11 março 2012

Você sabe o que é rinite medicamentosa?

Rinite medicamentosa causada por gotas nasais
A rinite medicamentosa é uma condição provocada pelo uso incorreto de medicamentos em forma de gotas para descongestionar o nariz.  Os nomes são diferentes, oximetazolina, nafazolina, fenilefrina, etc. 


Estas gotas parecem inocentes, mas o uso sem orientação médica ao invés de melhorar, piora a congestão nasal. E sem que a pessoa perceba, um ciclo se instala: quanto mais se usa a gota, mas a obstrução nasal piora, mais se usa e assim por diante. É uma situação que muitos conhecem: um vidrinho do remédio na bolsa, outro na cabeceira da cama, no carro...  Pronto, virou um vício!


As gotas nasais trazem sensação de alívio instantâneo e é uma tentação usá-las. Mas, se você usar mais do que 7 a 10 dias seguidos podem ocasionar um efeito chamado "rebote" e agravar a congestão nasal. A sensação de alívio é temporária pois na verdade pioram a congestão nasal, fazendo com que a pessoa repita o uso de forma frequente.



Algumas consequências do uso indiscriminado de gotas nasais para desentupir o nariz:
- irritação e ardência no nariz,
- vício no uso do remédio,
- piora do entupimento nasal,
- aparecimento de rinite medicamentosa,
- taquicardia, 
- alteração da pressão arterial.



Alguns destes medicamentos tem nomes sugestivos e enganam o usuário, levando a pensar que contém apenas soro fisiológico. Por isso, na dúvida, pegunte ao seu médico se a gota nasal que utiliza é mesmo segura. 


Rinite medicamentosa causada por remédios
Esta é uma condição pouco lembrada. Alguns medicamentos administrados por via oral podem provocar congestão nasal como efeito colateral. Por exemplo, alguns antihipertensivos, anticoncepcionais, diuréticos, entre outros. 


O tratamento para a rinite medicamentosa é a suspensão do medicamento que está causando o problema. O seu alergista pode indicar sprays nasais adequados para rinite e outros recursos  de tratamento podem auxiliar muito na retirada das gotas nasais. 

50 Dê sua opinião:

Eduardo-GPC disse...

muito obrigado pela dica... vou passar a usar este spray pois meu nariz está muito obstruido e ja nao consigo nem absorver mais as pueiras...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento, Eduardo. Volte sempre. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Acontece a mesma coisa comigo. Vou parar de usar entao. Exemplo que sao 7 horas da manaha e eu acordei uma hora antes do que normalmente acordo. Pq n consigo respirar. Vou comprar o spray e esperar minha cirurgia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pela participação em nosso blog. Desejamos sucesso em sua cirurgia.

Anônimo disse...

Após 3 meses usando Sorine, consultei uma Otorrino ela pediu uma Tomografia dos seios da face, e já na primeira consulta medicou o Sorine H e um outro que o nome não estou lembrando o nome (spray) e Allegra D. Tomei religiosamente a medicação, e resolveu aproximadamente 30% do meu problema, antes ocorria a obstrução total das 2 vias areas e agora na grande maioria do dia as vias areas ficam parcialmente obstruidas. Na consulta de retorno (verificando a tomografia) constatou-se que possuo um pequeno desvio de septo o qual foi dado na tomografia como "sem desvio significativo" mas a Dra falou que no seu conceito existe sim desvio, pouco, mas existe. E tb constatou que os cornetos nasais estão inchados devido a rinite medicamentosa que eu havia contraido através do uso indevido do Sorine. A questão é, ela pediu para continuar usando a medicação por mais 30 dias e se não deseparecer os sintomas só com cirurgia, isso é correto? Não existe mais meios alternativos?

Grato
Charles

Anônimo disse...

Olá, isso é uma grande verdade. Usei as gotinhas por uns 15 anos, acreditem. Isso ja nem adiantava mais e passei a ter uma rinite crônica que piorava cada vez mais. Entao fui a um otorrino que me receitou spray, no começo tinha q usar todos os dias e agora só de vez em quando. Adeus gotinhas, adeus rinite . Nem acredito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Charles: nem todo desvio de septo tem indicação cirúrgica. Mas não tenho condições para julgar seu caso através da internet, sem examinar pessoalmente. Para esclarecer sua dúvida, aconselho que procure um outro médico e ouça uma segunda opinião. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento. O tratamento adequado controla a obstrução nasal e faz com que a pessoa consiga abandonar o vício do uso das gotas nasais. Volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

gostei muito dos comentários, é muito interessante baber essas coisas, pois uso nafazolina e quando penso em parar entro em desespero, já estou no nível de sair de madrugada para procurar minhas gotinhas, quando vejo que ta acabando entro em desespero, nunca levei a serio que isso pudesse mesmo viciar e hoje vejo que não consigo ficar mais de meia hora sem usar, pois vou levar isso como conselho.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por enviar seu depoimento pessoal. É mesmo um problema e uma dificuldade para largar o vício. O melhor mesmo é procurar um especialista para te ajudar neste processo. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Thayna disse...

# tenho renite desde que nasci...
Ano passado consultei com um otorrino ,fiz testes alergicos,e a videosonografia que constatou que estou com renite medicamentosa ,e ele receitou "allegra d ,e,onnaris" tomei corretamente e a inflamacao do muco se espalhou,inflamando o maxiliar todo do rosto ,isso acontece msm ?
O doutor mandou eu voltar para fazer a cirirgia pois remedios nao resolvem,mas naum tenho tempo,e custa muito caro !!!
To me viciando em naridrim denovo,e esta ssendo imposivel ficar cedo na escola e dormir !!!
Oque eu faco ?! Naum quero fazer a cirurgiaa :"(
Ja tirei as amidalas e a denoide,naum qero sofrer denovo :(

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thayna: não tenho condições para julgar seu tratamento ou para avaliar a necessidade cirurgica através da internet, baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato e sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ para que possamos analisar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua participação em nosso blog.

IARA disse...

Oi meu nome é Iara
Gostaria muito de ajuda para respira melhor,tenho rinite alérgica e Asma uso uma bombinha que acho muito caro que é o Seretide 50/250 é o Botonid 50 gostaria de saber se tem alguma solução natural para eu pará de usar esse medicamentos ??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Iara: escreva para nosso e-mail e enviaremos ´para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite chamado "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela sua visita

camila disse...

ola, estou com isso ai
qual medico eu procuro
um de alergia ou um otorrino??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Camila: aconselho que procure um médico alergista para orientar seu tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ.

Amanda Costa disse...

E é quando vc acorda de madrugada desesperada para comprar neosoro, q vc percebe o qnt está viciada rsrs
Alergista p ontem (yn)
O post foi ótimo. Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Desejamos melhoras em seu tratamento! Abraços.

Carioca disse...

tudo começou com uma gripe, e agora estou viciado em neosoro a 2 anos (antes eu respirava normal), utilizo de hora em hora, se não usar eu fico 100% entupido, já troquei por sorine, aturgyl e privina e é a mesma coisa. li muitos depoimentos na internet de pessoas q utilizaram Nasonex e se livraram desse vicio. estou seriamente pensando em utilizar, até pq não tenho grana pra gastar com exames e consultas médicas. quero voltar a respirar como antes, sem essas procarias. já tentei o método mais tradicional q é deixar de usar radicalmente até voltar ao normal, mas não aguentei um dia! tenho q estudar e me atrapalha muito passar o dia com nariz entupido, respirando pela boca e nariz escorrendo 24h sem parar!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carioca: o seu relato sugere uma rinite medicamentosa. Para tratar é essencial uma avaliação clínica e orientação de tratamento adequado. Nasonex é um corticóide tópico para uso nasal, que não tem efeito aliviador imediato. É indicado no tratamento de controle da rinite. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

sou a fernanda, faco o uso das gotas nasais a 3 anos no principio usava apenas a noite sempre que deitasse ficava a falta de ar, comecei a usar as gotas so que acabei por me viciar e agora uso tambem durante o dia todo, e cada dia que passa esta a se agravar porque em 1 ou 2 horas por dia. sempre que faco um esforco de nao usar fico logo gripada(costipada)...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato é compatível com rinite medicamentosa. Realize uma consulta médica, para confirmação do seu diagnóstico e instituição da melhor terapêutica possível. Esse tipo de riste tem tratamento.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

oi comecei usar o neosoro na gravidez porque meu nariz ficava muito congestionado e agora não fico sem onde vou tenho que levar não aguento mais o que faser

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem medicações que podem ser feitas para controle da rinite alérgica durante a gravidez.
Consulte seu médico.

Anônimo disse...

Boas tardes, desde que fiquei constipado há cerca de 1 ano atrás, não sei porquê o meu nariz quando se chega a noite fica todo entupido e claro vou logo por spray descongestionante, é verdade que passa, mas na outra noite seguinte fico igual, já fui a um otorrino e ele me receito polmicorte, aquilo passou, mas passados 2 a 3 meses lá voltou isto novamente, o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. As medicações são responsáveis por dar alívio aos seus sintomas, mas não tratam diretamente a causa destes sintomas. Se você apresenta congestão nasal recorrente, você deve investigar o "porquê" dessa congestão. Procure um(a) alergista para realizar essa investigação. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

spartan disse...

Passo por esse problema também . Não posso nem sair de casa sem minhas gotinhas q entro em desespero ! Fico com as duas vias completamente obstruidas. Qual o nome do spray bom pra esse caso ? Desde já agradeço o empenho de vcs!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Spartan: a retirada do vício dp uso de gotas nasais é um trabalho complexo desenvolvido pelo(a) médico(a) e que varia em cada paciente de acordo com os fatores envolvidos e com a necessidade de cada pessoa. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ para seu tretamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

spartan disse...

Obrigado ! Vou dar um jeito de iniciar meu tratamento !

eliana Queiroz disse...

Depois que já se tá a tempos com rinite medicamentosa, ja tendo taquicardia de tanto usar, cheguei a usar um vidro de afrin por semana... mas prefiro sofrer de rinite do q com taquicardia e palpitações... como me livrar dessa taquicardia agora? parando de usar volta ao normal em quanto tempo??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eliana: a retirada do uso da gota nasal (nafazolina) deve melhorar a taquicardia. Mas, algumas pessoas necessitam ajuda de um(a) cardiologista. Aconselho que converse com seu otorrino e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

Unknown disse...

Usava neosoro apenas nos quadros da gripe...passei a usar frequentemente todos os dias de hora em hora senão fica impossível viver.....Fui ao otorrino e ele passou uma série de remédios para tragar a rinite medicamentosa ...além do de desmame....disse para encher metade do frasco com soro fisiologia o e metade de neosoro e tentar usar menos ao dia e assim sussecivamente....passou os remédio avamys. Salsep (para lavar a validade) desloratadina e predsin.....será que to no caminho certo. ??

As vezes pq da sensação de entupimento tenho dúvida se o nariz ta limpo ou não. OM o sido e aí ?? A limpeza está ligada ao descongestionante ??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mantenha o tratamento e não desista. É possível se livrar do vício, mas nem sempre será uma tarefa fácil. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Gente o nasonex ajuda na rinite medicamentosa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. Esta medicação pode fazer parte da estratégia de tratamento, porém, esses quadros requerem outras drogas associadas. Procure um especialista. Obrigado pela visita

Unknown disse...

Ainda bem que descobrir cedo , usei só 2 frascos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Abandonar o uso das gotas nasais é o caminho certo para controlar sua rinite. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

eltonjulio disse...

Meu pai do céu, rsrs, eu comecei a ter uma rinite medicamentosa sem saber então, tudo coça, olhos, nariz, céu da boca, ouvidos, garganta. Uso colírio nos olhos a uns 2 anos, uso só por causa da vermelhidão nos olhos, pra ficar branquinho. Essa substância que contém nos colírios é que desencadeou essa rinite. Nossa, não sabia! Estou tomando uns remédios que o médico prescreveu, mas notava que as vezes sentia a irritação, lógico, usando o maldito colírio, não iria sarar nunca. Então é só suspender esse colírio que essa rinite passa?? Preocupei!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elton: o seu relato não deixa claro que seja um tipo de rinite medicamentosa. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Por isso, para esclarecer a dúvida, recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

eltonjulio disse...

Muito obrigado pela atenção e carinho, abraços!

Unknown disse...

Os sintomas da rinite medicamentosa são semelhantes aos sintomas da sinusite? Um otorrino me tratou como sinusite a alguns anos. Agora com os mesmos sintomas outro otorrino ta me tratando como rinite medicamentosa

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas podem ser bem parecidos sendo que na rinite medicamentosa a obstrução nasal é um sintoma prediominante. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

Unknown disse...

Uso freenal a 1 ano já usei aturgyl neosoro e por ai vai como faco para sair dessa renite medicamentosa

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento da rinite medicamentosa é feito sob supervisão médica uma vez que não se resume a tomar remédios, mas implica em modificar hábitos e corrigir a inflamação que gera a obstrução nasal repetida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anonimo B disse...

Desde as 3 da madrugada q n comsigo mais dormir devido a esse vicio nessas gotas...me tornei tao dependente q fico sufocada por qndo entope tudo e nada mais abre o nariz...e pior qndo passo muito tempo sem...comeca a entupir o ouvido tbm..e fica aquela sensaçao de que a cabeca vai explodir...uma pressao grande...ja sofro muito c isso...tive minha filha e na sala de cirurgia eu estava la c o maldito soro na mao pq o ar condicionado entupiu o nariz e nada mais abria.... Queria encontrar algum metodo eficaz para me livrar desse remedio q me causa tanta dependencia...ja sao seis anos e so piora.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. É possível abandonar o vício e recuperar sua qualidade de vida. Mas, não é simples. É necessário persistência, disciplina e uma relação de colaboração e harmonia entre médico e paciente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, boa noite.Eu estava com muito pigarro, resolvi ir em um otorrino, ele fez aquele exame das cordas vocais, q passa uma fibra óptica pela narina.Ele forçou um pouco a passagem na minha narina direita, com varias tentativas sem resultado então ele resolveu passar pela narina esquerda,que por sinal passou tranquilamente.Ao finalizar a consulta , ele me receitou amoxilina com clavionato de potassio 875mg por 10 dias e o busonid nasal por 40 dias e marcou o retorno.Ao sair do consultorio, senti muito desconforto naquela narina, onde foi forçada a passagem da fibra óptica, assoei o nariz e saiu um tatu com um pouco de sangue talhado. Fiquei um periodo com o nariz doendo, nao conseguia nem usar meu óculos direito que doida a lateral do nariz.Atualmente, a minha narina esquerda, vive congestionada e irritada... a outra narina está normal. Gostaria de saber se o exame poderia ter machucado ela.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como afirmar se o exame causou alguma irritação na mucosa do seu nariz sem examinar pessoalmente. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

Nelson Toste disse...

Olá boa noite gostaria de saber se a renite medicamentosa, ou o uso em excesso das gotas nasais origina também a perda do olfato?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nelson Boa tarde A rinite medicamentosa pode provocar ou agravar a perda de olfato.Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...