Pular para o conteúdo principal

Os ácaros e o inverno

Ácaros são invisíveis a olho nu, mas podem provocar grandes danos à saúde como asma, sinusite, rinite, conjutivite alérgica, entre outros. O risco aumenta ainda mais no outono e no inverno, quando se proliferam com maior facilidade.


Chamados de ácaros, os aracnídeos são primos distantes das aranhas e parentes mais próximos de outros artrópodes como carrapatos e parasitas da pele que causam a sarna.


Mas exterminar esse ser não é uma tarefa fácil. Segundo o médico Raul Emrich Melo, especialista em alergia-imunologia, palestrante e pesquisador da UNFESP (Universidade Federal de São Paulo), é impossível eliminar os "inimigos" totalmente.


Para se ter uma ideia, mais de 2 milhões de ácaros podem ser encontrados em um colchão com algum tempo de uso.


Curiosidades sobre os ácaros:


1. Se quatro ou cinco ácaros estiverem colados um ao outro é possível sua visualização a olho nu, ou seja, eles estão no limite de nossa capacidade de visão para coisas pequenas;


2. Um ácaro da altura de um ser humano, por exemplo, veria uma bactéria estafilocócica (que causa infecção de pele) passar ao lado com o tamanho de uma unha. Suas fezes seriam como bolas de golfe levíssimas, com capacidade de flutuar por muitos minutos;


3. As bolotas fecais dos ácaros são as grandes vilãs no desencadeamento de doenças alérgicas;


4. O tempo de vida de um ácaro é de alguns meses, com capacidade de ter dezenas de pequenos filhotes a cada mês;


5. Mais de 2 milhões de ácaros podem ser encontrados em um colchão com algum tempo de uso, com elevação de mais de 10% de seu peso.


Leia a reportagem completa e assista um vídeo mostrando um ácaro por meio de microscópio: conheça os ácaros causadores de doenças alérgicas


Fonte: Tatiane Moreno

entretenimento@eband.com.br

Comentários

  1. O título não foi feito para esta reportagem...

    ResponderExcluir
  2. Dimitri: agradecemos o envio de sua opinião ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi, gostaria de saber como combater os ácaros no inverno.

    ResponderExcluir
  4. Estratégias para vencer o ácaro:
    - Controle de reservatórios de ácaros: camas, carpetes, móveis e roupas
    - Controle de possíveis fontes de novos ácaros
    (exemplo: animais de estimação)
    - Controle direto de poeira e das condições de temperatura e umidade da casa

    Medidas práticas:
    1-Areje sua casa: abra as janelas e deixe o sol entrar. Vento não faz mal! Àcaros não apreciam ambientes ensolarados e arejados.
    2-Retire tapetes e carpetes e substitua por pisos lisos e sem frestas. Prefira sofás e estofados revestidos em vinil ou couro.
    3- Evite brinquedos de pelúcia. Opção: lavagem em água a 60° ou congelamento.
    4- Limpeza diária, com pano úmido, na ausência do alérgico. A boa fórmula da limpeza inclui velhos ingredientes: água e sabão! Evite produtos com cheiro ativo: desinfetantes, ceras, lustra-móveis, derivados de amoníaco, etc. Para limpar banheiros e cozinhas, use pastas ou sabões em pó. O álcool é um bom produto para limpeza da casa e dos móveis pois proporciona bom resultado, desinfeta e é volátil, ou seja, seu odor desaparece rapidamente.
    5- Use travesseiros e colchões encapados com plástico tipo napa ou material impermeável adquiridos em lojas especializadas. Se possível troque periodicamente o travesseiro.
    6- Lave roupas de cama, mantas, capas de almofadas e edredons com água quente a 60%. Redes também devem ser lavadas periodicamente.
    7- Vassouras ou espanadores não adiantam pois levantam o pó, que volta a se depositar logo após. Aspiradores são úteis, em especial os modelos dotados de filtros de alta potência HEPA. Aspire periodicamente também os colchões e estrados. Acaricidas podem ser usados.
    8- Combata focos de mofos e de umidade.
    9- Se não houver outro jeito e a limpeza precisar ser feita pelo alérgico, pode-se lançar mão de máscara apropriada com filtro durante o trabalho.
    11- Periodicamente, programe uma faxina mais cuidadosa.Lembre-se de limpar os locais mais escondidos onde o pó se acumula como rodapés de paredes e estrados de camas
    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  5. Duvidas.... o acaro pica?...o que dá alergia; acaro ou fezes e larvas do acaro? Como limpar um colchao novo infestado de acaros? Meu bebe é autista e transpira muito qndo dorme e acredito q isso fez aumentar a população de acaros (usamos capas impermeavel)... mas eles sobem na cama ou vem pelo lençol (mesmo lavando com agua quente. Nao sei mais o que fazer. Pior que tanto meu sofa qnto cama sao novos e o sofa de veludo...aff

    ResponderExcluir
  6. Ácaros são microscópicos, ou seja, não podem ser vistos sem auxílio de microscópio. A poeira de uma casa pode conter 1000 ácaros por grama de poeira. Medem entre 200 e 500 micrômetros - um micrômetro equivale a milionésimo de metro. Só podem ser vistos ao microscópio.
    É possível conviver em relativa harmonia com os ácaros em quantidade normal no ambiente. No entanto, pessoas alérgicas têm uma maior sensibilidade. Os ácaros eliminam nas fezes uma proteína que, quando inalada, provoca a alergia nas pessoas sensíveis. Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias. Quanto maior a quantidade de ácaros, maior será a possibilidade de provocar alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Uma casa vazia os ácaros sem alimento morrem em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  8. Cris: Bom dia. Casas vazias também podem ter ácaros. Existem outros alimentos para ácaros, como por exemplo fungos (mofos e bolores), que estão presentes em casas fechadas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno