15 fevereiro 2009

Sol e limão - esta dupla é perigosa



Carlos dirigia o carro na estrada. Viagem longa,decide parar para almoçar, aproveitando que tinha amigos num restaurante bem próximo. Chegando lá, ajudou a fazer uma gostosa limonada suíça, para acompanhar o peixe pescado na hora.

Passadas algumas horas, o susto: sua mão esquerda tinha uma grande mancha vermelha, sua pele estava irritada. O aspecto assustava, parecia uma queimadura. Verificou também que tinha manchas menores na barriga e no rosto, em volta dos lábios. Ficou muito assustado, procurou um médico que fez o diagnóstico. O nome era complicado: “fitofotodermatite” (fito=vegetal, foto=luz e derma=pele e ite=inflamação). Ou seja, uma reação cutânea causada por plantas e vegetais na presença de luz solar. É chamada também de fitofotomelanose. Um grande número de pessoas pode apresentar lesões vermelhas, escurecidas, semelhantes a uma queimadura, resultantes da sensibilização com o sumo de frutas cítricas (o mais freqüente é o limão) após expor à luz do sol.

Em geral tem evolução benigna. Em alguns casos, as lesões podem se acompanhar de bolhas e evoluir para uma queimadura. O aspecto é variado: ora pontilhado, correspondendo aos locais onde o limão respingou; ora sob a forma de manchas; ou até um aspecto “escorrido”, como por exemplo, em crianças, após tomar picolés ou sorvetes de limão na praia. Mas não é só o limão que pode provocar este problema. Outras frutas e vegetais: Bergamota, figo verde (incluindo as folhas), laranja, lima, lima da pérsia, manga, nabo, tangerina. O uso de folhas de arruda em receitas caseiras para combater piolhos é perigoso, podendo causar lesões cutâneas severas.

Como prevenir?

- Evite fazer (ou beber) limonadas, sucos de frutas, picolés, caipirinhas ao se expor ao sol.
- Lave bem as mãos sempre que manipular frutas cítricas sob o sol.
- Lave o rosto, em volta da boca.

- Perfumes podem provocar uma reação semelhante: não use perfumes antes de se expor ao sol.
- Use bloqueador solar no local afetado.

- Não use bronzeadores caseiros, em especial aqueles que são feitos à base das folhas do figo. São perigosos e podem ocasionar queimaduras graves.


Leia mais sobre o tema em:
Marcas na pele

107 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

oi, meu nome e sueli, eu fiquei muito assustada este ano de 2012, com minha filha. Fomos passar uns dia na praia, quando chegamos havia um pe de limao carregado, na frente da casa, minha filha ficou embaixo do pe carregado de limao, admirando e as folhas do limoeiro ficou em contato direto com ela. depois de um tempo uma pequena mancha apareceu, no dia seguinte ela foi tomar sol e essa mancha cresceu muito e ficou como uma grande queimadura depois de uns dia escureceu e agora esta descascando, mas nao doi mas. Acho que nao ficara cicatrizes mais o susto foi grande.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sueli: o seu relato sugere mesmo que tenha sido um caso de fitofotodermatite. O tratamento depende de cada caso. Mas, na maioria das vezes a evolução é satisfatória, apesar do mau aspecto das lesões. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Cristiano e tenho este problema a muito tempo. Preciso muito me cuidar com o ácido do limão e até caipirinhas. Não posso me expor ao sol porque logo aparece manchas em minha mão direita, na parte ce cima. Cossa muito e parece ter pequenas bolhas de água. A solução para meu problema foi uma pomada a base de Fludroxicortida. Ao menos para de cossar e baixa a inflação.
Abraços.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiano: o ideal mesmo é prevenir pois pomadas e cremes têm pouco efeito no tratamento da fitofotodermatite. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ontem fui preparar uma caipirinha e sabendo o que o limão poderia causar em minhas mãos, tratei de lavar muito bem após o preparo, e então fui para a beira da praia. Porém, mesmo lavando bem, ainda ontem minha mão começou a coçar um pouco e hoje acordei com ela um pouco inchada, avermelhada coçando demais e repleta de pequenas bolinhas que dão um aspecto aspero na mão, não tenho dúvida que seja fitofotomelanose, mas tenho muitas duvidas sobre o assunto. Gostaria de saber qual o ciclo dos sintomas? Quantos dias leva em média até que os sintomas desapareçam ou no minimo deixem de incomodar? Devo passar algo que alivie a coceira e a vermelhidão, o que sugerem? Li muito sobre manchas de tom marrom e bolhas, eu não tenho isso pelo menos ainda, os sintomas que eu tenho atualmente podem piorar? coçar pode piorar ainda mais ou espalhar a mancha e a area da coceira? Continuar expondo ao sol, mesmo que com bastante protetor solar, retarda o desaparecimento dos sintomas? Agradeço a atenção desde já, ansioso pelas respostas. Vinícius/SC

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vinicius: evite a exposição ao sol, aplique apenas compressas com soro fisiológico no local. O seu relato sugere que seja uma reação leve de fitofotodermatite, mas para afirmar a duração e prever a evolução é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

no segundo dia eu só apresentava os sintomas nas mãos, hoje (terceiro dia) as manchas, bolhas, e coceira se espalharam pelo rosto, torax e abdomen, como isso ocorre? os sintomas se espalham pelo corpo naturalmente ou coçar a area e depois encostar outras partes do corpo transmite s sintomas? com contato, pode passar pra outra pessoa? Vinícius/SC

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vinicius: a exposição ao sol provocará sintomas em todos os locais onde houve contato com o limão, mesmo sob a forma de respingos, resultando no surgimento das lesões cutâneas. Por isso, pode dar a impressão que as lesões estão se espalhando.

Anônimo disse...

Estou com esse problema desde a segunda de carnaval,qdo fiz um suco de limão para prepararmos um mousse.Chegue a lavar as mãos,mas em seguida fui pra piscina.Gente tá horrível as minhas mãos,tem bolhas,e está em carne viva.Já consultei um alergista e ele pediu pra eu usar DESONIDA,e tomar HIXIZINE 2x ao dia,mas ainda parece que está se aumentando cada vez mais,a coceira,as bolhas entre os dedos.Por favor me ajudem estou horrorizada e com muita dor no local.Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que tenha apresentado uma fitoftodermatite pelo limão. Aconselho que retorne ao alergista para nova avaliação. Infelizmente não é possível indicar um tratamento sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Desde o dia 20 de fevereiro estou com as mãos manchadas por ter espremido limões. Minhas mãos estão com manchas em forma de respingos, escorrido e uma mancha enorme, dentro está avermelhada e por fora está preto. Tem algum creme que pode ajudar a a desaparecer essas manchas mais rapidamente?? parece que está ficando cada vez mais escura!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A evolução da fitofotodermatite é lenta e pode se apresentar com escurecimento da pele. Peço sua compreensão, mas não há como medicar sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico.

Anônimo disse...

Gente,desde o dia 19 de fevereiro, temperando carne, espremendo limão, após lavar muito bem as mão, fui á praia...no dia seguinte as minhas duas mão estavam avermelhadas, mais no di aseguintem horríveis cheias de bolha na mão e entre os dedos, usei pomada, soro e agora a pele caiu e está bem vermelha com manchas escuras em volta...será q a cor da pele vai voltar ao normal?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que sua pele volte ao normal, mas para afirmar com exatidão é preciso examinar pessoalmente e avaliar a intensidade da reação cutânea ocorrida. o seu alergista poderá orientar de forma mais adequada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oi....me queimei com limão no rosto (região da bochecha), acho q passei a mão ao espremer limão e me expus ao sol....já tem 9 dias e a mancha não clareia...todos falam q a mancha é permanente,estou usando mto protetor, acredito q a mancha vá sair, ou não????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As manchas resultantes da fitofotodermatose tendem a desaparecer vagarosamente. Aconselho que procure um especialista e peça que oriente sobre seu caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oi,eu sou super alergica ao limão,posso tomar o suco mas manuseá-lo de jeito nenhum.
ontem estávamos fazendo churrasco e meu marido expremeu o limão na carne,em seguida peguei para terminar e no outro dia meu olho direito estava todo inchado,sempre me dá na mão ,mas foi pq peguei no ar e foi direto pro rosto. Estou um monstro!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É importante que procure atendimento médico para tratar a crise alérgica. E, vale lembrar que você não deve manipular limão ou outras frutas cítricas quando se expuser ao sol. Gratos pelo seu depoimento e pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ola, pessoal|Depois de fazer uma caipirinha, lavei as mãos, os braços e sai pra piscina. Depois disso minhas mãos e braços ficaram avermelhadas, com bolhas e depois manchadas. Fui medicada durante esse processo, mas agora cada vez que mexo com limão,acontece a mesma coisa, no momento estou assim... tenho que ensinar alguem a fazer caipirinha como faço kk. Abraços

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É, você tem razão! É melhor compartilhar sua receita e evitar o manuseio do limão nos dias ensolarados. Obrigado pela visita ao nosso blog. Volte sempre!

Vitor disse...

Boa tarde, sempre que tomo suco de limão sem açúcar, minha garganta começa a arranhar e amanheço com dor de garganta. Será algum tipo de alergia? Grato.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vitor: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá! Aos 15 dias atrás fiz uma limonada aqui em casa e alguns dias depois a minha mão esquerda apresentou uma mancha avermelhada e ardia um pouco agora ela estar escurecendo más continua ardendo porém não apresentou bolhas o que éh um bom sinal! Quero saber se isso éh normal ter passados uns 15 dias e continua ardendo, e quantos dias mais ou menos isso vai durar, enquanto a mancha se não sumi mais não têm problema, só me indique alguma coisa para aliviar um pouco a ardência!
Se me puderem me mandar a resposta por meu gmail:
archimedespereira.ap@gmail.com
Agradeço desde já muito obrigado pela assistência! Aguardo a resposta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A evolução da fitofotodermatite pode ser lenta e levar semanas até a sua regressão total. Faça compressas com solução salina fisiológica e procure um médico para avaliar se há outras intercorrências complicando o caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

bomdirno lendo os email tenho na mimha mao os sintomas de punto vermenho e depois enche de agua ,nos ultimos tenpo eu engeri tanto suco de limao e tive muito comtato per prepara insaladas no usei luvas e minha mao tem esses pontos fui al medico e ele me deu uma crema para pasar e falou que devo evitar limao ,tomate ,refrigerantes ,e outro ,da duas semanas ja passou nove dias e ainda comtinua me ajuda coisa posso faser eu no sto no brasil moro fora....pode dizer por favor oque posso compra para tornar normal....zna

ailton filho disse...

Aqui não é o local certo, mais como é parecido com meu caso, queria que tirassem minhas duvidas, por favor.
Eu tinha uma quantidade minima de acnes, mais ai fui em uma dermatologista, e a medica me receitou uma pomada de adapaleno e um sabonete chamada actine.
Passei ela no rosto todos os dias, como a medica receitou, lavar de noite com o sabão e antes de dormir passar a pomada, e sempre tira de manha, comecei a usar, não passei nos lábios mais ao redor, sendo que no terceiro dia de uso, minha boca ficou muito vermelha e ao redor também, e rachando, ai suspendi o uso, depois de uns cinco dias, ela estava toda vermelha e ao redor inchado, já tem uma semana desde o dia que eu parei de usar, e ela ainda ta vermelha ao redor, não muito como antes, eu to passando a noite bepantol derma, e de manha manteiga de cacau. mais sera que essa irritação passa ?
se volta a ficar da cor da pele, ou fica queimado pra sempre ?
lembrando que

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ailton: o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet: para afirmar como evoluirá a lesão, é preciso examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico e peça que o oriente. Conto com a sua compreensão.

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Amanda, limao escurece a pele? mesmo sem a exposição ao sol? se escurece, a cor original voltará ? quanto tempo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amanda: a ação do limão na pele depende da sensibilidade e das características da pele em cada pessoa. Por isso, algumas pessoas têm e outras, não. Da mesma forma, não há como prever a evolução sem examinar a pele pessoalmente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, chamo-me Pedro, hoje fui tomar uma caipirinha.. O limão pegou nos lábios.. Agora esta queimando mt _122

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pedro: faça apenas compressas com soro fisiológico. Evite usar remédios por conta própria e procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oi me chamo franciele faz uns oito dias que tava fazendo suco de limão e me esqueci da lavar as mãos no começo ficou bem vermelho quase o braço todo agora comneçou a forma umas bolinhas e da muito cocera e descascar queria saber se minha pele vai volta ou normal ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Franciele: Dependendo do caso e da intensidade as lesões são reversíveis. Procure atendimento médico especializado.
Gratos por sua visita.

Mari Sampaio disse...

Olá,tive queimaduras de limão e estou com muita coceira, meu braço e maos estão inchadas de tanto coçar, o que eu faço pra essa coceira acabar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mari: peço sua compreensão, mas não é possível medicar ou orientar tratamento sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

willian lopes gonzales disse...

eu tive queimadura causada pelo limão, com manchas vermelhas e bolhas de água.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pelo depoimento, Willian e pela visita ao Blog da Alergia.

Dione Maciel Silva disse...

Oi .me chamo dione
Apareceu uma mancha vermelhada na minha mao dos primeiros dia queimavam
Ai foi passando dias e agora so cossa
!
O que devo passar na minha mao?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dione: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

Dione Maciel Silva disse...

Brigado!
Mas acho que esta sarando porque esta um pouco descascando .
Isso quer dizer que esta sarando?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Converse com seu médico.
Obrigado.

Ana Maria Silva Ramos disse...

Limão pode desencadear crises de enxaqueca com aura, tinha qdo criança e nunca mais tinha se manifestado e com 48 anos voltou e na época tinha feito a cura do limão, e a uma semana tenho tomado um suco desintoxicante q vai laranja e limao, e a tres dias seguidos tenho tido crises.
Tem alguma relaçao?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: certas frutas, como as cítricas (laranja, limão, abacaxi) e a banana (principalmente a banana d'água), têm substâncias que desencadeiam crises de enxaqueca em algumas pessoas. Mas, cada pessoa deve ser analisada de forma personalizada, Gratos pela visita

Anônimo disse...

Olá, sábado passado fiz uma batida com limão, apenas 2 ou 3 unidades. Lavei a mão com água e sabão mas sem os devidos cuidados (extras, como lavar MUITO BEM), o dia não estava ensolarado, apenas nublado mas o calor era forte, hoje, segunda feira, tenho algumas manchas avermelhadas nos dedos que coincidem com a mão que tive contato com os limões, porém, ela arde pouco, apresenta apenas uma pequena bolha mas tenho tido coceira (obviamente que não estou coçando), é possível o limão queimar até mesmo em dias nublados? Sabe-se que os raios ultravioletas atravessam as nuvens e queimam do mesmo jeito, essa reação também ocorre com o limão? E o contato com produtos químicos como o cloro de uma piscina (barra) por exemplo, poderia causar ou agravar este problema? Obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A queimadura pelo limão pode ocorrer mesmo em dias nublados. Contudo, não é possível prestar esclarecimentos sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

Aline R. disse...

Olá meu é Aline.
Fui a praia esse fim de semana, e lá fiz caipirinha que caiu nos meus braços e seios.
Não dei importância e tomei Sol.
Você já deve imaginar como eu estou né?
Estou com medo pois uma amiga minha me disse que nunca mais sairá .
é verdade isso nunca mais vai sair?
Estou com vergonha até de sair na Rua pois a parte que está mais feia e a do meus seios
mto obrigada pela atenação

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: tenha paciência. A resolução da fitofotodermatite é lenta. Obedeça a orientação do(a) médico(a), evite uso de medidas caseiras e mantenha o tratamento para que o problema seja adequadamente solucionado. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber se pode enfaixar o local da lesão?

Anônimo disse...

Ola, apareceu uma mancha amorronzada na mimha mao esquerda e comeceu aparecer na mao direita, mais nao sei o que.ja tem duas semanas

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é recomendado manter o local enfaixado. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não é possível atender sua solicitação. Nem toda mancha escurecida na pele é causada pelo limão. É preciso examinar sua pele pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Minha perna ficou com ums mancha escura após exposição ao sol com remédio caseiro a base de álcool com semente (jucá) a mancha ficou escorrida...vai sumir?????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível avaliar a mancha que descreve sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico sob a forma de consulta tradicional. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Naruto Rabelo disse...

Oi meu nome e soraia estou com minha perna queimada do limao espremia no camarao e acho que caiam na minha perna esta toda queimada com muita coceira que nao estou quentando tem algum remedio caseiro pra aliviar a coceira esperando resposta obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Soraia: sinto muito, mas não posso atender seu pedido. Obedecemos as normas do Conselho Federal de Medicina: é proibido medicar ou indicar nomes de remédios pela internet, sem avaliar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Oi fiz uma loucura, vi uma receita caseira de limão junto com sal e água, pra passar apenas na região do nariz para cravos, fiz esse processo à noite!
E estou bastante preocupada agora, não vou mais usar isso, foi uma loucura de momento!
Então depois que usei agora só posso tomar sol com quanto tempo? Depois de uns dias posso tomar sol novamente ? Sem risco? Me ajudem
Joyci

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joyci: lave bem o rosto com sabonete próprio para pele sensível. Com o passar das lavagens, a pele estará livre de resíduos do limão.E não se esqueça de usar um bom protetor solar sempre que se expuser ao sol. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Obrigado por me responder!
Mais agora toda vez que eu for sair no sol tenho que passar protetor solar ??
Ou depois de alguns dias lavando bem o rosto até sair todos os resíduos do limão posso tomar sol novamente? Sem usar protetor ? Porque tenho medo de esquecer de passar e ai manchar por conta que passei essa mistura de limão!
Joicy

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joicy: é provável que sua pele já esteja sem resíduos. Contudo, o uso do protetor solar é importante, em especial para todos, sempre que se expuser ao sol. Um abraço.

Erivergton lopes cerqueira disse...

ola minha esposa tem alergia de limao e tambem gelo mas antigamente ela nao tinha passou a ter depois que tomou um choque termico na agua da praia que estava muito gelada ai acabou tendo a alergia das duas coisas sera que tem cura gostaria de saber da resposta obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Erivergton: peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. Antes de mais nada é preciso estabelecer o diagnóstico preciso e avaliar os dados clínicos de sua esposa. Testes e exames poderão ser úteis. Caso more no Rio, estaremos ao seu dispor no ambulatório da clínica de alergia da Policlínica Geral RJ. Obrigado pela vista

enzo almeida disse...

Bom dia meu nome é Cristina, sábado chupei alguns limões e fui para a psina. No outro dia aparecereu uma maicha enorme ao redor da minha boca e na segunda ainda comi camarão. O que devo fazer estou desesperada e a cada dia escurece mais.Será que a minha pele ira anchar????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristina: sinto muito mas não é possível emitir um parecer sobre seus sintomas sem uma análise criteriosa dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Você precisa ser examinada pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Sabrina disse...

Oi! Boa noite? Esse tipo de queimadura dói? Eu fiz caipirinha no sábado e lavei bem as mãos, fui para a piscina e no domingo à tarde minha mão estava o inchada, muito vermelha e com aspecto de queimada, está assim até hj. Não coça, mas doe muito e não consigo colocar a mão na água morna ou quente.....É assim mesmo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sabrina: a mancha do limão em geral não dói. Pode arder ou surgir bolhas no local. Recomendo que procure atendimento médico para esclarecer o que aconteceu. Gratos pela visita.

Angela disse...

Estou desesperada! Fiz suco de limao na segunda feira, lavei minhas maos com detergrnte, depois pegueicminha bebezinha de 5 meses no colocpara amamentar. Pro meu desepero ela esta cheia de bolhas. Aqueimadura esta horrivel... e como omtem e hj td fechado, estou com medo da pele delamficar manchada . Ela é branca como um leite. Na perninha dela tem umanbolha enorme. Estou desesperada. Pior Natal da minha vida. Estou tratando com nebacetin e banhos fresquinhos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que tenha ocorrido uma fitofotodermatite pelo limão. Mas não é possível afirmar pela internet,sem examinar pessoalmente. Recomendo que siga as instruções do(a) pediatra que trata de sua filha Se for o caso, ela será encaminhada a um(a) especialista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Lucas Campos disse...

Oi meu nome e lucas tive uma lesao nas maos calsada pelo limao!!! E sobre meu dedao quando estava melhorando jah nasceu uma bola vermelha pequena que logo depois de uns dias foi crescendo e. Esta parecendo piorar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lucas: se você estava melhorando e surgiu uma nova lesão em sua pele, é recomendável que procure atendimento médico. Só examinando pessoalmente será possível fazer um diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

suzana goncalves disse...

boa tarde estava tomando agua alcalina,com limão,fui a praia e apareceu tres dias depois umas manchas em minha barriga como se estivesse chapiscado,estou muito preocupada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Suzana: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma fitofotodermatite. Mas não é possível afirmar pela internet,sem examinar você pessoalmente. Recomendo que procure um(a) especialista para examinar e orientar de forma adequada. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Patricia Moreira disse...

Na minha também ,mais notei que aparece sempre que como abacaxi

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: a sua pergunta ficou incompleta. Por favor escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada. Gratos pelo contato.

Michelle Vaz disse...

Réveillon, praia, dois dias após apareceu uma mancha avermelhada na barriga, que com o passar dos dias escurecia, fui urgente na dermatologista saber do que se tratava, ela me diagnosticou com fitofotodermatose, não me lembro de ter contato com nada que possa ter causado, mas como realmente me expus ao sol, não tive dúvidas que ela estava certa. Estou grávida de 19 semanas e queria tanto saber se vou passar minha gestação toda com a mancha na barriga?? Não posso realmente usar nada para acelerar o processo para clarear??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michelle: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, as manchas podem se acompanhar de maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prever sua evolução ou indicar tratamento através deste aconselhamento na internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que peça ao seu médico para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Elizandro Cerri disse...

Oi apareceu uma mancha no meu braco primeiro dia vermelha no segundo um pouko mais escuro ela ficou meio grossa parecia uma queimadura ai no outro dia aparece mais uma mais pequena ai ela ta marrom a primeira descascou e agora está ficando branca nunca cosou ou me encomodou só fiqei com medo mesmo olha mechie em limão um dia antes de surgir isso mais me lavei oque VC acham sobre isso ??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elizandro: O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma fitofotodermatose pelo limão. Mas, não é possível confirmar sem examinar. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

Erik Job disse...

Olá meu nome é Erik e eu fui ao club e mexi com limão e nem me liguei e aconteceu de ficar manchado minha mão i eu quero saber se está mancha irá sair da minha mão ou não??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Erik: a evolução da dermatose causada pelo limão depende do grau de acometimento da pele. Nos casos leves a moderados a mancha tende a desaparecer. Casos mais intensos, o problema poderá persistir. Aconselho que procure atendimento médico pois só examinando pessoalmente sua pele será possível dar uma resposta com exatidão. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Amanda Almeida disse...

Oi. Meu nome é Amanda e há dois meses fiz caipirinha e me expus ao sol. O problema é que estava de biquíni e minha barriga acabou ficando manchada. Não cuidei no início pois achei que era alergia. Só depois que lembrei do ocorrido pois aconteceu parecido com minha amiga. Faz 2 meses e as manchas ainda não saíram. Estou preocupada que fique para sempre. Fui a um dermatologista (aparentemente não muito bom) e ele me recomendou passar um ácido (em pomada). Passei uns dias,mas estou com medo que arave a situação pois é ácido TB. Então, contínuo passando o ácido ou é melhor suspender e apenas esperar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amanda: não tenho condições para atender sua solicitação sem saber o nome da medicação prescrita e sem diagnosticar o tipo da lesão que você apresenta. Se você não confiou no médico, é aconselhável que procure uma segunda opinião, sob a forma de uma consulta tradicional, feita pessoalmente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

Vanessa Sgarbi disse...

Oi meu nome é Vanessa, passei uma mascara pra espinhas no meu rosto de limão e canela, logo depois que retirei meu rosto tava todo vermelho e queimado, na hora eu passei gelo e pós sol.
O que eu devo fazer agora? Vai sair o vermelho do meu rosto?
Vale lembrar que eu passei essa máscara hoje às 10 horas da noite, mas to preocupada, pois me disseram que não vai mais sair e que minha pele vai ficar com manchas marrom, é vdd?
Como posso resolver isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: sinto muito, mas não é possível responder suas perguntas sem examinar seu rosto. É provável que tenha ocorrido uma reação cutânea irritativa pelo limão. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Unknown disse...

oi meu nome e KARLYANE estou gravida de 26 semanas, e sofri queimadura de 1grau ,eu estava comendo calabresa assada com limao e depois fui para o sol na verdade nem era sol era so um mormaço pois tinha chovido e no dia seguinte apareceu as queimaduras na minha cocha e na minha barriga estão com bolhas e cocam muito. isso ira ficar quanto tempo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karlyane: o tempo de duração das lesões depende do tipo e gravidade do processo. Por isso, não há como afirmar quanto tempo levará para desaparecer, pela internet, sem examinar você pessoalmente. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Boom não sei o que fazer fui fazer uma experiência que tirava espinhas e usei o limão com a canela deixei por cinco minutos nisso meu rosto estava todo vermelho e manchando fiquei assustada e ainda estou apavorada não sei o que fazer me ajuda por favor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Medidas caseiras podem agravar o problema. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Re disse...

oi , em maio de 2016 sofri queimadura de 2 grau quando estava comendo peixe e espremi um limão em cima. Fui tomar banho de lagoa e em seguida notei uma mancha avermelhada na barriga.
Dois dias depois apareceram bolhas na minha barriga e manchas escuras na perna e mãos.
Desde maio estou usando na cicatrizaçao a pomada Cicaplast, porém semana passada fui na dermatologista e por conta de a mancha da barriga de 2 grau estar branca ela passou a pomada tarfic.
Você conhece o resultado do uso dessa pomada em queimaduras? Ou será melhor continuar usando somente o cicaplast Baume.
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Re: a indicação de um medicamento depende da avaliação feita no exame físico, incluindo o exame da lesão. Po isso, não há como julgar a indicação de um produto sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida à dermatologista e peça que a oriente. Lembro que o diálogo e a confiança entre o médico e o paciente são a base para o sucesso do tratamento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Diego Bottosso disse...

Estou com queimaduras bem avermelhadas e poucas bolhas e estou passando aloe e vera isso resolve?

Anônimo disse...

boa tarde! tomei sol e tinha limão na minha pele, faz uma hora mais ou menos, até agora não aconteceu nada, mas gostaria de saber, se existe algo que possa fazer para evitar que as manchas apareçam?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Diego Boa tarde. Cuidado! Recomendo atenção: é preciso examinar para orientar um tratamento de forma adequada e segura. Orientar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda pessoas terá reação ao manipular limão e se expor ao sol. E não é possível prever quem terá e quem não terá este tipo de reação. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Keyti Coutinho disse...

Olá meu nome e keyti ,tive uma queimadura de limão após fazer uma torta e não lavar as mãos,gostaria de saber o que devo passar para diminuir a mancha ,e se e normal coçar e ter uns caroços (como se fosse alergia) ,obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Keity Bom dia. Não é possível tratar sem examinar. Recomendo uma consulta pessoalmente para que possa avaliar ser examinada e ser orientada de forma adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Fomos a piscina em um sítio de amigos, lá tinha um enorme limoeiro e usamos alguns limões p temperar a carne conforme comiamos, porém meu filho de um ano apresenta manchas no corpo q acredito q tenha sido causada pelo fato de pega lo no colo, as manchas estavam vermelhas inicialmente agora estão amarronzadas e escamando, gostaria de saber se esse é o processo de reversal ou se corre o risco das manchas permanecerem p sempre?

Isabella Oliveira disse...

Estou grávida de 22 semanas e estava fazendo suco de limão e temperando saladas e acredito que o sumo do limão tenha respingado na minha barriga o que me causou uma queimadura muito feia com bolhas. Meu obstetra me passou uma pomada mas ainda sinto dor e não houve nenhuma melhora. Demora muito a cicatrização de queimadura por limão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor duração. A maior parte das lesões ocasionadas pelo limão são reversíveis e não deixam marcas. Mas, para predizer como será no seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que mantenha os cuidados prescritos e aguarde a opinião do seu médico. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isabella: a pele da mulher grávida é mais sensível, devido às alterações hormonais próprias da gestação. Por isso, algumas situações poderão se agravar quando acometem uma gestante. Aconselho que entre em contato com o(a) médico que acompanha seu pré natal e peça que a examine e a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Romualdo Patrício Tavares disse...

olá, fiz caipirinha de limão, me lavei e fui a praia, estou com minhas mãos inchadas e com bolhas enormes.... quero saber se esvazia-las é uma boa prática visto que elas estouram por si....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Romualdo: Boa tarde. Não recomendo o rompimento da bolha, pois pode facilitar infecção no local. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ola meu nome e eliana. Depois que tive contato com o limao. Apareceu varias manchas escuras no meu rosto. Qual pomada devo usar me ajudem.. estou desesperada

Unknown disse...

Eu já tive a fitofotomelanose. Quer dizer que eu nunca mais poderei tomar suco de limão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eliana: boa noite. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você não deve manipular a fruta antes de se expor ao sol. Caso aconteça, lave bem o local, para evitar a reação, que é desencadeada pela luz solar. Obrigada por sua participação no blog da Alergia.

insoportablet disse...

Olá, eu tenho fitofotodermatite muito severa, não devo nunca manusear limão, a reação dá uns dois dias depois mesmo se não fizer sol. me queimo até com a luz fluorescente. não adianta lavar. Mas o que causa, no meu caso especificamente, é o óleo da casca do limão. Coça muito. Eu nunca me exponho ao sol, não tenho costume, mas o pouquinho que pegar na minha mão é suficiente. Quando aconteceu pela primeira vez eu tinha 15 anos, e mesmo lavando fui para o sol, queimou muito a ponto de ter que fazer curativo na mão. Obrigada pelas informações, o blog é muito didático e bom de ler.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado por enviar seu depoimento e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".