Pular para o conteúdo principal

Gotas nasais: inofensivas?

Remédios usados sob forma de gotas para descongestionar as narinas são vendidos livremente nas farmácias. Não é raro conhecer alguém que tem sempre à mão um “remédinho para desentupir o nariz” na bolsa, no carro, na cabeceira e diz que não pode ficar sem ele!

É verdade que todo mundo já teve, pelo menos uma vez na via, a sensação de estar completamente obstruído. E como é desconfortável: não se pode falar, comer, dormir, enfim, nada! A tentação é grande e as gotas nasais parecem soluções salvadoras... O grande problema é que aquela solução provisória pode se tornar um vício. E aí, tudo muda...

O uso destes medicamentos pode causar diversos problemas à saúde, como por exemplo taquicardia (aceleração dos batimentos do coração) e elevação da pressão arterial. Além disso, podem provocar intoxicação, dependência e a chamada rinite medicamentosa.

"Quanto mais se usa, menos alivia e mais se necessita da gota"

Os estudos científicos mostram que o uso por mais de 7 dias das gotas descongestionantes nasais já podem provocar o vício. Além disso, o uso exagerado pode causar até mesmo intoxicação, em especial nas crianças pequenas que inadvertidamente podem ingerir o conteúdo do remédio. Para entender o porquê, é preciso conhecer estes medicamentos.

O que são descongestionantes nasais em gotas?

Estes medicamentos pertencem a um grupo classificado como “vasoconstritores”. Como o nome sugere, têm a capacidade de contrair os vasos sanguíneos da mucosa nasal, “desinchando” o local, melhorando a passagem do ar e assim aliviando a obstrução nasal.
Mas, os efeitos não se limitam ao nariz: as gotas, ao pingar nas narinas, tendem a escorrer na região posterior, podendo alcançar os vasos sanguíneos do pescoço e daí os vasos do coração. Além disso, uma parte do medicamento é deglutida sendo rapidamente absorvida na mucosa do aparelho digestivo. Por isso, com o passar do tempo, a ação de contração dos vasos passa a provocar efeitos no resto do organismo, como por exemplo: alteração de sono, tontura, tremor, dor de cabeça, taquicardia e hipertensão.

Pessoas portadoras de rinite alérgica tendem a apresentar sintomas nasais persistentes e incômodos, em especial durante a noite, em adultos ou em crianças. Como o tratamento da rinite é complexo e demorado, muitas pessoas buscam o alívio fácil das gotas nasais.
O que é rinite medicamentosa?

Chama-se de rinite medicamentosa quando os sintomas nasais surgem em decorrência do uso de medicamentos. É comprovado que o uso excessivo das gotas nasais piora o quadro: após o alívio inicial ocasionado pela vasoconstrição, segue-se uma vasodilatação, estabelecendo um ciclo vicioso onde o próprio remédio mantém, piora a obstrução e assim a pessoa não consegue mais deixar de usá-lo. Ou seja,o remédio passa a causar a rinite, ao invés de aliviar.
O sintoma predominante da rinite medicamentosa é a obstrução nasal, podendo surgir outras alterações, como a diminuição do olfato e do paladar.

O tamanho do problema

Descongestionantes nasais são medicamentos prescritos por médicos de qualquer especialidade. Por outro lado, a venda dos remédios é livre, sem necessidade de receita médica nas farmácias e drogarias. É comum que as pessoas repitam prescrições antigas ou que comprem o remédio por conselho de amigos ou de balconistas.
Uma pesquisa foi realizada em 40 farmácias da cidade de São Paulo, onde um caso fictício de rinite alérgica numa criança de quatro anos era relatado aos atendentes de farmácias. Apenas 35% dos balconistas consultados orientaram para levar a criança ao médico, enquanto 65% recomendaram algum tipo de remédio, sendo as gotas nasais em 30.77% dos casos.
Os mesmos autores complementaram a pesquisa com dados do Centro de Assistência Toxicológica da USP e informações sobre a ocorrência de intoxicações por medicamentos, sendo encontrados resultados alarmantes relacionados aos descongestionantes nasais. O que mais chamou a atenção foi que muitos casos ocorreram em crianças pequenas, sendo a maioria causada por ingestão acidental do medicamento.
A conclusão óbvia é que a larga utilização dos medicamentos tópicos para as vias aéreas superiores - muitas vezes sem orientação médica - expõe a população aos riscos de reações adversas e toxicidade dessas drogas.
É fundamental que todos sejam informados que medicamentos descongestionantes nasais não são inócuos à saúde e que só devem ser usados obedecendo à orientação e no período prescrito pelo médico. É preciso combater a venda livre nas farmácias e drogarias, o que indiretamente estimula o uso indiscriminado, já que passa a falsa idéia que estes remédios não tem possibilidade de provocar efeitos colaterais graves.

Aos portadores de alergia respiratória, recomenda-se tratar adequadamente com médico especialista, buscando a prevenção e o controle da doença e não apenas alívio passageiro.

Referências Bibilográficas:
É mais feliz quem respira pelo nariz – Editora Manole, 006
Conheça sua Alergia – Editora Revinter,2001
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia – 1998
Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia - 1998

Comentários

  1. Gostei!!
    Tenho rinite e sinusite.Uso para limpar as narinas diariamente soro fisiológico e para a secura do globo ocular a gota artificial...há 3 anos.Espero que não façam mal algum,pois dou-me bem com a panaceia:))

    ResponderExcluir
  2. Vitória: a lavagem nasal com solução salina auxilia os portadores de rinite sem dano à mucosa nasal. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mulher pinga todo dia 1 gota de decadron nasal em cada narina do meu filho para ele dormir mais rápido. Ja virou rotina. O que pode acontecer com ele. Ele tem 2 anos e 4 meses.

      Excluir
    2. Meu nome é Silvia, sinto mau odor nas narinas. Gostaria de saber se o decadron nasal melhora. Indicaram 1 gota por narina durante 7 dias. Sou portadora de hipotiroidismo.

      Excluir
  3. Gostei muito desse artigo! Sofro com rinite e parece mesmo que esses descongestionantes nasais pioram ao invés de melhorar. O alívio é imediato mas depois não conseguimos mais viver sem eles. Alguem sabe como se dá o tratamento para rinite medicamentosa? Tchau tchau

    ResponderExcluir
  4. Mayara: o tratamento cabe ao médico especialista que nalisará seu caso, pesquisará as causas envolvidas e tratará o problema na raiz (e não apenas de forma paliativa).

    ResponderExcluir
  5. ola sou a cida o meu filho desde o primeiro ano de vida hoje com 9 anos tem problemas de alergia respiratoria a partir do ano passado piorou mto a renite es´ta mto forte tomo todos os cuidados com a higiene agora faz uso de uma mistura de 1ampola de garamicina p 40cc soro 2xao dia decadron 2xao dia e noex a noite também 8ml de loratadina 8em8hrs nocomeço melhorou mas essa semana piorou por favor me ajude me de um conselho já faz acompanhamento com um médico agora também está com alergia ocular aguardo o brigado abraço

    ResponderExcluir
  6. Cida: rinite alérgica parece ser uma doença sem gravidade, mas pode se complicar e provocar uma série de consequências, afetando sobremaneira a qualidade de vida do paciente. Escreva para nosso email para que eu possa enviar para você uma cópia do nosso livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Obrigado pela visite e volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Ola meu nome eh Guilherme tenho 30 anos e tenho rinite constante desde que me conheco por gente! Sera que vcs poderiam me enviar o livro É mais feliz quem respira pelo nariz para meu email guigoes@uol.com.br
    Muito obrigado e parabens pelo Blog Guilherme

    ResponderExcluir
  8. A cópia solicitada foi enviada para seu email.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog

    ResponderExcluir
  9. também sofro de rinite desde os 16 anos de idade e gostaria de ter um exemplar do livro. meu email é tiago_nit@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Tiago: A cópia solicitada foi enviada para seu email.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/8/08 22:29

    Olá
    Tenho 36 anos, dois filhos, nós tres temos rinite. Gostaria de uma cópia do livro É mais feliz quem respira pelo nariz. Grata

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/8/08 22:29

    Para receber a cópia do nosso livro sobre a Rinite, envie sua solicitação para nosso email: blogdalergia@gail.com Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. oi minha familia toda sofre com rinite e sinusite!gostaria de receber uma cópia do livro é mais feliz quem respira pelo nariz.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sofro ha muitos anos. Podem me enviar uma copia?

      Excluir
    2. Claro, Shattered. Porém só posso enviar a cópia do livro sobre a rinite para seu e-mail. Por isso, peço a gentileza que envie sua solicitação para nosso email: blogdalergia@gmail.com Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

      Excluir
  14. Anônimo1/9/08 23:43

    Ivina: o arquivo do livro foi gravado em PDF. Para receber uma cópia, envie sua solicitação para nosso email: blogdalergia@gail.com Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber se para superar o efeito rebote pode usar BUDECURT AGUA 12 em 12 horas e alegra d 12 em 12 horas durante uma semana?

    ResponderExcluir
  16. Lauro: o uso do corticóide inalado via nasal tem objetivo de diminuir a inflamação da mucosa nasal, aliviando os sintomas e afastando o vício da gota. Contudo, para julgar se esta conduta será suficiente, seria preciso analisar seu caso de forma mais minuciosa. Sugiro que exponha sua dúvida ao seu alergista: ele o conhece bem e poderá responder de forma mais objetiva.Obrigado por visitar nosso Blog

    ResponderExcluir
  17. João Antonio24/5/10 12:46

    Por favor,peço que me ajudem!
    Pois desde o inicio do mês de janeiro de 2010, quando eu estava gripado, uso descongestionadores navais. E no momento considero-me um viciado ao seu uso. Não consigo mais passar uma noite de sono tranquilo sem um descongestionador nasal. Provavelmente estou com Rinite Medicamentosa. Uso pelo menos quatro vezes ao dia o medicamento. E gostaria de saber se tem cura. E se tiver, qual procedimento que devo fazer. Pois, já não aguento mais depender desses remédios. Por favor, peço que me ajudem!!

    ResponderExcluir
  18. João Antonio: você usou a palavra correta: trata-se de um vício e como todo vício, é preciso ajuda profissional para sair dele. Aconselho que procure um alergista para orientar a retirada da gota nasal. Obrigado pela sua visita. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Olá... eu também gostaria de uma cópia do exemplar "É feliz quem respira pelo nariz", meu e-mail é nessa.kawano@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Vanessa: a cópia foi enviada para seu e-mail.Obrigado por visitar nosso blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/9/15 15:43

      Oi meu nome é Júlio César e usava demais o descongestionante nasal e agora sofro com os sintomas pressão alta dor no peito disparo no coração entre outros então muito cuidado ao usar para que ñ sofra as consequências .

      Excluir
  21. Anônimo2/8/10 09:47

    Ola meu nome eh Paulo tenho 43 anos e tenho rinite constante desde que me conheco por gente!

    Sera que vcs poderiam me enviar o livro É mais feliz quem respira pelo nariz para meu email paulo.meira@ig.com.br

    Muito obrigado e parabens pelo Blog
    Paulo

    ResponderExcluir
  22. Obrigado, Paulo. A cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7/8/10 21:42

    Olá, gostei muito do blog, pois me identifiquei completamente com as informações contidas. Faço uso de vasoconstritor a mais de 12 anos e estive hoje num méidco que me explicou os grandes males que eles causam. Vou iniciar um tratamento para rinite e ele falou que eu preciso deixar esse vício após esse tratamento. Mas confesso que estou com medo de não conseguir parar, pois tenho uma dependência EXTREMA dele. Gostaria de uma cópia do exemplar de "È feliz quem respira pelo nariz". Meu e-mail é giliannesilva@hotmail.com. Ficaria muito grata!

    ResponderExcluir
  24. Enviei o e-mail, mas retornou indicando erro. Por favor, escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com para que possa repetir o envio. Obrigado pela visita e pelo incentivo ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  25. Márcio Majewsky13/9/10 20:17

    Tenho 02 filhos alergico com rinite e sinusite, tb tem adenoide. gostaria de receber o livro.

    ResponderExcluir
  26. Márcio Majewsky13/9/10 20:19

    Como já falei tenho 02 filhos com rinite e sinusite, gostaria de receber o livro. marciomajewsky@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. A cópia solicitada foi enviada para seu e-mail. Agradecemos sua visita ao nosso blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Meu nome é Sidney e estou em plena crise.
    Gostaria de receber uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz".
    Grato.
    Sidney Pádua.

    ResponderExcluir
  29. Sidney: por favor, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos a cópia em PDf do nosso livro sobre a Rinite.Agradecemos sua visita.Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu nome é neylon,

    visitei o blog da alergia, e gostaria muito de receber tambem o arquivo do livro " é mais feliz quem respira pelo nariz", por gentilesa...


    desde já, muito obrigado, mesmo!!!

    neylonmendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Neylon: a cópia solicitada foi enviada para seu e-mail. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  32. boa noite, gostaria de tirar uma dúvida!
    Tive uma rinusinusite e perdi o olfato e paladar, pode ser pelo uso do decadron?

    Obrigado,

    náia

    ResponderExcluir
  33. Náia: os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar a causa da perda do olfato e paladar no seu caso. Os medicamentos contendo vasoconstritores podem provocar este dano mas é necessário pesquisar o seu caso de forma criteriosa. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo4/9/11 22:08

    Olá, essa solução salina é simplesmente a misturau de água e sal? E como deposita-la no nariz? obrigado

    ResponderExcluir
  35. Solução salina é o soro fisiológico, usado para lavar as narinas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite,

    Fui ao otorrino e o mesmo me passou Decadron nasal, tenho rinite alérgica. Só que estou com medo de usar depois de ler a bula. É um remédio tranquilo? Posso usar sem medo?

    Obrigada!
    Daniela

    ResponderExcluir
  37. Daniela: o uso por tempo curto pode ser feito. Mas, é importante tratar a alergia que origina sua rinite. Aconselho que procure um alergista para orientar um tratamento preventivo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Elianne Hsu28/12/11 14:10

    Parabéns pelo Blog e as informações/orientações são muito importantes para mim e para meus dois filhos. Tenho rinite/sinusite e os meus pequenos podem ser sérios candidatos ao mesmo. Gostaria de uma cópia do livro É mais feliz quem respira pelo nariz, por gentileza. Aguardo no email: elianne_huang_hsu@yahoo.com.br
    Obrigada. Feliz Ano Novo! Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  39. Elianne: a cópia do livro foi enviado para seu e-mail. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Obrigada pelas informações. Estou em tratamento e gostaria de uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz", por gentileza. Aguardo no email: ecgama@uol.com.br

    ResponderExcluir
  41. Carla: a cópia foi enviada para seu e-mail. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite , tenho rinite alergica , minha esposa tem ,e agora meu filho apresenta os sintomas , por favor gostaria que enviase o livro " É mais feliz quem respira pelo nariz" .Desde já agradeço.

    Att.
    Roosvelt

    ResponderExcluir
  43. Roosevelt: para receber a cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz” é preciso que envie um e-mail para nós. Escreva para: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. eu tenho 20 anos e uso o Sonarin, que é um descongestionante nasal de uso pediátrico, porque minha região é muito seca nesta época do ano, e sempre fico com problema na respiração. Na composição dele diz que é apenas cloreto de sódio, pensei que poderia usar para hidratação nasal, porém tenho ficado com rinite, coceira na garganta, céu da boca, ouvidos e outros sintomas... Lendo seu artigo acho que é por causa do remedio, o que devo utilizar para hidratação nasal nesse caso??

    ResponderExcluir
  45. O seu relato sugere que seu problema não se limite à hidratação nasal, mas sim a uma rinite alérgica. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para um tratamento de forma adequada. Caso queir receber o PDF do nosso livro sobre a rinite, escreva para o e-mail: blogdalergia@gmail. com Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Li esse post e infelizmente faço parte desses que estão viciados em descongestionante nasal.
    Cada vez tenho que usar mais e o efeito dura menos...
    Sou de SP, qual especialista devo procurar?? Vi que vcs são do RJ, vcs recomendam algum aqui de SP?
    Existe uma cura definitiva para isso?? =(

    ResponderExcluir
  47. Fernando: S Paulo tem centros de tratamento capacitados para tratamento da Alergia. Você pode localizar os médicos alergistas no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em S Paulo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo9/6/12 13:28

    Ola, meu nome é Beatriz e sou viciada em neosoro. Percebi que meus olhos ficam irritados constantemente e sinto coceira no ceu da boca. Quero saber se isso tem a ver com o vicio. Tambem quero saber se isso tem cura, se caso procure um tratamento a rinite será curada?
    obrigada

    ResponderExcluir
  49. Beatriz: a irritação dos olhos e a coceira do palato ("céu da boca") parecen estar relacionados com a sua rinite. Aconselho que procure um alergista: ele poderá orientar o tratamento da rinite e do vício d uso da gota nasal. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. OLA TD BEM? GOSTEI MUITO DE SUA MATERIA ,POR ISSO GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM .SOFRO DE RENITE ALERGICA QUERIA SABER DE ALGUM TRATAMENTO ESPECIFICO ,TODO DIA PINGO NEOSORO ALIVIA NA HORA MAIS DEPOIS VOLTA ENTOPIR ,ISSO SEM CONTAR COM TANTOS EXPIRROS,COM ESSE TEMPO SECO AI PIORA A SITUAÇÃO,AGRADEÇO MUITO PELA ATENÇÃO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  51. O tratamento da rinite alérgica implica em diversos cuidados, como: 1) uso de medicamentos para controlar a doença 2) tratamento da alergia com vacinas(imunoterapia) 3) controle dos ácaros da poeira em sua casa 4) combate aos fatores agravantes (que variam em cada pessoa). Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo1/9/12 13:42

    Eu e meu marido temos rinite e sinusite,ronco a noite e agora estou com o palato duro inchado, faço uso das gotas e tomei duas semanas seguidas loratadina 10mg. A primavera para nós é um caos, pois meu pomar está com laranjeiras floridas.Gostaria de ler este livro. Obrigado maria

    ResponderExcluir
  53. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviarei uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia,,, sofro com rinite medicamentosa, sou "viciada" em descongestionante nasal a mais ou menos 2 anos,e agora sofro com a perda de olfato, mas meu olfato as vezes funciona em algumas horas do dia por poucos minutos, e fico sem sentir cheiro de novo,será q meu olfato está sendo prejudicado é pelos descongestionantes? hj eu mesma resolvi parar de usar, e estou toda entupida.
    me ajudem oque eu faço pra recuperar meu olfato!!!

    ResponderExcluir
  55. Valeria: o uso de descongestionantes pode acarretar prejuizo do olfato e do paladar. O tratamento implica numa abordagem ampla feita sob orientação do médico especialista incluindo medicamentos para auxiliar na retirada do vício. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  56. Gostaria da cópia do livro, (npimagens@gmail.com) É mais feliz quem respira pelo nariz. Gostei muito do blog. Obrigado. Cleiton Peres

    ResponderExcluir
  57. "Alguém sabe quanto tempo demora para o efeito rebote do neosoro acabar quando se para de usa-lo totalmente? Tipo dias ou semanas de nariz entupido?grata pela ajuda"

    ResponderExcluir
  58. A resposta que deseja não é padronizada. Não há um tempo definido e igual para todas as pessoas para que o efeito "rebote" causado pelo uso do neosoro desapareça. Na realidade, este tempo varia em cada pessoa dependendo: 1) do tempo de uso do neosoro, 2) da dose usada, 3)do grau de acometimento da mucosa nasal, 4) do grau de controle da doença de base que causou a obstrução, etc. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece seus dados clínicos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. Numa madrugada de nariz obstruído, achei esse blog tão esclarecedor. Parabéns pelo trabalho! Se ainda possível, gostaria de receber uma cópia do livro É Feliz Quem Respira Pelo Nariz. Grata, fadarc@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Quero tb o livro kireykc@gmail.com
    Meu filho sofre de rinite e rwtou sofrendo mt...ele tem 2 anos e meio e ronca demais. .prnso em ate ser adenoide pq eu já tive e fiz cirurgia mas eh uma burocracia aqui em bsb pra fazer em hospitais públicos. ..

    ResponderExcluir
  61. Kirey: a cópia dlivro foi enviada para seu e-mail. A rinite alérgica pode contrinuir para o aumento de adenóides, interferindo no sono infantil. Convido que leia sobre o tema neste link: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/11/amgdalas-e-adenides-quem-responde-o.html Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Gostaria da cópia do livro. Aguardo! Abraço! Lúcia

    ResponderExcluir
  63. Lúcia: os livros são enviados por e-mail. Portanto, para recebê-los, basta escrever para blogdalergia@gmail.com Um abraço.

    ResponderExcluir
  64. Lucia: o envio da cópia dos liivros é feito por e-mail Por favor escreva para blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você.

    ResponderExcluir
  65. O uso de rinosoro ou naridrin também pode causar vício e efeito rebote?

    ResponderExcluir
  66. Diana: os 2 mesicamentos são bem diferentes. Naridrin contém nafazolina e provoca vício, bem como outros danos à mucosa nasal. Rinosoro é uma solução slina usada em lavagens nasais. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Olá! Adorei o artigo, pois tenho rinite, sinusite e enxaqueca crônica..quando as três rresolvem virem juntas, a dor é quase insuportável! Hoje mesmo tive uma crise; fui parar no pronto socorro, onde me deram decadrom nasal e intramuscular, e dipirona intramuscular. Pelo que eu li aqui, meus descongestionantes nasais estão piorando o problema! Uso todos os dias, há muito tempo! Obrigada por esclarecerem; vou tentar mudar para o soro fisiológico...
    Por gentileza, vocês poderiam enviar no meu email a cópia do livro? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  68. Gi: a cópia do livro foi enviada para seu e-mai Gratos pela visita.l

    ResponderExcluir
  69. Esses dias eu estava fazendo uso de naridrin com muita frequência, comecei a sentir dor de cabeça todos os dias, reduzi o uso do naridrin e agora quase nem tenho mais dor de cabeça.
    Isso pode ter sido causado pelo uso excessivo de naridrin?

    ResponderExcluir
  70. Ap Ferreira: é possível que sim, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Ola meu filho e muito alergico sofre com o nariz entopido o tenpo td ele usa senpre o soro naridrim ele tem 16 anos entao eu gostaria da copia do livro pode enviar no meu email : mmargaridammf@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Adorei o blog. Acho que minha bebê de 5 meses tem rinite. Poderiam me enviar uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz"?
    Obrigada,
    Marcela (marcelatavares1981@gmail.com)

    ResponderExcluir
  73. Marcela: o material solicitado foi enviado para seu e-mail.Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Margarida: o material solicitado foi enviado para seu e-mail. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Anônimo7/7/15 21:05

    Sou alérgica e sofro constantemente com sinusite, gostaria de receber o livro, kequel.dutra@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  76. A cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Ola meu nome e patricia, por orientaçao medica comecei a fazer uso de decadron nasal a 4 dias porem sinto meus seios paranasais queimar, meus olhos queimam, senti a perda do olfato e do paladar esse efeito é comum?Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  78. Patrícia: as reações que descreve não resultam da ação de tratamento da medicação. Aconselho que entre em contato com seu médico e comunique o fato, para que possa ser orientada adequadamente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Agradeço muito o trabalho de vocês. Ainda é possível receber uma cópia em pdf do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz"?
    Thiago
    thcd2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Thiago: o livro foi enviado para seu e-mail Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Jamille: o livro foi enviado para seu e-mail. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Uso neosoro a muitos anos( mais de 10 anos) hoje tenho 28 anos. É verdade que é necessário cirurgia quando o uso é de muitos anos devido a ressecamento? Já fiz tratamento com avamys e fiquei 1 ano sem usar , mas bastou um resfriado para eu voltar para o vício.

    ResponderExcluir
  83. Ana: o fato de usar gotas nasais por tempo longo não significa que se tenha indicação cirúrgica obrigatoriamente. É importante analisar cada caso para escolher o tratamento mais adequado para cada pessoa. Além disso, recomenda-se corrigir a causa da obstrução nasal. Se for detectada alergia, a imunoterapia (vacina para alergia) é um tratamento indicado. Aconselho que procure um(a) alergista e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Júlio: obrigado por seu depoimento. É muito importante pois estimula as pessoas a buscar ajuda médica para abandonar este vício. Abraços.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo9/9/15 18:08

    Muito interessante o seu blog, me identifiquei muito.
    Tenho alergia a quase tudo e tenho uma dúvida. Tenho um bebe de 6 meses, ele poderá ter essas mesmas alergias?
    Gostaria também de receber uma cópia do livro sobre alergia.
    Obrigada.
    Giuliana
    giltsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Olá! Sofro de rinite medicamentosa e faço tratamento antialérgico há dois anos, mas não houve qualquer alívio dos sintomas. Tenho usado Respire Melhor para dormir, mas também não é suficiente. Soube que existe um "abridor de narinas" que se usa internamente, para melhorar a respiração ao dormir. Não consigo encontrá-lo em lojas físicas. Será que vocês têm essa informação de onde posso comprá-lo aqui no Rio de Janeiro. Obrigada e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  87. Giuliana: os livros foram enviados para seu e-mail. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Olá!! Adorei o blog!! Eu tenho rinite e sinusite desde a adolescência e faço tratamento quando estou com crise. Poderiam me enviar uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz"? Meu email é franciscamillo@ yahoo.com.br. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  89. Francis: os livros foram enviados para seu e-mail. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Olá estou gripado e usando descongestionante nasal, uma pessoa da familia viciou tbm a partir de uma gripe,se eu não parar eu posso viciar? gostaria de uma copia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" Email: felipebope222@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Felipe os livros foram enviados para seu email. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  92. Não sei informar onde poderá adquirir o produto informado. Muito obrigado por visitar o blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Ola.... Adorei o topico e estou passando justamente por isso... Estou usando Naridrin a mais de uma semana e parece que nunca acaba..o nariz entope sempre... Ja marquei consulta mas somente daqui a duas semanas..e nao sei o que faço nesse meio tempo...Podem me ajudar? como alivio sem Naridrin se nao consigo dormir com o nariz entupido??w Podem me enviar o livro para o e-mail sidney@bitten.com.br ?
    Agradeço demais a ajuda

    ResponderExcluir
  94. Sidney: o livro foi enviado para seu email Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Esta prática não é adequada, em especial numa criança pequena. Aconselho que substitua pela lavagem nasal com solução salina (soro) e que entre em contato com o(a) pediatra que trata do seu filho para que seja orientado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  96. Meu nome é Carlos, tenho 21 anos e desde os meus 6 anos de idade uso todos os dias o naridrim, pois está piorando cada vez mais, antes eu colocava na hora que acordava e na hora de dormir, agora coloco a cada duas horas, está muito viciante não sei como parar

    ResponderExcluir
  97. Carlos: pelo tempo que refere, você precisará de ajuda médica para conseguir interromper o uso da gota nasal. Aconselho que procure um(a) alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Olá! A pediatra da minha filha receitou Decadron solução oral 2 gotas de 12/12 horas, como é controlado fiquei com medo de colocar, ela tem anos. Foi diagnosticada com sinusite, será que devo usar ou procurar um otorrino ou um alergista.

    ResponderExcluir
  99. Leidiane: a sinusite em crianças está relacionada com frequência à alergia. Sugiro que leve sua filha a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, meu nome é Eduardo, tenho 55 anos e por muito tempo fui viciado em gotas nasais, hoje estou livre, mas tenho sinusite, gostaria muito de receber a cópia do livro"É mais feliz quem respira pelo nariz", meu e-mail é: jefrollini@gmail.com , muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  101. Eduardo: bom dia. O livro foi enviado para seu e-mail. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Ola tenho riniti e sinusiti e uso neosoro. SÓ q estou grávida de 6 meses e no momento q fiquei grávida se agravou a minha riniti então uso desde o começo. A agora estou usando o neosoro com dexametasona. O neosoro e o dexametasona pode causar algum problema ou seguelas no meu bebê?

    ResponderExcluir
  103. Alessandra: o uso do neosoro não é indicado na gravidez. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  104. Olá. Tenho rinite alérgica e asnomia, melhora com Decadron spray,mas sei que faz mal por outro lado, já fiz até tomografia por causa das perda de paladar e olfato. Você poderia enviar-me o livro? Agradeço, abraço. Dalmo F.
    jdfillo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  105. Olá Dalmo Boa tarde A cópia dos livros foi enviada para seu e-mail. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Me envie por gentileza uma copia no email:suelly.cantora@gmail.com

    ResponderExcluir
  107. Suelly: os livros foram enviados para seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Por favor me envie o Livro para o e-mail marinho.veu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  109. O livro foi enviado para o e-mail informado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  110. Bom dia poderia me enviar uma copia do livro para adrynister@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  111. Angela Bom dia O livro foi enviado para seu e-mail. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  112. Anônimo4/9/17 16:58

    ola tenho uma filha de 3 anos q tem alergia,sinusites e adenoide.a pediatra dela passou decadron nasal para pingar no nariz 3 vezes ao dia,mas assim q comprei vi q não é pediátrico.Estou com mto medo d usar,faz tempo q estou pesquisando se alguém já deu esse medicamento para seu filho,mas ate agora não encontrei ninguém q tenha usado em seu filho!!! POR FAVOR ME AJUDEM!!!O Q DEVO FAZER?COLOCO OU NAO? ENVIE POR FAVOR A COPIA DO LIVRO ALERGIAS PRA MIM POR FAVOR!!DESDE JA AGRADEÇO!!!

    ResponderExcluir
  113. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Olá sou alegico e tenho rinite. Gostaria de receber uma cópia do livro. Meu email,é cristianorecufe@Yahoo. Com.br
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  115. Cristiano Bom dia A cópia dos livros foi enviada para seu e-mail. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Cristiano: Verificamos agora que o e-mail que enviamos foi devolvido por erro no seu endereço eletrônico. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos re-enviar a cópia dos livros. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Silvia: o mau odor das narinas pode ter causas variadas. O uso da gota nasal é paliativo. Você deve procurar um especialista para definir a causa e instituir tratamento adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Winnie Martins23/4/18 14:21

    Olá boa tarde!! Há alguns dias minha filha de 4 anos vem sofrendo uma crise de renite. O médico passou Decadron nasal, fiz o tratamento.. só que já estou no segundo vidro. E agora ela já não quer apenas uma gota por dia, já estou colocando 3 vezes ao dia.. por favor, me envie a cópia do livro para meu email, winniemartins_15@hotmail.com. E a matéria foi muito esclarecedora, já sofre com esse problema, vicio em remedio nasal, graças a Deus me libertei, não quero que minha filha passe pelo mesmo.

    ResponderExcluir
  119. Winnie Boa tarde Os livros foram enviados para seu e-mail. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Ola gostaria de receber uma copia do livro minha filha tem adenoide sofro muito com ela
    Josantoss830@gmail.com

    ResponderExcluir
  121. Ola gostaria de receber uma copia do livro minha filha tem adenoide sofro muito com ela
    Josantoss830@gmail.com

    ResponderExcluir
  122. O livro foi enviado para seu e-mail. Gratos pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  123. Gostaria de receber uma cópia do livro

    ResponderExcluir
  124. Michele: Não é possível enviar o livro através destes comentários, a menos que a pessoa informe seu email. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Boa noite!
    Sofro com os sintomas persistentes da rinite. Para piorar, o último tratamento com corticóides (Duoflan injetável com Decadron nasal) parecem ter trazido mais sofrimento, em virtude das reações adversas, do que benefícios. Gostaria muito de seguir um tratamento mais conservador e preventivo. Tenho acompanhado esse blog e fiquei muito interessada pelo livro "É mais feliz, quem respira pelo nariz". Poderiam, por gentileza, encaminhar uma cópia para o email: mparente30@gmail.com
    Agradeço imensamente!

    ResponderExcluir
  126. Bom dia, ainda é possível o envio do exemplar "É feliz quem respira pelo nariz"? Gostaria de receber um exemplar. Desde já os meus sinceros agradecimentos. Obrigado. cidadaokf.94@gmail.com

    ResponderExcluir
  127. Kerginaldo Os livros em PDF foram enviados para seu e-mail. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. Bom dia.
    Pode me enviar 1 cópia do livro para 2006ariadne@gmail.com.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  129. Ariadne Bom dia A cópia do livro foi enviada para seu e-mail, atendendo sua solicitação. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Oi estou sofrendo c a rinite nao sei oq faço, meu nariz esta cada vez pior. Ja fui viciada nesses spray e hj tenho medo de usar . Vc poderia me passar a cópia do seu livro? frandecristo2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  131. Olá Fran. Atendendo sua solicitação, a cópia dos livros foi enviada para seu e-mail. Agradecemos seu contato conosco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno