Pular para o conteúdo principal

Asma na infância

A asma é uma doença comum na infância, em geral começando precocemente e relacionada com a alergia em grande parte dos casos. É conhecida popularmente como “bronquite”, ou como: “bronquite alérgica” ou “bronquite asmática”. No Brasil, a asma é uma grande causa de hospitalizações entre crianças e adolescentes, exercendo forte impacto na qualidade de vida, podendo interferir na capacidade física, nas brincadeiras, na prática de esportes, na frequência às aulas e no relacionamento social. 

A asma tem causa genética, mas também sofre interação com fatores múltiplos: ambientais, pessoais, alergênicos, entre outros. 

Sintomas da asma 
Os principais sintomas são: falta de ar (dispneia), chiados no peito (sibilos), sensação de aperto no peito e tosse. Estas queixas são episódicas podendo surgir por motivos variados, como por exemplo: mudanças de tempo, gripes e resfriados, exposição à alérgenos (poeira, pelos de animais, mofo), irritantes (fumaça, cheiros ativos), entre outros. Uma parcela de crianças pode ter crises após exercícios físicos. Boa parte dos pacientes tem piora de sintomas pela manhã e à noite, ficando melhor durante o dia. 

As crises podem ser discretas, sintomas leves, bem como moderadas ou intensas. Nos casos graves, pode ocorrer dificuldade na fala, vômitos, alterações de consciência. Algumas crianças podem apresentar apenas tosse, sem chiados ou falta de ar aparentes, tendo um tipo chamado: “Asma – variante tosse”. 

Como saber se uma criança tem asma? 
Não há um exame definitivo para o diagnóstico da asma na infância. A base é a avaliação clínica feita pelo médico, em especial nos bebês e crianças pequenas. 

Contam pontos nesta avaliação: análise dos sintomas - se persistentes ou intermitentes, variações diurna e noturna, história familiar e pessoal de atopia, condições escolares, de moradia, etc. A associação dos sintomas com a rinite (alergia nasal) e com eczema (alergia na pele) fortalece o diagnóstico. 

O uso de sinônimos para asma e a ausência de chiados (sibilos) na consulta podem dificultar o reconhecimento da doença. 

Tratamento da asma na infância 
A base da asma é a inflamação dos brônquios. Por isso, o tratamento tem objetivo de combater esta inflamação e controlar a doença. Que fique bem claro: tratar asma não é tratar apenas as crises

A principal meta do tratamento é controlar os sintomas e manter este controle pelo maior tempo possível, prevenindo novas crises. Os medicamentos para asma podem ser divididos em dois grupos: medicamentos aliviadores e medicamentos para controle da asma. Mas, não cabe aqui discutir sobre os remédios, mas sim sobre os aspectos envolvidos no tratamento, já que... Tratar asma não é só com remédios

Princípios básicos sobre o tratamento da asma 
• Aprender sobre a doença e como eliminar os fatores que podem provocar crises. Vale ressaltar que na infância, estes fatores são variáveis. Por isso, a família e o paciente (no caso de crianças maiores e adolescentes) devem ser orientados para reconhecê-los. Ácaros da poeira domiciliar são a causa mais comum de alergia respiratória na infância. Por isso, cuidados na limpeza de casa, em especial do quarto de dormir, colchões e travesseiros são essenciais. Orientar familiares para não fumar dentro de casa, mesmo que a criança não esteja perto. 

 • É importante que a criança (ou seus responsáveis) conheça os sinais de piora e perda de controle da doença, estimulando o manejo precoce, evitando crises graves e hospitalizações. 

• Combater mitos e preconceitos! Cada vez mais se comprova a importância da medicação inalada com o propósito de obter um efeito rápido, eficaz e com menores efeitos colaterais. Em princípio, os sprays (as famosas “bombinhas”) são os dispositivos mais adequados para uso infantil. 




A aplicação de sprays (“bombinhas”) acoplados a espaçadores é importante pois tem efeito rápido, eficaz e com menores efeitos colaterais. Até mesmo em crianças pequenas, devem ser preferidos em comparação com os nebulizadores, que necessitam energia elétrica, são volumosos, inadequados e barulhentos. 

 Crianças maiores que sete anos de idade podem se beneficiar do uso de inaladores de pó. 







• Tratar a rinite, que está associada na maior parte dos casos de asma infantil. Vale ressaltar que a rinite não tratada impede a melhora e agrava a asma. Corrigir as infecções, a respiração bucal e outras comorbidades da rinite, que agravam o problema. 

• A imunoterapia (vacina de alergia) está indicada nos casos onde a alergia é comprovada, sendo o único tratamento capaz de modificar a história natural da doença, melhorar o controle e diminuir a necessidade de medicamentos a longo prazo. A criança deve retornar periodicamente ao seu alergista, mesmo que esteja bem, para acompanhamento do controle da doença e para eventuais ajustes no tratamento. 

O asmático que tem sua doença sob controle adequado, pode ter uma vida normal, participar das brincadeiras e atividades esportivas normalmente.

Comentários

  1. Belo texto.

    Uma dúvida: qual é o especialista mais indicado para diagnosticar uma tosse persistente, como sendo asma ou alergia? Otorrino ou Alergista?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. O médico especialista em Alergia e Imunologia está capacitado a tratar a tosse e as alergias respiratórias, incluindo a asma. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Como vão?

    Excelente post. Bem esclarecedor. Tenho uma página (com o mesmo nome do meu blog) e lá compartilho assuntos para a família de forma geral. Recebo sempre vocês no meu e-mail. Este assunto é tema importante para os papais. Irei compartilhar às 14hs. Se quiserem visitar a página deixo o link

    www.facebook.com/bolhinhasdesabaoparamaria

    Obrigada!
    Abraços e boa semana
    Teresinha Nolasco
    Bolhinhas de Sabão para Maria

    ResponderExcluir
  4. Teresinha: Obrigado por seu depoimento e parabéns pelo blog. Não há problema na repodução de nossos textos desde que seja referida a fonte. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Meu marido teve bronquite pela 3° vez, a primeira em 2009, a 2° ano passado, tyinha sintomas de gripe e chiado no peito,nas 2 x foi ao clínico q passou brondilat xarope e um remedio em capsula Este ano, ele descobriu uma pneumonia,no primeiro dia que o nariz corizou, foi direto ao hospital fez exames e teve o diagnóstico. ficou um mes tomando remedio antibiótico +1 xarope. Em 15 dias a infecção bacteriana sumiu -segundo o exame de sangue-, mas tinha pouco catarro no pulmão ainda, segundo o raio x. Passou no pneumologista, pois a tosse e o catarro nao sumiam. inclusive o muco tava tão grosso,, a tosse vinha, (ele não controlava) fica enganchado na garganta e faltava o ar, ele ficava cerca de 10 segundos "apagado", como se fosse um mini desmaio.. ele tava usando inaladores com soro (atrovent e berotec), daí um dia tremeu e teve esse mini desmaio,o pneumologista, receitou predsim + um xarope, depois d um tempo q a tosse diminuiu, agora ele usa alenia. Está tratando com ALenia, a tosse vem sendo reduzida, cada vez mais..antes ele ainda tossia 2 x ao dia, depois passou para de 8 em 8 dias, agora é raro, de9 a 12 dias em media. O medico disse que seria no minimo o tratamento de 1 ano com o remedio q receitaria (receitou alenia) nao voltamos la ainda, era pra voltar esse mês.. como a tosse ainda nao sumiu COMPLETAMENTE, ele ainda deve continuar a tomar ne? Tartar com alenia 1 ano é perigoso? Ele nunca teve nenhuma reacao ruim..a tosse esta cada vez masi escassa.. só qdo muda o tempo (na minha cidade 1 dia chove, um dia faz calor, no outro cai a temperatura de vez, é bipolar o clima) que ele tosse.. Alenia faz mal tomar muito tempo?Tipo 1 ano? Ele toma a 3 meses..Grata!

    ResponderExcluir
  6. Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém na mesma cápsula, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Estou a procura de um especialista, meu filho ja foi diagnosticado com riniti, cinuzite, bronquite e os remedio parecem nao esta fazendo efeito, moro em Belo Horizonte, Minas Gerais e estou a procura de um Imunologista ou outro que possa ajudar. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Para localizar um alergista em Belo Horizonte, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br. Siga os passos:
    1) Clique na aba “Público” e depois em: “Localize seu especialista”.
    2) Abrirá uma tela onde você escolherá o Estado (UF) e depois escolherá a cidade.
    3) Clique então "enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.
    Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite meu sogro teve uma crise de falta de ar..foi pra hospital ficou enternado um dia...então teve alta e o médico passou alínea pra ele ..mas não estamos sabendo como ele deve tomar a medicação..por favor me dê uma luz..

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém em uma cápsula para inalação, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Este medicamento deve ser inalado todos os dias, pela manhã e à noite, mesmo que a pessoa esteja bem. Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.compara receber a cópia em PDF do nosso livro "Viver bem com asma". Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno