Pular para o conteúdo principal

Vick-Vaporub




Vick Vaporub é uma pomada usada tradicionalmente no alívio dos sintomas de gripes e resfriados, em especial da obstrução nasal. É composta de produtos voláteis (mentol, cânfora e eucalipto), e promete a diminuição da congestão das vias nasais e sensação de alívio e frescor. Contudo, na prática, nem sempre esta é a realidade. A edição de Janeiro de 2009 publicou uma pesquisa sobre este produto incluindo o relato do caso de uma criança pequena que apresentou uma crise respiratória grave após o uso do vick.

O estudo foi realizado em furões – animais que têm características de anatomia e de células bem semelhantes às do ser humano.
Os resultados da pesquisa demonstraram que o produto não exerce o efeito de alívio e, além disso, pode trazer conseqüências indesejáveis, à medida que seu forte odor pode realmente irritar as vias respiratórias, aumentando a produção de muco (catarro). Além disso, pode ocorrer edema (inchação), dificuldade em eliminar a secreção pelas vias inflamadas, piorando o problema.

Ou seja, Vick VapoRub pode causar irritação das vias respiratórias e aumentar a produção de muco em pessoas de qualquer idade, mas as consequências tendem a ser mais graves em crianças menores de 2 anos. Isto porque bebês e crianças pequenas têm vias respiratórias pequenas e estreitas. Assim, o aumento do muco e o edema estreitam ainda mais, diminuindo a passagem do ar, podendo ocasionar sintomas respiratórios graves.


Alérgicos (em qualquer idade) possuem vias respiratórias sensíveis, respondendo intensamente a fatores irritantes, como por exemplo, aos odores ativos. Como o Vick-vaporub tem cheiro ativo, pode provocar irritação, com piora dos sintomas nasais e até induzir tosse, falta de ar e crise de asma (ou bronquite).


Além disso, é sabido que o eucaliptol ou cineol, princípio ativo das folhas de Eucalyptus globulus, encontrado no eucalipto medicinal do Nordeste (Eucalyptus tereticornis) é uma substância sensibilizante. Quando passado na pele pode promover alergia na pele como por exemplo, dermatite de contato e urticária.

Conclusão: o ideal é usar qualquer remédio sempre com a orientação do médico.

Leia mais em: Revista "Chest"
Site do fabricante

Comentários

  1. Interessante, porque é exatamente o contrário do que aprendemos.
    Muitas vezes já usei este medicamento no meu filho Pablo, e hoje vejo que talvez tenha piorado o estado dele por ignorância.
    É por isso que este blog eu recomendo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/5/09 20:07

    Tenho 51 anos, sofro de DPOC e asma. NÃo posso sentir o cheiro do vick nem de longe. A crise de asma e rinite ataca de repente e fico sufocando. Guando criança, minha mãe passou o vick ao redor do meu nariz e queimou toda a região. Sei que ele faz bem para algumas pessoas, mas para outras é perigoso!

    ResponderExcluir
  3. O alerta deste artigo é muito importante, pois são muitos os relatos de piora da asma devido ao uso do Vick. Obrigado pela visita ao nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Meus pais sempre usaram em mim.. desde criança. nunca me deu nadica de nada... e muito pelo contrário sempre me ajudou e muito... sempre fiquei melhor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre usaram em mim e continuo usando. E um santo remédio, porém algumas pessoas pode causar reações alérgicas assim como qualquer outro remédio.

      Excluir
    2. Concordo o mau hálito das pessoas e achar que o que dá certo com um vai dar certo com outras pessoas com certeza alguém que passa mal é porque tem alergia ou sensibilidade a algum produto dá fórmula não pode generalizar pois eu utilizo e me sinto bem meu filho já reclamou que não se deu bem com ele o ideal é saber a questão do que vc pode usar

      Excluir
  5. É verdade, Gabriel. Mas, já que a ciência progrediu, mostrando outros conceitos, é sempre bom prevenir. Obrigado por sua visita e pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/5/12 10:29

    Ontem à noite usei Vicky Vaporub no peito da minha filha de 2 anos e meio, para melhorar sua tosse e congestão nasal, mas hoje pela manhã ela acordou com placas cheias de bolinhas vermelhas por toda a perna e virilha que coçam, como brotoejas. Será que tem a ver com o uso do vicky? Pode ser uma reação alérgica, já que foi a primeira vez que usei o produto?

    ResponderExcluir
  7. Há duas hipóteses iniciais: pode ser uma ação irritativa do produto sem mecanismo imunológico bem como pode ser uma reação alérgica a algum produto contido no Vick ao qual ela já havia utilizado em outros produtos anteriormente. Aconselho que procure um alergista Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. usei o Vick no meu filho de 5 anos,para melhorar um resfriado , e no dia seguinte notei que ele estava respirando com dificuldade .Eu o levei consultar e o medico disse que com toda certeza era uma reaçao ao Vick ja que ele nao tem broquite nem nunca teve crise de asma.

    ResponderExcluir
  9. Não é recomendado o uso do Vick em crianças pequenas. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não sei se realmente estamos falando do mesmo produto, tendo em vista que uso este a muitos anos nos meus filhos e nunca tive problemas.
    Acho que o ser humano não e uma máquina que pode ser tratada com totalidade e uniformidade.
    Somos diferentes e temos organismo diferentes.
    Talvez dainte disto, surge as controversias aqui relatas.Mas me senti grato pela informação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Você tocou no ponto certo: somos todos seres humanos iguais e ao mesmo tempo muito diferentes, cada um com suas particularidades. Cada pessoa é única e por isso a medicina e seus conceitos devem ser avaliados em cada organismo. Gratos por sua visit.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Nariz entupido frequentemente, raramente com corrimento incolor (muito pouco), as vezes entopem muito forte que fica muito dificil de respirar. Gostaria de saber se pode ser rinite? grato.

    ResponderExcluir
  13. É possível, mas para afirmar se os sintomas que relata podem ser causados por uma rinite é necessário examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/5/13 07:58

    Passei nas csotas e peita da minha filha de 2 anos o vick para parar de tossir, no outro dia amanheceu toda cheia de urticárias pelo corpo! Um horror!

    ResponderExcluir
  15. A reação alérgica é imprevisível. Mas, não é indicado o uso do vick em crianças pequenas, em especial se tiverem antecedentes pessoais ou familiares de alergia. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/6/13 21:33

    O meu filho de 21 anos tem rinite alergica, e estava com muita tosse e dor de garganta, passou Vick Vaporub na região do pescoço e no peito, amanheceu com bolhinhas vermelhas parecidas com espinhas (na região onde aplicou o vick) que quando estouravam viravam feridinhas, além disso a rinite piorou muito.

    ResponderExcluir
  17. É preciso cautela pois o produto pode irritar a pele e causar agravamento da rinite pelo seu odor intenso. Agradecemos seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Amei o blog, pois estava na duvida sobre o uso do vick, pois meu filho é asmatico e o pai comprou o vick na intenção de alivio respiratório, quando li aqui as informações sobre o uso do mesmo, antes mesmo de usá-lo , nao pensei duas vezes (NÃO).
    Não quero correr o risco dele ter uma crise asmática como ja o teve de outras vezes.
    Grata!

    ResponderExcluir
  19. Odores ativos podem mesmo ajudar a precipitar crises. Obrigado por enviar seu depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. Orania Vlasin,Portugal2/1/14 14:36

    Boa tarde ! Mesmo estava a procura de alguma ajuda ligada de uso de Vick Vaporab.Usei este pomada muitos anos,mas o ano passado,sem dar conta,o frasco saiu de prazo e eu usei uma vez.Depois disso apanhei uma comichao na zona do peito,garganta,debaixo e atras das orelhas que noa tem cura.Fui ser vista de um medico dermatologista.Receito-me Eucerine ph5 para lavar a pele,SEDAX para hidratar a pele,CUTIVAT e um aati-histaminic.Ja passaram dois messes e nao estou a ver nada melhoramento.Se voces sabem um tratamento eficaz,ficava agradecida !

    ResponderExcluir
  21. Orania: peço sua compreensão, mas não há como emitir um parecer ou indicar um tratamento através da internet, sem examiná-la e sem fazer o diagnóstico do tipo de alergia que apresenta. Aconselho que procure um alergista para orientá-la Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  22. É verdade depois que uso Vick meu nariz desentope um pouco mas em compensação fico cheia de catarro escorrendo pela garganta o que antes não havia. Desentope por um lado e piora pelo outro lado.

    ResponderExcluir
  23. Daniele: concordo com você - o vick não trata corretamente. Mas, antes de mais nada é importante questionar o porquê do seu nariz entupir repetidamente. Recomendo que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

    ResponderExcluir
  24. Passei vick agora d noite no meu filho percebi uma piora consideravel... resolvi procurar e encontrei este lugar ..se eu tivesse visto antes n teria passado nele Obrigado pela informaçao

    ResponderExcluir
  25. Ficamos felizes em saber que pudemos ajudar. Convido que escreva para nosso email e receba uma cópia do livro "Alergia doença do século XXI".

    ResponderExcluir
  26. Meu nene tem um ano e meio, me ensinaram uma simpatia para asma, ele e alergico principalmente nas trocas de temperatura, principalmente qdo chove. A simpatia e a seguinte: colocar uma colher de cafe de vick com eucalipto limao e agua, ferver e fszer ele inalar o vapor por sete noites, sera que e tranquilo ja que ele e tao novinho?

    ResponderExcluir
  27. Não recomendo. O odor ativo do produto pode agravar e causar uma crise de asma. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Já havia usado anteriormente em minha filha de 4 anos... mas essa noite, assim que passei Vicky, ela teve uma forte crise asmática... 😳

    ResponderExcluir
  29. Crianças com asma tendem a ter sintomas com odores ativos. Convido que escreva para nosso e-mail e receba uma cópia do livro "Alergia doença do século XXI" Gratos pela visite

    ResponderExcluir
  30. Sempre usei Vick. Quando era criança, era o que me salvava quando tinha crise de bronquite. Muitas vezes fiz inalaçao e era um alívio, ficava boa da bronquite só com vick. Naquela epoca o Vick era a salvaçao, nao tinha tantos recursos como hoje em dia. Até hoje eu uso, estou com 50 anos e nunca tive o menor problema. Tenho 4 filhos, sempre usei neles tb e sempre melhoravam.

    ResponderExcluir
  31. A essência da medicina é a arte, pois cada pessoa é única. Algumas medicações podem ser eficazes para uns e não em outros. Por isso, é importante conhecer cada paciente, seus dados clínicos, realizar um exame físico criterioso para opinar em cada caso. Mas é importante chamar a atenção que o Vick não é uma medicação isenta de rscos. Obrigado pelo depoimento e pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Coloquei vick na minha filha de 4 anos que estava cheia de tosse para aliviar mas ela teve um ataque de tosse que até vomitou. Pode ser reacção alérgica ao vick. Obg

    ResponderExcluir
  33. Teresa: o seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure o pediatra de sua filha. Se for o caso, ele encaminhará ao alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia! Sei que o assunto é sobre o uso do Vick Vaporub, mas gostaria de saber se o uso só de pedras de Cânfora teriam algum problema em quem tem Bronquite alérgica, pois tenho lido muito sobre confeccionar um saquinho com pedras de Cânfora e usá-la no pescoço? Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Não é recomendável. Algumas pessoas que têm asma podem desencadear crises com cheiros ativos. A cânfora tem um odor intenso. Sugiro que fale com o(a) alergista antes de fazer o procedimento.

    ResponderExcluir
  36. Como aliviar a tosse do meu bebe tem 10 meses e uma tosse seca no inicio e depois evolui pra tosse com catarro..nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  37. Para tratar a tosse é essencial definir a causa pois a tosse é um sintoma que pode acompanhar muitas doenças. Mas, para avaliar a causa, só examinando seu bebê pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o pediatra do seu filho e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Nesse instante estou procurando algo no google para aliviar a crise de tosse do me marido e me deparo com essa matéria... Quero deixar aqui algo muito importante para todos! Sou viciada em vick, sofro de transtorno da ansiedade e antes de descobrir o que tinha, me apeguei ao vick, religiosamente todos os dias só conseguia dormir após passar vick no pescoço e peito!!!! Resultado disso foi envelhecimento precoce da pele, fui no dermatologista e ele me aconselhou ligar na vick e a resposta foi a seguinte: Não podemos fazer nada pois vc usou o produto inadequadamente!!!
    Enfim, o produto usado diariamente causou uma dermatite, gastei horrores em medicação e loções e ao ser orientada a procurar a empresa para ressarcimento dos gastos nao fui tratada pela empresa como deveria!! Então fica meu alerta, cuidado com o uso de vick ele da alergia, usado diariamente pode dar envelhecimento precoce da pele ( eu na época tinha 26 anos e o colo e pescoço de uma senhora de 70 anos ) Abraços a todos

    ResponderExcluir
  39. Obrigado pelo depoimento. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  40. Olá sou Fernanda: gostaria de saber o que fazer para aliviar, tenho um filho de 6 anos e ele tem inchaço na mucosa o médico disse que ele tem adenóide, será que posso usar vick, obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Fernanda: não recomendo que faça uso da medicação sem antes solicitar a orientação do médico alergista que trata do seu filho. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho essa alergia, e quando tinha 7 anos fui parar no hospital com minhas glotas fechadas.

    ResponderExcluir
  43. Eduarda: agradecemos seu depoimento ao Blog da Alergia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  44. Passei vick na minha filha de 3 anos e percebi que ficou todo vermelho no pescoço dela nunca mais a ultima vez...

    ResponderExcluir
  45. Crianças pequenas têm pele mais sensível e podem reagir com maior frequência a produtos de uso tópico. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Oi tenho obstrucao nasal e passei vick ele alivia nem uma hora direito e meu nariz fecha todo
    E cosa

    ResponderExcluir
  47. Junior: Bom dia. Você deve evitar o uso do Vick. Aconselho que procure atendimento com alergista, na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia;

    ResponderExcluir
  48. Idolindo: é verdade que a reação a um medicamento é individual. Mas recomenda-se evitar o uso sem orientação médica, em especial nas crianças pequenas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Interessante! Obrigada pela informação. Minha irmã estava usando o Vick-Vaporub e começou a ter inchação no nariz com irritação. Bastante útil o artigo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  50. minha filha tem alergia ao produto vick passei uma vez nela e quase morreu , entao nunca mais deixei ela chegar perto , hoje ela tem 19 anos , mesmo assim nao me arrisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/5/17 23:23

      Faz muito bem
      Tenho 61 anos , criei três filhos. Já Sou avó e nunca usei esse remédio.

      Excluir
  51. Anônimo7/5/17 23:21

    A família da minha neta passou vick nos pés da bebe de 2 anos. Ela acordou toda manchada. Foram no pediatra, que deu diagnóstico: Urticária. Resumo: Tomou anti histamínico e já faz 3 dias ela não melhorou. Cuidado... Quando usar um remédio sempre consulte antes um medico.

    ResponderExcluir
  52. o uso contínuo do vick, nos pés e no peito, pode causar intoxicação, tenho sentido salivação excessiva e acida.

    ResponderExcluir
  53. Vick não deve ser feito de modo contínuo.Aconselho que procure atendimento médico a fim de que seja feito um tratamento adequado e não mais necessite desta medicação. Gratos por sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Passei vick no meu filho e ele teve reação alergica,e agora o que faço pra diminuir a cosseira?

    ResponderExcluir
  55. Welson: as reações alérgicas não são todas iguais. Por isso, para indicar um tratamento é essencial examinar a pele do seu filho e identificar o tipo e o grau de alergia que ele apresenta. Recomendo que entre em contato com o(a) médico() que trata dele para que seja orientado de forma segura e eficaz. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Usei a vik vaporoub e fiquei com falta de ar. Quase que morro.

    ResponderExcluir
  57. Uso vick desde criança ,sempre me dei bem,para tosses,alergias,gripes etc,só aí é hoje usei ,passei no peito e nas narinas e nariz,empolou toda ,coçando muito com placas e vinha de água,não entendo nada,será que mudaram a fórmula,tenho alergia a cólofonio.

    ResponderExcluir
  58. Haedda: uma alergia não surge da primeira vez, mas sim com o passar do uso. Recomendo que procure um(a) alergista para orientá-la, para fazer o diagnóstico do que realmente ocorreu no seu caso. Obrigada por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno