Pular para o conteúdo principal

Probióticos - as bactérias do bem


Bactérias são microorganismos que causam doenças. Assim se aprende na escola. 

Mas, este enfoque mudou, com o conhecimento das bactérias "do bem", que podem ajudar nosso organismo e melhorar a defesa contra doenças, constituindo os chamados probióticos. 

O organismo humano convive com muitas bactérias. Pode-se dizer que o corpo é  formado mais por bactérias do que por células.

Probióticos são micro-organismos vivos capazes de alcançar o trato gastrintestinal e alterar a composição da flora intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde quando consumidos em quantidades adequadas.  

As bactérias "do bem" vivem no intestino, tornando-se melhores com uma alimentação saudável. Os tipos mais encontrados nos alimentos são as chamadas bifidobactérias e os lactobacilos. O maior exemplo é o leite materno. Bebês que recebem aleitamento materno aumentam rapidamente o número em seu trato gastrintestinal ("efeito bifidogênico"), chegando as bifidobactérias e os lactobacilos a representar mais de 90% da flora intestinal já nos primeiros dias de vida. Este é um dos motivos pelos quais a amamentação tem importantes efeitos protetores nos primeiros meses de vida. 

Onde encontrar os probióticos?
A alimentação saudável e regular com frutas, legumes e verduras é a base. Além disso, citam-se alguns alimentos, como por exemplo os leites fermentados.  


Benefícios dos probióticos: 
A palavra deriva do grego e tem significado de "pró-vida". Probióticos são suplementos alimentares contendo microrganismos vivos, que trazem benefício à saúde do  organismo, através da melhoria do balanço microbiano intestinal. Atuam na prevenção de doenças intestinais, diminuem os riscos de doença inflamatória do intestino, doenças cardiovasculares e diabetes, segundo os relatos científicos. Contudo, existem bactérias específicas para cada caso. 

Nos ultimos anos, houve um interesse crescente no uso de probióticos para doenças alérgicas. O uso de probióticos poderia estar relacionado com melhora da dermatite atópica, das alergias respiratórias, melhorando a imunidade, protegendo contra viroses respiratórias e reduzindo a duração do resfriado comum. 

No caso das doenças alérgicas, seu efeito parece ser maior na prevenção do que no seu  tratamento. Estudos no futuro contribuirão para definir a verdadeira relação com as alergias. De qualquer modo, um bom conselho para os alérgicos é priorizar uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, legumes, carnes magras e incluindo os leites fermentados, especialmente os enriquecidos com bactérias probióticas.

Comentários

  1. Anônimo7/3/13 15:55

    Vou comecar tomar a vacina e estou em crise alergica. Uso anticoncepcional e sei p piora alergia pq aumenta o th2. Se eu parar o atco ate minha vacina comecar a fazer efeito pode diminuir minha crise de alergia??obrigada

    ResponderExcluir
  2. Em princípio, não há necessidade de interromper o uso do anticoncepcional durante a realização da imunoterapia. Aconselho que pela orientação ao seu alergista antes suspender a medicação. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. A vacina sublingual pode dar choque anafilatico ou edema de glote??qual possui mais chance de ocorrer isso a sublingual ou a injetavel??ate quanto tempo depois de tomada a vacina pode ocorrer?o q devo fazer caso isso aconteca??
    Adoro o blog de vcs,vcs sao mto competentes e pacientes com nos leigos.

    ResponderExcluir
  4. Embora exista a possibilidade de reação anafilática, é raríssimo que ocorra com a imunoterapia padronizada e bem indicada. O nosso Serviço de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro existe desde a década de 50 e nunca teve reação adversa grave com o uso da vacina. Aconselho que exponha suas dúvidas ao seu alergista para que receba a orientação adequada. Obrigado pela visita. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,minha filha começou a tomar probiótico para dermatite ,porém teve diarréia é comum ?

    ResponderExcluir
  6. Meu filho e muito alérgico não está podendo se movimentar ou fazer esforço físico que começa a tossir muito já toma Piemonte há 2 meses, o que eu faço. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Patrícia Bom dia. O aparecimento da diarreia deve ser comunicado ao médico que trata de sua filha A resposta aos medicamentos não é igual em todas as pessoas. É preciso analisar os dados clínicos, os demais medicamentos que faz uso, para orientar. Avaliar apenas pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno