Pular para o conteúdo principal

Sol e limão - esta dupla é perigosa



Carlos dirigia o carro na estrada. Viagem longa,decide parar para almoçar, aproveitando que tinha amigos num restaurante bem próximo. Chegando lá, ajudou a fazer uma gostosa limonada suíça, para acompanhar o peixe pescado na hora.

Passadas algumas horas, o susto: sua mão esquerda tinha uma grande mancha vermelha, sua pele estava irritada. O aspecto assustava, parecia uma queimadura. Verificou também que tinha manchas menores na barriga e no rosto, em volta dos lábios. Ficou muito assustado, procurou um médico que fez o diagnóstico. O nome era complicado: “fitofotodermatite” (fito=vegetal, foto=luz e derma=pele e ite=inflamação). Ou seja, uma reação cutânea causada por plantas e vegetais na presença de luz solar. É chamada também de fitofotomelanose. Um grande número de pessoas pode apresentar lesões vermelhas, escurecidas, semelhantes a uma queimadura, resultantes da sensibilização com o sumo de frutas cítricas (o mais freqüente é o limão) após expor à luz do sol.

Em geral tem evolução benigna. Em alguns casos, as lesões podem se acompanhar de bolhas e evoluir para uma queimadura. O aspecto é variado: ora pontilhado, correspondendo aos locais onde o limão respingou; ora sob a forma de manchas; ou até um aspecto “escorrido”, como por exemplo, em crianças, após tomar picolés ou sorvetes de limão na praia. Mas não é só o limão que pode provocar este problema. Outras frutas e vegetais: Bergamota, figo verde (incluindo as folhas), laranja, lima, lima da pérsia, manga, nabo, tangerina. O uso de folhas de arruda em receitas caseiras para combater piolhos é perigoso, podendo causar lesões cutâneas severas.

Como prevenir?

- Evite fazer (ou beber) limonadas, sucos de frutas, picolés, caipirinhas ao se expor ao sol.
- Lave bem as mãos sempre que manipular frutas cítricas sob o sol.
- Lave o rosto, em volta da boca.

- Perfumes podem provocar uma reação semelhante: não use perfumes antes de se expor ao sol.
- Use bloqueador solar no local afetado.

- Não use bronzeadores caseiros, em especial aqueles que são feitos à base das folhas do figo. São perigosos e podem ocasionar queimaduras graves.


Leia mais sobre o tema em:
Marcas na pele

Comentários

  1. oi, meu nome e sueli, eu fiquei muito assustada este ano de 2012, com minha filha. Fomos passar uns dia na praia, quando chegamos havia um pe de limao carregado, na frente da casa, minha filha ficou embaixo do pe carregado de limao, admirando e as folhas do limoeiro ficou em contato direto com ela. depois de um tempo uma pequena mancha apareceu, no dia seguinte ela foi tomar sol e essa mancha cresceu muito e ficou como uma grande queimadura depois de uns dia escureceu e agora esta descascando, mas nao doi mas. Acho que nao ficara cicatrizes mais o susto foi grande.

    ResponderExcluir
  2. Sueli: o seu relato sugere mesmo que tenha sido um caso de fitofotodermatite. O tratamento depende de cada caso. Mas, na maioria das vezes a evolução é satisfatória, apesar do mau aspecto das lesões. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/2/15 17:55

      Ola, apareceu uma mancha amorronzada na mimha mao esquerda e comeceu aparecer na mao direita, mais nao sei o que.ja tem duas semanas

      Excluir
    2. Na minha também ,mais notei que aparece sempre que como abacaxi

      Excluir
  3. Anônimo4/2/12 16:41

    Olá, meu nome é Cristiano e tenho este problema a muito tempo. Preciso muito me cuidar com o ácido do limão e até caipirinhas. Não posso me expor ao sol porque logo aparece manchas em minha mão direita, na parte ce cima. Cossa muito e parece ter pequenas bolhas de água. A solução para meu problema foi uma pomada a base de Fludroxicortida. Ao menos para de cossar e baixa a inflação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cristiano: o ideal mesmo é prevenir pois pomadas e cremes têm pouco efeito no tratamento da fitofotodermatite. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Ontem fui preparar uma caipirinha e sabendo o que o limão poderia causar em minhas mãos, tratei de lavar muito bem após o preparo, e então fui para a beira da praia. Porém, mesmo lavando bem, ainda ontem minha mão começou a coçar um pouco e hoje acordei com ela um pouco inchada, avermelhada coçando demais e repleta de pequenas bolinhas que dão um aspecto aspero na mão, não tenho dúvida que seja fitofotomelanose, mas tenho muitas duvidas sobre o assunto. Gostaria de saber qual o ciclo dos sintomas? Quantos dias leva em média até que os sintomas desapareçam ou no minimo deixem de incomodar? Devo passar algo que alivie a coceira e a vermelhidão, o que sugerem? Li muito sobre manchas de tom marrom e bolhas, eu não tenho isso pelo menos ainda, os sintomas que eu tenho atualmente podem piorar? coçar pode piorar ainda mais ou espalhar a mancha e a area da coceira? Continuar expondo ao sol, mesmo que com bastante protetor solar, retarda o desaparecimento dos sintomas? Agradeço a atenção desde já, ansioso pelas respostas. Vinícius/SC

    ResponderExcluir
  6. Vinicius: evite a exposição ao sol, aplique apenas compressas com soro fisiológico no local. O seu relato sugere que seja uma reação leve de fitofotodermatite, mas para afirmar a duração e prever a evolução é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. no segundo dia eu só apresentava os sintomas nas mãos, hoje (terceiro dia) as manchas, bolhas, e coceira se espalharam pelo rosto, torax e abdomen, como isso ocorre? os sintomas se espalham pelo corpo naturalmente ou coçar a area e depois encostar outras partes do corpo transmite s sintomas? com contato, pode passar pra outra pessoa? Vinícius/SC

    ResponderExcluir
  8. Vinicius: a exposição ao sol provocará sintomas em todos os locais onde houve contato com o limão, mesmo sob a forma de respingos, resultando no surgimento das lesões cutâneas. Por isso, pode dar a impressão que as lesões estão se espalhando.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/3/12 16:09

    Estou com esse problema desde a segunda de carnaval,qdo fiz um suco de limão para prepararmos um mousse.Chegue a lavar as mãos,mas em seguida fui pra piscina.Gente tá horrível as minhas mãos,tem bolhas,e está em carne viva.Já consultei um alergista e ele pediu pra eu usar DESONIDA,e tomar HIXIZINE 2x ao dia,mas ainda parece que está se aumentando cada vez mais,a coceira,as bolhas entre os dedos.Por favor me ajudem estou horrorizada e com muita dor no local.Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. O seu relato sugere que tenha apresentado uma fitoftodermatite pelo limão. Aconselho que retorne ao alergista para nova avaliação. Infelizmente não é possível indicar um tratamento sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/3/12 20:36

    Desde o dia 20 de fevereiro estou com as mãos manchadas por ter espremido limões. Minhas mãos estão com manchas em forma de respingos, escorrido e uma mancha enorme, dentro está avermelhada e por fora está preto. Tem algum creme que pode ajudar a a desaparecer essas manchas mais rapidamente?? parece que está ficando cada vez mais escura!!!

    ResponderExcluir
  12. A evolução da fitofotodermatite é lenta e pode se apresentar com escurecimento da pele. Peço sua compreensão, mas não há como medicar sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico.

    ResponderExcluir
  13. Gente,desde o dia 19 de fevereiro, temperando carne, espremendo limão, após lavar muito bem as mão, fui á praia...no dia seguinte as minhas duas mão estavam avermelhadas, mais no di aseguintem horríveis cheias de bolha na mão e entre os dedos, usei pomada, soro e agora a pele caiu e está bem vermelha com manchas escuras em volta...será q a cor da pele vai voltar ao normal?

    ResponderExcluir
  14. É provável que sua pele volte ao normal, mas para afirmar com exatidão é preciso examinar pessoalmente e avaliar a intensidade da reação cutânea ocorrida. o seu alergista poderá orientar de forma mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Oi....me queimei com limão no rosto (região da bochecha), acho q passei a mão ao espremer limão e me expus ao sol....já tem 9 dias e a mancha não clareia...todos falam q a mancha é permanente,estou usando mto protetor, acredito q a mancha vá sair, ou não????

    ResponderExcluir
  16. As manchas resultantes da fitofotodermatose tendem a desaparecer vagarosamente. Aconselho que procure um especialista e peça que oriente sobre seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Oi,eu sou super alergica ao limão,posso tomar o suco mas manuseá-lo de jeito nenhum.
    ontem estávamos fazendo churrasco e meu marido expremeu o limão na carne,em seguida peguei para terminar e no outro dia meu olho direito estava todo inchado,sempre me dá na mão ,mas foi pq peguei no ar e foi direto pro rosto. Estou um monstro!

    ResponderExcluir
  18. É importante que procure atendimento médico para tratar a crise alérgica. E, vale lembrar que você não deve manipular limão ou outras frutas cítricas quando se expuser ao sol. Gratos pelo seu depoimento e pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Ola, pessoal|Depois de fazer uma caipirinha, lavei as mãos, os braços e sai pra piscina. Depois disso minhas mãos e braços ficaram avermelhadas, com bolhas e depois manchadas. Fui medicada durante esse processo, mas agora cada vez que mexo com limão,acontece a mesma coisa, no momento estou assim... tenho que ensinar alguem a fazer caipirinha como faço kk. Abraços

    ResponderExcluir
  20. É, você tem razão! É melhor compartilhar sua receita e evitar o manuseio do limão nos dias ensolarados. Obrigado pela visita ao nosso blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, sempre que tomo suco de limão sem açúcar, minha garganta começa a arranhar e amanheço com dor de garganta. Será algum tipo de alergia? Grato.

    ResponderExcluir
  22. Vitor: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Aos 15 dias atrás fiz uma limonada aqui em casa e alguns dias depois a minha mão esquerda apresentou uma mancha avermelhada e ardia um pouco agora ela estar escurecendo más continua ardendo porém não apresentou bolhas o que éh um bom sinal! Quero saber se isso éh normal ter passados uns 15 dias e continua ardendo, e quantos dias mais ou menos isso vai durar, enquanto a mancha se não sumi mais não têm problema, só me indique alguma coisa para aliviar um pouco a ardência!
    Se me puderem me mandar a resposta por meu gmail:
    archimedespereira.ap@gmail.com
    Agradeço desde já muito obrigado pela assistência! Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  24. A evolução da fitofotodermatite pode ser lenta e levar semanas até a sua regressão total. Faça compressas com solução salina fisiológica e procure um médico para avaliar se há outras intercorrências complicando o caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. bomdirno lendo os email tenho na mimha mao os sintomas de punto vermenho e depois enche de agua ,nos ultimos tenpo eu engeri tanto suco de limao e tive muito comtato per prepara insaladas no usei luvas e minha mao tem esses pontos fui al medico e ele me deu uma crema para pasar e falou que devo evitar limao ,tomate ,refrigerantes ,e outro ,da duas semanas ja passou nove dias e ainda comtinua me ajuda coisa posso faser eu no sto no brasil moro fora....pode dizer por favor oque posso compra para tornar normal....zna

    ResponderExcluir
  26. Aqui não é o local certo, mais como é parecido com meu caso, queria que tirassem minhas duvidas, por favor.
    Eu tinha uma quantidade minima de acnes, mais ai fui em uma dermatologista, e a medica me receitou uma pomada de adapaleno e um sabonete chamada actine.
    Passei ela no rosto todos os dias, como a medica receitou, lavar de noite com o sabão e antes de dormir passar a pomada, e sempre tira de manha, comecei a usar, não passei nos lábios mais ao redor, sendo que no terceiro dia de uso, minha boca ficou muito vermelha e ao redor também, e rachando, ai suspendi o uso, depois de uns cinco dias, ela estava toda vermelha e ao redor inchado, já tem uma semana desde o dia que eu parei de usar, e ela ainda ta vermelha ao redor, não muito como antes, eu to passando a noite bepantol derma, e de manha manteiga de cacau. mais sera que essa irritação passa ?
    se volta a ficar da cor da pele, ou fica queimado pra sempre ?
    lembrando que

    ResponderExcluir
  27. Ailton: o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet: para afirmar como evoluirá a lesão, é preciso examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico e peça que o oriente. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  28. Oi,meu nome é Amanda, limao escurece a pele? mesmo sem a exposição ao sol? se escurece, a cor original voltará ? quanto tempo?

    ResponderExcluir
  29. Amanda: a ação do limão na pele depende da sensibilidade e das características da pele em cada pessoa. Por isso, algumas pessoas têm e outras, não. Da mesma forma, não há como prever a evolução sem examinar a pele pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Olá, chamo-me Pedro, hoje fui tomar uma caipirinha.. O limão pegou nos lábios.. Agora esta queimando mt _122

    ResponderExcluir
  31. Pedro: faça apenas compressas com soro fisiológico. Evite usar remédios por conta própria e procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. oi me chamo franciele faz uns oito dias que tava fazendo suco de limão e me esqueci da lavar as mãos no começo ficou bem vermelho quase o braço todo agora comneçou a forma umas bolinhas e da muito cocera e descascar queria saber se minha pele vai volta ou normal ...

    ResponderExcluir
  33. Franciele: Dependendo do caso e da intensidade as lesões são reversíveis. Procure atendimento médico especializado.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá,tive queimaduras de limão e estou com muita coceira, meu braço e maos estão inchadas de tanto coçar, o que eu faço pra essa coceira acabar?

    ResponderExcluir
  35. Mari: peço sua compreensão, mas não é possível medicar ou orientar tratamento sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  36. eu tive queimadura causada pelo limão, com manchas vermelhas e bolhas de água.

    ResponderExcluir
  37. Obrigado pelo depoimento, Willian e pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  38. Oi .me chamo dione
    Apareceu uma mancha vermelhada na minha mao dos primeiros dia queimavam
    Ai foi passando dias e agora so cossa
    !
    O que devo passar na minha mao?

    ResponderExcluir
  39. Dione: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Brigado!
    Mas acho que esta sarando porque esta um pouco descascando .
    Isso quer dizer que esta sarando?

    ResponderExcluir
  41. Ana Maria Silva Ramos22/9/14 11:54

    Limão pode desencadear crises de enxaqueca com aura, tinha qdo criança e nunca mais tinha se manifestado e com 48 anos voltou e na época tinha feito a cura do limão, e a uma semana tenho tomado um suco desintoxicante q vai laranja e limao, e a tres dias seguidos tenho tido crises.
    Tem alguma relaçao?

    ResponderExcluir
  42. Ana: certas frutas, como as cítricas (laranja, limão, abacaxi) e a banana (principalmente a banana d'água), têm substâncias que desencadeiam crises de enxaqueca em algumas pessoas. Mas, cada pessoa deve ser analisada de forma personalizada, Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  43. Olá, sábado passado fiz uma batida com limão, apenas 2 ou 3 unidades. Lavei a mão com água e sabão mas sem os devidos cuidados (extras, como lavar MUITO BEM), o dia não estava ensolarado, apenas nublado mas o calor era forte, hoje, segunda feira, tenho algumas manchas avermelhadas nos dedos que coincidem com a mão que tive contato com os limões, porém, ela arde pouco, apresenta apenas uma pequena bolha mas tenho tido coceira (obviamente que não estou coçando), é possível o limão queimar até mesmo em dias nublados? Sabe-se que os raios ultravioletas atravessam as nuvens e queimam do mesmo jeito, essa reação também ocorre com o limão? E o contato com produtos químicos como o cloro de uma piscina (barra) por exemplo, poderia causar ou agravar este problema? Obrigado!

    ResponderExcluir
  44. A queimadura pelo limão pode ocorrer mesmo em dias nublados. Contudo, não é possível prestar esclarecimentos sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. Olá meu é Aline.
    Fui a praia esse fim de semana, e lá fiz caipirinha que caiu nos meus braços e seios.
    Não dei importância e tomei Sol.
    Você já deve imaginar como eu estou né?
    Estou com medo pois uma amiga minha me disse que nunca mais sairá .
    é verdade isso nunca mais vai sair?
    Estou com vergonha até de sair na Rua pois a parte que está mais feia e a do meus seios
    mto obrigada pela atenação

    ResponderExcluir
  46. Aline: tenha paciência. A resolução da fitofotodermatite é lenta. Obedeça a orientação do(a) médico(a), evite uso de medidas caseiras e mantenha o tratamento para que o problema seja adequadamente solucionado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo4/2/15 16:19

    Boa tarde, gostaria de saber se pode enfaixar o local da lesão?

    ResponderExcluir
  48. Não é recomendado manter o local enfaixado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  49. Sinto muito, mas não é possível atender sua solicitação. Nem toda mancha escurecida na pele é causada pelo limão. É preciso examinar sua pele pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo7/6/15 20:26

    Minha perna ficou com ums mancha escura após exposição ao sol com remédio caseiro a base de álcool com semente (jucá) a mancha ficou escorrida...vai sumir?????

    ResponderExcluir
  51. Não é possível avaliar a mancha que descreve sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico sob a forma de consulta tradicional. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Oi meu nome e soraia estou com minha perna queimada do limao espremia no camarao e acho que caiam na minha perna esta toda queimada com muita coceira que nao estou quentando tem algum remedio caseiro pra aliviar a coceira esperando resposta obrigado

    ResponderExcluir
  53. Soraia: sinto muito, mas não posso atender seu pedido. Obedecemos as normas do Conselho Federal de Medicina: é proibido medicar ou indicar nomes de remédios pela internet, sem avaliar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Oi fiz uma loucura, vi uma receita caseira de limão junto com sal e água, pra passar apenas na região do nariz para cravos, fiz esse processo à noite!
    E estou bastante preocupada agora, não vou mais usar isso, foi uma loucura de momento!
    Então depois que usei agora só posso tomar sol com quanto tempo? Depois de uns dias posso tomar sol novamente ? Sem risco? Me ajudem
    Joyci

    ResponderExcluir
  55. Joyci: lave bem o rosto com sabonete próprio para pele sensível. Com o passar das lavagens, a pele estará livre de resíduos do limão.E não se esqueça de usar um bom protetor solar sempre que se expuser ao sol. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado por me responder!
    Mais agora toda vez que eu for sair no sol tenho que passar protetor solar ??
    Ou depois de alguns dias lavando bem o rosto até sair todos os resíduos do limão posso tomar sol novamente? Sem usar protetor ? Porque tenho medo de esquecer de passar e ai manchar por conta que passei essa mistura de limão!
    Joicy

    ResponderExcluir
  57. Joicy: é provável que sua pele já esteja sem resíduos. Contudo, o uso do protetor solar é importante, em especial para todos, sempre que se expuser ao sol. Um abraço.

    ResponderExcluir
  58. ola minha esposa tem alergia de limao e tambem gelo mas antigamente ela nao tinha passou a ter depois que tomou um choque termico na agua da praia que estava muito gelada ai acabou tendo a alergia das duas coisas sera que tem cura gostaria de saber da resposta obrigado

    ResponderExcluir
  59. Erivergton: peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. Antes de mais nada é preciso estabelecer o diagnóstico preciso e avaliar os dados clínicos de sua esposa. Testes e exames poderão ser úteis. Caso more no Rio, estaremos ao seu dispor no ambulatório da clínica de alergia da Policlínica Geral RJ. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  60. Bom dia meu nome é Cristina, sábado chupei alguns limões e fui para a psina. No outro dia aparecereu uma maicha enorme ao redor da minha boca e na segunda ainda comi camarão. O que devo fazer estou desesperada e a cada dia escurece mais.Será que a minha pele ira anchar????

    ResponderExcluir
  61. Cristina: sinto muito mas não é possível emitir um parecer sobre seus sintomas sem uma análise criteriosa dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Você precisa ser examinada pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  62. Oi! Boa noite? Esse tipo de queimadura dói? Eu fiz caipirinha no sábado e lavei bem as mãos, fui para a piscina e no domingo à tarde minha mão estava o inchada, muito vermelha e com aspecto de queimada, está assim até hj. Não coça, mas doe muito e não consigo colocar a mão na água morna ou quente.....É assim mesmo?

    ResponderExcluir
  63. Sabrina: a mancha do limão em geral não dói. Pode arder ou surgir bolhas no local. Recomendo que procure atendimento médico para esclarecer o que aconteceu. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  64. Estou desesperada! Fiz suco de limao na segunda feira, lavei minhas maos com detergrnte, depois pegueicminha bebezinha de 5 meses no colocpara amamentar. Pro meu desepero ela esta cheia de bolhas. Aqueimadura esta horrivel... e como omtem e hj td fechado, estou com medo da pele delamficar manchada . Ela é branca como um leite. Na perninha dela tem umanbolha enorme. Estou desesperada. Pior Natal da minha vida. Estou tratando com nebacetin e banhos fresquinhos.

    ResponderExcluir
  65. O seu relato sugere que tenha ocorrido uma fitofotodermatite pelo limão. Mas não é possível afirmar pela internet,sem examinar pessoalmente. Recomendo que siga as instruções do(a) pediatra que trata de sua filha Se for o caso, ela será encaminhada a um(a) especialista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Oi meu nome e lucas tive uma lesao nas maos calsada pelo limao!!! E sobre meu dedao quando estava melhorando jah nasceu uma bola vermelha pequena que logo depois de uns dias foi crescendo e. Esta parecendo piorar

    ResponderExcluir
  67. Lucas: se você estava melhorando e surgiu uma nova lesão em sua pele, é recomendável que procure atendimento médico. Só examinando pessoalmente será possível fazer um diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. boa tarde estava tomando agua alcalina,com limão,fui a praia e apareceu tres dias depois umas manchas em minha barriga como se estivesse chapiscado,estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  69. Suzana: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma fitofotodermatite. Mas não é possível afirmar pela internet,sem examinar você pessoalmente. Recomendo que procure um(a) especialista para examinar e orientar de forma adequada. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Patrícia: a sua pergunta ficou incompleta. Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada. Gratos pelo contato.

    ResponderExcluir
  71. Michelle Vaz16/1/16 02:07

    Réveillon, praia, dois dias após apareceu uma mancha avermelhada na barriga, que com o passar dos dias escurecia, fui urgente na dermatologista saber do que se tratava, ela me diagnosticou com fitofotodermatose, não me lembro de ter contato com nada que possa ter causado, mas como realmente me expus ao sol, não tive dúvidas que ela estava certa. Estou grávida de 19 semanas e queria tanto saber se vou passar minha gestação toda com a mancha na barriga?? Não posso realmente usar nada para acelerar o processo para clarear??

    ResponderExcluir
  72. Michelle: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, as manchas podem se acompanhar de maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prever sua evolução ou indicar tratamento através deste aconselhamento na internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que peça ao seu médico para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  73. Oi apareceu uma mancha no meu braco primeiro dia vermelha no segundo um pouko mais escuro ela ficou meio grossa parecia uma queimadura ai no outro dia aparece mais uma mais pequena ai ela ta marrom a primeira descascou e agora está ficando branca nunca cosou ou me encomodou só fiqei com medo mesmo olha mechie em limão um dia antes de surgir isso mais me lavei oque VC acham sobre isso ??

    ResponderExcluir
  74. Elizandro: O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma fitofotodermatose pelo limão. Mas, não é possível confirmar sem examinar. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Olá meu nome é Erik e eu fui ao club e mexi com limão e nem me liguei e aconteceu de ficar manchado minha mão i eu quero saber se está mancha irá sair da minha mão ou não??

    ResponderExcluir
  76. Erik: a evolução da dermatose causada pelo limão depende do grau de acometimento da pele. Nos casos leves a moderados a mancha tende a desaparecer. Casos mais intensos, o problema poderá persistir. Aconselho que procure atendimento médico pois só examinando pessoalmente sua pele será possível dar uma resposta com exatidão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Oi. Meu nome é Amanda e há dois meses fiz caipirinha e me expus ao sol. O problema é que estava de biquíni e minha barriga acabou ficando manchada. Não cuidei no início pois achei que era alergia. Só depois que lembrei do ocorrido pois aconteceu parecido com minha amiga. Faz 2 meses e as manchas ainda não saíram. Estou preocupada que fique para sempre. Fui a um dermatologista (aparentemente não muito bom) e ele me recomendou passar um ácido (em pomada). Passei uns dias,mas estou com medo que arave a situação pois é ácido TB. Então, contínuo passando o ácido ou é melhor suspender e apenas esperar?

    ResponderExcluir
  78. Amanda: não tenho condições para atender sua solicitação sem saber o nome da medicação prescrita e sem diagnosticar o tipo da lesão que você apresenta. Se você não confiou no médico, é aconselhável que procure uma segunda opinião, sob a forma de uma consulta tradicional, feita pessoalmente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Oi meu nome é Vanessa, passei uma mascara pra espinhas no meu rosto de limão e canela, logo depois que retirei meu rosto tava todo vermelho e queimado, na hora eu passei gelo e pós sol.
    O que eu devo fazer agora? Vai sair o vermelho do meu rosto?
    Vale lembrar que eu passei essa máscara hoje às 10 horas da noite, mas to preocupada, pois me disseram que não vai mais sair e que minha pele vai ficar com manchas marrom, é vdd?
    Como posso resolver isso?

    ResponderExcluir
  80. Vanessa: sinto muito, mas não é possível responder suas perguntas sem examinar seu rosto. É provável que tenha ocorrido uma reação cutânea irritativa pelo limão. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. oi meu nome e KARLYANE estou gravida de 26 semanas, e sofri queimadura de 1grau ,eu estava comendo calabresa assada com limao e depois fui para o sol na verdade nem era sol era so um mormaço pois tinha chovido e no dia seguinte apareceu as queimaduras na minha cocha e na minha barriga estão com bolhas e cocam muito. isso ira ficar quanto tempo

    ResponderExcluir
  82. Karlyane: o tempo de duração das lesões depende do tipo e gravidade do processo. Por isso, não há como afirmar quanto tempo levará para desaparecer, pela internet, sem examinar você pessoalmente. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Boom não sei o que fazer fui fazer uma experiência que tirava espinhas e usei o limão com a canela deixei por cinco minutos nisso meu rosto estava todo vermelho e manchando fiquei assustada e ainda estou apavorada não sei o que fazer me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  84. Medidas caseiras podem agravar o problema. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. oi , em maio de 2016 sofri queimadura de 2 grau quando estava comendo peixe e espremi um limão em cima. Fui tomar banho de lagoa e em seguida notei uma mancha avermelhada na barriga.
    Dois dias depois apareceram bolhas na minha barriga e manchas escuras na perna e mãos.
    Desde maio estou usando na cicatrizaçao a pomada Cicaplast, porém semana passada fui na dermatologista e por conta de a mancha da barriga de 2 grau estar branca ela passou a pomada tarfic.
    Você conhece o resultado do uso dessa pomada em queimaduras? Ou será melhor continuar usando somente o cicaplast Baume.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  86. Re: a indicação de um medicamento depende da avaliação feita no exame físico, incluindo o exame da lesão. Po isso, não há como julgar a indicação de um produto sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida à dermatologista e peça que a oriente. Lembro que o diálogo e a confiança entre o médico e o paciente são a base para o sucesso do tratamento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Estou com queimaduras bem avermelhadas e poucas bolhas e estou passando aloe e vera isso resolve?

    ResponderExcluir
  88. boa tarde! tomei sol e tinha limão na minha pele, faz uma hora mais ou menos, até agora não aconteceu nada, mas gostaria de saber, se existe algo que possa fazer para evitar que as manchas apareçam?

    ResponderExcluir
  89. Diego Boa tarde. Cuidado! Recomendo atenção: é preciso examinar para orientar um tratamento de forma adequada e segura. Orientar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Nem toda pessoas terá reação ao manipular limão e se expor ao sol. E não é possível prever quem terá e quem não terá este tipo de reação. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Olá meu nome e keyti ,tive uma queimadura de limão após fazer uma torta e não lavar as mãos,gostaria de saber o que devo passar para diminuir a mancha ,e se e normal coçar e ter uns caroços (como se fosse alergia) ,obrigada

    ResponderExcluir
  92. Keity Bom dia. Não é possível tratar sem examinar. Recomendo uma consulta pessoalmente para que possa avaliar ser examinada e ser orientada de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Anônimo8/1/17 16:41

    Fomos a piscina em um sítio de amigos, lá tinha um enorme limoeiro e usamos alguns limões p temperar a carne conforme comiamos, porém meu filho de um ano apresenta manchas no corpo q acredito q tenha sido causada pelo fato de pega lo no colo, as manchas estavam vermelhas inicialmente agora estão amarronzadas e escamando, gostaria de saber se esse é o processo de reversal ou se corre o risco das manchas permanecerem p sempre?

    ResponderExcluir
  94. Estou grávida de 22 semanas e estava fazendo suco de limão e temperando saladas e acredito que o sumo do limão tenha respingado na minha barriga o que me causou uma queimadura muito feia com bolhas. Meu obstetra me passou uma pomada mas ainda sinto dor e não houve nenhuma melhora. Demora muito a cicatrização de queimadura por limão?

    ResponderExcluir
  95. Manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor duração. A maior parte das lesões ocasionadas pelo limão são reversíveis e não deixam marcas. Mas, para predizer como será no seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que mantenha os cuidados prescritos e aguarde a opinião do seu médico. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  96. Isabella: a pele da mulher grávida é mais sensível, devido às alterações hormonais próprias da gestação. Por isso, algumas situações poderão se agravar quando acometem uma gestante. Aconselho que entre em contato com o(a) médico que acompanha seu pré natal e peça que a examine e a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. olá, fiz caipirinha de limão, me lavei e fui a praia, estou com minhas mãos inchadas e com bolhas enormes.... quero saber se esvazia-las é uma boa prática visto que elas estouram por si....

    ResponderExcluir
  98. Romualdo: Boa tarde. Não recomendo o rompimento da bolha, pois pode facilitar infecção no local. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Ola meu nome e eliana. Depois que tive contato com o limao. Apareceu varias manchas escuras no meu rosto. Qual pomada devo usar me ajudem.. estou desesperada

    ResponderExcluir
  100. Eu já tive a fitofotomelanose. Quer dizer que eu nunca mais poderei tomar suco de limão?

    ResponderExcluir
  101. Eliana: boa noite. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  102. Você não deve manipular a fruta antes de se expor ao sol. Caso aconteça, lave bem o local, para evitar a reação, que é desencadeada pela luz solar. Obrigada por sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Olá, eu tenho fitofotodermatite muito severa, não devo nunca manusear limão, a reação dá uns dois dias depois mesmo se não fizer sol. me queimo até com a luz fluorescente. não adianta lavar. Mas o que causa, no meu caso especificamente, é o óleo da casca do limão. Coça muito. Eu nunca me exponho ao sol, não tenho costume, mas o pouquinho que pegar na minha mão é suficiente. Quando aconteceu pela primeira vez eu tinha 15 anos, e mesmo lavando fui para o sol, queimou muito a ponto de ter que fazer curativo na mão. Obrigada pelas informações, o blog é muito didático e bom de ler.

    ResponderExcluir
  104. Obrigado por enviar seu depoimento e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno