20 abril 2009

Vick-Vaporub




Vick Vaporub é uma pomada usada tradicionalmente no alívio dos sintomas de gripes e resfriados, em especial da obstrução nasal. É composta de produtos voláteis (mentol, cânfora e eucalipto), e promete a diminuição da congestão das vias nasais e sensação de alívio e frescor. Contudo, na prática, nem sempre esta é a realidade. A edição de Janeiro de 2009 publicou uma pesquisa sobre este produto incluindo o relato do caso de uma criança pequena que apresentou uma crise respiratória grave após o uso do vick.

O estudo foi realizado em furões – animais que têm características de anatomia e de células bem semelhantes às do ser humano.
Os resultados da pesquisa demonstraram que o produto não exerce o efeito de alívio e, além disso, pode trazer conseqüências indesejáveis, à medida que seu forte odor pode realmente irritar as vias respiratórias, aumentando a produção de muco (catarro). Além disso, pode ocorrer edema (inchação), dificuldade em eliminar a secreção pelas vias inflamadas, piorando o problema.

Ou seja, Vick VapoRub pode causar irritação das vias respiratórias e aumentar a produção de muco em pessoas de qualquer idade, mas as consequências tendem a ser mais graves em crianças menores de 2 anos. Isto porque bebês e crianças pequenas têm vias respiratórias pequenas e estreitas. Assim, o aumento do muco e o edema estreitam ainda mais, diminuindo a passagem do ar, podendo ocasionar sintomas respiratórios graves.


Alérgicos (em qualquer idade) possuem vias respiratórias sensíveis, respondendo intensamente a fatores irritantes, como por exemplo, aos odores ativos. Como o Vick-vaporub tem cheiro ativo, pode provocar irritação, com piora dos sintomas nasais e até induzir tosse, falta de ar e crise de asma (ou bronquite).


Além disso, é sabido que o eucaliptol ou cineol, princípio ativo das folhas de Eucalyptus globulus, encontrado no eucalipto medicinal do Nordeste (Eucalyptus tereticornis) é uma substância sensibilizante. Quando passado na pele pode promover alergia na pele como por exemplo, dermatite de contato e urticária.

Conclusão: o ideal é usar qualquer remédio sempre com a orientação do médico.

Leia mais em: Revista "Chest"
Site do fabricante

23 Dê sua opinião:

aninha pontes disse...

Interessante, porque é exatamente o contrário do que aprendemos.
Muitas vezes já usei este medicamento no meu filho Pablo, e hoje vejo que talvez tenha piorado o estado dele por ignorância.
É por isso que este blog eu recomendo.
Um beijo.

Anônimo disse...

Tenho 51 anos, sofro de DPOC e asma. NÃo posso sentir o cheiro do vick nem de longe. A crise de asma e rinite ataca de repente e fico sufocando. Guando criança, minha mãe passou o vick ao redor do meu nariz e queimou toda a região. Sei que ele faz bem para algumas pessoas, mas para outras é perigoso!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O alerta deste artigo é muito importante, pois são muitos os relatos de piora da asma devido ao uso do Vick. Obrigado pela visita ao nosso Blog da Alergia.

Gabriel disse...

Meus pais sempre usaram em mim.. desde criança. nunca me deu nadica de nada... e muito pelo contrário sempre me ajudou e muito... sempre fiquei melhor....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É verdade, Gabriel. Mas, já que a ciência progrediu, mostrando outros conceitos, é sempre bom prevenir. Obrigado por sua visita e pela participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ontem à noite usei Vicky Vaporub no peito da minha filha de 2 anos e meio, para melhorar sua tosse e congestão nasal, mas hoje pela manhã ela acordou com placas cheias de bolinhas vermelhas por toda a perna e virilha que coçam, como brotoejas. Será que tem a ver com o uso do vicky? Pode ser uma reação alérgica, já que foi a primeira vez que usei o produto?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Há duas hipóteses iniciais: pode ser uma ação irritativa do produto sem mecanismo imunológico bem como pode ser uma reação alérgica a algum produto contido no Vick ao qual ela já havia utilizado em outros produtos anteriormente. Aconselho que procure um alergista Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

usei o Vick no meu filho de 5 anos,para melhorar um resfriado , e no dia seguinte notei que ele estava respirando com dificuldade .Eu o levei consultar e o medico disse que com toda certeza era uma reaçao ao Vick ja que ele nao tem broquite nem nunca teve crise de asma.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é recomendado o uso do Vick em crianças pequenas. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog

Anônimo disse...

Nossa, não sei se realmente estamos falando do mesmo produto, tendo em vista que uso este a muitos anos nos meus filhos e nunca tive problemas.
Acho que o ser humano não e uma máquina que pode ser tratada com totalidade e uniformidade.
Somos diferentes e temos organismo diferentes.
Talvez dainte disto, surge as controversias aqui relatas.Mas me senti grato pela informação.
Abraço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você tocou no ponto certo: somos todos seres humanos iguais e ao mesmo tempo muito diferentes, cada um com suas particularidades. Cada pessoa é única e por isso a medicina e seus conceitos devem ser avaliados em cada organismo. Gratos por sua visit.

Anônimo disse...

Boa noite. Nariz entupido frequentemente, raramente com corrimento incolor (muito pouco), as vezes entopem muito forte que fica muito dificil de respirar. Gostaria de saber se pode ser rinite? grato.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível, mas para afirmar se os sintomas que relata podem ser causados por uma rinite é necessário examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Passei nas csotas e peita da minha filha de 2 anos o vick para parar de tossir, no outro dia amanheceu toda cheia de urticárias pelo corpo! Um horror!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A reação alérgica é imprevisível. Mas, não é indicado o uso do vick em crianças pequenas, em especial se tiverem antecedentes pessoais ou familiares de alergia. Gratos pela visita

Anônimo disse...

O meu filho de 21 anos tem rinite alergica, e estava com muita tosse e dor de garganta, passou Vick Vaporub na região do pescoço e no peito, amanheceu com bolhinhas vermelhas parecidas com espinhas (na região onde aplicou o vick) que quando estouravam viravam feridinhas, além disso a rinite piorou muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É preciso cautela pois o produto pode irritar a pele e causar agravamento da rinite pelo seu odor intenso. Agradecemos seu depoimento ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Amei o blog, pois estava na duvida sobre o uso do vick, pois meu filho é asmatico e o pai comprou o vick na intenção de alivio respiratório, quando li aqui as informações sobre o uso do mesmo, antes mesmo de usá-lo , nao pensei duas vezes (NÃO).
Não quero correr o risco dele ter uma crise asmática como ja o teve de outras vezes.
Grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Odores ativos podem mesmo ajudar a precipitar crises. Obrigado por enviar seu depoimento ao nosso blog.

Orania Vlasin,Portugal disse...

Boa tarde ! Mesmo estava a procura de alguma ajuda ligada de uso de Vick Vaporab.Usei este pomada muitos anos,mas o ano passado,sem dar conta,o frasco saiu de prazo e eu usei uma vez.Depois disso apanhei uma comichao na zona do peito,garganta,debaixo e atras das orelhas que noa tem cura.Fui ser vista de um medico dermatologista.Receito-me Eucerine ph5 para lavar a pele,SEDAX para hidratar a pele,CUTIVAT e um aati-histaminic.Ja passaram dois messes e nao estou a ver nada melhoramento.Se voces sabem um tratamento eficaz,ficava agradecida !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Orania: peço sua compreensão, mas não há como emitir um parecer ou indicar um tratamento através da internet, sem examiná-la e sem fazer o diagnóstico do tipo de alergia que apresenta. Aconselho que procure um alergista para orientá-la Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Daniele Martins disse...

É verdade depois que uso Vick meu nariz desentope um pouco mas em compensação fico cheia de catarro escorrendo pela garganta o que antes não havia. Desentope por um lado e piora pelo outro lado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniele: concordo com você - o vick não trata corretamente. Mas, antes de mais nada é importante questionar o porquê do seu nariz entupir repetidamente. Recomendo que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...