Pular para o conteúdo principal

Alergia a pomadas: é possível?



Pomadas e cremes são considerados inócuos e largamente receitados não apenas por médicos como também por curiosos, balconistas, amigos, sendo até considerados por alguns como remédios de uso caseiro. A mídia divulga a publicidade destes produtos passando a imagem de que são isentos de efeitos colaterais.

Engano!


Os medicamentos sob forma de pomadas, cremes e loções têm ação farmacológica
comprovada, sendo eficazes para tratar doenças. Mas, também podem causar efeitos colaterais variados, incluindo as reações alérgicas. O uso de qualquer produto na pele se acompanha de um contato direto com a substância, mas se há presença de lesões, a penetração é maior, podendo facilitar a sensibilização ao medicamento.

Alergia X efeito colateral

Remédios podem causar efeitos variados, sendo alguns esperados e outros, imprevisíveis.
Os efeitos colaterais são aqueles conhecidos pelo médico e esperados para uma determinada substância. Por exemplo, a sonolência causada pelos antialérgicos mais antigos. Chama-se de alergia a reação causada por um remédio que tenha um mecanismo imunológico. As reações alérgicas dependem de uma tendência individual, enquanto os efeitos colaterais podem surgir em qualquer pessoa que faça uso do remédio. No caso das pomadas, a forma mais comum de alergia é o Eczema ou Dermatite de contato.

Quais são as pomadas, cremes e loções que mais causam alergia?

Curiosamente, as medicações que mais causam alergia quando usados sob a forma de pomadas e cremes são os antialérgicos também conhecidos como anti-histamínicos, sendo os mais conhecidos: Fenergan® e Caladryl®.


O Merthiolate®, muito usado no tratamento de ferimentos, modificou sua fórmula devido ao alto número de pessoas que apresentavam alergia ao timerosal. Contudo, esta
substância ainda é encontrada em alguns tipos de soro fisiológico para assepsia de lentes de contato e como conservante de determinados colírios, pomadas oftálmicas, gotas nasais, etc.

Antibióticos para uso na pele podem ser causas de alergia, em especial: neomicina, sulfa, penicilina, cloranfenicol. A tirotricina usada em curativos prontos – o mais conhecido é o Band aid® também pode provocar reação em pessoas sensíveis.


Citam-se ainda: Mercúrio e derivados; Anestésicos locais (benzocaína, picrato de butezin – para queimaduras); Nitrofurazona (Furacin®), entre outros. Além disso, existem casos onde a alergia é provocada por veículos, ou seja, pela substância usada como base e não pelo princípio ativo contido na medicação. O exemplo mais comum é a etilenodiamina.


Como reconhecer a alergia?

Se a pessoa inicia o uso da medicação e ocorre piora da lesão, deve-se suspeitar de uma reação ao produto. Como a alergia surge depois que a pessoa já usou em outras ocasiões, nem sempre é reconhecido facilmente.


O que fazer?

Recomenda-se suspender o uso da pomada ou creme e procurar um alergista. Ele analisará a história clínica e examinará o local para definir o diagnóstico. O formato e o tipo das lesões na pele auxiliarão a definir o processo. Os testes alérgicos de contato serão úteis para confirmação do diagnóstico.


Dicas finais:

- Não use medicamentos sem orientação médica.

- Evite coçar para não irritar e para evitar uma infecção subjacente.

- Ao se machucar ou em caso de queimaduras lave com água corrente e não passe nada no local.

Comentários

  1. Prezados amigos: este blog é muito ético e claro. Parabéns à equiope.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tou alergia saiu no me braço no pescoço quando FIS barba e bolinha no pescoço eu passei no médico ele mando fazer creme passa na pele mais de reação queimou

      Excluir
  2. Tenho alergia de contato com timerosal. Me passaram um xarope que contem esse timerosal nos principios inativos. Posso ter problema tomando esse remedio?

    ResponderExcluir
  3. O mecanismo da alergia de contato é bem diferente e por isso não implica que terá reação com a ingestão da medicação. Aconselho que faça contato com seu alergista - ele conhece os detalhes do seu caso e poderá orientar adequadamente.Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Minha GO me passou uma pomada chamada:Trivagel-N, sendo eu alérgica a penincilina posso fazer uso dessa pomada?

    ResponderExcluir
  5. Sou alérgica a penincilina.Estou com inflamação e minha GO me passou uma pomada chamada: TRIVAGEL-N, e um dos componentes dela é neomicina.Sendo eu, alérgica a penincilina posso fazer uso dessa pomada?

    ResponderExcluir
  6. já tem 20 dias que estou com uma coceira insuportável nas axilas e pescoço, ficando a pele muito vermelha e enrrugada. o dermatologista disse ser ascariose, porém os remédios que ele me passou não apresentaram efeito (pomada parasiticida) e mais ninguem aqui em casa teve caso semelhante, tenho crianças pequenas e não tiveram nada. estou tomando agora hixisine e tambe´m não tem melhorado muito...

    ResponderExcluir
  7. Fernanda: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma lesão na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico para nova consulta.

    ResponderExcluir
  8. já é a terceira vez que coloco band-aid e a pele fica cheia de bolha como se fosse alergia ,isso é´possivel ?sou alergica a band-aid?

    ResponderExcluir
  9. Peço sua compreensão, mas não há como afirmar se o seu caso é uma alergia sem examinar pessoalmente. Contudo, band aid é um curativo que contém tirotricina e pode ser causador de alergia em pessoas sensíveis. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou alérgica a Band-aid. Agora achei um "genérico" que não causa alergia, da Nexcare

    ResponderExcluir
  11. Consultei o site da Nexcare sendo informado que não possui tirotricina, ao contrário do band aid. gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. sou alèrgica a penicilina e derivados a pomada q foi receitada contem neomicina e tirotricina posso usar a pomada pode dar reaçâo alergia.trivagel-n

    ResponderExcluir
  13. As substâncias citadas não são derivadas da penicilina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. oi meu nome é PRISCILA,moro em sp,tenho 1 alergia q dá sempre na face, as vezes uns pernelongos me pica dá 1 caroso feio,qeria saber oq é TIMEROSOL,porq passei em 1 clinica colaram um adesivo nas minhas costas,deu isso TIMEROL QERIA Q VCS FALASEM DELA,AQI TA ASIM.TIMEROSOL;AEROSOIS,ANTI-SÉPTICOS,MEDICAMENTOS TOPICOS,CONSERVANTES DE COSMETICOS,MAS eu não entendo qeria q porfavor vcs me explicasem isso ok.MUITO OBRIGADA PRISCILA,TENHAM 1 BOM DIA.BJS A TODOS.

    ResponderExcluir
  15. Timerosal é um conservante usado em diversos medicamentos. Merthiolate® antiganmente tinha timerosal, mas mudou sua fórmula. Mas, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. Algumas vacinas (por exemplo, gripe ), contêm thimerosal e podem provocar reações locais, embora sem sintomas sistêmicos. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Pessoas sensíveis ao thimerosal podem ter reações foto-alérgicas ao ingerirem antiinflamatórios do grupo do piroxican. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Sou alergica a timerosol, neomicina, quartenium 15, niquel, gluten e a leite, alem de rinite alergica. Posso tomar a vacina da gripe comum e a da gripe suina . Qual a reaçao, seria melhor tomar do que vier a ter a gripe e nao poder ser medicada

    ResponderExcluir
  17. O parecer que solicita não pode ser emitido através de um parecer na internet. É preciso analisar seus dados clínicos para definir uma orientação precisa. Aconselho que peça ao seu alergista que a oriente Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Tenho dermatite atópica e sou alérgica a neomicina, por favor, gostaria de saber se isso é um fator para que eu tenha uma predisposição a ter uma reação alérgica com anestesia local. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  19. O fato de ter dermatite atópica e alergia a neomicina não implica que teratambém alergia à anestesia. Aconselho que procure seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/5/12 11:01

    tenho alergia nas maos que chegam a sangrar doi muito trabalho na area de saude sou tecnica em enfermagem ja usei de tudo mais nada resouveu nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  21. Não tenho condições para avaliar seu caso sem examinar pessoalmente. É preciso investigar dermatite de contato e alergia ao látex. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. estou com uma urticaria no pescoço,braços e algumas vezes embaixo da mama.Quando dá, tomo um celestone e sara. Isso começou logo depois que tomei uma vacina antitetanica.Será alergia?

    ResponderExcluir
  23. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  24. Descobrir recentemente tenho alergia de contato ao thimerosal e níquel e não sei que produtos posso está utilizando que não contenham thimerosal.

    ResponderExcluir
  25. O Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. No entanto, o uso contínuo pode ocasionar prurido e lesões na pele. Embora o Merthiolate® tenha mudado a fórmula, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Pessoas sensíveis ao thimerosal podem ter reações foto-alérgicas ao ingerirem antiinflamatórios do grupo do piroxican. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Carol: é possível que tenha ocorrido uma alergia com uso da pomada. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e realizar um teste de contato para confirmar o diagnóstico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. olá meu pai teve uma queda de pressão e um principio de mal subito que o levou a desmaiar.. no descrever de tudo o que ele havia feito no dia.. ele tinha se cortado no pescoço e passado merthiolate... pode ter alguma relação com o o caso ?

    ResponderExcluir
  28. Maria Eduarda: não há relação aparente entre o mal súbito do seu pai e o uso da medicação tópica. Contudo, não há como fazer diagnóstico pela internet. É sempre importante examinar pessoalmente. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo9/7/14 19:27

    Fiz teste alérgico e foi constado que sou alérgica a thimerosal, níquel, e neomicina. Venho sofrendo muito com muitas lesões nos pés. Há possibilidade de ser psiorise.Mas, ainda ainda não foi confirmado.Venho procurando ajuda aqui e ali, mas até o momento nada.Não é fácil viver assim.São lesões, que nesse momento viraram úlceras.Já não sei mais o que é alérgico e o que não é.Pelo menos estarei fazendo uma biópsia, quem sabe encontrarei a resposta.Alérgica e com psíorise, tá fácil não. Além de sentir dor, sento que auto estima fica lá embaixo. Os pés ficam muito feios.Com aparência repugnante.Muito triste sentir assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/2/17 17:14

      O mesmo esta acontecendo comigo ja fui em vários médicos e fiz vários exames o último que fiz foi do adesivos nas costas e i resultado foi alergia ao timerosal voltei arrasada do consultório o médico falou que ñ tinha remédio pra eu ñ voltar mais la quando questionei sobre o q fazer me mandou pesquisar na Internet Tbm estou com muita vergonha dos meus pés das minhas pernas com a auto estima lá embauxifrustada sem saber o q fazer

      Excluir
  30. A biópsia (histopatológico) consiste em examinar um fragmento da pele ao microscópio. O motivo de se fazer este exame é que muitas doenças da pele podem se manifestar com sintomas e lesões na pele bastante parecidas, sendo difícil em algumas vezes, diferenciar entre uma e outra doença. O exame histopatológico pode ajudar nesta diferenciação, no estabelecimento do diagnóstico e na escolha do tratamento mais adequado para cada caso. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Fiz uma tatuagem e usei pomada neomicina e me deu alergia. Posso tomar fenergam?

    ResponderExcluir
  32. Carla: este blog obedece as normas do Conselho de Medicina. Não é permitido tratar pela internet sem examinar pessoalmente Conto com a sua compreensão. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  33. estou com candidiase e passei nitrato de miconazol,senti muito ardor na vulva imediatamente apos aplicacao.ja no anus foi normal. trata-se de hipersensibilidade ou a coceira intensa é pq a area ja estava irritada?

    ResponderExcluir
  34. Não é possível afirmar pela internet o motivo exato que causou o ardor que descreve, baseado apenas nos poucos dados enviados. A avaliação sem examinar pessoalmente pode incorrer em erros. Sugiro que entre em contato com seu(sua) ginecologista e peça que a oriente. Se for o caso, encaminhará para um(a) alergista Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde tenho alergia a etilenodiamina,e trabalho com um produto químico chamado pyriproxyfen.Gostaria de saber se esse produto químico foi o causador da minha alergia?

    ResponderExcluir
  36. Não é possível responder sua pergunta baseado apenas nos dados enviados. É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar a lesão pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  37. Eu já fui a 3 alergistas diferentes, ninguém descobre o motivo da minha urticária, atualmente tomo 3 comprimidos de fexofenadina 180 mg durante 7 dias e depois voltarei a dose normal, chega à noite vou dormir bem e acordo toda pintada.

    ResponderExcluir
  38. Aline: o seu relato sugere que seja um caso de urticária espontânea. Chama-se de urticária crônica quando a doença já dura mais do que 6 semanas e ocorre na maioria dos dias. Quando a urticária crônica não têm origem definida mesmo após a realização de uma série de exames. ou seja, é desencadeada espontaneamente, é chamada urticária espontâneas ou idiopática. Mas não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Trabalho com produtos químicos e estou com alegria a Etilenodiamina estou tendo crises com frequência de Tosse seguida de muco ,chiado no peito a noite sinto até falta de ar parecendo que minha garganta vai fechar não sei o que faço será que esses sintomas e da alergia.

    ResponderExcluir
  40. Valdeci: o seu relato não sugere que a tosse seja sintoma de sua alergia a etilenodiamina. Contudo, não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Sugiro que procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, comecei um tratamento dermatologico para melasma e foi prescrito o uso de hidroquinona. Após a primeira aplicação tive reação alérgica provacando vermelhidão e inchaço nos locais onde passei o remédio. Avisei a dermatologista que mandou suspender o uso. Ela disse que sem o remédio rapidamente os sintomas sumiriam. Isso já tem dois dias, é normal? Qual o tempo médio para as lesões desaparecerem? Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Gisele: o tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de reação (alergia, irritação) e com o grau de gravidade da lesão. Por isso, não é possível afirmar o tempo para desaparecimento da lesão que descreve sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com sua dermatologista e peça uma nova orientação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Fiz o uso de um certo Prestobarba para depilar as pernas,E fiquei com muita coceira e ferimentos por toda a perna.
    fui a uma farmácia e a moça me receitou dipropionato de betametadona.Será que serve para acabar com a coceira e ferimento?

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Thayse. Tratar lesões na pele sem ver é muito complicado, você deve passar por atendimento médico. A Betametasona é um corticoide de alta potência, e deve ser usado adequadamente para evitar efeitos colaterais. Tome cuidado com o uso de medicações sem orientação médica...nem sempre a "moça da farmácia" tem formação para lhe orientar. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  45. Eu sou extremamente alérgica, a basicamente tudo, até gostam de brincar falando que sou auto-imune e afins. Pois tenho muita alergia a diversas e a maioria das pomadas, inclusive, as pomadas que prometem acabar com a alergia só pioram. E pior que quando eu digo a minha avó "Eu não posso passar pomada de alergia, eu tenho alergia a ela", ela briga comigo e fala "onde já se viu pomada dar alergia em alguém" e passa por conta própria, eu passo sabonete, água e se tiver coçando muito alcool. Evito coçar e se tiver muito insurportavel eu dou um tapa (estranho) e fico na frente de um ventilador potente.

    ResponderExcluir
  46. Se há dúvida quanto à alergia a pomadas, o teste mais indicado é o teste de contato. Este teste pode ser feito com a bateria padrão ou com o próprio produto suspeito de causar a reação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Tom: boa noite. Alguns cremes e pomadas podem causar reação na pele (alérgicas ou não) Por isso, recomendo que retorne ao medico, relate o ocorrido e peça que oriente. Não é possível orientar sem examinar sua pele pessoalmente. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite! Estou com candidíase, fui no ginecologista e ele me receitou Fluconazol e Nitrato de Miconazol por 7 dias. No dia seguinte a primeira aplicação, apareceram diversas bolinhas (mais na região do períneo e ao redor do ânus, creio eu que é porque a pomada escorre durante a noite nessa área). Elas ardem e coçam. Agora já viraram feridas, são muitas mesmo. Pesquisando parecem até herpes, mas não vi bolhas e sou casada, meu marido nunca apresentou nada. Estou no 4º dia de tratamento, será que é alergia a pomada?
    Tenho retorno apenas na próxima semana...

    ResponderExcluir
  49. O seu relato não sugere que seja uma reação alérgica (imunológica) aos medicamentos citados. Recomendo que entre em contato com seu ginecologista e peça que antecipe a consulta, para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo5/9/16 21:11

    Boa noite! Descobrir q sou alérgica ao timerosal. Ja deixei de usar varios cosmeticos e mesmo assim toda pela do rosto ccoça. Quais produtos contém essa . substância?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia. Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. No entanto, o uso contínuo pode ocasionar prurido e lesões na pele. Embora o Merthiolate® tenha mudado a fórmula, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. Algumas vacinas (por exemplo, gripe ), contêm thimerosal e podem provocar reações locais, embora sem sintomas sistêmicos. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. boa tarde tenho alergia respiratória e também a camarão cacau e castanha do pará e ja tive uma reação alérgica a toragesic fiquei toda vermelha hoje fui fazer exames de sangue pre operatório e colocarão um curativo infantil quando retirei a pele estava vermelha e alta isso me deixou preocupada qual a diferença do curativo infantil pro de adulto que possa ter me caudado essa reação

    ResponderExcluir
  53. Boa noite Existem diversos tipos de curativo. Não sei qual foi utilizado no seu caso. Aconselho que entre em contato com o laboratório onde realizou o exame e solicite esta informação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Estou usando pomada ginecologicá que contém neomicina. Tem penicilina sou alérgica a penicilina.

    ResponderExcluir
  55. Bom dia. Neomicina é um antibiótico mas não pertence ao grupo das penicilinas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Se o problema não foi resolvido e as lesões estão persistentes, é recomendável que procure uma segunda opinião com outro médico. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia. Usei uma única vez uma pomada que clareia manchas seu composto tem hidroquinona acredito que seja alérgica a esse produto pois meu rosto no primeiro dia de uso ficou todo avermelhado e inchado, suspendi no primeiro dia e já fazem 3 dias q não uso e a cada dia q passa meu rosto tá mais inchado. Alguém pode me ajudar por favor tenho até vergonha em sair de casa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  58. Rodrigues Bom dia A substância hidroquinona pode provocar reações na pele sem mecanismo alérgico (imunológico) Por isso, não há como orientar pela internet. É preciso examinar para identificar o tipo de reação e poder medicar com segurança. Recomendo que procure atendimento médico sob forma de consulta tradicional e realizada pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno