15 outubro 2009

Tomar banho com água quente demais pode causar coceira











Se você sente coceira após o banho e acha que a culpa é da água, pense duas vezes: a urticária aquagênica, ou alergia à água, é extremamente rara. "Em toda a literatura médica mundial, deve haver registrados um máximo de 20 ou 30 casos desse tipo", diz Maria de Fátima Marcelos Fernandes, chefe da Seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e uma das diretoras da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

xx
Provavelmente, o culpado pelo incômodo é o banho quente e prolongado -ou seja, não se trata da água em si, mas da sua temperatura e da exposição duradoura a ela, além de várias aplicações de sabonete.

"A pele perde seu manto lipídico [de gordura] protetor, resultando em prurido [coceira], pele ressecada e mesmo eczemas. Eventualmente a sensibilidade a determinadas substâncias presentes nos sabonetes e xampus também pode ser a causa [da coceira]", explica Osmar Rotta, professor e chefe do Departamento de Dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O problema afeta principalmente pessoas de idade mais avançada. "À medida que a pele vai envelhecendo, ela vai perdendo um pouco de sua hidratação".

Um banho relativamente rápido, de não mais do que dez minutos, com água em temperatura moderada e uma vez por dia -independentemente de se estar no inverno ou no verão- é o que a médica recomenda para que coceiras dessa natureza não apareçam ou se manifestem com menor intensidade.

"Tudo depende das características da pele de cada um. Pessoas que têm pele mais sensível, que em geral são os alérgicos, devem ter mais cuidado", diz. "O banho não deve ser muito quente, mas também não precisa ser desagradável."

Outra medida que ajuda é hidratar a pele até três minutos após o banho. A pessoa pode usar o hidratante de sua preferência. Se for detectada alguma sensibilidade ao produto, o hidratante correto deve ser indicado por um profissional.

Quem tem pele seca também apresenta maior possibilidade de sentir coceiras depois do banho. "Isso não tem nada a ver com algum tipo de urticária, de alergia, é uma sensação causada por conta da pele seca mesmo".

O contato com substâncias frias também pode causar pruridos, apesar de a urticária causada pelo frio ser rara. Ela acontece quando a pessoa lida com água fria ou se expõe a baixas temperaturas, ao ar frio ou até quando bebe líquidos muito frios ou alimentos gelados, como sorvete. O sintoma é o inchaço no lugar do corpo em que houve contato com o ambiente ou a substância fria. Em geral, a urticária ao frio se manifesta pela primeira vez no paciente durante o inverno. Pode ocorrer em diversos graus e, em um extremo, provocar choque anafilático, com risco de morte.


Exercício

A urticária pós-banho que não é a aquagênica chama-se colinérgica. Ela pode ser desencadeada não só pela utilização excessiva da água quente como por estresse ou outros problemas emocionais, assim como pela realização de exercícios. "Qualquer esforço físico pode causar urticária.

Os sintomas da urticária colinérgica são o aparecimento de "áreas pequenas elevadas [pápulas] ou maiores [placas]". Esses sinais podem surgir logo após o banho ou depois da realização de exercícios com duração variável -que podem ser minutos ou horas.

Já no caso da urticária aquagênica, os sinais são o aparecimento de urticas -eritema mais edema, ou vermelhidão mais inchaço- difusas, de pequenas dimensões, que duram cerca de duas horas. O tratamento dos dois tipos de urticária é feito com anti-histamínicos prescritos por um médico.
 
Fonte: Folha On Line

42 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

comi uma mortadela que segundo a médica estava contaminada e tive urticaria.,
a mas de um ano que tomo cortizona e hidroxine nas
épocas de mais crises.
melhora um pouco mais depois volta coçanco muito,
não apresento nenhum sinal vermelho na pelo nem
pustulas.
percebo que quanto estou nervosa começo a me coçar
feito uma louca e até grito, pois não aguento as coceitas, tomo os remedios que me ajudam a
dormir mais de manhã ela começa e esepro anoitecer para tomar os remedios.
dizem que o cortizona diminui o sistema himunologico provocando infecções no organismo.
temo que precise tomar cortizona pro resto de
minha vida.
o que faço para me curar desta coceira do infermo, pois, tem momentos que penso em morrer
para não ter que conviver mais com isso.
sofro muito e peço ajuda aos medicos.
por favor me ajudem.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um dermografismo. É possível tratar e controlar o dermografismo sem necessitar do uso de corticóides. Aconselho que procure um alergista para orientar su tratamento. caso queira, nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Eu há algum tempo fiz uma alergia alimentar a uns morangos que comi, fiquei com borbulhinhas pelo corpo todo, mas já passou. Agora tenho uma duvida, sempre que tomo banho, a minha pele fica com umas manchas avermelhadas e tenho alguma coceira. Estas manchas despaarecem depois de uns minutos (talvez meia hora). Gostaria de saber o que poderá ser. Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira e sensibilidade da pele após banho quente pode ser irritativa em resposta à temperatura da água, sem envolvimento de alergia. Aconselho que adote uma temperatura mais baixa no banho, tenha cuidado com a hidratação de sua pele e procure um alergista para orientá-lo. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

tenho um tipo de alergia que ninguém consegue dar geito,tenho tido umas coceiras no corpo sempre que tomo banho pode ser de qualquer tipo(chuva,mar,rio,chuveiro etc...)começo a me coçar,e me coçopor uns 20 ou mais minutos,isto ocoria sempre após eu me molhar porém de uns tempos pra ca estou me coçando com a umidade provocada pelo suor do meu corpo,aonde esta coçando fica vermelho mesmo que eu ñ faça nada pra suar meu corpo começa a suar e com isto começo a me coçar já fui em varios dermatologista e todos diseram para mim que isto ñ tem cura,oque eu faço sofro com isto a 17 anos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para um diagnóstico do seu caso. É possível que seja uma forma colinérgica. Contudo, é essencial a avaliação pessoalmente para orientar de forma adequada. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Tenho uma alergia terrivel depois do banho ou quando me molho, coceira nas pernas e braços. Moro na regiao norte do Brasil onde chove por 06 meses do ano esse periodo de umidade é um martirio. Se tiverem uma ideia para me ajudar agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para se fazer um diagnóstico. O melhor é procurar um alergista para fazer o diagnóstico e assim poder indicar o tratamento mais adequado. Você pode localizar seus dados no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista de nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu Deus eu já não sei oque eu faço, sofro muito faz um ano que começou em mim bolinhas pelo corpo todo parecem mordidas de mosquito, tem dia que tem mais tem dia que tem menos, ja fui em alergista, dermatologista e to cansada de tomar remédios ja tomei ebastel,hixizine 3 vezes com caixas de 30 comprimidos,hidroxine,e loratina, mas nunca sumiu totalmente e é só eu parar que continua, ja faltei aula por causa disso, nao sei mais realmente oque eu faço,antes de tudo isso começar estou tbm com problema intestinal faz mais de um ano que as minhas fezes sai com muco,mais ja fiz milhoes de exames de fezes e sangue e não deu nada, será que a minha urticária é por causa disso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível afirmar a causa de sua alergia baseado apenas nos dados enviados, sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

cerca de 1 semana comi um sanduiche de atum depois de 4 horas meu corpo comecou a corça e depois surgiu umas placas vermelhas na minha barriga,braços,pernas, coxas e bumbum nao sei o que faco estou gravida e isso esta me encomodando muito.me ajude por favor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A gravidez provoca alterações hormonais que tornam a pele mais sensível. Infelizmente não posso ajudá-la através de um aconselhamento na internet. É preciso examinar pessoalmente.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Caro Dr., estou cheio de bolinhas vermelhas que coçam muito nos braços e pernas e tenho a impressão que estão avançando para outros lugares embora tenham diminuido a vermelhidão e o prurido. Estou tomando apenas maleato de dexclorfeniramina 2mg 4x/dia. Não sei se tenho só uma alergia devido a alimentação na ceia de Natal, tenho visto algo em sites, será que posso ter sarna?Me ajude, por favor!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não é possível fazer diagnóstico de sarna através de um aconselhamento na internet. É preciso examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Boa tarde!!!

Bom, o meu caso é muito complicado e confesso que ia desistir,mas não posso nem pensar nisso,
estou com 35 anos e tenho urticária aquagênica desde os 13 anos, começou quando eu entrei numa lagoa e
comecei a me coçar e ter manchas vermelhas , depois com o tempo foi o pesadelo do banho, toda hora de tomar banho
p mim é um horror, passa uns dez minutos e tudo começa..coceira e manchas vermelhas...daí tenho que sair correndo e
ficar sentada na cama me coçando até parar (de 15 a 30 min).
morei em Belo Horizonte, passei por vários médicos , usei vacinas muito tempo, fiz todo tipo de exames e nada constava.
tomei também vários medicamentos e nada deu certo ...af. Agora para piorar, estou com alergia do meu suor, é só sentir um calor
que tudo começa. Mês passado fiquei pior, pois meu filho de 15 anos me disse que está sentindo coceira após o banho. fiquei muito triste,
pois já não basta meu sofrimento? agora ele tb vai ter que passar por isso?
Confesso que não sei o que fazer. Preciso procurar um especialista para me reavaliar, moro no Sul de Minas e juro que iria a qualquer lugar
para me tratar, fui diagnosticada faz alguns anos com URTICÁRIA AQUAGÊNICA , no qual ouvi o médico falando SUA DOENÇA NÃO TEM CURA.
Mas, continuo tendo a esperança de encontrar alguém que me ajude...

Cristina F Carvalho

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristina: o seu relato sugere que seja um caso de urticária física, mas para confirmar é essencial examinar pessoalmente. Você pode localizar os dados de todos os médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

alessandra,;, disse...

Eu tenho terriveis coceiras após o banho,ja fiz exames de sangue e nada não tomo e nem nunca tomei banho quente pois sinto calor muito grande mesmo no frio então então não entendo o que poderia ta causando tal alergia , ja troquei sabonetes,toalhas, usei agua mineral e nada , o banho continua sendo meu pesadelos, coça tanto que chego usar objetos, alcool , hidratantes e nada, sera que pode ser algo genetivo visto que meu pai tambem tem mesmo problema, o que me aconselha doutor, que medico procurar ou o que poderia aliviar me ajuda por favor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: uma coceira pode surgir em diversas situações e expressar causas variadas. Por isso, o ideal é procurar um alergista para investigar seu caso e orientar as medidas terapêuticas necessárias. Ou seja, cada pessoa é unica e deve receber uma orientação personalizada. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

TAMIRES disse...

Bom dia, meu sobrinho reclamou de dor de cabeça, como não tinha outro rémedio acabei dando AAS (infantil)para ele e para minha surpresa ele apresentou inchaço, coceiora com formação de calombos na pele...e esses sintomas persistiram mesmo após a manipulação de antialérgico...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tamires: o seu relato sugere que seu sobrinho tenha apresentado alergia ao AAS. É importante procurar um alergista para confirmar, pois em geral alérgicos ao AAS também podem desenvolver reação com outros analgésicos e antinflamatórios.
Agradecemos sua visita.

Roberto disse...

Doutor cada vez que tomo banho mei quente morno aparecem bolinhas vermelhas pelo corpo todo que coçam dai eu sai elas continuam depois de 2 minutos elas saem oque é isso

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roberto: é provável que a água aquecida provoque irritação cutânea resultando nas lesões. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Gratos pela visita.

Mariana Ribeiro disse...

Sofria há anos com um prurido intenso nos seios, uma vez chegou até a abrir, mas não entendia o porquê, tinha vergonha de mostrar ao médico...mas com o tempo abrandava o prurido, mas não cessava. Então meses atrás comecei a perceber que estava afetando outras áreas como flanco, nádegas (perto do "cofrinho"e pescoço, então resolvi deixar a timidez de lado e procurar um médico, fui em uma ótima dermatologista que constatou que sofro de urticária, só que tenho observado que quando estou ansiosa, nervosa ou estressada mesmo tomando o anti-histamínico sinto um leve prurido, mas não coço. A urticária pode estar associada a estresse?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariana: A urticária é uma doença que se apresenta em crises com lesões cutâneas. Contudo, acomete muito mais do que a pele. A base para tratar a urticária é a detecção de sua causa (que pode ser de origem alérgica ou não). Fatores emocionais podem originar, manter e agravar a doença urticariana. Convido que leia:
http://blogdalergia.blogspot.com/2008/12/muitas-pessoas-escrevem-para-o-e-mail.html
Agradecemos sua visita.

claudia disse...

Boa tarde a cerca de 15 dias que tomo banho e lg aseguir tenho uma comichão horrivel que tem dias que se for preciso dura 1h mas tb nao esta so associada ao banho a noite por exemplo quando me deito tem dias que tb fico assim cheia de comichão mas com o banho é certinho ou não mudei de sabonete a agua nc esta mt quente nem mt fria tem dias que é um desespero que so da vontade de chorar. Ja fui a farmacia deram me um gel de banho e uns comprimidos anti alergicos e continuo igual ja nao sei que fazer oh

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudia: peço sua compreensão, mas não tenho condições para apontar a causa da coceira ou para indicar tratamento através da internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um médico especialista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

Kenia disse...

Há cerca de duas semanas começaram a surgir bolinhas vermilhas e muita coçeira em todo meu corpo, agora avançou pra feridas q parecem escamar e a coçeira é muito forte.O que pode ser? Fui em dois medicos e disseram que pode ter várias causas mas n solucionaram meu problema. Me ajudem por favor.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

kenia: as lesões que descreve podem ocorrer em várias situações, nem sempre causadas por alergia. Por uisso, não tenho condições para afirmar a causa sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Gostaria de uma grande ajuda!
Já faz um mês que sofro com coceiras. Começou na mão, daí eu achei que fosse o giz que uso para escrever no quadro, pois sou professora. com o passar do tempo foi alastrando a situação, e começou a coçar no bumbum, coxas. bico do peito e agora está abaixo do umbigo e barriga. Já tomei dispropan injetável, alegra, loratidina, equizine e pomadas (tudo passado pelo dematologista). O que aliviou mais foi o injetável (dispropan)por alguns dias, depois voltou tudo denovo. Eu peguntei ao médico se o caso era sarna e ele disse que não. Estou muito nervosa com isso. Como estou muito sobrecarregada na escola, o médico acha que está ligado ao sistema nervoso, pois eu fiz todos os exames de sague e nada foi acusado. Me ajudem por favor! Grata,
Maria - RJ

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria: coceira não é uma doença mas sim um sinal de algum problema em sua pele ou em seu organismo. Por isso, não posso avaliar seu caso sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão e coloco a nossa equipe ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Michele Milanez disse...

Olá. Bem...
Quando tinha por volta de uns 13anos de idade comi uma mortadela que me deixou intoxicada com a pele cheias de pintas vermelhas e que sempre depois do banho me causava muita coceira, na época uma médica me recitou POLARAMINE, as pintas vermelhas e a coceira sumiram mas depois de alguns meses a mesma coceira voltou e me persegue até hj com 25anos de idade. Sempre depois do banho a minha pele coça até o suor coça... Já tomei vários medicamentos e todos eles fizeram efeito por muito pouco tempo. Perdi muita coisa por conta disso. Sempre fui apaixonada por natação com 6anos de idade comecei a praticar o esporte tiver que parar com 13anos de idade por conta dessa alergia que até hj ninguém sabe me dizer o que é.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michele: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível apontar a causa de uma coceira pela internet, sem avaliar criteriosamente seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita.

Edmar Junior disse...

o meu caso é ao contrario. se eu tomar banho frio começo a me coçar. se eu suar começo a me coçar e so para depois de 20 minutos. para resolver o problema so tomo banho quente e as vezes bem quente ai nao coça. e so ando em lugar com ar condicionado para nao suar. ou seja nada de piscina, nada de mar, nada de duxa fria, nada de esportes. Triste ninguem resolve. Dermatologista nem olha e passa cremes caros e nao resolve.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Edmar: o seu depoimento confirma o que sempre repito neste blog. A medicina não é exata e cada pessoa é unica. Por isso, para orientar cada caso, é essencial conhecer e analisar os dados clínicos da pessoa de forma criteriosa e pessoalmente, o que só é possível numa consulta médica tradicional presencial. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Já fui a diversos médicos dermatologistas e alergistas e tive diversas indicações, mas nenhuma delas funcionou e geralmente dizem "é alergia colinérgica". Desde antihistamínicos como allegra e polaramine à Doxepina, mudar o shampoo para infantil, não usar shampoo ou condicionador, mudar o sabonete comum para DOVE, para DOVE pele sensível, para glicerina neutro, para sabonete líquido infantil, não esfregar as penas com esponjas,resfriar mais o banheiro com ventilador, diminuir a temperatura da água, não esfregar as pernas com a toalha e enxugar apenas encostando, passar hidratante após o banho, passar alcool canforado, homeopatia... e a coceira após o banho continua. Já teve época da coceira se espalhar pelos braços, mas agora está só nas pernas (menos mal). Gostaria de uma indicação, se possível, de uma clinica especializada no assunto pois isso já dura 10 anos e nada resolve. Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Ruan Souza disse...

Olá, eu ultimamente acordo ás 5:40 e vou logo para o chuveiro tomar banho ( meu problema não é coceira ) quando coloco na água quente me dá uma dor de cabeça, mesmo não estando molhando diretamente a cabeça, oque poderia ser isto ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ruan: os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa apontar a causa da sua dor de cabeça. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

Anônimo disse...

Estou sentindo mta coceira na panturilha a coceira é insuportavel

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Por isso, é essencial examinar para orientar. Avaliar pela internet pode resultar em erro de diagnóstico. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola estou com bolinhas ..ja faz uns dias elas coçam demais e começou com o meu namorado e agr esta em mim eu n sei o q eh ..mas to com medo de ser uma doença grave estou tomando loratidina e hidroxine ..o medico disse q eh alergia de bichos ou insetos oq eu faço esta no meu corpo todo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...