27 junho 2007

Corticóides


Corticóide ou corticosteróide (popularmente chamado de cortisona) é um medicamento usado no tratamento das doenças alérgicas e qué é sintetizado a partir de um hormônio produzido por uma pequena glândula chamada supra-renal, pois se localiza logo acima do rim.










Este hormônio – chamado de cortisol - é essencial para a vida, contribuindo
para manter o equilíbrio no organismo humano. Atua como um potente antinflamatório natural, além de influir em diversas funções do organismo como no metabolismo ósseo, de açucares, sais minerais, gorduras, proteínas, exercendo também ação estimuladora no cérebro. Estas ações são muito importantes para gerar energia necessária para manutenção das atividades diárias e em especial nas situações de estresse tanto físico como emocional. Por exemplo, no momento de uma infecção o organismo precisa de reservas de energia para se defender e o cortisol atua provendo condições para a recuperação.

A produção de cortisol obedece a um ritmo diário (“ritmo circadiano”),
com um nível máximo do hormônio pela manhã, ao acordar. O nível de cortisol vai caindo lentamente até que à noite há um nível mais baixo no sangue, coincidindo com a sensação de cansaço e necessidade de repouso. Durante o sono, a glândula volta a produzir o hormônio a fim de que o organismo esteja apto para suas atividades diárias ao acordar, pela manhã. Este ritmo de produção do cortisol pela supra-renal é regulado por uma outra glândula; a hipófise ou pineal, localizada no cérebro, sob a influência de outras estruturas reguladoras cerebrais.

Mas o corpo humano é harmonioso: para produzir o cortisol, a glândula supra-renal obedece às ordens da hipófise e do hipotálamo. A regulação do cortisol é portanto o resultado da participação harmoniosa do eixo hipotálamo – hipófise – adrenal. Assim, quando o nível sérico do cortisol, o eixo reduz sua atividade vice versa – se o nível está elevado, automaticamente o eixo estimula sua atividade.

Por isso, quando uma pessoa utiliza um medicamento contendo corticóide, poderá ocorrer uma interferência no eixo regulador/produtor e resultar em alteração de produção do cortisol pelo organismo. No uso curto por poucos dias, não há problema: uma vez suspenso o medicamento, a glândula supra-renal retoma a sua produção diária normal. Entretanto, se a terapia for prolongada (acima de 30 dias) a retomada da atividade da glândula pode ser lenta ou até mesmo permanente, acarretando sérios problemas de saúde.

Os corticóides são utilizados de forma sintética em medicamentos usados em muitas doenças e na Alergia, por sua estupenda ação antinflamatória. O uso deste medicamento acarreta melhora quase imediata de crises agudas de asma, rinite, urticária, eczemas, farmacodermias e da anafilaxia.

Conhecendo as ações dos hormônios corticosteróides, fica mais fácil compreender seus principais efeitos colaterais, em especial quando utilizados de forma sistêmica por via oral (comprimidos e xaropes) ou injetável.


Medicamentos contendo corticóides:
Os remédios contendo corticóides sintéticos (chamados popularmente de “cortisona”),

são utilizados no tratamento de diversas doenças alérgicas, como a asma, rinite,
alergias na pele e no choque anafilático.

• Via oral: xaropes e comprimidos;
• Para uso injetável;
• Para uso inalado: nebulizações, sprays ou inaladores de pó seco;
• Uso na pele: pomadas e cremes;
• Uso oftálmico –colírios.




CORTICÓIDES POR VIA ORAL

Usados sob forma de comprimidos ou como xaropes estão indicados nas crises de asma, rinite e em outras formas de alergia (urticária, angioedema, etc). O ideal é o uso por poucos dias, a fim de corrigir o problema sem que haja interferência na produção do cortisol pela glândula adrenal, sendo uma medicação valiosa e segura.
Os efeitos colaterais são variáveis de pessoa a pessoa, dependendo da dose e do tempo de uso. Os mais comuns são aumento do apetite e alterações do sistema nervoso: algumas pessoas sentem-se com mais energia, outros se queixam de tristeza, irritabilidade e insônia.
No caso da asma, é importante chamar a atenção sobre o medo do corticóide por causa dos efeitos colaterais, mas o retardo no início do uso pode acarretar piora da doença e levar à internação hospitalar (às vezes até em CTI), sendo necessário o uso de doses muito mais altas da cortisona.

Ressalta-se que este medicamento só deve ser feito sob orientação do médico e em hipótese nenhuma por conta própria ou por conselhos de balconistas ou amigos pois o uso abusivo da cortisona pode provocar danos muitas vezes irreparáveis à saúde. Quem nunca ouviu dizer que a cortisona é faca de dois gumes? E é verdade. Mas, cabe ao médico utilizar o “gume certo” e usufruir o benefício do medicamento com o mínimo de efeitos colaterais indesejáveis.

CORTICÓIDES INJETÁVEIS:

Os corticóides podem ser utilizados por via venosa ou intramuscular nas crises agudas de asma e em situações de emergência, como no choque anafilático. Atuam promovendo a diminuição do processo inflamatório e do edema, diminuindo a chegada das células e de fatores chamados mediadores da inflamação.
Entretanto, existem no mercado algumas formas para uso intramuscular e que têm liberação lenta (formas de depósito), permanecendo na circulação por cerca de 20 a 30 dias após uma única aplicação. Esta liberação lenta tende a provocar efeitos colaterais mais graves e intensos e por isso não são recomendadas no tratamento de doenças alérgicas.

Os principais efeitos colaterais dos corticóides sistêmicos – em comprimidos, xaropes ou injetáveis são:
• Aumento de peso com deposição central de gordura (giba de búfalo).
• Tendência a aumentar a pressão arterial.
• Retenção de água (edema).
• Tendência ao aumento do açúcar no sangue (diabetes).
• Aumento da acidez estomacal (azia, gastrite).
• Perda de cálcio ósseo (Tendência à osteoporose).
• Insônia, agitação.
• Aparecimento de cãimbras.
• Acne, surgimento de pêlos na face.

CORTICÓIDES INALADOS

O uso inalado é considerado padrão ouro no tratamento de controle da asma e da rinite alérgica, atuando no processo inflamatório das vias respiratórias e resultando no controle da doença, devendo ser mantido de forma contínua e por tempo prolongado.
Resalta-se que os corticóides inalados não são indicados para uso nas crises, mas sim na prevenção e controle da asma.
Apesar de seguros, os corticóides inalados também podem causar efeitos colaterais, mas em geral de forma localizada, como a rouquidão (disfonia) e candidíase oral (“sapinho”). Os efeitos colaterais sistêmicos são raros e de pequena intensidade.
Os corticóides inalados podem ser usados sob forma se nebulização, como “sprays” ou aerossóis (popularmente conhecidos como "bombinhas”) ou ainda em forma de inaladores de pó. É imprescindível lavar a boca após o uso. No caso dos aerossóis ou sprays, recomenda-se também o uso de espaçadores, a fim de reduzir possíveis efeitos colaterais locais.

Vantagens do uso inalado:

- A medicação atua mais rápido;
- As doses são menores (microgramas);
- Os efeitos colaterais sistêmicos são mínimos;
- Pode-se utilizar por tempo prolongado sem alterar o equilíbrio do eixo hipófise - arenal
.

CORTICÓIDES USADOS SOB FORMA DE CREMES E POMADAS
Usados no tratamento de doenças alérgicas da pele como a dermatite atópica e o eczema de contato.


Em resumo:

USO ADEQUADO:
• Para tratar crises fortes ou moderadas nas doenças alérgicas.
• Utilização deve ser de preferência por via oral (comprimido ou xarope), em doses adequadas e por período curto (5 a 7dias).
• Utilizar com orientação e supervisão do médico.

USO INADEQUADO:
• Uso por conta própria e sem orientação médica.
• Utilização repetida de injeções de depósito (ação prolongada).
• Evitar corticóides a todo o custo e só usar quando a crise já for muito grave.
• Usar baixas doses por tempo longo ou modificar a prescrição do médico por medo de efeitos colaterais.

Alguém tem medo de beber água?

Certamente não... Mas água também pode afogar e matar!

Corticóides usados de maneira adequada
são medicamentos seguros, úteis e confortadores, preciosos como a água.




Rio de Janeiro, 11 de Outubro de 2009
Nota da Editoria:


ATENÇÃO: Não sabemos porque, mas infelizmente o Blogger está bloqueando e recusando os comentários enviados para este post. E, mesmo após a liberação pela nossa moderadora,  não aceita a publicação dos comentários enviados recentemente. 

A partir desta data, pedimos a gentileza de que os comentários sejam enviados diretamente à nossa equipe médica através do email: blogdalergia@gmail.com

208 Dê sua opinião:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 208   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Nossa li esse texto e parece q ele estava falando de mim!! Meu deus como sofro com essa asma,e o pior q so mesmo o corticoide pra dar jeito,com isso ganho peso... me da uma fome tremenda...pelos no rosto.. irritabilidade! Me sinto um lixo por causa de meus pulmo~es,não consigo emagrecer e minhas crises de asma não passam nunca! Já to em crise à quase 2 anos direto. Sempre fui assim,desde pequena,mas teve uma época na minha vida q fiquei 10 anos sem ter qualquer tipo de crise...tudo! mas quando voltou foi pra leão!!!!!! Me ajudem o q posso fazer? tenho 26 anos,tomo decadrom,é o único remédio que serve pra mim,passa na hora! mas tenho q tomar sempre,bombinha então...aff nrm se fala. bjs a todos parabéns pelo texto.

Equipe PGRJ disse...

Olá amiga: os corticóides realmente têm os efeitos colaterais citados mas são importantes no controle das crises graves de asma. Entretanto, passada a crise, é importante que seja atendida por um médico especialista que a oriente para um tratamento de controle e prevenção e crises. O tratamento da asma deve ser feito diariamente, de maneira contínua, mesmo que esteja bem, para que se combata a inflamação dos brônquios e assim possamos controlar a a doença e não ter crises. Aconselho que visite o site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (está em link com o nosso): www.sbai.org.br pois nele é disponibilizada uma lista de médicos portadores de título de especialista em Alergia em todo o país. Assim você poderá procurar um profissional especializado para orientá-la e - quem sabe - não precisará mais do Decadron.

Anônimo disse...

Meu filho de 9 anos foi picado por uma cobra Jararaca. O medico que o atendeu utilizou corticóide no tratamento. No segundo dia após a picada resolvi ouvir a opinião de um pediátra. Ele interrompeu o uso desse medicamento imediatamente. Hoje é o 4º dia, mas acho que meu filho está pior. Teve alta há 24 horas, mas continua com nuita febre e acho que piorou. Será que isso tem a ver com a interrupção do medicamento?

Anônimo disse...

Sou asmático sem sintomas durante anos, quando ela "aparece" tomo bombinha nas crises agudas e vou ao medico, após isso é corticóide na certa! O resultado é fantastico tanto pra minha renite e asma. Reações adversas não sinto nenhuma! Aliás as dores de cabeça e a asma desaparecem.
O texto de vocês é bem informativo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá amigos. Obrigado pela visita. O efeito dos corticóides pode ser realmente benéfico e o mais importante é que seja feito sempre obedecendo a prescrição médica.

Anônimo disse...

Descobri recentemente que tenho anemia hemolitica auto-imune e estou fazendo tratamento com corticóides. Desde o começo a médica deixou claro que poderia causar vários efeitos colaterais. Graças à Deus não tive quase nenhum até agora,até os quilos que eu perdi com a doença ainda não recuperei nenhum,só voltei a adolescência, pois estou cheia de acne, espero que fique só nisso. Não vejo a hora do tratamento terminar e voltar ao normal!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Amiga: obrigada pela visita e pelo depoimento, que vem reforçar a idéia da utilidade do uso dos corticóides não apenas na asma e nas doenças alérgicas, mas em outras áreas, como é o caso da anemia hemolítica.

SP disse...

