08 abril 2012

Existe alergia ao cloro?



Mireia Belmonte é uma das melhores nadadoras espanholas e declarou esta semana aos jornais que é asmática e tem alergia ao cloro. Esta afirmação traz controvérsias. Embora seja uma expressão popular, não é correto definir como alergia propriamente dita. O cloro não é um alérgeno, mas atua como irritante das mucosas (respiratória e ocular), podendo desencadear crises de asma, rinite, conjuntivite alérgica e piorar alergias na pele. Não é comprovado um mecanismo alérgico (imunológico) envolvido no processo.  


Em piscinas tratadas com cloro, os gases cloraminas (substâncias tóxicas resultantes da reação do cloro com impurezas da água) podem em algumas pessoas irritar a mucosa das vias respiratórias. Olhos vermelhos, nariz irritado, espirros e tosse não são queixas raras entre nadadores.  A cloração de piscinas também pode provocar irritação cutânea e coceira. O cloro em concentração exagerada funciona como irritante da pele. Os vapores do cloro flutuantes na superfície da água desencadeiam um ressecamento intenso. Crianças com dermatite atópica (alergia na pele) apresentam distúrbios na barreira cutânea e possuem uma pele mais ressecada e podem piorar a doença pelo cloro. 


Não se pode negar o valor da atividade física, em especial da natação para os portadores de asma (ou bronquite) contribuindo para melhorar sua sociabilidade, fortalecer a musculatura respiratória, aprimorar a motricidade, reflexos cardiovasculares, entre outros benefícios. Mas natação não é um remédio ou um tratamento para asma. É importante que a doença seja controlada para permitir a prática esportiva plena. 


Mireia Belmonte é um exemplo de dedicação e superação, comprovando que asmáticos podem praticar atividades físicas e até mesmo se tornarem campeões olímpicos, desde que tenham sua alergia adequadamente controlada.


Já falamos sobre este tema no Blog da Alergia: clique aqui e leia. 
Fontes: Yahoo España Deportes e SBP

35 Dê sua opinião:

Bergata a ÚNICA!!! disse...

Em casa, a água que tomamos banho, vem direto da Embasa (Empresa Bahiana de Saneamento) e eu estou tendo muita irritação na pele após os banhos. Tem alguma forma de eu controlar essa irritação?
Já passei hidratante e não adiantou.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bergata: Não tenho condições para opinar sem examiná-la pessoalmente. Nem toda reação cutânea após o banho está realmente relacionada ao cloro. Por isso, é essencial procurar um alergista para fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais apropriada para seu caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

Unknown disse...

Boa noite,
Parabéns pelo excelente blog.
Tenho uma dúvida. Normalmente quando durmo a narina que fica para o lado de baixo entope. Comecei a nadar em piscina e no dia que nado, ao deitar, o congestionamento é total.
Minha dúvida é sobre qual médico devo procurar para tratar o problema, alergista ou otorrino???
Pois o cloro claramente altera meu estado denotando uma alergia, entretanto já tinha parte do problema de congestionamento nasal antes do contato com a piscina.
Att., Rui Carlos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rui Carlos: aconselho que procure um alergista para avaliar sua rinite Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Existe algum remedio que trate essa irritação? Eu sou atleta e o meu nariz fica insuportavel quando treino, uso até narigueira mais mesmo assim ele entope completamente! As vezes me causa até tosses e a secreçao vai para o pulmão

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim, é possível tratar, mas é essencial conhecer seus dados clínicos para poder emitir um parecer. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Gratos pela visita.

Carmen Lúcia Feitosa de Morais disse...

Bom dia! Tenho um filho de 10 anos e ele é portador de rinite alérgica: vive com os olhos irritados, principalmente com banho de mar e/ou piscina. Todavia, pensando no conjunto de benesses que uma natação promove, estou querendo coloca-lo nas aulas de natação da escola, 2x por semana. meu marido não está de acordo pois, ele teme que piore a alergia dele haja vista o tratamento da piscina ser à base de cloro. O que vocês acham? A alergia dele é controlada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As piscinas tratadas com cloro, podem causar em algumas pessoas irritação nas mucosas, gerando piora dos sintomas clínicos. É importante que a doença seja controlada para permitir a prática esportiva plena.
Gratos pela visita.

Thamiris Vieira disse...

Oii! Parabéns pelo blog!
Tenho bronquite asmática e sensibilidade na pele. Não posso nem me coçar que fico toda marcada! E como aqui no Rio tá muito calor, fui curtir uma piscina com a família. Desde então, minha pele está muito irritada, coçando de mais e minha garganta querendo fechar. Enfim, gostaria de saber se posso tomar banho de permanganato para aliviar a coceira.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thamiris: a coceira surge porque o cloro irrita e resseca a pele. Não é recomendado o permanganato porque também causa ressecamento e pode agravar o problema. Aplique um hidratante ou então aplique uma papa de maizena. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

geny disse...

Bom dia. Meu filho tem bronquite, rinite e sinusite e piorou os sintomas com a natação. O médico pediu para realizar as aulas com máscara de mergulho para proteger o nariz, mas os instrutores de natação não concordam com o uso da máscara. o que fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Geny: crianças podem ter sintomas ao nadar em piscina clorada. Mas, na maioria das vezes trata-se de um efeito irritativo e não alérgico. Uma opção é buscar uma piscina salinizada, fato que muitas vezes ameniza o problema e permite a prática do esporte. De qualquer modo, é importante examinar seu filho para que se avalie o grau de controle de sua rinite e para que seu tratamento seja modificado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá! Limpei um cômodo sem ventilação com cloro; logo em seguida minha garganta começou a doer, e já estou há três dias com sintomas de resfriado só que com muito mais dor no corpo. Toda vez que faço limpeza com cloro sinto incômodo na garganta, mas dessa vez tem esses outros sintomas. Fora q estou tomando antigripal e não está adiantando. O que será q houve comigo??? Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá, boa tarde. Os sintomas que ocorrem após a exposição ao cloro são, em sua maioria, irritativos, portanto, o fato de respira-lo por muito tempo, ou em grande quantidade em um ambiente fechado pode ser a cauda desses problemas. Porém, fazer este tipo de afirmação sem examiná-lo(a) é muito complicado. Portanto, ao invés de tomar medicações sem saber o que está tentando tratar, entre em contato com um médico(o), ou vá a um serviço de emergência, para que seja examinado(a) e tratado(a). Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite fui para hidroginástica hoje o cloro estava muito forte,estou com nariz horrível e olhos bem irritado e a cabeça doendo,o que eu faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que tenha ocorrido uma reação de irritação pelo cloro. Mas não é possível medicar pela internet. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

Maria Conceição Amaro disse...

Faço hidroginástica regularmente, o que me é muito benéfico. Mas últimamente à noite, depois de ter ído à piscina durante a manhã, tenho muita comichão no anus o que me incomoda muito e me dá muito desconforto.

Maria Conceição Amaro disse...

Faço hidroginástica regularmente, o que me é muito benéfico. Mas últimamente à noite, depois de ter ído à piscina durante a manhã, tenho muita comichão no anus o que me incomoda muito e me dá muito desconforto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite Maria da Conceição. É complicado fazermos um diagnóstico sem examiná-la ou conversarmos melhor sobre suas queixas. Portanto, procure atendimento de um especialista para que seus problemas sejam sanados. Obrigado pela visita.

Maria Gertrudes da Silva Pequeno disse...

Boa noite, sou alérgica a poeira, conforme exame de sangue solicitado pelo médico, que me proibiu de fazer hidroginástica, atividade que gostava muito de fazer. O médico disse que o cloro é irritante das mucosas, mas nunca tive um crise quando fui na piscina. Faço uso de noex. O cloro realmente pode desencadear crises, gostaria muito de voltar a fazer a hidroginástica.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Gertrudes: é uma verdade que o cloro pode irritar a mucosa respiratória. Mas se você não apresenta sintomas, não impede a realização da hidroginástica. Conudo, como desconheço seus dados clínicos, aconselho que retorne ao seu médico, exponha suas ponderações e peça uma nova avaliação do seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá tenho uma duvida,fui em uma piscina e tive uma crise de espirros,e meus olhos ficaram vermelhos minha respiração também está ruim queria saber de isso pode ser a alergia a cloro pois todas as vezes que vou em uma piscina acontece isso.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O cloro não é um alérgeno, mas atua como irritante das mucosas (respiratória e ocular), podendo desencadear sintomas respiratórios Não é comprovado um mecanismo alérgico (imunológico) envolvido no processo. Aconselho que procure atendimento médico com alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

Maria das Flores disse...

Boa tarde! Minha filha tem 18 meses e q pele fica cheia de bolinhas vermelhas quando toma banho em água tratada com cloro (inclusive no chuveiro). Quando estamos no sítio e a água do chuveiro vem direto da mina, as manchas desaaprecem. Há algo que eu possa fazer para atenuar essa irritação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria das Flores: a pele das crianças pequenas possui características especiais, sendo mais sensível e imatura. Por isso, pode reagir a fatores irritantes, independente de ser uma alergia. Para responder sua pergunta é essencial examinar a pele de sua filhinha. Contamos com a sua compreensão. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tenho alergia a agua do mar,fico com varias manchas vermelhas na pele que coçam muito,e quando choro meus olhos incham tanto que nem consigo abrir ate tomar antialérgico. Oque pode ser.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não é possível afirmar o que está acontecendo com você sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

DARLAN DANTAS disse...

ola boa noite .... faço nataçao 2 vezes por semana e reparei que no mesmo dia ou no dia seguinte meu nariz fica completamente entupido gostaria de saber se ha algo a ser feito para melhorar , como por exemplo lavar as narinas logo ao sair da piscina com algum produtos ou medicamento .....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Darlan Boa noite Recomendo lavar as narinas com solução fisiológica Jato contínuo 0,9% Gratos por sua visita.

Timoteo Lopes disse...

Boa noite!! Nunca tive reação alérgica mais alguns dias atrás tomei banho de piscina e percebi que minha mão e pés estourou será que sensibilidade ao cloro? Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Timoteo Boa tarde. Cloro não provoca alergia, mas pode ressecar, irritar sua pele e agravar problemas já existentes. Recomendo que procure atendimento médico para que seja examinado e orientado de forma adequado. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Núbia disse...

Meu filho tem dermatite é asma,tem dois meses que está praticando natação.sua pele está horrível piorou bastante coça muito, uso bastante hidratante..a dermatite tem cura?

Vanessa Fernandes disse...

Meu filho tem asma, faz medicações de controle e desde Maio está na natação. Difícil saber se o cloro contribui para a rinite, visto que de 15 em 15 dias ele tem crises de rinite que desencadeiam a asma. Ele não espirra ou tosse logo após nadar. As vezes noto apenas o olho um pouco vermelho a noite. Não temos piscina salinizada perto de casa infelizmente. No momento essa é a unica atividade física que ele faz, pois ele tinha fobia de piscina.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Núbia: a dermatite atópica se acompanha de uma pele seca e mais reativa do que o habitual em outras crianças. Por isso, o cloro pode irritar e agravar o problema. Mas o(a) alergista que trata dele poderá orientar medidas adequadas para proteger sua pele e assim não precise interromper a prática esportiva Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa Boa tarde Nem sempre o cloro da piscina é a causa do agravamento da alergia respiratória. E, por outro lado, a atividade física é importante para melhorar a alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...