14 dezembro 2008

Alergia a pomadas: é possível?



Pomadas e cremes são considerados inócuos e largamente receitados não apenas por médicos como também por curiosos, balconistas, amigos, sendo até considerados por alguns como remédios de uso caseiro. A mídia divulga a publicidade destes produtos passando a imagem de que são isentos de efeitos colaterais.

Engano!


Os medicamentos sob forma de pomadas, cremes e loções têm ação farmacológica
comprovada, sendo eficazes para tratar doenças. Mas, também podem causar efeitos colaterais variados, incluindo as reações alérgicas. O uso de qualquer produto na pele se acompanha de um contato direto com a substância, mas se há presença de lesões, a penetração é maior, podendo facilitar a sensibilização ao medicamento.

Alergia X efeito colateral

Remédios podem causar efeitos variados, sendo alguns esperados e outros, imprevisíveis.
Os efeitos colaterais são aqueles conhecidos pelo médico e esperados para uma determinada substância. Por exemplo, a sonolência causada pelos antialérgicos mais antigos. Chama-se de alergia a reação causada por um remédio que tenha um mecanismo imunológico. As reações alérgicas dependem de uma tendência individual, enquanto os efeitos colaterais podem surgir em qualquer pessoa que faça uso do remédio. No caso das pomadas, a forma mais comum de alergia é o Eczema ou Dermatite de contato.

Quais são as pomadas, cremes e loções que mais causam alergia?

Curiosamente, as medicações que mais causam alergia quando usados sob a forma de pomadas e cremes são os antialérgicos também conhecidos como anti-histamínicos, sendo os mais conhecidos: Fenergan® e Caladryl®.


O Merthiolate®, muito usado no tratamento de ferimentos, modificou sua fórmula devido ao alto número de pessoas que apresentavam alergia ao timerosal. Contudo, esta
substância ainda é encontrada em alguns tipos de soro fisiológico para assepsia de lentes de contato e como conservante de determinados colírios, pomadas oftálmicas, gotas nasais, etc.

Antibióticos para uso na pele podem ser causas de alergia, em especial: neomicina, sulfa, penicilina, cloranfenicol. A tirotricina usada em curativos prontos – o mais conhecido é o Band aid® também pode provocar reação em pessoas sensíveis.


Citam-se ainda: Mercúrio e derivados; Anestésicos locais (benzocaína, picrato de butezin – para queimaduras); Nitrofurazona (Furacin®), entre outros. Além disso, existem casos onde a alergia é provocada por veículos, ou seja, pela substância usada como base e não pelo princípio ativo contido na medicação. O exemplo mais comum é a etilenodiamina.


Como reconhecer a alergia?

Se a pessoa inicia o uso da medicação e ocorre piora da lesão, deve-se suspeitar de uma reação ao produto. Como a alergia surge depois que a pessoa já usou em outras ocasiões, nem sempre é reconhecido facilmente.


O que fazer?

Recomenda-se suspender o uso da pomada ou creme e procurar um alergista. Ele analisará a história clínica e examinará o local para definir o diagnóstico. O formato e o tipo das lesões na pele auxiliarão a definir o processo. Os testes alérgicos de contato serão úteis para confirmação do diagnóstico.


Dicas finais:

- Não use medicamentos sem orientação médica.

- Evite coçar para não irritar e para evitar uma infecção subjacente.

- Ao se machucar ou em caso de queimaduras lave com água corrente e não passe nada no local.

33 Dê sua opinião:

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Prezados amigos: este blog é muito ético e claro. Parabéns à equiope.

Anônimo disse...

Tenho alergia de contato com timerosal. Me passaram um xarope que contem esse timerosal nos principios inativos. Posso ter problema tomando esse remedio?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O mecanismo da alergia de contato é bem diferente e por isso não implica que terá reação com a ingestão da medicação. Aconselho que faça contato com seu alergista - ele conhece os detalhes do seu caso e poderá orientar adequadamente.Obrigado pela visita ao nosso blog.

Nana disse...

Minha GO me passou uma pomada chamada:Trivagel-N, sendo eu alérgica a penincilina posso fazer uso dessa pomada?

Nana disse...

Sou alérgica a penincilina.Estou com inflamação e minha GO me passou uma pomada chamada: TRIVAGEL-N, e um dos componentes dela é neomicina.Sendo eu, alérgica a penincilina posso fazer uso dessa pomada?

Fernanda disse...

já tem 20 dias que estou com uma coceira insuportável nas axilas e pescoço, ficando a pele muito vermelha e enrrugada. o dermatologista disse ser ascariose, porém os remédios que ele me passou não apresentaram efeito (pomada parasiticida) e mais ninguem aqui em casa teve caso semelhante, tenho crianças pequenas e não tiveram nada. estou tomando agora hixisine e tambe´m não tem melhorado muito...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernanda: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma lesão na pele sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico para nova consulta.

Anônimo disse...

já é a terceira vez que coloco band-aid e a pele fica cheia de bolha como se fosse alergia ,isso é´possivel ?sou alergica a band-aid?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não há como afirmar se o seu caso é uma alergia sem examinar pessoalmente. Contudo, band aid é um curativo que contém tirotricina e pode ser causador de alergia em pessoas sensíveis. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor.

Anônimo disse...

Eu sou alérgica a Band-aid. Agora achei um "genérico" que não causa alergia, da Nexcare

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Consultei o site da Nexcare sendo informado que não possui tirotricina, ao contrário do band aid. gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

sou alèrgica a penicilina e derivados a pomada q foi receitada contem neomicina e tirotricina posso usar a pomada pode dar reaçâo alergia.trivagel-n

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As substâncias citadas não são derivadas da penicilina. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oi meu nome é PRISCILA,moro em sp,tenho 1 alergia q dá sempre na face, as vezes uns pernelongos me pica dá 1 caroso feio,qeria saber oq é TIMEROSOL,porq passei em 1 clinica colaram um adesivo nas minhas costas,deu isso TIMEROL QERIA Q VCS FALASEM DELA,AQI TA ASIM.TIMEROSOL;AEROSOIS,ANTI-SÉPTICOS,MEDICAMENTOS TOPICOS,CONSERVANTES DE COSMETICOS,MAS eu não entendo qeria q porfavor vcs me explicasem isso ok.MUITO OBRIGADA PRISCILA,TENHAM 1 BOM DIA.BJS A TODOS.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Timerosal é um conservante usado em diversos medicamentos. Merthiolate® antiganmente tinha timerosal, mas mudou sua fórmula. Mas, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. Algumas vacinas (por exemplo, gripe ), contêm thimerosal e podem provocar reações locais, embora sem sintomas sistêmicos. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Pessoas sensíveis ao thimerosal podem ter reações foto-alérgicas ao ingerirem antiinflamatórios do grupo do piroxican. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite. Sou alergica a timerosol, neomicina, quartenium 15, niquel, gluten e a leite, alem de rinite alergica. Posso tomar a vacina da gripe comum e a da gripe suina . Qual a reaçao, seria melhor tomar do que vier a ter a gripe e nao poder ser medicada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através de um parecer na internet. É preciso analisar seus dados clínicos para definir uma orientação precisa. Aconselho que peça ao seu alergista que a oriente Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite! Tenho dermatite atópica e sou alérgica a neomicina, por favor, gostaria de saber se isso é um fator para que eu tenha uma predisposição a ter uma reação alérgica com anestesia local. Muito obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O fato de ter dermatite atópica e alergia a neomicina não implica que teratambém alergia à anestesia. Aconselho que procure seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

tenho alergia nas maos que chegam a sangrar doi muito trabalho na area de saude sou tecnica em enfermagem ja usei de tudo mais nada resouveu nao sei mais o que fazer

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para avaliar seu caso sem examinar pessoalmente. É preciso investigar dermatite de contato e alergia ao látex. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

estou com uma urticaria no pescoço,braços e algumas vezes embaixo da mama.Quando dá, tomo um celestone e sara. Isso começou logo depois que tomei uma vacina antitetanica.Será alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Descobrir recentemente tenho alergia de contato ao thimerosal e níquel e não sei que produtos posso está utilizando que não contenham thimerosal.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O Thimerosal é um anti-séptico potente usado em medicamentos e cosméticos. Algumas vezes a concentração do produto é baixa e o contato por curtos períodos pode não provocar alergia. No entanto, o uso contínuo pode ocasionar prurido e lesões na pele. Embora o Merthiolate® tenha mudado a fórmula, ainda encontra-se thimerosal no merthiolate incolor e no “spray”. A maioria dos produtos com thimerosal é usado em áreas úmidas, como olhos, ouvidos, nariz e genitais. Soluções para lente de contato podem conter thimerosal. Pessoas sensíveis ao thimerosal podem ter reações foto-alérgicas ao ingerirem antiinflamatórios do grupo do piroxican. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carol: é possível que tenha ocorrido uma alergia com uso da pomada. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e realizar um teste de contato para confirmar o diagnóstico. Gratos pela visita.

Maria Eduarda R Machado disse...

olá meu pai teve uma queda de pressão e um principio de mal subito que o levou a desmaiar.. no descrever de tudo o que ele havia feito no dia.. ele tinha se cortado no pescoço e passado merthiolate... pode ter alguma relação com o o caso ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Eduarda: não há relação aparente entre o mal súbito do seu pai e o uso da medicação tópica. Contudo, não há como fazer diagnóstico pela internet. É sempre importante examinar pessoalmente. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Fiz teste alérgico e foi constado que sou alérgica a thimerosal, níquel, e neomicina. Venho sofrendo muito com muitas lesões nos pés. Há possibilidade de ser psiorise.Mas, ainda ainda não foi confirmado.Venho procurando ajuda aqui e ali, mas até o momento nada.Não é fácil viver assim.São lesões, que nesse momento viraram úlceras.Já não sei mais o que é alérgico e o que não é.Pelo menos estarei fazendo uma biópsia, quem sabe encontrarei a resposta.Alérgica e com psíorise, tá fácil não. Além de sentir dor, sento que auto estima fica lá embaixo. Os pés ficam muito feios.Com aparência repugnante.Muito triste sentir assim

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A biópsia (histopatológico) consiste em examinar um fragmento da pele ao microscópio. O motivo de se fazer este exame é que muitas doenças da pele podem se manifestar com sintomas e lesões na pele bastante parecidas, sendo difícil em algumas vezes, diferenciar entre uma e outra doença. O exame histopatológico pode ajudar nesta diferenciação, no estabelecimento do diagnóstico e na escolha do tratamento mais adequado para cada caso. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Carla Moreira disse...

Fiz uma tatuagem e usei pomada neomicina e me deu alergia. Posso tomar fenergam?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carla: este blog obedece as normas do Conselho de Medicina. Não é permitido tratar pela internet sem examinar pessoalmente Conto com a sua compreensão. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

Carla Moreira disse...

Muito obrigada

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...