Pular para o conteúdo principal

Remédios para alergia são faca de dois gumes?


O extraordinário avanço da medicina revolucionou o tratamento,com novos remédios para combater doenças alérgicas. Mas, estes mesmos remédios podem também provocar efeitos colaterais indesejáveis. Trataremos aqui dos principais remédios usados em Alergia, a saber: anti-histamínicos (antialérgicos), broncodilatadores e corticoides (cortisona).
Vejamos cada grupo separadamente, um a um:

Anti-histamínicos ou antialérgicos

Os anti-histamínicos (ou antialérgicos) são a medicação de escolha em várias doenças alérgicas, como por exemplo na urticária, rinite alérgica e conjuntivite alérgica.

A urticária, caracteriza-se por placas avermelhadas com coceira e às vezes se acompanhando também de inchação de lábios e pálpebras. A rinite alérgica apresenta por sua vez, espirros, coceira, coriza e obstrução nasais. Na conjuntivite alérgica, os olhos estão avermelhados, com lacrimejamento, coceira e fotofobia.Os anti-histamínicos (antialérgicos) são capazes de controlar os quadros alérgicos por sua atuação nos receptores localizados em vasos sanguíneos, reduzindo os sintomas clínicos.

No passado, todos os anti-histamínicos provocavam aumento do apetite, fazendo com que a pessoa engordasse. Além disso, era comum sonolência, prejudicando as atividades na escola, no trabalho e na direção de veículos. Hoje, os novos antialérgicos não provocam estes sintomas, facilitando sobremaneira seu emprego.


Broncodilatadores

Os broncodilatadores são remédios importantes para aliviar sintomas da asma. Atuam porque relaxam a musculatura que circunda os brônquios e bronquíolos e que está contraída na crise de asma. Desta maneira, aliviam o broncoespasmo, que é um fator importante na redução do calibre das vias respiratórias, responsável pelos sintomas da asma.

Os efeitos colaterais mais comuns dos broncodilatadores são: taquicardia, palpitação e tremores nas mãos. Hoje, os broncodilatadores mais modernos, por atuarem em receptores mais específicos localizados nos brônquios, tem menores efeitos adversos sobre coração e vasos. O tremor ainda permanece mas, embora incômodo não é grave e desaparece rapidamente.

Mas, é importante entender que os broncodilatadores são apenas aliviadores e não tratam o problema da asma, que é a inflamação dos brônquios. Por isso, devem ser usados apenas como resgate e passada a crise, devem ser substituídos por medicamentos controladores.

Um preconceito comum é temer o uso de remédios inalados e preferir usar xaropes. Mas é um grande erro: broncodilatadores sob a forma de comprimidos ou xaropes são mais fortes, pois são dosados em miligramas. Os remédios inalados são dosificados em microgramas, ou seja, numa dose mil vezes menor. Assim, comprimidos, xaropes e nebulizações provocam muito mais efeitos cardiovasculares e tremores do que os sprays (“bombinhas”).

Não se justifica o medo das "bombinhas", que quando criteriosamente usadas são absolutamente seguras e eficientes. Notícias veiculadas sobre pessoas que morreram em crises fortes e graves portando "bombinhas" são incompletas, pois a morte provavelmente decorreu do retardo na busca de socorro médico para a insuficiência respiratória que se instalou enquanto o paciente confiou demais no spray empregado intempestivamente. À esta altura, já não existia apenas broncoespasmo, mas também um grande edema inflamatório e retenção de muco, obstruindo as vias respiratórias.


Corticoides ou Corticosteroides ou cortisona

A cortisona é o maior alvo de preconceitos, sendo aqui o maior uso da expressão: "faca de dois gumes". De fato, quando a cortisona é usada em doses generosas e por tempo demorado (algumas doenças necessitam manter uso por meses ou anos) poderão surgir vários efeitos adversos no organismo. Mas certamente estas doenças também são muito graves sem a cortisona.

Na asma e na alergia, o emprego da cortisona é feito em doses relativamente menores e por tempo curto - dias ou semanas. Por isso, os efeitos colaterais tendem a ser mais discretos, desaparecendo após o término do uso.

O uso prolongado é indicado apenas nos casos mais graves de asma, podendo surgir aumento de peso, cara de lua cheia, agitação, insônia, alteração da pressão e do açúcar, etc. Mas, é preciso lembrar que a asma grave também é muito agressiva ao paciente, provocando alterações sérias no organismo, comprometendo o desenvolvimento infantil. Infelizmente, ainda hoje, com todos os recursos de tratamento disponíveis, ainda se morre de asma.

Aliás, a evolução de uma crise de asma pode ser dividida em "AC" e "DC", isto é, antes da cortisona e depois da cortisona. Antes as crises faziam sofrer, eram demoradas e podiam matar; depois da cortisona, as crises são perfeitamente controláveis, o sofrimento é bem menor e a mortalidade praticamente desapareceu. A experiência clínica e os estudos mostram que os asmáticos em crise que são internados em UTI, quase sempre tomaram broncodilatadores demais e cortisona de menos.

É evidente que a cortisona não é um medicamento para ser utilizado sem orientação médica, muito menos tomado por conta própria e menos ainda "receitado" por balconistas de farmácias. A cortisona é um remédio insubstituível na asma podendo ser considerado um verdadeiro "bisturi farmacológico" usado criteriosamente por médicos para "cortar" a crise de asma.


Cortisona inalada

Este tema merece uma apresentação à parte. É importante entender que embora o nome seja o mesmo, trata-se de uma medicação com características muito diferentes. A cortisona inalada é uma forma mais amena do corticoide usada sob a forma de sprays ("bombinhas"), nebulizações ou em inaladores (em vários modelos, chamados de pó seco inalado).

Este tipo de cortisona é cada vez mais empregado na prevenção de crises de asma. Neste caso, é dosificada em microgramas, sendo eficiente no controle da inflamação crônica da asma, em fórmulas isoladas ou combinadas aos broncodilatadores.

Os efeitos colaterais da cortisona inalada são mínimos, sendo mais comuns a irritação da garganta, rouquidão e aparecimento de monilíase ("sapinho") na mucosa da boca, evitado pela lavagem da boca com água corrente logo após o uso da "bombinha". O uso de espaçadores é muito eficaz na prevenção destes efeitos colaterais.

Corticoides inalados usados de forma adequada não impedem o crescimento da criança, não engordam e não fazem mal à pressão ou ao açúcar no sangue. Por isso, podem ser feitos por tempo prolongado, com segurança, evitando as crises e a necessidade de usar a cortisona por via oral ou injetável.


Cortisona injetável "de depósito"

Estes medicamentos não estão indicados no tratamento das doenças alérgicas. Estas injeções tem doses altas e liberação lenta, fazendo com que uma única injeção permaneça no organismo por cerca de 30 dias. O uso continuado pode levar a uma série de efeitos colaterais graves como a osteoporose, hipertensão arterial, catarata, diminuição da imunidade, aumento de peso , entre outros. O grande problema é que estas injeções oferecem uma falsa noção aliviadora e são vendidas sem receita nos balcões de farmácias.

Conclusão:

O que se pode concluir é que, se por um lado é verdade que efeitos colaterais dos remédios existem, por outro, as doenças alérgicas também são muito agressivas.

Dizer que existe um medicamento sem efeito colateral é utopia. Ao mesmo tempo que controla sintomas,qualquer remédio pode afetar outros segmentos do organismo, dando certa razão ao dito popular de que remédios podem ser "facas de dois gumes".

Por isso, cabe ao médico alergista estudar, conhecer e usar os remédios com critério, a fim de obter o máximo de benefícios, controlando possíveis efeitos adversos. Só assim será possível encontrar o "gume certo da faca", possibilitando eficiência e segurança no controle das doenças alérgicas.

Comentários

  1. Está perfeita a matéria.
    Aliás, como sempre, um texto claro e educativo.Todas as pessoas que têm alguém com asma em casa, deveria frequentar este blog assiduamente.
    Gostaria de lhes pedir mais uma vez para usar o post, falando no meu blog.
    Obrigada pela ajuda de sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É claro, Aninha! Agradecemos sua inestimável ajuda na divulgação dos nossos textos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/7/09 15:31

    OI gostei mto deste texto, mas tenho um duvida, tenho um filho que toma vacinas ha 01 ano e depois de tanto tempo, outro medico pediu exames e descobriu alergia ao leite, e o teste do alergista no exame cutaneo havia dado negativo, e qtas vezes o alergista me acusou de nao seguir o tratamento, como eu sofria com isso, e na verdade o leite é que o estava prejudicando, ele entrou em crise de sinusite em abril e desde entao ja tomou : zinnat, sigmaclav, cefaclor e por ultimo azitromicina ha 07 dias, sem falar no predsim...mas minha duvida é a seguinte, mesmo apos o antibiotico a tosse e a coriza pode continuar por mais alguns dias?? ou sera falha no tratamento de novo...o medico disse que a cobertura da zitromicina é de 10 dias e que devo esperar mais uns dias, e tambem receitou cetotifeno por 03 meses, se puder me esclarecer ficarei grata cinara mae de matheus 04 anos

    ResponderExcluir
  4. Tenho alergia só no rosto, já tomei vacina fiz os teste que o médico pediu e nada passo o creme, mas qualquer coisa como pó, cabelo e outros meu rosto fica todo empolado de acordo com o último em que estive isto não tem cura.
    Patricia

    ResponderExcluir
  5. Patricia: gostaria de poder ajudá-la, mas para responder sua dúvida e afirmar se sua alergia tem cura é preciso examiná-la pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/9/10 21:06

    sou manicure e adoro oque eu faço mas estou com alergia acho que e dos esmaltes meus olhos incham esta horrivel pescoço coça o que eu faço me ajudem nao quero parar

    ResponderExcluir
  7. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/9/10 13:59

    oi pessoal, preciso de ajuda: tenho um filho de 07 anos e ele vem sofrendo muito com um tipo de alergia que descobri ser dermografismo; O que me entristece é a falta de informação sobre o tema; Por favor alguém que por ventura tenha esse mesmo problema informe -me sobre os procedimentos tomados.OBRIGADA. Rogeria

    ResponderExcluir
  9. Dermografismo pode ser tratado e controlado, em especial nas crianças. Contudo, o tratamento não é padronizado: é preciso conhecer cada caso para poder orientar. É muito importante hidratar e acalmar a pele, enquanto se pesquisam as causas envolvidas. Recomenda-se: 1)Reduzir o número de banhos: um por dia é o ideal. Caso tome mais de um, prefira banhos rápidos, sem sabonete.
    Não devem ser demorados ou quentes.
    Não usar buchas ou esponjas.
    Usar sabonete suave, para pele seca.
    2) Usar hidratante diariamente, logo após o banho, em todo o corpo
    3) Preferir alimentos naturais, evitando enlatados e produtos artificializados.
    4) Preferir o uso de roupas de algodão, folgadas. Evitar tecidos sintéticos, lycra e roupas justas ao corpo.
    5) Banhos de sol devem ser de preferência, nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer.
    Ao sair da piscina ou praia, tire a roupa molhada e tome um banho rápido.
    Utilizar sempre protetor solar quando se expuser ao sol. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Estou com um tipo de alergia que fico com a região do tronco com pigmentos vermelhos e almenta muito é só tomar 1 comprimido de corticóide que tudo vai embora, o problema é que quando eu não tomo fica com a região totalmente coberta e coça muito parece que são agulhas quando expostas ao sol ou quando me exercito ou me alimento já fui ao médico e até o momento não resolveu se puderem me ajudar ficarei grato. tem algum outro medicamento que posso utilizar sem ser corticóide ? sei qie esse é muito prejudicial a saúde o médico passou cortizona creme mas não esta fazendo efeito.

    ResponderExcluir
  11. A sua conduta não é adequada: CORTICÓIDES SÓ DEVEM SER USADOS COM RECEITA MÉDICA. O uso repetido aumenta sobremaneira a possibilidade de efeitos colaterais. Peço sua compreensão, mas este blog não medica ou indica remédios. Aconselho que procure seu alergista e peça nova orientação de tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Os textos são muito didáticos e uteis!
    Meu filho tem 4 anos, há 1 ano atrás, depois de meses de tosse, inalação (com Berotec e Atrovent), vários xaropes e inclusive o uso do Prelone... descobrimos sua alergia a "pó de casa". O pneumologista receitou 3 meses de Singulair. Passados estes 3 meses o inverno tambem acabou e finalmente meu filho melhorou. Agora que o tempo já está mudando o pneumologista receitou mais 3 meses de Singulair. Mesmo com o uso do Singulair as crises já voltaram e já está sendo necessário fazer uso da inalação novamente. Gostaria de saber se há alguma outra coisa a ser feita de forma preventiva, pois pelo historico que temos do ultimo ano, no inverno ele piora bastante.
    Uma outra duvida é se o uso de antialergico prolongado é prejudicial, pois ele toma Desalex diaramente, e sempre que tento nao dar a dose, a noite ele começa a tossir.

    ResponderExcluir
  13. O tratamento da alergia respiratória utiliza os medicamentos, mas o ideal é associar com a imunoterapia (vacina para aleria). Estudos comprovam que a imunoterapia pode diminuir a necessidade de uso dos medicamentos. Quanto aos antihistamínicos (antialérgicos),são seguros para uso a longo prazo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/1/12 16:13

    como eu faço tenho muita alergia no meu rosto aparece caroços pequenos branco sai liquido branco como posso tratar esse problema

    ResponderExcluir
  15. Alergias na pele têm que ser examinadas. Gostaria de poder ajudar, mas não há como orientar sem fazer um diagnóstico preciso. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. bom dia! sofro de rinite alergica, passei mal que até os meus ouvidos ficaram enchados cheio de secreção, ja tomei celestamine e ebastel, mais nada resolve. rinite alergica tem cura, e mais as medicações que tomo engordam?

    ResponderExcluir
  17. Léia: o uso das medicações no tratamento da rinite alérgica é importante, mas outras medidas sção necessárias, tais como: 1) pesquisar fatores agravantes (que variam em cada péssoa) 2) controle dos ácaros na poeira domiciliar 3) realizar testes alérgicos (na pele ou no sangue) 4) confirmado o diagnóstico, o uso da imunoterapia específica (vacina para alergia)é de grande ajuda pois trata-se do unico tratamento capaz de atuar na causa e modificar a história natural da doença. Caso queira, escreva para nosso e-mail blogdalergoa@gmaol.com e enviaremos a cópia do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" As medicações usadas no tratamento, ou seja, antialérgicos de nova geração e corticóides em forma de sprays nasais, não causam aumento do peso. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/5/12 19:24

    Oi blog da alegria,será que vc pode me dizer que tipo de problema respiratório é esse que eu tenho,que não tem um dia na semana que eu não fique com o nariz escorrendo,espirrando,o olho escorrendo,só o lado esquerdo do rosto,o que é será?

    ResponderExcluir
  19. É possível que seja uma rinite, mas não há como afirmar sem examinar. Estamos ao dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  20. Ana Beatriz - Olá,gosto muito do blog de vcs,é muito informativo para os pacientes com problemas alergicos,gostaria de uma segunda opniao sobre minha alergia,descobri que tenho alergia respiratoria ha 6 meses e desde entao faço imunoterapia semanalmente,mesmo assim,continuei aprresentando sinusites recorrentes e todas as veses se faz necessaria a presença de antibioticos,como factive, pedi ao meu medico que pedisse exames mais especificos dos anticorpos como Cd3,cd4,... deram normais ,apenas IgE e IgM alteram-se acima do valor estabelecido,ele me disse que era devido a alergia e as infecçoes recorentes,gostaria de saber se isso realmente pode acontecer e como medicos se vcs acham que as infecçoes recorrentes podem vir com a alergia ou se tem algum outro exame mais especifico que eu poderia pedir pra fazer.
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Ana Beatriz: se a sua imunidade está normal, é essencial analisar se existe algum fator agravante ou comorbidade que impeça a melhora de sua rinossinusite. Além disso, verificar o controle ambiental contra ácaros em sua casa. O efeito da imunoterapia pode ser lento em algumas pessoas. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  22. meu filho uma ou duas veses por dia da uma crise de tosse sem parar principalmente e madrugada e el nao esta com gripe sera que ele tem alergia respiratoria o que faço

    ResponderExcluir
  23. A tosse infantil com piora noturna pode ter causas variadas sendo as mais comuns: rinite, sinusite, asma e refluxogastro esofágico. Aconselho que leve seu filho a um alergista Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  24. Olá, começei a usar o FORASEQ e começei a sentir fortes palpitações e dores no peito. Parei de tomar porém ainda continuo sentindo os efeitos. Isto passa com o tempo? Os médicos de pronto socorro alegaram que não é devido ao remédio.

    ResponderExcluir
  25. Jodeanne: não há como afirmar se os sintomas que relata resultaram do uso do Foraseq sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure o alergista que trata de sua asma, relate o ocorrido e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  26. Minha filha de 4 anos esta com uma alergia desde setembro e não teve melhora , placas avermelhadas com coceira, o IGEtotal deu 180,0 já o IGE expecifico para HX2 4,19 Ja não sei mais o que fazer ..
    Quando esta com medicação da uma aliviada ,o medico começou a diminuir a dose e ela empola tudo .Por favor preciso de orientação sobre essa alergia .

    ResponderExcluir
  27. Nem toda alergia na pele tem relação direta com a dosagem da IgE (imunoglobulina E) total ou específica. É preciso examinar para fazer o diagnóstico do tipo de alergia e assim poder orientar de forma adequada. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia tenho 27 anos,e uns 4 anos tive uma crise respiratoria devido a exposição de produtos quimicos,fiz tratamento com anti histamicos por 3 anos,mas as crises so foi piorando quando resolvi procurar um alergista e fazer os testes alergicos,ela me encaminhou ao peneumunologista apos descartar as alergis.O peneumunologista me diagnosticou com asma,a qual e desencadeiada quando exposta a cheiros fortes.Estou usando alenia a 20 dias e o prelone a 6 dias,no entanto nao tenho sentido nenhuma melhora pelo contario estou tendo crise ate 3 vezes ao dia,nem e necessario sentir cheiro forte.Nao estou conseguindo respirar direito e muito dor nos peitos, muita falta de ar. Por gentileza me ajude nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  29. Peço sua compreensão, mas infelizmente não tenho condições para ajudá-lo através da internet. Para poder orientar seu tratamento é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico - o relato de dor no peito pode indicar um agravamento da crise de asma que necessita uma nova avaliação do seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Doutor boa noite ,mesmo não sentindo o meu peito chiar e nem tossir fui diagnosticada com asma,detalhe ja sou uma pessoas adulta.Segundo o meu médico isso pode acontecer,mas gostaria de saber se há algums exames para diagnosticar a doença.E outra coisa asma e azia pode ter alguma relação e que tenho problemas de gastrite, e sinto muita queimação principalmente na garganta.No aguardo e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  31. A asma pode ter várias maneiras de se manifestar, mesmo sem chiados aparentes. É mais comum que comece na criança, mas a asma pode se iniciar em qualquer idade. O diagnóstico da asma é clínico, ou seja, não se baseia em exames e sim na analise feita pelo médico em cada paciente. Refluxo gastro esofágico pode ocasionar azia e provocar sintomas respiratórios. Gratos por sua visita e pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  32. Doutor você tem algum médico que possa me indicar,fui em 2 pneumunologistas em menos de um mes.Um me diagnosticou com asma,mesmo sem chiado no peito e tosse, me medicou com Alenia e Prelone,tive uma melhora mais com a permanecia da crise.Fui em outro pnenologista e fui diagnostica agora ja com refluxo e ansiedade,ela me receitou ate revotril isso me deixou confusa.O que e pior de tudo isso e que as crises sao desencadeidas quando exposta a cheiros.

    ResponderExcluir
  33. Por favor escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando em que cidade mora para que possamos orientar um especialista em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Muito bom o texto, assim como todos aqui...
    Sempre tomei muito corticóide desde criança e hoje com 26 anos, meu colesterol está extremamente alto (400!) - detalhe que sou vegetariana, não como nada de frituras e faço exercícios... médicos acredita que seja ao corticóide...pode ser mesmo?
    Sucesso para todos sempre

    ResponderExcluir
  35. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. Não tenho condições para opinar sobre seu caso. Ressalto que os efeitos colaterais de uma mesma dose de corticosteróide são diferentes entre pessoas de uma mesma população. Embora o aumento do colesterol possa ocorrer, esta variação deve ser analisada de forma criteriosa e individual já que existem outros fatores ( e outros medicamentos) que podem provocar este tipo de alteração. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde...Meu nome é Jaime Magno...estou morando em São Lourenço -MG..aqui muito frio, a alguns anos estava com sintomas de rinite, coriza, dor no corpo, tosse seca, o médico falou que eu era alérgico ao frio...agora esses sintomas voltaram, estou com muita dor no corpo, tosse seca, coriza...me indicaram Claritin D...sou meio avesso a medicamentos...esse remédio é indicado para alergia ao frio?

    ResponderExcluir
  37. Jaime: no inverno, o frio e a umidade favorecem o desenvolvimento maior de ácaros e fungos (mofos ou bolores). Além disso, outros fatores contribuem para a piora da alergia no inverno, como o menor tempo ao ar livre e maior permanência em ambientes fechados, maior incidência de viroses, gripes e resfriados e o uso de cobertores e agasalhos guardados a maior parte do ano. O ar seco e frio também é um fator irritante da mucosa respiratória e no inverno, as crises tornam-se frequentes, aumentando o incômodo de quem convive com o problema. Por isso, a rinite piora no inverno, o que não significa que seja uma alergia ao frio. Claritin é um antihistamínico (antialérgico) e alivia os sintomas da rinite. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  38. Boa noite moro em Natal Rn e tenho muita alegia e to em crise alegica fui em medicos mim examina passa remedio e so aliviam nao sei mas o q fazer!

    ResponderExcluir
  39. Infelizmente não tenho condições para orientá-la ou indicar um tratamento pela internet. Para localizar um alergista em Natal, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Agradecemos seu contato com nosso blog.

    ResponderExcluir
  40. Carla: gostaria de poder ajudar, mas não é possível julgar seu tratamento ou indicar medicamentos sem diagnosticar o tipo e a causa da sua alergia, pois para isso é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça uma nova avaliação e conduta terapêutica, Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  41. Estou fazendo um tratamento injetável contra alergia na pele e apos a vacina sinto meu coração acelerar e fico agitada , é normal?

    ResponderExcluir
  42. A imunoterapia (vacina para alergia) não causa os sintomas citados. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia!
    Tenho um filho que sofre de alergia á pó e a ácaro. Com consequência gera coceira em todo corpo piorando a Dermatite atópica.Gostaria que vcs me indicasse um consultório em osasco para iniciar o tratamento.

    ResponderExcluir
  44. Para localizar um médico em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br). Clique na aba onde está escrito: “Público” e depois em : “Localize um especialista” Basta indicar o Estado e a cidade, e surgirão os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia na localidade mais próxima de sua residência.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  45. Oi, tenho uma filha de tres anos que apresenta alergia no couro cabeludo e orelhas, ja levei em diversos medicos que dizem ser alergia ao suor, ela usa pomada de cortisona nas crises mas ultimamente nao esta fazendo efeito, como tratar? Obs ela transpira muito. Desde ja agradeco. Janaina

    ResponderExcluir
  46. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  47. fabiana costa5/8/14 15:14

    oi, tenho uma filha de 5 anos e estou muito indecisa gostaria que me ajudassem, levei ela em um alergista e foi diagnosticada com alergia de poeira caseira,ele me indicou a imunoterapia com gotinhas, li a respeito mas o medico foi muito rápido e não examinou ela com muita atenção, então tenho duvidas pq é um tratamento caro e ele não me passa segurança, apesar de ler que a imunoterapia seria uma boa solução e aqui não tem outro médico que acompanhe esse tratamento, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  48. Infelizmente não podemos interferir na conduto sem um exame físico presencial e sem a avaliação detalhada que o caso requer. Sugiro que retorne ao seu médico e exponha as suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite.. tenho um filho de 1 ano e 5 meses que está tendo gripes uma atrás da outra. Fica com nariz escorreno, tosse carregada e a pediatra diz q o pulmão dele está sempre limpo. Estou preocupada porque ela passou Montelair para ele tomar por 3 meses mas vejo que esse remédio e para asma. Estou receosa de dar esse remédio para meu filho. O que fazer?

    ResponderExcluir
  50. Montelair (montelukaste) está indicado no tratamento tanto da asma como da rinite alérgica. Convido que escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia do lvro sobre a rinite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. A cortisona inalada impede o crescimento se usada duas vezes por dia uma vez em cada narina para uma criança de 14 anos?

    ResponderExcluir
  52. Estudos científicos comprovam que a cortisona inalada NÃO impede o crescimento da criança. Essa é a grande vantagem da medicação inalada sobre a cortisona sistêmica (em forma de comprimidos e xaropes) O remédio inalado, seja no nariz como nos brônquios, atua diretamente na mucosa, tem menos efeitos colaterais. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Olá quando minha bebê tinha 03 meses fez exames para diagnóstica intolerância à lactose o resultado deu 0.70ku/l mais nunca mais teve sintomas hj ela tem 11 meses e toma nam ar mais faz uns 10 dias Q está com uma tosse não é uma tosse constante tosse umas 4 vezes e para é o nariz roncando mais não escorre levei no medico e passou sigmaliv mais tô com medo de ser alergia a láctese?

    ResponderExcluir
  54. Paulinha: Não existe alergia à lactose. Existem sim dois tipos de reações: alergia ao leite e intolerância à lactose. E são duas situações muito diferentes Alergia ao leite é uma resposta imunológica do organismo à proteína do leite, que pode ser de vaca, de cabra, de búfala. Ou seja, o organismo entende essa proteína como um agente estranho que precisa ser combatido e desencadeia reações alérgicas, como: diarréia, urticária, sintomas respiratórios (como asma) ou febre. A intolerância à lactose, ao contrário da alergia ao leite, resulta da deficiência ou da falta de uma enzima chamada lactase, que serve para digerir a lactose (o açúcar do leite). Se a lactose não é absorvida, pode provocar sintomas, como por exemplo, a diarréia - o sintoma mais característico da intolerância. Aconselho que peça orientação ao (à) pediatra que trata de sua filha. Se houver suspeita de alergia, será encaminhada a um(a) especialista em Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo4/7/15 07:49

    Parabéns pelo blog,muitooo útil!Eu estou desesperada,uso afrin,naridrin acerca de 20 anos e como agora estou com 37 anos,estou com batimentos cardíacos acima de 120 e pressão hora sobe e hora desce.Fui varias vezes em otorrinolaringologistas e fiz vários tratamentos sem boa resposta.Apenas na gravidez,que um dos médicos aplicou uma injeção em uma de umas narinas e consegui ficar um tempinho sem usar esse Naridrin.Acontece que ultimamente,nem o naridrin está resolvendo muito o meu caso e chego a usar 15 vidros/mês.Fui em outro otorrinolaringologista,na tomografia deu desvio do septo e conchas bolhosas.Meu médico disse que estou com rinite medicamentosa(sou totalmente dependente deste Naridrin :( )me receitou uma dose de injeção de celestone soluspan e argyrophedrin 1% para pingar durante 14 dias.Por favor me ajudem!Isso vai resolver?Não sei se foi essa injeção que tomei ontem à tarde,mas não dormi esta noite(estou com fortes dores de cabeça,pressão em torno de 15/10 e batimentos até 126 e muitas dores nas duas pernas do joelho para baixo....desde já agradeço!Luciane Cristina,Dourados MS.

    ResponderExcluir
  56. Luciane: os medicamentos em forma de gotas nasais para desentupir as narinas (nafazolina e derivados) podem induzir vício e trazer muitas consequências indesejáveis. A retirada do remédio é necessária, mas não é uma tarefa fácil. É provável que os sintomas citados possam ser efeitos colaterais da injeção. mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico e peça uma nova orientação. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. As vacinas contra alergia (poeira, pelo de gato, ácaro etc.) aumentam o colesterol?
    Pergunto isso porque, desde que comecei o tratamento, minhas taxas (que sempre foram baixas) aumentaram, sem que eu tenha mudado meus hábitos.
    Obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
  58. As vacinas para alergia (imunoterapia com alérgenos) não causam aumento de colesterol. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Olá Regina, boa tarde. O Berotec e o Atrovent não são causadores comuns de reações alérgicas. Em geral, as reações são irritativas. Caso apresente sintomas, procure a avaliação médica para esclarecer a causa. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  60. Olá! Meu filho tem 1 ano e 5meses e está com alergia atópica, de pele mesmo. A alergista indicou o Montelair para tratamentoda alergia, mas quando li a bula verifiquei que ele é indicado pra asma e rinite. Devo medicar ele mesmo assim?

    ResponderExcluir
  61. Regiane: os antileucotrienos (Montelukast) não são medicamentos de primeira linha no tratamento da dermatite atópica.Alguns estudos demonstram que a utilização destes medicamentos em alguns pacientes mostrou-se útil em reduzir o prurido, melhorar o
    padrão do sono e diminuir a extensão das lesões (trabalho publicado pelo Depto de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas outros estudos mostram resposta fraca no tratamento da dermatite atópica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Olá,

    esse ano passei comecei a sentir o ouvido como se estivesse entupido, eu falava e escutava minha voz na cabeça como um eco. O médico passou allegra D para usar 5 dias de 12 em 12 horas. No terceiro dia estava melhor e interrompi a medicação, pois sofro de ansiedade e tenho pavor a tomar qualquer tipo de remédio. Interrompi pq no terceiro dia fiquei em estado de pânico e associei ao allegra. Depois de menos de um mês o mesmo problema no ouvido voltou e fiz a mesma coisa, pois de novo, o médico recomendou o mesmo tratamento. Na terceira vez que esse problema voltou, só tomei allegra duas vezes, pois não gostava de tomar e além disso foi descoberto que isso era causado por uma alergia leve a poeira e animais e uma rinite crônica. Novamente, me encontro ruim do ouvido, mas continuo com pavor de tomar o allegra d, tenho medo de ter alguma reação ou mesmo de morrer, Vcs sabem se alguém já morreu por isso? Vi que podem haver casos de colapso cardiaco etc, tenho muito receio de tomar, mas preciso muito resolver o problema do meu ouvido, está me incomodando muito. Essa medicação é segura? Pfvr, se puderem me esclarecer, agradeço.

    ResponderExcluir
  63. O uso da medicação é seguro, mas seu efeito é apenas aliviador do sintoma. Como foi diagnosticada a causa, é importante tratar a rinite para tratar de forma que a doença seja controlada, evitando novas crises. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, gostei muito das explicações deste blog,gostaria de uma orientação, tenho rinite a muitos anos,passei por um tratamento anos atrás,dai em diante aprendi a controlar minhas crises,agora ela além do nariz, ataca meus olhos, eles coçam,e ai ficam vermelhos devido a coceira,formando bolsas inchadas abaixo deles,o que fazer para melhorar essa bolsas que se formam qdo irritados e coçando.

    ResponderExcluir
  65. Camila: Bom dia. O fato de seus olhos apresentarem sintomas relacionados à sua alergia nasal significa que sua rinite não está controlada. Tratar a rinite melhora os sintopmas oculares e evita "as bolsas" que a incomodam. Aconselho que retorne ao (a) seu (sua) alergista para nova avaliação do seu tratamento. Gratos por sua visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  66. Boa noite, estou grávida de 4 meses, todas as koites estou sofrendo muito pois minha garganta fecha e doi muito quando deito mesmo em posição elevada,sinto queimando minha garganta e meus lábios, também com muita coriza , nariz entupido, e olhos avermelhados doendo lacrimejando e remelando, os sintomas tem sido tão intensos que não tenho con seguido dormir , ja tomei sigmaliv por 5 dias e ontem terminei outra tratamento com predisim.... o refluxo pode probocar tudo isso?

    ResponderExcluir
  67. Grávidas apresentam alterações próprias da gravidez e que podem afetar a respiração. Por isso, remédios podem não resolver o problema. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure o(a) médico (a) que acompanha sua gravidez e peça que a oriente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. minha vo e idosa tem81 anos tem problmas de arritimia mas nao trata posso usar alegra d

    ResponderExcluir
  69. Olá. Boa noite. Minha filha tem 7 anos e há 60 dias vem tendo machas vermelhas na pele (nos antebraços, pernas, bumbum), algumas até semelhantes a picadas de inseto com aspecto mais vermelho, até porque ela coça. Fomos a três dermatologistas e todos dizem que é dermatite atópica. Decidimos seguir o tratamento proposto pela terceira dermatologista que é muito conhecida em Salvador em alergias. Minha preocupação, que me traz aqui, é que o tratamento indicado tem duração de 1 ano (21/10/15, quando começamos, até 21/10/16). O tratamento abrange o uso de 5ml 2 X ao dia de Cetotifeno (1 ano); 1 vez ao dia de Montelair (1 ano); 3 vezes ao dia uma medicação fitoterápica (90 dias). Li algumas informações a respeito do Cetotifeno e me preocupou dois pontos:
    1) Aumento de apetite e de peso;
    2) Interferência no cognitivo da criança, em função da sedação que provoca, sonolência, etc.
    Por favor, peço ajuda de vocês compartilhando comigo informações referentes ao cetotifeno. Existe mesmo essas consequências ao organismo da minha filha? Essas consequências são apenas durante o uso ou pode reagir mais tarde com outros sintomas (mesmo já tendo suspendido as medicações)?
    Penso em fazer uma mudança alimentar e suspender as medicações, mas tenho receio de não dar prosseguimento ao tratamento, pois já fazem 33 dias que estamos seguindo a risca. Tenho receio dos efeitos que essas que essas medicações podem causar no dia a dia de minha filha (convívio social, escola e na sua vida futura). Fico muito grata pelo retorno.
    Ana Valéria Scavuzzi de Souza
    Salvador - Bahia

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde. Não recomendamos uso de medicações sem prescrição médica. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  71. Não tenho condições para emitir um parecer sobre a dermatite atópica apresentada por sua filha sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Quanto ao uso do medicamento, cetotifeno é um antihistamínico (antialérgico) seguro. Contudo, por se tratar de um medicação de antiga geração, poderão ocorrer efeitos colaterais em alguns pacientes como a sonolência e aumento do aptite. Estes sintomas variam em cada pessoa e muitos poderão fazer uso do remédio sem apresentá-los. Recomendo que visite o site da AADA que se dedica à dermatite atópica (www.aada.org.br). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Olá, tenho sofrido há bastante tempo com uma sinusite, rinite e alergia, mas convivo com o alergeno que são meus cachorros. Há um mês estou com zumbido no ouvido constatemente e meus ouvidos sempre entupidos, que as vezes não escuto nada ou escuto minha própria voz dentro da minha cabeça, já fui em 5 médicos e o último que é um dos melhores do meu estado passou Novamox com Predsim, mas não tomei ainda, vcs sabem se eu tratar essa sinusite esse zummbido sumirá? Ele é só em um ouvido, que eu tenho uma grande perda auditiva, mas não era constante, só na hora de dormir. Eu fico com receio de tomar o novamox pois não tenho sintomas de quem tem sinusite - tenho hipertrofia dos cornetos, mas não tenho secreção esverdeada, nem febre, muito menos dores de cabeça - me encontro numa encruzilhada, eu só queria ficar boa. Tem como ter sinusite assintomática? A alergia que o teste deu a cachorros tbm não sinto nada, nem coceira, nem nariz escorrendo. O que eu faço? preciso de uma orientação mais clara sobre isso,n entendo como existe sinusite sem sintomas aparentes... espero resposta, obg

    ResponderExcluir
  73. Segundo a Asociação Brasileira de Otorrinolaringologia, cerca de 20% da população mundial sofrem desse distúrbio, "barulhos" nos ouvidos ou na cabeça que podem ser percebidos como um chiado, assobio ou apito, e que não são causados por uma fonte externa. A manifestação está relacionada a problemas da vida moderna, como estresse, hipertensão, exposição crônica a ruídos, fadiga, depressão e ansiedade. Apesar da existência de diversas teorias sobre os motivos do aparecimento do zumbido, sua origem ainda é assunto controverso. Algumas causas estão relacionadas a doenças do próprio ouvido (infecções, deficiência auditiva), trauma craniano, medicamentos ototóxicos (aspirina, outros anti-inflamatórios, antibióticos e diuréticos), anemia, diabetes, outras desordens metabólicas envolvendo triglicérides, colesterol, hormônios tireoideanos, disfunção da articulação têmporo-mandibular e até tumores. A sinusite pode ocorrer de formas clínicas variadas mas é raro que ocorra sem nenhum sintoma respiratório aparente. Mas, não é possível opinar sem examinar pessoalmente. Convido que visite o site da ABORL onde poderá encontrar mais informações sobre o tema: http://www.aborlccf.org.br/secao_detalhes.asp?s=51&id=438
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Anônimo3/6/16 18:40

    Oi faz uns 20 dias q fiz o uso de antialérgicos inalado, em comprimido,xarope e injetadado agora meu rosto fica avermelhado queimando e inchando pode ser por causa dos corticóide? Mas também quando tava ainda fazendo o uso do mesmo também tava acometendo isso

    ResponderExcluir
  75. Alguns tipos de corticóides podem causar como efeito colateral o avermelhamento facial bem como edema (inchação) mas depende do tipo de corticóide, da dose utilizada e do tempo de uso. Aconselho que solicite esta orientação ao seu médico pois a examinou e poderá orientar de forma adequada e segura.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Estou tomando allegra posso usar foraseg?

    ResponderExcluir
  77. Sandra: não há problema no uso associado de Foraseq e Allegra. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  78. ola tenho urticaria de causa desconhecida pois ja fiz todos os exames possiveis. onde os médicos dizem ser urticaria emocional pois comecei a te-la depois da morte do meu pai. estou tomando cetirizina 10 ml e estou me sentindo inchada esse remedio faz isso estou tomando a 6 meses

    ResponderExcluir
  79. Maria: bom dia. O seu relato sugere que você tenha uma urticária crônica espontânea. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Existem outros medicamentos indicados para este tratamento. Aconselho que procure um(a) alergista em sua cidade e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  80. Anônimo6/7/16 20:56

    Boa noite,

    Tenho asma, gostaria de saber se o montelair pode ser tomado junto com o ebastel.

    Grata

    ResponderExcluir
  81. Anônimo6/7/16 21:04

    uma pessoa com falta de ar, fadiga, aperto no peito mas com espirometria normal pode ser asma?

    ResponderExcluir
  82. O fato de ter uma espirometria normal não afasta o diagnóstico da asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Sim. Montelair (montelukast) é um antileucotrieno e pode ser usado com o Ebastel(ebastina), que é um antialérgico (anti-histamínico). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Tenho uma duvida, tomo remédio mês sim outro não, devido ao medo de tomar seguidamente, mas sempre que paro minha urticara volta e as coceiras e espirros da rinite me atrapalharam, a problemas em viver tomando o anti-histamínico ? Pq ainda não encontrei a cura e faz 1 ano.

    ResponderExcluir
  85. Brenda: Bom dia. O uso de anti-histamínicos (antialérgicos) pode ser feito com segurança por tempo prolongado, por orientação médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde! !!adorei o blog

    ResponderExcluir
  87. Que bom que gostou, Marta Helena! As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  88. Tenho uma filha de 10 anos ela e muito alergica a comidas,medicaçoes e varias outras coisas ela comeu bolacha que contem leite de vaca feriu a boca toda ficou inchada to dando um antialergico mas quando dou ela fica com muita tosse mais e so quando toma pode ser alergia do remedio mais ela toma esse medicamento faz tempo oque pode ser

    ResponderExcluir
  89. Antialergico pode ou nao da alergia

    ResponderExcluir
  90. Camila: qualquer medicamento, em tese pode causar alergia, uma vez que exstem diversos tipos de reações alérgicas (imunológicas). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. A tosse não é um sintoma característico de uma reação alérgica (imunológica) ao anti-histamínico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Tenho renite e asma e uso cetotifeno direto! Queria saber se ele pode prejudicar minha saúde?

    ResponderExcluir
  93. Cetotifeno é um antialérgico (anti-histamínico) e não prejudica sua saúde. Tem efeito aliviador, mas não trata a doença. É de primeira geração e pode causar sonolência, aumento de apetite, etc. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Bom Dia,
    É prejudicial, a introdução de varios remedio ao mesmo tempo?
    Zyxem, Predsin, Label.
    E ainda fazer inalação com soro e clenil?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  95. Danielle: Boa Noite. As medicações citados podem ser usados de forma associada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Olá boa noite! Poderia me tirar uma dúvida? Estou com alergia de pele ,coceira mas especificamente. Fiz alguns exames e mostrou alergia q ácaro. Médico passou o desloratadina e motelair( essa é minha dúvida , pois li a bula e só vi que ele serve para asma. Como esse medicamento vai me ajudar? Ele passou um por dia por 3 meses. Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  97. Thaina: não posso opinar sobre seu caso pois não a examinei. Montelair é um antileucotrieno e está indicado na asma, na rinite, na urticária crônica espontânea. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  98. Tenho uma alergia que trava minha garganta e me impede de respirar. Começou há 7 anos atrás e nunca mais parou. O que mais causa preocupação é que não tem causa específica, ela simplesmente ataca, não tendo motivo, não é uma alergia a nada específico, pode atacar porque estou cansada, ou doente, ou com baixa resistência, ou por cheiro forte, ou poeira, etc... Nunca sei quando ela irá atacar ou o que evitar para que ela não ataque. Quando ataca tomo um alegra 180 e um predisin de 40mg as vezes melhora mas as vezes ainda preciso correr para o hospital. Já procurei vários médicos mas nenhum me passou nenhuma causa específica. Gostaria de ir na clínica de vocês mas moro em são Paulo. Vocês teriam alguma ideia do que seja? Tem algum local em são Paulo que recomendam que eu vá para me tratar? Fora essa alergia ainda tenho urticária muito forte e rinite. Gostaria muito de me tratar, me incomoda muito fora que os antialérgicos com frequência me fizeram engordar muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  99. Cíntia: em S Paulo você pode procurar o Hospital das Clínicas ou o Hospital do Servidor Público. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Tenho urticaria cronica a cinco anos nao tive resultado com antistaminico tomo o prednisolona unico que me ajuda.formam placas vermelhas no corpo e incha meus olhos,boca,mao,pé e as vezes minha garganta.so i corticoide que alivia.so que com ele ganhei peso e fico muito inchada.o que devo faze.

    ResponderExcluir
  101. Existem tratamentos específicos para a urticária crônica de difícil controle. Aconselho que procure em sua cidade. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Anônimo4/2/18 05:10

    Por favor peço ajuda
    Gostaria de receber as informações sobre rinite alérgica.
    Sofro desse mal
    E nao sei mais o que fazer.
    Esta prejudicando minha vida a anos. No trabalho. Socialmente. Enfim
    Nao tenho paz
    Nao sei o que é sair sem ima fralda pra assoar o nariz qye escorre agua a cada 10 minutos um espirro. Coceira bazal. Olhos. Ouvidos garganta.
    Olhos lacrimejam
    A unica medicação que me traz paz é a betatrinta injetável.
    Que quando tomo fico ate 40 dias sem crise.
    Nas sei.que fala horrores sobre corticóides de deposito.
    Mas quando nao tomo essa injeção
    Acabo tomando antialérgico oral todos os dias da minha vida.
    Ja fui no.otorrino
    Me indicou um.spray
    Que nao adianta pra mim
    Nao surge melhora.

    Nao sei mais o que fazer
    Minha vida é um transtorno
    Depressiva pois essa situação irrita muito.
    Só queria ser uma pessoa normal
    Sem espirros
    Sem coceiras nazal

    Por favor me ajuda
    Preciso de direção
    Estou perdida.
    E quase indo compra outra injeção betatrinta
    Pelo menos ficarei em pazpor alguns dias
    😢

    ResponderExcluir
  103. Renata Bom dia. A injeção de betatrinta contém corticoide em dose alta e de eliminação lenta no organismo. Uma ampola dura cerca de 30 dias para ser totalmente eliminada. Por isso, proporciona alívio por alguns dias e depois os sintomas reiniciam. A possibilidade de efeitos colaterais é maior quando a injeção é repetida sem acompanhamento médico Recomendo que procure um(a) alergista para que controle sua rinite, melhore sua qualidade de vida e não necessite da injeção. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe está ao seu dispor. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Enviei para seu e-mail a cópia do livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    Envio anexo as cópias em PDF dos livros:

    ResponderExcluir
  104. Anônimo8/3/18 20:04

    Boa noite ,sofro de rinite alérgica alguns anos e por motivo de um entopiu to no ouvido. Procurei um otorrino , o mesmo me indicou uso contínuo do medicamento Allegra D e pediu pra que procurassem vcs pra ver a vacina , como sou de São Fidélis interior do Rio do poderei ir até o Rio em maio , então gostaria de saber se esse medicamento pode causar algum efeito colateral porvuso prolongado ou se teria outro medicamento mais em conta pra que substitua até conseguir ir na clínica, também estou com ouvido entopido quase um mês , de acordo com o otorrino e por causa da rinite , inspirei fluido por ouvido médio e to meio preocupado pela demora em desentopir, por último gostaria de saber como entrar em contato com a clínica pra que possa marcar os testes pra vacina, desde já obrigado ,meu nome é Mauriciu Malafaia ribeiro e meu e-mail mauriciuribeiro

    ResponderExcluir
  105. Mauriciu Boa tarde. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Meu filho tem 6 anos está fazendo uso continuc de remédio de alergia por esta com rinite, catarro e tosse.Ele já tomou Predsim, hixizine, desloratadina e agora tá tomando zyxem por 20 dias e montelair por 6 meses,e para acrescentar ainda faz tratamento com bronco Wacom. Será que tantos remédios não podem fazer mal ao meu filho

    ResponderExcluir
  107. Os remédios têm papel importante no tratamento da rinite alérgica: atuam controlando os sintomas e melhorando o controle e a qualidade de vida. Mas, se mesmo com o tratamento não está ocorrendo melhora, é importante pesquisar se existem fatores agravantes que impeçam a melhora. Tratar a alergia respiratória não se resume aos medicamentos. Em alguns casos, é importante avaliar as condições ambientais. A imunoterapia é um importante tratamento no controle da alergia recomendo que peça orientação ao alergista que trata de seu filho. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde, O meu filho tem 2 anos e 3 meses e por conta de rinite alérgica faz tratamento contínuo com a desloratadina. Observei que quando suspendo o remédio, o comportamento dele fica ruim, parece outra criança, irritada, agressiva. Existe algum relato sobre isso? Ele pode estar ";viciado'? Deveria suspendê-lo ou 'desmamá-lo'? Agradeço desde já pelas informações.

    ResponderExcluir
  109. Boa noite. A rinite alérgica é uma doença que parece simples, mas pode provocar muitas complicações. E, a criança com rinite pode ter sua qualidade de vida e sono afetados, gerando irritabilidade. A medicação é importante, mas não é suficiente. O antialérgico alivia os sintomas da rinite, mas não trata o problema. O tratamento deve incluir também medidas de controle de fatores agravantes e tratamento da alergia através da imunoterapia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde, tenho 43 anos e estou fazendo tratamento para asma com o miflonide e o viatine. Tambem estou tentando engravidar. Há riscos para a gravidez durante a utilizaçao destes medicamentos ou seria aconselhável o uso do anticoncepcional durante o tratamento?

    ResponderExcluir
  111. Bom dia. O ideal é que você comunique seu desejo de engravidar ao alergista que acompanha seu tratamento. Contudo, os medicamentos citados podem ser utilizados por gestantes, com segurança. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você as cópias em PDF dos livros: “Alergia, doença do século XXI" e "Viver bem com asma" onde falamos das alergias na gestação. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno