Pular para o conteúdo principal

Testes alérgicos X Exames no sangue para detectar alergia


O exame de sangue para detectar alergia é tão eficaz quanto o exame feito na pele? 
 A indicação para realizar a investigação diagnóstica de alergia através do teste cutâneo ou do exame de sangue depende de vários fatores, entre os quais: a idade do paciente, o tipo de manifestação alérgica, a gravidade da doença, o agente causador, gravidade da doença, interferência de medicação concomitante, presença de doenças acometendo áreas extensas da pele e disponibilidade regional. Ambos têm boa acurácia diagnóstica quando bem diagnosticadas. 

Meu filho fez um teste alérgico na pele e o resultado foi o seguinte: positivo para Dermatophagoides farinae e pteronyssinus, Blomia tropicalis ,enfim é muito alérgico. Ao que ele tem alergia exatamente? 
Seu filho tem sensibilização a ácaros da poeira domiciliar que são os principais vilões das alergias respiratórias como a rinite e a asma. Estes seres microscópicos se alimentam de descamações de nossa pele (Dermato= pele; Phagoydes=”comedor”) e por esta razão habitam principalmente o colchão e travesseiro de seres humanos. Estes resultados são de extrema importância no auxílio de medidas de controle ambiental (contra ácaros neste caso) e para a indicação de tratamento com imunoterapia específica (vacinas para Alergia). 

Meu sobrinho tem alergia respiratória e o médico dele pediu uns exames de sangue e um deles se trata da dosagem de Imunoglobina E . O resultado deste exame foi 151UI /ml mas para a idade dele, 4 anos, o normal seria de 60 UI/ ml. Agora eu pergunto, o que poderá acontecer com esta criança? 
Níveis elevados de IgE são caracteristicamente observados em pacientes com doenças alérgicas como a asma, rinite alérgica, eczema atópico ou em pessoas com uma predisposição genética (familiar) para alergia mesmo sem doença evidente. Os resultados devem ser interpretados em conjunto com a presença de história pessoal e/ou familiar de alergia em conjunto alterações detectadas no exame físico do paciente. Assim, de posse destes dados é possível avaliar adequadamente o significado clínico deste valor de IgE. Contudo, de um modo geral valores deste nível são frequentes em crianças alérgicas. 

É verdade que existe um teste feito no sangue para verificar a qual medicamento sou alérgica? 
A investigação diagnóstica de alergia a medicamentos através de exames de sangue é limitada. Os métodos laboratoriais disponíveis só permitem a investigação de alergia a um pequeno número de medicamentos, destacando-se os seguintes: penicilina e alguns de seus derivados, insulina e suxametônio (relaxante muscular utilizado em anestesia geral). 

Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses e gostaria de saber de ela já pode fazer o teste de alergia? 
Não existe idade limite para a realização de testes alérgicos na pele. O fundamental é saber qual é a indicação para realização dos testes e interpretá-los de modo adequado. O médico especialista em alergia e imunologia clínica é o profissional mais capacitado para realizar este procedimento. 

O que é ImmunoCAP?
É um método para dosar a IgE específica contra alérgenos no sangue. que utiliza um método quantitativo enzimático não radioativo. Este exame, além de diagnosticar a presença de uma determinada sensibilização permite determinar o grau de sensibilização ao alérgeno testado. É mais sensível e específico quando comparado aos métodos mais antigos.

Leia aqui o texto que publicamos anteriormente sobre os Testes Alérgicos
Fonte: Alergia doença do século XXI - livro editado pela ASBAI RJ

Comentários

  1. Eu tenho uma alergia que eu não sei o que é exatamente se eu fizer exame de sangue eu vou saber oque é ? Agradeço a resposta ;)

    ResponderExcluir
  2. Nem toda alergia é passível de testes. O diagnóstico é feito na maioria das vezes baseado na avaliação clínica criteriosa feita pelo médico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  3. MINHA FILHA TEM 3 ANOS A PEDIATRA PASSOU UNS EXAMES PÁRA ELA DE LACTOSE DE PELO DE GATO DE FUNGOS DE CAFEINA DE CLARA DE OVO ENTRE OUTROS ESSE EXAME E FEITO ATRAVES DE TIRANDO O SANGUE ?

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, não entendi sua dúvida Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 37 anos , eu fiz uma biopsia na auréola da mama esquerda e o diagnóstico foi dermatite espongiotica crônica, eu já usei vários tipos de pomada a base de corticoide e não vejo resultado , o teste de alergia vai resolver a minha situação obrigada

    ResponderExcluir
  6. Dermatite espongiótica é um tipo de eczema, caracterizado pelo aparecimento de pequenas erupções na pele e em alguns casos com presença de bolhas. As causas são variadas. Aconselho que converse com o(a) dermatologista que acompanha seu tratamento e exponha sua dúvida. Ele a examinou e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Se for o caso, ele(ela) encaminhará a um(a) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Fiz uma cirurgia de apêndice (vídeo) pela manhã e a noite do mesmo dia, comecei a apresentar um quadro de alergia (inchaco na face). No mesmo dia, mudaram a minha medicação e me deram anti-alérgico. Mesmo ainda um pouco inchada no dia seguinte, o cirurgião me deu alta médica. No mesmo dia da alta, já em casa, o inchaço na face piorou muito e tive que tomar outro anti-alergico. O episódio de alergia (inchaço facial) foi passando ao longo de mais dois dias e seguindo com anti-alérgico. Então, pergunto:
    a)seria possível fazer a investigação (testes alérgicos) para saber qual ou quais remedio(s) sou alérgica?
    b) Se sim, quais exames seriam recomendados?
    Em tempo, o médico me deu a listagem dos remédios que tomei
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já pesquisou se não tem alergia ao látex? Fui operada em novembro de 2016 e devido ao látex das luvas e de um "garrote" para diminuir circulação na perna tive choque anafilatico!

      Excluir
  8. Sim. É possível investigar qual (ou quais) as medicações que causaram sua alergia. É importante que você solicite ao médico uma lista de todos os medicamentos usados no pré, durante e no pós operatório. Contudo, não há um exame ou teste que seja definitivo neste diagnóstico. É o raciocínio clínico do médico que será a base. para definir o quadro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora e para receber uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Gostaria de ajuda..
    Eu já tive tuberculose duas vezes, no primeiro eu não conclui o tratamento, porém, na segunda vez Graças a Deus consegui terminar,mas sinto que desde que tive a mesma, não respiro direito, fiz alguns exames alérgicos, bem como, vários raio x, e segundo os médicos só consta alguns nódulos calcificados que são cicatrizes que a doença deixou.. Em meus exames de alergias, o resultado deu alergias a poeira, ácaro,baratas, etc..bem como, rinite, sinusite(fiz rx da face tbm) ultimamente sinto muito cansaço,as vezes como se fosse asma mesmo, quando inspiro o ar sinto meu torax estalar e as vezes, sinto chiado no peito e que geralmente acompanham as crises de falta de ar. Já tive em emergências e sinto quando eles aplicam algum tipo de broncodilatador me sinto muito aliviada, porém não sei confirmar com os médicos se tenho asma, mas acho que tenho, pois os sintomas são idênticos.Estas crises são constantes.. quando faço caminhada tbm me canso com facilidade. Fiz algumas espirometrias, porém fora da crise e deu normal. Geralmente vai ser normal este exame, ou só acusa no momento da crise? Tenho uma tia que tem asma. Aguardo ajuda de vcs..

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Cansaço e falta de ar nem sempre são sintomas ocasionados por problemas pulmonares. Outros fatores podem ocasiona-la. Neste casos como o seu, deve-se realizar uma abordagem multidisciplinar, ou seja, especialidades trabalhando juntas para em primeiro lugar você ter um diagnóstico, e a partir daí, tratar os seus sintomas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  11. COMO UM MÉDICO PODE AFIRMAR QUE UM PACIENTE TEM ECZEMA , SEM AO MENOS FAZER QUALQUER TIPO DE EXAME ? , ISSO NÃO ESTA ERRADO?

    ResponderExcluir
  12. Marcio Cesar: a dermatologia utiliza alguns termos que não são comuns em outras especialidades médicas. O uso destes termos é correto pois servem para descrever as lesões cutâneas que caracterizam certas doenças. Os dermatologistas usam o termo "eczema" para um grupo de doenças inflamatórias da pele. Na verdade, existem várias doenças que podem se manifestar como eczemas. Ou seja, afirmar que é um eczema depende apenas da avaliação do médico especialista. Os exames auxiliarão para definir o tipo de doença que causa o eczema. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Oi minha filha tem 1ano completo .. desde os dois meses ela vem apresentando reaçoes graves ao tomar as vacinas .. na ultima quase veio a obito .. o pediatra suspeita de alergia a clara do ovo e pediu pra passar no alergista .. como e feitoo exame neste caso ?

    ResponderExcluir
  14. Acima de qualquer exame, o mais importante é a avaliação clínica feita pelo alergista. Só depois desta análise, será feita a hipótese diagnóstica e indicado o método mais adequado para sua filha. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Olá, bom dia.
    Tenho 24 anos e desde criança sei que tenho alergia a bijuterias e ate mesmo joias de ouro. Com isso nunca uso joias ou bijuterias desde sempre, porém a dois anos tenho uma alergia na pele que começa com uma queimação, sinto como se estivesse pegando fogo no meu corpo. Logo em seguida minha pele incha e fica avermelhada, com algumas bolinhas brancas, logo depois vem uma coceira sem fim. As vezes, depois de uma hora some todo o inchaço e coceira também.
    Meus olhos coçam e ficam avermelhados ao redor, meu rosto coça e fica vermelho e minha orelha com um leve inchaço.
    Estou desesperada pq isso está acabando com minha qualidade de vida. as vezes passo por constrangimentos, e ate me acordo no meio da noite de tanta coceira. Nao sei se procuro um dermatologista ou um alergista. Gostaria muito da opniao de vcs. Obrigada pelo texto esclarecedor e tenham um bom dia.

    ResponderExcluir
  16. eu tenho falta de ar,do tipo que parece que a respiraçao esta incompleta.fui ao médico(clinico geral)e ele disse que eu deveria talvez fazer uma investigaçao através do posto de saúde,pois nao identificou a causa,e mesmo eu pensando que é por conta do suplemento vitamínico que eu tomava,ainda assim nao tenho certeza.o que eu posso fazer para descobrir a causa?

    ResponderExcluir
  17. Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como você é portadora de uma doença de origem alérgica, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Fabiana: não há um teste ou exame que defina a causa de sua falta de ar ou que afirme se pode ser ocasionada pela medicação citada em seu relato. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia pois avaliará seus dados clínicos, a examinará e assim poderá definir o diagnóstico para seu caso Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Oi Boa Tarde,
    Faz quase um ano que tenho inchaços em um lado do rosto,que incha bochecha,abaixo dos olhos e abaixo da Sobrancelha,pode ser algum tipo de alergia?Passei com todos os tipos de especialistas,nenhum sabe me dizer o que é,por ser apenas de um lado,todos os Médicos acham estranho.
    Atte Joyce.

    ResponderExcluir
  20. Joyce: compreendo sua preocupação, mas não é possível afirmar a causa do edema (inchação) que descreve em seu relato sem uma análise criteriosa e pessoalmente. Estamos ao dispor para prestar esclarecimentos após consulta realizada pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    gostaria de saber que tipo de exame posso fazer para saber se sou alérgica a algum tipo de medicamento, pois tomei Diclofenaco, Dipirona, Dorflex e o Adivil, e constatei que meus olhos incharam muito, precisamente nas palpebradas parecendo que estou com areia nos olhos.
    Desde já agradeço, aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  22. O diagnóstico da alergia a medicamentos não se baseia em exames ou testes. É importante que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostaria de saber se existe um exame que decteta vários tipos de alergias e como é o nome do exame que decteta alergia alimentar

    ResponderExcluir
  24. Existem diversos tipos de exames e testes para se detectar a alergia. A indicação e o tipo dependem da suspeita clínica, ou seja, varia em cada paciente. Para avaliar a alergia alimentar é possível realizar testes na pele e no sangue (dosagem da IgE específica) Mas, vale ressaltar que nem sempre os testes estão indicados. Cada pessoa deve ser analisada pelo(a) especialista em Alergia antes de realizar testes. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  25. OS RESULTADOS DOS TESTES DE ALERGIA QUE FIZ NOS EXAMES DE SANGUE NA MINHA FILHA DE 5 ANOS:Ige D1 100.00kual,ige D269,20kual,ige D201 60,40kual,imunoglobinaE-ige 835,0UIml,Ige painel HX2 52,70kual.QUERO SABER SE ISSO E PERIGOSO.ANGELA S.

    ResponderExcluir
  26. Angela: O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o médico que está prestando assistência médica à sua filha poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE. Contudo, gostaria de tranqüilizá-la, informando que valores deste nível são freqüentes em crianças alérgicas. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. olá,meu filho tem três anos, desde que que nasceu o nariz tranca,o otorrino disse que era alergia e encaminhou para uma especialista, lá ele fez o teste da picadinha e não deu nada, pedi o exame de sangue e pra maioria deu positivo.é normal os resultados darem alterados?

    ResponderExcluir
  28. Tenho 21 anos e desde criança sei possuir diversas alergias, como à poeira e ácaros. Aos 13/14 anos tive uma crise de urticária aguda, segundo a médica que me atendeu provavelmente em razão de chocolate, morango, uva e castanhas em geral. Certo tempo depois tive descamações nas mãos quando entrava em contato com produtos de limpeza, como detergentes e sabão em pó. Neste último ano sofri com laringite alérgica e nos últimos dias, em que o calor foi intenso, surgiram pequenas bolinhas em minhas maos. Existe algum exame o qual eu consiga descobrir a tudo que sou alérgica? Aguardo.

    ResponderExcluir
  29. Tenho 36 anos sou do sexo masculino. Já faz uns dez anos que tenho um problema nas partes íntimas de coceira, durante uns 9 anos usei diariamente quadriderm, mas de um ano pra cá a coisa piorou e usei inúmeros antifúngicos e nenhum resolveu o problema. Os sintomas são coceira, vermelhidão e ardor principalmente no saco escrotal. Um médico me receitou um antialérgico chamado Ebastel (Ebastina), mas não resolveu, durante este tratamento fiz um exame de sangue IGE Total que deu o resultado 35 KU/L, ou seja, normal. Isto significa que meu problema não é uma alergia?

    ResponderExcluir
  30. Não existe um exame ou teste que seja capaz de mostrar com exatidão tudo que você tem ou possa ter alergia. O diagnóstico é clínico, ou seja, se baseia na avaliação feita pelo médico A partir desta avaliação, será possível definir os testes e exames mais apropriados para seu caso.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Os testes cutâneos podem sofrer influência de diversos fatores que poderão alterar o resultado. Por exemplo: uso de medicamentos, técnica inadequada, baixa idade, etc. podem negativar um teste. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora e para receber uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de receber uma copia Isabela.saoleao@gmail.com

      Excluir
  32. Exames laboratoriais são complementares e deverão ser analisados em conjunto com a história do paciente, exame físico, história familiar, etc. Por isso, não se deve analisar isoladamente o resultado da dosagem da IgE (imunoglobulina E) como base para fazer diagnóstico de alergia. O uso do Ebastel (antialérgico) pode aliviar a sensação de coceira, mas não trata a doença que originou o problema. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  33. Anônimo9/1/16 13:26

    qundo eu traspiro começa uma coseira muito grande que fico muito mas muito irritado ja procurei muitos espesialista naõ tive resultado sou antonio de saõ paulo

    ResponderExcluir
  34. Antonio: uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Publicamos um texto sobre o tema e convido que leia neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/01/coceira-ou-prurido.html

    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Estou com alergia de pele aquelas bolinhas vermelhas no corpo contudo nao tomei histamina pq preciso realizar exames laboratoriais para um concurso publico...existe a possibilidade de alteração no resultado mesmo eu não ingerindo nenhum medicação antialergica?

    ResponderExcluir
  36. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe qual o exame necessita realizar. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostaria de sanar uma dúvida. Tenho uma filha que hoje esta com 06 anos, desde os 2 anos e meio, começou a surgir pequenas manchas vermelhas que na época o pediatra falou que era uma dermatite, essas manchas sempre estavam localizadas nas regiões internas dos braços e pernas (dobras), o medico sempre receitava algum medicamento antialergico ou a base de corticoides. Porém, a partir dos 04 anos essa dermatite piorou indo para outras regiões do corpo, como bumbum, pés, barriga,. etc. Espalhou pelo corpo todo. Nossa um horror! Fomos a vários médico durante todo este tempo. Fizemos muitos testes de alergia, porém nunca aparece um reagente alergico, todas as vezes os testes não possui resultado positivo. Teve época que tiramos tudo que ela comia que continha leite e farinha, por conta própria. Tiramos também os conservantes e embutidos. O último médico que nos encaminharam, falou que não tem como saber se é uma dermatite de contato ou atópica, que temos que vigia-lá constantemente para descobrir o que causa essa dermatite. Porém até hoje não sabemos o que ela tem realmente, evitamos o consumo de conservante, embutidos e em especial carne de porco, pois todas as vezes que consome a carne as coceiras aumentam. Hoje ela faz uso do Hixizini, as vezes continuo, as vezes de duas a três vezes na semana. Este foi o último medicamento receitado para ela, usa também a pomada furoato de mometasona, quando as feridas estão muito abertas e sangrando. A minha dúvida é: será que isso que minha filha tem irá sarar um dia, existe algum teste que possa ser feito para saber realmente o leva o seu organismo a reagir provocando feridas ou leves vermelhidões na pele? Gostaria muito de poder sanar minhas dúvidas, pois não tem angustia maior que ver um filho sofrer e não poder fazer nada nas horas de crise....

    ResponderExcluir
  38. Nem sempre é fácil diagnosticar com precisão uma alergia, em especial nas crianças pequenas, que possuem uma imunidade ainda imatura. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para opinar sobre o caso de sua filha pela internet. Procuramos orientar sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento, mas não é possível afirmar se sua filha irá sarar ou indicar um teste, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Olá, tenho 16 anos e a dois dias apresentei ter algum tipo de alergia, acordei na manhã de domingo com manchas na testa e fui observando que também tinha na nuca, atrás da orelha, cotovelos e joelhos, mostrei para meus país e decidiram me levar ao médico na hora, quando chegamos o médico não pediu nenhum exame, só me deu um fenergam e me mandou pra casa, momentaneamente melhorou a coceira, mas no dia seguinte acordei digamos 4 vezes pior, com manchas coçando espalhadas pelo corpo todo literalmente, retornei ao médico desta vez pedindo um hemograma e deu uma pequena alteração no leucócitos, tomei um remédio assim que cheguei no hospital que não fez nenhum efeito, então pedi mais um medicamento ao médico, então ele mudou e deu com soro e fomos percebendo que não coçava mais e as manchas do rosto sumiram e as do corpo diminuíram significamente, mas agora ao anoitecer as manchas estão voltando e coçando novamente, já não sei mais o que fazer, vocês poder me dar alguma orientação?

    ResponderExcluir
  40. Olá Mariana, boa tarde. Procure um especialista. Pelo que você descreve, está fazendo um quadro de urticaria, que só apresentará melhora após tratar a causa. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite!

    Comecei com reação alérgica há um ano fui no dermato, fiz teste de contato e deu 100% negativo, continuei tendo reação alérgica de algo que eu como, fui novamente na dermato e a mesma me encaminhou para a alergista, a mesma me solicitou um exame de sangue e segundo ela não deu alergia de nada, mesmo assim estou tendo que tomar regularmente antialérgico e predsona, quando os sintomas desaparecem fico no máximo 10 dias sem nenhuma reação e quando como algum alimento que ainda não descobri qual é começo a ficar bem vermelha, com o corpo quente, queimando como se tivesse tomado muito sol, já tive caso de ter bolhas dágua e ter que tornar injeção de choca anafilático pra amenizar.
    Me falaram que como os testes deram negativo que o ideal seria eu fazer um exame de intolerância alimentar. Isso é o mais adequado a fazer ou teria algum outro teste?

    Érica Sinigalha

    ResponderExcluir
  42. Érica: bom dia Não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso baseado apenas nos dados enviados. Contudo, vale lembrar que nem toda reação de coceira é causada por alergia e nem sempre alimentos são a causa do problema. Por isso, testes e exames podem ser negativos. Existem poucos testes específicos para avaliação de intolerância alimentar. O diagnóstico se baseia na análise clínica criteriosa feita pelo especialista. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Boa Tarde
    Tenho liquen plano na boca e essa doença foi constatada ja tem 2 anos, sempre fui uma pessoa alérgica tomei medicamentos como polaramine e celestamine. É possível o liquen plano está associado a alergias que tive minha vida toda ?

    ResponderExcluir
  44. O líquen plano da mucosa oral é afecção relativamente comum, que pode aparecer isolado ou associado ao líquen plano cutâneo. Tende a ser crônico, recidivante, causando incômodo à pessoa. A sua causa até hoje permanece desconhecida. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Meu marido tem uma alergia q ninguém descobriu ainda, começa com umas coceiras e depois se transforma e ficam umas bolinhas avermelhadas na pele!! Aparece mas a noite, e as vezes da febre
    Vc poderia mim ajudar ficarei muito grata ah vcs pgv

    ResponderExcluir
  46. Não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa dos sintomas do seu esposo sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu esposo e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  47. Ola boa noite sou Claudinei Gomes, sou de Recife - PE! Fiz testes alérgicos quando tinha 16 anos e acusou alergia a: neomicina, procaína, benzocaína, ácido benzoico, café e coentro. Nunca deixei de tomar café e nem de comer coentro até porque aqui no Nordeste toda a comida leva coentro. Só que agora aos 40 anos estou tendo reações que nunca tive tipo: úvula palatina inchada, labios e olhos inchados, voltei a fazer exames aqueles que furam os dois braços e um q coloca adesivos nas costas e ficam por 48 hs e por incrível que pareça só acusou ácaros, baratas e duas novas substâncias porém bem leve segundo a médica. Ontem comi uma mortadela daquelas grandes e temperadas aqui no nordeste chamamos de Bolonha e começou um formigamento na boca onde inchou os labios e olhos.Pergunto, seria possível eu não ter mais alergia à aquelas substâncias e alimentos que citei logo no inicio, já que no exame atual que fiz não acusou.E qual exame de sangue faço para saber realmente a quais medicamentos e alimentos realmente sou alérgico.? Já estou ficando com medo das reações cada vez pior.

    ResponderExcluir
  48. Claudinei: não há um exame ou teste decisivo para o diagnóstico de alergias alimentares. O diagnóstico se baseia na avaliação clínica feita pelo médico. Exames serão solicitados de acordo com a suspeita clínica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo7/4/16 12:43

    Olá, boa tarde ,
    Sou do sexo feminino e tenho 19 anos .
    Segunda-feira 04/04 , acordei com as pernas , os dois lados das costas, braços, rosto e barriga cheios de manchinhas vermelhas e coçando na parte das coxas e braços. Fui no médico e me receitou uma pomada e dois remédios e disse que se n melhorasse era pra mim ir no pronto-socorro tomar uma injeção na veia ( não me lembro o nome , tem algo haver com ben ... alguma coisa ) . Até ai tudo bem, ontem tomei todos os remédios no horário e passei a pomada , melhorou um pouco, só que hoje ao levantar meus braços, pernas e barriga estavam novamente vermelhos ); Estou desesperada , pois não sei o que pode ser ! Achei que tinha sido um carne que tinha comido no sábado ... mas acho q n é ! Tenho uma shitzu a 1 ano e 6 meses e nunca tinha tido esse sintomas . Poderia ser por causa da cachorrinha ? Devo procurar um especialista ? O que eu faço ? D:
    Desde já , obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não é possível afirmar a causa (se foi um alimento ou se foi o contato com sua cachorrinha) sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  51. Oi boa noite

    Minha filha quando tomo a vacina pela primeira vez ficou com a pele vermelha, a garganta fico enchada, febre, desde então não dei mais nenhuma vacina nela pq eu estava com medo e ainda estou,..
    Eu sei que e sintomas da alergia, mais quero sabe se eu posso dar a vacina na minha filha?
    E se eu der e minha filha voltar a ter essa alergia ela corre que tipo de risco?

    ResponderExcluir
  52. Erica: não há como esclarecer sua dúvida sem saber qual é e a formulação da vacina que refere.Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. oi sou Jaqueline e moro em osorio rio grande do sul.estou com um problema de alergia no corpo ,sinto coceira diariamente,minha pele fica avermelhada cheias de vergões, a coceira è como um monte de espinhos espinhando o corpo e ai vem os vergões ,sera que podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  54. olá tenho 26 anos e tenho tido umas reações alérgicas que não sei porque são causadas minhas mãos e pés incham e coçam muito o estranho que é só nessa região o restante do corpo não ..... qual exame posso fazer?

    ResponderExcluir
  55. Jaqueline: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo, mas é preciso examinar para comprovar. Sugiro que procure um(a) alergista em sua cidade para orientá-la de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. O primeiro passo para poder solicitar exames é fazer o diagnóstico através da avaliação de sua história clínica de forma criteriosa. É preciso também examinar suas mãos e pés pessoalmente. Por isso, antes de começar a fazer exames, é recomendado que procure um(a) alergista ou um(a) dermatologista em sua cidade. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia, meu filho tem 6 anos e em Moçambique onde vivo exactamente nao fazem nenhum teste alergico pois nao ha condiçoes hospitalares. Nas 1as crises receitaram o salbutamol xarope 5ml em cada 8horas e prenidosolona 3 comp diarios depois passoou a tomar Benylin codeina tambem 5ml e passou bem por uma semana mas ja agora mesmo injectando so resolve por umas horas como caso de ontem. Agora medicaram 4 prenidosolona diarios em intervalos de 6horas e 1 aminofilina de 100mg a cada 8horas. Esyou desesperado pk mesmo tomando medicaçao ele vai tossindo fortemente e reclamando de dor de garganta.

    ResponderExcluir
  58. Em média quanto custa para realizar um exame de sangue para quem tem rinite alérgica ?

    ResponderExcluir
  59. Allan: escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com e informe o nome do exame que deseja saber. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. A tosse na criança pode ter causas variadas Xaropes e outros medicamentos podem aliviar, mas não resolverão o problema se a causa da tosse não for detectada e tratada. Os medicamentos que cita em seu relato tem indicação para crises. Mesmo que não seja possível fazer testes, o seu filho precisa uma avaliação clínica para pesquisa da origem de sua tosse. Na ausência de um(a) alergista, o(a) médico(a) pediatra é indicado(a) para esta orientação. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. t3 e t4 são tipos de testes de alergia? preciso dessa resposta urgente...

    ResponderExcluir
  62. T3 e T4 são formônios tireodeanos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Olá, sou alérgica a ácaros, poeira, mudança de clima, tenho bronquite e quero adotar um gato. Tem algum exame em laboratórios que eu possa fazer para saber se sou alérgica a Glicoproteina Fell d 1 (presente na saliva dos gatos), se sim qual seria? ou somente em consulta com um alergista?

    ResponderExcluir
  64. Anônimo4/5/16 21:18

    fui ao dermatologista,pois minha pele coça muito,fica pinicando parecendo que tem várias formigas mordendo ao mesmo tempo,além da pele que vai se degradando devido a coceira. Qual exame específico ,devo fazer pra descobrir o que provoca esta alergia?

    ResponderExcluir
  65. Aline: é melhor procurar um(a) alergista. Na realidade, o seu questionamento não é esclarecido apenas com o teste. Vários fatores influenciam na alergia aos gatos. Por exemplo, uma pessoa não tem alergia aos felinos, mas tem grande alergia aos ácaros. Neste caso, poderá com o passar do tempo agravar os sintomas,uma vez que a presença do animal serve como alimento e aumenta a presença de ácaros em sua casa. Por isso, o melhor mesmo é conversar pessoalmente com seu alergista antes de adotar o gatinho. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. O diagnóstico de uma coceira não se baseia em testes. A coceira é um sintoma que pode acompanhar várias doenças e nem sempre tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Isabela Boa noite A cópia em PDF solicitada foi enviada para seu e-mail.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia. Estou há 2 meses com manchas vermelhas na pele que coçam muito. Fiz vários testes de sangue, dentre eles para os vários tipos de ácaro, para leite, cacau, trigo, glúten, barata, pelo de cão, vários outros e todos deram negativo. Desconfiei de sabão, mas quando pego no sabão (qualquer tipo que seja) minha mão fica normal. As manchas começaram na perna e agora estão no tronco e braços. Outra possibilidade seria cafeína, já que tomo muito café, porém parei de tomar café e as manchas não melhoraram. Existe teste para determinar alergia específica a sabão e café?

    ResponderExcluir
  69. Dani Boa noite. Com relação ao sabão e ao café, pode-se pesquisar a dermatite com o teste de contato. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Fiz um teste de alergia e o resultado deu 10 x 10 para Ácaros. Gostaria de saber se esse valor é muito alto? Obrigada.

    ResponderExcluir
  71. O teste indica que você tem alergia a ácaros. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Fiz uma cirurgia de vasectomia com anestesia local. Me foi ministrado nimesulida 2xdia durante 5 dias. No dia seguinte começou a aparecer algumas manchas avermelhadas pelo meu corpo, pescoço, axilas e virilhas. Fui a emergência e me ministraram fenergam injetável e predsin por 10 dias e pediram para eu suspender a nimesulida. As manchas se dissiparam, porem 2 dias depois voltaram a aparecer. Fui ao dermatologista que me indicou ebastel, também, por 10 dias. Não senti melhora significativa e fui ao alergologista que fez alguns testes respiratórios e concluiu que era de fundo emocional. Contrai um resfriado e tomei xarope e alguns chás caseiros. No dia seguinte as manchas retornaram com maior intensidade. A cicatriz da cirurgia, depois de 14 dias ainda não sarou e nao quero usar nenhum medicamento por medo de estar com intoxicação medicamentosa.

    ResponderExcluir
  73. Ola,meu filho de tres anos desencadeou uma tosse noturna. Ja tem mais de vinte dias..estou atras de medico para ao menos examinar o pulmao dele mais o lugar q moro os recursos na saude e baixo. Antes disso o clinico geral receitou uma penca de antialergicos alegando q a tosse q ele esta e alergica. Dei as medicaçoes corretamente ele ficou bem somente uns sete dias e voltou tudo de novo...voltei a dar as medicaçoes so q nao estao fazendo mais efeito. E nem adianta voltar com o clinico ele inciste em.receitar as mesmas medicaçoes, mesmo eu dizendo q nao ta dando mais efeito...o q faço? Estou preocupada demais,nai sei o q mais dar pra ao menos aliviar essa tosse, para q ele possa dormir bem...

    ResponderExcluir
  74. Meu filho tem oito anos,ele teve febre por causa de uma crise de garganta dei um o generico de nalvagina liquida a ele,e ele teve uma reaçao alergica ficou com os olhos inchados gostaria que tipo de exame de sangue posso fazer para detectar a alergia.

    ResponderExcluir
  75. O fato da reação alérgica ter se iniciado após a cirurgia, faz pensar que a causa seja medicamentosa, uma vez que no pós operatório e comum o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. É recomendado que procure um(a) médico(a) especialista em Alergia para que você receba uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Mayara: o primeiro passo para tratar a tosse é definir sua causa. Xaropes e remédios não serão capazes de aliviar a tosse se a causa não for detectada e tratada. Aconselho que leve seu filho a um especialista Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Paloma: o diagnóstico da reação alérgica à dipirona (novalgina)não se baseia em testes ou em exames. Aconselho que leve seu filho a um(a) médico(a) especialista em Alergia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Olá, tenho 15 anos e gostaria de saber... Ultimamente [nos últimos meses] meu nariz e meu céu da boca coçam muito, meus olhos lacrimejam, meu nariz acaba entupindo e começa a escorrer, e assim eu começo a espirrar. Eu estou com rinite?

    ResponderExcluir
  79. Ola,sempre quando choro meu rosto fica com manchas vermelhas mesmo depois de parar de chorar as manchas demoram a sair o que pode ser?

    ResponderExcluir
  80. Lua: o seu relato sugere que possa ser uma rinite. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar a causa das manchas que descreve em seu rosto após chorar, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Olá meu nome é Elisângela estou tomando remédio que o médico passou mais meu rosto continua corçando ardendo e ficando vermelho... por favor qual tipo de exame tenho que fazer para Identificar essa alergia que não some já cansei que gastar e não ver resultado por favor meu e-mail e-s-s2015@bol. Com.br

    ResponderExcluir
  83. Elisângela: sinto muito, mas não é possível afirmar qual o exame ou teste está indicado para seu caso sem examinar seu rosto. Contamos com sua compreensão e nos colocamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo2/8/16 09:31

    Não sou do Rio de Janeiro sou da Bahia Salvador. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo8/8/16 08:44


    Bom dia, tenho uma alergia nos pés desde que tenho 3 anos, e já tinha me acostumado com ela, porém ela começou a passar para as pernas.
    Fui em uma alergista, fiz os testes e descobri que tenho alergia a Bicromato de Potássio, Cloreto de Cobalto e Sulfato de Níquel.
    Ela me passou um sabonete, hidratante e pomada, e mandou eu trocar tudo que tivesse essas substâncias, inclusive deixar de comer.
    Já fui na nutricionista e já tenho a lista de alimentos, o grande problema sao os produtos, como conseguir decifrar os rótulos? Já sei alguns nomes comerciais, mas não todos e estou ficando enlouquecida! Vocês possuem alguma lista para ajudar os alérgicos?

    ResponderExcluir
  86. Elisângela: Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Salvador, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  87. Não temos um banco de dados ou mesmo uma lista conforme solicita. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Mariângela Barty12/8/16 10:36

    Olá

    Tenho uma filha de três anos e peço auxilio.
    Teve uma reação alérgica com dois anos(urticária e inchaço), dez nove dias após uso de amoxicilina. No pronto atendimento disseram não ser da medicação.
    Aos três anos teve no pescoço umas feridas que saíam um líquido (onde saía o líquido virava ferida), saiu também uma bolha enorme no dedo. Agora está começando de novo pelo pescoço, pelo jeito vai sair no rosto , perto dos olhos e nariz. O pediatra pediu para cuidar a alimentação. Me ajudem. Dêem alguma opinião,não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  89. Mariângela: Bom dia. Sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, a minha recomendação é que leve sua filha a um(a) especialista em Alergia, para que possa ser avaliada pessoalmente. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe está ao seu dispor. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Minha filha fez um teste de alergia mais não estou entendendo direito pode me ajudar? Ela tem alergia a D.pteronyssinus,D.farinae,B.tropicalis,fungos de ar, epitélio de gato e de cães e um CN +/- que é minha maior dúvida!

    ResponderExcluir
  91. Em geral, esta abreviatura é utilizada para o teste de controle, sendo controle positivo com histamina e controle negativo com solução salina. Sugiro que converse com o(a) médico(a) de sua filha e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Oie. Meu filho tem 2 anos e 3 mesese.
    E já faz uns três dias que ele está com alergia. Umas feridas na pele e da muita coceira. Já não sei o que usar nele mais . Ele está tomando o xarope Alegra infantil e não está tendo resultado algum. E tô passando do pomada. Com o desespero de vê-lo se coçar tanto, até comprei o talco mentolado.
    Mais nada está dando resultado.
    O que posso fazer???

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde. Tenho 30 anos, e tenho alergia nas mãos, uma especie de dermatite. Primeiro procurei uma dermatologista e ela me recomendou uma teste de contato. Procurei também um alergologista, expliquei meu caso, ele me disse pra fazer um exame, me indicou uma médica que faz o teste, mas não passou o tipo de exame pra eu passar pra ela. Qual seria esse exame? Seria o teste de contato também?? Obrigado.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia... Minha filha precisa fazer um exame para descobrir o tipo de alergia respiratória que ela tem. Porém, tenho feito pesquisas na Internet e não encontro nenhuma matéria a respeito do exame solicitado e além disto, o convênio disse que não tem cobertura para este tipo de exame. O nome do exame é PX 10. Alguém pode me auxiliar com algum esclarecimento?

    ResponderExcluir
  95. Tenho alergia severa à acaros, deu muito alto. Meu igE é de >2500, eu espirro toda hora, nariz escorrendo, falta de ar, pressão nos seios paranasais, tenho septo desviado, tosse, enfim, pretendo tomar a vacina antialérgica e corrigir o nariz.
    Mas é perigoso o igE ser tão alto assim por muito tempo?

    ResponderExcluir
  96. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão eagradecemos sua visita. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  97. Rafael: Boa noite. É provável que seja o teste de contato, mas não há como afirmar. Sugiro que entre em contato com o médico que solicitou o exame, para que possa ser orientado de forma adequada. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Sergio: Boa noite. É possível que se refira ao teste de inalantes, usado no diagnóstico de alergias respiratórias. Mas, o melhor mesmo é entrar em contato com o(a) alergista que atendeu sua filha para que esclareça Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Juju: Boa noite. O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Não é um sinal de gravidade. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o médico que está prestando assistência médica à você poderá avaliar adequadamente o significado clíníco deste valor de IgE.
    Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo8/9/16 16:04

    Olá boa tarde, minha filha tem 2 anos e tem uns 5 meses que ela tem uma tosse que nunca se cura Já tomou vários tipos de remédios mais mesmo assim a tosse cintinua, é uma tosse seca e a médica já disse que ela é alérgica mais eu não sei de quê, gostaria de saber se esse exame na pele diagnóstica oque ela realmente é alérgica.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia. Crianças pequenas têm características especiais e diferentes dos adultos. Uma delas, é o fato de que sua imunidade é imatura. Por isso, testes podem ser negativos nessa faixa etária. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Ola, tenho uma tosse constante, muita coceira na garganta tosse ceca, sera que pode ser alergia de alguma coisa?
    Agradeço se me responder

    ResponderExcluir
  103. Bom dia. A tosse pode ter causas variadas e nem sempre a alergia está envolvida. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que seja possível avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  104. Fui diagnosticado através da biopsia portador de dermatite cronica espongiotica linfocitica perivascular superficial sugestiva de eczema? O que fazer? Já tomei milhões de remédios,já tomei chá das mais variadas ervas, já passei vários tipos de cremes, pomadas,antialergicos,hidratantes,e nada resolve o que fazer pelo amor de Deus? Me salve.

    ResponderExcluir
  105. Boa noite. Sinto muito, mas para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro e confundir, ao invés de ajudar. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. ola. minha esposa fez escova progressiva e deu alergia seria,de parar na emergencia. Desde entao mesmo passado um mes ela esta sensivel a td. esta com rinite, perfumes e cheiros fortes faz a garganta dela arranhar e tem vzs q fica qerendo fechar,dai ela fica com dificuldade pra falar e engolir. ela nunca teve historia de alergia antes, so bronquite. é possivel desencadear uma alergia por um produto e deppis a pessoa persistir a alergia con td pra como aconteceu con ela? outra coisa, ela foi na aleegista mas a medica n quis passar o exame pra alergia a inalantes com medo dela dar uma reacao grave devido ao ocorrido varias vzs entao passou apenas o teste d contato mesmo q ela n tenha nenhum sintoma de pele. tem outro exame q ela possa fazer pra diagnosticar os alergenos inalantes sem se arriscar?? existe outros alem desses dois?pois acho q esse teste d contato n ajudara em muita coisa

    ResponderExcluir
  107. Boa noite. A alternativa para os testes cutâneos é o teste no sangue, que é isento de riscos. Trata-se da dosagem da IgE específica para inalantes (ácaros, pó, pelos de animais, fungos, entre outros). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Meu padastro tem uma descamação contínua da mão e agora está desenvolvendo rachadura nos pés. Ele já fez alguns exames de sangue e não detectou nada. Fez uma exame que não detectou fungos.Pode ser alergia? E que exame ele deveria fazer para descartar ou detectar se é alergia?

    ResponderExcluir
  109. Juliana Bom dia O mais importante é a avaliação clínica feita pelo(a) médico(a). Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu padrasto, conduzir a investigação diagnóstica Se for o caso, poderá realizar testes e/ou exames. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  110. Olá! Minha filha tem 3 anos,começou uns dias a toda madrugada ela tosse muito e as vezes chega a vomitar será q pode ser alergia?Tou amenizando com um xarope antialérgico

    ResponderExcluir
  111. A tosse noturna pode ter causas variadas e nem sempre está relacionada com uma causa alérgica (imunológica). Por isso, é importante examinar sua filha para apontar a causa de sua tosse. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. Boa noite, meu filho fez um tratamento de hanseníase em 2013, e logo depois começaram aparecer machas do tipo impije, ja fui em varios medicos , fez varios exames, e é apenas uma dermatite da pele. Agora elas estão piorando ñ se acalma cm as pomadas q usa, tem o bubum e a verilha completamente manchado, o quevc recomendaria para minimizar esse caso? Obrigado

    ResponderExcluir
  113. Bom dia. Infelizmente não é possível medicar sem examinar seu filho. Avaliar pela internet pode gerar erro. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-lo e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  114. Boa noite que tem rinite alérgica com tem pode tem conjuntivite alérgica

    ResponderExcluir
  115. Boa noite. A conjuntivite é uma das complicações da rinite alérgica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro “Alergia, doença do século XXI”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Minha filha já tem uns 3 meses que tosse sem para é vem uma baba não sei mais o que fazer ela tem renitente e sinusite ela tem 4 anos

    ResponderExcluir
  117. Minha filha já tem uns 3 meses que tosse sem para é vem uma baba não sei mais o que fazer ela tem renitente e sinusite ela tem 4 anos

    ResponderExcluir
  118. Rubão Boa noite O primeiro passo é pesquisar e definir a causa da tosse de sua filha. Combater a causa é o melhor tratamento para a tosse. Xaropes e remédios não resolverão se a causa não for controlada, Obrigada pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Eu tenho alergia nas maos ate agora nao deacobri o que me causa essa lergia pq tudo que eu mexo percebo isso gostaria de saber se tem algum tipo de exame que eu poassa tar realizando pra descubrir isso obgd aguardo resposta

    ResponderExcluir
  120. Rosetheodoro Boa tarde. O teste de contato (patch test) pode ser útil para avaliar a causa de uma dermatite em mãos. Contudo, lembro que as lesões podem resultar de uma reação de irritação e neste caso os testes são negativos. O diagnóstico é clínico, feito pelo médico. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. graciani sc22/11/16 23:31

    Olá..meu filho tem 3 anos faz algum tempo ele tem um inchaço vermelho abaixo dos dois olhos.e agora os olhos passaram a ficar vermelhos.levei ele num oftalmologista ele disse que nos olhos ta tudo normal porém o que eke tem é uma reação alérgica..essa reação pode está sendo causada pelo o que?já usei anti alérgicos pomadas e colirios antibióticos mas nada resolve.tem dias que parece que melhora e dias que piora.quais as hipóteses da alergia dele??

    ResponderExcluir
  122. Graciani: Publicamos um texto sobre a alergia ocular. Convido que leia neste link:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/11/conjuntivite-alrgica.html
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde,gostaria de saber se quando um exame diagnostica alergia a acaro,fungos e leite,sendo que no leite deu o resultado moderado,isso quer dizer que com um tempo posso refazer o exame para ver se passou,na verdade fique na duvida se o meu filho é alérgico ou tem tolerância ao leite, outro fator que me levou a alergologista foi que os olhos do meu filho de 3 anos fica vermelho,com sensibilidade a luz,amanhece colado em fim,faço os tratamento com colírios indicados pelo os especialista e acredite resolve nos dois primeiros dias,depois volta tudo antes mesmo de ter concluído o tratamento e estou sem saber mas o que fazer,voltei ao medico ele diz que é alergia da braba e tem que continuar o tratamento,agora quando colocar o colírio que tem antibiótico resolve mas quando para volta.

    ResponderExcluir
  124. Boa noite. Há alguns anos em um pós operatório tive alergia a algum medicamento, foi tão forte que o corpo inchou e a garganta fechou, quando cheguei ao pronto socorro não conseguia mais nem engolir a saliva. Fui em uma alergista na época e recebi uma lista de medicamentos que não deveria usar, sem fazer exames já que fui informada que não teria exames para detectar alergia medicamentosa. Gostaria de saber se agora, existe algum exame para detectar este tipo de alergia, desde o ocorrido não usei mais os medicamentos da lista (que basicamente são anti inflamatórios, novalgina e relaxante muscular)?

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde. As duas reações são bastante diferentes:
    1) A alergia às proteínas do leite de vaca é uma reação imunológica do organismo contra proteínas presentes no leite de vaca.
    2) A intolerância a lactose é a incapacidade do organismo de digerir/processar o açúcar do leite.
    Por isso, é muito importante diferenciar e fazer um diagnóstico correto, pois a conduta e o tratamento é bem diferente em cada caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Boa Noite.

    Minha filha de 2 anos e meio fez exame de sangue (ImunoCAP) e obteve os seguintes resultados:
    IGE para clara de ovo: 0,6 KU/L
    IGE para leite: 0,5 KU/L
    IGE para banana: 0,3 KU/L
    IGE TOTAL: 139,0 KU/L
    Acontece que minha filha nunca apresentou nenhuma reação alérgica a esses alimentos e agora o pediatra suspendeu o consumo deles por um ano.
    Será que este diagnóstico está correto? Na cidade que moro não tem alergista.

    ResponderExcluir
  127. Wilson Boa noite. O diagnóstico de uma alergia alimentar não se baseia apenas em exames, mas sim na avaliação clínica de cada paciente. Valores baixos de IgE específica podem ocorrer sem que seja indicativo de alergia alimentar. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. Graça Bom dia. Não entendi sua dúvida. Por favor escreva para blogdalergia@gmail.com para que possamos ajudá-la. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde!Minha sobrinha está com urticária,segundo os médicos.Placas vermelhas e coceiras no corpo td.Tomou corticóide por sete dias e antialérgico.Assim q terminou o corticóide a coceira e as placas voltaram,principalmente qdo acorda.O médico orientou a continuação do antialérgico e mais a pomada,mas o problema continua!Queria saber se existe algum exame q detecte a causa dessa alergia?Pois não sabemos o q tá causando! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  130. Maura: Não há um exame ou teste que seja definitivo para diagnóstico da urticária. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos a cópia do livro: "Doutor eu tenho urticária" Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  131. tenho Dermatite de contato no corpo, não posso tocar que cria mancha vermelha, mais principalmente nos lábios onde irrita muito mais.. tem cura essa DERMATITE DE CONTATO ?

    ResponderExcluir
  132. Marcos Boa noite O seu relato não sugere que seja uma dermatite de contato. Pode ser dermografismo. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Marco Andre Boa noite. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: é proibido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos por telefone ou pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente pessoalmente. Contamos com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  135. Eu tenho alergia, todas as vezes que eu me esforço ou ando no sol fico todo vermelho e meu corpo se encher de bolhas, queria saber que tipo de alergia eu tenho alguém pode me ajudar? Aguardo a resposta obrigado!

    ResponderExcluir
  136. Marcelo, bom dia. Não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente Recomendo que procure um(a) alergista na forma de uma consulta médica tradicional, para que seja orientado de forma adequada. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está a seu dispor. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Aparece varias manchas vermelhas pelo corpo que coçam

    ResponderExcluir
  138. Marcos Andre Boa noite. Gostaria de poder ajudá-lo, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. As manchas na pele podem ser bastante parecidas e ter causas diferentes. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  139. Anônimo6/2/17 19:12

    o que significa alergia ao trigo <10

    ResponderExcluir
  140. Boa noite. Não entendi sua dúvida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. Anônimo9/2/17 15:05

    Olha,boa tarde, fiz um exame de contato alergico não acusou alergia a nada,deu negativo para todas as substâncias e agora o quê fazer? mim ajudem já não aguento mais tanta coceira...

    ResponderExcluir
  142. O teste de contato pode ser negativo no caso de uma dermatite de contato por irritante primário (sem mecanismo imunológico) ou em caso de outros tipos de dermatites que possam confundir o diagnóstico. Recomendo que retorne ao alergista e peça que oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  143. Oi bom dia meu filho tem 3 anos e 4 meses a dotora passo o teste alérgico pra ele eu fiz o resultado deu 250,00 KU/L , ele tem alergia ?

    ResponderExcluir
  144. Boa tarde! Suspeito que sou alérgica ao medicamento fluconazol, gostaria de saber se é possível realizar o teste cutâneo de alergia para este medicamento e para outros antifungicos.

    ResponderExcluir
  145. Minha filha fez o teste de alergia ao leite com dez meses e o resultado foi negativo. Agora com um ano e um mes fez o teste cutâneo e deu alergia grau 3. É possível dar essa diferença entre exames em tão pouco tempo?

    ResponderExcluir
  146. Bom dia. O valor que envia deve ser referente à dosagem da IgE total (imunoglobulina E) no sangue. Na verdade, não é um teste de alergia. O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico do paciente e alterações detectadas no exame físico do mesmo. Somente o médico que está prestando assistência médica ao seu filho poderá avaliar adequadamente o significado clínico deste valor de IgE. Contudo, gostaria de tranquilizá-la, informando que valores deste nível são freqüentes em crianças alérgicas. Leia mais em:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2008/01/alergia-quem-responde-o-especialista.html
    Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. A alergia a medicamentos, incluindo fluconazol) não se baseia em testes, mas sim na avaliação clínica (anamnese) da pessoa. Existem diversos tipos de reação adversa e nem todos os medicamentos podem ser testados. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Os bebês e crianças pequenas têm imunidade ainda imatura e podem ter falsos resultados negativos. Por isso, testes e exames são complementares. Ou seja, o mais importante é a avaliação clínica do(a) alergista. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Fiz um teste de ige e deu 2,600 fiquei muito preocupada. Tenho rinites , alergia a poeira e uma dermatite na barriga. Será que pode ser isso ?

    ResponderExcluir
  150. Raquel: exames laboratoriais são complementares e deverão ser analisados em conjunto com a história do paciente, exame físico, história familiar, etc. A IgE total elevada em geral indica uma tendência genética para doenças aléricas. Mas é um exame inespecífico e pode estar associada a outras situações clínicas. Apenas este valor que informa, isoladamente, não me capacita para avaliar seu caso. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que solicitou o exame, pois conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para prestar melhores esclarecimentos.Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Olá,tudo bem? Há muito tempo sinto meus olhos coçar e inchar ao mesmo tempo minha garganta coça também e muitas vez me da um cansaço que a até me dá falta de ar.isso pode ser elergia?

    ResponderExcluir
  152. Joana Bom dia. A coceira nos olhos e na garganta pode ser causada pela alergia. Mas, para afirmar, é essencial examinar você pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Bom dia!
    Minha filha fez o teste cutâneo e deu todos positivos e o de sangue deu negativo. Oq fazer?

    ResponderExcluir
  154. Os resultados dos testes - tanto na pele como no sangue - devem ser interpretados de acordo com a história e da avaliação clínica feita pelo médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. O que significa CN +/- ?

    ResponderExcluir
  156. Esta abreviação é usada na leitura de testes cutâneos:
    "Controle Negativo: positivo ou negativo"
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  157. Anônimo2/5/17 00:56

    Boa noite. Minha vó precisa passar por um procedimento e necessita usar anestésico local. Só que ela disse que a muito anos atras fez um procedimento dentário e teve reação muito forte do anestésico. Resumindo não sabemos realmente se ela tem essa reação alergia. Existe algum tipo de exame ou teste que posso saber se ela tem reação a anestésico local como a xilocaina injetável ?

    ResponderExcluir
  158. Boa noite. O primeiro passo é fazer uma anamnese detalhada e avaliar a reação ocorrida no passado bem como o histórico atual alérgico. Se for detectada a necessidade, testes poderão ser realizados com supervisão do (a) especialista em Alergia e Imunologia. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  159. Bom dia tenho 34 anos e tive minha
    Filha com 26anos nunca tive alergia a nenhum medicamentos tenho renite só qui depois qui tive essa criança já faz 7 anos qui passei a ter alergia a dipirona,Anador, cibalena,besatasil,o único remédio qui tomo e não sinto nada é o paracetamol mim ajude aí Doutor esplicar

    ResponderExcluir
  160. Bom dia: A alergia não surge da primeira vez que tomamos um remédio e sim com o passar do uso. O problema é que devido à semelhança do principio ativo, o seu organismo passa a reagir também a outros analgésicos e anti-inflamatórios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Boa noite , tive 2 vezes infecção intestinal e fui tomar soro com medicação na veia, e tive uma reação alérgica, não sei com qual dos medicamentos, tem teste para saber qual tive reação?

    ResponderExcluir
  162. Não há um teste que sirva para todos os medicamentos. Por isso, o primeiro passo é procurar um(a) especialista em Alergia, para que seja orientado de forma adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo1/6/17 00:34

    Qual exame faco pra saber se minha filha 5 anos e alergica a chocolate

    ResponderExcluir
  164. Olá por favor me ajude fisso teste de alergia de contato o das Costa é o resultado foi o seguinte
    Bálsamo do Peru +/3
    Kathon cg ++/3
    Cloreto de cobalto +/3
    Sulfato de níquel ++/3
    O que isso significa??

    ResponderExcluir
  165. O diagnóstico da alergia a chocolate não se baseia em testes ou exames, mas sim na avaliação clínica feita pelo(a) alergista. É possível fazer o teste (na pele ou no sangue) como um complemento ao diagnóstico. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Jessica: Boa noite. Segue a interpretação das substâncias que foram positivas no seu teste de contato.
    - Bálsamo do Peru: É componente de cosméticos. Líquido viscoso, castanho-escuro, derivado da árvore Toluifera pereirea. Alergia ao bálsamo do Peru mais freqüentemente significa alergia a fragrâncias e perfumes.
    - Kathon: É um conservante que usado, principalmente em cosméticos e produtos para pele.
    - Cloreto de Cobalto: é um tipo de metal encontrado em jóias fantasia (bijuterias) e objetos de metal. Também é encontrado em alguns cosméticos
    - Sulfato de níquel: é um metal encontrado em bijuterias e em alguns cosméticos.
    Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer cosmético. Prefira os hipoalergênicos. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  167. Meu filho foi diagnosticado com alergia a ovo, leite e soja, nos testes de contato e costas. Porém nos exames de sangue somente o IGE TOTAL deu alteradíssimo, em relação aos outros componentes não. Existe uma explicação?
    Ao introduzirmos milho na alimentação dele, percebemos que ele tem uma reação muito maior do que os componentes positivos dos testes, como posso entender melhor esses exames? Fabiana

    ResponderExcluir
  168. Fabiana Boa noite Os testes usados para investigação das alergias (na pele ou no sangue) não podem ser avaliados isoladamente. Para interpretá-los é importante relacionar com os dados da anamnese feita pelo médico. Por isso, não há como opinar sem examiná-lo. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  169. Boa noite, tenho a filha de 5 anos e a 3 anos tratava-mos ela de infecções na garganta e agora descobrimos que ela tem sinozite e provavelmente alergia, qual o melhor exame para diagnóstico dos tipos de alergias que ela pode ter?, Teste de sangue ou pele? Qual deles é mais completo, qual melhor tratamento para sinozite?. Obrigado

    ResponderExcluir
  170. Eu tenho uma tosse seca que dura de 3 a 4 meses. Tem como identificar o que isso pode ser?

    ResponderExcluir
  171. O diagnóstico de uma alergia na criança pequena não deve ser basear em testes ou exames, mas sim na avaliação clínica do (a) alergista. Os exames e testes servem para complementar a investigação. Não há como afirmar o que é "melhor" ou "mais completo". Depende de cada caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  172. Toda alergia alimentar pode ser detectada por exame de sangue ou aquele na pele? É que apresento um quadro de urticária há três meses e todos os testes pedidos pela médica foram negativos (vários alimentos, corante, oleoginosas etc). Só ácaro deu positivo, mas a dra. disse que é improvável que ele dê esse sintoma, só rinite mesmo. Tenho medo de ficar com isso pra sempre se não descobrir o que está provocando. :(

    ResponderExcluir
  173. ola, tenho uma filha hoje com 1 ano e 9 meses desde os 6 meses ela vem fazendo teste de alergia o primeiro foi de sangue e nao apresentou nada, e o pediatra começou a investigar pela pele do antbranço, o ultimo foi feito na pele das costas. O motivo é que de cada em cada tempo ela apresenta reaçoes diferentes um mes ela tem e depois ela nao tem nada isto em varios exames. isso é normal estou com duvida.devo troca de pediatra?

    ResponderExcluir
  174. Luciana. Bom dia. Nem toda alergia alimentar pode ser detectada por testes. É provável que você tenha um urticária crônica espontânea. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Abraço, Fátima Emerson, médica coordenadora do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. É comum que testes alérgicos na criança pequena sejam negativos (tanto no sangue como na pele) devido à imaturidade imunológica infantil. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar a sua filha, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. As vezes após o banho quando uso a toalha pra enxugar o corpo da uma pinicadeira no corpo o meu corpo inteiro fica coçando. Só de vez em quando. Qual exame devo fazer ?

    ResponderExcluir
  177. José: antes de qualquer exame, é preciso que procure atendimento médico, pois a análise do seu histórico clínico e o exame físico feito pelo médico são essenciais para que se faça o diagnóstico. A necessidade de realizar exames é julgada de acordo com cada caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  178. Pode fazer exames de IgE específicos tomando antibiotico e corticóide?

    ResponderExcluir
  179. Bruno: O exame da IgE específica não sofre a influência de medicamentos Gratos por sua participação no blog da Alergia

    ResponderExcluir
  180. Meu filho teve urticária que eu acredito que tenha sido de amendoim. Alergista solicitou radt fx5. Deu nível alto 5.7 . Mas como vou saber de que alimento dos 5 ?

    ResponderExcluir
  181. Minha filha fez o exame de sangue mas nao deu nada queria saber o que ela tem,ela se corsa e. Aparece naturaumene alergia tem um ano ja e nada nem remedio nem injeçao me ajude ela nao dorpe

    ResponderExcluir
  182. Não entendi bem a sua dúvida. Por favor escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes para que possamos orientar. Gratos.

    ResponderExcluir
  183. A coceira e a alergia na pele nem sempre se acompanha de exames ou testes específicos positivos. Mas, para opinar sobre o caso de sua filha é preciso examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  184. Minha sobrinha tem 2 anos e tem uma alergia que ainda não foi descoberta.
    Nesses dias fez exame de sangue,braço dela ficou roxo e ao redor todo em reação alérgica. De vez em quando isso acontece dela do nada ficar com várias manchas avermelhada no corpo;nos braços , rosto, barriga...
    O quê pode ser?

    ResponderExcluir
  185. Boa tarde. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) no momento da coleta do sangue. Mas não é possível emitir um parecer sem examinar sua sobrinha pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  186. Oi eu tenho alergia a alguns medicamentos como ibuprofeno e sulfa e gostaria de saber se tem algum exame de sangue ou outro tipo específico para saber a quais outros medicamentos tenho alergia.

    ResponderExcluir
  187. Gardênia Boa tarde. O diagnóstico da alergia a medicamentos não se baseia em testes ou exames, mas sim na avaliação clínica feita pelo(a) alergista. O teste não é capaz de prever se você terá ou não alergia a outros medicamentos. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. Boa noite! Estou com uma alergia e o médico me pediu pra fazer um exame de sangue pra testar várias substancias, porem tambem foi passado o antialergico fenergan e percebi que esta passando a alergia que dura há dois anos , se eu continuar tomando o remedio pode alterar o resultado do exame já que o mesmo está retardando a alergia? Seria melhor eu parar de tomar até fazer o exame e depois voltar a tomar? E quanto tempo antes dos exames paro com a medicação?

    ResponderExcluir
  189. Estou precisando de ajuda, pois aconteceu o seguinte comigo: iniciei um tratamento de canal há dois meses e desde então acabou meu sossego e minha paz, pois sinto dores terriveis no corpo , queimação, dormência, picada... Começou na mesma noite, a princípio sentia só do lado esquerdo, mesmo lado do dente, mas agora tem se proliferado e aumentado os sintomas...Agora já sinto em todo o corpo... Tem hora q parece que vai explodir tudo aqui dentro... Já fui no pronto socorro duas vezes, fiz exames de coração, sangue... Td normal... Já estive em algumas dentistas e dizem que nada tem a ver o q sinto com o procedimento realizado, q de tão assustada, nem cheguei a concluir... Enfim, preciso encontrar alguém que entenda ou esteja disposto a analisar o que foi q aconteceu comigo, pq eu estava ÓTIMA antes... Como não tem a ver com o dente? Ultimamente quando ele começa a incomodar, tipo ficar queimando, automanticamente sinto as mesmas coisas no braço esquerdo... Penso q pode ser alergia à resina que foi colocada, é estranho... Nesse período já senti alergia no rosto tb, mas dois lados, tipo coceira, vermulhidao na testa... Me ajudem! Q exames eu poderia realizar para dar continuidade ao meu tratamento com mais tranquilidade já que nao estou dando sorte com dentista?

    ResponderExcluir
  190. Caroline Boa noite. O uso do antialérgico (Fenergan) interfere no resultado do teste cutâneo, mas não no teste realizado através do exame de sangue (IgE específica). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Olá meu marido teve uma reação na pele em junho foi a dois clínicos e disseram q é uma alergia e, em seguida foi a dermatologista que disse ser herpes e ele fez tratamento para herpes... Esta semana surgiu a mesma reação e no mesmo lugar acima do órgão genital no pente e não há reação nenhuma no órgão e ele foi a dois clínicos d novo e disseram ser alergia ele pediu um exame de herpes e os médicos n deram o q fazer? Ele trabalha na pintura em uma fábrica de cadeiras de rodas, já pesquisei sobre alergia a granalha e n achei nada, gostaria d saber o q podemos fazer?

    ResponderExcluir
  192. Boa noite. Para emitir um parecer, essencial examinar pessoalmente. Recomendo que seu esposo seja examinado por um especialista em Alergia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  193. Boa noite! Fui diagnosticada cm urticaria cronica, ja tomei diversos medicamentos e nenhum tem funcionado. Ja fiz diversos exames de sangue parai nvestugar o possivel agente mas todos deram negativo. Porem, eu ja estava tomando remedios ha mais de um mes antes de fazer o exame. Eles podem ter alterado os resultados? Se sim. Quanto tempo depois de parar de tomar os remedios sao necessarios p nao influenciar o exame?

    ResponderExcluir
  194. Silvana: você não informou em seu relato quais os medicamentos que estava em uso. Presumo que sejam anti-histamínicos (antialérgicos) Estes medicamentos não interferem no resultado dos exames de sangue. lembro que o diagnóstico de uma urticária é clínico e não se baseia em exames. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  195. Anônimo9/1/18 10:53

    Quero saber se existe mais de um exame para saber se tem alergia a Dipirona e qual a diferença pq um é bem caro e outro a preço popular.

    ResponderExcluir
  196. Não. Existem exames de sangue para um pequeno número de medicamentos. Além disso, são limitados para casos de suspeita de determinados tipos de alergia Contudo, a sensibilidade deles é baixa, isto quer dizer que um exame negativo não exclui a possibilidade de alergia. Quando há indicação, podem ser feitos testes de provocação, em ambiente hospitalar e supervisionados por especialista em Alergia e Imunologia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Boa tarde! Recentemente minha mãe recebeu uma administração de três medicamentos, dentre eles a dipirona, que resultou num quadro alérgico generalizado, chegando a apresentar edema de glote, o qual foi revertido no hospital. Em consulta com a alergologista la receitou um exame sanguíneo, devendo ser acompanhado por duas médicas especialistas e em centro cirúrgico, para caso haja necessidade de suporte avançado. Há um termo de responsabilidade, inclusive referindo-se à possibilidade de administração de adrenalina. A minha dúvida é se há realmente a necessidade de realizar esse exame. Não há outro método diagnóstico menos invasivo? Estou com receio de acontecer algo grave com ela, pois a reação alérgica da minha mãe foi muito intensa e tende a pior com um novo contato. Penso em procurar a opinião de outros especialistas no assunto.

    ResponderExcluir
  198. Bom dia. Não foi informado qual o exame de sangue que refere em seu relato. Se você está em dúvida, é importante solicitar esclarecimento à médica que atendeu sua mãe. Caso as dúvidas persistam, procure uma segunda opinião, mas na forma de consulta pessoalmente. A avaliação pela internet é limitada pois desconheço os dados clínicos envolvidos no caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno