Pular para o conteúdo principal

Dermatite de contato (DC)

A pele é o órgão que faz o contato do corpo humano com o ambiente. Quando há uma agressão por substâncias que entram em contato com a pele, podem surgir lesões que são conhecidas como dermatite de contato (alérgica ou não). A reação característica da dermatite de contato (DC) é o chamado eczema.
Existem dois tipos principais:
1) Dermatite de contato irritativa (DCI) e
2) Dermatite de contato alérgica (DCA)

A Dermatite de contato irritativa (DCI) é assim chamada porque não é alérgica. É causada pela irritação na pele e em geral resulta de produtos ácidos que têm ação irritativa e fazem surgir as lesões. Algumas substâncias são mais fortes - "irritantes primários absolutos" e causam dano na pele no primeiro ou em poucos contatos. Exemplo: produtos ácidos. Existem também as substâncias consideradas como "irritantes primários relativos" que são mais fracos e necessitam diversos contatos com a pele para que as lesões surjam. Exemplos: detergentes que provocam dermatite nas mãos.

A Dermatite alérgica de contato (DCA) contudo, depende de uma sensibilização, ou seja, a pessoa entra em contato com o produto, desenvolve uma reação imunológica (alergica) específica, que vai gerar as lesões. Depois que se instala, a reação surgirá sempre que a pessoa voltar a ter contato com a substância.

Como a DCA surge após o contato repetido, podem estar relacionadas com o trabalho, resultando nas chamadas "dermatoses ocupacionais". Por exemplo, uma pessoa que trabalha como pedreiro por muitos anos, pode apresentar uma dermatite nas mãos causada pelo cimento.

As dermatites de contato podem sofrer a influência da luz. Neste caso, são classificadas em DC fotoalérgicas, quando são causadas por alergia mas necessitam de exposição à luz para que a lesão apareça na pele e as DC fototóxicas que têm o mesmo mecanismo das DCI mas as lesões só surgem após exposição à luz.  Existem ainda formas mais raras como a DC sistêmica , quando o paciente se sensibiliza por via cutânea e reage quando entra em contato com a substância por via sistêmica e a DC não eczematosa, onde o aspecto da lesão pode se modificar.

Diagnóstico clínico
O diagnóstico da DC se faz pela análise da história do paciente e pelo exame físico, onde o médico observará o tipo, aspecto, tempo de aparecimento e a localização das lesões. O aspecto característico é de um eczema.

O médico atua como um detetive procurando o autor de um crime. Alguns fatores podem ajudar: conhecer a idade, profissão, se tem um hobby ou hábitos de lazer, etc.  
É comum que a lesão se localize na área em que correu o contato Exemplos: 
- Face: cosméticos, maquiagem, materiais em suspensão no ar. 
- Couro cabeludo: tinturas de cabelo, shampoos, fixadores.
- Orelhas: bijuterias, aparelhos de audição, óculos, telefone. 

- Pescoço, bijuterias, perfumes, tecidos, base.

- Axilas: desodorantes, ceras depilatórias, roupas. 
- Mãos: detergentes, sabões, cimento, tintas de jornal, cosméticos, metais. 
- Pés: sapatos, borracha, talco antisséptico, cremes, pomadas.
- Região genital: preservativos, cremes vaginais, amaciantes de roupas.
- Região anal: papel higiênico, sabonetes, supositórios. 
Mas, é preciso atenção pois nem sempre esta é a regra. Exemplo: esmalte de unhas: não é comum que ocorra nas unhas, mas sim em pálpebras, face e pescoço.

Teste de contato
É um teste padronizado que utiliza uma bateriade substâncias, a chamada "bateria padrão brasileira" e/ou a "bateria de cosméticos" e, se necessário, outros antígenos escolhidos de acordo com a suspeita clínica.
As baterias usadas no teste de contato contém as substâncias em concentração e preparação apropriada para teste, ou seja, de forma que possam apontar a positividade sem causar dano à pele do paciente.
O material é colocado em contato com a pele usando fita adesiva hipoalergênica contendo discos aderidos. Após limpeza da pele, o material é aplicado nas costas do paciente, permanecendo por 48 horas. Neste intervalo, não é permitido molhar o local nem realizar exercício físico vigoroso. Após 48 horas o material é removido e realiza-se a primeira leitura, obsrvando se há reação no local de aplicação de cada substância.  A leitura é repetida 72 horas ou 96 horas após aplicação do teste.  É importante manter os cuidados evitando molhar o local para não apagar as marcações feitas em cada local testado.

A interpretação do teste de contato
Se não ocorreu reação em nenhuma das leituras, o teste é considerado negativo. Se a reação não ocorre na primeira leitura e ocorre na segunda leitura (ou se a reação é maior na segunda leitura) é considerada positiva. Mas as reações decrescentes, ou seja, menos intensas na segunda leitura podem indicar uma DCI. Cuidado especial nos testes com diversas substâncias positivas. O resultado deve ser analisado caso a caso.

Se o teste é positivo, tem grande valor diagnóstico. Mas o teste negativo não afasta a possibilidade de uma dermatite de contato.

O resultado negativo pode indicar várias possibilidades, relacionadas ao paciente ou à doença, como por exemplo: pode ser  uma DCI não alérgica; a substância não estava na bateria padrão (pode-se testar com o material próprio de cada caso) ; influência de medicamentos usados (corticóides sistêmicos) Outras são relacionadas ao teste: material não estava na validade, técnica não foi respeitada, concentração estva inadequada, etc.

Mesmo o teste positivo deve ser analisado para que se confirme sua relevância junto à suspeita inicial.  Concluindo, nos casos em que há suspeita de uma dermatite de contato, o papel do médico alergista é essencial em todas as etapas, desde a análise clínica criteriosa de cada caso  bem como na realização e interpretação dos testes de contato.

Tratamento
O princípio básico  e essencial do tratamento é afastar o agente causal.  O tratamento com medicamentos sob forma de pomadas, cremes e loções, bem como medicamentos por via oral é importante para resolução das lesões. 

Dica final
A alergia de contato, uma vez instalada, se repetirá todas as vezes que se repetir o contato com a substância. Uma vez alérgico, será sempre alérgico. Até o momento, a medicina ainda não tem a cura  definitiva do problema. 

Por isso,  além dos medicamentos, o paciente deve ser instruído corretamente que:
- A dermatite de contato é benigna, não é transmissível nem contagiosa.
- A substância causadora deve ser evitada, já que o contato resulta na recidiva da doença.
- É importante conhecer o nome químico da substância causadora mas também onde é encontrada e formas de evitá-la.
- Atentar para a possibilidade de reações cruzadas, ou seja, substancias diferentes mas que podem provocar a mesma reação.
- Equipamentos de proteção nos casos ocupacionais
- Produtos alternativos que não contenham o alérgeno e que possam substituir aqueles que causaram a alergia
Fonte: ASBAI

Comentários

  1. Ola!! Estou com o teste de contato nas costas, mas suo muito e ele saiu um pouco do lugar. Acho q não vai adiantar de nada né?

    ResponderExcluir
  2. Isa: é verdadeiro, que a sudorese pode interferir eprejudicar a leitura do teste de contato. Mas, depende do grau de suor e do tipo de reação que ocorreu. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explanação sobre a DC. Sofro há mais de dois anos, já fiz o teste e deu negativo. Mesmo usando proteção ao utilizar mate rias de limpeza, ainda assim tenho crises.
    Queria muito saber a que mesmo tenho alergia.
    Aurenice

    ResponderExcluir
  4. Aurenice Boa tarde Se a reação de contato for irritativa, os testes serão negativos. Por isso, a orientação clínica deve ser preferencial na determinação do diagnóstico, independente dos testes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Adquiri dermatite de contato fazendo unhas de vidro mas o pedido não passou exame pra saber a que produto sou alérgica. Dermatite de contato tem cura?

    ResponderExcluir
  6. Juliana Boa noite Não há um tratamento definitiva para a dermatite de contato. A cura depende do afastamento da causa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/2/17 14:01

    Tou com os adesivos nas costas, tem uns que ficaram pretos, o q isso significa?.
    Ps. Só vou retirá-los amanhã

    ResponderExcluir
  8. Algumas substâncias usadas na bateria padrão de teste de contato podem ter coloração escura. Por exemplo, parafenilenodiamina. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Há mais de dois anos venho sentindo um certo "incomôdo " na região dos olhos e há um ano estou em tratamento para descobrir a possível causa. Minha experiência diária me aponta o óculos (feito em qualquer material) como agente agressor, q promove essa sensibilidade ( q vem aumentando: ressecamento no nariz: externo e interno; embaçamento nas vistas, algum incômodo nos dentes, ardência na pele perto dos olhos, inchaço no rosto. Porém, o ultimos testes feitos ( o das substancias nas costas) apontam sensibilidade para as substâncias "alcool mix", "carba mix" e "terebentina", o que na opinião da alergista não sustenta a hipótese de ser o material dos óculos. Obs: Não posso usar lente devido a ressecamento no globo ocular. Estive lendo as postagens feitas e não achei nada parecido com meu caso. Ainda esclareço que não uso cosmético no rosto/olho, coisas do tipo q de alguma forma agrediriam o local. Gostaria de contar com alguma ajuda/orientação de vocês. Desde já, grata pela atenção dispensada!

    ResponderExcluir
  10. Andreia Boa tarde O seu relato não deixa claro que possa ser ocorrido uma reação alérgica (imunológica). A armação dos óculos pode provocar uma reação irritativa local, bastante incômoda, surgindo ardência, mas sem se associar com alergia ao material de seu fabrico. Contudo, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Olá boa tarde! Eu estou com um problema sério ultimamente não consigo mas usar sapato irrita a região acima do pé próximo aos dedos causando coceira , ardencia e chega a ferir... Mas não é como todos os sapato também não consigo difenciar o material q causa isso.. O que posso fazer? Para amenizar

    ResponderExcluir
  12. O seu relato não deixa claro que seja uma dermatite de contato. Pode ser uma reação por irritante primário ou outro tipo de lesões que confunda o diagnóstico. Mas, não é possível diagnosticar sem examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Olá bom dia. Estou com dermatite de contato. Sinto muita coceira passei com minha médica ela fez os exames e me receitou tomar allegra d e passar uma pomada. Só que o que está causando a alergia e um óleo usado no meu trabalho. Oq posso fazer? A coceira não passa porque estou direto em contato c o causador.
    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  14. Anderson Bom dia O caso deve ser avaliado em conjunto com sua médica e, se for o caso, um teste de contato poderá ser útil no esclarecimento de sua alergia. mas, não tenho condições para opinar sem uma avaliação criteriosa e sem examinar você pessoalmente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno