Pular para o conteúdo principal

Vacina pode suplantar benefícios dos corticóides no tratamento da asma e rinite em crianças alérgicas


A imunoterapia (ou vacina para alergia), seja sublingual como subcutânea, pode ser tão ou mais eficaz em comparação com modernos remédios usados no tratamento da asma e rinite alérgica nas crianças alérgicas aos ácaros da poeira de casa. Esta foi a conclusão de um estudo realizado em Istambul, coordenado pelo Dr. Aarif O. Eifan.

A alergia aos ácaros tende a se desenvolver na infância, persistindo por muitos anos, levando ao aparecimento de doenças alérgicas como a asma e a rinite, que podem alterar a qualidade de vida desde a infância até a vida adulta.

“ O único tratamento capaz de modificar a história natural da alergia é a imunoterapia específica. Este tratamento é feito tradicionalmente por via subcutanea. Modernamente, com a melhoria técnica, o uso da via sublingual tem se mostrado segura e igualmente eficaz” - diz o Dr. Eifan.

Contudo, estudos comparando as duas vias no tratamento das doenças alérgicas em crianças são escassos. A pesquisa coordenada pelo Dr. Eifan acompanhou por 1 ano um grupo de 48 crianças, com idade média de 7 anos, portadoras de asma e rinite alérgica e com alergia comprovada aos ácaros da poeira de casa. Os dados obtidos foram comparados a um grupo controle que fez apenas o tratamento farmacológico.

O objetivo principal foi avaliar a eficácia e mecanismos imunológicos da imunoterapia subcutanea e da via sublingual. Além disso, comparou também com os resultados obtidos no grupo que utilizou apenas os medicamentos indicados no tratamento habitual da asma e da rinite alérgica infantil.

Os resultados obtidos foram publicados na edição de Janeiro 2010 da revista “Clinical and Experimental Allergy” e evidenciaram que a imunoterapia específica tem eficácia clínica comparável aos corticóides inalados na redução de sintomas da asma e da rinite. Foi descrita uma redução significativa do número de crises bem como da necessidade de uso de medicação de resgate para alívio sintomática nas crianças que utilizaram a imunoterapia.

Os dados obtidos mostram eficácia da imunoterapia, tanto por via subcutânea como por via sublingual. Contudo, houve certa vantagem da via sublingual, em especial no uso infantil, pela comodidade do uso e pela menor ocorrência de efeitos colaterais

Trata-se de uma avaliação pequena e limitada, sendo necessários novos estudos para se chegar a uma conclusão definitiva, mas chama a atenção para uma opção viável, eficaz e de baixo custo para as crianças alérgicas. 


Fonte: Medscape Allergy and Immunology

Comentários

  1. rosirene amorim29/7/10 19:39

    vou voltar ao meu tratamento com vacinas sc p minha rinite alérgica.pois um colega meu q é médico me disse um dia q não iria adiantar nada o tratamento q eu estava fazendo pois essas vacininhas disse ele não resolvia de nada, ele me desmotivou e eu parei com meu tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Rosirene: a imunoteraia necessita persistência pois o tratamento é demorado. Mas, o resultado vale a pena, pois pode modificar a história natural de sua alergia, abrandando o processo.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia como vai?
    Meu filho e eu fazemos tratamento com vacinas, e usamos direto nasonex e soro fisiologico para lavar o nariz, porém mesmo com todos estes cuidados as vezes ficamos mal, o maior problema é que nossa rinite causa halitose e isso incomoda muito. Relatei o fato para o medico e ele disse ser normal. Gostaria de saber usa opinião? Ja fazemos imunoterapia a quase dois anos.

    Abraços e obrigada

    Lilian

    ResponderExcluir
  4. Lilian: com 2 anos, a imunoterapia já está em fase de manutenção e os efeitos benéficos aumentam. Mas, lembro que tratar não é só isso: é preciso também controlar fatores agravantes, melhorar o ambiente de casa e modificar alguns hábitos. A halitose nem sempre é ocasionada ela rinite alérgca. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. O pediatra disse que meu filho tem que fazer vacina de alergia pque ele tá sempre com rinite alergica e é alergico a pó
    só que o pediatra falou pra ele tomar vacina subcutanea
    ele só tem 2 anos
    essa mesma vacina pode ser sublingual?

    ResponderExcluir
  6. Kakazinha: para afirmar se há indicação de tratamento para seu filho com vacina sublingual, seria necessário examiná-lo pessoalmente. Aconselho que converse com o alergista que trata dele pois conhece seu histórico clínico, estando apto a responder sobre esta dúvida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/6/13 02:41

    Ola meu nome e Fabiany,meu Filho tem 5 anos i vai começas o tratamento com vacinas,ele tem bronquite e rinite,estou um pouco com medo desse tratamento,tem algum risco essas vacinas,ou sao seguras?

    ResponderExcluir
  8. Fabiany: a vacina para alergia(imunoterapia) é um tratamento seguro e eficaz, que em 2011 completou 100 anos de experiência. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2011/09/centenario-da-imunoterapia.html Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber se somente uma dose de diprospan injetável 0,7 ml pode fazer engordar

    ResponderExcluir
  10. Olá Larissa, boa noite. Os corticosteroides são medicamentos que atuam de várias formas no nosso organismo, e seu uso deve ser feito sempre sob orientação médica, visto que podem apresentar uma série de para-efeitos e efeitos adversos. Geralmente, doses isoladas são menos acompanhadas desses, porém, podem causar retenção de líquidos por um período. Sempre converse e tire suas dúvidas com seu )sua) médico(a) assistente. Obrigado pela visita,

    ResponderExcluir
  11. Oi minha filha sofre muito com a rinite, ela tem 10 anos...usa nasonex, salsep, qual vacina poderia dar nela?

    ResponderExcluir
  12. Fernanda: a vacina para alergia (imunoterapia específica com aeroalérgenos) está indicada no tratamento da rinite alérgica. Aconselho que leve sua filha a um(a) especialista em Alergia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia,

    ResponderExcluir
  13. Meu filho está tomando vacina, é verdade que o uso do corticóide corta o efeito da vacina??
    Pq as vezes ele tem crises e o médico passa corticóide.

    ResponderExcluir
  14. Alexandra: o uso do corticóide sistêmico não altera o efeito da vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Por favor me tirem uma grande dúvida a vacina(LABORATÓRIO FDA ALLERGENIC Ltda) utilizada para tratamento de antígenos tipo: POEIRA DOMICILIAR, FUNGOS DO AR E ÁCAROS é CORTICÓIDE?

    ResponderExcluir
  16. Fabricio: a vacina citada não contém corticoide. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite...meu filho faz uso da vacina a três anos,e agora esta fazendo uso de nasonex devido a uma sinusite que ele teve..Gostaria de saber se o uso diário uma vez ao dia do nasonex nasal corta o efeito da vacina???

    ResponderExcluir
  18. Boa noite,
    Meu irmão tem asma e tem muitas crises, passou com um alergista que indicou o tratamento com a vacina. Ele tem 5 anos esse procedimento é seguro? E temos que pagar pela vacina na própria clínica é assim mesmo? Como sou leiga no assunto estou um pouco insegura
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. O uso do Nasonex não corta o efeito da vacina para alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Sim. A vacina para alergia (imunoterapia específica com alérgenos) é segura e eficaz. É preparada e adquirida com o próprio alergista que trata de seu irmão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite
    Gostaria de saber se essa vacina para alergia apresenta corticóide na sua composição ?
    Pois tenho alergia a corticóide e sempre que tomo um medicamento contendo corticóide sinto falta de ar e dores no peito. A muitos anos atrás ja tomei essa vacina e melhorei bastante só que de uns tempos pra cá voltou aí gostaria de saber se contém o corticóide ?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite
    Gostaria de saber se esta vacina para alergia possui em sua composição corticóide?

    ResponderExcluir
  23. Vitória Bom dia A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) não contém corticóides em sua fórmula. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno