Pular para o conteúdo principal

Tomar banho com água quente demais pode causar coceira











Se você sente coceira após o banho e acha que a culpa é da água, pense duas vezes: a urticária aquagênica, ou alergia à água, é extremamente rara. "Em toda a literatura médica mundial, deve haver registrados um máximo de 20 ou 30 casos desse tipo", diz Maria de Fátima Marcelos Fernandes, chefe da Seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e uma das diretoras da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

xx
Provavelmente, o culpado pelo incômodo é o banho quente e prolongado -ou seja, não se trata da água em si, mas da sua temperatura e da exposição duradoura a ela, além de várias aplicações de sabonete.

"A pele perde seu manto lipídico [de gordura] protetor, resultando em prurido [coceira], pele ressecada e mesmo eczemas. Eventualmente a sensibilidade a determinadas substâncias presentes nos sabonetes e xampus também pode ser a causa [da coceira]", explica Osmar Rotta, professor e chefe do Departamento de Dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O problema afeta principalmente pessoas de idade mais avançada. "À medida que a pele vai envelhecendo, ela vai perdendo um pouco de sua hidratação".

Um banho relativamente rápido, de não mais do que dez minutos, com água em temperatura moderada e uma vez por dia -independentemente de se estar no inverno ou no verão- é o que a médica recomenda para que coceiras dessa natureza não apareçam ou se manifestem com menor intensidade.

"Tudo depende das características da pele de cada um. Pessoas que têm pele mais sensível, que em geral são os alérgicos, devem ter mais cuidado", diz. "O banho não deve ser muito quente, mas também não precisa ser desagradável."

Outra medida que ajuda é hidratar a pele até três minutos após o banho. A pessoa pode usar o hidratante de sua preferência. Se for detectada alguma sensibilidade ao produto, o hidratante correto deve ser indicado por um profissional.

Quem tem pele seca também apresenta maior possibilidade de sentir coceiras depois do banho. "Isso não tem nada a ver com algum tipo de urticária, de alergia, é uma sensação causada por conta da pele seca mesmo".

O contato com substâncias frias também pode causar pruridos, apesar de a urticária causada pelo frio ser rara. Ela acontece quando a pessoa lida com água fria ou se expõe a baixas temperaturas, ao ar frio ou até quando bebe líquidos muito frios ou alimentos gelados, como sorvete. O sintoma é o inchaço no lugar do corpo em que houve contato com o ambiente ou a substância fria. Em geral, a urticária ao frio se manifesta pela primeira vez no paciente durante o inverno. Pode ocorrer em diversos graus e, em um extremo, provocar choque anafilático, com risco de morte.


Exercício

A urticária pós-banho que não é a aquagênica chama-se colinérgica. Ela pode ser desencadeada não só pela utilização excessiva da água quente como por estresse ou outros problemas emocionais, assim como pela realização de exercícios. "Qualquer esforço físico pode causar urticária.

Os sintomas da urticária colinérgica são o aparecimento de "áreas pequenas elevadas [pápulas] ou maiores [placas]". Esses sinais podem surgir logo após o banho ou depois da realização de exercícios com duração variável -que podem ser minutos ou horas.

Já no caso da urticária aquagênica, os sinais são o aparecimento de urticas -eritema mais edema, ou vermelhidão mais inchaço- difusas, de pequenas dimensões, que duram cerca de duas horas. O tratamento dos dois tipos de urticária é feito com anti-histamínicos prescritos por um médico.
 
Fonte: Folha On Line

Comentários

  1. comi uma mortadela que segundo a médica estava contaminada e tive urticaria.,
    a mas de um ano que tomo cortizona e hidroxine nas
    épocas de mais crises.
    melhora um pouco mais depois volta coçanco muito,
    não apresento nenhum sinal vermelho na pelo nem
    pustulas.
    percebo que quanto estou nervosa começo a me coçar
    feito uma louca e até grito, pois não aguento as coceitas, tomo os remedios que me ajudam a
    dormir mais de manhã ela começa e esepro anoitecer para tomar os remedios.
    dizem que o cortizona diminui o sistema himunologico provocando infecções no organismo.
    temo que precise tomar cortizona pro resto de
    minha vida.
    o que faço para me curar desta coceira do infermo, pois, tem momentos que penso em morrer
    para não ter que conviver mais com isso.
    sofro muito e peço ajuda aos medicos.
    por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  2. O seu relato sugere que possa ser um dermografismo. É possível tratar e controlar o dermografismo sem necessitar do uso de corticóides. Aconselho que procure um alergista para orientar su tratamento. caso queira, nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boua noite eu tenho uma coceira quando eu transpiro muito ou quando tomo banho de agua gelada comeca coceira alguem sabe me dizer oque eu devo fazer para aliviar disso.

      Excluir
  3. Eu há algum tempo fiz uma alergia alimentar a uns morangos que comi, fiquei com borbulhinhas pelo corpo todo, mas já passou. Agora tenho uma duvida, sempre que tomo banho, a minha pele fica com umas manchas avermelhadas e tenho alguma coceira. Estas manchas despaarecem depois de uns minutos (talvez meia hora). Gostaria de saber o que poderá ser. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. A coceira e sensibilidade da pele após banho quente pode ser irritativa em resposta à temperatura da água, sem envolvimento de alergia. Aconselho que adote uma temperatura mais baixa no banho, tenha cuidado com a hidratação de sua pele e procure um alergista para orientá-lo. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. tenho um tipo de alergia que ninguém consegue dar geito,tenho tido umas coceiras no corpo sempre que tomo banho pode ser de qualquer tipo(chuva,mar,rio,chuveiro etc...)começo a me coçar,e me coçopor uns 20 ou mais minutos,isto ocoria sempre após eu me molhar porém de uns tempos pra ca estou me coçando com a umidade provocada pelo suor do meu corpo,aonde esta coçando fica vermelho mesmo que eu ñ faça nada pra suar meu corpo começa a suar e com isto começo a me coçar já fui em varios dermatologista e todos diseram para mim que isto ñ tem cura,oque eu faço sofro com isto a 17 anos

    ResponderExcluir
  6. Os dados que envia não são suficientes para um diagnóstico do seu caso. É possível que seja uma forma colinérgica. Contudo, é essencial a avaliação pessoalmente para orientar de forma adequada. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma alergia terrivel depois do banho ou quando me molho, coceira nas pernas e braços. Moro na regiao norte do Brasil onde chove por 06 meses do ano esse periodo de umidade é um martirio. Se tiverem uma ideia para me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  8. Os dados que envia não são suficientes para se fazer um diagnóstico. O melhor é procurar um alergista para fazer o diagnóstico e assim poder indicar o tratamento mais adequado. Você pode localizar seus dados no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista de nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus eu já não sei oque eu faço, sofro muito faz um ano que começou em mim bolinhas pelo corpo todo parecem mordidas de mosquito, tem dia que tem mais tem dia que tem menos, ja fui em alergista, dermatologista e to cansada de tomar remédios ja tomei ebastel,hixizine 3 vezes com caixas de 30 comprimidos,hidroxine,e loratina, mas nunca sumiu totalmente e é só eu parar que continua, ja faltei aula por causa disso, nao sei mais realmente oque eu faço,antes de tudo isso começar estou tbm com problema intestinal faz mais de um ano que as minhas fezes sai com muco,mais ja fiz milhoes de exames de fezes e sangue e não deu nada, será que a minha urticária é por causa disso?

    ResponderExcluir
  10. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível afirmar a causa de sua alergia baseado apenas nos dados enviados, sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. cerca de 1 semana comi um sanduiche de atum depois de 4 horas meu corpo comecou a corça e depois surgiu umas placas vermelhas na minha barriga,braços,pernas, coxas e bumbum nao sei o que faco estou gravida e isso esta me encomodando muito.me ajude por favor

    ResponderExcluir
  12. A gravidez provoca alterações hormonais que tornam a pele mais sensível. Infelizmente não posso ajudá-la através de um aconselhamento na internet. É preciso examinar pessoalmente.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  13. Caro Dr., estou cheio de bolinhas vermelhas que coçam muito nos braços e pernas e tenho a impressão que estão avançando para outros lugares embora tenham diminuido a vermelhidão e o prurido. Estou tomando apenas maleato de dexclorfeniramina 2mg 4x/dia. Não sei se tenho só uma alergia devido a alimentação na ceia de Natal, tenho visto algo em sites, será que posso ter sarna?Me ajude, por favor!

    ResponderExcluir
  14. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não é possível fazer diagnóstico de sarna através de um aconselhamento na internet. É preciso examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/1/12 16:20

    Boa tarde!!!

    Bom, o meu caso é muito complicado e confesso que ia desistir,mas não posso nem pensar nisso,
    estou com 35 anos e tenho urticária aquagênica desde os 13 anos, começou quando eu entrei numa lagoa e
    comecei a me coçar e ter manchas vermelhas , depois com o tempo foi o pesadelo do banho, toda hora de tomar banho
    p mim é um horror, passa uns dez minutos e tudo começa..coceira e manchas vermelhas...daí tenho que sair correndo e
    ficar sentada na cama me coçando até parar (de 15 a 30 min).
    morei em Belo Horizonte, passei por vários médicos , usei vacinas muito tempo, fiz todo tipo de exames e nada constava.
    tomei também vários medicamentos e nada deu certo ...af. Agora para piorar, estou com alergia do meu suor, é só sentir um calor
    que tudo começa. Mês passado fiquei pior, pois meu filho de 15 anos me disse que está sentindo coceira após o banho. fiquei muito triste,
    pois já não basta meu sofrimento? agora ele tb vai ter que passar por isso?
    Confesso que não sei o que fazer. Preciso procurar um especialista para me reavaliar, moro no Sul de Minas e juro que iria a qualquer lugar
    para me tratar, fui diagnosticada faz alguns anos com URTICÁRIA AQUAGÊNICA , no qual ouvi o médico falando SUA DOENÇA NÃO TEM CURA.
    Mas, continuo tendo a esperança de encontrar alguém que me ajude...

    Cristina F Carvalho

    ResponderExcluir
  16. Cristina: o seu relato sugere que seja um caso de urticária física, mas para confirmar é essencial examinar pessoalmente. Você pode localizar os dados de todos os médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  17. alessandra,;,6/2/12 12:01

    Eu tenho terriveis coceiras após o banho,ja fiz exames de sangue e nada não tomo e nem nunca tomei banho quente pois sinto calor muito grande mesmo no frio então então não entendo o que poderia ta causando tal alergia , ja troquei sabonetes,toalhas, usei agua mineral e nada , o banho continua sendo meu pesadelos, coça tanto que chego usar objetos, alcool , hidratantes e nada, sera que pode ser algo genetivo visto que meu pai tambem tem mesmo problema, o que me aconselha doutor, que medico procurar ou o que poderia aliviar me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  18. Alessandra: uma coceira pode surgir em diversas situações e expressar causas variadas. Por isso, o ideal é procurar um alergista para investigar seu caso e orientar as medidas terapêuticas necessárias. Ou seja, cada pessoa é unica e deve receber uma orientação personalizada. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, meu sobrinho reclamou de dor de cabeça, como não tinha outro rémedio acabei dando AAS (infantil)para ele e para minha surpresa ele apresentou inchaço, coceiora com formação de calombos na pele...e esses sintomas persistiram mesmo após a manipulação de antialérgico...

    ResponderExcluir
  20. Tamires: o seu relato sugere que seu sobrinho tenha apresentado alergia ao AAS. É importante procurar um alergista para confirmar, pois em geral alérgicos ao AAS também podem desenvolver reação com outros analgésicos e antinflamatórios.
    Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Doutor cada vez que tomo banho mei quente morno aparecem bolinhas vermelhas pelo corpo todo que coçam dai eu sai elas continuam depois de 2 minutos elas saem oque é isso

    ResponderExcluir
  22. Roberto: é provável que a água aquecida provoque irritação cutânea resultando nas lesões. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Sofria há anos com um prurido intenso nos seios, uma vez chegou até a abrir, mas não entendia o porquê, tinha vergonha de mostrar ao médico...mas com o tempo abrandava o prurido, mas não cessava. Então meses atrás comecei a perceber que estava afetando outras áreas como flanco, nádegas (perto do "cofrinho"e pescoço, então resolvi deixar a timidez de lado e procurar um médico, fui em uma ótima dermatologista que constatou que sofro de urticária, só que tenho observado que quando estou ansiosa, nervosa ou estressada mesmo tomando o anti-histamínico sinto um leve prurido, mas não coço. A urticária pode estar associada a estresse?

    ResponderExcluir
  24. Mariana: A urticária é uma doença que se apresenta em crises com lesões cutâneas. Contudo, acomete muito mais do que a pele. A base para tratar a urticária é a detecção de sua causa (que pode ser de origem alérgica ou não). Fatores emocionais podem originar, manter e agravar a doença urticariana. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2008/12/muitas-pessoas-escrevem-para-o-e-mail.html
    Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde a cerca de 15 dias que tomo banho e lg aseguir tenho uma comichão horrivel que tem dias que se for preciso dura 1h mas tb nao esta so associada ao banho a noite por exemplo quando me deito tem dias que tb fico assim cheia de comichão mas com o banho é certinho ou não mudei de sabonete a agua nc esta mt quente nem mt fria tem dias que é um desespero que so da vontade de chorar. Ja fui a farmacia deram me um gel de banho e uns comprimidos anti alergicos e continuo igual ja nao sei que fazer oh

    ResponderExcluir
  26. Claudia: peço sua compreensão, mas não tenho condições para apontar a causa da coceira ou para indicar tratamento através da internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um médico especialista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Há cerca de duas semanas começaram a surgir bolinhas vermilhas e muita coçeira em todo meu corpo, agora avançou pra feridas q parecem escamar e a coçeira é muito forte.O que pode ser? Fui em dois medicos e disseram que pode ter várias causas mas n solucionaram meu problema. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  28. kenia: as lesões que descreve podem ocorrer em várias situações, nem sempre causadas por alergia. Por uisso, não tenho condições para afirmar a causa sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde!
    Gostaria de uma grande ajuda!
    Já faz um mês que sofro com coceiras. Começou na mão, daí eu achei que fosse o giz que uso para escrever no quadro, pois sou professora. com o passar do tempo foi alastrando a situação, e começou a coçar no bumbum, coxas. bico do peito e agora está abaixo do umbigo e barriga. Já tomei dispropan injetável, alegra, loratidina, equizine e pomadas (tudo passado pelo dematologista). O que aliviou mais foi o injetável (dispropan)por alguns dias, depois voltou tudo denovo. Eu peguntei ao médico se o caso era sarna e ele disse que não. Estou muito nervosa com isso. Como estou muito sobrecarregada na escola, o médico acha que está ligado ao sistema nervoso, pois eu fiz todos os exames de sague e nada foi acusado. Me ajudem por favor! Grata,
    Maria - RJ

    ResponderExcluir
  30. Maria: coceira não é uma doença mas sim um sinal de algum problema em sua pele ou em seu organismo. Por isso, não posso avaliar seu caso sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão e coloco a nossa equipe ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Olá. Bem...
    Quando tinha por volta de uns 13anos de idade comi uma mortadela que me deixou intoxicada com a pele cheias de pintas vermelhas e que sempre depois do banho me causava muita coceira, na época uma médica me recitou POLARAMINE, as pintas vermelhas e a coceira sumiram mas depois de alguns meses a mesma coceira voltou e me persegue até hj com 25anos de idade. Sempre depois do banho a minha pele coça até o suor coça... Já tomei vários medicamentos e todos eles fizeram efeito por muito pouco tempo. Perdi muita coisa por conta disso. Sempre fui apaixonada por natação com 6anos de idade comecei a praticar o esporte tiver que parar com 13anos de idade por conta dessa alergia que até hj ninguém sabe me dizer o que é.

    ResponderExcluir
  32. Michele: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível apontar a causa de uma coceira pela internet, sem avaliar criteriosamente seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  33. o meu caso é ao contrario. se eu tomar banho frio começo a me coçar. se eu suar começo a me coçar e so para depois de 20 minutos. para resolver o problema so tomo banho quente e as vezes bem quente ai nao coça. e so ando em lugar com ar condicionado para nao suar. ou seja nada de piscina, nada de mar, nada de duxa fria, nada de esportes. Triste ninguem resolve. Dermatologista nem olha e passa cremes caros e nao resolve.

    ResponderExcluir
  34. Edmar: o seu depoimento confirma o que sempre repito neste blog. A medicina não é exata e cada pessoa é unica. Por isso, para orientar cada caso, é essencial conhecer e analisar os dados clínicos da pessoa de forma criteriosa e pessoalmente, o que só é possível numa consulta médica tradicional presencial. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Já fui a diversos médicos dermatologistas e alergistas e tive diversas indicações, mas nenhuma delas funcionou e geralmente dizem "é alergia colinérgica". Desde antihistamínicos como allegra e polaramine à Doxepina, mudar o shampoo para infantil, não usar shampoo ou condicionador, mudar o sabonete comum para DOVE, para DOVE pele sensível, para glicerina neutro, para sabonete líquido infantil, não esfregar as penas com esponjas,resfriar mais o banheiro com ventilador, diminuir a temperatura da água, não esfregar as pernas com a toalha e enxugar apenas encostando, passar hidratante após o banho, passar alcool canforado, homeopatia... e a coceira após o banho continua. Já teve época da coceira se espalhar pelos braços, mas agora está só nas pernas (menos mal). Gostaria de uma indicação, se possível, de uma clinica especializada no assunto pois isso já dura 10 anos e nada resolve. Obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  37. Olá, eu ultimamente acordo ás 5:40 e vou logo para o chuveiro tomar banho ( meu problema não é coceira ) quando coloco na água quente me dá uma dor de cabeça, mesmo não estando molhando diretamente a cabeça, oque poderia ser isto ?

    ResponderExcluir
  38. Ruan: os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa apontar a causa da sua dor de cabeça. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo3/4/14 20:42

    Estou sentindo mta coceira na panturilha a coceira é insuportavel

    ResponderExcluir
  40. Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Por isso, é essencial examinar para orientar. Avaliar pela internet pode resultar em erro de diagnóstico. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Ola estou com bolinhas ..ja faz uns dias elas coçam demais e começou com o meu namorado e agr esta em mim eu n sei o q eh ..mas to com medo de ser uma doença grave estou tomando loratidina e hidroxine ..o medico disse q eh alergia de bichos ou insetos oq eu faço esta no meu corpo todo

    ResponderExcluir
  42. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  43. Sempre q tomo banho geralmente no inverno apos o banho me da uma coceira insuportavel ja usei sabonetes contra alergias e nada adiantou como posso evitar essa coceira......?????

    ResponderExcluir
  44. Sinto, mas não posso ajudar. Mudar o sabonete não resolve se a causa da coceira não for detectada e controlada. Para orientar, é essencial examinar sua pele. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. De uns tempos pra cá durante o banho meus pés e mãos começam a ficar vermelhos e a caçarem e só passa quando os seco bem. A sensação é horrível é uma tenho que coçar com objetoa asperos e quanto mais coço mais vermelho fica, detalhe que isso está ocorrendo logo nos primeiros minutos de banho.

    ResponderExcluir
  46. Sides: o seu relato não deixa claro que seja mesmo uma alergia. Por isso, aconselho que procure atendimento médico para confirmar o diagnóstico e orientação da conduta mais adequada paraseu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Ja passei por 4 medicos diferentes e nenhum sabe que alergia ao certo eu tenho!,preciso de ajuda!,vou contar tido des do começo:Estava na praia,no mar ,e em um instante o bico do meu peito começou a coçar muito loucamente e em um instante aquilo virou uma dor tremendamente forte e o bico do meu peito fico todo ralado,forma um negocio branco que cresce no bico,e depois cai,já tem um ano que estou com isso e nada muda,fui ao mar de novo e ardeu muito ,me ajude não sei com o que estou lidando no meu corpo!!

    ResponderExcluir
  48. Nathalia: o seu relato não sugere que seja um caso de alergia. Contudo, não é possível afimar ou fazer diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Olá tenho 48 anos e estou cheia de bolinhas nos membros inferiores e superiores, que no sol fica vermelho e quando me banho arde muito gostaria de saber o que pode ser. Já estou no terceiro dia com as bolinhas começaram nos tornozelos. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  50. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo4/3/15 19:37

    Quando eu era criança sempre que tomava banho por mais de 20 minutos nos igarapés eu ficava cheio de bolinhas mas isso parou de acontecer com o tempo. e quando alcancei meus 15 anos comecei a ter coceiras sempre q tomo banho sao poucas as vezes q nao sinto. mas na maioria das vezes me cosso muito e se cair agua nas minhas pernas começa coceira e se pego vento frio as vezes cossa tbem. agora tenho 22 anos e a coceira pos banho me tortura todos os dias.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo8/3/15 01:44

    Olá, Dr. De duas semanas pra cá tenho notado que no banho, geralmente mais quente, tem surgido manchas nas canelas, mas somente nas canelas. Estas manchas coçam e queimam. Depois do banho de alguns minutos percebo que somem. O que será que pode ser?

    ResponderExcluir
  53. Resposta aos dois ultimos comentários anônimos:
    A coceira após o banho nem sempre é causada por alergia. Por isso, para opinar, é preciso examinar pessoalmente e fazer uma análise criteriosa dos dados clínicos de cada paciente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e de tratamento. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral di Rio de Janeiro para prestar mais esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo6/4/15 00:10

    Minha filha de 12 anos ao tomar banho de mar, sentiu arder os dois bicos do peito. ao chegar em casa, observou duas manchas no bico, tipo queimadura. O que provocou?


    ResponderExcluir
  55. Boa tarde. Não é possível orientar ou diagnosticar lesões de pele sem examinar. Sugiro que procure o(a) médico(a) assistente para orientar-lhe.
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  56. A menos de uma semana atrás quando estava no curso percebi que estava ficando com manchas vermelhas nos braços e nas mãos parecem mordidas e coçam muito, achei q fosse alergia alimentar já tinha comido muito chocolate durante a Páscoa, e também porque já tive este tipo de alergia, mas já se passou um quase uma semana e não sumiu, achei q fosse dengue, mas não tenho nenhum sintoma. Percebi que elas aparecem ou coçam de vez em quando, mas principalmente depois do banho, quando troco de roupa ou fico sem camisa, minhas costas, barriga e braços coçam muito. Recentemente aqui na baixada houve um incêndio em que produtos químicos foram lançados ao ar, e nessa semana eu peguei chuva não sei se pode ser isso, ou então o ar condicionado do curso que é muito frio.

    ResponderExcluir
  57. Infelizmente não é possível ajudar sua namorada. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Alexandre: Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Sugiro que busque uma consulta médica. Conto com a sua compreensão

    ResponderExcluir
  59. Eu tenho essa alergia após o banho quente! Meu corpo fica pinicando como se tivessem vários bichinhos andando nele. No frio é um sofimento, pois não consigo tomar banho em água morna nessa época. Meu corpo coça da ponta dos pés até a cabeça...

    ResponderExcluir
  60. Rosangela: nem sempre a causa dos sintomas após banho é a alergia. Por isso, é importante procurar atendimento com médico(a) alergista, a fim de fazer o diagnóstico correto e definir o tratamento mais adequado para seu caso . Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia Pablo. Esses sintomas podem ter várias causas, desde um dermografismo (tipo de urticária), ser uma urticária colinérgica, ou mesmo por sua pele não estar muito bem ( problema na barreira cutânea). Casos assim, tem de ser examinados. Procure um(a) alergologista, para ter o diagnóstico e tratar seus sintomas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite, há 2 meses começou uma coceira na minha perna, percebi que tinha umas pintinhas vermelhas, com o passar do tempo se espalhou para o corpo e piora a coceira quando vou dormir tomo banho ou quando transpiro, pensei que teria alguma coisa haver com alimentação, evitei carne de porco, chocolate e nozes, continuou a mesma coisa, já tomei loratadina e hoje estou tomando lestamil, ameniza mas não melhora. Oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  63. Rafael: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, tenho alergia do frio, nos pés e mão primeiro sai uma bolinha que coça muito e depois forma uma lesão, e também incha os dedos e as articulações ficam mais rígidas e doloridas. já usei algumas pomadas más todo inverno continuo sofrendo com isso, gostaria muito que me ajudassem.

    ResponderExcluir
  65. A alergia ao frio pode ser influenciada por múltiplos fatores que variam em cada pessoa. Por isso, para orientar, é preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Estamos ao seu dispor na Clinica de Alergia Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Olá doutora, tenho coceira nas pernas abaixo do joelho toda vez que saio do mar, será que pode ser porque minhas pernas estao depiladas ou algum tipo de alergia?

    ResponderExcluir
  67. Suelen: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar. Você deve procurar atendimento médico na forma de consulta tradicional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  68. Oi tenho tido manchas vermelhas nos seios que coçam muito e quando coloco perfume arde muito Quando tomo banho elas ficam bem vermelhas e começam a coçar muito
    Faz 2 meses que tenho estas manchas
    Oque pode ser doutor?

    ResponderExcluir
  69. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões já duram 2 meses, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Anônimo1/9/15 20:27

    Olá, logo após o meu banho ganho manchas vermelhas somente nas pernas e não dá coceira... Meu banho é bem quente e beem demorado. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  71. É provável que o banho quente esteja provocando as lesões em sua pele. Mas não é possível afirar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento tradicional na forma de uma consulta médica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Fernando Gomes5/9/15 12:21

    Tenho 58 anos e desde há cinco anos acontece que, duas/três semanas após o fim das férias na praia e durante cerca de um mês, sofro de uma intensa e insuportável coceira após o banho (água fria/morna - 10 minutos), mesmo utilizando creme hidratante. Esta coceira no tronco e membros começa imediatamente após a secagem com a toalha e prolonga-se por cerca de 5/10 sofridos minutos. Há um ano descobri que se me secasse ao de leve com a toalha, sem esfregar, como fazia habitualmente, a coceira desaparecia ou ficava reduzida a ligeiras picadas que passavam rapidamente. Este ano voltou a acontecer e a "técnica da secagem" está a resultar. Será que este problema tem a ver com a perda mais intensa do manto lipídico durante a época balnear?

    ResponderExcluir
  73. É possível que sim, Fernando Gomes. A oleosidade natural da pele é muito importante para proteger o corpo. O banho muito quente e demorado, resseca a pele. O uso de buchas, esponjas pode agravar o problema. A secagem do corpo com com toalhas ásperas ou o ato de secar esfregando a toalgha na pele é mais um fator que contribui para remover ainda mais a camada de proteção natural, favorecendo o aparecimento da coceira. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia,
    Notei que tenho esse tipo de reação após o banho quente, é como se ao sair do banho houvesse um choque térmico que disparasse a coceira e a pele meio que engrossa, as vezes passa mas em outras ocasiões permanece se eu coçar ou passar toalha aparecem umas pintas vermelhas, depois somem e fico bem. A médica informou ser rosácea mas tenho minhas dúvidas, de qualquer forma ela me receitou desonida para os momentos de crise e me ajuda de fato. Só acho estranho a questão da rosácea porque não tenho reação ao sol de maneira geral, somente em algumas ocasiões específicas.

    ResponderExcluir
  75. Bel: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível opinar no seu diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Se existem dúvidas, você pode solicitar uma segunda opinião a outro (a) especialista, mas deve ser feita em consulta médica pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Gostaria de saber como posso clarear uma mancha marrom que saiu no me braço devido a água quente.Isso já aconteceu antes porém usei uma pomada que a dermatologista indicou e sumiu,mas agora n tenho mais a pomada.

    ResponderExcluir
  77. Maisa Amâncio: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prescrever uma medicação pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  78. Olá boa noite, tenho alergia a picadas de abelhas, a besoracil e tramal, e também a poeira, e agora descobri que tenho alérgia da água da rua penso que por causa do cloro, depois que tive problemas com meu poço e passei usar água da rua, meu corpo pinica e coça o tempo todo, da cabeça aos pés, eu fico maluca com isso pois é dia e noite, na hora do sol quente a coisa piora o que faço pra acabar com isso? preciso usar essa água.
    E moro numa cidade sem recursos pra esse tipo de coisa, por favor me ajude, obrigado

    ResponderExcluir
  79. Meury: gostaria de poder ajudá-la, mas não há como avaliar seu caso e orientar tratamento pela internet. É essencial uma avaliação criteriosa e pessoalmente para que se possa comprovar que a coceira que relata é causada apenas pela água usada no banho. É possível que tenham outros fatores envolvidos que estejam sendo despercebidos, uma vez que relata já ter apresentado alergia em outras ocasiões. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Tenho uma coseiras e não acho a cura me ajudem

    ResponderExcluir
  81. Uma coceira pode ter causas variadas. Nem sempre a coceira é causada por alergia. É importante pesquisar a causa. Remédios não resolverão se a causa não for detectada e controlada. Recomendo que procure um(a) alergista para avaliar seu caso e orientar a conduta adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Bom ...Sempre que tomo banho quente ou gelado fico com varias manchas vermelhas na perna depois de umas 2 horas elas desaparecem.Isso tambem ocorre quando faço exercicios e quando esta calor .O que é ?

    ResponderExcluir
  83. Larissa: boa noite. Infelizmente não há como avaliar seu caso pela internet. É essencial uma avaliação criteriosa e pessoalmente para que se possa comprovar a causa dos sintomas que descreve após banho quente ou frio, ou quando faz exercício. Recomendo uma consulta pessoalmente com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Olá, eu sinto uma coceira no corpo todo mas é uma coceira diferente, é como se tivesse um bichinho andando na minha pele, eu so posso usar roupa de seda, se eu usar algodão a coceira se torna insuportável, aí eu tenho que tomar banho imediatamente pra diminuir, já fiz exames de sangue e ácara mas não deram nada, o médico falou que eu tenho dermografismo mas tomei remédio e não melhorou. Pode ser alguma outra coisa? isso me causa muito sofrimento..

    ResponderExcluir
  85. Luana: existem causas variadas para coceira e nem sempre há participação da alergia. Não é possível afirmar se sua coceira é um dermografismo ou se pode ser por outro motivo pela internet. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Olá, boa noite!
    Sempre que lavo a cozinha, banheiro ou quintal faço uso de sabão em pó e água sanitária. Uso chinelos nos pés.Não sinto nada até aí, mesmo se eu usar água quente para o trabalho de limpeza.
    Basta eu entrar no chuveiro, depois do trabalho que uma coceira horrorosa toma conta dos pés, tudo fica muito vermelho antes mesmo de eu coçar os pés e em poucos minutos já está ardendo e coçando sem parar. Chego a chorar. Que tipo de alergia é essa?
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  87. Ola quero tira uma duvida estou case um mes com uma coceira nos bico da mama ela encomoda um pouco e eu quera sabe oque e sera qye vcs pode me ajuda por favor obrigda

    ResponderExcluir
  88. Sinto muito, mas não é possível afirmar a causa da coceira que descreve sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo que procure atendimento médico em forma de consulta tradicional. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Por Favor Algum profissional mi oriente tô no desespero, isso tá mi deixando envergonhada não faço mais uso de algumas roupas. Agradeço desde de já!

    ResponderExcluir
  90. Mari Boa tarde. Compreendo sua preocupação, mas éçosua compreensão. Não é possível orientar sem examinar você pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno