27 fevereiro 2010

Vacina pode suplantar benefícios dos corticóides no tratamento da asma e rinite em crianças alérgicas


A imunoterapia (ou vacina para alergia), seja sublingual como subcutânea, pode ser tão ou mais eficaz em comparação com modernos remédios usados no tratamento da asma e rinite alérgica nas crianças alérgicas aos ácaros da poeira de casa. Esta foi a conclusão de um estudo realizado em Istambul, coordenado pelo Dr. Aarif O. Eifan.

A alergia aos ácaros tende a se desenvolver na infância, persistindo por muitos anos, levando ao aparecimento de doenças alérgicas como a asma e a rinite, que podem alterar a qualidade de vida desde a infância até a vida adulta.

“ O único tratamento capaz de modificar a história natural da alergia é a imunoterapia específica. Este tratamento é feito tradicionalmente por via subcutanea. Modernamente, com a melhoria técnica, o uso da via sublingual tem se mostrado segura e igualmente eficaz” - diz o Dr. Eifan.

Contudo, estudos comparando as duas vias no tratamento das doenças alérgicas em crianças são escassos. A pesquisa coordenada pelo Dr. Eifan acompanhou por 1 ano um grupo de 48 crianças, com idade média de 7 anos, portadoras de asma e rinite alérgica e com alergia comprovada aos ácaros da poeira de casa. Os dados obtidos foram comparados a um grupo controle que fez apenas o tratamento farmacológico.

O objetivo principal foi avaliar a eficácia e mecanismos imunológicos da imunoterapia subcutanea e da via sublingual. Além disso, comparou também com os resultados obtidos no grupo que utilizou apenas os medicamentos indicados no tratamento habitual da asma e da rinite alérgica infantil.

Os resultados obtidos foram publicados na edição de Janeiro 2010 da revista “Clinical and Experimental Allergy” e evidenciaram que a imunoterapia específica tem eficácia clínica comparável aos corticóides inalados na redução de sintomas da asma e da rinite. Foi descrita uma redução significativa do número de crises bem como da necessidade de uso de medicação de resgate para alívio sintomática nas crianças que utilizaram a imunoterapia.

Os dados obtidos mostram eficácia da imunoterapia, tanto por via subcutânea como por via sublingual. Contudo, houve certa vantagem da via sublingual, em especial no uso infantil, pela comodidade do uso e pela menor ocorrência de efeitos colaterais

Trata-se de uma avaliação pequena e limitada, sendo necessários novos estudos para se chegar a uma conclusão definitiva, mas chama a atenção para uma opção viável, eficaz e de baixo custo para as crianças alérgicas. 


Fonte: Medscape Allergy and Immunology

23 Dê sua opinião:

rosirene amorim disse...

vou voltar ao meu tratamento com vacinas sc p minha rinite alérgica.pois um colega meu q é médico me disse um dia q não iria adiantar nada o tratamento q eu estava fazendo pois essas vacininhas disse ele não resolvia de nada, ele me desmotivou e eu parei com meu tratamento.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosirene: a imunoteraia necessita persistência pois o tratamento é demorado. Mas, o resultado vale a pena, pois pode modificar a história natural de sua alergia, abrandando o processo.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Bom dia como vai?
Meu filho e eu fazemos tratamento com vacinas, e usamos direto nasonex e soro fisiologico para lavar o nariz, porém mesmo com todos estes cuidados as vezes ficamos mal, o maior problema é que nossa rinite causa halitose e isso incomoda muito. Relatei o fato para o medico e ele disse ser normal. Gostaria de saber usa opinião? Ja fazemos imunoterapia a quase dois anos.

Abraços e obrigada

Lilian

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lilian: com 2 anos, a imunoterapia já está em fase de manutenção e os efeitos benéficos aumentam. Mas, lembro que tratar não é só isso: é preciso também controlar fatores agravantes, melhorar o ambiente de casa e modificar alguns hábitos. A halitose nem sempre é ocasionada ela rinite alérgca. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

kakazinhaá disse...

O pediatra disse que meu filho tem que fazer vacina de alergia pque ele tá sempre com rinite alergica e é alergico a pó
só que o pediatra falou pra ele tomar vacina subcutanea
ele só tem 2 anos
essa mesma vacina pode ser sublingual?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kakazinha: para afirmar se há indicação de tratamento para seu filho com vacina sublingual, seria necessário examiná-lo pessoalmente. Aconselho que converse com o alergista que trata dele pois conhece seu histórico clínico, estando apto a responder sobre esta dúvida. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Ola meu nome e Fabiany,meu Filho tem 5 anos i vai começas o tratamento com vacinas,ele tem bronquite e rinite,estou um pouco com medo desse tratamento,tem algum risco essas vacinas,ou sao seguras?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiany: a vacina para alergia(imunoterapia) é um tratamento seguro e eficaz, que em 2011 completou 100 anos de experiência. Convido que leia:
http://blogdalergia.blogspot.com/2011/09/centenario-da-imunoterapia.html Gratos por sua visita ao nosso blog.

larissa disse...

gostaria de saber se somente uma dose de diprospan injetável 0,7 ml pode fazer engordar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Larissa, boa noite. Os corticosteroides são medicamentos que atuam de várias formas no nosso organismo, e seu uso deve ser feito sempre sob orientação médica, visto que podem apresentar uma série de para-efeitos e efeitos adversos. Geralmente, doses isoladas são menos acompanhadas desses, porém, podem causar retenção de líquidos por um período. Sempre converse e tire suas dúvidas com seu )sua) médico(a) assistente. Obrigado pela visita,

Fernanda da Silva Filgueiredo disse...

Oi minha filha sofre muito com a rinite, ela tem 10 anos...usa nasonex, salsep, qual vacina poderia dar nela?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernanda: a vacina para alergia (imunoterapia específica com aeroalérgenos) está indicada no tratamento da rinite alérgica. Aconselho que leve sua filha a um(a) especialista em Alergia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia,

Alexandra disse...

Meu filho está tomando vacina, é verdade que o uso do corticóide corta o efeito da vacina??
Pq as vezes ele tem crises e o médico passa corticóide.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alexandra: o uso do corticóide sistêmico não altera o efeito da vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Fabricio Pinheiri Coimbra disse...

Por favor me tirem uma grande dúvida a vacina(LABORATÓRIO FDA ALLERGENIC Ltda) utilizada para tratamento de antígenos tipo: POEIRA DOMICILIAR, FUNGOS DO AR E ÁCAROS é CORTICÓIDE?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabricio: a vacina citada não contém corticoide. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Boa noite...meu filho faz uso da vacina a três anos,e agora esta fazendo uso de nasonex devido a uma sinusite que ele teve..Gostaria de saber se o uso diário uma vez ao dia do nasonex nasal corta o efeito da vacina???

Anônimo disse...

Boa noite,
Meu irmão tem asma e tem muitas crises, passou com um alergista que indicou o tratamento com a vacina. Ele tem 5 anos esse procedimento é seguro? E temos que pagar pela vacina na própria clínica é assim mesmo? Como sou leiga no assunto estou um pouco insegura
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso do Nasonex não corta o efeito da vacina para alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim. A vacina para alergia (imunoterapia específica com alérgenos) é segura e eficaz. É preparada e adquirida com o próprio alergista que trata de seu irmão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Vitória disse...

Boa noite
Gostaria de saber se essa vacina para alergia apresenta corticóide na sua composição ?
Pois tenho alergia a corticóide e sempre que tomo um medicamento contendo corticóide sinto falta de ar e dores no peito. A muitos anos atrás ja tomei essa vacina e melhorei bastante só que de uns tempos pra cá voltou aí gostaria de saber se contém o corticóide ?

Vitória disse...

Boa noite
Gostaria de saber se esta vacina para alergia possui em sua composição corticóide?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vitória Bom dia A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) não contém corticóides em sua fórmula. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...