Pular para o conteúdo principal

Existe alergia ao cloro?



Mireia Belmonte é uma das melhores nadadoras espanholas e declarou esta semana aos jornais que é asmática e tem alergia ao cloro. Esta afirmação traz controvérsias. Embora seja uma expressão popular, não é correto definir como alergia propriamente dita. O cloro não é um alérgeno, mas atua como irritante das mucosas (respiratória e ocular), podendo desencadear crises de asma, rinite, conjuntivite alérgica e piorar alergias na pele. Não é comprovado um mecanismo alérgico (imunológico) envolvido no processo.  


Em piscinas tratadas com cloro, os gases cloraminas (substâncias tóxicas resultantes da reação do cloro com impurezas da água) podem em algumas pessoas irritar a mucosa das vias respiratórias. Olhos vermelhos, nariz irritado, espirros e tosse não são queixas raras entre nadadores.  A cloração de piscinas também pode provocar irritação cutânea e coceira. O cloro em concentração exagerada funciona como irritante da pele. Os vapores do cloro flutuantes na superfície da água desencadeiam um ressecamento intenso. Crianças com dermatite atópica (alergia na pele) apresentam distúrbios na barreira cutânea e possuem uma pele mais ressecada e podem piorar a doença pelo cloro. 


Não se pode negar o valor da atividade física, em especial da natação para os portadores de asma (ou bronquite) contribuindo para melhorar sua sociabilidade, fortalecer a musculatura respiratória, aprimorar a motricidade, reflexos cardiovasculares, entre outros benefícios. Mas natação não é um remédio ou um tratamento para asma. É importante que a doença seja controlada para permitir a prática esportiva plena. 


Mireia Belmonte é um exemplo de dedicação e superação, comprovando que asmáticos podem praticar atividades físicas e até mesmo se tornarem campeões olímpicos, desde que tenham sua alergia adequadamente controlada.


Já falamos sobre este tema no Blog da Alergia: clique aqui e leia. 
Fontes: Yahoo España Deportes e SBP

Comentários

  1. Em casa, a água que tomamos banho, vem direto da Embasa (Empresa Bahiana de Saneamento) e eu estou tendo muita irritação na pele após os banhos. Tem alguma forma de eu controlar essa irritação?
    Já passei hidratante e não adiantou.

    ResponderExcluir
  2. Bergata: Não tenho condições para opinar sem examiná-la pessoalmente. Nem toda reação cutânea após o banho está realmente relacionada ao cloro. Por isso, é essencial procurar um alergista para fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais apropriada para seu caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Parabéns pelo excelente blog.
    Tenho uma dúvida. Normalmente quando durmo a narina que fica para o lado de baixo entope. Comecei a nadar em piscina e no dia que nado, ao deitar, o congestionamento é total.
    Minha dúvida é sobre qual médico devo procurar para tratar o problema, alergista ou otorrino???
    Pois o cloro claramente altera meu estado denotando uma alergia, entretanto já tinha parte do problema de congestionamento nasal antes do contato com a piscina.
    Att., Rui Carlos

    ResponderExcluir
  4. Rui Carlos: aconselho que procure um alergista para avaliar sua rinite Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Existe algum remedio que trate essa irritação? Eu sou atleta e o meu nariz fica insuportavel quando treino, uso até narigueira mais mesmo assim ele entope completamente! As vezes me causa até tosses e a secreçao vai para o pulmão

    ResponderExcluir
  6. Sim, é possível tratar, mas é essencial conhecer seus dados clínicos para poder emitir um parecer. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Carmen Lúcia Feitosa de Morais18/2/14 09:06

    Bom dia! Tenho um filho de 10 anos e ele é portador de rinite alérgica: vive com os olhos irritados, principalmente com banho de mar e/ou piscina. Todavia, pensando no conjunto de benesses que uma natação promove, estou querendo coloca-lo nas aulas de natação da escola, 2x por semana. meu marido não está de acordo pois, ele teme que piore a alergia dele haja vista o tratamento da piscina ser à base de cloro. O que vocês acham? A alergia dele é controlada.

    ResponderExcluir
  8. As piscinas tratadas com cloro, podem causar em algumas pessoas irritação nas mucosas, gerando piora dos sintomas clínicos. É importante que a doença seja controlada para permitir a prática esportiva plena.
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Oii! Parabéns pelo blog!
    Tenho bronquite asmática e sensibilidade na pele. Não posso nem me coçar que fico toda marcada! E como aqui no Rio tá muito calor, fui curtir uma piscina com a família. Desde então, minha pele está muito irritada, coçando de mais e minha garganta querendo fechar. Enfim, gostaria de saber se posso tomar banho de permanganato para aliviar a coceira.

    ResponderExcluir
  10. Thamiris: a coceira surge porque o cloro irrita e resseca a pele. Não é recomendado o permanganato porque também causa ressecamento e pode agravar o problema. Aplique um hidratante ou então aplique uma papa de maizena. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Meu filho tem bronquite, rinite e sinusite e piorou os sintomas com a natação. O médico pediu para realizar as aulas com máscara de mergulho para proteger o nariz, mas os instrutores de natação não concordam com o uso da máscara. o que fazer?

    ResponderExcluir
  12. Geny: crianças podem ter sintomas ao nadar em piscina clorada. Mas, na maioria das vezes trata-se de um efeito irritativo e não alérgico. Uma opção é buscar uma piscina salinizada, fato que muitas vezes ameniza o problema e permite a prática do esporte. De qualquer modo, é importante examinar seu filho para que se avalie o grau de controle de sua rinite e para que seu tratamento seja modificado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Limpei um cômodo sem ventilação com cloro; logo em seguida minha garganta começou a doer, e já estou há três dias com sintomas de resfriado só que com muito mais dor no corpo. Toda vez que faço limpeza com cloro sinto incômodo na garganta, mas dessa vez tem esses outros sintomas. Fora q estou tomando antigripal e não está adiantando. O que será q houve comigo??? Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde. Os sintomas que ocorrem após a exposição ao cloro são, em sua maioria, irritativos, portanto, o fato de respira-lo por muito tempo, ou em grande quantidade em um ambiente fechado pode ser a cauda desses problemas. Porém, fazer este tipo de afirmação sem examiná-lo(a) é muito complicado. Portanto, ao invés de tomar medicações sem saber o que está tentando tratar, entre em contato com um médico(o), ou vá a um serviço de emergência, para que seja examinado(a) e tratado(a). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/7/15 18:28

    Boa noite fui para hidroginástica hoje o cloro estava muito forte,estou com nariz horrível e olhos bem irritado e a cabeça doendo,o que eu faço?

    ResponderExcluir
  16. É provável que tenha ocorrido uma reação de irritação pelo cloro. Mas não é possível medicar pela internet. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Faço hidroginástica regularmente, o que me é muito benéfico. Mas últimamente à noite, depois de ter ído à piscina durante a manhã, tenho muita comichão no anus o que me incomoda muito e me dá muito desconforto.

    ResponderExcluir
  18. Faço hidroginástica regularmente, o que me é muito benéfico. Mas últimamente à noite, depois de ter ído à piscina durante a manhã, tenho muita comichão no anus o que me incomoda muito e me dá muito desconforto.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Maria da Conceição. É complicado fazermos um diagnóstico sem examiná-la ou conversarmos melhor sobre suas queixas. Portanto, procure atendimento de um especialista para que seus problemas sejam sanados. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, sou alérgica a poeira, conforme exame de sangue solicitado pelo médico, que me proibiu de fazer hidroginástica, atividade que gostava muito de fazer. O médico disse que o cloro é irritante das mucosas, mas nunca tive um crise quando fui na piscina. Faço uso de noex. O cloro realmente pode desencadear crises, gostaria muito de voltar a fazer a hidroginástica.

    ResponderExcluir
  21. Maria Gertrudes: é uma verdade que o cloro pode irritar a mucosa respiratória. Mas se você não apresenta sintomas, não impede a realização da hidroginástica. Conudo, como desconheço seus dados clínicos, aconselho que retorne ao seu médico, exponha suas ponderações e peça uma nova avaliação do seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Olá tenho uma duvida,fui em uma piscina e tive uma crise de espirros,e meus olhos ficaram vermelhos minha respiração também está ruim queria saber de isso pode ser a alergia a cloro pois todas as vezes que vou em uma piscina acontece isso.

    ResponderExcluir
  23. O cloro não é um alérgeno, mas atua como irritante das mucosas (respiratória e ocular), podendo desencadear sintomas respiratórios Não é comprovado um mecanismo alérgico (imunológico) envolvido no processo. Aconselho que procure atendimento médico com alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde! Minha filha tem 18 meses e q pele fica cheia de bolinhas vermelhas quando toma banho em água tratada com cloro (inclusive no chuveiro). Quando estamos no sítio e a água do chuveiro vem direto da mina, as manchas desaaprecem. Há algo que eu possa fazer para atenuar essa irritação?

    ResponderExcluir
  25. Maria das Flores: a pele das crianças pequenas possui características especiais, sendo mais sensível e imatura. Por isso, pode reagir a fatores irritantes, independente de ser uma alergia. Para responder sua pergunta é essencial examinar a pele de sua filhinha. Contamos com a sua compreensão. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Tenho alergia a agua do mar,fico com varias manchas vermelhas na pele que coçam muito,e quando choro meus olhos incham tanto que nem consigo abrir ate tomar antialérgico. Oque pode ser.

    ResponderExcluir
  27. Sinto muito, mas não é possível afirmar o que está acontecendo com você sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. ola boa noite .... faço nataçao 2 vezes por semana e reparei que no mesmo dia ou no dia seguinte meu nariz fica completamente entupido gostaria de saber se ha algo a ser feito para melhorar , como por exemplo lavar as narinas logo ao sair da piscina com algum produtos ou medicamento .....

    ResponderExcluir
  29. Darlan Boa noite Recomendo lavar as narinas com solução fisiológica Jato contínuo 0,9% Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!! Nunca tive reação alérgica mais alguns dias atrás tomei banho de piscina e percebi que minha mão e pés estourou será que sensibilidade ao cloro? Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Timoteo Boa tarde. Cloro não provoca alergia, mas pode ressecar, irritar sua pele e agravar problemas já existentes. Recomendo que procure atendimento médico para que seja examinado e orientado de forma adequado. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Meu filho tem dermatite é asma,tem dois meses que está praticando natação.sua pele está horrível piorou bastante coça muito, uso bastante hidratante..a dermatite tem cura?

    ResponderExcluir
  33. Meu filho tem asma, faz medicações de controle e desde Maio está na natação. Difícil saber se o cloro contribui para a rinite, visto que de 15 em 15 dias ele tem crises de rinite que desencadeiam a asma. Ele não espirra ou tosse logo após nadar. As vezes noto apenas o olho um pouco vermelho a noite. Não temos piscina salinizada perto de casa infelizmente. No momento essa é a unica atividade física que ele faz, pois ele tinha fobia de piscina.

    ResponderExcluir
  34. Núbia: a dermatite atópica se acompanha de uma pele seca e mais reativa do que o habitual em outras crianças. Por isso, o cloro pode irritar e agravar o problema. Mas o(a) alergista que trata dele poderá orientar medidas adequadas para proteger sua pele e assim não precise interromper a prática esportiva Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Vanessa Boa tarde Nem sempre o cloro da piscina é a causa do agravamento da alergia respiratória. E, por outro lado, a atividade física é importante para melhorar a alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite adorei os comentários porém no meu caso não tenho problema respiratório faço hidro amo a água o que está acontecendo eé uma leve coceira no rosto que está me incomodando e só entrar na água e começa a vocar

    ResponderExcluir
  37. Denize Boa tarde. A água clorada pode provocar ressecamento da pele e coceira Recomendo avaliação médica para confirmar se é o seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Cibele Stroppa19/8/17 08:01

    Bom dia e obrigada por esse canal de comunicação. Sou Cibele tenho 53 anos e nadei a vida toda, especialmente nos últimos 15 anos, com frequência de 3 vezes na semana. Nos últimos tempos tenho sentido sintomas de rinite alérgica depois dos treinos. Ontem foi crítico e tomei alegra, pela 1a vez. Nariz fechado, espirros, muita secreção e coceiras nos olhos. Estou até com medo de entrar na piscina outra vez. Será que me tornei alérgica ao cloro? É possível, depois de tanto tempo? Existe outra causa possível? Eu amo nadar e é minha única atividade física...

    ResponderExcluir
  39. Cibele Cloro não causa alergia mas pode provocar irritação respiratória e agravar um rinite pré existente Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno