10 maio 2015

Alergia Respiratória - 10 dicas práticas

1. Não confunda alergia com gripes e resfriados
Sintomas iguais podem ter causas bastante diferentes. Espirros, nariz entupido e tosse são sintomas conhecidos da gripe, mas também podem ser associados a uma rinite alérgica em momentos diferentes. Na dúvida, procure atendimento médico.

2. Não se medique por conta própria
Para tratar, é preciso definir a causa. Tomar um medicamento só porque um amigo aconselhou não é solução. A automedicação pode ser muito grave. 

4. Cuidado: alguns antialérgicos podem causar sedação e sonolência
Caso sinta esses efeitos, evite dirigir ou fazer atividades que necessitem atenção. 

 5. Cuidado com as gotas nasais
As gotas nasais, popularmente usadas para "desentupir" o nariz contém vasoconstritores. Podem ser usadas porpoucos dias. A repetição do uso pode causar vício, causar reações graves na mucosa do nariz e até provocar a chamada rinite medicamentosa.

6. Prevenir é melhor do que remediar
Não trate as alergias apenas quando está doente. A prevenção deve ser feita sempre e por isso é importante a visita periódica ao alergista, para uma orientação adequada e preventiva. Tratar não é só tomar remédios.

7. Não desvalorize quando os seus filhos se queixam 
Na asma, o tratamento precoce evita as crises fortes, diminui atendimentos de emergência e internações hospitalares. Os sintomas iniciais da crise de asma são: sensação de peito preso, tosse fácil, quando ri, fala muito ou brinca. 

8. Cuide do ambiente de sua casa
Limpe a casa diariamente, com pano úmido. Evite produtos de limpeza com cheiro ativo. No inverno, abra as janelas para arejar a casa. Lave as roupas que estão guardadas antes de usá-las. Não fume e não permita que fume junto do alérgico.

9. Melhore sua alimentação 
É comprovado que uma dieta mediterrânea tem um efeito protetor, enquanto o fast food e o sal são fatores negativos para as doenças alérgicas. 

10. Pratique esporte, caminhe.
A atividade física é benéfica para o alérgico.  Ficar em casa nunca é solução para quem tem alergias. O exercício impede a progressão da doença e melhora o sedentarismo e a obesidade. A vida ao ar livre deve ser estimulada.

Adaptado de: Fonte

10 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Meu filho tem faringite e amigdalite recorrente, pode ser alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Ola, montelair e estimoral alteram resultado de exame de sangue. vou fazer vários Exames para imunidade e alergia e tomo eles ja algum tempo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando quais os exames que foram solicitados para que possamos orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao Bog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, coriza, coceira nazal e olhos, estalos no ouvido, tonturas ao acordar. Pode ser causado por alergia? Tem tratamento?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que os sintomas citados sejam causados por alergia. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu neto tem 6 anos, esta tossindo a 5 dias, tosse carregada, ele sofre de rinite sazonal.Tomou decongex e hixizine e nn melhorou.Agora esta tomando decadron e fluimucil, ele vai melhorar, nn aguento mais ver ele tossir!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Por isso, é preciso detectar a causa para ter sucesso no tratamento. Desejo melhoras para seu neto. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Carla disse...

Meu filho tem 10 anos e tem uma tosse seca ha ubs 3 anos, ja fiz teste de alergia onde apareceu asais graves a poeira e fungos, ele ja tomou vacina sublingual, ja tomou todos antialergicos possiveis sem resultado , tem rinite que hj aprendi a controlar entao nao atrapalha tanto qto antes, ele vai ser submetido a um teste de funcao pulmonar para ver a possibilidade de asma, e um teste de refluxo, ele tosse o dia todo, qdo era menor sempre teve crises de laringite onde ela engrossava e falata a passagem do ar, agora faz tempo q ele nao tem mais, a tosse dele parece de laringe sabe? Fico muito triste qdo ele tosse, ele diz q nem se importa mais pq ja acostumou a tossir, fico super triste com isso, ainda mais por ja ter ido a varios medicos e nao conseguirem resolver....alguma sugestao? Sou de Sao Bernardo do Campo -Sp, Alguem pode me ajudar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Carla: as principais causas de tosse na criança são: alergia, asma (ou bronquite), rinite, sinusite, refluxo, infecções respiratórias, refluxo, entre outras. A rinite, mesmo assintomática pode provovcar tosse. A asma pode se manifestar sem chiado ou falta de ar, mas apenas com tosse. Também é importante afastar causas alérgicas para a tosse, como por exemplo, fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...