26 janeiro 2014

Mosquitos e alergia

Calor, sol, praia, férias, vida ao ar livre. Mas, também é época dos mosquitos e desta alergia, tão incômoda! 

A alergia às picadas de mosquitos é chamada pelos médicos de estrófulo e constitui uma forma frequente de alergia, em especial no verão, entre as crianças. Em geral, as reações são bastante incômodas, mas de menor intensidade. Contudo, algumas pessoas podem ter complicações que agravam o problema. 

Mosquitos são insetos hematófagos, isto é, que sugam o sangue. Ao picar, injetam na pele substâncias de sua saliva que resultam na inflamação (alérgica ou não). O estrófulo pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas sua prevalência é maior na infância, em especial na faixa etária de 2 a 8 anos. No Brasil, o verão é a estação do ano em que se observam mais casos. 

Como se manifesta a alergia aos mosquitos? 
Os sintomas principais da alergia a mosquitos são: coceira intensa, vermelhidão na pele, inchação (edema) e aparecimento de “bolinhas” na pele. Verifica-se a saída de um líquido transparente pelo local da picada. As “bolinhas” podem evoluir formando uma casquinha (crosta). Mas, em alguns casos, podem infectar, complicando o problema com feridas, surgimento de pus, evoluindo para casos mais graves. 
A coceira é intensa e o ato de coçar é a principal causa das complicações. Ao coçar, a pele fica irritada, facilitando o aparecimento de infecções, como por exemplo, impetigo, celulite e erisipela. As lesões aparecem por surtos e antes da evolução total de um surto, surgem outras, de forma que se podem encontrar no mesmo paciente vários tipos evolutivos de lesões. Basta uma picada para originar múltiplas lesões por disseminação sanguínea de agentes inflamatórios. 
As áreas preferenciais do corpo na alergia aos mosquitos são as mais expostas: rosto, braços, pernas e orelhas. 

Como tratar 
O tratamento engloba 3 pontos: 1) uso de medicamentos 2) medidas de prevenção e 3) imunoterapia (vacinas para alergia) 

Medicamentos: - Antialérgicos para amenizar a coceira - Produtos para aplicação na pele (orientados previamente pelo médico) para ajudar na cicatrização e diminuir o desconforto causado pelas lesões. 

Prevenção: 
Medidas relacionadas aos insetos
- Manter jardins e quintais limpos. 
- Eliminar depósitos de águas paradas, onde são depositados os ovos dos insetos, na casa e nas suas proximidades. Usar inseticidas nos ralos. 
- Fechar as janelas ao final da tarde. 
- Colocar telas nas janelas e mosquiteiros nas camas. 

Medidas relacionadas ao alérgico 
- Uso de roupas claras Evite cores fortes que atraem os insetos. 
- Evite perfumes, hidratantes perfumados. 
- Manter as unhas limpas e aparadas. 
- O uso de repelentes em crianças só deve ser feito com orientação médica 

Imunoterapia (vacina para alergia) 
A imunoterapia busca o desaparecimento ou a diminuição da intensidade das reações provocadas pelas picadas dos mosquitos. É o tratamento mais adequado, pois reduz ou elimina os sintomas, à medida que corrige as reações anormais do sistema imunológico, causadores da alergia. As vacinas para alergia controlam a doença e previnem as desagradáveis manchas e cicatrizes. 

Pontos a destacar: 
- Qualquer pessoa pode ser picada por insetos e nem todos terão alergia. 
- É normal que ocorra uma pequena reação, porém nos alérgicos, será mais intensa. Em alguns casos, basta uma picada para que o problema se espalhe. 
- As manifestações de estrófulo perduram todo o ano mas tendem a piorar no verão.
- O estrófulo não complicado tende a desaparecer com a idade, na maioria das crianças. 
- As cicatrizes comprometem o aspecto estético do paciente e podem ser de difícil resolução, requerendo um tratamento especializado. 

O que fazer se já foi picado: 
- Lave com água e sabonete. 
- Não aplique produtos caseiros 
- Aplicar gelo (ou compressas geladas) nas picadas de insetos 
- Não coçar, para evitar as complicações, em especial as infecções e as manchas remanescentes.
Leia mais sobre o tema, clicando aqui.

2 Dê sua opinião:

henzu cesar disse...

OI BOM DIA
fui no médico de alergias a mosquitos ele me passou vários remédios porém não foi um ótimo resultado mosquitos me mordem ai comecei a coçar deu cascas e eu fui tirando agora ta feio ai queria saber se alguém sabe de pomadas ou xaropes que é bom pro sangue e pomadas que posso ta usando pra secar tenho apenas 13 anos agradeço a todos e um bom dia obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Henzu cesar: Sinto muito, mas não é possível atender sua solicitação. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...