Pular para o conteúdo principal

Alergia e anestesia

Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. 
- Anestesia geral: a pessoa é entubada, ocorre bloqueio da dor e da memória e o sono é induzido. 
- Anestesia regional (raqui, peridural): bloqueia nervos em determinados locais do corpo e o paciente pode ficar acordado.  
- Anestesia local: é aplicada diretamente no local do procedimento ou do corte cirúrgico.
- Sedação:  auxilia no relaxamento do paciente para que possa realizar determinados procedimentos, como por exemplo uma endoscopia.

Anestésicos são os medicamentos que atuam no sistema nervoso, tanto em fibras nervosas da pele e mucosas (anestésicos locais) como no cérebro (anestésicos gerais), utilizados para impedir que a dor se manifeste. 

Reação aos Anestésicos Gerais

Quando se fala em cirurgia, é comum que as pessoas manifestem medo da anestesia. Mas este temor é infundado, pois a anestesia geral é um método seguro. 
É real que algumas reações alérgicas podem ocorrer mas a maioria é leve ou moderada e controlada pelo médico anestesista. 
As reações alérgicas graves são mais raras, como por exemplo as chamadas reações anafiláticas,que podem ser impeditivas de novas anestesias pelos mesmos medicamentos. 

É importante ressaltar que quando ocorre reação alérgica durante uma cirurgia, não é só o anestésico geral que pode ser a causa, mas também todos os medicamentos usados em todas as etapas. Ou seja, remédios usados pelo paciente, pré-anestésicos, medicações para relaxamento muscular, analgésicos, antinflamatórios, antibióticos etc. Por isso, é essencial conhecer todos os medicamentos usados antes, durante e após a operação. A alergia ao látex deve ser investigada. O médico alergista analisará cada caso suspeito e avaliará a necessidade para cada paciente e a necessidade de realizar testes com anestésicos gerais.  

Reação aos Anestésicos Locais 

A anestesia local é muito usada por dentistas, sendo extremamente segura. Contudo, podem ocorrer reações, nem sempre alérgicas. Para facilitar a compreensão, as reações aos anestésicos locais podem ser classificadas em 3 tipos: 
a) Reação vasovagal: é a mais comum, constando de sudorese, mal-estar e até batimentos cardíacos acelerados e desmaios, por reação neurovegetativa (medo, ansiedade, pânico). 
b) Reação tóxica: ocorre por quantidade excessiva do anestésico ou por introdução acidental em vasos sanguíneos. A reação tóxica pode variar de casos leves até reações graves, com relatos de fatalidade. 
c) Reação alérgica: é a reação de menor incidência, em especial com os anestésicos locais do grupo amida.Embora seja muito citada, a reação alérgica sistêmica documentada é extremamente rara. Casos graves são citados numa estatística inferior a 1%. 

Eczema de contato: resulta da aplicação de cremes, pomadas ou soluções na pele. No paciente sensibilizado, aparece no local da aplicação, um ou dois dias após, uma reação de vermelhidão, vesículas e coceira (eczema). A identificação é feita pelo alergista e complementada por teste de contato com a própria droga suspeita.  

Reconhecimento diagnóstico e prevenção
O diagnóstico de reação alérgica durante a anestesia fundamenta-se na avaliação pormenorizada das circunstâncias em que ocorreu a reação adversa, terapêutica administrada,resultados dos testes cutâneos e eventualmente dos testes in vitro. A base para procedimentos anestésicos seguros é a anamnese, ou seja, a história clínica de cada paciente. A orientação e educação antes do procedimento certamente contribuirão para maior tranquilidade do paciente, em todos os tipos de anestesia. Na suspeita de reação alérgica ou em pessoas que já sofreram uma reação alérgica prévia, cabe ao médico alergista analisar cada paciente, julgar a necessidade de testes e orientar a alternativa apropriada em cada caso.

                       

Clique aqui e leia mais: Alergia a anestésicos ou no site da SBA: Anestesia - informações úteis

Comentários

  1. Bom dia, tenho uma dúvida. Aos 18 anos comecei a ter reações alérgicas a medicamentos, meus sintomas são anafilaxia. Com isso deixei de ir ao dentista com medo de reações alérgicas a tudo que envolve nos procedimentos. Hoje tenho 26 anos e preciso ir ao dentista mas o medo me persegue, gostaria de saber se por ter um histórico de alergia a medicamentos como pinicilina e dipirona corro o risco de ter alguma reação a anestesia e tratamento de cárie e extração de ciso?

    ResponderExcluir
  2. Line: O fato de ter alergia a analgésicos não implica que terá também alergia a anestésicos, pois são mecanismos bastante diferentes. É impossível prever. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite tenho aplv vou fazer cirurgia Midazolam é indicação é tem lactose monohidratá posso usar sem me contaminar?

    ResponderExcluir
  4. Anne: bom dia. A decisão do tipo de anestesia não pode ser definida pela internet, mas sim definida pelo(a) anestesista, em comum acordo com o(a) alergista que trata de você. Contamos com sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. oi bom dia ontem eu fui ao dentista eu arranquei um dente eu levei 5 anestesia e hoje eu tô com uma alergia muita coseira eu já tomei bastante líquido e nada que eu faço

    ResponderExcluir
  6. Aconselho que entre em contato com o(a) dentista que realizou o procedimento e peça que a oriente. Não é possível fazer diagnostico ou indicar tratamento pela internet. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, fui ao médico há 3 dias cm suspeita de apendicite e tenho alergia a dipirona, Novalgina, aspirina, aas, antiinflamatórios, tilatil, Buscopan, esses medicamentos deixam os meus olhos, frente e laterais do rosto extremamente inchados.
    Quero saber, se um dia eu precisar de uma intervenção cirúrgica, eu terei problemas cm a anestesia?

    ResponderExcluir
  8. Carlos: O fato de ter alergia a analgésicos não implica que terá também alergia a anestésicos, pois são mecanismos bastante diferentes. Recomendo que seja avaliado por alergista Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia tenho dermatite atópica e vou fazer um procedimento pra retirar umas pintas. Será que há perigo de tomar anestesia local? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  10. Boa noite O fato de ter dermatite atópica não tem relação direta com a prevalência de alergia a anestésicos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,tenho dermatite atopica e tbm alergia a tintas de cavelo,o fato de eu ter isso,pode ser perigoso alguma anestesia para cirurgias?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. O fato de ter dermatite atópica e dermatite de contato não implica obrigatoriamente que você terá também alergia a anestésicos. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno