uma rede de proteção contra agressores externos, como as bactérias, vírus, parasitas, etc. Este sistema é composto de várias partes, algumas envolvendo linhagens de células de defesa e outros, envolvendo estruturas chamadas de anticorpos. Anticorpos, portanto, são verdadeiros jogadores da defesa do corpo humano, criados para “driblar” os atacantes e impedir que vençam. 

Existem vários tipos de anticorpos, sendo chamados de “imunoglobulinas” e agrupados em classes, conforme sua utilidade e função. Estas classes de imunoglobulinas são conhecidas pela abreviatura IgG, seguida de uma letra, que serve para classificar o anticorpo. As mais conhecidas são: 

- Imunoglobulina G (ou IgG): é um dos principais anticorpos de defesa contra os agressores. É a única imunoglobuilina que atravessa a barreira da placenta, conferindo um grande grau de imunidade ao recém-nascido.Pode ser dosada no sangue, incluindo-se suas sub-classes. Tem função de memória duradoura do agressor. 

- Imunoglobulina A (ou IgA) : encontrada nas secreções, pode ser dosada no sangue e saliva (na forma de IgA secretória). Está presente no colostro (leite materno). Defende especialmente o sistema respiratório e digestivo contra microorganismos e agressões externas. 

- Imunoglobulina M (ou IgM) : é um “jogador” temporário, encarregado de correr para “driblar” um agressor novo que ataque o organismo. Depois, passa “a bola” para a IgG que se encarregará da defesa duradoura. 



- Imunoglobulina E (ou IgE): existe em qualquer pessoa, em pequenas quantidades, sendo responsável pela defesa contra vermes, parasitas e alguns vírus. Entretanto, nos alérgicos, pode ser dosado no sangue em grande quantidade, expressando sensibilidade e predispondo à doença. É possível também dosar a IgE específica para vários alérgenos, sendo os mais comuns, inalantes (ácaros, pó, epitélios animais, etc) e alimentos. Reações alérgicas variadas envolvem diretamente a participação da IgE.

Comentários

  1. Muito interessante!!! Fico feliz em aprender mais sobre este universo. Desde que minha filha foi diagnóstica rinite (asma), procuro conhecer mais e afasto ela dos fatores reagentes. Ela está 3 anos a médica disse que quando fizer 4 fará o exame o qual identificar exatamente a que ela é mais alergica.
    Obrigada a todos que colaboram com este blog, super bacana.
    Miriam, Brasília.

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo blog. Não sei se o espaço é adequado para perguntas, mas vamos lá: uma vez tomei plasil endovenoso e tive uma reação de medo e insegurança muito forte q durou alguns dias, o mesmo ocorre, de forma menos evidente, quando tenho que tomar corticoide (Asma). sou alérgica a esses medicamentos? Ou simplesmente sujeita a esses efeitos colaterais? Ou é a mesma coisa? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida: se eu tenho uma reação adversa rara a um medicamento. Sou alérgica a ele? Quando me perguntam. "Vc é alérgica a algum medicamento?" la vou eu explicar que sofro muito com efeito do plasil, etc etc....

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, Miriam. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  5. Medicamentos podem causar reações e nem sempre é uma alergia. A reação adversa relatada com uso de plasil não configura uma alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno