Pular para o conteúdo principal

Mosquitos e alergia

Calor, sol, praia, férias, vida ao ar livre. Mas, também é época dos mosquitos e desta alergia, tão incômoda! 

A alergia às picadas de mosquitos é chamada pelos médicos de estrófulo e constitui uma forma frequente de alergia, em especial no verão, entre as crianças. Em geral, as reações são bastante incômodas, mas de menor intensidade. Contudo, algumas pessoas podem ter complicações que agravam o problema. 

Mosquitos são insetos hematófagos, isto é, que sugam o sangue. Ao picar, injetam na pele substâncias de sua saliva que resultam na inflamação (alérgica ou não). O estrófulo pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas sua prevalência é maior na infância, em especial na faixa etária de 2 a 8 anos. No Brasil, o verão é a estação do ano em que se observam mais casos. 

Como se manifesta a alergia aos mosquitos? 
Os sintomas principais da alergia a mosquitos são: coceira intensa, vermelhidão na pele, inchação (edema) e aparecimento de “bolinhas” na pele. Verifica-se a saída de um líquido transparente pelo local da picada. As “bolinhas” podem evoluir formando uma casquinha (crosta). Mas, em alguns casos, podem infectar, complicando o problema com feridas, surgimento de pus, evoluindo para casos mais graves. 
A coceira é intensa e o ato de coçar é a principal causa das complicações. Ao coçar, a pele fica irritada, facilitando o aparecimento de infecções, como por exemplo, impetigo, celulite e erisipela. As lesões aparecem por surtos e antes da evolução total de um surto, surgem outras, de forma que se podem encontrar no mesmo paciente vários tipos evolutivos de lesões. Basta uma picada para originar múltiplas lesões por disseminação sanguínea de agentes inflamatórios. 
As áreas preferenciais do corpo na alergia aos mosquitos são as mais expostas: rosto, braços, pernas e orelhas. 

Como tratar 
O tratamento engloba 3 pontos: 1) uso de medicamentos 2) medidas de prevenção e 3) imunoterapia (vacinas para alergia) 

Medicamentos: - Antialérgicos para amenizar a coceira - Produtos para aplicação na pele (orientados previamente pelo médico) para ajudar na cicatrização e diminuir o desconforto causado pelas lesões. 

Prevenção: 
Medidas relacionadas aos insetos
- Manter jardins e quintais limpos. 
- Eliminar depósitos de águas paradas, onde são depositados os ovos dos insetos, na casa e nas suas proximidades. Usar inseticidas nos ralos. 
- Fechar as janelas ao final da tarde. 
- Colocar telas nas janelas e mosquiteiros nas camas. 

Medidas relacionadas ao alérgico 
- Uso de roupas claras Evite cores fortes que atraem os insetos. 
- Evite perfumes, hidratantes perfumados. 
- Manter as unhas limpas e aparadas. 
- O uso de repelentes em crianças só deve ser feito com orientação médica 

Imunoterapia (vacina para alergia) 
A imunoterapia busca o desaparecimento ou a diminuição da intensidade das reações provocadas pelas picadas dos mosquitos. É o tratamento mais adequado, pois reduz ou elimina os sintomas, à medida que corrige as reações anormais do sistema imunológico, causadores da alergia. As vacinas para alergia controlam a doença e previnem as desagradáveis manchas e cicatrizes. 

Pontos a destacar: 
- Qualquer pessoa pode ser picada por insetos e nem todos terão alergia. 
- É normal que ocorra uma pequena reação, porém nos alérgicos, será mais intensa. Em alguns casos, basta uma picada para que o problema se espalhe. 
- As manifestações de estrófulo perduram todo o ano mas tendem a piorar no verão.
- O estrófulo não complicado tende a desaparecer com a idade, na maioria das crianças. 
- As cicatrizes comprometem o aspecto estético do paciente e podem ser de difícil resolução, requerendo um tratamento especializado. 

O que fazer se já foi picado: 
- Lave com água e sabonete. 
- Não aplique produtos caseiros 
- Aplicar gelo (ou compressas geladas) nas picadas de insetos 
- Não coçar, para evitar as complicações, em especial as infecções e as manchas remanescentes.
Leia mais sobre o tema, clicando aqui.

Comentários

  1. OI BOM DIA
    fui no médico de alergias a mosquitos ele me passou vários remédios porém não foi um ótimo resultado mosquitos me mordem ai comecei a coçar deu cascas e eu fui tirando agora ta feio ai queria saber se alguém sabe de pomadas ou xaropes que é bom pro sangue e pomadas que posso ta usando pra secar tenho apenas 13 anos agradeço a todos e um bom dia obrigado

    ResponderExcluir
  2. Henzu cesar: Sinto muito, mas não é possível atender sua solicitação. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno