Pular para o conteúdo principal

Alérgicos podem tomar vacina da febre amarela?



O aumento do número de pessoas no Brasil com febre amarela trouxe à tona a necessidade do uso da vacina e com isso, surgiram algumas dúvidas.

A vacina é produzida pela FIOCRUZ com o vírus da febre amarela vivo e atenuado cultivado em ovos embrionados de galinha, obedecendo normas padronizadas da Organização Mundial da Saúde. É disponibilizada gratuitamente em postos de saúde e ocasionalmente em alguns aeroportos, terminais rodoviários e hospitais públicos.

Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação. Por isso, recomenda-se vacinar dez dias antes da viagem para que haja tempo para proteção efetiva contra a doença. Confere imunidade por 10 anos ou até mais, podendo ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. É aplicada por via subcutânea no braço (região deltóidea).

Recomenda-se vacinar todos que residam ou viajem para zonas de risco como florestas e cerrados ou ainda, pessoas profissionalmente expostas ao vírus da febre amarela.

Efeitos colaterais
A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais, sendo utilizada há mais de sessenta anos com raros efeitos graves. Cerca de de 5% das pessoas desenvolvem 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo incomum a ocorrência de reação no local da aplicação.
Reações alérgicas não são comuns e quando ocorrem, são atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina. Reação anafilática grave, segundo estatística da FIOCRUZ, ocorre em aproximadamente 1 em cada 1.000.000 de doses aplicadas.


Contra-indicações
-Portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida ou neoplasia maligna, como leucemias, linfomas e AIDS.
-Pacientes sob tratamentos imunossupressores como quimioterapia e radioterapia. Da mesma forma, o uso de corticóide em dose imunossupressora impede o uso.
-Gestantes: como regra geral nenhuma vacina viral atenuada deve ser feita na gravidez.
-Pessoas com história de reação anafilática após ingestão de ovo, uma vez que a vacina é preparada em ovos embrionados.
-Pessoas com alergia a antibióticos do grupo da eritromicina e Kanamicina.
-Pessoas com alergia a gelatina, que faz parte da composição da vacina.
-Pessoas com antecedentes de reação alérgica a dose prévia da vacina anti-amarílica.
Recomenda-se o adiamento da vacinação na vigência de doenças febris, para que os sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis eventos adversos da vacina. Na realidade, na presença de qualquer tipo de contra-indicação, a decisão de vacinar ou não deve ser tomada pelo médico, analisando possíveis riscos e benefícios para cada caso.

Respondendo dúvidas:

Mesmo vacinado, devo me proteger contra mosquitos ao viajar para área de risco?Sim, Use, sempre que possível, calças e camisas que cubram a maior parte do corpo. Aplique repelente, inclusive na nuca e nas orelhas, repetindo a cada quatro horas, ou a cada duas horas se tiver transpirado muito. Reaplique o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água; Use mosqueteiro, quando dormir em áreas de risco.

Li que o uso de corticóide impede a vacina. Faço uso de corticóide inalado há um tempão para tratar asma. Posso me vacinar? Sim. Só há problema no uso do corticóide sistêmico por tempo prolongado e em doses altas, consideradas imunossupressoras.

Tive alergia a ovo quando pequeno mas hoje como normalmente. Posso vacinar?Sim. O impedimento da vacina se refere aos casos de reação anafilática ao ovo. Consulte seu alergista para orientar o caso de forma individualizada.

Sou alérgico – tenho asma, rinite e urticária, posso ser vacinado?Sim. A contraindicação do uso da vacina da febre amarela é restrita às pessoas alérgicas a ovo, gelatina e à eritromicina. Na dúvida, consulte um alergista.

Vacinar deve ser um hábito, não só em crianças,
mas em qualquer idade: consulte o médico para saber
quais as vacinas indicadas para adultos.


Fonte: Globo On Line

Para saber mais sobre a Febre amarela, visite os sites:
FIOCRUZ
Ministério da Saúde
Centro de vacinação de adultos UFRJ
Drauzio Varella
ANVISA

Comentários

  1. Dra Fátima, usei o post do dia 05, está no blog.
    Obrigada.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Aninha: Visitei o seu blog e gostei muito de sua colocação sobre nosso texto falando dos ácaros. Obrigada pelo seu carinhoso incentivo em nome de toda a equipe do blog da Alergia. Dra. Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Sou alérgica a corticóide. Posso tomar a vacina?U

    ResponderExcluir
  4. Michele: depende do tipo de corticóide, tempo de uso e da dose que utiliza; converse com seu alergista.Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  5. Aline: Minhas filhas são alérgicas a ovo, moro em uma cidade do interior da Bahia, como poderia ter acesso a essa vacina individualizada? O pediatra não soube me informar...(!!!).

    ResponderExcluir
  6. Aline: infelizmente não há como emitir parecer sem uma análise minuciosa do caso. Recomendo que entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu Estado. Existem locais especializados no serviço público para dar este tipo de orientação - em geral são denominados CRIE (Centro Regulador de Imunizações Especiais ou Centro de Referência para Imunobiológicos especiais). O Ministério da Saúde recomenda que exista um CRIE em cada unidade da Federação. O site da Sociedade brasileira de Infectologia e o site do Ministério da Saúde publicam a lista destes centros no Brasil. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Liliane:Sou alergica a penicilina posso me vacinar.As vezes tomo antialérgicos quando estou atacada da renite tem problema se vacinar

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, tive alergia ao tomar nevocilin na infancia, e nunca tomei amoxilina ou amoxicilina pelos medicos acreditarem que pudessem me dar alergia, esses remedios tem alguma relação com eritromicina?posso tomar a vacina contra a febre amarela?aqui na minha cidade tiveram duvida quanto a me fazer a dose.
    grata.

    ResponderExcluir
  9. Tamiris: aconselho que procure um médico alergista para identificar a real alergia que apresenta e assim orientá-la com segurança. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Liliane: a liberação para uso da vacina de febre amarela só pode ser feita após avaliação clínica pessoal.Aconselho que peça este parecer ao seu alergista. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. oi tomei quatro vezes corticoidi em quatro dias.
    posso toma a vacina contra a febre amarela.
    tenho q espera quanto tempo para tomar a vacina
    muinto OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  12. Para responder sua pergunta, seria necessário conhecer mais detalhes do seu caso:motivo pelo qual usou, dose, tipo de corticóide, usos anteriores e recentes, etc. Por isso, aconselho que peça esta orientação ao seu médico alergista, que o conhece bem epoderá responder adequadamente. Corticóides só contraindicam a vacina da febre amarela quando usados por tempo longo ou em doses altas imunossupressoras. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá, ainda não tomei a vacina da febre amarela pois apresento certas dúvidas.
    Tive episódio de choque anafilático há 10 anos ao tomar a vacina da Meningite; apresento alergia a muitos medicamentos (antibióticos, antiinflamatórios, diclofenaco de sódio, dipirona sódica, sulfa...). Fiquei em dúvida se deveria ou não arriscar..
    O que vocês têm a me dizer sobre isso?
    Agradeço desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi myllA também sou muito alérgica a dipirona ibuprofeno ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios não esteriodados meu alergista não me autorizou tomar mais se eu quiser fica a meu critério e só tomar e ir para o hospital tomar adrenalina

      Excluir
  14. Mila: o parecer que deseja não pode ser feito baseado neste seu breve relato e sem uma consulta pessoal. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. tenho asma reniti sinusiti alergia. tem algum problema eu tomar a vacina? obrigada!!

    ResponderExcluir
  16. Marco: as alergias que descreve não impedem a vacinação contra a febre amarela. Contudo, peça uma orientação ao seu alergista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Sou transplantado cardíaco e tomo imunossupresores posso tomar a vacina contra febre amarela? O que faço se não puder?

    ResponderExcluir
  18. Alzy: este blog se destina a orientar sobre doenças alérgicas. O seu caso foge deste tema. ressalto que, como transplantada, não deve ser basear em uma através de e-mail e sem avaliar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o seu cardiologista antes de qualquer conduta. Obrigado por visitar nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Oi, sou alergica a penicilina. Posso tomar a vacina? Obrigada Priscila

    ResponderExcluir
  20. Priscila: o site da FIOCRUZ orienta que as pessoas com alergia a antibióticos do grupo da eritromicina e Kanamicina não façam a vacina da febre amarela. Não há referencia à alergia à penicilina. Peça ao seu alergista que a oriente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4/8/09 12:44

    Vou viajar para Cuiabá-MT dia 17/08, hoje (04/08) fui tomar a vacina contra febre amarela. Fui informado que não poderia tomá-la por que sou alérgico a ovos (Segundo exame médico feito há cerca de 5 anos).

    De acordo com o exame minha alergia tem nível leve, tanto que como pães, bolos e bolachas normalmente sem reação grave. Apenas ao comer ovos na íntegra chego a ter reações ligadas ao trato intestinal.

    Enfim, é realmente perigoso tomar essa vacina?

    Preciso entender isso urgentemente!

    Agradeço desde já a ajuda de vocês e parabéns pelo blog.

    --
    Anderson Lima - João Pessoa

    ResponderExcluir
  22. Anderson: O parecer que solicita é complexo e de grande responsabilidade. Por isso, não pode ser feito através de aconselhamento por email. O seu relato sugere uma alergia, mas para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo8/8/09 21:43

    Olá! Resolvi meu problema! :)
    Fiz um outro teste alérgico, levei para um especialista o resultado e fui liberado para tomar a vacina na última quinta-feira.
    Agradeço a ajuda de vocês e continuem com o bom trabalho.
    --
    Anderson Lima - João Pessoa

    ResponderExcluir
  24. Obrigado, Anderson. Boa viagem e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Eu sou Carol e tenho renite alérgica, uma vez eu fui tomar vascina anti-tetânica e a da febre amarela(juntas), alguns minutos depois das aplicações eu passei mal, e eram sintomas de desmaio, nao conseguia ver, ouvir e ficava tonta...
    Queria saber se isso poderia ser alergia de algum componente das vascinas, ou foi porque eu tomei as duas vascinas juntas... agradeço (:

    ResponderExcluir
  26. Carol: não posso afirmar a causa dos sintomas sem uma avaliação pessoal. Mas, a sua descrição não sugere que tenha sido uma alergia. Obrigado por nos visitar.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Dr. faço uso de vacina (imunoterapia) contra, poeira ácaro, mofo, minha duvida é ...trabalho em um ambiente de mineração ou seja no meu ambiente de trabalho existe os mesmos "vamos dizer assim" componentes que também existe na vacina será que torna a vacina ineficaz ou não?

    André
    Obrigado!
    no aguardo...

    ResponderExcluir
  28. André: os dados enviados em seu relato não sugerem que possa ocorrer interferência das condições ambientais e o tratamento com as vacinas (imunoterapia) Aconselho que exponha seu temor ao alergista que o acompanha para que possa receber uma orientação correta e adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Laura:
    Tomei vacina contra febre amarela ontem. De vez em quando uso o medicamento budesonida 32mcg, por causa de minha rinite (se usei 5 vezes nas últimas duas semanas foi muito). Como se trata de um glicocorticóide, e por isso é contra-indicado no caso dessa vacina, gostaria de saber quais poderiam ser os efeitos colaterais da junção desse glicocorticoide com a vacina.

    Vocês disseram que, em doses imunossupressoras, e por tempo prolongado, o corticóide anula o efeito da vacina. Dessa forma, gostaria de saber também se minha dose é imunossupressora e quanto tempo significa esse tempo prolongado ao qual vocês se referem.

    Por fim, se a vacina for anulada pelo budesonida 32 mcg, significa dizer que eu tenho que tomá-la de novo?

    ResponderExcluir
  30. Laura: fique tranquila. O uso de corticosteróides em sprays, por utilizar dose mínima (micrograma) não interfere no efeito da vacina de febre amarela. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, minha bebê tem 9 meses e tomou a vacina da febre amarela e esta comas costas toda empolada, será que pode da vacina, ou é apenas coincidência???

    ResponderExcluir
  32. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  33. Boa noite
    Fiz tratamento para alergia (urticária) com cortidoide (predsim) por 4 semanas, sendo a 1a semana 40mg, 2a semana 20mg, 3a semana 10mg e 4a semana 5mg. Quanto tempo é prudente aguardar para se tomar a vacina sem riscos?

    No aguardo e obrigada
    Bruna

    ResponderExcluir
  34. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  35. Oi, tenho dermatite de contato, e faz 3 meses que nao vem menstruação pra mim mas não estou gravida, eu tinha tomado a injeção de corticoide há 3 meses atrás isso interferiu na menstruação?

    ResponderExcluir
  36. É improvável que o corticóide seja a causa do atraso em sua menstruação. Mas, não é possível fazer uma avaliação pela internet. Aconselho que entre em contato com o(a) ginecologista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Oi boa noite, minha filha tem 8 meses e 10 dias e iremos viajar para GO onde recentemente teve casos de febre amarela. Devo antecipar a vacinação dela?

    ResponderExcluir
  38. Vanejak: desconheço o histório clínico de sua filhinha. Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra que trata dela e peça que a oriente. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Meu filho tem 4 anos e 8 meses e tem tosse alergica faz tratamento com desloratadina toma 3 ml durante 10 dias. Tem problema de fazer a vacina da febre amarela tomando o antialergico?

    ResponderExcluir
  40. Leticia, boa tarde. A desloratadina não interfere na Vacina de Febre Amarela, porém a razão de estar usando a medicação pode interferir, portanto procure a orientação do seu médico assistente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Queria saber meu filho tem 2 anos e ainda não tomou a vacina ele vai tomar a eritromicina pra saber se e alérgico antes de toma a vacina queria saber os componentes da vacina

    ResponderExcluir
  42. A fórmula com componentes da vacina de febre amarela pode ser obtida junto à FIOCRUZ (http://portal.fiocruz.br/pt-br) Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Vacinei minha filha de febre amarela e a tarde apareceu com manchas vermelhas no corpo estou com medo de ser zika e preocupada de ter vacinado

    ResponderExcluir
  44. Sinto muito, mas não é possível avaliar as manchas que descreve sem examinar sua filha. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Minha neta é alérgica a leite ela pode tomar a vacina de nove meses que É de febre amarela. ...

    ResponderExcluir
  46. Rosiley: orientações sobre vacinas da imunização infantil só podem ser feitas pessoalmente. Recomendo que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua neta para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Sou transplantado renal há sete anos e tomo 5mg de meticorten ao dia. Tinha uma viagem para fazer para Manaus e agora estou com medo de ir. Afinal, posso me vacinar ou não? Como fazem pacientes imunodreprimidos que vivem em localidades que possuem insidencias de febre amarela?

    ResponderExcluir
  48. O parecer sobre seu caso deve ser feito pessoalmente pelo seu médico. Não é possível opinar pela internet e sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Olá! Fiz um teste de alergia há 4 anos atrás e lá deu que sou alérgica ao TIMEROSAL, está vacina tem este componente?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Olá. Gostaria de saber se quem tem doença celíaca (intolerância ao glúten) pode tomar a vacina da febre amarela? Meu filho tem 9 anos e nunca tomou a vacina pois os postos dizem que, devido a doença celíaca, ele não pode tomar.

    ResponderExcluir
  51. Minha filha tem alergia a ovo,fizemos os exames recentemente e constou que a alergia que antes moderada agora leve estou aguardando a funcionaria do posto agendar a vacinação que será em um PA estou receosa pois não sei qual será a reação.Peço que me oriente por favor.pois moro em MG e não sei o que é pior vacinar ou não

    ResponderExcluir
  52. Meu filho ele é cardíaco ele pode tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  53. Marcus: não sei o diagnóstico nem a gravidade da cardiopatia do seu filho. Aconselho que entre em contato com o cardiologista que trata dele e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Sou alérgica a clara do ovo eu moro na zona rural posso toma a vacina da febre amarela??

    ResponderExcluir
  55. Tenho asma, uso os medicamento: aerolin spray e clenil spray, posso fazer o uso da vacina?

    ResponderExcluir
  56. Timerosal é um constituinte de vacina. Contudo, trata-se de uma reação tardia e local à vacina. Não constitui uma contraindicação. Você deve solicitar o parecer do seu alergista, que conhece seus dados clínicos para receber uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Pessoas portadoras de doença celíaca devem ser avaliadas caso a caso. Não há como criar uma regra que sirva para todos s pacientes.
    Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. A vacina de febre amarela está contraindicada nos casos de reações anafiláticas ao alimento. De qualquer modo, recomenda-se uma orientação à critério do(a) alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. A contraindicação para a vacina de febre amarela, segundo informações do Minitério da Saúde é o uso do corticóide sistëmico (oral ou injetável) por tempo longo e em doses imunossupressoras. Corticóides inalados (como é o caso do Clenil) não impedem a vacinação. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  60. Tenho asma e uso Aerolin Spray. Posso tomar a vacina ?

    ResponderExcluir
  61. Possuo alergia a gema do ovo, posso ser vacinada?

    ResponderExcluir
  62. Olá faço uso do alenia 12/400 inalado pois tenho bronquite crónica posso tomar essa vacina.

    ResponderExcluir
  63. Sou alérgica a acetilsalicílico possotomar a vacina contra febre amarela ?

    ResponderExcluir
  64. Thiago: A contraindicação para vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde e a FIOCRUZ em relação a medicamentos imunossupressores em altas doses. Não há referência sobre medicamentos inalados, como é o caso do Aerolin e do Alenia 12/400. Gratos pel visita.

    ResponderExcluir
  65. Pessoas portadoras de reações alérgicas a ovo de galinha (gema, clara) e seus derivados não devem tomar a vacina, a não ser em casos especiais, com autorização do(a)médico (a)alergista. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Minha filha de 5 anos a 4 meses descobriu que tem urticária mais os médicos fizeram exames e não descobrem a causa da urticária. Nesses 4 meses ela faz uso todos os dias de antialérgicos e às vezes só quando está muito manchada pela urticária ela toma prednisolona 6 ml por 6 dias. Queria saber se ela pode está tomando a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  67. Boa noite minha filha tem 10 anos e tem dermatite a tópica ou seja tem alergia na pele geralmente fica toda cheia de bolhas pelo corpo quando usa algum produto como protetor solar, cremes, ... Ela pode tomar a vacina de febre amarela??

    ResponderExcluir
  68. Juliana: as contraindicações para vacina de febre amarela elaboradas pela FIOCRUZ e pelo Ministério da Saúde não incluem a urticária. Fale com o(a) alergista que trata de sua filha para que receba uma orientação individualizada e segura Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Rosilene: de uma maneira geral. A dermatite atópica, em tese, não impede a vacinação contra febre amarela. Mas, para maior segurança, sugerimos que peça esta orientação ao alergista que trata de sua filha. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. Meu filho tem alergia a amoxicilina,ele pode tomar a vacina da febre amarela

    ResponderExcluir
  71. Marcelo: Bom dia. A alergia a amoxicilina não impede a vacinação. Porém, é aconselhável que seu filho seja avaliado e autorizada a aplicação da vacina de febre amarela pelo(a) médico(a) alergista que trata dele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. Samuel: não conheço seu histórico clínico, o que me impede de opinar. Aconselho que siga a orientação do (a) seu médico(a). Caso persista a dúvida, procure uma segunda opinião pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro de diagnóstico e de tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  73. Anônimo2/3/17 07:49

    Tratamento de bronquite com Aerolin e Prelone é impeditivo para vacinar contra a febre amarela?

    ResponderExcluir
  74. Anônimo2/3/17 10:34

    tomo corticoide a 14 anos posso me vacinar

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde... Minha filha tomou predinisolona por 5 dias e já fazem 5 que parou. Ela está fazendo o uso de amoxicilina com clavulanato. Ela pode tomar a vacina já? mesmo tomando o antibiotico? Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Prelone é um corticoide sistêmico Por isso, a liberação da vacina de febre amarela só pode ser feita pelo(a) médico(a) que trata de sua filha pois depende da dose, tempo de uso e das condições atuais de saúde dela. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Não recomendo. Você refere uso prolongado de corticoide mas desconheço o tipo, dose, e sua doença de base, A liberação para aplicação da vacina de febre amarela deve ser feita pelo seu médico, pois conhece seus dados clínicos e o tratamento que utiliza. Não é possível afirmar pela internet. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  78. Raquel Malta: A avaliação se sua filha pode ou não fazer a vacina de febre amarela não depende apenas dos dados enviados. Por isso, esta resposta não pode ser feita pela internet.
    É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente.
    É aconselhável que converse com o(a) médico (a) alergista que trata de sua filha antes de aplicar a vacina contra a febre amarela. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Ola sou alergica a antiinflamatorios posso tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  80. Anônimo3/3/17 20:15

    Sou alergica a AAS, dipirona pirazolona hepatoprotetores. Posso vacinar contra febre amarela?

    ResponderExcluir
  81. Tomo formoterol+budosimida e clenil para tratar asma posso tomar a vacina pra febre amarela

    ResponderExcluir
  82. Boa noite. Quem tem alergia a anti-inflamatórios pode, na maioria das vezes, ser vacinado contra a febre amarela. Porém há outras exceções que podem contra-indicam a vacinação e por isso, esta resposta não pode ser feita pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que converse com o(a) médico (a) alergista que orienta seu tratamento antes de aplicar a vacina contra a febre amarela. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. A vacina de febre amarela está contraindicada para as pessoas alérgicas a ovo e derivados. O Ministério da Saúde, não contraindica no caso de alergia a analgésicos e anti-inflamatórios. De qualquer modo, recomendo avaliação pessoal com seu alergista para que possa ser orientado de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  84. Rony: a contraindicação para a vacina de febre amarela, segundo informações da FIOCRUZ é o uso do corticoides sistëmicos (oral ou injetável) por tempo longo e em doses altas e imunossupressoras. Corticoides inalados (usado por via inalada oral ou nasal) não impedem a vacinação. Porém há outras exceções que podem contraindicar a vacinação e por isso, esta resposta não pode ser feita pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de cada pessoa, de forma criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que converse com o(a) médico (a) alergista que trata de sua asma antes de aplicar a vacina contra a febre amarela. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Minha filha tem12anos ela tem alergia a dipirona e alguns concervantes de alimento.ela nao tem alergia a ovos.ela pode tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  86. Marcy A alergia a dipirona por si só não contraindica a vacinação. Porém há outras exceções que precisam ser levadas em conta e por isso, esta resposta não pode ser feita pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que converse com o(a) médico (a) alergista que orienta o tratamento de sua filha antes de aplicar a vacina contra a febre amarela. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia, tenho alergia a antibióticos do grupo da eritromicina. qual o efeito se tomar esta vacina da febre amarela. obrigada

    ResponderExcluir
  88. Bom dia, minha filha tem 1 ano e 5 meses e faz uso diário e continuo de Clenil inalatório (Bombinha com espaçador) e brondilat, ela pode tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  89. Fiz um teste alérgico e no resultado, acusou que sou alérgica a antiinflamatorios (piroxican) e ao conservante thimerosal. Gostaria de saber se posso tomar a vacina da febre amarela

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde. Sou alérgica a penicilina e sulfa. Faço tratamento com vacinas para alergias.e tive chicungunha e fiz tratamento com predsona. Será que posso tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  91. Preciso q me tirem uma dúvida,por favor,meu filho tem nove anos e é alérgico a ovo, existe vacina contra febre amarela p pessoas alérgicas como ele?Aguardo resposta,obgd,Boa tarde!

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde,me tirem uma dúvida por favor,meu filho tem 9anos e é alérgico a ovo,(não pode se vacinar contra a febre amarela)existi uma vacina p pessoas alérgicas cm ele?

    ResponderExcluir
  93. poxa minha filha tem alergia a ovo , mas fico super preocupada,não tem nenhum outro geito ela não pode mesmo ser vacinada, to super preocupada ela vai ficar desprotegida ?? Me ajude por favor ela tem 1 ano e 8 meses

    ResponderExcluir
  94. Uso seretide e anti alérgico poço tomar a vacina ?

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde! Minha mãe tem alergia a alguns medicamentos q contém acetilsalicílico ela pode tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  96. Renata Ponce de Leon tavares17/3/17 19:34

    Olá. Tenho osteomielite há 5 anos e tomo antibiótico. Existe algum problema em tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  97. As principais contraindicações da vacina de febre amarela são: imunossupressão, seja por doenças ou medicamentos, alergia à proteína do ovo, ou à gelatina ou ao antibiótico eritromicina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  98. Tenho alergia a toda a família diclofenaco eu posso tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  99. DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE DÚVIDAS ENVIADAS AO BLOG DA ALERGIA ENVOLVENDO O MESMO TEMA: CONTRAINDICAÇÃO DA VACINA DE FEBRE AMARELA, OPTAMOS POR UMA RESPOSTA COJUNTA:
    ----------------------------------------------
    Segundo a FIOCRUZ e MS, a vacina contra febre amarela é contraindicada em crianças com menos de seis meses de idade; imunodepressão transitória ou permanente, provocada por doenças (neoplasias, Aids e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou pelo tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc); gestação em qualquer fase deve ser analisada; e reações relacionadas a ovo de galinha e seus derivados.
    O Ministério da Saúde, não contraindica a vacinação em outras alergias, como por exemplo: alergia a analgésicos e anti-inflamatórios, urticária, asma, rinite, uso de medicamentos inalados para tratar asma, entre outros. Em caso de dúvidas, é sempre recomendada uma avaliação pessoal com o (a) alergista que acompanha o tratamento, para que seja feita uma orientação adequada e segura. A avaliação pela internet é limitada e não pode ser determinante na decisão terapêutica de aplicar ou não a vacina. Caso ainda persistam dúvidas, favor escrever para: blogdalergia@gmail.com Agradecemos a todos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Olá, meu filho de 3 anos faz 4 anos em abril , ele faz uso de clenil 50 hfa, 1 puff por dia , ele também faz uso da vacina contra alergia de ácaros,poeiras e fungos,
    ele pode tomar a vacina contra febre amarela?

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde, meu filho tem 8 anos porém no exame deu alegia a ovo , mas grau muito baixo, ele come ovo normalmente e não tem problemas ,ele pode se vacinar contra febre amarela?

    ResponderExcluir
  102. bom dia sou alergico ao acido do ass acido acido acetilsalisicilico eu posso tomar a vacina da febre amarela.

    ResponderExcluir
  103. Meu filho é alérgico só à gema do ovo,ele come só a clara como posso saber se ele pode tomar a vacina dá febre amarela, afinal a vacina é feita dá clara ou dá gema? Agradeço desde já se alguém puder.

    ResponderExcluir
  104. Me falaram que eu não poderia tomar a vacina se eu estiver tomando ante alérgico, depois de quantos dias após a vacina eu posso voltar a tomar os ante alérgicos contra a sinusite?

    ResponderExcluir
  105. RH, boa noite. Por favor, leia a resposta anterior. As contraindicações da vacina de febre amarela não incluem o uso de cortcóides inalados.
    Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite. Nem sempre a presença de IgE específica para ovo significa alergia. Mas, não é possível dar um parecer sobre seu filho sem avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Regina: O Ministério da Saúde, não contraindica a vacinação em outras alergias, como por exemplo: alergia a analgésicos e anti-inflamatórios. Em caso de dúvidas, é sempre recomendada uma avaliação pessoal com o (a) alergista que acompanha o tratamento, para que seja feita uma orientação adequada e segura. A avaliação pela internet é limitada e não pode ser determinante na decisão terapêutica de aplicar ou não a vacina. Caso ainda persistam dúvidas, favor escrever para: blogdalergia@gmail.com Agradecemos a todos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Minha prima é alérgica a benzetacil. Isto impede dela tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  109. Eliane Mendes: se seu filho tem alergia à gema de ovo, recomendo que só aplique a vacina com orientação do alergista que trata dele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  110. Antialérgicos (anti-histamínicos) não impedem a aplicação da vacina de febre amarela. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Victoria Boa tarde Segundo o Ministerio da Saúde, a alergia à penicilina não impede a vacinação de febre amarela. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  112. Sou Raquel, minha filha quando tinha 4 anos descobrimos que ela tinha alergia a ovo mas fi
    zemos o tratamento durante 6 meses e hoje ela está com 7 anos e come ovos sem passar mal. Eu gostaria de saber se ela pode tomar a vacina.

    ResponderExcluir
  113. Raquel:a contraindicação para a vacina de febre amarela é a reação grave a ovo. O seu relato não sugere que seja
    caso de sua filha. De qualquer modo, aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata dela e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Meu filho tem 6anos faz uso de noex 50 mcg que contém cortisona
    Quanto tempo ele tem q ficar sem usar o medicamento para tomar a vacina da febre amarela

    ResponderExcluir
  115. Laura: o uso de corticóide tópico nasal não interfere na vacinação de febre amarela. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde!
    Minha filha tem 7 anos,e até o ano passado ela era alérgica a ovo,no último exame não tinha Mais!E ja faz um ano,será que ela pode tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  117. A vacina de febre amarela é contraindicada nos casos de alergia grave à ovo. É provável que sua filha possa tomar a vacina, mas a aplicação deverá ser autorizada pelo (a) alergista que trata dela. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Bom dia me tira uma dúvida.meu filho de2 anos tomou a vacina contra gripe HN1 e precisa tomar 5vacinas anti alérgica pois ele é alérgico ácaros morfo e fungos quantos tempo tenho que esperar pra dar dar essas vacina?

    ResponderExcluir
  119. Johann: você não informou o tipo de vacina. Acredito que esteja se referindo à imunoterapia com aeroalérgenos. Neste caso, não há necessidade de intervalo entre os tratamentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Olá, boa noite! Meu filho de 2 anos e 8 meses iniciara tratamento c vacinas para alergias respiratorias (imunoterapia) e ainda não tomou as vacinas contra gripe e febre amarela? há alguma contra indicação com relação a imunoterapia e aessas 2 vacinas? obrigada. Abços Luana

    ResponderExcluir
  121. Luana Bom dia Não há contraindicação para uso da vacina de febre amarela e para vacina de gripe durante o tratamento com a vacina de alergia (imunoterapia com alérgenos). Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Minha filha de 5 anos tem alergia a mosquito pode tomar a vacina da febre amarela

    ResponderExcluir
  123. Edinaldo A vacina está contraindicada nas alergias à ovo. O Ministério da Saúde, não contraindica a vacinação a a mosquito (estrófulo). Mas, em caso de dúvidas, é sempre recomendada uma avaliação pessoal com o (a) alergista que acompanha o tratamento de sua filha, para que seja feita uma orientação adequada e segura. A avaliação pela internet é limitada e não pode ser determinante na decisão terapêutica de aplicar ou não a vacina. Agradecemos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Saudações.

    Gostaria de saber se o laudo médico para isenção da vacinação precisa ser de um alergista.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde doutora sou alérgica a analgésico e antiflamatorio posso tomar a vacina da febre amarela

    ResponderExcluir
  126. Soham: Boa noite Eu desconheço uma legislação específica a respeito, mas que eu saiba, qualquer médico pode fazer o laudo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Monique: Boa noite. Quem tem alergia a anti-inflamatórios pode, na maioria das vezes, ser vacinado contra a febre amarela. Porém há outras exceções que podem contraindicar a vacinação e por isso, esta resposta não pode ser feita pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que converse com o(a) médico (a) alergista que orienta seu tratamento antes de aplicar a vacina contra a febre amarela. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. Olá , meu filho toma vacina de 7 em 7 dias de alergia a ácaros e poeiras que é para a imunidade e usa clenil hcfa 50 1 puff por dia já usa há quase 1 ano, eu posso vacina ló contra a febre amarela?

    ResponderExcluir
  129. Luciana: o fato de usar o corticóide inalado (Clenil) e fazer a vacina (imunoterapia com alérgenos) não impede a vacinação contra a febre amarela. Porém há outras exceções que podem contraindicar a vacinação e por isso, esta resposta não pode ser feita pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. É aconselhável que converse com o(a) médico (a) alergista que orienta o tratamento do seu filho antes de aplicar a vacina contra a febre amarela. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Quem se vacinou contra a febre amarela, pode fazer uso logo em seguida do Polaramine??

    ResponderExcluir
  131. Polaramine não interfere na imunização de febre amarela Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  132. Tenho duas filhas asmáticas, a de 5 anos usa noex 32mcg 1x dia, rilan 2% 1x dia, montelucaste de sódio e flixote 50mcg 12/12hs.
    A mais velha tem 10 anos e está na fase inicial de dpoc devido as varis crises desde pequenininha, tem varias áreas de aprisionamento de ar nos pulmões. Faz uso de seretide 25/50mcg 1 jato de 12/12hs , noex 32mcg 12/12hs, montelucaste de sódio e aerolyn 100mcg sos.
    Elas podem tomar a vacina da febre amarela sem risco? A médica que faz o acompanhamento delas pediu que as vacinasse mas estou apreensiva. Posso fazer a vacina sem risco para elas?

    ResponderExcluir
  133. Andreia: Boa noite O Ministério da Saúde não contraindica a vacina de febre amarela nas pessoas em uso de corticoide inalado. Porém não tenho condições para opinar sobre o risco da vacina para suas filhas pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. A orientação deve ser feita pela médica que trata delas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde minha filha tomou predmisolo na por 10 dias posso da a vacina da febre amarela obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  135. Boa noite, minha mãe tem asma e faz o uso inalador Alenia, e usa amoxidil no couro cabeludo pode tomar a vacina contra febre amarela?

    ResponderExcluir
  136. Boa tarde: medicamentos contendo corticoides inalados (como por exemplo, Alenia) não impedem a vacinação de febre amarela. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  137. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para afirmar pela internet se sua filha poderá receber a vacina de febre amarela. O uso do corticoide oral (exemplo: prednisolona) depende de vários fatores: dose, tempo de uso, quantas vezes fez uso recentemente. Além disso, é importante conhecer os dados clínicos de sua filha, tipo de doença que possui, etc. Por isso, recomendo que entre em contato com o(a) alergista que trata dela para que tenha uma orientação adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Olá, quem faz uso do medicamento Alenia formoterol 12cmg budesonida 400cmg todos os dias duas vezes ao dia e tem osteopenia faz uso do medicamento colágeno tipo 2 pode se vacinar contra febre amarela??

    ResponderExcluir
  139. Boa noite O Ministério da Saúde não contraindica a vacina de febre amarela nas pessoas em uso de corticoide inalado (Alenia). Porém, quanto às demais condições, não tenho condições para opinar pela internet sobre o risco da vacina. É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Ola...boa noite...faço uso de bombinha de berotec posso tomat a vacina de febre amarela?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  141. Ola minha filha de 4 anos e alérgica a amoxilina, cefalexina e acebrofilina ela pode tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  142. O Ministério da Saúde não contraindica a vacina de febre amarela nas pessoas em uso de broncodilatador inalado (berotec). Porém não tenho condições para opinar sobre o risco da vacina pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. A orientação deve ser feita pelo(a) médico (a) que acompanha seu tratamento. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. O fato de sua filha ser alérgica à antibióticos (amoxicilina e cefalexina) não constitui uma contraindicação. Mas, recomento que a avaliação do risco de aplicar a vacina de febre amarela seja avaliado pelo (a) médico (a) que trata dela. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Bom dia...tive reação alérgica à Levofloxacino, bactrimLevofloxacino, Predsim à. Antiespasmódicos, remédios para a flora intestinal posso tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  145. Anônimo8/1/18 14:35

    Olá meu filho vai fazer 5 anos e ele tem asma a pediatra passou montelucaste de sódio para ele tomar por 3 nesses mês que vem ele para queria saber se posso levar ele para tomar a vacina da febre amarela? obrigada!

    ResponderExcluir
  146. Katja Boa tarde O fato de ser alérgica a medicamentos não constitui uma contraindicação. Mas, recomento que a avaliação do risco de aplicar a vacina de febre amarela seja avaliado pelo (a) médico (a) alergista que acompanha seu tratamento. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Olá.
    Faço uso de Berotec spray a muitos anos, sou alérgica a poeira, ácaro, cigarro, e animais. Poço tomar a vacina da febre amarela?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde. O uso da medicação montelukaste não está incluido no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Eu uso remédio pra asma de uso contínuo todos os dias de manhã(RELVAR)eu poço tomar a vacina contra a febre amarela

    ResponderExcluir
  150. Boa noite! Faço uso do medicamento Alenia 400mg em cápsulas inalatórias de 2 a 3 vezes por semana a alguns anos, posso tomar a vascina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  151. Cintia Bom dia. O uso de Berotec inalado não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Boa tarde. O uso inalado de Relvar não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Bom dia!!
    Meu filho tem 15 anos e fez uso do predsim para controle de asma e rinite alérgica, "toda vida" claro que nos episódios de crises... Se possível, gostaria de saber se há algum problema dele tomar a vacina contra febre amarela.
    Desde já agradeço muito!! Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  154. Tenho alergia a penicilina e derivados, posso tomar a vacina de febre amarela fracionada?

    ResponderExcluir
  155. Kelly marques17/1/18 01:18

    Boa noite..
    Minha filha tem 8 anos e tem asma e usa vannair com espaçador..ela pode tomar a vacina? E quando tosse ataca ela usa desalex ..

    ResponderExcluir
  156. Bom dia.
    Sou asmático crônico. Uso o Aerolin quase que o tempo todo. Mesmo assim posso tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  157. Queridos... nos exames de igE especificos do meu filho, deram os seguintes valores:

    0.84 para clara de ovo
    0.73 para gema de ovo

    Ele sempre comeu ovo ate eu saber que tinha alergia e nunca teve anafilaxia. Parei de dar o ovo depois que comprovei que ele tinha dermatite atopica e que comecei o tratamento.
    Minha pergunta é... posso dar a vacina da febre amarela nele?

    ResponderExcluir
  158. Olá, já algumas semanas usei a pomada furoato de mometasona 1mg/g , pois tenho pequenas lesões associadas a dermatite atópica pelos pés e pernas, posso tomar a vacina daqui a algumas semanas?

    ResponderExcluir
  159. Boa tarde meus filhos é alérgico a dipirona e amoxilina eles podem tomar a vacina contra febre amarela?
    E eu tive trombose e embolia pulmonar eu posso tomar também?

    ResponderExcluir
  160. Olá boa tarde
    . Faço uso do medicamento budesonida de 50mg 1 vez por dia,dois jato em cada nariz ..
    Tomei a vacina ontem tem algum problema ?

    ResponderExcluir
  161. Kelly Boa noite O uso inalado de Vannair não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  162. Boa noite A alergia a penicilina não é uma contraindicação da vacina de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  163. Suely: Apenas uso do corticoide sistêmico em tempo prolongado e em dose imunossupressora poderá ser uma contraindicação para a vacina de febre amarela. Acredito que não seja o caso do seu filho, mas como desconheço detalhes do seu caso, aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dele Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  164. J Carlos Boa noite O uso inalado de Aerolin não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Mas, aproveito para lembrar que o uso repetido do Aerolin indica que sua asma não está controlada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia do livro: "Viver bem com asma". Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  165. GS Oliveira: A contraindicação para a vacina de febre amarela é a alergia grave ao ovo (anafilática) O seu relato não sugere que seja o caso do seu filho, uma vez que ele ingere ovo sem problemas. Em caso de dúvida, recomendo que peça esta orientação ao alergista que trata dele pois o examinou e conhece os dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientar o caso. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Karina Rodrigues: O uso inalado de pomada de mometasona não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  167. Ola
    Sou alegica a anti-flamatorio hormonais, dipirona, aas e pirazolonicos posso tomar a vacina contra a febre amarela?

    ResponderExcluir
  168. Luana Boa noite A alergia à dipirona e amoxicilina não estão incluídas no rol das contraindicações da febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  169. Meu marido teve reação ao tomar a vacina da gripe, ele ficou com o corpo cheio de bolinhas vermelhas. Gostaria de saber se nesse caso ele pode tomar a vacina de febre amarela?

    ResponderExcluir
  170. O fato de ter alergia a dipirona e anti-inflamatórios não tem relação direta com a vacina de febre amarela. Fale com seu alergista Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  171. As vacinas de gripe e de febre amarela são diferentes. Mas, os dados enviados em seu relato não são suficientes para que eu possa fazer um diagnóstico do tipo de reação que apresentou. Recomendo que seu esposo procure orientação médica pessoalmente no posto de vacinação. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Alessandra21/1/18 10:18

    Bom dia....

    Na terça feira meus pais levaram minha filha a ubs de Embu-Guaçu, ela faz uso do nasonex uma vez ao dia. Não perguntaram se ela fazia uso de medicação. Tomou a vacina e está bem. Ontem fui a msm ubs, faço uso de busonid por anos pois tenho rinite alérgica. A enfermeira se negou a aplicar dizendo que precisava de uma autorização do meu médico. Isso procede por ser corticóide inalatório? Corro algum risco? A minha filha tem 3 anos e meio e não teve qualquer reação.

    ResponderExcluir
  173. Oi. Boa noite faço uso de hidrosim a anos eu posso tomar a vacina e meu filho tem 5 anos ele tem laringite ele pode tomar a vacina

    ResponderExcluir
  174. quem tem bronquite pode tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  175. poderia me ajudar , tenho urticaria colinergica ( nunca manifestou manchas na pele , apenas aparece de vez em quando em atividades fisicas de força) , tenho rosacea e amigdalite cronica (caseosa) , nao tomo nenhum remedio pois estao controlados , gostaria de saber se posso me vacinar contra a febre amarela ? obrigado

    ResponderExcluir
  176. Olá tenho hipoglicemia reativa e tenho fibromialgia posso tomar a vacina

    ResponderExcluir
  177. Oi , eu tenho asma, e tomo a bombinha Alenia, eu posso tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  178. Alessandra Boa noite A contraindicação para a vacina é o uso de corticoide sistêmico em doses altas e efeito imunossupressor. Corticoides inalados são formulados em doses mínimas (microgramas) e atuam diretamente na mucosa nasal, não sendo uma contraindicação para a vacina de febre amarela. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. A laringite não está incluída no rol das contraindicações da febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. A asma (popularmente conhecida como bronquite) por si só, não está incluída no rol das contraindicações da febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. Mas, como não conheço seus dados clínicos, a intensidade da asma e os medicamentos que usa, sugiro que solicite uma avaliação com o especialista que acompanha seu tratamento.
    Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  181. Boa noite, tenho rinite alergica fortíssima e uso remédios a vida inteira como loratadina,clenil nasal,celestamine... Fui ao posto de saúde para tomar a vacina da febre amarela, e a medica pediu para parar de usar os remédios por 15 dias e após este prazo poderia tomar a vacina. Mas a minha duvida e, 15 dias são suficientes para limpar o organismo do corticoide, já que uso a vida toda? Após este período, eu posso realmente tomar a vacina? Obrigada.

    ResponderExcluir
  182. Boa tarde! Estou com crise de sinusite e rinite, terei que tomar o antibiótico Astro por 5 dias e o Allegra por 10 dias. Depois de quantos dias posso tomar a vacina contra febre amarela?
    Desde já agradeço!
    Atenciosamente:Elisângela

    ResponderExcluir
  183. Boa Tarde.

    Tenho dermatite atopica gostaria de saber se posso ou nao tomar a vacina

    ResponderExcluir
  184. Vitu: A urticária não contra-indica a vacinação contra a febre amarela. A vacina está contraindicada apenas para as pessoas que fazem uso de medicações imunossupressoras para o tratamento, como ciclosporina e corticóide em dose alta, devem adiar a vacinação. Cnverse com seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  185. Maugh Bom dia O uso inalado de Alenia não está incluído no rol das contraindicações da vacina de febre amarela divulgado pelo Ministério da Saúde. Gratos por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  186. Olá responda minha pergunta acima por favor

    ResponderExcluir
  187. Susy Recomendo que esclareça sua dúvida com o alergista que acompanha o tratamento de sua rinite alérgica pois conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. A dermatita atópica por si só não contra-indica a vacinação contra a febre amarela. A vacina está contraindicada apenas para as pessoas que fazem uso de medicações imunossupressoras para o tratamento, como ciclosporina e corticóide em dose alta, devem adiar a vacinação. Converse com seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  189. Viviane Não recebemos sua pergunta Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos orientá-la Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Elisângela: os medicamentos citados não constituem contraindicação para a vacinação de febre amarela Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  191. Bom dia , meu filho é alérgico a corantes, fica cheio de urticária..ele pode tomar a vacina da febre amarela?

    ResponderExcluir
  192. Sou alérgica a ácido acetilsalicílico. Posso tomar a vacina febre amarela?

    ResponderExcluir
  193. Meu filho tem bronquite tem quase um ano que não dá, e a bronquite dele tinha que tomar predsilona e fazer nebulização com berotec, mais nós últimos 4 anos quando ela quer vir ele só faz a nebulização com 2 gotas do berotec e passa, mais graças a Deus já tem quase um ano que não dá, ele pode tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  194. Quem está tomando bezentacil pode tomar a vacina contra febre amarela?

    ResponderExcluir
  195. Boa tarde.
    Minha filha tem 8 meses e precisará tomar a vacina pois iremos para Minas. Só que tem mais ou menos 2 semanas que ela fez uso por 5 dias do Predsin e Desloratadina 5 gotas e 2 ml ela poderá tomar normalmente a vacina?

    ResponderExcluir
  196. Boa noite meu filho tem 4 anos e esta tomando o busonid spray 50mcg e já faz 18 dias que está pingando no nariz e hj dia 26/01/18 tomou a vacina amarela tem algum problema?

    ResponderExcluir
  197. Ola, tenho rinite /sinusite , faço uso de Busonid 32mcg , e alergia a acaro , poeira , mas só faço o uso do medicamento que escrevi acima , quero saber se posso tomar vacina ?e até que pontoa imunidade baixa é um dos fatores de contra- indicacao para a vacina?,pois a alergia interferi no sistema imunologico.

    ResponderExcluir
  198. A urticária em si não impede a vacinação mas é preciso conhecer o tratamento que faz uso Recomendo que oriente com o (a) alergista que trata do seu filho. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno