Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é rinite medicamentosa?

Rinite medicamentosa causada por gotas nasais
A rinite medicamentosa é uma condição provocada pelo uso incorreto de medicamentos em forma de gotas para descongestionar o nariz.  Os nomes são diferentes, oximetazolina, nafazolina, fenilefrina, etc. 


Estas gotas parecem inocentes, mas o uso sem orientação médica ao invés de melhorar, piora a congestão nasal. E sem que a pessoa perceba, um ciclo se instala: quanto mais se usa a gota, mas a obstrução nasal piora, mais se usa e assim por diante. É uma situação que muitos conhecem: um vidrinho do remédio na bolsa, outro na cabeceira da cama, no carro...  Pronto, virou um vício!


As gotas nasais trazem sensação de alívio instantâneo e é uma tentação usá-las. Mas, se você usar mais do que 7 a 10 dias seguidos podem ocasionar um efeito chamado "rebote" e agravar a congestão nasal. A sensação de alívio é temporária pois na verdade pioram a congestão nasal, fazendo com que a pessoa repita o uso de forma frequente.



Algumas consequências do uso indiscriminado de gotas nasais para desentupir o nariz:
- irritação e ardência no nariz,
- vício no uso do remédio,
- piora do entupimento nasal,
- aparecimento de rinite medicamentosa,
- taquicardia, 
- alteração da pressão arterial.



Alguns destes medicamentos tem nomes sugestivos e enganam o usuário, levando a pensar que contém apenas soro fisiológico. Por isso, na dúvida, pegunte ao seu médico se a gota nasal que utiliza é mesmo segura. 


Rinite medicamentosa causada por remédios
Esta é uma condição pouco lembrada. Alguns medicamentos administrados por via oral podem provocar congestão nasal como efeito colateral. Por exemplo, alguns antihipertensivos, anticoncepcionais, diuréticos, entre outros. 


O tratamento para a rinite medicamentosa é a suspensão do medicamento que está causando o problema. O seu alergista pode indicar sprays nasais adequados para rinite e outros recursos  de tratamento podem auxiliar muito na retirada das gotas nasais. 

Comentários

  1. muito obrigado pela dica... vou passar a usar este spray pois meu nariz está muito obstruido e ja nao consigo nem absorver mais as pueiras...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu depoimento, Eduardo. Volte sempre. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Acontece a mesma coisa comigo. Vou parar de usar entao. Exemplo que sao 7 horas da manaha e eu acordei uma hora antes do que normalmente acordo. Pq n consigo respirar. Vou comprar o spray e esperar minha cirurgia.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela participação em nosso blog. Desejamos sucesso em sua cirurgia.

    ResponderExcluir
  5. Após 3 meses usando Sorine, consultei uma Otorrino ela pediu uma Tomografia dos seios da face, e já na primeira consulta medicou o Sorine H e um outro que o nome não estou lembrando o nome (spray) e Allegra D. Tomei religiosamente a medicação, e resolveu aproximadamente 30% do meu problema, antes ocorria a obstrução total das 2 vias areas e agora na grande maioria do dia as vias areas ficam parcialmente obstruidas. Na consulta de retorno (verificando a tomografia) constatou-se que possuo um pequeno desvio de septo o qual foi dado na tomografia como "sem desvio significativo" mas a Dra falou que no seu conceito existe sim desvio, pouco, mas existe. E tb constatou que os cornetos nasais estão inchados devido a rinite medicamentosa que eu havia contraido através do uso indevido do Sorine. A questão é, ela pediu para continuar usando a medicação por mais 30 dias e se não deseparecer os sintomas só com cirurgia, isso é correto? Não existe mais meios alternativos?

    Grato
    Charles

    ResponderExcluir
  6. Olá, isso é uma grande verdade. Usei as gotinhas por uns 15 anos, acreditem. Isso ja nem adiantava mais e passei a ter uma rinite crônica que piorava cada vez mais. Entao fui a um otorrino que me receitou spray, no começo tinha q usar todos os dias e agora só de vez em quando. Adeus gotinhas, adeus rinite . Nem acredito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usava neosoro apenas nos quadros da gripe...passei a usar frequentemente todos os dias de hora em hora senão fica impossível viver.....Fui ao otorrino e ele passou uma série de remédios para tragar a rinite medicamentosa ...além do de desmame....disse para encher metade do frasco com soro fisiologia o e metade de neosoro e tentar usar menos ao dia e assim sussecivamente....passou os remédio avamys. Salsep (para lavar a validade) desloratadina e predsin.....será que to no caminho certo. ??

      As vezes pq da sensação de entupimento tenho dúvida se o nariz ta limpo ou não. OM o sido e aí ?? A limpeza está ligada ao descongestionante ??

      Excluir
  7. Charles: nem todo desvio de septo tem indicação cirúrgica. Mas não tenho condições para julgar seu caso através da internet, sem examinar pessoalmente. Para esclarecer sua dúvida, aconselho que procure um outro médico e ouça uma segunda opinião. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por seu depoimento. O tratamento adequado controla a obstrução nasal e faz com que a pessoa consiga abandonar o vício do uso das gotas nasais. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito dos comentários, é muito interessante baber essas coisas, pois uso nafazolina e quando penso em parar entro em desespero, já estou no nível de sair de madrugada para procurar minhas gotinhas, quando vejo que ta acabando entro em desespero, nunca levei a serio que isso pudesse mesmo viciar e hoje vejo que não consigo ficar mais de meia hora sem usar, pois vou levar isso como conselho.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por enviar seu depoimento pessoal. É mesmo um problema e uma dificuldade para largar o vício. O melhor mesmo é procurar um especialista para te ajudar neste processo. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  11. # tenho renite desde que nasci...
    Ano passado consultei com um otorrino ,fiz testes alergicos,e a videosonografia que constatou que estou com renite medicamentosa ,e ele receitou "allegra d ,e,onnaris" tomei corretamente e a inflamacao do muco se espalhou,inflamando o maxiliar todo do rosto ,isso acontece msm ?
    O doutor mandou eu voltar para fazer a cirirgia pois remedios nao resolvem,mas naum tenho tempo,e custa muito caro !!!
    To me viciando em naridrim denovo,e esta ssendo imposivel ficar cedo na escola e dormir !!!
    Oque eu faco ?! Naum quero fazer a cirurgiaa :"(
    Ja tirei as amidalas e a denoide,naum qero sofrer denovo :(

    ResponderExcluir
  12. Thayna: não tenho condições para julgar seu tratamento ou para avaliar a necessidade cirurgica através da internet, baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato e sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ para que possamos analisar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome é Iara
    Gostaria muito de ajuda para respira melhor,tenho rinite alérgica e Asma uso uma bombinha que acho muito caro que é o Seretide 50/250 é o Botonid 50 gostaria de saber se tem alguma solução natural para eu pará de usar esse medicamentos ??

    ResponderExcluir
  14. Iara: escreva para nosso e-mail e enviaremos ´para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite chamado "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela sua visita

    ResponderExcluir
  15. ola, estou com isso ai
    qual medico eu procuro
    um de alergia ou um otorrino??

    ResponderExcluir
  16. Camila: aconselho que procure um médico alergista para orientar seu tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  17. E é quando vc acorda de madrugada desesperada para comprar neosoro, q vc percebe o qnt está viciada rsrs
    Alergista p ontem (yn)
    O post foi ótimo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. tudo começou com uma gripe, e agora estou viciado em neosoro a 2 anos (antes eu respirava normal), utilizo de hora em hora, se não usar eu fico 100% entupido, já troquei por sorine, aturgyl e privina e é a mesma coisa. li muitos depoimentos na internet de pessoas q utilizaram Nasonex e se livraram desse vicio. estou seriamente pensando em utilizar, até pq não tenho grana pra gastar com exames e consultas médicas. quero voltar a respirar como antes, sem essas procarias. já tentei o método mais tradicional q é deixar de usar radicalmente até voltar ao normal, mas não aguentei um dia! tenho q estudar e me atrapalha muito passar o dia com nariz entupido, respirando pela boca e nariz escorrendo 24h sem parar!

    ResponderExcluir
  19. Carioca: o seu relato sugere uma rinite medicamentosa. Para tratar é essencial uma avaliação clínica e orientação de tratamento adequado. Nasonex é um corticóide tópico para uso nasal, que não tem efeito aliviador imediato. É indicado no tratamento de controle da rinite. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/7/14 20:25

    sou a fernanda, faco o uso das gotas nasais a 3 anos no principio usava apenas a noite sempre que deitasse ficava a falta de ar, comecei a usar as gotas so que acabei por me viciar e agora uso tambem durante o dia todo, e cada dia que passa esta a se agravar porque em 1 ou 2 horas por dia. sempre que faco um esforco de nao usar fico logo gripada(costipada)...

    ResponderExcluir
  21. O seu relato é compatível com rinite medicamentosa. Realize uma consulta médica, para confirmação do seu diagnóstico e instituição da melhor terapêutica possível. Esse tipo de riste tem tratamento.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. oi comecei usar o neosoro na gravidez porque meu nariz ficava muito congestionado e agora não fico sem onde vou tenho que levar não aguento mais o que faser

    ResponderExcluir
  23. Existem medicações que podem ser feitas para controle da rinite alérgica durante a gravidez.
    Consulte seu médico.

    ResponderExcluir
  24. Boas tardes, desde que fiquei constipado há cerca de 1 ano atrás, não sei porquê o meu nariz quando se chega a noite fica todo entupido e claro vou logo por spray descongestionante, é verdade que passa, mas na outra noite seguinte fico igual, já fui a um otorrino e ele me receito polmicorte, aquilo passou, mas passados 2 a 3 meses lá voltou isto novamente, o que faço?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. As medicações são responsáveis por dar alívio aos seus sintomas, mas não tratam diretamente a causa destes sintomas. Se você apresenta congestão nasal recorrente, você deve investigar o "porquê" dessa congestão. Procure um(a) alergista para realizar essa investigação. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Passo por esse problema também . Não posso nem sair de casa sem minhas gotinhas q entro em desespero ! Fico com as duas vias completamente obstruidas. Qual o nome do spray bom pra esse caso ? Desde já agradeço o empenho de vcs!

    ResponderExcluir
  27. Spartan: a retirada do vício dp uso de gotas nasais é um trabalho complexo desenvolvido pelo(a) médico(a) e que varia em cada paciente de acordo com os fatores envolvidos e com a necessidade de cada pessoa. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ para seu tretamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ! Vou dar um jeito de iniciar meu tratamento !

      Excluir
  28. Depois que já se tá a tempos com rinite medicamentosa, ja tendo taquicardia de tanto usar, cheguei a usar um vidro de afrin por semana... mas prefiro sofrer de rinite do q com taquicardia e palpitações... como me livrar dessa taquicardia agora? parando de usar volta ao normal em quanto tempo??

    ResponderExcluir
  29. Eliana: a retirada do uso da gota nasal (nafazolina) deve melhorar a taquicardia. Mas, algumas pessoas necessitam ajuda de um(a) cardiologista. Aconselho que converse com seu otorrino e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  30. Mantenha o tratamento e não desista. É possível se livrar do vício, mas nem sempre será uma tarefa fácil. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Gente o nasonex ajuda na rinite medicamentosa?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite. Esta medicação pode fazer parte da estratégia de tratamento, porém, esses quadros requerem outras drogas associadas. Procure um especialista. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  33. Ainda bem que descobrir cedo , usei só 2 frascos

    ResponderExcluir
  34. Abandonar o uso das gotas nasais é o caminho certo para controlar sua rinite. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Meu pai do céu, rsrs, eu comecei a ter uma rinite medicamentosa sem saber então, tudo coça, olhos, nariz, céu da boca, ouvidos, garganta. Uso colírio nos olhos a uns 2 anos, uso só por causa da vermelhidão nos olhos, pra ficar branquinho. Essa substância que contém nos colírios é que desencadeou essa rinite. Nossa, não sabia! Estou tomando uns remédios que o médico prescreveu, mas notava que as vezes sentia a irritação, lógico, usando o maldito colírio, não iria sarar nunca. Então é só suspender esse colírio que essa rinite passa?? Preocupei!

    ResponderExcluir
  36. Elton: o seu relato não deixa claro que seja um tipo de rinite medicamentosa. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Por isso, para esclarecer a dúvida, recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigado pela atenção e carinho, abraços!

    ResponderExcluir
  38. Os sintomas da rinite medicamentosa são semelhantes aos sintomas da sinusite? Um otorrino me tratou como sinusite a alguns anos. Agora com os mesmos sintomas outro otorrino ta me tratando como rinite medicamentosa

    ResponderExcluir
  39. Os sintomas podem ser bem parecidos sendo que na rinite medicamentosa a obstrução nasal é um sintoma prediominante. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  40. Uso freenal a 1 ano já usei aturgyl neosoro e por ai vai como faco para sair dessa renite medicamentosa

    ResponderExcluir
  41. O tratamento da rinite medicamentosa é feito sob supervisão médica uma vez que não se resume a tomar remédios, mas implica em modificar hábitos e corrigir a inflamação que gera a obstrução nasal repetida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Desde as 3 da madrugada q n comsigo mais dormir devido a esse vicio nessas gotas...me tornei tao dependente q fico sufocada por qndo entope tudo e nada mais abre o nariz...e pior qndo passo muito tempo sem...comeca a entupir o ouvido tbm..e fica aquela sensaçao de que a cabeca vai explodir...uma pressao grande...ja sofro muito c isso...tive minha filha e na sala de cirurgia eu estava la c o maldito soro na mao pq o ar condicionado entupiu o nariz e nada mais abria.... Queria encontrar algum metodo eficaz para me livrar desse remedio q me causa tanta dependencia...ja sao seis anos e so piora.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite. É possível abandonar o vício e recuperar sua qualidade de vida. Mas, não é simples. É necessário persistência, disciplina e uma relação de colaboração e harmonia entre médico e paciente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Olá, boa noite.Eu estava com muito pigarro, resolvi ir em um otorrino, ele fez aquele exame das cordas vocais, q passa uma fibra óptica pela narina.Ele forçou um pouco a passagem na minha narina direita, com varias tentativas sem resultado então ele resolveu passar pela narina esquerda,que por sinal passou tranquilamente.Ao finalizar a consulta , ele me receitou amoxilina com clavionato de potassio 875mg por 10 dias e o busonid nasal por 40 dias e marcou o retorno.Ao sair do consultorio, senti muito desconforto naquela narina, onde foi forçada a passagem da fibra óptica, assoei o nariz e saiu um tatu com um pouco de sangue talhado. Fiquei um periodo com o nariz doendo, nao conseguia nem usar meu óculos direito que doida a lateral do nariz.Atualmente, a minha narina esquerda, vive congestionada e irritada... a outra narina está normal. Gostaria de saber se o exame poderia ter machucado ela.

    ResponderExcluir
  45. Não há como afirmar se o exame causou alguma irritação na mucosa do seu nariz sem examinar pessoalmente. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Olá boa noite gostaria de saber se a renite medicamentosa, ou o uso em excesso das gotas nasais origina também a perda do olfato?

    ResponderExcluir
  47. Nelson Boa tarde A rinite medicamentosa pode provocar ou agravar a perda de olfato.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Genivaldo passos14/12/16 11:52

    bom dia! alguem pode me explicar, um nome de algum remedio para desentupir o nariz que nao vicie, pq td vez que eu ficava gripado meu nariz entupia. ai eu passei a usar o neosoro, ai lascou! nao posso ficar sem o neosoro por meia hr que meu nariz entope 100% pra ondeu eu vou tenho que levar o neo soro. uso 2 frasco por semana,, me ajudem ai pessoal agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  49. Genivaldo Boa noite. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Medicar pela internet é prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo8/3/17 13:46

    Fui acometido de forte gripe por cerca de duas semanas, entre janeiro/fevereiro/17, padecendo por intensas obstruções nasais noturnas. Usei Cloridrato de Nafazolina nesse período, quando de repente percebi que eu não estava sentido "cheiros" de perfumes, por exemplo. Suspendi imediatamente a utilização desse medicamento e, após 30 dias, continuo com o mesmo problema de olfato. Pergunto: O problema pode ser revestido ou não?; como devo proceder para reverter o quadro e recuperar o olfato?

    ResponderExcluir
  51. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para afirmar se a alteração do olfato se deve apenas ao uso da nafazolina e se poderá reverter, só mesmo examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Recomendo que procure uma consulta médica com alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Olá! Meu nome é Lucas. Sou dependente de cloridrato de nafazolina 0,5 mg/ml há quase 2 anos. Tudo começou durante o segundo trimestre de 2015, numa dada noite em que eu fiquei muito tempo exposto a uma ventania muito fria e muito forte. Desde então não consigo ficar um único dia sem fazer uso do medicamento. As únicas marcas das quais eu faço uso são as dos laboratórios Neoquímica (Neosoro) e Cimed (Narix), sendo esse último o que eu mais tenho comprado ultimamente por ser mais barato. O meu único problema é a obstrução nasal. Não tenho dores de cabeça, meu nariz não escorre e nem espirro. Parece ser uma coisa inteiramente mecânica mesmo. O longo tempo de uso me permitiu observar que depois da aplicação da nafazolina, a obstrução voltava em intervalos mais ou menos regulares de 3 horas, ou seja, constatei que sentia a necessidade de administrar o medicamento de 3 em 3 horas. Consequentemente, tenho que acordar durante todas as noites pra aplicá-lo, e isso naturalmente começou a me preocupar. Comecei a sentir cansaços, faltas de ar e taquicardia intensa em qualquer coisa que eu fizesse. Notei também uma certa impaciência (irritabilidade) da minha parte, que acredito eu seja decorrente das noites de sono mal dormidas desses últimos quase 2 anos. Visitei esse blog e fiquei muito satisfeito com as informações da matéria e também senti o maior alívio ao ler os comentários, pois achava que eu era o único no mundo viciado no remédio. O que eu gostaria de saber era se eu devo recorrer unicamente a um médico alergista ou se também devo procurar um médico otorrino.
    Obs.: Parabéns pela excelente matéria e pela iniciativa de criar o blog, pois me ajudou DEMAIS

    ResponderExcluir
  53. Podem me informar se alprazolan e citalopran causam ardência no nariz.Ressecamento. obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Citalopran e alprazolan causam ressecamento do nariz.

    ResponderExcluir
  55. Silvio Bom dia Desconheço referências médicas de ardência e ressecamento nasal causados pelo medicamento citado. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo5/9/17 20:45

    Passei pelo otorrino i ele me diagnosticou com renite medicamentosa.passou um splay e uma injeção. depois de 15duas mas ou menos melhorou bastante (pensei que já tava livre nem fui aí retorno.
    Agora com mas de 2 meses voltou tudo de novo o que faço? Volto a usar o msm medicamento que ela tinha mim recrutado?

    ResponderExcluir
  57. Boa noite. Não recomendo que repita a medicação. Na verdade, o tratamento inicial serve para aliviar, mas é preciso retornar ao otorrino para dar continuidade com o tratamento de controle para evitar a recidiva do problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  58. Olá.
    Lendo os comentários vi q sou realmente viciada no neosoro.
    O que posso fazer para parar de usar esse medicamento?
    Ou qual especialista devo procurar .
    Pois faz alguns anos q uso neosoro.

    ResponderExcluir
  59. Ana Lúcia: as gotas nasais induzem vício e nem sempre é fácil sair dele, uma vez que é preciso tratar do motivo da obstrução nasal que gerou o uso do medicamento. Recomendo que procure um especialista em Alergia e Imunologia para orientá-la.Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno