Pular para o conteúdo principal

Parabeno em cosméticos: de olho nos rótulos



Parabeno (ou Paraben) é uma substância comumente usada como conservante em cosméticos e produtos de higiene pessoal. Seu uso tem objetivo de prevenir a formação de bactérias e fungos, evitando assim a contaminação do produto. Mas, em algumas pessoas sensíveis, pode ocasionar alergia.

Pessoas alérgicas ao parabeno podem tolerar o uso do produto na pele intacta, mas reagem quando a aplicação é feita sobre uma área em que a pele esteja inflamada.

Rótulos podem conter estes nomes:
Paraben, Isobutil paraben, Propil paraben, Metil paraben, Etil paraben, Benzil paraben. O teste de contato em geral é realizado com uma solução mista dos principais parabéns.

Produtos relacionados
Ácido para-aminobenzóico (PABA) e parafenilenodiamina.

Relatos de que os parabenos podem fazer mal à saúde e inclusive causar câncer são controversos. Na França, em Maio 2011, foi aprovada lei vetando seu uso em cosméticos. A Anvisa e o FDA (órgão americano) não chegaram à mesma conclusão.

Cosméticos que podem conter parabenos:
Shampoos, cremes, hidratantes, loções, maquilagem, batons, loções para barba, sabonetes, protetores solares, produtos para depilação. Se você tem alergia de contato a esta substância, é recomendado que leia atentamente o rótulo antes de usar qualquer cosmético.

Leia sobre o tema no site do FDA.
(o texto está em inglês, mas pode ser revertido para o português no Google tradutor). 

Comentários

  1. Olá gostei muito do blog,descobri há algum tempo que sou alérgica à quase todos os cosméticos. Fiz o teste de alergia, aquele que prega nas costas e fica 5 dias(eca) sem lavar as costas e meu dermatologista descobriu que sou alérgica à Benzyalcoól, Fragrance mix e Kruisallergenen(traduzido seria algo como alergia cruzada ou cruz alergene, não sei ao certo) não moro no Brasil por isso a dificuldade com a tradução. Vc saberia me dizer que nomes posso encontrar no rótulo dos produtos que contém essas substâncias, porque os nomes não estão claros e não são os mesmos. Se puder fazer um post sobre essas substâncias eu ficaria muito agradecida, se já fez por favor me passar o link, pois não consigo pesquisar no blog e achar os posts antigos.

    grata

    ResponderExcluir
  2. Rydi: as principais substâncias envolvidas com fragrâncias são: aldeído cinâmico, alcool cinâmico, alcool alfa amil cinâmico, geraniol, eugenol, isoeugenol, oak moss e hidroxicitronelal. Quanto à palavra Kruisallergenen acredito que não esteja se referindo a um produto determinado mas sim ao fato de que poode haver reação cruzada com outros produtos que sejam quimicamente semelhantes. O Benzyalcoól, não consta da lista de contactantes padronizada no Brasil. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/1/12 12:03

    Olá Bom dia!!!

    Eu vou alergica a todos os produtos q contém Paraben.. isso me deixa muito triste q é quase impossivel evitar esse tipo de conservante... pois além das maquilagem, sabonete, perfume ... alguns desses conservantes sao utilizados em alimentos. Gostaria de saber se existe algum remedio ou formula q possa neutralizar o paraben e possa tratar tal alergia.

    ResponderExcluir
  4. O tratamento se baseia no afastamento do contato com as substâncias. Não há uma medicação específica para isso. O seu alergista orientará a conduta mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia...
    Sou alérgica a Paraben mix e gostaria de saber quais são as substâncias que devo procurar nos rótulos, ou se sou alérgica a todos os conservantes de alimentos em geral ? Muito Grata.

    ResponderExcluir
  6. Priscilla: 1) cosméticos modernos e marcas hipoalergênicos já trazem em suas embalagens o aviso "Não contém parabenos". 2) Lojas e sites especializados em cosméticos hipoalergênicos oferecem muitas marcas sem estes conservantes. 3) O fato de ser alérgica ao paraben não significa que terá também alergia aos conservantes de maneira geral. Fale com seu alergista. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde

    Fiz o teste alergico e consta que sou alergica a substancia benzocaina e dentro desta substancia está relacionado reações cruzadas: compostos do grupo parabenos e fiquei com duvida se realmente sou alergica ao parabeno ou somente a substancia benzocaina,vocês poderiam me ajudar? Obrigada Livia

    ResponderExcluir
  8. O teste de contato indicou sua alergia à benzocaína. A reação cruzada é uma possibilidade mas não significa que você já possua esta sensibilidade. Converse com seu alergista que poderá orientar de forma mais adequada, pois conhece seus dados clínicos. gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Olá blog da alergia! Bem, eu tenho alergia a todos os parabenos (paraben mix) e isso me impossibilita de usar a maioria das maquiagens. Vocês poderiam me indicar alguma marca que não possui esses componentes? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos, pois estes, em sua maioria, não contém parabenos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Meu filho tem 1ano e 7 meses, e tem otites de repetição. A pedido da pediatra, procuramos um otorrino, e fizemos uma nasofibroscopia, e verificou-se que a adenóide está obstruíndo a tuba auditiva. Esse otorrino indicou cirurgia para retirada da adenóide, e dreno nos ouvidos. Além do problema de otites, ele tem atraso na fala. Com 1 ano e 7 meses não falou sua primeira palavra. Mas, por ser uma cirurgia, consultamos mais uma opinião. Desta vez, a otorrino sugeriu um tratamento de um mês de desalex e três meses de nasonex. Será que esse tratamento resolveria o problema das otites? Qdo o tratamento finalizar, as otites podem voltar? É seguro usar esses medicamentos? Mto obrigada! E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Claudia: compreendo sua perocupação e gostaria de poder ajudá-la. Mas, não é possível emitir um parecer específico sobre seu filho sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Na criança pequena, a otite pode ser uma complicação de uma rinite não controlada. Aconselho que leve seu filho a um alergista. mesmo que a criança seja operada, se a alergia nçao for tratada, corre o risco de que as adenóides voltem a aumentar. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Sou alérgica a parabenos mix, cloreto de cobalto,, sulfato de níquel e ácaro quais são os produtos pessoais que posso usar em dar alergia eu me chamo karina

    ResponderExcluir
  14. Karina: infelizmente não existe uma lista com a fórmula de todos os cosméticos brasileiros, pois trata-se de uma quantidade imensa de produtos. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos. Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas,fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Juliana e descobri depois de uma luta de um ano que sou alérgica a parabenos. Gostaria de saber se na clínica de vocês tem dermatologista com especialização em cosmetria? A alergista que fui me encaminhou para um dermato, pois disse que ate os medicamentos teria que ser manipulado. E me encaminhou a uma nutricionista também por causa dos alimentos que possuem parabenos como por exemplo cenoura, cebola e etc. Ja estou usando todo o cosméticos hipoalergenicos.

    ResponderExcluir
  16. Juliana: o nosso Serviço de Alergia não possui dermatologista com especialização em cosmiatria. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Qual é o nome do teste que devo fazer para descobrir se tenho alergia a parabenos? Andei mudando meus produtos para os cabelos e estou tendo reações estranhas, não sei se é só caspa ou alergia. Já fiz alguns testes de alergia há pouco tempo mas não sei se o teste de parabenos estava incluso neles. Qual é o nome do teste?

    ResponderExcluir
  18. Pris: o teste de contato está indicado para investigação da alergia a parabenos. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Olá, boa tarde!Minha filha é alérgica a parabenos, o médico falou que além de maquiagens, etc., existem alguns alimentos, ex. maionese, mostarda, produtos congelados, que existem conservantes de parabenos. Entretanto, fiz a leitura de muitos rótulos de vários produtos e não vi nada denominado como parabenos. Gostaria de saber se nos rótulos dos alimentos normalmente se encontra essa especificação. Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  20. Ejunior: boa tarde Os rótulos são obrigados a citar todos os componentes utilizados no produto. Esta regulamentação foi aprovada pela Anvisa por unanimidade e a íntegra da norma foi publicada em 3 de julho de 2015 no Diário Oficial. Obrigado por sua participação e pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Ola! Estou a mais de dois anos com uma alergia que se concentra nas orelhas, nuca, braços e axilas, ja fui em 5 dermatologistas e todos disseram que se trata de dermatite atopica, porem faço o tratamento e quando termina volta tudo de novo, eu parei de usar tudo mas nao cura nunca

    ResponderExcluir
  22. Carla: a dermatite atópica nem sempre tem fácil resolução. Trata-se de uma doença de origem genética que se acompanha de particularidades cutâneas. Convido que visite o site da AADA (www.aada.org.br) onde receberá muitas informações sobre esta doença alérgica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Prezados Senhores,
    Parabéns pelo blog tão esclarecedor. Sou professional Esteticista e muito atenta aos processos alérgicos desencadeados pelos cosméticos que utilizamos no nosso consultório e também no que indicamos para serem utilizados pelos clientes. Ao pesquisar sobre parabenos descobir esse Blog muito útil para o meu trabalho. Gostaria de saber onde encontro o livro que foi mencionado numa consulta chamado: Älergia , doença do século XXI.
    Agradeço imensamente a atenção e parabens pelo relevante trabalho de vocês.
    Att., Vânia Lima

    ResponderExcluir
  24. bom dia ! sofro de dor de ouvido nao posso tomar remedios contem parabenos ,para dor de cabeça que remedio que devo tomar agradeço tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  25. Odair: Nem toda reação a um medicamentos ou a um alimento é causada por alergia. O seu relato não sugere que possa ser uma reação alérgica (imunológica). Mas não há como afirmar o diagnóstico ou indicar um remédio, sem examinar pessoalmente.

    2) Kathon CG é um componente de cosméticos.
    Trata-se de um conservante usado principalmente em shampoos, cosméticos e produtos para pele.

    Mas, quanto à indicação do remedio, não posso atender. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina: é proibido medicar ou indicar nomes de remédios pela internet, sem avaliar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  26. Vania: agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário e convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,fiz o teste alergico, e sou alérgica a Kathryn CG, e, Parafenilenodiaminama. Todos produtos que tenho contato ñ consta esses nomes,faço uso de hidratante manipulado e sabonete GH E NÃO TENHO VISTO MELHORAS, pois as lesões nunca saram,estou achando que pode estar relacionado ao shampoo, condicionador, mas, não sei qual comprar pois não são relacionados na composição. Por favor me orientem pq não suporto tantas lesoes no corpo e principalmente nas maos me impossibilitando de tudo, obrigada!!!Att: Michele Maia

    ResponderExcluir
  28. Michele Boa tarde. É difícil opinar sobre uma alergia sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar as lesões em sua pele. As reações da alergia de contato tendem a ceder quando suspende a substância que provoca o problema. Como isso não aconteceu no seu caso, é aconselhável que retorne ao seu médico e peça nova orientação. Avaliar pela internet pode gerar erro. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Dou alérgica a benzocaína, parabéns mix, cloreto de cobalto, sulfato de níque e parafenilenidiamina. Gostaria de saber onde posso obter produtos livres dessas substâncias, pois é muito difícil no dia a dia conseguir eliminar todos os itens que podem conter essas substâncias. Tive uma crise alérgica bem forte hoje e tive que ir ao pronto socorro, mas não identifiquei qual o produto que desencadeou essa crise.

    ResponderExcluir
  30. Raquel: bom dia. Aconselho que prefira produtos hipoalergênicos, que podem ser adquiridos em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou Alergocenter (www.allergocenter.com.br) Mas, mesmo estes produtos ditos hipoalergênicos podem causar alergia em pessoas muito sensíveis. Por isso, sempre que tiver dúvidas, fale com seu alergista antes da aplicação do produto. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, sou muito alérgica. Tenho rossácea e dermatite atópica no corpo e rosto. E tenho tido crises recorrentes, agora estou em busca de produtos para os cabelos sem parabenos e conservantes. Algumas indicações?

    ResponderExcluir
  32. Cada pessoa é unica. Por isso, um produto pode ser ótimo para uma e causar alergia em outra. Você deve ler o rótulo antes de usar qualquer produto. Uma opção é dar preferência produtos hipoalergênicos, pois estes, em sua maioria, não contém parabenos. Mas, havendo dúvida, a melhor pessoa para orientar é o(a) alergista que acompanha seu tratamento pois conhece seus dados clínicos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Quais medicamentos mais modernos para o tratamento da rinite?

    ResponderExcluir
  34. Marcia Boa tarde Não existe uma medicação padronizada que seja "a melhor" para todas as pessoas que têm Rinite. Cada pessoa é unica e deve ser avaliada de forma criteriosa e pessoalmente antes de se indicar a medicação mais adequada para ela. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom esse blog

    ResponderExcluir
  36. Paba é o mesmo que parabeno?

    ResponderExcluir
  37. Olá! Sou alergica a "paraben mix". Então, quando for utilizar um produto onde no rótulo contém apenas um tipo de parabeno, tem problema ou a alergia seria apenas quando houver vários tipos de parabenos no mesmo produto?

    ResponderExcluir
  38. Não. PABA é uma abreviatura para: ácido paraminobenzóico, um composto nitrogenado aromático.
    Parabenos são derivados do acido paraidróxidobenzóico usados como conservantes de cosmeticos, sendo os mais comuns: etil paraben, metil paraben, butil paraben, propil paraben. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde. Você deve evitar todos os produtos que contenham parabeno. Agradecemos sua participção no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. descobri, que sou alérgica a substancia parafenilenodiamina,isso é conservante de cosméticos? é do grupo parabeno?

    ResponderExcluir
  41. Ilma Boa noite Parafenilenodiamina é a substância mais comum das tinturas de cabelo. Do mesmo modo, também está presente em alguns tipos de borracha e nos pigmentos escuros de certos tipos de roupas.
    Os rótulos das etiquetas nas tinturas de cabelo podem conter nomes diferentes da parafenilenodiamina, mas que causam o mesmo problema, como: p-toluenodiamina, 1,4-benzenediamina, p-aminodifenilamina, 1,4-fenilenodiamina, 2,4-diaminoanisol, p-aminoanilina e o-aminofenol. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Oi, eu tive uma reação alérgica quando usei uma base nova e a dermatologista, quando leu a composição da base disse que ela tinha paraben e que eu não deveria comprar produtos com paraben. Porém quando fui ver a composição de outras maquiagens que eu já usava regularmente sem ter nenhuma reação alérgica, vi que elas também contém parabens. A médica não me disse que outros ingredientes poderiam dar alergia se não fosse esse. Que outros componentes normalmente podem dar alergia? Se eu já usava outros produtos com paraben e não tinha tido alergia nenhuma até usar aquela base então não deve ser esse o componente que causou a alergia né?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia. Para saber o tipo de substância associada à sua alergia, é recomendável realizar teste de contato (com bateria padrão e com bateria de cosméticos). Assim será possível orientar uma substituição segura para seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno