Pular para o conteúdo principal

Remédios podem causar asma?


Em 06 de setembro de 2007, a mídia veiculou a notícia de que o ator Dalton Vigh, galã da novela das 8 da TV Globo sentiu uma forte cólica renal. Ao ser atendido em um pronto socorro no Rio de Janeiro, segundo o boletim médico, sofreu uma “descompensação aguda de quadro de asma, evoluindo com insuficiência respiratória e necessitando de entubação orotraqueal com ventilação assistida”.

Embora à primeira vista a idéia pareça estranha, existem remédios que podem atuar como fatores agravadores e piorar a asma.

São eles:
- AAS (ácido acetil salicílico), analgésicos e antinflamatórios,
- Betabloqueadores (Propranolol, Atenolol, etc),
- Inibidores da ECA (Captopril, Enalapril, etc).


Analgésicos e antinflamatórios

A aspirina (ácido acetil salicílico) foi a primeira medicação analgésica a ser sintetizada e a partir desta descoberta, surgiram outros analgésicos (dipirona, pirazolonas) e antinflamatórios (diclofenaco, indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxeno, fenilbutazona, etc.).

Estes medicamentos costumam ser vendidos livremente em farmácias, sendo usados por crianças e adultos e muitas vezes “embutidos” em antigripais, antitérmicos, sais de fruta, digestivos, etc. No entanto, podem provocar inúmeros efeitos colaterais indesejáveis, sendo alguns na pele (coceira, urticária, angioedema) mas em algumas pessoas sensíveis podem provocar crises de asma.

Na síndrome de sensibilidade aspirínica (que engloba também os demais analgésicos e antinflamatórios) é comum a associação com rinite grave, sinusite e polipose nasosinusal. A reação ocorre por um efeito farmacológico do ácido acetil salicílico, que ao exercer sua função analgésica atua sobre uma enzima chamada COX e com isso provoca liberação de substâncias variadas, como por exemplo os leucotrienos, induzindo a asma.

Betabloqueadores

Os remédios chamados betabloqueadores fazem parte de um grupo de medicamentos indicados para tratamento de várias doenças como: hipertensão arterial, arritmias, problemas cardíacos, enxaqueca e glaucoma (neste caso, sob forma de colírios). Embora sejam seguros e inócuos para a maioria das pessoas, podem provocar asma em alguns indivíduos susceptíveis.

Inibidores da ECA

Os medicamentos chamados de Inibidores da enzima conversora de angiotensina são usados no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. Em algumas pessoas podem provocar tosse, piora dos sintomas nasais e mais raramente, asma.


Dado importante: a sensibilidade aos medicamentos deve ser sempre ser lembrada em especial nos casos de asma de difícil controle. O diagnóstico é clínico, não dependendo de testes ou de exames laboratoriais.


Se você tem dúvidas sobre medicamentos que possam interferir na sua asma, consulte o médico alergista: ele orientará a melhor conduta a seguir.

E lembre-se:


O médico deverá ser consultado...
antes de usar qualquer remédio,
para que os sintomas não persistam!

Comentários

  1. e como ficam os alérgicos com a intensa utilização de produtos aspergidos no ar em shoppings (lojas de perfume e no ar condicionado) e a utilização de produtos aspergidos no ar tipo gleid, bom ar, soft bright - que além de provocar alergia têm em suas fórmulas antimicrobianos, antifúngicos, fragâncias - só sei que o ar que respiramos está ficando cada vez pior e mais perigoso (grávidas, crianças, doentes cardíacos , alérgicos, idosos estamos todos perdidos)
    Regina Faria

    ResponderExcluir
  2. Regina: o aumento da prevalência de doenças respiratórias nos ultimos 30 anos é um fato comprovado pela ciência. Muito contribuiu para isso a piora das condições ambientais e o aumento da poluição. Vale a pena tratar da alergia para que possamos enfrentar com saúde as agressões ambientais das quais não é possível fugir. Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/4/08 22:27

    Tomei AAS infantil por 3 dias e estou toda empolada. Meu olho esquerdo está tão inchado que não enxergo mais, pareço um bicho de tão deformada que estou. A Sanofi agora liga todo dia preocupada que eu possa causar algum dano maior. O laboratório deveria tirar esse remédio do mercado. Já ouvi casos horríveis sobre o AAS.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/4/08 23:27

    As reações ao AAS ocorrem em um número significativo de pessoas e dependem de uma susceptibilidade individual. No entanto, lembro que existem casos onde o uso do AAS salva vidas, como nos casos específicos da cardiologia. Acho que a melhor medida não retirar o produto de linha, mas sim controlar melhor o fabrico e a venda de remédios no Brasil, já que este (e outros) remédios são adquiridos sem receita médica. Um segundo problema é que existem inúmeros remédios com nomes diferentes mas que tb contém o ácido acetil salicílico. Por isso, a luta pela venda consciente de medicamentos é fundamental para que possamos diminuir estas tristes estatíticas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/6/08 20:05

    Olha, parabéns pela iniciativa, uma fonte completa e segura de informações neste mar de bobagens que muitas vezes é a internet.
    Já que estou aqui, vou fazer uma perguntinha: existe alguma forma de saber a que medicamentos tenho alergia pelo SUS? Outro dia, tomei Dorflex (dipirona sódica, cafeína anidra e citrato de orfenadrina) e passei muito mal, tive uma crise respiratória e fiquei com uma urticária desgraçada por 4 dias. Mas Neosaldina, que tem dipirona e cafeína, não me faz nada.
    Como estou com LER no pulso direito, passei uma pomada com diclofenaco dietilamônio e pouco tempo depois, tive uma coceira e ardência insuportáveis... lavei a pomada e fui olhar a bula (pode me chamar de burra, eu mereço). Lá dizia o seguinte, em contra-indicações:
    " Hipersensibilidade conhecida ao diclofenaco, ou à qualquer componente da formulação; hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a outros medicamentos antiiflamatórios não hormonais. Cataflam emulgel é também contra-indicado a pacientes nos quais crises de asma, urticária ou rinite aguda são desencadeadas por ácido acetilsalicílico,ou por outros medicamentos antiiflamatórios não hormonais."
    Ok, mas eu tomo às vezes um remédio com diclofenaco sódico que não me faz mal. Enfim, eu não sei a que droga é que tenho alergia, não sei se tenho asma, e já estou apavorada pensando que posso tomar um analgésico qualquer e cair dura (sério, quase parei de respirar por causa do dorflex).
    Como vou ao médico do posto na próxima terça, gostaria de saber que testes eu posso convencê-lo a fazer em mim e o que o SUS oferece, já que não tenho como pagar um médico particular.
    Bom, gostaria que me respondessem, se pudessem. No mais, o blog é mesmo show, parabéns. E chega, porque já digitei demais para quem só consegue usar a mão esquerda, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/6/08 16:19

    Tamires: infelizmente não existe um teste específico para alergia a medicamentos. O diagnóstico é feito na base do "trabalho detetive", ou seja, analisando os dados da história clínica de cada pessoa. Obrigada pela visita e volte sempre - toda semana publicamos um texto novo no Blog.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber qual medicamento pode ser utilizado para substituir os que possuem aas, anti-inflamatórios, obrigado?

    ResponderExcluir
  8. A indicação de medicamentos para substituir os derivados de AAS e antinflamatórios só pode ser feita após analisar cada caso. Existem pessoas que aceitam opções intermediárias e outras que necessitam medicamentos específicos de ação central. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  9. A 3 meses apareceu uma coceira em mim; começou no braço direito em 2 dias estava no braço todo e no pescoço sempre ao lado direito! Fui medicada com fernegan e histamini em uma emergência 2 dias após estava no pescoço e dorso e braço direito não desceu ao corpo em momento algum nem nos seios já passei pir 7 médicos e cada um deu um diagnóstico diferente um chegou a dizer que eu estava com herpes zorthe viral e eu perguntei eu não tenho nenhuma dor só coceira; bom enfim apesar de variosssss remedios e cremes e ponadas a coceira não para o que eu devo fazer?
    obs: nunca fui alergica

    ResponderExcluir
  10. Posso procurar vocês eu não aguento + por favor me ajude, já estou pensando procurar a fio cruz para fazer uma investigação do que eu tenho já gastei + de 700. 00 reais sem que esses remédios que esses 7 médicos passaram resolvesse

    ResponderExcluir
  11. Posso procurar vocês eu não aguento + por favor me ajude, já estou pensando procurar a fio cruz para fazer uma investigação do que eu tenho já gastei + de 700. 00 reais sem que esses remédios que esses 7 médicos passaram resolvesse

    ResponderExcluir
  12. Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Só examinando para avaliar de forma adequada. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/9/15 02:13

    Estou toda ruim aqui.... Tomei dois dorflex e comecei a tossir feito louca, falta de ar, se piorar vou ter que ir no PS!! Engraçado que sempre tomei, não me fazia mal, mas dessa vez!!! Tomei um anti alérgico pra ver se melhora, quase desmaiei!

    ResponderExcluir
  14. A alergia não surge da primeira vez mas sempre após termos usado o remédio por uma ou até várias vezes. É muito importante que procure um(a) alergista para confirmar o diagnóstico e porque a reação alérgica poderá se repetir com outros remédios com nomes diferentes, mas que tenham composição química semelhante. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Fiz extração do siso e me foi prescrito o Biprofenid, posso utilizar esse medicamento?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Max. Entre em contato com seu médico(a). Não são recomendadas prescrições pela internet. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  17. Quando tomo dicofenaco tenho muita falta de ar

    ResponderExcluir
  18. Eliza Boa noite. Se você percebe que todas as vezes que toma diclofenaco tem falta de ar, recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. oi boa tarde,tenho mta dor de cabeca e sofro de sinusite renite e asma.gostaria de saber qual remedio p dor de cabeca posso tomar q nao de alergia devia a asma.obrigada.tomei aspirina p dor cabeca fui parar no pronto socorro c tanta falta de ar....

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente não posso ajudá-la pois não é possível fazer um diagnóstico pela internet sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Mas, pode nos procurar na Policlínica Geral RJ e teremos prazer em ajudá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  21. Eu não sabia que era asmática, descobri recentemente após espirometria de broncodilatadores...E no ano passado tive uma reação alérgica considerada incomum ao uso do ibuprofeno 600mg,logo após ingerir apresentei tosse seca ininterrupta, falta de ar e hemorragia,oronasal de tanto q Tossi, e ainda tive taquicardia. Pensei q fosse morrer. Aí descartei a família "ENO" da minha listagem de medicamentos.

    ResponderExcluir
  22. Recomendo que baixe em seu celular o aplicativo "alergia a medicamentos" - muito útil para evitar reações cruzadas com outros medicamentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2/5/17 23:11

    Boa noite, gostaria de comentar que estou reparando que tenho tido crises asmáticas logo após tomar dorflex, tomo quase todos os dias pois tenho fibromialgia. Nunca tinha tido isso, mesmo tomando esse remédios por anos, tenho alergia a vários remédios e a ovo. Será que posso estar alérgica a dorflex?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite. A possibilidade existe. Mas, não há como opinar especificamente se é o seu caso sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Você deve procurar um(a) alergista em sua cidade para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Usei atenolol por algum tempo e notei que estava ficando cansada demais ao caminhar, isto porque estava com o coração pouco acelerado,ao passar o problema do coração notei o cansaço e então apareceu asma e estou passando mal,embora tratando.

    ResponderExcluir
  26. Regina Atenolol é um betabloqueador e pode em algumas pessoas suscetíveis provocar asma. recomendo uma consulta com especialista em Alergia para que receba orientação adequada Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno