13 janeiro 2008

Alérgicos podem tomar vacina da febre amarela?

Photobucket

O aumento do número de pessoas no Brasil com febre amarela trouxe à tona a necessidade do uso da vacina e com isso, surgiram algumas dúvidas.

A vacina é produzida pela FIOCRUZ com o vírus da febre amarela vivo e atenuado cultivado em ovos embrionados de galinha, obedecendo normas padronizadas da Organização Mundial da Saúde. É disponibilizada gratuitamente em postos de saúde e ocasionalmente em alguns aeroportos, terminais rodoviários e hospitais públicos.

Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação. Por isso, recomenda-se vacinar dez dias antes da viagem para que haja tempo para proteção efetiva contra a doença. Confere imunidade por 10 anos ou até mais, podendo ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. É aplicada por via subcutânea no braço (região deltóidea).

Recomenda-se vacinar todos que residam ou viajem para zonas de risco como florestas e cerrados ou ainda, pessoas profissionalmente expostas ao vírus da febre amarela.

Efeitos colaterais
A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais, sendo utilizada há mais de sessenta anos com raros efeitos graves. Cerca de de 5% das pessoas desenvolvem 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo incomum a ocorrência de reação no local da aplicação.
Reações alérgicas não são comuns e quando ocorrem, são atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina. Reação anafilática grave, segundo estatística da FIOCRUZ, ocorre em aproximadamente 1 em cada 1.000.000 de doses aplicadas.

Contra-indicações
-Portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida ou neoplasia maligna, como leucemias, linfomas e AIDS.
-Pacientes sob tratamentos imunossupressores como quimioterapia e radioterapia. Da mesma forma, o uso de corticóide em dose imunossupressora impede o uso.
-Gestantes: como regra geral nenhuma vacina viral atenuada deve ser feita na gravidez.
-Pessoas com história de reação anafilática após ingestão de ovo, uma vez que a vacina é preparada em ovos embrionados.
-Pessoas com alergia a antibióticos do grupo da eritromicina e Kanamicina.
-Pessoas com alergia a gelatina, que faz parte da composição da vacina.
-Pessoas com antecedentes de reação alérgica a dose prévia da vacina anti-amarílica.
Recomenda-se o adiamento da vacinação na vigência de doenças febris, para que os sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis eventos adversos da vacina. Na realidade, na presença de qualquer tipo de contra-indicação, a decisão de vacinar ou não deve ser tomada pelo médico, analisando possíveis riscos e benefícios para cada caso.

Respondendo dúvidas:
Mesmo vacinado, devo me proteger contra mosquitos ao viajar para área de risco?
Sim, Use, sempre que possível, calças e camisas que cubram a maior parte do corpo. Aplique repelente, inclusive na nuca e nas orelhas, repetindo a cada quatro horas, ou a cada duas horas se tiver transpirado muito. Reaplique o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água; Use mosqueteiro, quando dormir em áreas de risco.

Li que o uso de corticóide impede a vacina. Faço uso de corticóide inalado há um tempão para tratar asma. Posso me vacinar?
Sim. Só há problema no uso do corticóide sistêmico por tempo prolongado e em doses altas, consideradas imunossupressoras.

Tive alergia a ovo quando pequeno mas hoje como normalmente. Posso vacinar?
Sim. O impedimento da vacina se refere aos casos de reação anafilática ao ovo. Consulte seu alergista para orientar o caso de forma individualizada.

Sou alérgico – tenho asma, rinite e urticária, posso ser vacinado?
Sim. A contraindicação do uso da vacina da febre amarela é restrita às pessoas alérgicas a ovo, gelatina e à eritromicina. Na dúvida, consulte um alergista.

Vacinar deve ser um hábito, não só em crianças,
mas em qualquer idade: consulte o médico para saber
quais as vacinas indicadas para adultos.



Fonte: Globo On Line

Para saber mais sobre a Febre amarela, visite os sites:
FIOCRUZ
Ministério da Saúde
Centro de vacinação de adultos UFRJ
Drauzio Varella
ANVISA

48 Dê sua opinião:

Aninha Pontes disse...

Dra Fátima, usei o post do dia 05, está no blog.
Obrigada.
Um beijo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aninha: Visitei o seu blog e gostei muito de sua colocação sobre nosso texto falando dos ácaros. Obrigada pelo seu carinhoso incentivo em nome de toda a equipe do blog da Alergia. Dra. Fátima.

Michele disse...

Sou alérgica a corticóide. Posso tomar a vacina?U

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michele: depende do tipo de corticóide, tempo de uso e da dose que utiliza; converse com seu alergista.Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Aline: Minhas filhas são alérgicas a ovo, moro em uma cidade do interior da Bahia, como poderia ter acesso a essa vacina individualizada? O pediatra não soube me informar...(!!!).

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: infelizmente não há como emitir parecer sem uma análise minuciosa do caso. Recomendo que entre em contato com a Secretaria de Saúde do seu Estado. Existem locais especializados no serviço público para dar este tipo de orientação - em geral são denominados CRIE (Centro Regulador de Imunizações Especiais ou Centro de Referência para Imunobiológicos especiais). O Ministério da Saúde recomenda que exista um CRIE em cada unidade da Federação. O site da Sociedade brasileira de Infectologia e o site do Ministério da Saúde publicam a lista destes centros no Brasil. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

Liliane disse...

Liliane:Sou alergica a penicilina posso me vacinar.As vezes tomo antialérgicos quando estou atacada da renite tem problema se vacinar

Tamiris disse...

Bom dia, tive alergia ao tomar nevocilin na infancia, e nunca tomei amoxilina ou amoxicilina pelos medicos acreditarem que pudessem me dar alergia, esses remedios tem alguma relação com eritromicina?posso tomar a vacina contra a febre amarela?aqui na minha cidade tiveram duvida quanto a me fazer a dose.
grata.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tamiris: aconselho que procure um médico alergista para identificar a real alergia que apresenta e assim orientá-la com segurança. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Liliane: a liberação para uso da vacina de febre amarela só pode ser feita após avaliação clínica pessoal.Aconselho que peça este parecer ao seu alergista. Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

oi tomei quatro vezes corticoidi em quatro dias.
posso toma a vacina contra a febre amarela.
tenho q espera quanto tempo para tomar a vacina
muinto OBRIGADO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para responder sua pergunta, seria necessário conhecer mais detalhes do seu caso:motivo pelo qual usou, dose, tipo de corticóide, usos anteriores e recentes, etc. Por isso, aconselho que peça esta orientação ao seu médico alergista, que o conhece bem epoderá responder adequadamente. Corticóides só contraindicam a vacina da febre amarela quando usados por tempo longo ou em doses altas imunossupressoras. Obrigado por visitar nosso blog.

mila disse...

Olá, ainda não tomei a vacina da febre amarela pois apresento certas dúvidas.
Tive episódio de choque anafilático há 10 anos ao tomar a vacina da Meningite; apresento alergia a muitos medicamentos (antibióticos, antiinflamatórios, diclofenaco de sódio, dipirona sódica, sulfa...). Fiquei em dúvida se deveria ou não arriscar..
O que vocês têm a me dizer sobre isso?
Agradeço desde já!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mila: o parecer que deseja não pode ser feito baseado neste seu breve relato e sem uma consulta pessoal. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Obrigado por visitar nosso blog.

marcoo disse...

tenho asma reniti sinusiti alergia. tem algum problema eu tomar a vacina? obrigada!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marco: as alergias que descreve não impedem a vacinação contra a febre amarela. Contudo, peça uma orientação ao seu alergista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Alzy disse...

Sou transplantado cardíaco e tomo imunossupresores posso tomar a vacina contra febre amarela? O que faço se não puder?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alzy: este blog se destina a orientar sobre doenças alérgicas. O seu caso foge deste tema. ressalto que, como transplantada, não deve ser basear em uma através de e-mail e sem avaliar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o seu cardiologista antes de qualquer conduta. Obrigado por visitar nosso blog da Alergia.

Anônimo disse...

Oi, sou alergica a penicilina. Posso tomar a vacina? Obrigada Priscila

Clínica de Alergia PGRJ disse...

Priscila: o site da FIOCRUZ orienta que as pessoas com alergia a antibióticos do grupo da eritromicina e Kanamicina não façam a vacina da febre amarela. Não há referencia à alergia à penicilina. Peça ao seu alergista que a oriente. Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

Vou viajar para Cuiabá-MT dia 17/08, hoje (04/08) fui tomar a vacina contra febre amarela. Fui informado que não poderia tomá-la por que sou alérgico a ovos (Segundo exame médico feito há cerca de 5 anos).

De acordo com o exame minha alergia tem nível leve, tanto que como pães, bolos e bolachas normalmente sem reação grave. Apenas ao comer ovos na íntegra chego a ter reações ligadas ao trato intestinal.

Enfim, é realmente perigoso tomar essa vacina?

Preciso entender isso urgentemente!

Agradeço desde já a ajuda de vocês e parabéns pelo blog.

--
Anderson Lima - João Pessoa

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anderson: O parecer que solicita é complexo e de grande responsabilidade. Por isso, não pode ser feito através de aconselhamento por email. O seu relato sugere uma alergia, mas para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Olá! Resolvi meu problema! :)
Fiz um outro teste alérgico, levei para um especialista o resultado e fui liberado para tomar a vacina na última quinta-feira.
Agradeço a ajuda de vocês e continuem com o bom trabalho.
--
Anderson Lima - João Pessoa

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Anderson. Boa viagem e volte sempre para nos visitar.

Anônimo disse...

Olá! Eu sou Carol e tenho renite alérgica, uma vez eu fui tomar vascina anti-tetânica e a da febre amarela(juntas), alguns minutos depois das aplicações eu passei mal, e eram sintomas de desmaio, nao conseguia ver, ouvir e ficava tonta...
Queria saber se isso poderia ser alergia de algum componente das vascinas, ou foi porque eu tomei as duas vascinas juntas... agradeço (:

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carol: não posso afirmar a causa dos sintomas sem uma avaliação pessoal. Mas, a sua descrição não sugere que tenha sido uma alergia. Obrigado por nos visitar.

Anônimo disse...

Bom dia Dr. faço uso de vacina (imunoterapia) contra, poeira ácaro, mofo, minha duvida é ...trabalho em um ambiente de mineração ou seja no meu ambiente de trabalho existe os mesmos "vamos dizer assim" componentes que também existe na vacina será que torna a vacina ineficaz ou não?

André
Obrigado!
no aguardo...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

André: os dados enviados em seu relato não sugerem que possa ocorrer interferência das condições ambientais e o tratamento com as vacinas (imunoterapia) Aconselho que exponha seu temor ao alergista que o acompanha para que possa receber uma orientação correta e adequada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Laura:
Tomei vacina contra febre amarela ontem. De vez em quando uso o medicamento budesonida 32mcg, por causa de minha rinite (se usei 5 vezes nas últimas duas semanas foi muito). Como se trata de um glicocorticóide, e por isso é contra-indicado no caso dessa vacina, gostaria de saber quais poderiam ser os efeitos colaterais da junção desse glicocorticoide com a vacina.

Vocês disseram que, em doses imunossupressoras, e por tempo prolongado, o corticóide anula o efeito da vacina. Dessa forma, gostaria de saber também se minha dose é imunossupressora e quanto tempo significa esse tempo prolongado ao qual vocês se referem.

Por fim, se a vacina for anulada pelo budesonida 32 mcg, significa dizer que eu tenho que tomá-la de novo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Laura: fique tranquila. O uso de corticosteróides em sprays, por utilizar dose mínima (micrograma) não interfere no efeito da vacina de febre amarela. Gratos por sua visita.

Adn disse...

Boa noite, minha bebê tem 9 meses e tomou a vacina da febre amarela e esta comas costas toda empolada, será que pode da vacina, ou é apenas coincidência???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Boa noite
Fiz tratamento para alergia (urticária) com cortidoide (predsim) por 4 semanas, sendo a 1a semana 40mg, 2a semana 20mg, 3a semana 10mg e 4a semana 5mg. Quanto tempo é prudente aguardar para se tomar a vacina sem riscos?

No aguardo e obrigada
Bruna

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Oi, tenho dermatite de contato, e faz 3 meses que nao vem menstruação pra mim mas não estou gravida, eu tinha tomado a injeção de corticoide há 3 meses atrás isso interferiu na menstruação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É improvável que o corticóide seja a causa do atraso em sua menstruação. Mas, não é possível fazer uma avaliação pela internet. Aconselho que entre em contato com o(a) ginecologista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Vanejak disse...

Oi boa noite, minha filha tem 8 meses e 10 dias e iremos viajar para GO onde recentemente teve casos de febre amarela. Devo antecipar a vacinação dela?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanejak: desconheço o histório clínico de sua filhinha. Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra que trata dela e peça que a oriente. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

Leticia Oliveira disse...

Meu filho tem 4 anos e 8 meses e tem tosse alergica faz tratamento com desloratadina toma 3 ml durante 10 dias. Tem problema de fazer a vacina da febre amarela tomando o antialergico?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leticia, boa tarde. A desloratadina não interfere na Vacina de Febre Amarela, porém a razão de estar usando a medicação pode interferir, portanto procure a orientação do seu médico assistente. Obrigado pela visita.

Unknown disse...

Queria saber meu filho tem 2 anos e ainda não tomou a vacina ele vai tomar a eritromicina pra saber se e alérgico antes de toma a vacina queria saber os componentes da vacina

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A fórmula com componentes da vacina de febre amarela pode ser obtida junto à FIOCRUZ (http://portal.fiocruz.br/pt-br) Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Vacinei minha filha de febre amarela e a tarde apareceu com manchas vermelhas no corpo estou com medo de ser zika e preocupada de ter vacinado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não é possível avaliar as manchas que descreve sem examinar sua filha. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Rosiley Queiros disse...

Minha neta é alérgica a leite ela pode tomar a vacina de nove meses que É de febre amarela. ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosiley: orientações sobre vacinas da imunização infantil só podem ser feitas pessoalmente. Recomendo que entre em contato com o(a) alergista que trata de sua neta para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Sou transplantado renal há sete anos e tomo 5mg de meticorten ao dia. Tinha uma viagem para fazer para Manaus e agora estou com medo de ir. Afinal, posso me vacinar ou não? Como fazem pacientes imunodreprimidos que vivem em localidades que possuem insidencias de febre amarela?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer sobre seu caso deve ser feito pessoalmente pelo seu médico. Não é possível opinar pela internet e sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...