17 maio 2010

Carta pelos direitos da criança asmática

No Congresso da Organização Mundial de Alergia, realizado em Dezembro de 2009 em Buenos Aires, foi proclamada a Carta das crianças asmáticas.



Toda criança asmática deve ter direito a:


1. Ser tratada por profissional especializado no diagnóstico e manejo da asma e doenças alérgicas;
2. Receber medicação em conformidade com as diretrizes e práticas internacionais de tratamento de asma;
3. Receber educação familiar sobre como realizar o tratamento da asma e como evitar os fatores provocadores de alergia;
4. Estar apta para prática de esportes escolares, brincadeiras e jogos, livre de sintomas de asma.
5. Viver em um ambiente livre de fumaça de cigarro.
Leia aqui a íntegra do documento.
Pediatr Allergy Immunol 2010: 21: 1–2

18 Dê sua opinião:

Cejunior disse...

Perfeito. Isso devia ser mais divulgado aqui no Brasil.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Estamos lutando para isso. A preocupação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia(ASBAI), de Pneumologia (SBPT) e Pediatria (SBP) é conseguir cumprir estes direitos. E agora, teremos o reforço do GINA Brasil, nesta luta. Obrigado pela sua querida visita, Cejunior.

Valéria Sebrean disse...

Adorei tbm, tomara que consiga ser divulgado aqui no Brasil, meu filho é asmático, meu marido tem crises de alergia, a asma deveria ser mais niticiada, sempre leio o blog de vcs aprendi muito para poder cuidar de meu filho, parabéns pela luta, vamos em frente e lutar por eles, abçs.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por seu depoimento, Valéria. Volte sempre ao nosso blog.

Gustavo Arruda Silva disse...

Olá, estou fazendo tratamento de imunologia há 4 meses, tive melhora nos dois primeiros mas no apartir do terceiro venho tendo muitas crises, dor de cabeça, garganta coçando, sensibilidade a luz, cansaço, labios rececados. ou seja me encontro da mesma forma que estava antes de iniciar o tratamento ou até pior. recorri a corticoides 2 vezes esse mes. gostaria de saber quando começarei a obter alguma melhora com a terapia imunologica e se essas crises no inicio sao normais? grato, gustavo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gusravo: o efeito da imunoterapia é demorado, sendo um tratamento que varia de 2 a 5 anos, Akpem disso, este tratamento deve ser associado com outras medidas como: 1) uso de medicamentos contínuos para auxílio no controle da doença 2) medidas de controle ambiental contra ácaros em sua casa 3) pesquisa para detecção de outros fatores agravantes que impeçam a melhora da alergia. No início do tratamento, como a concentração da imunoterapia é mais fraca, podem surgir ainda sintomas. Contudo, para avaliar seu caso, eu precisaria conhecer o diagnóstico de sua alergia, gravidade da doença, tipo e concetração da imunoterapia, etc. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

a 1 ano descobri que tenho rinite, a 5 meses desenvolvi riniti + sinusite e a 5 meses comecei com uma irritação na garganta que não melhoro de maneira alguma,então neste mes fui ao alergista para fazer o teste o resultado foi: poeira,cigarro,algodão e lã. qndo eu começar o tratamento de vacinação vou me livrar das dores de garganta? por favor me responda pois tenho medo de ser algo mais grave obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que a dor de garganta seja consequência da rinite alérgica e neste caso, melhorará com o tratamento das vacinas para alergia (imunoterapia). Contudo, não é possível afirmar ou fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que peça ao seu alergista que oriente de forma mais adequada. gratos por sua visita.

Unknown disse...

Meu filho de 4 anos tem asma, alergia a leite e ovo e ha um anos descobrimos que é alérgico a pelo de cachorro e hiper alérgico ha ácaro. Ele faz tratamento com a vacina sublingual que no inicio foi ótimo mas nos últimos 2 meses ele está tendo muita coceira, irritação nas vias aéreas e tosse.
1.a vacina subcutânea é mais eficaz? Ele nunca tomou
2.a vacina sublingual perde o efeito mesmo mantida na geladeira? (A impressão que tenho é que ela só faz efeito nos primeiros 15 dias)
3.essa vacina combate os sintomas apenas do ácaro ou controla a alergia alimentar (leite e ovo) tbm?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nos últimos 5 anos tem se estudado cada vez mais as vacinas orais para alergia. Nos congressos dentro e fora do Brasil, o assunto tem sido debatido e recentemente aumentou o uso de vacinas sublinguais específicas O uso da imunoterapia injetável por via subcutânea é tradicional e já completou 100 anos, com maior número de trabalhos comprovando sua eficácia. A imunoterapia é indicada no tratamento da alergia respiratória (rinite e asma) relacionadas à ácaros domiciliares, mas não para alergias alimentares. A vacina não perde o efeito guardada na geladeira. Gratos pela visita.

Mariana disse...

Olá.
EStou fazendo a segunda parte do tratameno imunológico com vacinação e não tenho apesentado mais nemhuma alergia há um um bom tempo.
Gostaria de saber se posso doar sangue.
Obrigada e oarabéns pelo blog!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariana: a imunoterapia com alérgenos não impede a doação de sangue. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Hellen disse...

Faço uso do Plusvac SC 2°série usando intervalos de 7, e gostaria de saber se esse medicamento pode ser usado na tentativa de engravidar e aida ser usado na gravidez?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Hellen: você deve se informar com o(a) alergista que está orientando seu tratamento, uma vez que a indicação na gravidez varia em cada paciente. Gratos por sua visita.

izadoranjo disse...

Gostaria de saber o preço desse tratamento mais ou menos uma noção do que vou bastar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Iza: o Conselho Federal de Medicina não permite que tratamentos, preços, ou propagandas médicas sejam publicadas na internet. Por favor, entre em contato pessoalmente. Contamos com sua compreensão e agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Jéssika Barros disse...

Boa dia.. ainda estou no incio do tratamento..fiz umas 4 aplicaçoes injetavel ( rinite alergica) porem tive um acidente e fiquei 1 mês sem andar.. posso retorna as aplicaçoes? Meu médico é publico e a fila é enooorme pra consultar e fazer essa pergunta a ele.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jéssika: Bom dia. Pode reiniciar sua imunoterapia, com a dose inicial. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".