16 dezembro 2012

Bicho de estimação faz bem à saúde

Pesquisas apontam que ter um bicho de estimação pode trazer benefícios à saúde, em qualquer idade. 

Na criança, estimula o desenvolvimento de responsabilidade, no cuidado e na convivência com o animal. Estudos apontam que as crianças que convivem com animais desde o primeiro ano de vida, podem ter no futuro, menores chances de problemas respiratórios. 
Entre os adolescentes, o animal representa o amigo fiel, para o que der e vier. Para os adultos, o convívio se reflete em companheirismo, alegria e descontração à casa. E para os idosos, o animal de estimação afasta a solidão, motiva a sair de casa e a caminhar. Além disso, fazem com se sintam úteis tendo um ser dependendo deles, auxiliando no combate à depressão.

E os alérgicos, podem ter animais de estimação?
É importante ficar atento aos excessos no chamego, que podem levar a crises de alergia e problemas respiratórios: “Há que se ter consciência de que se trata de um bicho. Podemos e devemos dar carinho, mas nada de beijar, colocar no sofá ou dormir na cama com eles. Os pais têm que ficar atentos e dar o exemplo”, alerta Flávia Janólio, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Rio (ASBAI - RJ). 

O problema maior, afirma ela, nem é o pêlo (ou a pena), mas sim a descamação do epitélio, que aumenta a quantidade de ácaro no ambiente e favorece alergias e asma. Mas se você mantiver a higiene na casa e não permitir que o bicho transite por quartos, camas e sofás, você usufruirá só dos benefícios dessa convivência. 
Leia o artigo na íntegra clicando neste link.


Visite o site da ASBAI RJ e conheça o setor da comunidade, que oferece artigos educativos sobre as doenças alérgicas. Também disponibiliza um forum de atendimento aos internautas com especialistas renomados respondendo as dúvidas enviadas pelos visitantes do site. 



Leia também: Alérgicos e cães, uma parceria a ser compreendida, texto publicado em 2010  no Blog da Alergia

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...