Por favor, fiz uma cirurgia de sinusite, rinite e p/ tirar uns cistos do seio da face tb. Antes da cirurgia tomei uma caixa de CELESTAMINE (corticóide), depois da cirurgia tive que tomar mais uma caixa tb desse corticóide e junto ainda tomei uma injeção de DIPROSPAN (que tb é corticóide). Minha dúvida é: É normal receitar essa quantidade TODA de corticóide? Estou com meu rosto destruído de inchado e espinhas... Será que nao foi receitado dose em excesso?
Obrigada pela atenção

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

SP:gostaria de poder ajudá-lo, mas não há como julgar a dosagem do corticóide baseado apenas em seu breve relato e sem conhecer seu caso de forma minuciosa. Obrigado pela visita e volte sempre.

Anônimo disse...

Eu gostaria de dizer que esse site foi muito bom pra mim, tirei todas as minhas duvidas, sofro de rinite alergica desde meus 15 anos, foi quando fiz tratamento no Brasil com um medico durante 6 meses usando corticoide foi uma blza, achei que estava curada. Infelizmente nos dias de hj estou sofrendo muito denovo, o pior de tudo que estou morando na Inglaterra a 4 anos ja, e essa foi a primeira vez que fiquei muito doente, e o problema e que os medicos daqui nao usam nada como no Brasil, entao fica muito dificil achar a solucao.
Mas tdo bem espero que seje so uma crise, espero melhorar. Grande abraco e parabens pelo site.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigada pelo seu incentivo ao nosso trabalho. Caso queira receber uma cópia em PDf do meu livro sobre a rinite, envie um email para: blogdalergia@gmail.com.

Anônimo disse...

Olá!!! Eu estou com uma infecção na gargata a mais de uma semana e nenhum remédio que estou tomando parece fazer efeito, então hoje meu médico me receitou tomar uma injeção de corticóide, e foi o que fiz. Mas gostaria de saber se apenas com uma dosagem eu posso ter efeitos colaterais...só com uma aplicação injetável, tem o perigo de eu inchar??? Obrigada
Um abraço!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como orentá-lo sem saber mais detalhes sobre seu caso e sem saber o nome da injeção.

Anônimo disse...

O nome da injeção é DIPROSPAN HYPAK.

Anônimo disse...

olá,em outubro de 2007 comecei a tomar 60mg de corticoide ao dia.Estava muito inchada por causa do edema causado pela sindrome nefrotica.No final de novembro outro médico e outra conduta,baixou 5mg toda semana até parar em 10mg.Eu realmente não estou +aguentando.Estou muito nervosa,comendo demais,enchendo de pêlos,etc.Posso tomar calmantes?obrigada pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anônimo: Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente neste Blog não é permitido prescrever ou indicar medicamentos. Aconselho que entre em contato com seu nefrologista para orientar a necessidade do uso de um calmente.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anônimo: uma simples aplicação de Diprospan leva cerca de 30 a 40 dias no seu organismo, pois este medicamento tem liberação prolongada do medicamento. Aconselho que procure o médico e não use por conta própria.

Anônimo disse...

Bom dia. gostaria de saber se é normal orticarias no tratamento de TB, pois todo dia de manhã as mesmas aparecem estou tomando cloridrato de fexofenadina a 2 meses, e agora estou preocupado com os efeitos colaterais estou indo p/ o 3 mes de tratamento.um braço, e parabens pelo site.

Anônimo disse...

Ola! meu marido ja vem a mais de um ano sofrendo com faltas de ar, ja fez varios exames, desde cardiáco, Tacs, ecografia na tireoide exames respiratórios com provas de esforço, e os exames demonstram que esta tudo bem, no entanto, continua com as faltas de ar, não tem bronquite nem asma, de um momento para o outro ele fica com dificuldades respiratórias e não reseber oxigenio não lhe faz nada, aí tem que se deitar até que adormece... um veradeiro sufoco para mim qto esposa. Ja não sabemos o que fazer... Gostaria se possivel de receber uma cópia em pdf do seu livro sobre a renite para o mail oliveirakaty@msn.com
Se tiverem uma sugestão de que tipo de exame poderia ele recorrer para que descubram o seu excesso de cansaço e falta de ar agradecia!Parabens pelo blog!

Equipe PGRJ disse...

A cópia solicitada do livro sobre a Rinite Alérgica: "É mais feliz quem respira pelo nariz" foi enviada para seu email. Obrigado pela visita e volte sempre.

Anônimo disse...

ola...soube que esse medicamento esta sendo usado como anabolizante, pois o nome se assemelha com o de um anabólico famoso "deca" qual a relação dos dois?
- e as reações alergicas?
-sei que pode até matar...
e o efeito fanntasia nos malhados??/
obrigado

Equipe PGRJ disse...

Não entendemos sua pergunta. Por favor reformule e envie para: blogdalergia@gmail.com
Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

pablo disse...

Ol�m tudo bem??
Meu nome � Pablo, usei corticoide durante 12 anosm quase que ininterruptamente...parei fazem alguns dias...fiquei sabendo que a parada repentina do medicamento pode levar a pessoa a �bito...sinto minha sa�de bem fragilizada...gostaria da ajuda de vcs!!!
obrigado!!

Equipe PGRJ disse...

Pablo: a retirada do corticóide não pode ser feita de forma abrupta e sem uma orientação profissional. Aconselho que reinicie a menor dose anterior, no horário da manhã e procure um médico especialista para retirar o medicamento com segurança.

Sui disse...

Olá,

Parabéns pelo material publicado, eu sou Suzana, tenho 26 anos, e sofro de asma desde bebê, já tive fases tranquilas e fases críticas, agora estou em uma fase crítica. Estou fazendo uso de Seretide, nasonex e recentemente um médico me passou (como se já fosse pouco) Diprospan injetável, e essa foi a gota d'água para os efeitos aparecerem, coisas que nem sabia que eram efeitos do corticóide.

Estou 14kg acima do meu peso normal, pêlos na face já é comum para mim, as novidades para mim são: estou muito irritada, com caimbras terríveis, bastante ansiosa e a retenção de líquidos reativou a minha tendinite no tornozelo (que ficou bastante inchado).

Como estou sendo acompanhada por 3 médicos (um pneumo, um otorrino e uma homeopata), acho que um deles vai acabar me ajudando.

Mais uma vez, parabéns pelo material.

Até logo,

Suzana

Equipe PGRJ disse...

Suzana:a asma é uma doença que pode ser controlada. O problema é que sofre a influência de fatores ambientais e das condições em que nos encontramos. Por isso, as crises podem retornar. O uso do Diprospan na asma está sendo abandonado em virtude
do alto potencial dos efeitos colaterais. Mantenha o tratamento. Se você mora no Rio, não deixe de vir assistir a uma das reuniões mensais da ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos) no HCE: a próxima será no dia 31 de março 2008. Obrigado pela visita e volte sempre.

katy disse...

Parabenizo o blog por essa iniciativa, uma evz que alergia é dificil de ser tratada e aqui, resolvemos muitas dúvidas. Olha tenho problemas de sangramentos nasais há alguns anos. Fiz várias cirurgias e nao fiquei curada. Tive como diagnóstico hemangiomas nasais e depois telangiectasia , em resumo, uso as vezes diprospan injetável, melhoro, porque tenho RINITE crônica, alergia ao ar condicionado. Usei recentemente o medicamento PREDINISONA,senti uma melhora, passado pelo otorrino de 20 mg.Ele passou num periodo de 5 a sete dias.Gostaria de saber se poderia usar alguma pomada pois minha mucosa nasal é muito fina e vermelha.Agradeço imensamente.

equipe PGRJ disse...

Katy: existem produtos para uso nasal, mas o ideal é que a escolha do medicamento seja orientada pelo seu médico. Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho. Convido que volte a visitar nosso Blog.

Anônimo disse...

Adquiri uma especie de urticaria q me fez visitar medicos dermatologistas ,e não conseguia resultado.Fui então a um alergista q me pediu um exame de sangue completo.
Ainda não voltei nele mas já deu pra ver q todas as minhas taxas estão normais.Não sei qual será o proximo passo mas uma injeção de "DIPROSPAN" trouxe um bom resultado por um bom tempo.
E olha q acho q tomei todos os medicamentos anti alergicos q possa existir.
Na dificuldade de voltar ao alergista e tomando conhecimento desse site pergunto:
Será q posso repetir a dose se o problema voltar?
Muito obrigado e parabens pelo site!

Equipe PGRJ disse...

Olá amigo: a resposta é NÃO! Diprospan não pode ser usada sem receita médica. Uma simples injeção permanece no seu organismo por cerca de um mes, aumentando sobremaneira a possibilidade de efeitos colaterais. Sugiro que volte ao alergista para orientá-lo ao invés de repetir a medicação.

jucas disse...

Olá.Boa noite.Meu nome é Luciano e tomei o medicamento CODATEN que tem corticoides para estabilizar uma crise inflamatória de hernia de disco. Gostaria de saber se isso influencia na alteração do meu hemograma no resultado de exame de sangue. Pois deu alterado meu resultado do ultimo exame de sangue.Por favor, gostaria de uma ajuda. Meus linfócitos deram 50% e estou preocupado com isso. Agradeço desde já.

Ira disse...

Achei esse site por acaso. Estou com um quadro inflamatorio que vem já a mais ou menos 3 semanas. Semana passada fui ao médico e o medicamento não fez efeito. Voltei hoje (pior que na semana passada), fiz uma radiografia e foi constatado inicio de sinuzite. Mas eu também sofro de rinite desde que nasci e o quadro alérgico apareceu nessas ultimas semanas.

Meu médico me receitou (como uso anti-alérgico) o Meticorten e lendo a bula vi que há corticoides na composição química do remédio.

Queria saber se o Meticorten associado ao uso de anti concepcional gera algum problema ou 'anula' o efeito do anti concepcional.

Gostaria de receber também uma cópia do livro sobre a Rinite Alérgica: ira.itsumo@hotmail.com

Desde já agradeço.
Ótimo blog ;D

Anônimo disse...

tomo meticorten e prelone, pois sofro de esclerodermia, estou muito inxada e acima do peso, me sinto cansada e triste, tenho pelos no rosto, me sinto muito mal... gostaria e saber se qndo minha medica tirar essas drogas eu volto ao nomal... me ajudem.. tomo a 5 meses.

Anônimo disse...

Olá

Há uma semana fiz a extração dos dentes de ciso e tive uma parestesia. Estou fazendo aplicações de laser e me foi indicado "dexador", que contem corticóide. ´Gostaria de saber se há resultado eficas para esse quadro clínico, com o uso de medicamentos. E quais seriam as reações do uso de corticóide por 07 dias.OBRIGADA.

Equipe PGRJ disse...

Olá. Infelizmente não é possível emitir um parecer sobre a indicação do medicamento sem uma consulta pessoal. O uso do corticóide no período de 7 dias evolui em geral sem efeitos colaterais significativos. Obrigado pela sua visita ao nosso Blog da Alergia.

equipe PGRJ disse...

Infelizmente não tenho condições para responder sua pergunta sem uma avaliação minuciosa do seu caso. Aconselho que exponha sua preocupação ao médico que trata de sua esclerodermia: é a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida pois conhece bem o seu caso. Lembro sempre que o diálogo e a confiança com seu médico são fundamentais para o sucesso do seu tratamento.

Equipe PGRJ disse...

Ira: não se preocupe com o uso do corticóide prescrito pelo seu médico, em especial quando usado por poucos dias: em geral evolui sem problemas. O mais importante é que você trate sua rinite, que em geral é o que resultou na sinusite. É comum que consideremos a rinite uma doença sem grande importância, mas não é verdade: pode prejudicar o cortidiano e as atividades diárias do alérgico. Enviei a cópia em PDF do livro para seu e-mail. Obrigado pela sua visita e volte sempre ao nosso Blog.

Equipe PGRJ disse...

Jucas: infelizmente não tenho condições de esclarecer sua dúvida sem conhecer mais detalhes do seu caso. Em geral, o uso curto do corticóide não se acompanha de alterações significativas. Contudo, outros fatores poderão influenciar, como: dose, tempo de uso, tipo de corticóide utilizado, se você já usou anteriormente, bem como das condições de sua saúde no momento do uso do remédio. O melhor caminho é expor ao seu médico sua preocupação para que ele o esclareça adequadamente. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Alexandra Oliveira da Silva Oniki disse...

Meu nome é Alexandra , Por favor gostaria que me tirassem uma duvida, estou gestante de 20 semanas e estou com uma crise terrivel no nervo ciático, e o meu obstetra receitou hoje uma injeção de Diprospan , algumas pessoas estão dizendo que é perigoso p/ o bebê, vocês poderíam me tirar essa duvida ? e se realmente for prejudicial se há outro medicamento ? grata

Anônimo disse...

Oi tenho alergia a 10 anos na pele e uso pomada de corticoides sera que tambem é prejudicial a saude?

Equipe PGRJ disse...

O uso de pomadas contendo corticóide não pode ser feito por tempo prolongado. Por isso, o melhor caminho é retornar ao médico especialista para orientá-lo.

Alexandra Oliveira da Silva Oniki disse...

Oi Pessoal da equipe PGRJ, estou ainda aguardando uma resposta de vcs., eu postei um comentário dia 22/04/08 , preciso de uma resposta urgente pois estou c/ muitas dores !! obrigada

Equipe PGRJ disse...

O primeiro passo para que se tenha uma boa relação médico paciente é a confiança e o diálogo! É fundamental que confie no médico que escolheu para acompanhá-la em sua gravidez. As pessoas que estão opinando são médicas? Tiveram acesso aos seus dados clínicos? Aconselho que ligue para o seu médico obstetra, exponha seu temor e sua dúvida. Seria uma atitude leviana de nossa parte julgar a prescrição do medicamento apenas baseado em seu breve relato e sem uma consulta pessoal.

Anônimo disse...

Olá!!!
Vou extrair meus cisos e a recomendação é de usar Diprospan 60 minutos antes do procedimento. Porém, farei duas cirurgias num intervalo de 15 dias. Gostaria de saber se a aplicação do medicamento em um curto espaço de tempo é perigosa e se o os efeitos colaterais não serão piores que os beneficios de alivio da dor.
Obrigada!!!

Equipe PGRJ disse...

Amiga: para responder sua dúvida, necessitaria de mais detalhes sobre o tipo da cirurgia e da indicação do remédio. Por isso, aconselho que exponha seu temor ao seu cirurgião: tenho certeza de que ele não se furtará a responder e poderá fazê-lo de forma mais completa.

Anônimo disse...

estou a mais de 60 dias com empolações no corpo, geralmente empola com frequencia nas regiões arrodeando as axilas, labios, coxas, cintura (no local onde fica o elastico da cueca) e o médico mim passou o rémedio ALLEGRA, o que de imediato resolve o problema, sendo que ao passar o efeito do rémédio, volta tudo novamente, devo continuar tomando este remédio ou devo procurar outro médico, vale ressaltar que quando uso colete balisticoé horrivel pois coça que da vontade de arrancar a pele, se estiver com roupa quente em dia quente, é horrivel também pois empola muito, o que devo fazer

Equipe PGRJ disse...

Mantenha o uso do Allegra e retorne ao seu médico para que reavalie seu tratamento. Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

vim aki pq nao sei mais aonde procurar..
estou com um problema serio..
eu tomo varios remedios de alergia..e queria saber se eles interferem no anti
e quais interferem, sao todos?
obrigada

Anônimo disse...

vim aki pq nao sei mais aonde procurar..
estou com um problema serio..
eu tomo varios remedios de alergia..e queria saber se eles interferem no anti
e quais interferem, sao todos?
obrigada

Equipe PGRJ disse...

Infelizmente não há como responder sua pergunta pois chegou incompleta. Envie mais detalhes para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com
Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Olá, estou com urticária há 15 dias e estou tomando o HIXIZINE 25mg. Acontece que a urticária vai e volta. Hojé fui ao médico e foi me receitada a DIPROSPAN. Nesse tempo de uso dos remédios , percebi apenas que a minha fome aumentou, assim como o peso. Pergunto, se eu tomar a DIPROSPAN terei mais fome e mais retenção de liquidos? Obrigada.

Marcia disse...

Olá, há umas 2 semanas eu estava com uma sensação de corpo estranho na garganta, e a médica me indicou que tomasse prelone (2 compri. de 12 em 12 hs durante 5 dias). O problema é que surgiram tantas espinhas no meu rosto, colo e costas que não sei se tem algo relacionado. E se for, elas sumirão logo? Surgiu aos montes praticamente da noite para o dia.
Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Bom dia, estou um pouco preocupada pois minha irmã tomou uma injeção de corticóide na farmácia pois não aguenta mais a psoríase, as pomadas que o médico receitou não estavam adiantando.Será que pode haver grandes complicações? Grata.

Equipe PGRJ disse...

Diprospan é um corticóide usado por via injetável e que tem ação prolongada. Por isso, permanece no organismo durante cerca de 30 a 40 dias. Sugiro que converse com sua médica se há condições para substituir por um corticóide por via oral e usado por tempo curto. Obrigado pela visita ao nosso blog.

equipe PGRJ disse...

Márcia: a sua descrição é sugestiva de uma reação acneiforme causada pelo corticoide. Sugiro que retorne à sua médica para que oriente o tratamento adequado. Obrigado pela visita ao nosso Bolg.

Equipe PGRJ disse...

O ideal é conversar com sua irmã e orientar que o uso inadequado do corticóide pode trazer efeitos colaterais indesejáveis, às vezes piorando o problema de pele que ela possui. Por isso, o ideal é retornar ao dermatologista para que a oriente. Compreendemos que a psoríase é uma doença difícil e sujeita a pioras desagradáveis na pele, mas mesmo assim o tratamento deve ser feito de forma consciente e segura. Obrigado e volte sempre ao nosso Blog da Alergia.

*T@ty* disse...

Olá, por acaso encontrei este blog e já me esclareceu varias dúvias, porem tenho mais algumas, desde pequena sou extremamente alergica, tenho rinite, bronquite e muitas alergias de pele e cabelo. Para bronquite uso com muita frequencia aerolyn spray, e gostaria de saber se isso é corticoide e se engorda?? Aumentei muito de peso e independente do que faça não consigo emagrecer. Para rinite utilizo Prelone, nas alergias de pele e do cabelo uso Proprionato de clobetasol há alguns anos. Faço uso constante de todos eles, sendo assim, gostaria de saber, se eles aumentam o peso ou inchaço, pois se causarem esses efeitos pretendo tentar mudar de medicação. Há algum tempo, utilizei com o Peneumologista um medicamento que tinha que colocar os comprimidos em um inalador e inalar, eram dois comprimidos, mas infelizmente perdi o nome....agradeceria muito a ajuda. obrigada! Tatiana

equipe PGRJ disse...

Taty: 1) Aerolin é broncodilatador e não um corticóide. 2) Embora todos pertençam a mesma família, corticóides são bastante diferentes de acordo com o tipo. O uso em pomadas cremes ou inalados não provoca aumneto de peso, ao contrário do uso oral ou injetável. Mesmo assim, o aparecimento do efeito colateral depende da dose, tipo do corticóide e tempo de uso. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

Cláudia Moreira disse...

estou com uma dermatite de contato, fui a uma alergista e ela me indicou Predsim ou Prelone e Zyxem, na bula diz que Predsm e Prelone contem corticóide, eu ja´tomei quatro caixas em quatro meses, e agora notei que estou super inchada, com face de lua e acne, já parei faz umas duas semanas, mas continuo inchada, por quanto tempo dura esse inchaço do corticóide?

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se o plurair contem em sua formula algum corticoide.

Luiza disse...

OLÁ ! ACHEI O BLOG POR ACASO, NUMA PESQUISA SOBRE ALERGIA, E QUERO PARABENIZÁ-LOS PELO GRANDE ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO, POIS NÃO HÁ MUITOS SITES QUE ESCLAREÇAM SOBRE ALERGIAS PARA NÓS LEIGOS.TENHO RINITE DESDE OS 13 ANOS, MAS SÓ TIVE CONHECIMENTO DA DOENÇA AOS 18 ANOS, POIS ATÉ ENTÃO NÃO SE FALAVA MUITO SOBRE RINITE, ATÉ QUE UM DIA PASSEI NUM OTORRINO, MEUS SEIOS NASAIS ESTAVAM COM INFLAMÇÂO CRÔNICA, ENTÃO ELE ME RECEITOU CORTICÓIDES, E HOUVE UMA MELHORA MUITO GRANDE, COMO ELE MESMO DISSE "EU IRIA ESQUECER QUE TENHO RINITE" MAS O PROBLEMA É QUE ENGORDEI UNS 7 KILOS, DÁ MUITO APETITE, E ATÉ ENTÃO ANTES DE LER O BLOG DE VOCÊS EU NÃO SABIA DESSE EFEITO DA CORTISONA.SEI QUE É UMA DOENÇA QUE NÃO TEM CURA, GOSTARIA DE SABER SE VOU TER QUE TOMAR PRO RESTO DA VIDA?? QTOS KILOS MAIS VOU ENGORDAR?? RSRS....UM GRANDE ABRAÇO A TODOS VCS E MAIS UMA VEZ PARABÉÉNSS. AHHH GOSTARIA DE RECEBER O LIVRO SOBRE A RINITE MEU EMAIL É: luizaf23@gmail.com.

Equipe PGRJ disse...

Cláudia:o edema (inchaço) causado pelo corticóide regredirá de acordo com a dose utilizada, tempo de uso e principalmente, de acordo com o metabolismo de cada pessoa. Por isso não é possível prever com exatidão em quanto tempo você retornará ao seu normal. Sugiro que aconselhe-se com seu médico sobre as medidas que poderão auxiliá-la nesse período de recuperação.

Equipe PGRJ disse...

Plurair é um corticóide para uso intranasal (fluticasona), formulado de maneira especial e medido em microgramas para que possa ser usado com segurança por tempo prolongado.

Equipe PGRJ disse...

Luiza: obrigado pelo incentivo: é muito importante para que possamos manter nosso trabalho no Blog da Alergia. Enviei para seu email a cópia do livro e espero que esclareça suas dúvidas. Caso necessite, volte a entrar em contato através do nosso email: blogdalergia@gmail.com.
Obrigada pela visita e volte sempre para nos visitar.

Anônimo disse...

Estou fazendo sessões desde maio de Theracort 40 injetável na face para retirar preenchimento que fiz e não gostei mais. Acontece que desde então comecei a ter efeitos colaterais horríveis: aumento da pressão arterial ( no normal sem pre é 10/11...quando estou mal ela chega a 13), insônia, ansiedade.Sinto como se estivesse com febre alta, pois todo o meu corpo queima. Resolvi ir a uma psiquiatra que me receitou LEXAPRO.A ansiedade parou mas os sintomas da pressão começaram novamente depois que fiz outra aplicação do Theracort. Gostaria de saber se o Theracort 40 é corticóide de depósito pois fiz a úlima aplicação dia 16/07 e estava me sentindo mal no dia 20/07. Por favor.. me dêem uma luz.. estou apavorada. Já fiz tudo que é exame de sangue e todos deram normais. Até o de cortisol deu:8. Desde já agradeço a atenção. Meu email pra resposta é :babybllue@hotmail.com

Anônimo disse...

Estou fazendo sessões desde maio de Theracort 40 injetável na face para retirar preenchimento que fiz e não gostei mais. Acontece que desde então comecei a ter efeitos colaterais horríveis: aumento da pressão arterial ( no normal sem pre é 10/11...quando estou mal ela chega a 13), insônia, ansiedade.Sinto como se estivesse com febre alta, pois todo o meu corpo queima. Resolvi ir a uma psiquiatra que me receitou LEXAPRO.A ansiedade parou mas os sintomas da pressão começaram novamente depois que fiz outra aplicação do Theracort. Gostaria de saber se o Theracort 40 é corticóide de depósito pois fiz a úlima aplicação dia 16/07 e estava me sentindo mal no dia 20/07. Por favor.. me dêem uma luz.. estou apavorada. Já fiz tudo que é exame de sangue e todos deram normais. Até o de cortisol deu:8. Desde já agradeço a atenção. Meu email pra resposta é :babybllue@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, eu sou a mesma pessoa da msg anterior sobre o Theracort 40 injetável. Esqueci de mencionar algo que pode ser importante: o médico aplicou 0,6 e 0,2 desta última vez. 0,6 acredito eu ser de Theracort e 0,2 do produto que o mesmo é diluído. Das outras vezes ele aplicava menos: 0,4 e nas primeiríssimas vezes foram 0,2.Nunca tive doença nenhuma, sempre fui saudável,pratico esportes há um bom tempo, naõ fumo, não bebo nunca usei drogas.A psiquiatra foi sugestão da minha mãe que também é médica e disse que parecia coisa emocional por uma crise que tive no meio da noite. Aí a psiquiatra me receitou o LEXAPRO E RIVOTRIL.. na verdade só usei o Rivotril algumas vezes.. não precisei mais.. só uso o LEXAPRO toda noite antes de durmir. Já tomei duas cartelas ( 14 comprimidos cada).Mas sinceramente.. naõ acredito que tenha nenhum problema emocional. Pra mim é tudo coisa do Corticóide. Obrigada.Ludmila

Anônimo disse...

Olá! Moro no Japão e desde o começo deste ano comeceia sentir coceira e surgiram na região próxima ao nariz e boca algo que se assemelha a acne , através de exame de sangue descobri que o meu nível de alergia está altíssimo, deveria estar em torno de 170, mas está em 1151; a alergia não é causada por nenhum tipo de alimento e sim por poeira e ácaros presentes no ar-condicionado e no ambiente em geral. A médica japonesa receitou celestamine(10mg) e ebastel(10mg) e recomendou que evitasse os agentes causadores da alergia. Não há como evitá-los; e sempre que paro de tomar a medicação em uma semana a coceiras no nariz e as acnes voltam a aparecer, e novamente ela receita a mesma medicação. Não confio muito nesses médicos japoneses, mas tomo a medicação há quase 3 meses, quais são os riscos em usar por tempo tão longo? Ela deveria trocar a medicação já que não a alergia persiste??
Obrigada

Equipe PGRJ disse...

Amigo: para emitir um parecer sobre seu caso seria necessário analisar sua história de forma minuciosa e ter acesso a todos os produtos que utiliza. Sabe-se que num procedimento são várias as substâncias utilizadas e nem sempre é o corticóide o causador das reações. Por outro lado, o aumento da pressão arterial pode ocorrer em função de diversos fatores, como por exemplo o fator emocional. Por isso, o caminho mais adequado é entrar em contato com o médico que realiza estas aplicações. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Equipe PGRJ disse...

Compreendo sua ansiedade, mas infelizmente não é possível emitir um parecer sobre uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Contudo, penso que o ideal seria que procurasse uma segunda opinião médica, já que está claro que o celestamine apenas alivia mas não interfere na causa do problema. Embora a dose seja baixa, não se recomenda o uso prolongado do corticóide. O ideal é descobrir a causa do problema e tentar controlar ou afastar, de forma que não seja necessário repetir a medicação com tanta freqüência. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Rapaz, nem sabia que era produzido por nós.
Tomei umas 4 injeção sem receita, ai fui ao médico e ele me passou uma caixa.
Vo para com estas coisas, mas a renite é muito ruim.

Equipe PGRJ disse...

Concordo quando você diz que a Rinite Alérgica é uma doença ruim, pois pode provocar uma série de problemas bastante incômodos para a saúde. No entanto, é uma doença que pode ser controlada e permitir uma vida normal ao seu portador. Escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog da Alergia

Anônimo disse...

por favor me respondam fiz uma pequena cirurgia no rosto (retirei 3 pintas q nasceram a tmpos) qdo tirei os pontos o medico injetou coricoide na cicatriz ara evitar queloides mas o lado esquerdo do meu rosto esta todo inchado a 4 dias, ate qdo esse inchaço pode durar? esse procedimento ta certo? desde ja agradeço.

Equipe PGRJ disse...

Infelizmente não tenho condições para esclarecer suas dúvidas sem uma avaliação minuciosa do procedimento efetuado, medicação utilizada (tipo do corticóide), dose, técnica, etc. Aconselho que entre em contato com seu médico para que possa orientá-la da forma mais adequada. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

Sidnei disse...

Boa noite, tomo foraseq a seis meses e tenho sentido um nó na garganta (tipo vontade de chorar e li que o nó é provocado pelo cortisol, que é um hormonio que tem relação com o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal) aparentemente não tem relação com o lado emocional, uma vez que o problema não escolhe hora para ocorrer gostaria de saber se pode haver alguma relação entre o problema e o uso do medicamento ..obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde! gostaria de parabenizá-los pelo blog, eu sempre tive dúvidas sobre rinite e vocês me ajudaram muito! Tomei em menos de dois meses duas injeções de CELESTONI, e coincidentemente engordei quatro quilos. Quero esclarecer que meu otorrino quem receitou. Não sei se estou errada, mas percebo que quando fico estressada minhas crises aparecem. Como sofro de rinite com muita frequência meu médico indicou um tratamento preventivo para aumentar minha resistência, então gostaria de saber se esse tratamento é eficaz e se o CELESTONE injetável realmente engorda.Por quanto tempo ele fica no organismo? Estou me sentindo muito mal, pois sempre tive uma alimentação saudável, vou a academia e estou engordando!Muito obrigada pela atenção! Me ajudem!!!!!

Equipe PGRJ disse...

Sidnei: o seu relato não sugere uma reação secundária ao uso do Foraseq. Para confirmar, o O melhor caminho é entrar em contato com seu médico para que o examine e possa orientar de forma adequada. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Equipe PGRJ disse...

O tratamento da Rinite Aérgica não deve se resumir ao alívio de crises, mas sim na prevenção e no controle da doença. Assim será possível evitar novas crises. O uso do corticóide é seguro, desde que em doses adequadas e no período estabelecido pelo médico. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz", envie uma solicitação para nosso email: blogdalergia@gmail.com
Obrigado pela visita e volte sempre.

Anônimo disse...

Adquiri a Sindrome de Takayasu e a 3 meses estou fazendo tratamento com corticóide, no primeiro mês já senti quase todos os efeitos colaterais, principalmente os emocionais, comecei tomendo uma dose de 60mg por dia e agora estou com 20mg, o médico argumentou que ao chegarmos as 5mg os efeitos acabariam. Gostaria de saber em quanto tempo mais ou menos esses efeitos irão sumir, principalmente o almento de peso, em um mês mais ou menos?

Wilson disse...

Como posso saber se sou portador da Síndrome de Shurg & Straus, motivo sou sintomático de asma, se não tomo corticoide por 3 dias a crise retorna, tenho erupções cutâneas e, eventualmente uma gosma nas fezes. Ví um documentário do Discovery Home and Health e ali todos os sintomas se enquadram.

Wilson disse...

Faltou, na série de comentários, a alta incidência de catarata polar (qual obriga, igualmente a cirurgia) que o uso continuado de corticóides induz. Eu fui vitimado.

Equipe PGRJ disse...

A Síndrome de Churg & Strauss é um tipo de vasculite, ou seja, uma inflamação alérgica que acomete médios e pequenos vasos sanguíneos, com acometimento pulmonar e em outros órgãos, em geral com histórico de asma e eosinofilia. O diagnóstico só pode ser feito pelo médico especialista. Aconselho que entre em contato com seu alergista para uma orientação adequada.Obrigadpo pela visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Olá,

Estou passando por um processo de urticária.

Tive em 2006 porém com maior intensidade..fiquei quase 2 meses. Tomei vários remédios (corticóides).

Agora tudo novamente..

Atualmente estou tomando:

Predinisona - 20mg
Prudizin - 10mg
Fexodane - 180mg

Porém o único que realmente elimina a crise é o predinisona.
De acordo com meu medico, tentei tomar apenas o Fexodane e o Prudizin. Nossa!!! acordei pior.

Ainda estou no 5º dia tomando corticóide, vou tomar por mais 5 das de acordo com meu médico.

Gostaria de saber, se após estes 10 dias com todos estes medicamentos, é possível que a urticária não vá embora?

Existem casos de pessoas que ficam mais de 3 meses com urticária?

Existe algum outro método para amenizar a urticária por mais tempo do que os corticóides de uso oral??

Sinceramente..estou desesperada..não aguento mais vê essas placas pelo corpo...

Graças ao Predinisona..passo o dia bem..sem nada...mais se parar volta tudo...

Não estou preocupada com peso, aumento de apetite ou pelos pelo corpo...eu queria é que isso fosse embora logo..

Abraços.

Monica Motta

Wilson disse...

Prezada Monica,
Sofro de asma bronquica e de centenas de tratamentos nenhum definitivo somente controle atraves de corticóide e foi por isto que digamos me assustei com seu caso. Seu médico não pode receitar predilisona por longos períodos. Dependendo da dosagem isto afeta a vista (rápida formação de catarata polar) e até induz diabetes. Existem corticóides oral, de última geração, mais eficiente e menos danosos um deles é Deflazacorte (genérico). Quanto a urticária um controle mais eficiente é dado por uma das duas pomadas:
a) Losalem (+ poderosa).
b) Vodol (Um pouco menos).
Ambas são a base de corticóide, mas externo tornam-se menos danosos.

Tamara disse...

Olá...
Gostaria que se possivel fosse me esclarecido uma dúvida em relação ao uso de corticóides de forma injetável. O meu médico me receitou uma dose única de uma ampola de Duoflam para um tratamento de cerca de 40/60 dias posteriormente ele vai analisar como vai se estabelecer pois tenho caso de renite crônica e muito severa, gostaria de saber se a concetração de corticóide do Duoflam é alta ou baixa e se com a dosagem desse remédio fico sujeita a muitos efetios colaterais do corticóide via medicamento, pois acredito que essa dosse seja maior do que a administrada em medicamentos orais.

A minha preocupação em relação so efeitos do corticóide contidos neste medicamento é as reações internas que ele ocasiona como a baixa da imunidade, as alterações que ele causa na pressão arterial, na quebra do açucar e no metabolismo e atividade celular em geral, por isso queria saber se a concentração de corticóides desse médicamento, contida em apenas uma dose, uma ampola, é suficiente para ocasionar essas alterações no organismo ou se somente ocorrem em tratamentos de longo prazo?

O que posso esperar de possíveis efeitos colaterais desta dose de corticóides e deste medicamento?

Fico aguardando a resposta, parabéns pelo blog e muito obrigada.
Tamara
(tamyfag@pop.com.br)

Anônimo disse...

Wilson,


Estou tomando o predinisona, hoje fazem 6 dias.

Tomo 2 comprimidos de 20mg pela manhã, se eu não tomar as urticárias voltam e ai eu fico nervosa e piora mais ainda...

Só fico bem se tomar o predinisona..Os outros remédios tem efeito, mais não controla a urticária.

Por isso ele mandou eu ficar tomando por mais 5 dias.

Disse que quando chegar no 10º dia, vou parar de tomar a predinisona, se voltar tudo, ele mandou eu voltar na consulta, para vê so que terá que ser feito.

Sinceramente, gostaria de saber a causa disso tudo, não sei pq isso apareceu eu mim...

Tenho medo sim, dos efeitos dos renédios, mais o que eu posso fazer se só ele que tira as placas do corpo.

Obrigada pela atenção.

Bjus

Monica Motta

Wilson disse...

Oi Monica,

Já lhe havia postado um comentário anterior. Se a indicação é apenas por dez dias não lhe fará mal. O problema é se for um tratamento continuado e de longo prazo (meses), neste caso converse com o médico para trocar o corticóide por Deflazacorte (última geração e não ataca a vista, mas é bem mais caro).

Tente a pomada Losalem na região afetada por 3 a 4 dias seguidos (não lave, após aplicar, deixe pelo menos 12horas), funcionou bem comigo, eventualmente retorna mas com a repetição do tratamento some de novo.

Urticária tem dois motivos mais corriqueiros: Estado nervoso, pessoas altamente stressadas tem com frequencia e alergia, neste caso seu médico já deve ter feio o teste (cerca de 12 arranhoes no seu braço com substâncias diversas que produzem alergia) sendo o objetivo do teste verificar o que, qual substancia que vc ingere ou tem contato, lhe causa o problema.

Se não o fez, procure uma clinica de alergia para o fazer, pois pode ser a cura de sua urticária, mas se for de origem alérgica. O tratamento é longo, em torno de um ano.

Sds,

Wilson.

disse...

Estou tomando Hixizine 25mg que uma endocrinologista me passou mas no meu caso é somente para auxiliar no ganho de peso, pois estou muito magra, realmente este remédio ajuda ganhar peso? engorda?

disse...

Estou tomando Hixizine 25mg que uma endocrinologista me passou mas no meu caso é somente para auxiliar no ganho de peso, pois estou muito magra, realmente este remédio ajuda ganhar peso? engorda?

Luciane Bittencourt disse...

ola,
Estou morando na Tailandia a um ano e 4 meses e assim que cheguei aqui meu filho, com 4 anos na epoca, apresentou crises de rinite e asma, ha 9 meses ele esta sendo tratado usando flixonase e seretide (no inicio duas vezes ao dia, agora sem crises, apenas uma vez), quando tem tosse alergica o medico me orientou para dar zirtec.
Ele esta bem, faz tempo que nao tem crise, ele nada, corre, enfim, pratica todas as atividades normalmente. Gostaria de saber, se a longo prazo esses medicamentos podem fazer algum mal para ele.
Ah, gostaria de receber uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz". meu e-mail e lubitten@yahoo.com.br
Desde ja, muito obrigada e parabens pelo site!

luciane Bittencourt

Equipe PGRJ disse...

Luciane: o uso do corticóide inalado é seguro pois é bem diferente dos xaropes e comprimidos. A dose é mínima (medida em microgramas) e sua deposição é direta nas narinas( na rinite) e brônquios (na asma) com mínimos efeitos no resto do organismo. Por isso pode ser usado com segurança mesmo por tempo prolongado. Enviei para seu email uma cópia em PDF do meu livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz". Espero que ajude.
Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog

Anônimo disse...

Tomo decadron 0,5 há 9 anos para corrigir um problema hormonal. Há 2 meses não estou tomando, por causa dos efeitos colaterais.
Vou fazer uma cirurgia p retirar uma pedra na vesícula e o remédio demora na cicatrização.
Quero saber se causa algum problema grave.
Pois estou me sentindo que nem o Pablo acima, com a saúde frágil e morrendo de medo de ter algo muito grave.

Anônimo disse...

Tomei decadron 0,5 por 9 anos(1 comprimido por dia. Parei há 2 meses por causa dos efeitos colaterais, vou fazer uma cirurgia p retirar uma pedra na vesícula e esse remédio causa cicatrização lenta.Estou me sentindo muito frágil e morrendo de medo de ter alguma doença grave.
O uso do remédio muito tempo causa algum problema? Nesses 2 meses, 1 mês tomei um dia sim outro não,e nesse último mês não tomei, Isso pode causar algo grave?

nani disse...

O anônimo dos 2 comentários repetidos sem querer é mulher, o próximo comentário virá com o nome Nani.
Boa Noite, beijos!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nani:mesmo já tendo interrompido o uso há 2 meses, é importante comunicar ao seu cirurgião sobre o uso anterior do corticóide, para que ele avalie a necessidade de uma dose suplemntar na cirurgia. Esta dose suplementar pode ser necessária para que sua glândula adrenal reaja bem ao estresse cirúrgico e assim corra tudo bem. Mas é o cirurgião que decidirá sobre sua real necessidade. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

Nani disse...

Bom dia!!! Muito obrigado pela resposta. Já conversei com o médico sim, ele me perguntou se não estava sentindo algo, meu erro foi falar que não estava(não associei com a interrupção do remédio),na verdade estou muito estressada e com dores no corpo todo. Mas vou falar com ele sim.
Agradeço a atenção, pois acredite, voces tiraram um peso muito grande da minha cabeça, acho até que ficarei menos estressada.
Antes de me responderem, andei lendo muitas coisa e me informei bastante nesse blog, voltarei sempre.
Beijos!!!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nani: Obrigado. Caso tenha mais dúvidas, estamos ao dispor também através do email: blogdalergia@gmail.com.

Elis disse...

Parabéns p ess trabalho.Estou c uma pequena hérnia discal L5-S1.C compressão radicular q vem melhorado,mui lenta,há já+ou- um mês.Em uso de tramadol50,ibuprofeno1800mg/dia e até dimorf15mg/dia.A radiação p MIE é internitente,mas mui forte qdo vem.Fico em repouso,mas ando dentro de casa,as vezes.PERGUNTA:corticóide IM poderia tbém me ser útil nesta fase,execetuando-se é claro os efeitos colaterais e contra-indicações.Ou q outra
sugestão melhor eu posso recorrer ainda? OBG!.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elis: obrigado pelo seu incentivo. Quanto à sua pergunta, peço sua compreensão, mas esta página não se destina a tratar, mas sim a orientar sobre a alergia e formas de prevenção. Aconselho que entre em contato com seu médico: ele conhece bem o seu caso e poderá indicar o tratamento mais adequado. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Cristão Bereano disse...

depois de um acidente de moto, meu marido teve tres traumatismos e varios coagulos,hoje ja esta melhor mas tem que tomar decadron 4mg todos os dias senao aparece uma alergia que ataca as vias respiratorias ,que ele nao consegue respirar sem aparelho, o que pode ser isso,ja que ficou enternado varios dias e os medicos nao descobriram a razao dos sintomas ,apenas dizem que pode ser neoral, isso e posivel.me ajude por favor,quero saber qual o risco de tomar decadron por 5 messes direto,ah ele tambem faz uso do trilepital 300mg ,me ajude por favor ,ele tem 34 anos e o acidente tem 5 messes ,pois eu nao sei o que posso fazer para ajudar pois as dores no pulmao sao muito fortes . jaqueline mothe

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jaqueline: compreendemos sua preocupação e gostariamos de poder ajudá-la, mas infelizmente nào é possível emitir um parecer (em especial num caso grave como seu esposo) baseado apenas em seu breve relato e sem uma análise minuciosa do caso. Aconselho que exponha suas dúvidas ao médico que o trata pois ele o conhece bem, sendo a pessoa mais indicada para esclarecê-las. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa noite,

A mais de 60 dias estou tendo uma empolçao em todo corpo, quando fico nervosa ou anciosa ela toma meu corpo, começa com um formigamento e um abafamento, logo em seguida apareçe uns pontinho vermelhos, que logo sobe um calombo e coça muito e o local fica quente, depois some como se nada tivesse acontecido, não sei mais o que fazer, já fiz exames de sangue , fezes e urina e nada deu, tava tudo sobre controle, só não fiz o de sangue de hormonio, será que pode ser uma auteração hormonal? e é só quando fico nervosa ou anciosa, só pelo dia, ou melhor quando meu corpo libera adrenalina, mais na hora da relação sexual não tenho nada, o que pode ser? Ressalto ainda que como muito frango que tem muito horromio, que exames posso fazer? tive no hospital e a medicva passou claritim anti alergico e tomei por 1 semana e quando ficava nervosa ou anciosa ficava empolada do mesmo jeito.me ajude.

Wilson disse...

Tive bronquites alérgica dos 6 aos 12 anos quando após tratamento (injeções subcutâneas) houve remissão até os 36 anos, novo tratamento, nova remissão até os 43. De lá para cá e já fazem 7 anos (esto com 50) não houve tratamento que jeito desse, sou obrigado a diariamente tomar 5 a 10 mlg de CortCotein, o que já me provocou operação de catarata. Estudioso que sou encontrei sintomas muito similares ao da sindrome de Churg Strauss, como posso ter tal certeza?

Leonardo Amaral disse...

Tomei uma injeção de BETATRINTA para amenizar problemas de rinite alergica. O Problema é que esse medicamento me deu URTICARIA apos uns 15 dias da aplicação. Para controlar essa Urticária comecei a tomar o PREDSIM. Comecei no dia 17/11 mas já fui orientado por 2 médicos a diminuir a dose que era de 20 MG/Dia até a retirada completa. Sempre que diminuo 5 MG sinto a urticária voltando e tomo o tal do HIXIZINI e o ALEGRA 180 para aliviar. Acho que está dando certo. Ontem diminuí para 5MG/Dia e estou tendo urticarias bem leves, estou achando uma maravilha pois o PREDSIM me assusta um pouco quando leio a respeito. Não sei se já deu tempo, mas eu nunca estive tão gordo na minha vida. Nunca havia passado de 75 kilos e estava com 72 antes de tomar o remédio. Hoje me pesei e estou com 77 kilos... Vou parar de tomar essas 5 mg/dia em 7 dias e depois conto o que aconteceu. abraços

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anônimo: infelizmente não é possível definir um diagnóstico sem examinar sua pele. Contudo, seu relato não sugere uma participação hormonal. Aconselho que retorne ao alergista para que faça uma nova avaliação e modifique seu tratamento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Wilson: a sindrome de Churg Strauss é rara e grave. Seu relato não sugere que seja seu caso. Aconselho que procure um alergista para redimensionar seu tratamento de asma e esclarecer sua dúvida. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leonardo: o mais importante é fazer a retirada do corticóide de forma progressiva obedecendo a orientação do seu médico. Não temos condições para julgar a causa do aumento do seu peso baseado apenas em seu breve relato e sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa. Contudo, corticóides podem provocar retenção líquida e alterar o peso corporal.Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Dani:Por favor preciso de uma ajudinha...
Tenho asma cronica e fiquei internada, fiz uso de cortisona invetavel e depois que sai mdo hospital ainda fiz uso oral, parei de fumar na mesma epoca.Agora faço uso de cotisona inalatorio mas estou 10k. acima do meu peso, isso fazem 3 meses(que fui internada, que parei fumar e ganhei o peso.)
Estou tentndo emagrecer mas não consigo, qual seria o maior fator a me levar engordar tanto?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dani: corticóides inalados não levam ao aumento do peso corporal pois atuam diretamente nas vias respiratórias, sendo pouco absorvidos no resto do organismo. Para julgar o aumento do seu peso, seriam necessários mais dados, incluindo o numero de vezes que fez corticoide sistêmico (tipo, dose, tempo de uso, etc), além de infpormações pessoais como: tipo de alimentação, grau de ativiade física, etc. Sugiro que converse com seu médico: ele a conhece bem e poderá orientá-la adequadamente. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Anonima MS!

queira perguntar a voces, se há algum efeito prejudicial a saude em tomar medicamentas de corticoide somente para ganhar peso? Pois eu sei que eles fazem com que as pessoas ganhem peso, apesar de que nao foram feitos para isso!
desde ja agradeço!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Corticóides são hormônios e por isso nunca devem ser tomados sem acompanhamento médico. O risco é alto e não há benefício no uso destes remédios apenas para ganhar peso. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

ANA MARIA PERES CABRAL disse...

VENHO AGRADECER À EQUIPE DE MÉDICOS E PRINCIPALMENTE À MÉDICA CRIADORA DESSE MARAVILHOSO SITE: DRª FÁTIMA EMERSOM!
DRª. FÁTIMA, FIQUEI MUITO FELIZ COM SEU E-MAIL ATENCIOSO E MUITO RÁPIDO! QUE DEUS LHE PAGUE COM SAÚDE PRA SRª E SUA FAMÍLIA!
SUA RESPOSTA FOI BEM ENTENDIDA...E ESSE SITE ESCLARECEU DE FORMA BEM SIMPLES O QUE EU VINHA BUSCANDO ENTENDER HÁ TEMPOS... PRECISAVA SABER E NÃO ENCONTRAVA RESPOSTAS AOS MEUS POR QUÊS.
AGORA FICOU TUDO MUITO CLARO PARA MIM, APÓS ENCONTRAR SEU SITE.
MEU MUITO OBRIGADA!
QUE DEUS A RECOMPENSE POR TUDO!
BJS DE LUZ EM SEU NOBRE CORAÇÃO E NO DE CADA UM DOS MEMBROS DE SUA EQUIPE!
AGRADECIDA, ANA MARIA PERES CABRAL.
JATAÍ-GO., 24/01/09

Anônimo disse...

Bom, tenho 19 anos e há quatro meses apareceu em mim umas manchas avermelhadas, fui ao médico e ele disse que era urticária. Ele me receitou Fenergam (intra-muscular) e corticóide (intra-venosa) e eu melhorei. Um mês depois, quando entrei na academia elas voltaram e com muito mais intensidade, fiquei muito empolado, com placas muito grandes, por todo o corpo e fui parar na emergência de um hospital. Nesse dia o médico me disse que eram placas urticariformes provenientes de alguma alergia. Disse a ele que tinha total relação com os exercícios físicos que estava realizando ele ignorou e me receitou as mesmas injeções do outro médico. Mais uma vez, fiquei totalmente normal por cerca de um mês quando nessa semana, que retornei à academia depois de ter parado por uns 20 dias, meu rosto começou a ficar inchado, tomei polaramine e melhorei, dois dias atrás, depois de ajudar a minha mãe a mudar a posição dos móveis da casa, o meu rosto inchou mais uma vez, tomei polaramine e melhorei. Nesse dia fui pra academia e lá os sintomas apareceram e chegando em casa fiquei completamente cheio de placas.tomei outra dose do anti-alergico e melhorei. Ontem aconteceu algo parecido, depois de um esforço físico minhas pernas ficaram cheia de placas de urticária e fiquei bom depois do anti-alérgico. O que está acontecendo comigo? quero voltar a malhar mais fico com medo de voltar mais uma vez à emergência do hospital. o que vcs aconselham? devo parar de tomar polaramine?
Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: fiquei muito feliz com sua resposta, pois raramente recebemos o retorno das pessoas que nos procuram. Este é um grande incentivo para continuarmos este trabalho voluntário. Muito obrigado pelo seu carinho! E, volte sempre ao nosso Blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anônimo: existem formas de urticária diretamente relacionadas ao esforço físico. Neste caso, não se recomenda apenas utilizar remédios, mas sim investigar a causa do problema. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. O site da ASBAI (www.sbai.org.br) disponibiliza uma lista de médicos portadores de título de especialista em Alergia no Brasil.

Anônimo disse...

Boa Noite, me chamo Eduardo tenho 20 anos, estou com uma dermatografia a uns 6 meses, esta menos frenquente ultimamente! mais a um tempo atras estava bastante irritado, e qualquer pressao a pele, inchava logo! Uma medica amiga minha me indicou um EBASTEL 10mg, p tomar 1 comprimido ao dia, durante 30 dias! mais logo em seguida antes mesmo de comecar a tomar, jah melhorou bastante, pois evito comer frutos do mar ou tipo assim..percebir que estar havendo uma boa melhora! comprei as caixas do remedio, mais estou com receio de tomar e engordar, pode isso acontecer?? eh um tipo de corticoide?
ou acha de melhor esperar p ver se caso a dermatografia desapareca?? aguardo resposta!
muito obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eduardo: Ebastel não é um corticóide e sim um antihistamínico (antialérgico), seguro para uso no tratamento das alergias, mesmo por tempo prolongado. Aconselho que retorne à sua médica, relate sua melhora e peça que ela a oriente. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Muito Obrigado pela resposta!! E PARABENS pela eficiencia, eficacia e por esse maravilhoso que,
vem por bem de todos!! Soh mais uma duvida, Nao engorda?? Atenciosamente.. Eduardo!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eduardo: Ebastel faz parte do grupo dos antihistamínicos chamados de "nova geração" (ebastina). Por isso,não provoca os efeitos tradicionais dos antialérgicos mais antigos, chamados de primeira geração, como a sonolência e o aumento do peso. Obrigado pelo seu incentivo ao trabalho do nosso blog.

Nanda disse...

Boa Tarde!

No período entre 09 a 12 meses fiz um tratamento para asma, que nem sabia que tinha até um ataque por nervoso, assim inicie esse tratamento com o uso de Foraseq, Clenil oral, e devido a uma sinusiti, Clenil Spray. No período de 06 meses engordei 9,0kg ... Voltei ao médio não tive mais crises fortes, os cansaços são muito poucos e evito stress, suspendi o remédio. Mas consigo emagrecer, pesava 65,0kg hoje estou com 74,0kg com 1,70m de altura, faço regimes, regulo minha alimentação, evito gorduras, sempre comi bem e muito bem, há quem dizem que como até demais, mas mesmo antes do tratamento nunca engordei tanta e em tão pouco tempo. Me sinto feia, gorda, caminho na praia, não adianta,a minha alto estima já esta lá em baixo, meu guarda-roupas esta cheio, mas nada me cabe.
Não sei o que fazer gostaria de uma orientação.
Muito obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Nanda. Infelizmente não é possível afirmar a causa do ganho de peso sem examiná-la pessoalmente.Contudo, gostaria de chamar a atenção que corticóides inalados são formulados em doses mínimas (microgramas) e por isso nao levam a aumento de peso. Converse com seu alergista.Abraços.

Paulo disse...

BETATRINTA USO CONTÍNUO. Olá, sofro de rinite alérgica, e algumas alergias de pele há muitos anos. Antigamente eu me tratava com antialérgicos via oral, somente quando precisava muito mesmo. Só que devido a esse incômodo de estar sempre dependendo de remédios antialérgicos, e a rinite me incomodar diariamente, passei a utilizar a injeção BETATRINTA, intramuscular. Estou aplicando de 60 em 60 dias, e já estou para aplicar a 3 vez. Com essa injeção, tenho tido uma vida mais agradável, sem sofrer tanto com a alergia. GOSTARIA DE SABER QUAIS SAO OS MEUS RISCOS, de tomar essa injecao assim, por longo tempo. SE DEVO PARAR, e quais minhas alternativas. Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paulo: aconselho que interrompa o uso das injeções e procure um médico para orientá-lo. Betatrinta é um similar do Diprospan. Trata-se de um corticóide de depósito, ou seja, cada ampola aplicada permanece em seu organismo por cerca de 30 a 40 dias. Com isso, aumentam muito as chances de efeitos colaterais desagradáveis com uso prolongado. Este medicamento só deve ser usado sob rigoroso controle e prescrição do médico. Caso queira receber uma cópia em PDF do livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz", escreva para nosso email: www.blogdalergia@gmail.com.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

sou lupíca e por isso tomo corticoide há 4 anos, estou começando a fik inchada, sei q nao posso parar de tormar esse remedio, queria saber como eu posso voltar ao normal?

Anônimo disse...

Olá, tenho rinite alergica há uns 10 anos mais ou menos, deste que sofri um aborto espontâneo, e diz a médica que esta alergia desencadeou devido a anestisia geral irritando as vias respiratórias. Nestes últimos meses, tenho sentido uma melhora nas crises e tenho conseguido respirar melhor e pelo nariz. Isso é maravilhoso. Gostaria de saber se isso pode ocorrer mesmo? E se as crises podem voltar a me incomodar. Gostaria tb de receber em PDF o seu livro sobre alergias, ok? Grata Karina França/ email: karina-franca@uol.com.br

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karina: a cópia solicitada foi enviada por email. A rinite é uma doença de origem genética podendo ser desencadeada por fatores ambientais, pessoais ou externos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

tive hansen, fiz o tratatamentoe e continuo tomando corticoide e com isso engordei 10 kilos, gostaria de saber se tem outro antialergico que não contenha corticoide.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão mas neste blog temos a intenção de ajudar esclarecendo dúvidas sobre as doenças alérgicas. Não há como medicar ou indicar um medicamento sem examinar pessoalmente. Lembro que os corticóides não são antialérgicos mas sim medicamentos derivados do cortisol, um hormônio produzido pela glândula adrenal. Aconselho que exponha seu temor ao seu médico para que possa orientá-lo adequadamente. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Estou c umas coceiras no corpo e o medico mandou tomar uma injeção de corticoide.Alem disso tb mandou eu tomar durante 30 dias um comprimido p alergia td noite.
Uma dose unica de corticoide tem algum efeito colateral,como os que li neste site?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Por favor envie um email para: blogdalergia@gmail.com informando o nome da medicação à qual ser refere. Obrigado por visitar ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

olá, estou com dor de garganta e o médico receitou Predsim 20mg por 5 dias. Sei que esse medicamento contém corticoide. Os efeitos colaterais como aumento da fome e por consequencia do peso, e crescimento de pelos e espinha é provavel com essa dosagem?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O aparecimento dos efeitos colaterais cos corticóides é mais comum no uso prolongado, sendo raro quando usado em dose adequada e por período curto. Converse com seu médico. Obrigado por visitar nosso blog.

arquivos disse...

Olá, tenho 29 anos com várias dúvidas sobre corticóides,
aos 3 meses tive reação alérgica ao leite, e passei a tomar leite de cabra, com anos diagnosticaram rinite aleérgica, vivia com nariz trancado e coriza, tinhaa lergia tudo, clima, pó, animais, grama, flor...
Passei a tomar uma vacina a base de corticóide, todos os dias, durante 7 anos. nesse meio tempo fiz cirurgia de adenóide, septo, não sei o termo usado hj, melhorrei 20% e o nariz ficava 30% menos trancado.
Repirei minha vida toda pela boca, não sabia ocmo era respirar pelo nariz. Fiz vários eesportes que ajudavam na respiração, natação e fui jogadora de volei profissional, até os 15 anos ia melhorando lentamente, mas sempre com rinite. Aos 16 anos descobri que tinha asma, desde os 13 anos eu dormia sentada, nunca falei para os meus pais pois achava normal uma qpeuqena falata de ar... mas aos 16 anos eu não dormi a noite toda e pela manhã tive uma insuficiência respiratória, quase com parada,
como ainda não sabiam da asma, suspeitaram de coração, mas um mpedico me passou um nebulizador e melhorei. Certo, tenho uso continuo de symbicort e tenho minhas crises normais de rinite.
Mas adquiri peso e inchaço da infância que não perco, tenho as mãos as pernas inchadas, e sempre que faço dietas fortes, volto rapidamente ao peso, mesmo como atleta profissional, treinando 5 a 6 horas por dia, nunca consegui ter o peso menor que minnha ltura. 1,76, 76Kg, e mesmo diminuindo alimentação, qualquer volta ao normal retenho liquido facilmente e engordo com muita facilidade, hj estou com 118 Kg.
Minha pergunta é: O uso contínuo e em excesso de corticóide afetou meu METABOLISMO?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como responder sua pergunta sem conhecer detalhes sobre seu caso, já que existem muitos fatores envolvidos no controle do peso corporal, sendo variável em cada pessoa. Mas, gostaria de fazer algumas considerações: 1) nem todo corticóide provoca ganho de peso: por exemplo, corticóides inalados não o fazem, mesmo a longo prazo. Este tipo de corticóide é formulado em doses especiais para que atue apenas na mucosa respiratória com mínimos reflexos no resto do organismo. 2) Vacinas para alergia não contém corticóides. 3)Tratar a asma e a rinite não se resumem ao uso de remédios.A melhor pessoa para esclarecer sua dúvida é o seu alergista: ele o conhece bem e poderá orientá-lo adequadamente. Obrigado e volte sempre ao nosso blog.

Rosi disse...

Olá! Gostaria de saber,se ao fazer um exame que a médica pediu chamado de cortrosina, terá os mesmos efeitos colaterais de quem ingere corticoides depois de realizar-lo.Obrigada aguardo resposta. Rosi

Anônimo disse...

Bom dia.
Sou portador do vírus HIV e estou tomando celestamine devido minhas alergias e tenha algumas dúvidas:
1-o corticóide abaixa a imunidade mesmo tomando uma única injeção(diprospan)?Uma cx de celestamine também pode ocausionar a baixa imunidade?

Atenciosamente

Felipe-SP

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosi: o exame referido serve para avaliar funçao da glândula Supra renal e é realizado sob técnica adequada e com segurança para o paciente. Obrigado por visitar nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Felipe: para responder sua pergunta seria necessário analisar seu caso de forma minuciosa. Por exemplo: idade, condições atuais de saúde, carga viral, dose utilizada, tempo, quantas vezes, etc... Por isso,o melhor caminho é pedir esta orientação ao seu alergista. Obrigada pela visita e volte sempre.

marina disse...

Boa noite, meu marido tem gota e sofre muito com o joelho, faz 12 dias ele caiu da moto e bateu o joelho, no dia ele não sentiu nada. No dia seguinte ele tomou a vacina da febre amarela e viajou (dirigiu muitas horas seguidas). Voltou com muitas dores e o joelho inchado. Fez uma drenagem e está tomando meloxican 15 mg. Será que ele pode tomar uma diprospam (por causa da vacina)? Obrigada pela resposta.....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marina: infelizmente nào poderei esclarecer sua dúvida pois para orientar, é imprescindível examinar pessoalmente. Contudo, afirmo: Diprospan é uma injeção que nunca deve ser aplicada sem prescrição médica. Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

OLA ESTOU TOMAMDO METICORTEM 20 MG, TOMEI POR 7 DIAS (AO TODO 20 COMPRIMIDOS),POR CAUSA DE ALERGIA NA PELE DIMINUINDO A DOSE CONFORME PRESCRIÇÃO MEDICA,O PREBLEMA É QUE DEPOIS QUE TERMINEI O TRATAMENTO MINHA PRESSÃO COMECOU A ALTERAR..GOSTARIA DE SABER O MAIS RAPIDO POSSIVEL QUANTO TEMPO DURA ESSA REAÇÃO DESAGRADAVEL...
POR FAVOR ME AJUDEM

Anônimo disse...

fexodanee hixizine contem corticoide?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para emitir o parecer que solicita, seria necessário analisar dados que não foram informados em seu comentário. Vários fatores podem influir na eliminação da prednisona (meticorten), como por exemplo: idade, doenças associadas, condições hepáticas, etc. Aconselho que exponha sua dúvida ao alergista que conhece bem o seu caso e poderá orientar adequadamente. Obrigado por visitar nosso blog.

Clínica de Alergia PGRJ disse...

Não. Fexodane e Hixzine são antialérgicos (antihistamínicos). Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Oi, eu tenho uma alergia no rosto, que se chama rosácea, uso um creme a base decorticoide que se chama stiefcortil, contem hirocortisona 1%, há mais de 10 anos, sei q não pode ser usado por tmpo muito prolongado, mas é a única coisa que me alivia a pele. A rosácea é uma doença que avermelha o rosto, provoca acne e é horrível. agora surgiu uma preocupação.aqui em minha cidade todos tem q se vacinar contra a febre amarela, e quem usa corticoides não pode se vacinar. Gostaria de saber se creme não tem problema e se tiver qual pode ser a consequencia. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A contraindicação para uso da vacna de febre amarela se refere ao uso de corticóides sistêmicos (xaropes, comprimidos ou injetáveis) em doses altas e imunossupressoras, por tempo prolongado, que não parece ser o seu caso. Aconselho que converse com seu médico.Obigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

Alo!
Uso diariamente, pela manhã, NASONEX(Furoato de metasona) por inalação. Há contraindicação desse medicamento com a vacina febre amarela??
Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nasonex é um corticóide em dose baixa para uso local e intranasal. A contraindicação para a vacina da febre amarela é o uso do corticóide sistêmico em alta dose (imunosupressora). Obrigado pela visita ao blog.

Anônimo disse...

tenho urticaria cronica e a minha alergista receitou o Allegra,gostaria de saber se possso ficar tomando por tempo indeterminado.pois todas as vezes que tento para volta tudo...
Há a possibilidade dessa medicação engordar???
ou outro efeito colateral a longo prazo??
Agradeço e peso que meu respondam,porque a urticaria me deixa muito ansiosa,a ponto de ter já desenvolvido o Transtorno do pânico ,devido ao sistema ansioso...Abraços

Anônimo disse...

olá eu tenho 16 anos , uso predinisona tem Corticosteróides (cortisona) nesse remedio .
o meu rosto inchou muito depois que eu começei a tomar esse remedio . gostaria de saber se meu rosto vai voltar a ser como antes e pq ela deixa o rosto inchado ? e começei a tomar creatina pra ajudar na musculaçao . faz mal tomar creatina junto com Corticosteróides ?
a creatina retem liquido isso vai inchar mais ainda meu rosto ou so retem liquido nos musculos

Clínica de Alergia PGRJ disse...

Allegra é um antialérgico (antihistamínico)de nova geração, com poucos efeitos colaterais, mesmo no uso prolongado. Não causa aumento do apetite nem sonolência. Obrigado por visitar nosso blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O efeito do remédio diminui com a eliminação do organismo através do metabolismo próprio do medicamento. Desconheço a fórmula do produto citado e por isso não há como julgar sua interação com o uso da prednisona. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu alergista. Obrigado por visitar nosso blog.

suely disse...

Tomo o remedio Allegra a algum tempo para controla de urticária.Gostaria de saber de o corante amarelo contido no remedio pode fazer com que minha urticaria continua..pois to dos os dias quando passa o efeito da medicação volta tudo de novo e tenho que tomar novamente o Allerga.
quero parabeniza-los por esse blog,pois nescessitamos muitos das respostas e informações nele contidas..
abraços.

Lagame disse...

há 1 ano meu rosto apresentou uma aparência irritada com espinhas nas bochechas e notei que minha testa ficou mais áspera, me disseram que isso era pisoríase e me receitaram celestamine que tem cortisona, tomei por 1 mês e melhorou bastante, mas parei de tomar com medo de alguma reação ao remédio, mas meu rostou voltou a ficar irritado, fica bem avermelhado, a pele fica sensível, machucando fácil, ja fui num alergista e ele me passou uma pomada mas nao resolveu.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lagame: a orientação que deseja não pode ser emitida através de aconselhamento por email, sem examinar sua pele. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Suely: nem toda urticária piora com corantes. Em geral, a dose é baixa e não interfere na alergia. Contudo, só o seu médico pode responder com exatidão sua pergunta pois a conhece bem e poderá orientar adequadamente.

Anônimo disse...

OLA,AEROLIN PODE SER ASPIRADO LOGO APOS O USO DE FORASEQ NUM CASO DE CRISE AGUDA?OBRIGADA.

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de parabenizá-los pelo site! Muito esclarecedor este artigo sobre o que são e os efeitos do corticoide. Entretanto, me resta uma dúvida! Tomei dose única de Duoflan no dia 4 deste mês combinado com cinco dias de antibiótico (Astro) mais antiinflamatório (Scaflam) por causa de uma otite, faringite e sinusite concomitantes, além se perceber o inchaço quase que instantaneo - este já acompanhado por minha endocrinologista, gostaria de sabet se todos esses remedios podem interferir no ciclo mesntrual de modo a retardar a menorréia (acrescentando que não faço uso de pílula anticoncepcional).

Muito obrigada pela atenção

Mariana

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariana: gostaria de poder ajudá-la, mas é muito difícil afirmar se os medicamentos interferiram em seu ciclo menstrual. São vários os fatores envolvidos, não mencionados em seu breve relato. Aconselho que converse com sua endocrinologista pois como ela a avaliou clinicamente, poderá responder com mais exatidão. Obrigado pelo seu incentivo ao nosso trabalho. Volte sempre para nos visitar.

Anônimo disse...

na verdade gostaria de saber uma informaçao, tenho uma filha de 1 ano e o medico,passou p/ela usar nasonex.e correto isso? ela tem problema de adenoide nas narinas e muita coceira nos olhos , e resfria muito rapido.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que deseja não pode ser feito através de email, pois seria necessário conhecer os dados clínicos de sua ilha. O seu relato sugere um quadro de rinite. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a Rinite ("É mais feliz quem respira pelo nariz"). Obrigado por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde. Tenho bronquite, rinite e sinusite. A asma eu controlo com seretide disco. A sinusite há nuito não me ataca, mas a rinite é infernal, ainda mais agora q esfriou em porto alegre, onde moro. Já tomei claritin e seus genáricos e semelhados, mas só tomando celestamine melhorei. Só q depois de ler o q li aqui, vou parar, até pq engordei nas últimas semanas, sem ter mudado meus hábitos alimentares. Gostaria de receber o livro pelo e-mail deiapap@gmail.com. Obrigada pela atenção. Andrea.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andrea: a cópia solicitada foi enviada para seu email. Agradecemos sua participação no nosso Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa tarde,

Meu filho tem 1 ano e 3 meses e ja teve varias crises de bronquite, tomando então por varias vezes corticóide, porém como as crises estavam muito seguidas o médico sugeriu que ele iniciasse o tratamento com seretide. Qual a eficácia nesse caso? e na idade dele existe algum efeito colateral? o uso do singulair também se faz necessário? obrigada Silvana - Cascavel PR

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Silvana: Seretide pode ser usado na tentativa de diminuir o uso do corticóide sistêmico e para atuar na inflamação brônquica e comntrolar crises. Singulair é um antileucotrieno indicado na prevenção da asma nas crianças (pode ser usado a partir de 6 meses) isolado ou associado ao Seretide. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-los pelo site e de saber quais são os medicamentos mais conhecidos que tem cortisona em sua fórmula! Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A solicitação que você faz é muito grande, não sendo possível publicá-la neste pequeno espaço para comentários. Existem inúmeros produtos contendo corticóides, sob variadas formas: injeções, comprimidos, xaropes, pomadas, cremes, medicamentos inalados pulmonares e nasais, oculares, etc...Além disso, existem ainda os corticóides em formulação isolada e combinados com outros medicamentos. Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho e pela sua participação no blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá,
Tenho uma filha de 8 anos portadora de DA, como a doença estava em fase aguda e bastante persistente ela usou durante 20 dias uma dose de 1mg/Kg duas vezes ao dia de PREDSIM, mas ela teve algumas reações indesejáveis como o aumento da pressão arterial, edema, e seu rosto está cheio de cravos e as bochechas bastante inchadas.
Por conta disso ela ficou internada e a situação foi controlada e diminuiu o edema e a pressão arterial normalizou. Logo o pediatra reduziu a dose do remedio e trocou para METICORTEN. Hoje faz 4 dias que ela parou de usar o corticoide e tem reclamado de dores de cabeça. Pode existir alguma relação com a parada do medicamento? O pediatra disse que a encaminharia para um endocrinologista pediatra. Será que é realmente necessário? E se é, por que?
Obrigada, Tatiana.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tatiana: infelizmente não há como afirmar a causa da dor de cabeça de sua filha sem avaliá-la pessoalmente. O endocrinologista avaliará as condições da glandula supra renal em sua filha, já que fez uso recente e por tempo prolongado do corticóide sistêmico. Quanto à dermatite atópica, o ideal é que você tenha um alergista que acompanhe sua filha. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia

Anônimo disse...

uma vez por ano tenho crise de sinusite, e acabo tomando injeção de Diprosman. Nunca tive muitas reações alergicas, mas observo sempre o aumento de peso. Fiquei preocupada com a quantidade de efeitos colaterais, mas é a unica coisa que corta a crise.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento deve ser feito fora das crises para que se possa combater a alergia, evitar a piora e o uso do Diprospan. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Obrigado por visitar nosso blog

Anônimo disse...

ooiiii eu quanto pequena tinha asma e o médico me injetou 22 injesões de corticoíde gostaria de saber oque isso pode ter causado no meu corpo...obrigada pelo belo texto tirei algumas dúvidas

Anônimo disse...

Ola , gostaria de saber se PREDSIM engorda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso de Predsim (prednisolona) em doses adequadas e por tempo curto não aumenta peso. Contudo, isto pode ocorrer nos casos de uso prolongado ou de uso inadequado da medicação. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

tonux disse...

Doutores,
Estou numa caravana de 2 anos em dermatologistas, mas não consegui nenhum resultado de cura definitiva para o ressecamento seguido de coceira e lesoes que vem aparecendo em minha pele em diferentes lugares do corpo (braço, coxa, região peitoral, barriga, com exceção das costas, rosto, pescoço, dobras do corpo). No entanto, o último dermatologista através dos vários exames, tais como de sangue que não identificou nenhuma anormalidade ou doença e biópsia identificou dermatite espongiótica, provável eczematide e nevo melanocítico intradérmico no mesmo fragmento.
O ponto é que ministrando o Prelone todos esses problemas acabam, a pele volta ao normal e as coceiras e lesoes somem, ao parar com a medicação tudo retorna. O que eu poderia fazer para busca da cura desta doença? Desde já agradeço a atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo seu sofrimento, mas infelizmente não há como emitir um parecer sem uma avaliação pessoalmente. Aproveito para lembrar que Prelone é um corticóide, que tem uma potente ação antinflamatória inespecífica e por isso melhora qualquer doença onde a base seja inflamatória. Mas não deve ser usado sem prescrição médica, em virtude da possibilidade de seus efeitos colaterais. Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

Ola, tenho 28 anos e recentemente + ou - no dia no dia 03 de julho senti uma dor na região do pesocço e costas, tipo torcicolo. No dia seguinte fui ao médico (ortopedista) e ele me receitou além de uns comprimidos para dores receitou também 01 ampola de DUO-DECADRON. Uma semana depois a dor tornou a voltar e eu tornei a tomar mais uma ampola do DECADRON, pois bem a dor desapareceu e dias depois comecei a me sentir mal, minha pressão aumentou e até hoje não voltou ao normal. Novamente procurei um médico, dessa vez um cardiologista e relatei toda fato, segundo ela, essa crise (aumento da pressão arterial) pode ser consequência dessa medicação q tomei (DECADRON). Agora eu gostria de saber de vcs, quanto tempo dura a ação do DUO-DECADRON no nosso organismo? E se essa crise pode ser mesmo consequência dessa medicação?


OBS:MEDICAMNETOS RECEITADOS ALÉM DO DECADRON(FLANCOX 400Mg 1CX e O MIOSAN 5Mg)

Equipe da Clínica de Alergia PGRJ disse...

Não há como precisar, mas em geral o efeito dos corticosteróides injetáveis de depósito dura cerca de 30 a 40 dias no organismo. Obrigado por sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho uma dúvida em relação ao medicamento FORASEQ. O uso desse medicamento durante 6 meses pode causar osteoporose? Existe outras reações adversas com o uso desse medicamento?
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Foraseq é uma medicação contendo duas cartelas de medicamentos. A primeira cartela, com cápsulas brancas, contém o formoterol, um broncodilatador de ação longa. A segunda cartela, com cápsulas rosas, contém a budesonida que é um corticóide inalado. As duas cápsulas devem ser inaladas uma em seguida da outra, duas vezes ao dia. Esta combinação constitui o que se chama de terapia combinada para tratamento de controle da asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas) e por isso atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo, não causando osteoporose, mesmo quando usado prolongadamente.

Anônimo disse...

Estou tomando predinisona de 20mg a 4 meses devido a um problema renal(nefropatia por iga)e estou muito gorda e inchada, gostaria de saber se quando eu terminar de tomar eu volto ao normal ou não. Me respondam por favor! gostei muito de ter lido essa informações de vçs. Boa Noite!!!!! Obrigada!!!!! Moro na Bahia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Embora seja um fato que o uso do corticóide por via oral a longo prazo altere o peso corporal, este efeito não é igual em todas as pessoas. Por isso, não é possível afirmar com exatidão como será sua resposta. Aconselho que converse com seu médico pois ele a conhece bem e poderá esclarecer de forma mais adequada. Obrigado por sua visita e articipação neste blog.

Cida disse...

cida..é verdade que o uso de nasonex (corticoide)nasal é perigoso para quem pegar gripe suina?meus filhos um de 6 e um de 9 anos vão tomar esse remedio durANTE 3 MESES,1 vez a noite,por favor me esclareçam....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cida: desconheço relatos científicos relacionando o uso de corticóide intranasal (como é o caso do Nasonex) com a gripe influenza A. Obrigado pela visita ao nosso blog.

suely disse...

olá,estou tomando o Alegra 180mg há quatro meses diariamente,quando tento parar minha urticaria volta...Gostaria de saber se há algum efeito colateral com o uso constante dessa medicação,porque tenho sentiido fadiga e dores no estomago(gastrite).Essa medicação pede ser tomada a longo prazo???quanto tempo por exemplo..Por favor me respondam...

Clínica de Alergia PGRJ disse...

Allegra não é um corticóide mas sim um antialérgico (antihistamínico) de nova geração. Tem poucos efeitos colaterais, podendo ser usado co segurança por tempo prolongado, sob a orientação do seu médico.

Anônimo disse...

ola eu tenho uma queloide pequena, e me indicaram THERACORT, disseram que e muito boa. Gostaria de saber se tem algum efeito colateral no caso de pequena dosagem??

Grato!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uaso do corticóide na pele sob a forma de cremes ou pomadas é seguro, mas é importante seguir a recomendação do seu médico. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

olá,tenhu alergia desde criança,há muito tempo estava a usar um medicamento em creme(desonol)passada pelo médico,pois desde o início do ano vem deixando o meu rosto mais vermelho e coça bastante contribuindo também com o aparecimento de acne, só então estou a usar novos medicamentos berlison creme e o comprimido minoclina, só então o rosto continua ainda do mesmo jeito...com coceiras e acne.Desde já grata com resposta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Contudo, seu relato sugere que tenha sido uma reação colateral do corticóide usado no rosto por muito tempo. Aconselho que retorne ao seu alergista para nova avaliação. Obrigado por visitar nosso blog.

Juliana disse...

Olá...
Gostaria que se possivel fosse me esclarecido uma dúvida em relação ao uso de corticóides de forma injetável. O meu médico me receitou uma dose única de uma ampola de Duoflam .Posteriormente ele vai analisar como vai se estabelecer pois tenho tendinite no joelho, gostaria de saber se a concetração de corticóide do Duoflam é alta ou baixa e se com a dosagem desse remédio fico sujeita a muitos efetios colaterais do corticóide via medicamento, pois acredito que essa dosse seja maior do que a administrada em medicamentos orais.

A minha preocupação em relação são efeitos do corticóide contidos neste medicamento é as reações internas que ele ocasiona como GANHO DE PESO, surgimento de espinhas, baixa da imunidade, as alterações que ele causa na pressão arterial, na quebra do açucar e no metabolismo e atividade celular em geral, por isso queria saber se a concentração de corticóides desse médicamento, contida em apenas uma dose, uma ampola, é suficiente para ocasionar essas alterações no organismo ou se somente ocorrem em tratamentos de longo prazo?

O que posso esperar de possíveis efeitos colaterais desta dose de corticóides e deste medicamento?

Fico aguardando a resposta, parabéns pelo blog e muito obrigada.
Juliana

Anônimo disse...

Boa tarde
meu medico mandou que eu usase corticoide começando com 40 mgs e diminuindo de 05 em 05 de 20 em 20 dias posso diminuir em menos de 20 dias , me falaram que posso ate morrer se parar de uma vez e verdade, nao sei o que eu faço nao aguento mais esse remedio estou engosrdando muito. o medico esta viajando estudando. vc pode me ajudar?
Valdirene

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: sua resposta foi enviada para o email enviado ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Valdirene: gostaria muito de poder ajudar, mas não é possível julgar a dosagem do corticóide baseado em seu breve relato e sem examiná-la pessoalmente. Entre em contato e verifique se seu médico deixou um colega responsável no período de sua ausência. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

Olá,
fiz uma cirurgia de extração de siso e o dentista me receitou tomar Diprospan injetável após a cirurgia. Não preciso de outras doses e há muuuitos anos atrás também tomei para amenizar minha rinite. Minha dúvida é se por ter sido apenas uma dose, vou engordar e sofrer com retenção de líquidos?
Aguardo resposta e agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: o uso da ampola de Diprospan em dose unica tem menores efeitos adversos, mas a resposta é individual, dependendo de cada organismo.Obrigado pela visita ao nosso blog.

Mary disse...

Boa noite! Faço tratamento de alergia de vacina 2 vezes por semana na Santa Casa no Centro,Fiz testes de alergia, tomo flixotide para asma, qnd estou com muitas crises de sinozite e rinite uso o nasonex. + isso tudo não esta adiantando e pra completar colocaram carpetes nas paredes da sala de aula, ai tive que operra o nariz,, fiz desvio de cepto, tirei carnes mortas e cauterizaram, pq estava brabo. Continuo com muitas crises, fui em um otorrino e ele me recomendou tomar a vacina Betatrinta todo mes ate me formar... Qnd li sobre corticoides imjetaveis no blog levei um susto! Ai to receiosa de tomar, qnd tenho crises fortes tomo o predisona por recomendação médica da alergista! So que de 15 em 15 dias tenho crises absurdas de fortes, muita dor de cabeça, muitos espirros, sangue pelo nariz! O que eu faço? Não aguento mais ter crises alericas!A bronquite ficou controlada,faz 2 anos que não a tenho mais, mais fico tão nervosa q sinto falta de ar psicologica, fico iritada,sem concentração, não consigo dormir nas crises de sinozite. Como não tomar corticóides? Meu tratamento está correto? Tento homeopatia? O que eu faço para não ter mais crises? E muito ruim... Agradeço as resposta...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mary: realmente não é recomendado que mantenha uso prolongado do corticóide injetável em função da alta possibilidade de efeitos colaterais. Aconselho que retorne à consulta com sua alergista e exponha a ela suas dificuldades e para que modifique seu tratamento. Infelizmente não posso orientar seu caso sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Thays disse...

Boa noite, ao contrário da maioria meu uso com corticóide é para pele, o problema é que desde pequena os médicos só me receitavam omcilon-a m creme e então minha pele sempre que não usava a pomada ficava ruim, conforme mudei de médico depois de muito uso das pomadas com bastante corticóide, foi tentando diminuir a dose. Suspendeu todas as pomadas durante 20 dias e até que fiquei muuuito pior, rosto, braços e pescoço, umas manchas vermelhas que coçam D+ e possuem um aspecto seco, nas minhas mãos foi detectado disidrose, então, tomei medicamento via oral durante 5 dias para melhorar e aliviar a crise e passei as pomadas Topison e Daivobet até melhorar, logo após diminui a dose das pomadas e só continuei tomando Hixizine 25 diariamente. Após 20 dias as lesões voltaram então tomei medicamento injetável (diprospan) que também só durou 20 dias. A médica depois de ouvir opniões de mais 3 dermatologistas achou melhor receitar o uso oral do medicamento Metotrexate e Ac Folico de segunda, quarta e sexta e suspender o uso das pomadas durante 20 dias. Enfim, estou cheia de rodelas vermelhas pelo braço e não aguento mais! já fiz de tudo e a minha dúvida é a seguinte.. Pomadas com corticóide fazem tão mal ao organismo assim como o medicamento injetáveil e oral? Os efeitos colaterais são os mesmos? Se eu voltar aa usar as pomadas mais fortes não seria melhor? Gostaria de uma opnião quanto ao caso.. Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thays: Compreendo sua justa preocupação, mas para emitir um parecer sobre seu tratamento, seria necessário conhecer mais detalhes e examinar sua pele pessoalmente.O uso de corticóides na pele é esguro e tem poucos efeitos colaterais, mas deve ser feito com acompanhamento médico já que não pode ser mantido por tempo indeterminado. Obrigado pela visita.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 208   Recentes› Mais recentes»
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...