20 agosto 2011

Parabeno em cosméticos: de olho nos rótulos



Parabeno (ou Paraben) é uma substância comumente usada como conservante em cosméticos e produtos de higiene pessoal. Seu uso tem objetivo de prevenir a formação de bactérias e fungos, evitando assim a contaminação do produto. Mas, em algumas pessoas sensíveis, pode ocasionar alergia.

Pessoas alérgicas ao parabeno podem tolerar o uso do produto na pele intacta, mas reagem quando a aplicação é feita sobre uma área em que a pele esteja inflamada.

Rótulos podem conter estes nomes:
Paraben, Isobutil paraben, Propil paraben, Metil paraben, Etil paraben, Benzil paraben. O teste de contato em geral é realizado com uma solução mista dos principais parabéns.

Produtos relacionados
Ácido para-aminobenzóico (PABA) e parafenilenodiamina.

Relatos de que os parabenos podem fazer mal à saúde e inclusive causar câncer são controversos. Na França, em Maio 2011, foi aprovada lei vetando seu uso em cosméticos. A Anvisa e o FDA (órgão americano) não chegaram à mesma conclusão.

Cosméticos que podem conter parabenos:
Shampoos, cremes, hidratantes, loções, maquilagem, batons, loções para barba, sabonetes, protetores solares, produtos para depilação. Se você tem alergia de contato a esta substância, é recomendado que leia atentamente o rótulo antes de usar qualquer cosmético.

Leia sobre o tema no site do FDA.
(o texto está em inglês, mas pode ser revertido para o português no Google tradutor). 

8 Dê sua opinião:

Rydi disse...

Olá gostei muito do blog,descobri há algum tempo que sou alérgica à quase todos os cosméticos. Fiz o teste de alergia, aquele que prega nas costas e fica 5 dias(eca) sem lavar as costas e meu dermatologista descobriu que sou alérgica à Benzyalcoól, Fragrance mix e Kruisallergenen(traduzido seria algo como alergia cruzada ou cruz alergene, não sei ao certo) não moro no Brasil por isso a dificuldade com a tradução. Vc saberia me dizer que nomes posso encontrar no rótulo dos produtos que contém essas substâncias, porque os nomes não estão claros e não são os mesmos. Se puder fazer um post sobre essas substâncias eu ficaria muito agradecida, se já fez por favor me passar o link, pois não consigo pesquisar no blog e achar os posts antigos.

grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rydi: as principais substâncias envolvidas com fragrâncias são: aldeído cinâmico, alcool cinâmico, alcool alfa amil cinâmico, geraniol, eugenol, isoeugenol, oak moss e hidroxicitronelal. Quanto à palavra Kruisallergenen acredito que não esteja se referindo a um produto determinado mas sim ao fato de que poode haver reação cruzada com outros produtos que sejam quimicamente semelhantes. O Benzyalcoól, não consta da lista de contactantes padronizada no Brasil. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá Bom dia!!!

Eu vou alergica a todos os produtos q contém Paraben.. isso me deixa muito triste q é quase impossivel evitar esse tipo de conservante... pois além das maquilagem, sabonete, perfume ... alguns desses conservantes sao utilizados em alimentos. Gostaria de saber se existe algum remedio ou formula q possa neutralizar o paraben e possa tratar tal alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento se baseia no afastamento do contato com as substâncias. Não há uma medicação específica para isso. O seu alergista orientará a conduta mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita.

Priscilla disse...

Bom Dia...
Sou alérgica a Paraben mix e gostaria de saber quais são as substâncias que devo procurar nos rótulos, ou se sou alérgica a todos os conservantes de alimentos em geral ? Muito Grata.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Priscilla: 1) cosméticos modernos e marcas hipoalergênicos já trazem em suas embalagens o aviso "Não contém parabenos". 2) Lojas e sites especializados em cosméticos hipoalergênicos oferecem muitas marcas sem estes conservantes. 3) O fato de ser alérgica ao paraben não significa que terá também alergia aos conservantes de maneira geral. Fale com seu alergista. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Olá, boa tarde

Fiz o teste alergico e consta que sou alergica a substancia benzocaina e dentro desta substancia está relacionado reações cruzadas: compostos do grupo parabenos e fiquei com duvida se realmente sou alergica ao parabeno ou somente a substancia benzocaina,vocês poderiam me ajudar? Obrigada Livia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O teste de contato indicou sua alergia à benzocaína. A reação cruzada é uma possibilidade mas não significa que você já possua esta sensibilidade. Converse com seu alergista que poderá orientar de forma mais adequada, pois conhece seus dados clínicos. gratos pela visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...