20 julho 2014

Testes alérgicos X Exames no sangue para detectar alergia


O exame de sangue para detectar alergia é tão eficaz quanto o exame feito na pele? 
 A indicação para realizar a investigação diagnóstica de alergia através do teste cutâneo ou do exame de sangue depende de vários fatores, entre os quais: a idade do paciente, o tipo de manifestação alérgica, a gravidade da doença, o agente causador, gravidade da doença, interferência de medicação concomitante, presença de doenças acometendo áreas extensas da pele e disponibilidade regional. Ambos têm boa acurácia diagnóstica quando bem diagnosticadas. 

Meu filho fez um teste alérgico na pele e o resultado foi o seguinte: positivo para Dermatophagoides farinae e pteronyssinus, Blomia tropicalis ,enfim é muito alérgico. Ao que ele tem alergia exatamente? 
Seu filho tem sensibilização a ácaros da poeira domiciliar que são os principais vilões das alergias respiratórias como a rinite e a asma. Estes seres microscópicos se alimentam de descamações de nossa pele (Dermato= pele; Phagoydes=”comedor”) e por esta razão habitam principalmente o colchão e travesseiro de seres humanos. Estes resultados são de extrema importância no auxílio de medidas de controle ambiental (contra ácaros neste caso) e para a indicação de tratamento com imunoterapia específica (vacinas para Alergia). 

Meu sobrinho tem alergia respiratória e o médico dele pediu uns exames de sangue e um deles se trata da dosagem de Imunoglobina E . O resultado deste exame foi 151UI /ml mas para a idade dele, 4 anos, o normal seria de 60 UI/ ml. Agora eu pergunto, o que poderá acontecer com esta criança? 
Níveis elevados de IgE são caracteristicamente observados em pacientes com doenças alérgicas como a asma, rinite alérgica, eczema atópico ou em pessoas com uma predisposição genética (familiar) para alergia mesmo sem doença evidente. Os resultados devem ser interpretados em conjunto com a presença de história pessoal e/ou familiar de alergia em conjunto alterações detectadas no exame físico do paciente. Assim, de posse destes dados é possível avaliar adequadamente o significado clínico deste valor de IgE. Contudo, de um modo geral valores deste nível são frequentes em crianças alérgicas. 

É verdade que existe um teste feito no sangue para verificar a qual medicamento sou alérgica? 
A investigação diagnóstica de alergia a medicamentos através de exames de sangue é limitada. Os métodos laboratoriais disponíveis só permitem a investigação de alergia a um pequeno número de medicamentos, destacando-se os seguintes: penicilina e alguns de seus derivados, insulina e suxametônio (relaxante muscular utilizado em anestesia geral). 

Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses e gostaria de saber de ela já pode fazer o teste de alergia? 
Não existe idade limite para a realização de testes alérgicos na pele. O fundamental é saber qual é a indicação para realização dos testes e interpretá-los de modo adequado. O médico especialista em alergia e imunologia clínica é o profissional mais capacitado para realizar este procedimento. 

O que é ImmunoCAP?
É um método para dosar a IgE específica contra alérgenos no sangue. que utiliza um método quantitativo enzimático não radioativo. Este exame, além de diagnosticar a presença de uma determinada sensibilização permite determinar o grau de sensibilização ao alérgeno testado. É mais sensível e específico quando comparado aos métodos mais antigos.

Leia aqui o texto que publicamos anteriormente sobre os Testes Alérgicos
Fonte: Alergia doença do século XXI - livro editado pela ASBAI RJ

126 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Eu tenho uma alergia que eu não sei o que é exatamente se eu fizer exame de sangue eu vou saber oque é ? Agradeço a resposta ;)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda alergia é passível de testes. O diagnóstico é feito na maioria das vezes baseado na avaliação clínica criteriosa feita pelo médico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

MINHA FILHA TEM 3 ANOS A PEDIATRA PASSOU UNS EXAMES PÁRA ELA DE LACTOSE DE PELO DE GATO DE FUNGOS DE CAFEINA DE CLARA DE OVO ENTRE OUTROS ESSE EXAME E FEITO ATRAVES DE TIRANDO O SANGUE ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Desculpe, não entendi sua dúvida Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Eu tenho 37 anos , eu fiz uma biopsia na auréola da mama esquerda e o diagnóstico foi dermatite espongiotica crônica, eu já usei vários tipos de pomada a base de corticoide e não vejo resultado , o teste de alergia vai resolver a minha situação obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dermatite espongiótica é um tipo de eczema, caracterizado pelo aparecimento de pequenas erupções na pele e em alguns casos com presença de bolhas. As causas são variadas. Aconselho que converse com o(a) dermatologista que acompanha seu tratamento e exponha sua dúvida. Ele a examinou e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Se for o caso, ele(ela) encaminhará a um(a) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Fiz uma cirurgia de apêndice (vídeo) pela manhã e a noite do mesmo dia, comecei a apresentar um quadro de alergia (inchaco na face). No mesmo dia, mudaram a minha medicação e me deram anti-alérgico. Mesmo ainda um pouco inchada no dia seguinte, o cirurgião me deu alta médica. No mesmo dia da alta, já em casa, o inchaço na face piorou muito e tive que tomar outro anti-alergico. O episódio de alergia (inchaço facial) foi passando ao longo de mais dois dias e seguindo com anti-alérgico. Então, pergunto:
a)seria possível fazer a investigação (testes alérgicos) para saber qual ou quais remedio(s) sou alérgica?
b) Se sim, quais exames seriam recomendados?
Em tempo, o médico me deu a listagem dos remédios que tomei
Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim. É possível investigar qual (ou quais) as medicações que causaram sua alergia. É importante que você solicite ao médico uma lista de todos os medicamentos usados no pré, durante e no pós operatório. Contudo, não há um exame ou teste que seja definitivo neste diagnóstico. É o raciocínio clínico do médico que será a base. para definir o quadro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora e para receber uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa tarde! Gostaria de ajuda..
Eu já tive tuberculose duas vezes, no primeiro eu não conclui o tratamento, porém, na segunda vez Graças a Deus consegui terminar,mas sinto que desde que tive a mesma, não respiro direito, fiz alguns exames alérgicos, bem como, vários raio x, e segundo os médicos só consta alguns nódulos calcificados que são cicatrizes que a doença deixou.. Em meus exames de alergias, o resultado deu alergias a poeira, ácaro,baratas, etc..bem como, rinite, sinusite(fiz rx da face tbm) ultimamente sinto muito cansaço,as vezes como se fosse asma mesmo, quando inspiro o ar sinto meu torax estalar e as vezes, sinto chiado no peito e que geralmente acompanham as crises de falta de ar. Já tive em emergências e sinto quando eles aplicam algum tipo de broncodilatador me sinto muito aliviada, porém não sei confirmar com os médicos se tenho asma, mas acho que tenho, pois os sintomas são idênticos.Estas crises são constantes.. quando faço caminhada tbm me canso com facilidade. Fiz algumas espirometrias, porém fora da crise e deu normal. Geralmente vai ser normal este exame, ou só acusa no momento da crise? Tenho uma tia que tem asma. Aguardo ajuda de vcs..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Cansaço e falta de ar nem sempre são sintomas ocasionados por problemas pulmonares. Outros fatores podem ocasiona-la. Neste casos como o seu, deve-se realizar uma abordagem multidisciplinar, ou seja, especialidades trabalhando juntas para em primeiro lugar você ter um diagnóstico, e a partir daí, tratar os seus sintomas. Obrigado pela visita.

marcio cesar disse...

COMO UM MÉDICO PODE AFIRMAR QUE UM PACIENTE TEM ECZEMA , SEM AO MENOS FAZER QUALQUER TIPO DE EXAME ? , ISSO NÃO ESTA ERRADO?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcio Cesar: a dermatologia utiliza alguns termos que não são comuns em outras especialidades médicas. O uso destes termos é correto pois servem para descrever as lesões cutâneas que caracterizam certas doenças. Os dermatologistas usam o termo "eczema" para um grupo de doenças inflamatórias da pele. Na verdade, existem várias doenças que podem se manifestar como eczemas. Ou seja, afirmar que é um eczema depende apenas da avaliação do médico especialista. Os exames auxiliarão para definir o tipo de doença que causa o eczema. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Unknown disse...

Oi minha filha tem 1ano completo .. desde os dois meses ela vem apresentando reaçoes graves ao tomar as vacinas .. na ultima quase veio a obito .. o pediatra suspeita de alergia a clara do ovo e pediu pra passar no alergista .. como e feitoo exame neste caso ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Acima de qualquer exame, o mais importante é a avaliação clínica feita pelo alergista. Só depois desta análise, será feita a hipótese diagnóstica e indicado o método mais adequado para sua filha. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, bom dia.
Tenho 24 anos e desde criança sei que tenho alergia a bijuterias e ate mesmo joias de ouro. Com isso nunca uso joias ou bijuterias desde sempre, porém a dois anos tenho uma alergia na pele que começa com uma queimação, sinto como se estivesse pegando fogo no meu corpo. Logo em seguida minha pele incha e fica avermelhada, com algumas bolinhas brancas, logo depois vem uma coceira sem fim. As vezes, depois de uma hora some todo o inchaço e coceira também.
Meus olhos coçam e ficam avermelhados ao redor, meu rosto coça e fica vermelho e minha orelha com um leve inchaço.
Estou desesperada pq isso está acabando com minha qualidade de vida. as vezes passo por constrangimentos, e ate me acordo no meio da noite de tanta coceira. Nao sei se procuro um dermatologista ou um alergista. Gostaria muito da opniao de vcs. Obrigada pelo texto esclarecedor e tenham um bom dia.

fabiana santana gois disse...

eu tenho falta de ar,do tipo que parece que a respiraçao esta incompleta.fui ao médico(clinico geral)e ele disse que eu deveria talvez fazer uma investigaçao através do posto de saúde,pois nao identificou a causa,e mesmo eu pensando que é por conta do suplemento vitamínico que eu tomava,ainda assim nao tenho certeza.o que eu posso fazer para descobrir a causa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como você é portadora de uma doença de origem alérgica, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiana: não há um teste ou exame que defina a causa de sua falta de ar ou que afirme se pode ser ocasionada pela medicação citada em seu relato. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia pois avaliará seus dados clínicos, a examinará e assim poderá definir o diagnóstico para seu caso Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Joyce Modoffore disse...

Oi Boa Tarde,
Faz quase um ano que tenho inchaços em um lado do rosto,que incha bochecha,abaixo dos olhos e abaixo da Sobrancelha,pode ser algum tipo de alergia?Passei com todos os tipos de especialistas,nenhum sabe me dizer o que é,por ser apenas de um lado,todos os Médicos acham estranho.
Atte Joyce.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joyce: compreendo sua preocupação, mas não é possível afirmar a causa do edema (inchação) que descreve em seu relato sem uma análise criteriosa e pessoalmente. Estamos ao dispor para prestar esclarecimentos após consulta realizada pessoalmente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá!
gostaria de saber que tipo de exame posso fazer para saber se sou alérgica a algum tipo de medicamento, pois tomei Diclofenaco, Dipirona, Dorflex e o Adivil, e constatei que meus olhos incharam muito, precisamente nas palpebradas parecendo que estou com areia nos olhos.
Desde já agradeço, aguardo a resposta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O diagnóstico da alergia a medicamentos não se baseia em exames ou testes. É importante que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se existe um exame que decteta vários tipos de alergias e como é o nome do exame que decteta alergia alimentar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem diversos tipos de exames e testes para se detectar a alergia. A indicação e o tipo dependem da suspeita clínica, ou seja, varia em cada paciente. Para avaliar a alergia alimentar é possível realizar testes na pele e no sangue (dosagem da IgE específica) Mas, vale ressaltar que nem sempre os testes estão indicados. Cada pessoa deve ser analisada pelo(a) especialista em Alergia antes de realizar testes. Gratos pela visita

Anônimo disse...

OS RESULTADOS DOS TESTES DE ALERGIA QUE FIZ NOS EXAMES DE SANGUE NA MINHA FILHA DE 5 ANOS:Ige D1 100.00kual,ige D269,20kual,ige D201 60,40kual,imunoglobinaE-ige 835,0UIml,Ige painel HX2 52,70kual.QUERO SABER SE ISSO E PERIGOSO.ANGELA S.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Angela: O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o médico que está prestando assistência médica à sua filha poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE. Contudo, gostaria de tranqüilizá-la, informando que valores deste nível são freqüentes em crianças alérgicas. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

alex nascimento disse...

olá,meu filho tem três anos, desde que que nasceu o nariz tranca,o otorrino disse que era alergia e encaminhou para uma especialista, lá ele fez o teste da picadinha e não deu nada, pedi o exame de sangue e pra maioria deu positivo.é normal os resultados darem alterados?

Anônimo disse...

Tenho 21 anos e desde criança sei possuir diversas alergias, como à poeira e ácaros. Aos 13/14 anos tive uma crise de urticária aguda, segundo a médica que me atendeu provavelmente em razão de chocolate, morango, uva e castanhas em geral. Certo tempo depois tive descamações nas mãos quando entrava em contato com produtos de limpeza, como detergentes e sabão em pó. Neste último ano sofri com laringite alérgica e nos últimos dias, em que o calor foi intenso, surgiram pequenas bolinhas em minhas maos. Existe algum exame o qual eu consiga descobrir a tudo que sou alérgica? Aguardo.

Anônimo disse...

Tenho 36 anos sou do sexo masculino. Já faz uns dez anos que tenho um problema nas partes íntimas de coceira, durante uns 9 anos usei diariamente quadriderm, mas de um ano pra cá a coisa piorou e usei inúmeros antifúngicos e nenhum resolveu o problema. Os sintomas são coceira, vermelhidão e ardor principalmente no saco escrotal. Um médico me receitou um antialérgico chamado Ebastel (Ebastina), mas não resolveu, durante este tratamento fiz um exame de sangue IGE Total que deu o resultado 35 KU/L, ou seja, normal. Isto significa que meu problema não é uma alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não existe um exame ou teste que seja capaz de mostrar com exatidão tudo que você tem ou possa ter alergia. O diagnóstico é clínico, ou seja, se baseia na avaliação feita pelo médico A partir desta avaliação, será possível definir os testes e exames mais apropriados para seu caso.Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os testes cutâneos podem sofrer influência de diversos fatores que poderão alterar o resultado. Por exemplo: uso de medicamentos, técnica inadequada, baixa idade, etc. podem negativar um teste. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora e para receber uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Exames laboratoriais são complementares e deverão ser analisados em conjunto com a história do paciente, exame físico, história familiar, etc. Por isso, não se deve analisar isoladamente o resultado da dosagem da IgE (imunoglobulina E) como base para fazer diagnóstico de alergia. O uso do Ebastel (antialérgico) pode aliviar a sensação de coceira, mas não trata a doença que originou o problema. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

qundo eu traspiro começa uma coseira muito grande que fico muito mas muito irritado ja procurei muitos espesialista naõ tive resultado sou antonio de saõ paulo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antonio: uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Publicamos um texto sobre o tema e convido que leia neste link:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/01/coceira-ou-prurido.html

Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Estou com alergia de pele aquelas bolinhas vermelhas no corpo contudo nao tomei histamina pq preciso realizar exames laboratoriais para um concurso publico...existe a possibilidade de alteração no resultado mesmo eu não ingerindo nenhum medicação antialergica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe qual o exame necessita realizar. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de sanar uma dúvida. Tenho uma filha que hoje esta com 06 anos, desde os 2 anos e meio, começou a surgir pequenas manchas vermelhas que na época o pediatra falou que era uma dermatite, essas manchas sempre estavam localizadas nas regiões internas dos braços e pernas (dobras), o medico sempre receitava algum medicamento antialergico ou a base de corticoides. Porém, a partir dos 04 anos essa dermatite piorou indo para outras regiões do corpo, como bumbum, pés, barriga,. etc. Espalhou pelo corpo todo. Nossa um horror! Fomos a vários médico durante todo este tempo. Fizemos muitos testes de alergia, porém nunca aparece um reagente alergico, todas as vezes os testes não possui resultado positivo. Teve época que tiramos tudo que ela comia que continha leite e farinha, por conta própria. Tiramos também os conservantes e embutidos. O último médico que nos encaminharam, falou que não tem como saber se é uma dermatite de contato ou atópica, que temos que vigia-lá constantemente para descobrir o que causa essa dermatite. Porém até hoje não sabemos o que ela tem realmente, evitamos o consumo de conservante, embutidos e em especial carne de porco, pois todas as vezes que consome a carne as coceiras aumentam. Hoje ela faz uso do Hixizini, as vezes continuo, as vezes de duas a três vezes na semana. Este foi o último medicamento receitado para ela, usa também a pomada furoato de mometasona, quando as feridas estão muito abertas e sangrando. A minha dúvida é: será que isso que minha filha tem irá sarar um dia, existe algum teste que possa ser feito para saber realmente o leva o seu organismo a reagir provocando feridas ou leves vermelhidões na pele? Gostaria muito de poder sanar minhas dúvidas, pois não tem angustia maior que ver um filho sofrer e não poder fazer nada nas horas de crise....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem sempre é fácil diagnosticar com precisão uma alergia, em especial nas crianças pequenas, que possuem uma imunidade ainda imatura. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para opinar sobre o caso de sua filha pela internet. Procuramos orientar sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento, mas não é possível afirmar se sua filha irá sarar ou indicar um teste, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Mariana disse...

Olá, tenho 16 anos e a dois dias apresentei ter algum tipo de alergia, acordei na manhã de domingo com manchas na testa e fui observando que também tinha na nuca, atrás da orelha, cotovelos e joelhos, mostrei para meus país e decidiram me levar ao médico na hora, quando chegamos o médico não pediu nenhum exame, só me deu um fenergam e me mandou pra casa, momentaneamente melhorou a coceira, mas no dia seguinte acordei digamos 4 vezes pior, com manchas coçando espalhadas pelo corpo todo literalmente, retornei ao médico desta vez pedindo um hemograma e deu uma pequena alteração no leucócitos, tomei um remédio assim que cheguei no hospital que não fez nenhum efeito, então pedi mais um medicamento ao médico, então ele mudou e deu com soro e fomos percebendo que não coçava mais e as manchas do rosto sumiram e as do corpo diminuíram significamente, mas agora ao anoitecer as manchas estão voltando e coçando novamente, já não sei mais o que fazer, vocês poder me dar alguma orientação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Mariana, boa tarde. Procure um especialista. Pelo que você descreve, está fazendo um quadro de urticaria, que só apresentará melhora após tratar a causa. Obrigado pela visita.

LS2 Decorações de Festa Clean disse...

Boa noite!

Comecei com reação alérgica há um ano fui no dermato, fiz teste de contato e deu 100% negativo, continuei tendo reação alérgica de algo que eu como, fui novamente na dermato e a mesma me encaminhou para a alergista, a mesma me solicitou um exame de sangue e segundo ela não deu alergia de nada, mesmo assim estou tendo que tomar regularmente antialérgico e predsona, quando os sintomas desaparecem fico no máximo 10 dias sem nenhuma reação e quando como algum alimento que ainda não descobri qual é começo a ficar bem vermelha, com o corpo quente, queimando como se tivesse tomado muito sol, já tive caso de ter bolhas dágua e ter que tornar injeção de choca anafilático pra amenizar.
Me falaram que como os testes deram negativo que o ideal seria eu fazer um exame de intolerância alimentar. Isso é o mais adequado a fazer ou teria algum outro teste?

Érica Sinigalha

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Érica: bom dia Não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso baseado apenas nos dados enviados. Contudo, vale lembrar que nem toda reação de coceira é causada por alergia e nem sempre alimentos são a causa do problema. Por isso, testes e exames podem ser negativos. Existem poucos testes específicos para avaliação de intolerância alimentar. O diagnóstico se baseia na análise clínica criteriosa feita pelo especialista. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa Tarde
Tenho liquen plano na boca e essa doença foi constatada ja tem 2 anos, sempre fui uma pessoa alérgica tomei medicamentos como polaramine e celestamine. É possível o liquen plano está associado a alergias que tive minha vida toda ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O líquen plano da mucosa oral é afecção relativamente comum, que pode aparecer isolado ou associado ao líquen plano cutâneo. Tende a ser crônico, recidivante, causando incômodo à pessoa. A sua causa até hoje permanece desconhecida. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Meu marido tem uma alergia q ninguém descobriu ainda, começa com umas coceiras e depois se transforma e ficam umas bolinhas avermelhadas na pele!! Aparece mas a noite, e as vezes da febre
Vc poderia mim ajudar ficarei muito grata ah vcs pgv

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa dos sintomas do seu esposo sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu esposo e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Claudinei Gomes da Silva disse...

Ola boa noite sou Claudinei Gomes, sou de Recife - PE! Fiz testes alérgicos quando tinha 16 anos e acusou alergia a: neomicina, procaína, benzocaína, ácido benzoico, café e coentro. Nunca deixei de tomar café e nem de comer coentro até porque aqui no Nordeste toda a comida leva coentro. Só que agora aos 40 anos estou tendo reações que nunca tive tipo: úvula palatina inchada, labios e olhos inchados, voltei a fazer exames aqueles que furam os dois braços e um q coloca adesivos nas costas e ficam por 48 hs e por incrível que pareça só acusou ácaros, baratas e duas novas substâncias porém bem leve segundo a médica. Ontem comi uma mortadela daquelas grandes e temperadas aqui no nordeste chamamos de Bolonha e começou um formigamento na boca onde inchou os labios e olhos.Pergunto, seria possível eu não ter mais alergia à aquelas substâncias e alimentos que citei logo no inicio, já que no exame atual que fiz não acusou.E qual exame de sangue faço para saber realmente a quais medicamentos e alimentos realmente sou alérgico.? Já estou ficando com medo das reações cada vez pior.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudinei: não há um exame ou teste decisivo para o diagnóstico de alergias alimentares. O diagnóstico se baseia na avaliação clínica feita pelo médico. Exames serão solicitados de acordo com a suspeita clínica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, boa tarde ,
Sou do sexo feminino e tenho 19 anos .
Segunda-feira 04/04 , acordei com as pernas , os dois lados das costas, braços, rosto e barriga cheios de manchinhas vermelhas e coçando na parte das coxas e braços. Fui no médico e me receitou uma pomada e dois remédios e disse que se n melhorasse era pra mim ir no pronto-socorro tomar uma injeção na veia ( não me lembro o nome , tem algo haver com ben ... alguma coisa ) . Até ai tudo bem, ontem tomei todos os remédios no horário e passei a pomada , melhorou um pouco, só que hoje ao levantar meus braços, pernas e barriga estavam novamente vermelhos ); Estou desesperada , pois não sei o que pode ser ! Achei que tinha sido um carne que tinha comido no sábado ... mas acho q n é ! Tenho uma shitzu a 1 ano e 6 meses e nunca tinha tido esse sintomas . Poderia ser por causa da cachorrinha ? Devo procurar um especialista ? O que eu faço ? D:
Desde já , obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não é possível afirmar a causa (se foi um alimento ou se foi o contato com sua cachorrinha) sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Erica Neri disse...

Oi boa noite

Minha filha quando tomo a vacina pela primeira vez ficou com a pele vermelha, a garganta fico enchada, febre, desde então não dei mais nenhuma vacina nela pq eu estava com medo e ainda estou,..
Eu sei que e sintomas da alergia, mais quero sabe se eu posso dar a vacina na minha filha?
E se eu der e minha filha voltar a ter essa alergia ela corre que tipo de risco?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Erica: não há como esclarecer sua dúvida sem saber qual é e a formulação da vacina que refere.Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

Unknown disse...

oi sou Jaqueline e moro em osorio rio grande do sul.estou com um problema de alergia no corpo ,sinto coceira diariamente,minha pele fica avermelhada cheias de vergões, a coceira è como um monte de espinhos espinhando o corpo e ai vem os vergões ,sera que podem me ajudar?

Anônimo disse...

olá tenho 26 anos e tenho tido umas reações alérgicas que não sei porque são causadas minhas mãos e pés incham e coçam muito o estranho que é só nessa região o restante do corpo não ..... qual exame posso fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jaqueline: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo, mas é preciso examinar para comprovar. Sugiro que procure um(a) alergista em sua cidade para orientá-la de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo para poder solicitar exames é fazer o diagnóstico através da avaliação de sua história clínica de forma criteriosa. É preciso também examinar suas mãos e pés pessoalmente. Por isso, antes de começar a fazer exames, é recomendado que procure um(a) alergista ou um(a) dermatologista em sua cidade. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Bom dia, meu filho tem 6 anos e em Moçambique onde vivo exactamente nao fazem nenhum teste alergico pois nao ha condiçoes hospitalares. Nas 1as crises receitaram o salbutamol xarope 5ml em cada 8horas e prenidosolona 3 comp diarios depois passoou a tomar Benylin codeina tambem 5ml e passou bem por uma semana mas ja agora mesmo injectando so resolve por umas horas como caso de ontem. Agora medicaram 4 prenidosolona diarios em intervalos de 6horas e 1 aminofilina de 100mg a cada 8horas. Esyou desesperado pk mesmo tomando medicaçao ele vai tossindo fortemente e reclamando de dor de garganta.

Allan leite disse...

Em média quanto custa para realizar um exame de sangue para quem tem rinite alérgica ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Allan: escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com e informe o nome do exame que deseja saber. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse na criança pode ter causas variadas Xaropes e outros medicamentos podem aliviar, mas não resolverão o problema se a causa da tosse não for detectada e tratada. Os medicamentos que cita em seu relato tem indicação para crises. Mesmo que não seja possível fazer testes, o seu filho precisa uma avaliação clínica para pesquisa da origem de sua tosse. Na ausência de um(a) alergista, o(a) médico(a) pediatra é indicado(a) para esta orientação. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

t3 e t4 são tipos de testes de alergia? preciso dessa resposta urgente...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

T3 e T4 são formônios tireodeanos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Aline carrafa disse...

Olá, sou alérgica a ácaros, poeira, mudança de clima, tenho bronquite e quero adotar um gato. Tem algum exame em laboratórios que eu possa fazer para saber se sou alérgica a Glicoproteina Fell d 1 (presente na saliva dos gatos), se sim qual seria? ou somente em consulta com um alergista?

Anônimo disse...

fui ao dermatologista,pois minha pele coça muito,fica pinicando parecendo que tem várias formigas mordendo ao mesmo tempo,além da pele que vai se degradando devido a coceira. Qual exame específico ,devo fazer pra descobrir o que provoca esta alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: é melhor procurar um(a) alergista. Na realidade, o seu questionamento não é esclarecido apenas com o teste. Vários fatores influenciam na alergia aos gatos. Por exemplo, uma pessoa não tem alergia aos felinos, mas tem grande alergia aos ácaros. Neste caso, poderá com o passar do tempo agravar os sintomas,uma vez que a presença do animal serve como alimento e aumenta a presença de ácaros em sua casa. Por isso, o melhor mesmo é conversar pessoalmente com seu alergista antes de adotar o gatinho. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O diagnóstico de uma coceira não se baseia em testes. A coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Isabela dos Santos São Leão disse...

Gostaria de receber uma copia Isabela.saoleao@gmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isabela Boa noite A cópia em PDF solicitada foi enviada para seu e-mail.

Dani disse...

Bom dia. Estou há 2 meses com manchas vermelhas na pele que coçam muito. Fiz vários testes de sangue, dentre eles para os vários tipos de ácaro, para leite, cacau, trigo, glúten, barata, pelo de cão, vários outros e todos deram negativo. Desconfiei de sabão, mas quando pego no sabão (qualquer tipo que seja) minha mão fica normal. As manchas começaram na perna e agora estão no tronco e braços. Outra possibilidade seria cafeína, já que tomo muito café, porém parei de tomar café e as manchas não melhoraram. Existe teste para determinar alergia específica a sabão e café?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dani Boa noite. Com relação ao sabão e ao café, pode-se pesquisar a dermatite com o teste de contato. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Fiz um teste de alergia e o resultado deu 10 x 10 para Ácaros. Gostaria de saber se esse valor é muito alto? Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O teste indica que você tem alergia a ácaros. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Fiz uma cirurgia de vasectomia com anestesia local. Me foi ministrado nimesulida 2xdia durante 5 dias. No dia seguinte começou a aparecer algumas manchas avermelhadas pelo meu corpo, pescoço, axilas e virilhas. Fui a emergência e me ministraram fenergam injetável e predsin por 10 dias e pediram para eu suspender a nimesulida. As manchas se dissiparam, porem 2 dias depois voltaram a aparecer. Fui ao dermatologista que me indicou ebastel, também, por 10 dias. Não senti melhora significativa e fui ao alergologista que fez alguns testes respiratórios e concluiu que era de fundo emocional. Contrai um resfriado e tomei xarope e alguns chás caseiros. No dia seguinte as manchas retornaram com maior intensidade. A cicatriz da cirurgia, depois de 14 dias ainda não sarou e nao quero usar nenhum medicamento por medo de estar com intoxicação medicamentosa.

mayara lopes disse...

Ola,meu filho de tres anos desencadeou uma tosse noturna. Ja tem mais de vinte dias..estou atras de medico para ao menos examinar o pulmao dele mais o lugar q moro os recursos na saude e baixo. Antes disso o clinico geral receitou uma penca de antialergicos alegando q a tosse q ele esta e alergica. Dei as medicaçoes corretamente ele ficou bem somente uns sete dias e voltou tudo de novo...voltei a dar as medicaçoes so q nao estao fazendo mais efeito. E nem adianta voltar com o clinico ele inciste em.receitar as mesmas medicaçoes, mesmo eu dizendo q nao ta dando mais efeito...o q faço? Estou preocupada demais,nai sei o q mais dar pra ao menos aliviar essa tosse, para q ele possa dormir bem...

Paloma Saúde e Vida disse...

Meu filho tem oito anos,ele teve febre por causa de uma crise de garganta dei um o generico de nalvagina liquida a ele,e ele teve uma reaçao alergica ficou com os olhos inchados gostaria que tipo de exame de sangue posso fazer para detectar a alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato da reação alérgica ter se iniciado após a cirurgia, faz pensar que a causa seja medicamentosa, uma vez que no pós operatório e comum o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. É recomendado que procure um(a) médico(a) especialista em Alergia para que você receba uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mayara: o primeiro passo para tratar a tosse é definir sua causa. Xaropes e remédios não serão capazes de aliviar a tosse se a causa não for detectada e tratada. Aconselho que leve seu filho a um especialista Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paloma: o diagnóstico da reação alérgica à dipirona (novalgina)não se baseia em testes ou em exames. Aconselho que leve seu filho a um(a) médico(a) especialista em Alergia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Lua Alexandre disse...

Olá, tenho 15 anos e gostaria de saber... Ultimamente [nos últimos meses] meu nariz e meu céu da boca coçam muito, meus olhos lacrimejam, meu nariz acaba entupindo e começa a escorrer, e assim eu começo a espirrar. Eu estou com rinite?

Anônimo disse...

Ola,sempre quando choro meu rosto fica com manchas vermelhas mesmo depois de parar de chorar as manchas demoram a sair o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lua: o seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar a causa das manchas que descreve em seu rosto após chorar, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Elisângela estou tomando remédio que o médico passou mais meu rosto continua corçando ardendo e ficando vermelho... por favor qual tipo de exame tenho que fazer para Identificar essa alergia que não some já cansei que gastar e não ver resultado por favor meu e-mail e-s-s2015@bol. Com.br

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elisângela: sinto muito, mas não é possível afirmar qual o exame ou teste está indicado para seu caso sem examinar seu rosto. Contamos com sua compreensão e nos colocamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Não sou do Rio de Janeiro sou da Bahia Salvador. Muito obrigado.

Anônimo disse...


Bom dia, tenho uma alergia nos pés desde que tenho 3 anos, e já tinha me acostumado com ela, porém ela começou a passar para as pernas.
Fui em uma alergista, fiz os testes e descobri que tenho alergia a Bicromato de Potássio, Cloreto de Cobalto e Sulfato de Níquel.
Ela me passou um sabonete, hidratante e pomada, e mandou eu trocar tudo que tivesse essas substâncias, inclusive deixar de comer.
Já fui na nutricionista e já tenho a lista de alimentos, o grande problema sao os produtos, como conseguir decifrar os rótulos? Já sei alguns nomes comerciais, mas não todos e estou ficando enlouquecida! Vocês possuem alguma lista para ajudar os alérgicos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elisângela: Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Salvador, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não temos um banco de dados ou mesmo uma lista conforme solicita. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Mariângela Barty disse...

Olá

Tenho uma filha de três anos e peço auxilio.
Teve uma reação alérgica com dois anos(urticária e inchaço), dez nove dias após uso de amoxicilina. No pronto atendimento disseram não ser da medicação.
Aos três anos teve no pescoço umas feridas que saíam um líquido (onde saía o líquido virava ferida), saiu também uma bolha enorme no dedo. Agora está começando de novo pelo pescoço, pelo jeito vai sair no rosto , perto dos olhos e nariz. O pediatra pediu para cuidar a alimentação. Me ajudem. Dêem alguma opinião,não sei o que fazer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariângela: Bom dia. Sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, a minha recomendação é que leve sua filha a um(a) especialista em Alergia, para que possa ser avaliada pessoalmente. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe está ao seu dispor. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Minha filha fez um teste de alergia mais não estou entendendo direito pode me ajudar? Ela tem alergia a D.pteronyssinus,D.farinae,B.tropicalis,fungos de ar, epitélio de gato e de cães e um CN +/- que é minha maior dúvida!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em geral, esta abreviatura é utilizada para o teste de controle, sendo controle positivo com histamina e controle negativo com solução salina. Sugiro que converse com o(a) médico(a) de sua filha e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oie. Meu filho tem 2 anos e 3 mesese.
E já faz uns três dias que ele está com alergia. Umas feridas na pele e da muita coceira. Já não sei o que usar nele mais . Ele está tomando o xarope Alegra infantil e não está tendo resultado algum. E tô passando do pomada. Com o desespero de vê-lo se coçar tanto, até comprei o talco mentolado.
Mais nada está dando resultado.
O que posso fazer???

Rafael disse...

Boa tarde. Tenho 30 anos, e tenho alergia nas mãos, uma especie de dermatite. Primeiro procurei uma dermatologista e ela me recomendou uma teste de contato. Procurei também um alergologista, expliquei meu caso, ele me disse pra fazer um exame, me indicou uma médica que faz o teste, mas não passou o tipo de exame pra eu passar pra ela. Qual seria esse exame? Seria o teste de contato também?? Obrigado.

Sérgio Martins disse...

Bom dia... Minha filha precisa fazer um exame para descobrir o tipo de alergia respiratória que ela tem. Porém, tenho feito pesquisas na Internet e não encontro nenhuma matéria a respeito do exame solicitado e além disto, o convênio disse que não tem cobertura para este tipo de exame. O nome do exame é PX 10. Alguém pode me auxiliar com algum esclarecimento?

juju junglette disse...

Tenho alergia severa à acaros, deu muito alto. Meu igE é de >2500, eu espirro toda hora, nariz escorrendo, falta de ar, pressão nos seios paranasais, tenho septo desviado, tosse, enfim, pretendo tomar a vacina antialérgica e corrigir o nariz.
Mas é perigoso o igE ser tão alto assim por muito tempo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão eagradecemos sua visita. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rafael: Boa noite. É provável que seja o teste de contato, mas não há como afirmar. Sugiro que entre em contato com o médico que solicitou o exame, para que possa ser orientado de forma adequada. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sergio: Boa noite. É possível que se refira ao teste de inalantes, usado no diagnóstico de alergias respiratórias. Mas, o melhor mesmo é entrar em contato com o(a) alergista que atendeu sua filha para que esclareça Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juju: Boa noite. O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Não é um sinal de gravidade. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o médico que está prestando assistência médica à você poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE.
Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá boa tarde, minha filha tem 2 anos e tem uns 5 meses que ela tem uma tosse que nunca se cura Já tomou vários tipos de remédios mais mesmo assim a tosse cintinua, é uma tosse seca e a médica já disse que ela é alérgica mais eu não sei de quê, gostaria de saber se esse exame na pele diagnóstica oque ela realmente é alérgica.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Crianças pequenas têm características especiais e diferentes dos adultos. Uma delas, é o fato de que sua imunidade é imatura. Por isso, testes podem ser negativos nessa faixa etária. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ola, tenho uma tosse constante, muita coceira na garganta tosse ceca, sera que pode ser alergia de alguma coisa?
Agradeço se me responder

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. A tosse pode ter causas variadas e nem sempre a alergia está envolvida. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que seja possível avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Rodrigo Kruger disse...

Fui diagnosticado através da biopsia portador de dermatite cronica espongiotica linfocitica perivascular superficial sugestiva de eczema? O que fazer? Já tomei milhões de remédios,já tomei chá das mais variadas ervas, já passei vários tipos de cremes, pomadas,antialergicos,hidratantes,e nada resolve o que fazer pelo amor de Deus? Me salve.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. Sinto muito, mas para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro e confundir, ao invés de ajudar. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Papo Fiado disse...

ola. minha esposa fez escova progressiva e deu alergia seria,de parar na emergencia. Desde entao mesmo passado um mes ela esta sensivel a td. esta com rinite, perfumes e cheiros fortes faz a garganta dela arranhar e tem vzs q fica qerendo fechar,dai ela fica com dificuldade pra falar e engolir. ela nunca teve historia de alergia antes, so bronquite. é possivel desencadear uma alergia por um produto e deppis a pessoa persistir a alergia con td pra como aconteceu con ela? outra coisa, ela foi na aleegista mas a medica n quis passar o exame pra alergia a inalantes com medo dela dar uma reacao grave devido ao ocorrido varias vzs entao passou apenas o teste d contato mesmo q ela n tenha nenhum sintoma de pele. tem outro exame q ela possa fazer pra diagnosticar os alergenos inalantes sem se arriscar?? existe outros alem desses dois?pois acho q esse teste d contato n ajudara em muita coisa

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. A alternativa para os testes cutâneos é o teste no sangue, que é isento de riscos. Trata-se da dosagem da IgE específica para inalantes (ácaros, pó, pelos de animais, fungos, entre outros). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Juliana Goulart disse...

Meu padastro tem uma descamação contínua da mão e agora está desenvolvendo rachadura nos pés. Ele já fez alguns exames de sangue e não detectou nada. Fez uma exame que não detectou fungos.Pode ser alergia? E que exame ele deveria fazer para descartar ou detectar se é alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana Bom dia O mais importante é a avaliação clínica feita pelo(a) médico(a). Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu padrasto, conduzir a investigação diagnóstica Se for o caso, poderá realizar testes e/ou exames. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá! Minha filha tem 3 anos,começou uns dias a toda madrugada ela tosse muito e as vezes chega a vomitar será q pode ser alergia?Tou amenizando com um xarope antialérgico

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse noturna pode ter causas variadas e nem sempre está relacionada com uma causa alérgica (imunológica). Por isso, é importante examinar sua filha para apontar a causa de sua tosse. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa noite, meu filho fez um tratamento de hanseníase em 2013, e logo depois começaram aparecer machas do tipo impije, ja fui em varios medicos , fez varios exames, e é apenas uma dermatite da pele. Agora elas estão piorando ñ se acalma cm as pomadas q usa, tem o bubum e a verilha completamente manchado, o quevc recomendaria para minimizar esse caso? Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Infelizmente não é possível medicar sem examinar seu filho. Avaliar pela internet pode gerar erro. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-lo e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite que tem rinite alérgica com tem pode tem conjuntivite alérgica

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. A conjuntivite é uma das complicações da rinite alérgica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro “Alergia, doença do século XXI”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

rubão Oliveira disse...

Minha filha já tem uns 3 meses que tosse sem para é vem uma baba não sei mais o que fazer ela tem renitente e sinusite ela tem 4 anos

rubão Oliveira disse...

Minha filha já tem uns 3 meses que tosse sem para é vem uma baba não sei mais o que fazer ela tem renitente e sinusite ela tem 4 anos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rubão Boa noite O primeiro passo é pesquisar e definir a causa da tosse de sua filha. Combater a causa é o melhor tratamento para a tosse. Xaropes e remédios não resolverão se a causa não for controlada, Obrigada pela visita ao Blog da Alergia.

Rosetheodoro Carvalho disse...

Eu tenho alergia nas maos ate agora nao deacobri o que me causa essa lergia pq tudo que eu mexo percebo isso gostaria de saber se tem algum tipo de exame que eu poassa tar realizando pra descubrir isso obgd aguardo resposta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosetheodoro Boa tarde. O teste de contato (patch test) pode ser útil para avaliar a causa de uma dermatite em mãos. Contudo, lembro que as lesões podem resultar de uma reação de irritação e neste caso os testes são negativos. O diagnóstico é clínico, feito pelo médico. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

graciani sc disse...

Olá..meu filho tem 3 anos faz algum tempo ele tem um inchaço vermelho abaixo dos dois olhos.e agora os olhos passaram a ficar vermelhos.levei ele num oftalmologista ele disse que nos olhos ta tudo normal porém o que eke tem é uma reação alérgica..essa reação pode está sendo causada pelo o que?já usei anti alérgicos pomadas e colirios antibióticos mas nada resolve.tem dias que parece que melhora e dias que piora.quais as hipóteses da alergia dele??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Graciani: Publicamos um texto sobre a alergia ocular. Convido que leia neste link:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/11/conjuntivite-alrgica.html
Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa tarde,gostaria de saber se quando um exame diagnostica alergia a acaro,fungos e leite,sendo que no leite deu o resultado moderado,isso quer dizer que com um tempo posso refazer o exame para ver se passou,na verdade fique na duvida se o meu filho é alérgico ou tem tolerância ao leite, outro fator que me levou a alergologista foi que os olhos do meu filho de 3 anos fica vermelho,com sensibilidade a luz,amanhece colado em fim,faço os tratamento com colírios indicados pelo os especialista e acredite resolve nos dois primeiros dias,depois volta tudo antes mesmo de ter concluído o tratamento e estou sem saber mas o que fazer,voltei ao medico ele diz que é alergia da braba e tem que continuar o tratamento,agora quando colocar o colírio que tem antibiótico resolve mas quando para volta.

Anônimo disse...

Boa noite. Há alguns anos em um pós operatório tive alergia a algum medicamento, foi tão forte que o corpo inchou e a garganta fechou, quando cheguei ao pronto socorro não conseguia mais nem engolir a saliva. Fui em uma alergista na época e recebi uma lista de medicamentos que não deveria usar, sem fazer exames já que fui informada que não teria exames para detectar alergia medicamentosa. Gostaria de saber se agora, existe algum exame para detectar este tipo de alergia, desde o ocorrido não usei mais os medicamentos da lista (que basicamente são anti inflamatórios, novalgina e relaxante muscular)?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. As duas reações são bastante diferentes:
1) A alergia às proteínas do leite de vaca é uma reação imunológica do organismo contra proteínas presentes no leite de vaca.
2) A intolerância a lactose é a incapacidade do organismo de digerir/processar o açúcar do leite.
Por isso, é muito importante diferenciar e fazer um diagnóstico correto, pois a conduta e o tratamento é bem diferente em cada caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...