24 junho 2013

Falta de vitamina D pode explicar por que obesos têm mais alergia

Crianças e adolescentes obesos são mais propensos à asma e alergias do que jovens com o peso normal – e a deficiência em vitamina D pode ser uma das razões pelas quais isso acontece: é o que indicou um novo estudo americano

A vitamina D é importante para o sistema imunológico e sua deficiência é comum em pessoas obesas. Por outro lado, há maior risco de asma e alergias entre jovens com sobrepeso.

 Foram estudados 86 jovens de 10 a 18 anos de idade, sendo que 54 deles eram obesos ou tinham sobrepeso. Os participantes realizaram exame para medir os níveis de vitamina D, bem como os níveis de imunoglobulina E (IgE), um anticorpo que é um dos principais fatores que desencadeiam reações alérgicas e das citocinas, que são moléculas envolvidas no processo que desencadeia respostas imunes no organismo. 

Os pesquisadores verificaram uma relação significativa entre a gravidade da obesidade dos participantes, maiores níveis de IgE, de citocinas e menores dosagens vitamina D. Concluiram então que o aumento do risco de alergia em obesos pode ser, de certa forma, medido pelos seus níveis de vitamina D e trazendo uma nova reflexão sobre o tema. 

Em 2010, o Blog da Alergia publicou um texto sobre o tema. Clique no link e leia: "Vitamina D e Alergia". 

Fonte:  Veja - saúde

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...