05 março 2011

Carnaval sem alergia - sprays de neve

Carnaval é festa de alegria e muita diversão. Carnaval combina com sol, verão, férias, descanso e muita e animação. Folia, música, confete e serpentina! 


Serpentina? Que coisa mais antiga... A onda agora é usar sprays de neve e serpentina artificial, que nos últimos anos tomaram espaço e invadiram as festas, bailes, ruas e avenidas. Para as crianças, é motivo de farra. Para os adultos e para os médicos, pode se tornar um motivo de preocupação.  Estes sprays contém muitas substâncias químicas: agentes espumantes, resinas, emulsificantes,propelentes hidrocarbonetos, antioxidantes, conservantes, entre outros.  E a verdade é que pouco se conhece sobre o efeito desses produtos sobre a saúde humana.  Mas, é comprovado que:


- Propelentes derivados de hidrocarbonetos podem causar irritação e sensibilização na pele e nas mucosas. 


- Cocobetaina: é um agente espumante derivado do óleo de coco usado em shampoos, com poucos relatos de alergia, já que estes produtos são usados de forma rápida para lavar os cabelos, sendo logo enxaguados e retirados. Mas, no caso dos sprays de neve e serpentina, esta substância fica em contato direto com a pele por mais tempo, propiciando condições para o aparecimento de alergia em pessoas sensíveis.


- Resinas acrílicas podem provocar sensibilização na pele. E com um agravante: nos rótulos não há uma informação precisa sobre o tipo de resina utilizada.


- Além da pele, as substâncias contidas nos aerossóis também podem afetar mucosas e olhos, com relatos de lesões em conjuntivas e em córneas.


Para completar, o Corpo de Bombeiros alerta que gás utilizado para fazer funcionar o mecanismo do spray é altamente inflamável.


Em resumo, melhor evitar: prevenir é melhor do que remediar. 


Fontes: ASBAI  (Rev. bras. alerg. imunopatol. – Vol. 28, Nº 1, 2005 Aerossóis de neve e serpentina)  e  Publi Metro RJ 

Já falamos de carnaval aqui no Blog da Alergia - leiam e relembrem outras dicas para brincar e se divertir sem alergia:


Até quarta feira!

Bom feriado 
para todos!

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Massa esse artigo recomendo tb um que particularmente acho a cara do nosso carnaval e da nossa sociedade...quem quiser ponha no google: BRASIL: A SOCIEDADE DA INVERSÃO DE VALORES

Anônimo disse...

adorei

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".