02 fevereiro 2008

Gotas nasais: inofensivas?

Remédios usados sob forma de gotas para descongestionar as narinas são vendidos livremente nas farmácias. Não é raro conhecer alguém que tem sempre à mão um “remédinho para desentupir o nariz” na bolsa, no carro, na cabeceira e diz que não pode ficar sem ele!

É verdade que todo mundo já teve, pelo menos uma vez na via, a sensação de estar completamente obstruído. E como é desconfortável: não se pode falar, comer, dormir, enfim, nada! A tentação é grande e as gotas nasais parecem soluções salvadoras... O grande problema é que aquela solução provisória pode se tornar um vício. E aí, tudo muda...

O uso destes medicamentos pode causar diversos problemas à saúde, como por exemplo taquicardia (aceleração dos batimentos do coração) e elevação da pressão arterial. Além disso, podem provocar intoxicação, dependência e a chamada rinite medicamentosa.

"Quanto mais se usa, menos alivia e mais se necessita da gota"

Os estudos científicos mostram que o uso por mais de 7 dias das gotas descongestionantes nasais já podem provocar o vício. Além disso, o uso exagerado pode causar até mesmo intoxicação, em especial nas crianças pequenas que inadvertidamente podem ingerir o conteúdo do remédio. Para entender o porquê, é preciso conhecer estes medicamentos.

O que são descongestionantes nasais em gotas?

Estes medicamentos pertencem a um grupo classificado como “vasoconstritores”. Como o nome sugere, têm a capacidade de contrair os vasos sanguíneos da mucosa nasal, “desinchando” o local, melhorando a passagem do ar e assim aliviando a obstrução nasal.
Mas, os efeitos não se limitam ao nariz: as gotas, ao pingar nas narinas, tendem a escorrer na região posterior, podendo alcançar os vasos sanguíneos do pescoço e daí os vasos do coração. Além disso, uma parte do medicamento é deglutida sendo rapidamente absorvida na mucosa do aparelho digestivo. Por isso, com o passar do tempo, a ação de contração dos vasos passa a provocar efeitos no resto do organismo, como por exemplo: alteração de sono, tontura, tremor, dor de cabeça, taquicardia e hipertensão.

Pessoas portadoras de rinite alérgica tendem a apresentar sintomas nasais persistentes e incômodos, em especial durante a noite, em adultos ou em crianças. Como o tratamento da rinite é complexo e demorado, muitas pessoas buscam o alívio fácil das gotas nasais.
O que é rinite medicamentosa?

Chama-se de rinite medicamentosa quando os sintomas nasais surgem em decorrência do uso de medicamentos. É comprovado que o uso excessivo das gotas nasais piora o quadro: após o alívio inicial ocasionado pela vasoconstrição, segue-se uma vasodilatação, estabelecendo um ciclo vicioso onde o próprio remédio mantém, piora a obstrução e assim a pessoa não consegue mais deixar de usá-lo. Ou seja,o remédio passa a causar a rinite, ao invés de aliviar.
O sintoma predominante da rinite medicamentosa é a obstrução nasal, podendo surgir outras alterações, como a diminuição do olfato e do paladar.

O tamanho do problema

Descongestionantes nasais são medicamentos prescritos por médicos de qualquer especialidade. Por outro lado, a venda dos remédios é livre, sem necessidade de receita médica nas farmácias e drogarias. É comum que as pessoas repitam prescrições antigas ou que comprem o remédio por conselho de amigos ou de balconistas.
Uma pesquisa foi realizada em 40 farmácias da cidade de São Paulo, onde um caso fictício de rinite alérgica numa criança de quatro anos era relatado aos atendentes de farmácias. Apenas 35% dos balconistas consultados orientaram para levar a criança ao médico, enquanto 65% recomendaram algum tipo de remédio, sendo as gotas nasais em 30.77% dos casos.
Os mesmos autores complementaram a pesquisa com dados do Centro de Assistência Toxicológica da USP e informações sobre a ocorrência de intoxicações por medicamentos, sendo encontrados resultados alarmantes relacionados aos descongestionantes nasais. O que mais chamou a atenção foi que muitos casos ocorreram em crianças pequenas, sendo a maioria causada por ingestão acidental do medicamento.
A conclusão óbvia é que a larga utilização dos medicamentos tópicos para as vias aéreas superiores - muitas vezes sem orientação médica - expõe a população aos riscos de reações adversas e toxicidade dessas drogas.
É fundamental que todos sejam informados que medicamentos descongestionantes nasais não são inócuos à saúde e que só devem ser usados obedecendo à orientação e no período prescrito pelo médico. É preciso combater a venda livre nas farmácias e drogarias, o que indiretamente estimula o uso indiscriminado, já que passa a falsa idéia que estes remédios não tem possibilidade de provocar efeitos colaterais graves.

Aos portadores de alergia respiratória, recomenda-se tratar adequadamente com médico especialista, buscando a prevenção e o controle da doença e não apenas alívio passageiro.

Referências Bibilográficas:
É mais feliz quem respira pelo nariz – Editora Manole, 006
Conheça sua Alergia – Editora Revinter,2001
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia – 1998
Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia - 1998

119 Dê sua opinião:

vitoria disse...

Gostei!!
Tenho rinite e sinusite.Uso para limpar as narinas diariamente soro fisiológico e para a secura do globo ocular a gota artificial...há 3 anos.Espero que não façam mal algum,pois dou-me bem com a panaceia:))

Equipe PGRJ disse...

Vitória: a lavagem nasal com solução salina auxilia os portadores de rinite sem dano à mucosa nasal. Obrigado pela visita e volte sempre.

Mayara disse...

Gostei muito desse artigo! Sofro com rinite e parece mesmo que esses descongestionantes nasais pioram ao invés de melhorar. O alívio é imediato mas depois não conseguimos mais viver sem eles. Alguem sabe como se dá o tratamento para rinite medicamentosa? Tchau tchau

Equipe PGRJ disse...

Mayara: o tratamento cabe ao médico especialista que nalisará seu caso, pesquisará as causas envolvidas e tratará o problema na raiz (e não apenas de forma paliativa).

Anônimo disse...

ola sou a cida o meu filho desde o primeiro ano de vida hoje com 9 anos tem problemas de alergia respiratoria a partir do ano passado piorou mto a renite es´ta mto forte tomo todos os cuidados com a higiene agora faz uso de uma mistura de 1ampola de garamicina p 40cc soro 2xao dia decadron 2xao dia e noex a noite também 8ml de loratadina 8em8hrs nocomeço melhorou mas essa semana piorou por favor me ajude me de um conselho já faz acompanhamento com um médico agora também está com alergia ocular aguardo o brigado abraço

Equipe PGRJ disse...

Cida: rinite alérgica parece ser uma doença sem gravidade, mas pode se complicar e provocar uma série de consequências, afetando sobremaneira a qualidade de vida do paciente. Escreva para nosso email para que eu possa enviar para você uma cópia do nosso livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Obrigado pela visite e volte sempre.

Anônimo disse...

Ola meu nome eh Guilherme tenho 30 anos e tenho rinite constante desde que me conheco por gente! Sera que vcs poderiam me enviar o livro É mais feliz quem respira pelo nariz para meu email guigoes@uol.com.br
Muito obrigado e parabens pelo Blog Guilherme

equipe PGRJ disse...

A cópia solicitada foi enviada para seu email.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog

Tiago disse...

também sofro de rinite desde os 16 anos de idade e gostaria de ter um exemplar do livro. meu email é tiago_nit@hotmail.com

Equipe PGRJ disse...

Tiago: A cópia solicitada foi enviada para seu email.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog

Anônimo disse...

Olá
Tenho 36 anos, dois filhos, nós tres temos rinite. Gostaria de uma cópia do livro É mais feliz quem respira pelo nariz. Grata

Equipe PGRJ disse...

Para receber a cópia do nosso livro sobre a Rinite, envie sua solicitação para nosso email: blogdalergia@gail.com Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

ivina disse...

oi minha familia toda sofre com rinite e sinusite!gostaria de receber uma cópia do livro é mais feliz quem respira pelo nariz.obrigado

Equipe PGRJ disse...

Ivina: o arquivo do livro foi gravado em PDF. Para receber uma cópia, envie sua solicitação para nosso email: blogdalergia@gail.com Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.

Lauro Máximo disse...

gostaria de saber se para superar o efeito rebote pode usar BUDECURT AGUA 12 em 12 horas e alegra d 12 em 12 horas durante uma semana?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lauro: o uso do corticóide inalado via nasal tem objetivo de diminuir a inflamação da mucosa nasal, aliviando os sintomas e afastando o vício da gota. Contudo, para julgar se esta conduta será suficiente, seria preciso analisar seu caso de forma mais minuciosa. Sugiro que exponha sua dúvida ao seu alergista: ele o conhece bem e poderá responder de forma mais objetiva.Obrigado por visitar nosso Blog

João Antonio disse...

Por favor,peço que me ajudem!
Pois desde o inicio do mês de janeiro de 2010, quando eu estava gripado, uso descongestionadores navais. E no momento considero-me um viciado ao seu uso. Não consigo mais passar uma noite de sono tranquilo sem um descongestionador nasal. Provavelmente estou com Rinite Medicamentosa. Uso pelo menos quatro vezes ao dia o medicamento. E gostaria de saber se tem cura. E se tiver, qual procedimento que devo fazer. Pois, já não aguento mais depender desses remédios. Por favor, peço que me ajudem!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

João Antonio: você usou a palavra correta: trata-se de um vício e como todo vício, é preciso ajuda profissional para sair dele. Aconselho que procure um alergista para orientar a retirada da gota nasal. Obrigado pela sua visita. Volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá... eu também gostaria de uma cópia do exemplar "É feliz quem respira pelo nariz", meu e-mail é nessa.kawano@gmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: a cópia foi enviada para seu e-mail.Obrigado por visitar nosso blog

Anônimo disse...

Ola meu nome eh Paulo tenho 43 anos e tenho rinite constante desde que me conheco por gente!

Sera que vcs poderiam me enviar o livro É mais feliz quem respira pelo nariz para meu email paulo.meira@ig.com.br

Muito obrigado e parabens pelo Blog
Paulo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Paulo. A cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Volte sempre!

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do blog, pois me identifiquei completamente com as informações contidas. Faço uso de vasoconstritor a mais de 12 anos e estive hoje num méidco que me explicou os grandes males que eles causam. Vou iniciar um tratamento para rinite e ele falou que eu preciso deixar esse vício após esse tratamento. Mas confesso que estou com medo de não conseguir parar, pois tenho uma dependência EXTREMA dele. Gostaria de uma cópia do exemplar de "È feliz quem respira pelo nariz". Meu e-mail é giliannesilva@hotmail.com. Ficaria muito grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Enviei o e-mail, mas retornou indicando erro. Por favor, escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com para que possa repetir o envio. Obrigado pela visita e pelo incentivo ao nosso Blog.

Márcio Majewsky disse...

Tenho 02 filhos alergico com rinite e sinusite, tb tem adenoide. gostaria de receber o livro.

Márcio Majewsky disse...

Como já falei tenho 02 filhos com rinite e sinusite, gostaria de receber o livro. marciomajewsky@hotmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A cópia solicitada foi enviada para seu e-mail. Agradecemos sua visita ao nosso blog. Volte sempre.

Anônimo disse...

Olá,
Meu nome é Sidney e estou em plena crise.
Gostaria de receber uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz".
Grato.
Sidney Pádua.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sidney: por favor, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos a cópia em PDf do nosso livro sobre a Rinite.Agradecemos sua visita.Volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é neylon,

visitei o blog da alergia, e gostaria muito de receber tambem o arquivo do livro " é mais feliz quem respira pelo nariz", por gentilesa...


desde já, muito obrigado, mesmo!!!

neylonmendes@gmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Neylon: a cópia solicitada foi enviada para seu e-mail. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

boa noite, gostaria de tirar uma dúvida!
Tive uma rinusinusite e perdi o olfato e paladar, pode ser pelo uso do decadron?

Obrigado,

náia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Náia: os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar a causa da perda do olfato e paladar no seu caso. Os medicamentos contendo vasoconstritores podem provocar este dano mas é necessário pesquisar o seu caso de forma criteriosa. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Olá, essa solução salina é simplesmente a misturau de água e sal? E como deposita-la no nariz? obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Solução salina é o soro fisiológico, usado para lavar as narinas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa noite,

Fui ao otorrino e o mesmo me passou Decadron nasal, tenho rinite alérgica. Só que estou com medo de usar depois de ler a bula. É um remédio tranquilo? Posso usar sem medo?

Obrigada!
Daniela

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniela: o uso por tempo curto pode ser feito. Mas, é importante tratar a alergia que origina sua rinite. Aconselho que procure um alergista para orientar um tratamento preventivo. Gratos por sua visita.

Elianne Hsu disse...

Parabéns pelo Blog e as informações/orientações são muito importantes para mim e para meus dois filhos. Tenho rinite/sinusite e os meus pequenos podem ser sérios candidatos ao mesmo. Gostaria de uma cópia do livro É mais feliz quem respira pelo nariz, por gentileza. Aguardo no email: elianne_huang_hsu@yahoo.com.br
Obrigada. Feliz Ano Novo! Feliz 2012!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elianne: a cópia do livro foi enviado para seu e-mail. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Carla disse...

Obrigada pelas informações. Estou em tratamento e gostaria de uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz", por gentileza. Aguardo no email: ecgama@uol.com.br

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carla: a cópia foi enviada para seu e-mail. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite , tenho rinite alergica , minha esposa tem ,e agora meu filho apresenta os sintomas , por favor gostaria que enviase o livro " É mais feliz quem respira pelo nariz" .Desde já agradeço.

Att.
Roosvelt

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roosevelt: para receber a cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz” é preciso que envie um e-mail para nós. Escreva para: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

Karlla disse...

eu tenho 20 anos e uso o Sonarin, que é um descongestionante nasal de uso pediátrico, porque minha região é muito seca nesta época do ano, e sempre fico com problema na respiração. Na composição dele diz que é apenas cloreto de sódio, pensei que poderia usar para hidratação nasal, porém tenho ficado com rinite, coceira na garganta, céu da boca, ouvidos e outros sintomas... Lendo seu artigo acho que é por causa do remedio, o que devo utilizar para hidratação nasal nesse caso??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que seu problema não se limite à hidratação nasal, mas sim a uma rinite alérgica. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para um tratamento de forma adequada. Caso queir receber o PDF do nosso livro sobre a rinite, escreva para o e-mail: blogdalergia@gmail. com Agradecemos sua visita.

Fernando disse...

Li esse post e infelizmente faço parte desses que estão viciados em descongestionante nasal.
Cada vez tenho que usar mais e o efeito dura menos...
Sou de SP, qual especialista devo procurar?? Vi que vcs são do RJ, vcs recomendam algum aqui de SP?
Existe uma cura definitiva para isso?? =(

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernando: S Paulo tem centros de tratamento capacitados para tratamento da Alergia. Você pode localizar os médicos alergistas no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em S Paulo. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola, meu nome é Beatriz e sou viciada em neosoro. Percebi que meus olhos ficam irritados constantemente e sinto coceira no ceu da boca. Quero saber se isso tem a ver com o vicio. Tambem quero saber se isso tem cura, se caso procure um tratamento a rinite será curada?
obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Beatriz: a irritação dos olhos e a coceira do palato ("céu da boca") parecen estar relacionados com a sua rinite. Aconselho que procure um alergista: ele poderá orientar o tratamento da rinite e do vício d uso da gota nasal. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

OLA TD BEM? GOSTEI MUITO DE SUA MATERIA ,POR ISSO GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM .SOFRO DE RENITE ALERGICA QUERIA SABER DE ALGUM TRATAMENTO ESPECIFICO ,TODO DIA PINGO NEOSORO ALIVIA NA HORA MAIS DEPOIS VOLTA ENTOPIR ,ISSO SEM CONTAR COM TANTOS EXPIRROS,COM ESSE TEMPO SECO AI PIORA A SITUAÇÃO,AGRADEÇO MUITO PELA ATENÇÃO OBRIGADO

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento da rinite alérgica implica em diversos cuidados, como: 1) uso de medicamentos para controlar a doença 2) tratamento da alergia com vacinas(imunoterapia) 3) controle dos ácaros da poeira em sua casa 4) combate aos fatores agravantes (que variam em cada pessoa). Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Eu e meu marido temos rinite e sinusite,ronco a noite e agora estou com o palato duro inchado, faço uso das gotas e tomei duas semanas seguidas loratadina 10mg. A primavera para nós é um caos, pois meu pomar está com laranjeiras floridas.Gostaria de ler este livro. Obrigado maria

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviarei uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

Valeria Oliveira disse...

Bom dia,,, sofro com rinite medicamentosa, sou "viciada" em descongestionante nasal a mais ou menos 2 anos,e agora sofro com a perda de olfato, mas meu olfato as vezes funciona em algumas horas do dia por poucos minutos, e fico sem sentir cheiro de novo,será q meu olfato está sendo prejudicado é pelos descongestionantes? hj eu mesma resolvi parar de usar, e estou toda entupida.
me ajudem oque eu faço pra recuperar meu olfato!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Valeria: o uso de descongestionantes pode acarretar prejuizo do olfato e do paladar. O tratamento implica numa abordagem ampla feita sob orientação do médico especialista incluindo medicamentos para auxiliar na retirada do vício. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos pela visita.

Cleiton Peres disse...

Gostaria da cópia do livro, (npimagens@gmail.com) É mais feliz quem respira pelo nariz. Gostei muito do blog. Obrigado. Cleiton Peres

Anônimo disse...

"Alguém sabe quanto tempo demora para o efeito rebote do neosoro acabar quando se para de usa-lo totalmente? Tipo dias ou semanas de nariz entupido?grata pela ajuda"

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A resposta que deseja não é padronizada. Não há um tempo definido e igual para todas as pessoas para que o efeito "rebote" causado pelo uso do neosoro desapareça. Na realidade, este tempo varia em cada pessoa dependendo: 1) do tempo de uso do neosoro, 2) da dose usada, 3)do grau de acometimento da mucosa nasal, 4) do grau de controle da doença de base que causou a obstrução, etc. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece seus dados clínicos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Unknown disse...

Numa madrugada de nariz obstruído, achei esse blog tão esclarecedor. Parabéns pelo trabalho! Se ainda possível, gostaria de receber uma cópia do livro É Feliz Quem Respira Pelo Nariz. Grata, fadarc@gmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O livro foi enviado para seu e-mail.

Kirey Cruvinel disse...

Quero tb o livro kireykc@gmail.com
Meu filho sofre de rinite e rwtou sofrendo mt...ele tem 2 anos e meio e ronca demais. .prnso em ate ser adenoide pq eu já tive e fiz cirurgia mas eh uma burocracia aqui em bsb pra fazer em hospitais públicos. ..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kirey: a cópia dlivro foi enviada para seu e-mail. A rinite alérgica pode contrinuir para o aumento de adenóides, interferindo no sono infantil. Convido que leia sobre o tema neste link: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/11/amgdalas-e-adenides-quem-responde-o.html Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

lucia andrade pocceschi disse...

Gostaria da cópia do livro. Aguardo! Abraço! Lúcia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lúcia: os livros são enviados por e-mail. Portanto, para recebê-los, basta escrever para blogdalergia@gmail.com Um abraço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lucia: o envio da cópia dos liivros é feito por e-mail Por favor escreva para blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você.

DIANA ROCHA disse...

O uso de rinosoro ou naridrin também pode causar vício e efeito rebote?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Diana: os 2 mesicamentos são bem diferentes. Naridrin contém nafazolina e provoca vício, bem como outros danos à mucosa nasal. Rinosoro é uma solução slina usada em lavagens nasais. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

Gi disse...

Olá! Adorei o artigo, pois tenho rinite, sinusite e enxaqueca crônica..quando as três rresolvem virem juntas, a dor é quase insuportável! Hoje mesmo tive uma crise; fui parar no pronto socorro, onde me deram decadrom nasal e intramuscular, e dipirona intramuscular. Pelo que eu li aqui, meus descongestionantes nasais estão piorando o problema! Uso todos os dias, há muito tempo! Obrigada por esclarecerem; vou tentar mudar para o soro fisiológico...
Por gentileza, vocês poderiam enviar no meu email a cópia do livro? Agradeço desde já!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gi: a cópia do livro foi enviada para seu e-mai Gratos pela visita.l

Ap Ferreira disse...

Esses dias eu estava fazendo uso de naridrin com muita frequência, comecei a sentir dor de cabeça todos os dias, reduzi o uso do naridrin e agora quase nem tenho mais dor de cabeça.
Isso pode ter sido causado pelo uso excessivo de naridrin?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ap Ferreira: é possível que sim, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Ola meu filho e muito alergico sofre com o nariz entopido o tenpo td ele usa senpre o soro naridrim ele tem 16 anos entao eu gostaria da copia do livro pode enviar no meu email : mmargaridammf@gmail.com

Marcela Tavares disse...

Adorei o blog. Acho que minha bebê de 5 meses tem rinite. Poderiam me enviar uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz"?
Obrigada,
Marcela (marcelatavares1981@gmail.com)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcela: o material solicitado foi enviado para seu e-mail.Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Margarida: o material solicitado foi enviado para seu e-mail. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Sou alérgica e sofro constantemente com sinusite, gostaria de receber o livro, kequel.dutra@gmail.com Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

patricia resende disse...

Ola meu nome e patricia, por orientaçao medica comecei a fazer uso de decadron nasal a 4 dias porem sinto meus seios paranasais queimar, meus olhos queimam, senti a perda do olfato e do paladar esse efeito é comum?Desde ja agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: as reações que descreve não resultam da ação de tratamento da medicação. Aconselho que entre em contato com seu médico e comunique o fato, para que possa ser orientada adequadamente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Agradeço muito o trabalho de vocês. Ainda é possível receber uma cópia em pdf do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz"?
Thiago
thcd2015@gmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thiago: o livro foi enviado para seu e-mail Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jamille: o livro foi enviado para seu e-mail. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Ana Flávia Lins Lopes disse...

Uso neosoro a muitos anos( mais de 10 anos) hoje tenho 28 anos. É verdade que é necessário cirurgia quando o uso é de muitos anos devido a ressecamento? Já fiz tratamento com avamys e fiquei 1 ano sem usar , mas bastou um resfriado para eu voltar para o vício.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: o fato de usar gotas nasais por tempo longo não significa que se tenha indicação cirúrgica obrigatoriamente. É importante analisar cada caso para escolher o tratamento mais adequado para cada pessoa. Além disso, recomenda-se corrigir a causa da obstrução nasal. Se for detectada alergia, a imunoterapia (vacina para alergia) é um tratamento indicado. Aconselho que procure um(a) alergista e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Oi meu nome é Júlio César e usava demais o descongestionante nasal e agora sofro com os sintomas pressão alta dor no peito disparo no coração entre outros então muito cuidado ao usar para que ñ sofra as consequências .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Júlio: obrigado por seu depoimento. É muito importante pois estimula as pessoas a buscar ajuda médica para abandonar este vício. Abraços.

Anônimo disse...

Muito interessante o seu blog, me identifiquei muito.
Tenho alergia a quase tudo e tenho uma dúvida. Tenho um bebe de 6 meses, ele poderá ter essas mesmas alergias?
Gostaria também de receber uma cópia do livro sobre alergia.
Obrigada.
Giuliana
giltsouza@hotmail.com

Unknown disse...

Olá! Sofro de rinite medicamentosa e faço tratamento antialérgico há dois anos, mas não houve qualquer alívio dos sintomas. Tenho usado Respire Melhor para dormir, mas também não é suficiente. Soube que existe um "abridor de narinas" que se usa internamente, para melhorar a respiração ao dormir. Não consigo encontrá-lo em lojas físicas. Será que vocês têm essa informação de onde posso comprá-lo aqui no Rio de Janeiro. Obrigada e parabéns pelo Blog!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Giuliana: os livros foram enviados para seu e-mail. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Francis Camillo disse...

Olá!! Adorei o blog!! Eu tenho rinite e sinusite desde a adolescência e faço tratamento quando estou com crise. Poderiam me enviar uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz"? Meu email é franciscamillo@ yahoo.com.br. Desde já agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Francis: os livros foram enviados para seu e-mail. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Felpe disse...

Olá estou gripado e usando descongestionante nasal, uma pessoa da familia viciou tbm a partir de uma gripe,se eu não parar eu posso viciar? gostaria de uma copia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" Email: felipebope222@hotmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Felipe os livros foram enviados para seu email. Obrigado pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não sei informar onde poderá adquirir o produto informado. Muito obrigado por visitar o blog da Alergia.

Sidney Bittenbinder disse...

Ola.... Adorei o topico e estou passando justamente por isso... Estou usando Naridrin a mais de uma semana e parece que nunca acaba..o nariz entope sempre... Ja marquei consulta mas somente daqui a duas semanas..e nao sei o que faço nesse meio tempo...Podem me ajudar? como alivio sem Naridrin se nao consigo dormir com o nariz entupido??w Podem me enviar o livro para o e-mail sidney@bitten.com.br ?
Agradeço demais a ajuda

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sidney: o livro foi enviado para seu email Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Minha mulher pinga todo dia 1 gota de decadron nasal em cada narina do meu filho para ele dormir mais rápido. Ja virou rotina. O que pode acontecer com ele. Ele tem 2 anos e 4 meses.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Esta prática não é adequada, em especial numa criança pequena. Aconselho que substitua pela lavagem nasal com solução salina (soro) e que entre em contato com o(a) pediatra que trata do seu filho para que seja orientado. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu nome é Carlos, tenho 21 anos e desde os meus 6 anos de idade uso todos os dias o naridrim, pois está piorando cada vez mais, antes eu colocava na hora que acordava e na hora de dormir, agora coloco a cada duas horas, está muito viciante não sei como parar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carlos: pelo tempo que refere, você precisará de ajuda médica para conseguir interromper o uso da gota nasal. Aconselho que procure um(a) alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Leidiane Pereira dos Santos disse...

Olá! A pediatra da minha filha receitou Decadron solução oral 2 gotas de 12/12 horas, como é controlado fiquei com medo de colocar, ela tem anos. Foi diagnosticada com sinusite, será que devo usar ou procurar um otorrino ou um alergista.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leidiane: a sinusite em crianças está relacionada com frequência à alergia. Sugiro que leve sua filha a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Eduardo disse...

Boa tarde, meu nome é Eduardo, tenho 55 anos e por muito tempo fui viciado em gotas nasais, hoje estou livre, mas tenho sinusite, gostaria muito de receber a cópia do livro"É mais feliz quem respira pelo nariz", meu e-mail é: jefrollini@gmail.com , muito obrigado!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eduardo: bom dia. O livro foi enviado para seu e-mail. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Alessandra Fernandes disse...

Ola tenho riniti e sinusiti e uso neosoro. SÓ q estou grávida de 6 meses e no momento q fiquei grávida se agravou a minha riniti então uso desde o começo. A agora estou usando o neosoro com dexametasona. O neosoro e o dexametasona pode causar algum problema ou seguelas no meu bebê?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: o uso do neosoro não é indicado na gravidez. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

dalmo disse...

Olá. Tenho rinite alérgica e asnomia, melhora com Decadron spray,mas sei que faz mal por outro lado, já fiz até tomografia por causa das perda de paladar e olfato. Você poderia enviar-me o livro? Agradeço, abraço. Dalmo F.
jdfillo@yahoo.com.br

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Dalmo Boa tarde A cópia dos livros foi enviada para seu e-mail. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

michael cardoso disse...

Me envie por gentileza uma copia no email:suelly.cantora@gmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Suelly: os livros foram enviados para seu e-mail. Gratos pela visita.

Eliomário Rocha disse...

Por favor me envie o Livro para o e-mail marinho.veu@hotmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O livro foi enviado para o e-mail informado. Gratos por sua visita.

angela adrynister disse...

Bom dia poderia me enviar uma copia do livro para adrynister@Hotmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Angela Bom dia O livro foi enviado para seu e-mail. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola tenho uma filha de 3 anos q tem alergia,sinusites e adenoide.a pediatra dela passou decadron nasal para pingar no nariz 3 vezes ao dia,mas assim q comprei vi q não é pediátrico.Estou com mto medo d usar,faz tempo q estou pesquisando se alguém já deu esse medicamento para seu filho,mas ate agora não encontrei ninguém q tenha usado em seu filho!!! POR FAVOR ME AJUDEM!!!O Q DEVO FAZER?COLOCO OU NAO? ENVIE POR FAVOR A COPIA DO LIVRO ALERGIAS PRA MIM POR FAVOR!!DESDE JA AGRADEÇO!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Olá sou alegico e tenho rinite. Gostaria de receber uma cópia do livro. Meu email,é cristianorecufe@Yahoo. Com.br
Muito obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiano Bom dia A cópia dos livros foi enviada para seu e-mail. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiano: Verificamos agora que o e-mail que enviamos foi devolvido por erro no seu endereço eletrônico. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos re-enviar a cópia dos livros. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".