22 fevereiro 2009

Carnaval - aproveitando a folia


Carnaval para alguns é sinônimo de diversão, alegria, folia e muita animação! Há os que preferem descansar. Para outros, significa oportunidade de viajar. Para todos a equipe do Blog da Alergia preparou dicas para o carnaval:


- Brincar o carnaval pede roupas leves. As fantasias para adultos e crianças devem primar pelo conforto: prefira roupas de algodão: a pele suada em contato com tecidos sintéticos ou lycra pode coçar e desenvolver erupções bastante desconfortáveis.

- Crianças devem ficar bem à vontade: evite muitos adereços que possam incomodá-la.

- Em caso de usar uma fantasia do ano passado, ou como é comum nas crianças, aproveitar a fantasia do irmão mais velho, lembre-se de lavar previamente e de colocar adereços para arejar. Penas e plumas podem provocar irritação nasal

- Os olhos merecem atenção especial, pois sofrem com o suor, aglomerações, produtos químicos. Use maquiagem leve. Confira se o produto é confiável e se está na validade. Existem marcas especializadas para crianças, aprovadas pela Anvisa e pelo Inmetro. Lavar as mãos durante a folia é recomendado. O ideal é que cada pessoa tenha seu próprio material de maquiagem, evitando compartilhar produtos

- Crianças pequenas não devem pintar os olhos, pois tendem a se coçar e assim facilitar a penetração de resíduos provocando irritação local e alergia.

- Não use sprays de espuma (neve artificial ou serpentina artificial). Estes produtos são perigosos e contem uma série de substâncias químicas capazes de causar irritação ou sensibilidade na pele e olhos. Estudos recentes demonstraram que quando o contato é prolongado ou quando usados sob o sol, podem ter seus malefícios potencializados. Recomenda-se lavar a pele e olhos o mais rápido possível após o contato.

- Bebeu demais? Cuidado com os remédios para ressaca, pois alguns contem ácido acetil salicílico. Pessoas alérgicas a analgésicos devem levar sua medicação alternativa para na hora da dor de cabeça, não cair na tentação de tomar qualquer “comprimidinho”, por mais inofensivo que pareça.

- Aos que apreciam acampar, lembramos que barracas, sacos de dormir e demais apetrechos devem ser arejados e lavados com antecedência.

- Banhos em rios e cachoeiras são muito agradáveis, mas não se esqueça de usar repelente, em especial no caso de ser alérgico à picada de insetos. Evite usar roupas muito coloridas, perfumes ou desodorantes com cheiro ativo, pois a cor e o odor atraem os insetos.

- Imóveis alugados para temporada podem ter focos de mofo e pó. Areje bem e limpe antes da chegada do alérgico, com pano umedecido e sabão, evitando espanadores e vassouras.
carnaval
Cuide-se, alimente-se bem, beba bastante água e aproveite o carnaval!


0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...