Pular para o conteúdo principal

Carta pelos direitos da criança asmática

No Congresso da Organização Mundial de Alergia, realizado em Dezembro de 2009 em Buenos Aires, foi proclamada a Carta das crianças asmáticas.



Toda criança asmática deve ter direito a:


1. Ser tratada por profissional especializado no diagnóstico e manejo da asma e doenças alérgicas;
2. Receber medicação em conformidade com as diretrizes e práticas internacionais de tratamento de asma;
3. Receber educação familiar sobre como realizar o tratamento da asma e como evitar os fatores provocadores de alergia;
4. Estar apta para prática de esportes escolares, brincadeiras e jogos, livre de sintomas de asma.
5. Viver em um ambiente livre de fumaça de cigarro.
Leia aqui a íntegra do documento.
Pediatr Allergy Immunol 2010: 21: 1–2

Comentários

  1. Perfeito. Isso devia ser mais divulgado aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Estamos lutando para isso. A preocupação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia(ASBAI), de Pneumologia (SBPT) e Pediatria (SBP) é conseguir cumprir estes direitos. E agora, teremos o reforço do GINA Brasil, nesta luta. Obrigado pela sua querida visita, Cejunior.

    ResponderExcluir
  3. Adorei tbm, tomara que consiga ser divulgado aqui no Brasil, meu filho é asmático, meu marido tem crises de alergia, a asma deveria ser mais niticiada, sempre leio o blog de vcs aprendi muito para poder cuidar de meu filho, parabéns pela luta, vamos em frente e lutar por eles, abçs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por seu depoimento, Valéria. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou fazendo tratamento de imunologia há 4 meses, tive melhora nos dois primeiros mas no apartir do terceiro venho tendo muitas crises, dor de cabeça, garganta coçando, sensibilidade a luz, cansaço, labios rececados. ou seja me encontro da mesma forma que estava antes de iniciar o tratamento ou até pior. recorri a corticoides 2 vezes esse mes. gostaria de saber quando começarei a obter alguma melhora com a terapia imunologica e se essas crises no inicio sao normais? grato, gustavo

    ResponderExcluir
  6. Gusravo: o efeito da imunoterapia é demorado, sendo um tratamento que varia de 2 a 5 anos, Akpem disso, este tratamento deve ser associado com outras medidas como: 1) uso de medicamentos contínuos para auxílio no controle da doença 2) medidas de controle ambiental contra ácaros em sua casa 3) pesquisa para detecção de outros fatores agravantes que impeçam a melhora da alergia. No início do tratamento, como a concentração da imunoterapia é mais fraca, podem surgir ainda sintomas. Contudo, para avaliar seu caso, eu precisaria conhecer o diagnóstico de sua alergia, gravidade da doença, tipo e concetração da imunoterapia, etc. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. a 1 ano descobri que tenho rinite, a 5 meses desenvolvi riniti + sinusite e a 5 meses comecei com uma irritação na garganta que não melhoro de maneira alguma,então neste mes fui ao alergista para fazer o teste o resultado foi: poeira,cigarro,algodão e lã. qndo eu começar o tratamento de vacinação vou me livrar das dores de garganta? por favor me responda pois tenho medo de ser algo mais grave obrigada!

    ResponderExcluir
  8. É provável que a dor de garganta seja consequência da rinite alérgica e neste caso, melhorará com o tratamento das vacinas para alergia (imunoterapia). Contudo, não é possível afirmar ou fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que peça ao seu alergista que oriente de forma mais adequada. gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho de 4 anos tem asma, alergia a leite e ovo e ha um anos descobrimos que é alérgico a pelo de cachorro e hiper alérgico ha ácaro. Ele faz tratamento com a vacina sublingual que no inicio foi ótimo mas nos últimos 2 meses ele está tendo muita coceira, irritação nas vias aéreas e tosse.
    1.a vacina subcutânea é mais eficaz? Ele nunca tomou
    2.a vacina sublingual perde o efeito mesmo mantida na geladeira? (A impressão que tenho é que ela só faz efeito nos primeiros 15 dias)
    3.essa vacina combate os sintomas apenas do ácaro ou controla a alergia alimentar (leite e ovo) tbm?

    ResponderExcluir
  10. Nos últimos 5 anos tem se estudado cada vez mais as vacinas orais para alergia. Nos congressos dentro e fora do Brasil, o assunto tem sido debatido e recentemente aumentou o uso de vacinas sublinguais específicas O uso da imunoterapia injetável por via subcutânea é tradicional e já completou 100 anos, com maior número de trabalhos comprovando sua eficácia. A imunoterapia é indicada no tratamento da alergia respiratória (rinite e asma) relacionadas à ácaros domiciliares, mas não para alergias alimentares. A vacina não perde o efeito guardada na geladeira. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    EStou fazendo a segunda parte do tratameno imunológico com vacinação e não tenho apesentado mais nemhuma alergia há um um bom tempo.
    Gostaria de saber se posso doar sangue.
    Obrigada e oarabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Mariana: a imunoterapia com alérgenos não impede a doação de sangue. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Faço uso do Plusvac SC 2°série usando intervalos de 7, e gostaria de saber se esse medicamento pode ser usado na tentativa de engravidar e aida ser usado na gravidez?

    ResponderExcluir
  14. Hellen: você deve se informar com o(a) alergista que está orientando seu tratamento, uma vez que a indicação na gravidez varia em cada paciente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber o preço desse tratamento mais ou menos uma noção do que vou bastar

    ResponderExcluir
  16. Iza: o Conselho Federal de Medicina não permite que tratamentos, preços, ou propagandas médicas sejam publicadas na internet. Por favor, entre em contato pessoalmente. Contamos com sua compreensão e agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Boa dia.. ainda estou no incio do tratamento..fiz umas 4 aplicaçoes injetavel ( rinite alergica) porem tive um acidente e fiquei 1 mês sem andar.. posso retorna as aplicaçoes? Meu médico é publico e a fila é enooorme pra consultar e fazer essa pergunta a ele.

    ResponderExcluir
  18. Jéssika: Bom dia. Pode reiniciar sua imunoterapia, com a dose inicial. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno