Pular para o conteúdo principal

Alergia Respiratória - 10 dicas práticas

1. Não confunda alergia com gripes e resfriados
Sintomas iguais podem ter causas bastante diferentes. Espirros, nariz entupido e tosse são sintomas conhecidos da gripe, mas também podem ser associados a uma rinite alérgica em momentos diferentes. Na dúvida, procure atendimento médico.

2. Não se medique por conta própria
Para tratar, é preciso definir a causa. Tomar um medicamento só porque um amigo aconselhou não é solução. A automedicação pode ser muito grave. 

4. Cuidado: alguns antialérgicos podem causar sedação e sonolência
Caso sinta esses efeitos, evite dirigir ou fazer atividades que necessitem atenção. 

 5. Cuidado com as gotas nasais
As gotas nasais, popularmente usadas para "desentupir" o nariz contém vasoconstritores. Podem ser usadas porpoucos dias. A repetição do uso pode causar vício, causar reações graves na mucosa do nariz e até provocar a chamada rinite medicamentosa.

6. Prevenir é melhor do que remediar
Não trate as alergias apenas quando está doente. A prevenção deve ser feita sempre e por isso é importante a visita periódica ao alergista, para uma orientação adequada e preventiva. Tratar não é só tomar remédios.

7. Não desvalorize quando os seus filhos se queixam 
Na asma, o tratamento precoce evita as crises fortes, diminui atendimentos de emergência e internações hospitalares. Os sintomas iniciais da crise de asma são: sensação de peito preso, tosse fácil, quando ri, fala muito ou brinca. 

8. Cuide do ambiente de sua casa
Limpe a casa diariamente, com pano úmido. Evite produtos de limpeza com cheiro ativo. No inverno, abra as janelas para arejar a casa. Lave as roupas que estão guardadas antes de usá-las. Não fume e não permita que fume junto do alérgico.

9. Melhore sua alimentação 
É comprovado que uma dieta mediterrânea tem um efeito protetor, enquanto o fast food e o sal são fatores negativos para as doenças alérgicas. 

10. Pratique esporte, caminhe.
A atividade física é benéfica para o alérgico.  Ficar em casa nunca é solução para quem tem alergias. O exercício impede a progressão da doença e melhora o sedentarismo e a obesidade. A vida ao ar livre deve ser estimulada.

Adaptado de: Fonte

Comentários

  1. Meu filho tem faringite e amigdalite recorrente, pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  2. É possível, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Ola, montelair e estimoral alteram resultado de exame de sangue. vou fazer vários Exames para imunidade e alergia e tomo eles ja algum tempo.

    ResponderExcluir
  4. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando quais os exames que foram solicitados para que possamos orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao Bog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Olá, coriza, coceira nazal e olhos, estalos no ouvido, tonturas ao acordar. Pode ser causado por alergia? Tem tratamento?

    ResponderExcluir
  6. O seu relato não deixa claro que os sintomas citados sejam causados por alergia. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Meu neto tem 6 anos, esta tossindo a 5 dias, tosse carregada, ele sofre de rinite sazonal.Tomou decongex e hixizine e nn melhorou.Agora esta tomando decadron e fluimucil, ele vai melhorar, nn aguento mais ver ele tossir!

    ResponderExcluir
  8. A tosse pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Por isso, é preciso detectar a causa para ter sucesso no tratamento. Desejo melhoras para seu neto. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem 10 anos e tem uma tosse seca ha ubs 3 anos, ja fiz teste de alergia onde apareceu asais graves a poeira e fungos, ele ja tomou vacina sublingual, ja tomou todos antialergicos possiveis sem resultado , tem rinite que hj aprendi a controlar entao nao atrapalha tanto qto antes, ele vai ser submetido a um teste de funcao pulmonar para ver a possibilidade de asma, e um teste de refluxo, ele tosse o dia todo, qdo era menor sempre teve crises de laringite onde ela engrossava e falata a passagem do ar, agora faz tempo q ele nao tem mais, a tosse dele parece de laringe sabe? Fico muito triste qdo ele tosse, ele diz q nem se importa mais pq ja acostumou a tossir, fico super triste com isso, ainda mais por ja ter ido a varios medicos e nao conseguirem resolver....alguma sugestao? Sou de Sao Bernardo do Campo -Sp, Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla: as principais causas de tosse na criança são: alergia, asma (ou bronquite), rinite, sinusite, refluxo, infecções respiratórias, refluxo, entre outras. A rinite, mesmo assintomática pode provovcar tosse. A asma pode se manifestar sem chiado ou falta de ar, mas apenas com tosse. Também é importante afastar causas alérgicas para a tosse, como por exemplo, fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno