Pular para o conteúdo principal

Menos cinzas... Mais verde! Reduzindo bitucas... Salvando vidas!

29 de Agosto é o Dia Nacional de Combate ao fumo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia lança a Cartilha da SBC, falando sobre os riscos ecológicos que o hábito de fumar e o cultivo do tabaco provocam. 

O consumo de 20 cigarros por dia é responsável pela morte de uma árvore a cada 15 dias. O ato de jogar bitucas no chão, mar e rios pode resultar na morte de animais silvestres e aquáticos, que ingerem os restos de cigarro, achando que são alimentos. 
 
Segundo a OMS, o cigarro é responsável por 10% dos incêndios levando a mais 300 mil mortes todos os anos no mundo. “Aqui no Brasil estamos em um período de seca e os fumantes precisam deixar de fumar e não jogar as bitucas no mato”. O plantio do tabaco traz ainda poluição de ar, água e solo pelas substâncias químicas e tóxicas usadas no cultivo, além do envolvimento de crianças nas lavouras que, ao auxiliar os pais, sofrem com graves quadros de intoxicação.
 
A cartilha orienta que a fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas, incluindo a acetona, o monóxido de carbono e o arsênico e alerta para os riscos do Naguirlé. “Isso ‘virou moda’ e é pior do que o próprio cigarro. A água do Naguirlé não filtra as toxinas presentes no tabaco e o fumante ingere a quantidade de até 100 cigarros em uma sessão”, conta o coordenador do Comitê Antitabaco da SBC. O folheto tem mensagens positivas sobre vida saudável e os benefícios para quem deixou de fumar.
 

Comentários

  1. Eu tenho alergia a dipirona e descobri a uns três meses mas e mesmo eu não tomando dipirona as minhas mãos incham e meus pés também isso é normal?
    Há algum remédio que evite o inchaço?

    ResponderExcluir
  2. O maior problema da alergia a dipirona é que pode ocorrer reação cruzada com outros analgésicos e anti-inflamatórios. E, se a pessoa não souber e ingerir inadvertidamente, o edema reiniciará. Vale lembrar que o edema de mãos e pés pode não ser causado pela dipirona. Aconselho que retorne à consulta com o(a) alergista e peça que reavalie e oriente como agir. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Tomei uma coristina D e meus olhos incharam, alguma recomendação ?

    ResponderExcluir
  4. Guilherme: é provável que tenha ocorrido um angioedema palpebral pelo ácido acetil salicílico contido no medicamento. Mas, não é possível avaliar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. É recomendado que procure um(a)alergista para orientá-lo de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/3/16 19:06

    Tomava fluconazol e nunca me deu alergia, nas ultimas vezes que tomei comecei a ter. Isso é normal ou tem algum problema que caracterizou isso?

    ResponderExcluir
  6. Uma alergia nunca surge de um medicamento que foi usado pela primeira vez, mas sim com a repetição do uso. O organismo reconhece a substância e desenvolve uma sensibilização, gerando a alergia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Posso utilizar loratadina com allegra 180. Estava usando hixizine a noite e allegra 180 pela manhã, mas não sentir tanta melhora quando acordava, somente de dia quando tomava o allegra.

    ResponderExcluir
  8. Denise: não há problema na associação do Allegra 180 com loratadina Mas, é sempre bom entrar em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Desenvolvi alergia ao AAS, dipirona, derivados piralozonicos e anti-inflamatórios não hormonais. Pergunto: existem medicamentos fora desse grupo para o caso de eu necessitar (febre, dor e inflamação)? Mesmo o paracetamol já apresentou um grau de alergia, como pequenos edemas sob os olhos. Existe algum relaxante muscular que eu posso tomar? Faz 32 anos que não tomo nada e agora estou precisando...

    ResponderExcluir
  10. Eron: Analgésicos e anti-inflamatórios possuem um mecanismo de ação semelhante atuando sobre determinadas substâncias, impedindo sua formação e assim combatem a dor. Por isso, estes medicamentos, embora de fórmulas diferentes, por atuar de forma semelhante, provocam a chamada "reação cruzada" Assim, pessoas alérgicas a dipirona, serão também à aspirina (AAS) e aos anti-inflamatórios não hormonais (exemplo: diclofenaco, ibuprofeno, etc). Mas não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. A indicação de uma medicação segura como alternativa é uma decisão de grande responsabilidade médica. Por isso, cada pessoa deve ser analisada criteriosamente, não sendo possível fazer a indicação que solicita pela internet. Aconselho que procure um médico alergista para indicar opções seguras para combate à dor no seu caso. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite sou o Roberto tenho alergia aas dipirona e outro remédios eu fiz o teste de alegria no braço eu queria entender porque eu ssempre tomei esses remédio e não dava nada de 2 anos pra ca tive o diagnóstico da alergia

    ResponderExcluir
  12. Roberto: uma alergia nunca surge no primeiro contato com uma substância, mas sim com o passar d tempo e com a repetição do uso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Meu marido tem alergia a dipirona ele pode tomar prednisona?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Não há uma reação cruzada entre a alergia a dipirona e prednisona. Mas, a resposta a qualquer medicamento é individual, ou seja, varia de paciente para paciente. Por isso, pessoa mais adequada para orientar com segurança é o(a) alergista que trata do seu marido, que conhece seus dados clínicos de forma criteriosa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Oi tenho alergia a dipirona ela desenvolve a asma trancando a glote agora comecou os antiflamatorios tambem desenvolve asma e a predisona urticarias num caso de precisar usar um antiflamatorio tem algum fora desses grupos que eu poderia estar fazendo uso

    ResponderExcluir
  16. Dani Bom dia. A resposta é sim: existem medicamentos seguros para os alérgicos. Mas esta orientação não é padronizada e só pode ser feita pessoalmente. Consulte um(a) alergista Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Ola. Tenho alergia a AAS e dipirona.
    Tive problemas de dores com lombalgia. O medico me receitou dolamin flex e toragesic. Tomei ambos por meses e nunca deu nada. Depois parei de tomar pq a dor diminuiu.
    Muitos meses depois tive dores outra vez e quando tomei toragesic tive reaçao alergica.
    Porque nao tive reaçao antes?
    Se eu tomar o remedio que causa reaçao alergica e junto tomar um antialergico faz mal?
    E pq o medico receitou esses remedios se ambos causam reaçao alergica a AAS (conforme esta na bula)?

    ResponderExcluir
  18. Denis: a reação alérgica é imprevisível e surge mesmo quando a pessoa já fez uso anteriormente. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar a alternativa segura para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Tenho alergia a dipirona, tomei um piroxicam e meus lábios ficaram coçando e no dia seguinte meus lábios estavam queimados e ressecados e meu Pênis tbem, oq pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Samuel Boa noite. Estes medicamentos, embora de fórmulas diferentes, por atuar de forma semelhante, provocam a chamada "reação cruzada" Assim, pessoas alérgicas a dipirona, poderão ser também à aspirina (AAS) e aos anti-inflamatórios não hormonais (exemplo: piroxicam, diclofenaco, ibuprofeno, etc). Você deve procurar um(a) especialista em Alergia e Imunologia para orientá-lo de forma adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno