29 agosto 2012

Menos cinzas... Mais verde! Reduzindo bitucas... Salvando vidas!

29 de Agosto é o Dia Nacional de Combate ao fumo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia lança a Cartilha da SBC, falando sobre os riscos ecológicos que o hábito de fumar e o cultivo do tabaco provocam. 

O consumo de 20 cigarros por dia é responsável pela morte de uma árvore a cada 15 dias. O ato de jogar bitucas no chão, mar e rios pode resultar na morte de animais silvestres e aquáticos, que ingerem os restos de cigarro, achando que são alimentos. 
 
Segundo a OMS, o cigarro é responsável por 10% dos incêndios levando a mais 300 mil mortes todos os anos no mundo. “Aqui no Brasil estamos em um período de seca e os fumantes precisam deixar de fumar e não jogar as bitucas no mato”. O plantio do tabaco traz ainda poluição de ar, água e solo pelas substâncias químicas e tóxicas usadas no cultivo, além do envolvimento de crianças nas lavouras que, ao auxiliar os pais, sofrem com graves quadros de intoxicação.
 
A cartilha orienta que a fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas, incluindo a acetona, o monóxido de carbono e o arsênico e alerta para os riscos do Naguirlé. “Isso ‘virou moda’ e é pior do que o próprio cigarro. A água do Naguirlé não filtra as toxinas presentes no tabaco e o fumante ingere a quantidade de até 100 cigarros em uma sessão”, conta o coordenador do Comitê Antitabaco da SBC. O folheto tem mensagens positivas sobre vida saudável e os benefícios para quem deixou de fumar.
 

14 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Eu tenho alergia a dipirona e descobri a uns três meses mas e mesmo eu não tomando dipirona as minhas mãos incham e meus pés também isso é normal?
Há algum remédio que evite o inchaço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O maior problema da alergia a dipirona é que pode ocorrer reação cruzada com outros analgésicos e anti-inflamatórios. E, se a pessoa não souber e ingerir inadvertidamente, o edema reiniciará. Vale lembrar que o edema de mãos e pés pode não ser causado pela dipirona. Aconselho que retorne à consulta com o(a) alergista e peça que reavalie e oriente como agir. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Guilherme Henrique disse...

Tomei uma coristina D e meus olhos incharam, alguma recomendação ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Guilherme: é provável que tenha ocorrido um angioedema palpebral pelo ácido acetil salicílico contido no medicamento. Mas, não é possível avaliar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. É recomendado que procure um(a)alergista para orientá-lo de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tomava fluconazol e nunca me deu alergia, nas ultimas vezes que tomei comecei a ter. Isso é normal ou tem algum problema que caracterizou isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma alergia nunca surge de um medicamento que foi usado pela primeira vez, mas sim com a repetição do uso. O organismo reconhece a substância e desenvolve uma sensibilização, gerando a alergia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

DENISE PEGORARO disse...

Posso utilizar loratadina com allegra 180. Estava usando hixizine a noite e allegra 180 pela manhã, mas não sentir tanta melhora quando acordava, somente de dia quando tomava o allegra.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Denise: não há problema na associação do Allegra 180 com loratadina Mas, é sempre bom entrar em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita.

Eron disse...

Desenvolvi alergia ao AAS, dipirona, derivados piralozonicos e anti-inflamatórios não hormonais. Pergunto: existem medicamentos fora desse grupo para o caso de eu necessitar (febre, dor e inflamação)? Mesmo o paracetamol já apresentou um grau de alergia, como pequenos edemas sob os olhos. Existe algum relaxante muscular que eu posso tomar? Faz 32 anos que não tomo nada e agora estou precisando...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eron: Analgésicos e anti-inflamatórios possuem um mecanismo de ação semelhante atuando sobre determinadas substâncias, impedindo sua formação e assim combatem a dor. Por isso, estes medicamentos, embora de fórmulas diferentes, por atuar de forma semelhante, provocam a chamada "reação cruzada" Assim, pessoas alérgicas a dipirona, serão também à aspirina (AAS) e aos anti-inflamatórios não hormonais (exemplo: diclofenaco, ibuprofeno, etc). Mas não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. A indicação de uma medicação segura como alternativa é uma decisão de grande responsabilidade médica. Por isso, cada pessoa deve ser analisada criteriosamente, não sendo possível fazer a indicação que solicita pela internet. Aconselho que procure um médico alergista para indicar opções seguras para combate à dor no seu caso. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Roberto disse...

Boa noite sou o Roberto tenho alergia aas dipirona e outro remédios eu fiz o teste de alegria no braço eu queria entender porque eu ssempre tomei esses remédio e não dava nada de 2 anos pra ca tive o diagnóstico da alergia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roberto: uma alergia nunca surge no primeiro contato com uma substância, mas sim com o passar d tempo e com a repetição do uso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Meu marido tem alergia a dipirona ele pode tomar prednisona?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Não há uma reação cruzada entre a alergia a dipirona e prednisona. Mas, a resposta a qualquer medicamento é individual, ou seja, varia de paciente para paciente. Por isso, pessoa mais adequada para orientar com segurança é o(a) alergista que trata do seu marido, que conhece seus dados clínicos de forma criteriosa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...