Pular para o conteúdo principal

Asma - Bronquite Alérgica - Bronquite Asmática

Asma - doença crônica dos pulmões que tem como principal característica a presença de uma inflamação nas vias respiratórias que provoca um aumento da sensibilidade à vários estímulos (hiperreatividade ou instabilidade dos brônquios). Estes brônquios instáveis, ao serem provocados (por exemplo – pela poeira) fazem surgir os sintomas da asma. Muitas vezes é chamada de bronquite alérgica ou de bronquite asmática.

Os sintomas da asma variam em cada pessoa, mas os principais são:
- Sensação de “peito preso”,
- Falta de ar, cansaço fácil
- Chiados
- Tosse (com ou sem catarro)

Como a asma se manifesta:
• A asma pode ser uma doença esporádica, com sintomas leves – por exemplo uma tosse, que “vai e vem”. É a asma leve ou esporádica
•Em outros casos, os sintomas já surgem com maior frequência - mais de duas vezes por semana e menos de uma vez ao dia. É a chamada asma leve persistente
•Se os sintomas passam a ser mais frequentes, com crises mais de duas vezes por semana e podendo durar dias, já caracteriza uma asma moderada persistente.
•Os casos mais graves, acompanham-se de crises diárias, com falta de ar evidente, e prejuízo da qualidade de vida da pessoa: é a asma grave.  Os casos graves são fáceis de reconhecer. Atenção para os sintomas leves e procure um alergista. Lembre-se:
“Prevenir é melhor do que remediar”

Causas de asma:
A asma pode ser causada por vários fatores, alérgicos ou irritantes, como por exemplo:
• Alergia: poeira, ácaros, mofo, pêlos de animais, baratas.
• Infecções: viroses - como as gripes e resfriados, ou ainda as sinusites.
• Irritantes: mudanças de tempo, fumaças, odores ativos
• Esforço físico exagerado
• Aspectos emocionais
• Outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou à escola, asma provocada por outras doenças, entre outras.

O tratamento da asma engloba:
• Aprender a entender a doença e como reconhecer uma crise bem no seu início
• Saber os sinais de que uma crise está piorando e se é preciso ir à emergência
• Procurar conhecer causas e afastá-las se possível. Para isso é preciso mudar hábitos da pessoa e de sua família.
• Entender os remédios: para crises (remédios de alívio) e para controle (preventivos ou antinflamatórios): para que servem, efeitos colaterais, etc.
• Entender sua função pulmonar. Uma boa ajuda é medir o Pico de Fluxo ou “Peak Flow”
• Condicionamento respiratório e fisioterapia - nos casos indicados
• Educação do paciente e de sua família
Dicas:

Avalie com seu alergista se a sua asma está bem controlada.
• Mantenha sua casa limpa e arejada. Verifique se há foco de mofo ou infiltrações
• Tenha cuidado com seu quarto: colchões e travesseiros forrados, retire tapetes, almofadas, bichos de pelúcia. 
• Evite ter animais em casa, mas se já tiver: dê banho toda semana e afaste-o de quartos – não deixe que subam em móveis ou nas camas
• Não fume! Não deixe que fumem junto aos alérgicos
• Previna-se contra gripes. Fale com seu médico sobre as vacinas preventivas.
• Vá ao médico regularmente
• Faça uso dos remédios de controle mesmo quando você está bem.
• Atenção: se você está usando o remédio de alívio constantemente, você não está bem!
• Não tenha medo de bombinhas ou de cortisona. Mas só use com orientação médica.
Procure ter uma vida saudável: alimente-se bem, mantenha suas atividades.
A asma bem controlada permite uma vida normal!

Comentários

  1. Madalena: a febre não é um sintoma da asma (ou bronquite alérgica) Recomendo que procure atendimento médico para avaliar a causa da febre. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  2. O meu filho começou por ter uma bronquite que de acordo com o médico consultado poderá ter evoluído para uma alergia asmática, com uma tosse profunda - embora espaçada - e expectoração: dura há cerca de 1 semana, mas Raio X e análises feitas ontem não revelam infeção, pelo que foi receitada uma bomba com cortisona ou corticóides (penso). Estamos no segundo dia de uso da bomba e ainda sem grande resultado... era de esperar isso? A temperatura subiu ontem - já depois da 1ª bombada - aos 37,5º, depois de duas noites mal dormidas. Pode ser só reflexo do cansaço? Será de prosseguir este tratamento baseado apenas em duas "bombadas" por dia? A tosse é forte e recorrente e ele não consegue ir à escola... Obrigado?

    ResponderExcluir
  3. Luis: os medicamentos inalados contendo corticóides não tem efeito imediato e são indicados no tratamento de controle da asma a longo prazo. A febre não é efeito colateral destes medicamentos. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você a cópia do livro: "Alergia, doença do século XXI" para que possamos ajudá-lo no tratamento do seu filho. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Toda ano quando o tempo esfria tenho muita falta de ar, tenho asma? O que faço para melhorar?

    ResponderExcluir
  5. Para fazer o diagnóstico de asma, é preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente, uma vez que não há um exame específico. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. tenho bronquite asmatica (alergica)tomo vascina para inalantes a um ano e nao melhorei o que fazer?

    ResponderExcluir
  7. Se sua asma não obteve melhoras com a vacina (imunoterapia com alérgenos). é importante pesquisar se existem fatores provocadores de crises que não estão controlados e reavaliar a medicação para controle da asma que você usa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Oi meu filho está com bronquite asmática. Ja tomou antibiótico, predsin e fez nebulização com soro berotec e atrovent. Agora o pediatra mudou toda medicação pois está não estava fazendo efeito. Agora esta fazendo bombinha aerolin e seretide esta tomando fumarato de cetotifeno, montelair e abrilar. Hoje é o terceiro dia de tratamento e não vejo melhoras. A respiração dele esta com barulho se ele se agitar piora. É normal esta medicação não ter feito efeito ainda?? E esta medicação esta certa??

    ResponderExcluir
  9. Sabrina: os medicamentos de uma maneira geral, começam seu efeito pleno após 48 a 72 horas após inicio do uso, uma vez que só fez uso por 3 dias. Por isso, o efeito pode não ser percebido de imediato. Mas, se mesmo com o passar do tempo os sintomas persistirem, é aconselhável que retorne com seu filho ao médico para nova orientação Obr9gado pela sua visita ao Blog da Alergia.


    ResponderExcluir
  10. Bom dia!

    Minha filha passou uma semana muito ruim esses dias. Começou por uma febre alta e pouca tosse. Depois de uns dias ela estava apresentando muito cansaço e chiado na respiração. Foi diagnosticada com bronquite asmática, que evoluiu para uma otite bilateral.Usei aerolin, clenil hfa e profenid. Porém, agora ela voltou com a coriza e alguns espirros. Estou usando desloratadina. Porém, ontem à noite ela começou a tossir. Será que terei de voltar com o aerolin?

    ResponderExcluir
  11. É provável que sim. Mas lembro que Aerolin é um broncodilatador de ação curta (salbutamol) que alivia sintomas, mas não trata a doença. Passada aa rise, sua filha necessitará de um tratamento diferente, com especialista, para controlar sua alergia e evitar crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Tive internada o mês passado com sinusite acompanhada de bronquite so que foi a primeira vez que tive isso fiquei 6 dias no hospital,agora essa semana eu comecei a tossir e sinto um pouco cansada quando eu estou tossindo ate a cabeça foi será q to voltando a ter a bronquite de novo?o que vc acha devo de consultar de novo pois não estou tomando nada.

    ResponderExcluir
  13. Gorete: passada a crise, é muito importante que você inicie um tratamento preventivo com especialista, para que sua alergia seja controlada e evite novas crises. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. em primeiro lugar gostaria de saber qual a diferença de bronquite asmatica e asma. pois faz bem um ano que venho tomando fostair dpi ( bombinha) duas vezes por dia e nexium para refluxogastroensofagico duas vezes tambem e peridal para refluxo, nasonexu e agora celestamine e vacinas para combater alerginos e ainda to tendo crises de asma ou bronquite asmatica nao sei.quando da essas crises começo a ter uma tosse seca persitente um peso no peito uma agonia querendo faltar o ar.ja falei varias vezes com meu alergologista esse ja e terceiro de um ano para ca e aquando chega a noite e que a tosse seca persistente começa a querer atacar mais ja querendo da cansaço. o q devo fazer procurar a opiniao de quarto, quinto sexto e assim sucessivamente para poder ficar curado dessa praga dessa tosse?

    ResponderExcluir
  15. Ricardo Boa noite. A asma é conhecida de forma popular como bronquite asmática ou como bronquite alérgica. Se o tratamento correto está sendo feito e não houve melhora, é recomendável que retorne ao médico para que seu tratamento seja reavaliado. A constante troca de médicos não e uma boa prática, pois prejudica o raciocínio clínico. A confiança e o diálogo entre o médico e o paciente são a base para o sucesso do tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Ja venho a 3 dias tomando predsin e fez nebulização com soro, Clenil e em um intervalo de tempo inalação com atrovent. Agora o médico acrescentou seretide estou tomando acetilsisteina Hoje é o terceiro dia de tratamento e não vejo melhoras. Quanto tempo dura essas crises?

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo: não há como prever o tempo de uma crise pois varia de acordo com a gravidade, causa, tipo de asma apresentada, idade do paciente, grau de controle da doença anterior à crise, entre outros. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você a cópia em PDF do livro sobre a alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Izabel Steffens10/8/16 01:03

    Porque a tosse??? Ela nao para nunca...depois q ela para da uma sensação de fraqueza...parece q a cabeça fica aérea. ..da uns calafrios parece que a pressão arterial cai...e uma sensação de falta de ar. ..
    Isso e sinal de que qual bronquite???

    ResponderExcluir
  19. Izabel: Bom dia. A tosse não é uma doença. É um sintoma de uma doença, que pode ser a asma (ou bronquite alérgica) mas também pode ter outras causas. Por isso, é essencial conhecer os dados clínicos, fazer um exame físico criterioso para definir a causa de sua tosse. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, minha filha sempre tem crises de tosse seca, chiado no peito, outra hora tem coceira nos olhos, garganta, coça até até o céu da boca, os olhas ficam vermelho lacrimejando, já estou confusa sem saber o que é, não sei se é alergia ou rinite ou bronquite , me esclareça por favor

    ResponderExcluir
  21. O seu relato não sugere que possa ser uma rinite alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que seja possível avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, o médico da Upa diagnosticou que minha filha tem bronquite , através de tosse seca e chiado , receitou clenil e coid d , mas disse que não tem cura,

    ResponderExcluir
  23. Judite Boa tarde A asma (ou bronquite) na infância pode ser tratada e controlada de forma que a criança tenha uma vida normal.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Eu agradeço pela resposta!

    ResponderExcluir
  25. Só mais uma pergunta, o clenil pode ser usado de forma contínua? Esqueci de perguntar o médico da Upa, porque as crises voltaram de novo, obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Judite Bom dia Clenil é uma medicação para tratamento de controle da asma. Não atua nas crises. Você deve inalar diariamente mesmo que esteja bem.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro “Alergia, doença do século XXI”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Entendi, o que mais incomoda é a crise de tosse seca persistente, vc poderia me indicar um outro xarope pra tosse, porque o koid D não está mais resolvendo, já recebi a cópia do livro, esta sendo muito útil, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Judite: Boa noite. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Ah entendi, desculpe me, muito obrigada

    ResponderExcluir
  30. Judite: estamos ao seu dispor para esclarecer dúvidas. Não há necessidade de se desculpar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Meu filho de 12 anos so anda sentido calafrios e dor no corpo. Consultei ele e o médico disse que e bronquite alérgica. Mas ele melhorar depois arruinar de novo . alguém poderia mim explicar direito, estou preocupada.

    ResponderExcluir
  32. Lucia Boa noite
    Calafrios e dores no corpo não são sintomas típicos da asma (ou bronquite alérgica). Sugiro que leve seu filho a um(a) especialista em Alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. Luana Duarte9/12/16 14:53

    Olá!Minha filha desde os 8 meses de vida iniciou uma crise de bronquite,desde então anualmente ela apresenta crise.Este ano de 2016,com 5 anos,teve 2 crises.As tosses são constantes e intensas e nem sempre acompanham secreção,o peito fica chiado no momento da tosse,pode ou não ter febre,a criança fica um pouco fadigada, mudança brusca de temperatura ou calor em excesso tb geram a crise. Geralmente,ela é medicada com Predsin, Acebrofilina ou Allegra e Koid D e Aerolin Spray ou Nebulização.Posso considerar um processo asmático na minha filha?
    Grata,
    Luana Duarte

    ResponderExcluir
  34. Luana Bom dia. Não tenho condições para opinar especificamente sobre sua filha sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Contudo, farei algumas considerações, baseado nos dados enviados em seu relato:
    1) A palavra "bronquite" é usada popularmente como sinônimo de asma.
    2) A asma pode se manifestar de formas variadas, desde sintomas leves até quadros graves e ameaçadores à vida. 3) A tosse é o sintoma mais comum das crises de asma, mesmo leves.
    4) Os medicamentos que descreve são usados para alívio dos sintomas
    5) O tratamento da asma inclui medicamentos para controla a doença. Mas, tratar não é só tomar remédios.
    Aconselho que leve sua filha um(a) alergista.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.


    ResponderExcluir
  35. Queria saber qual a diferença entre a bronquite asmática e a alérgica por minha filha de 4 anos já teve duas crises de tosse seca, febre e cansaço chiado no peito e fui em 2 médicos e me deram dois diagnósticos asmática e alérgica ela tomou primeiro brondilat e agora predsim e queria saber a diferença pra ter um diagnóstico correto é tratar como deve tenho q leva lá em um arlegista?

    ResponderExcluir
  36. A asma é muitas vezes é chamada de bronquite alérgica ou de bronquite asmática. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  37. Olá, boa noite!!
    Meu filho tem 2 anos e meio e crises recorrentes de rinite. Levei no alergologista que prescreveu primeiramente Rilan 4% durante 2 meses, e mesmo assim não teve uma resposta muito boa.
    Iniciei na homeopatia, mas é muito demorado o tratamento e não surtiu muito efeito tbm.
    O Alergologista passou Piemonte pastilhas mastigáveis e plurair, e infelizmente tbm não melhora o quadro.
    Tem 1 semana que tomou Clavulin BD e há 2 duas iniciou a febre com os sintomas da rinite. Está tomando predsim, fluimucil e desalex.
    Irei retornar no alergista após 30 dias de tratamento e já não sei mais o que faço.
    Lavo as narinas dele diariamente com Nasoclean e uso sana Babies para aspirar a secreção.
    Gostaria muito que meu filho ficasse bem e curado disso!!
    Agota, marquei otorrino pra ver, estou tentando de tudo.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  38. Mi: boa tarde. A rinite alérgica parece uma doença simples e que se confunde com gripes e resfriados. Mas, pode provocar muitas complicações e causar problemas às crianças. O tratamento envolve:
    1) uso de remédios (para alívio nas crises e depois para controle da doença e para evitar crises.
    2) controle de ácaros e de fatores provocadores de crises
    3) imunoterapia (vacinas para alergia)
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Tenho rinite alérgica nao posso sentir cheiro de praticamente nada tudo que tenha cheiro por mais suave que seja me avisa faltar de ar entupimento do nariz chego A sentir dores nos pulmões tem tratamento pra isso nem cheiro de perfume de bebê que é bem suave posso sentir

    ResponderExcluir
  40. Procure alergista. Vacinas

    ResponderExcluir
  41. Regina: os cheiros não causam alergia, mas podem atuar como irritantes do aparelho respiratório e agravar a rinite. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para que seja orientada de forma adequada e segura, Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. na Sua pergunta chegou incompleta Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos esclarecer sua dúvida. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.e

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, minha filha foi diagnosticada com bronquite asmatica ja tem 2 anos, é possivel a doença se manisfestar somente com tosse e vomito sem ter febre? Ela esta a uma semana tossindo e chega a vomitar varias vezes de tanto tossir, algumas com liquido transparente e pequenos pedaços de catarro verde. Mas nao tem febre.
    Obs: é a primeira vez q só tem a tosse seguida de vomito, sem nenhum outro sintoma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno