30 setembro 2007

Remédios podem causar asma?


Em 06 de setembro de 2007, a mídia veiculou a notícia de que o ator Dalton Vigh, galã da novela das 8 da TV Globo sentiu uma forte cólica renal. Ao ser atendido em um pronto socorro no Rio de Janeiro, segundo o boletim médico, sofreu uma “descompensação aguda de quadro de asma, evoluindo com insuficiência respiratória e necessitando de entubação orotraqueal com ventilação assistida”.

Embora à primeira vista a idéia pareça estranha, existem remédios que podem atuar como fatores agravadores e piorar a asma.

São eles:
- AAS (ácido acetil salicílico), analgésicos e antinflamatórios,
- Betabloqueadores (Propranolol, Atenolol, etc),
- Inibidores da ECA (Captopril, Enalapril, etc).


Analgésicos e antinflamatórios

A aspirina (ácido acetil salicílico) foi a primeira medicação analgésica a ser sintetizada e a partir desta descoberta, surgiram outros analgésicos (dipirona, pirazolonas) e antinflamatórios (diclofenaco, indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxeno, fenilbutazona, etc.).

Estes medicamentos costumam ser vendidos livremente em farmácias, sendo usados por crianças e adultos e muitas vezes “embutidos” em antigripais, antitérmicos, sais de fruta, digestivos, etc. No entanto, podem provocar inúmeros efeitos colaterais indesejáveis, sendo alguns na pele (coceira, urticária, angioedema) mas em algumas pessoas sensíveis podem provocar crises de asma.

Na síndrome de sensibilidade aspirínica (que engloba também os demais analgésicos e antinflamatórios) é comum a associação com rinite grave, sinusite e polipose nasosinusal. A reação ocorre por um efeito farmacológico do ácido acetil salicílico, que ao exercer sua função analgésica atua sobre uma enzima chamada COX e com isso provoca liberação de substâncias variadas, como por exemplo os leucotrienos, induzindo a asma.

Betabloqueadores

Os remédios chamados betabloqueadores fazem parte de um grupo de medicamentos indicados para tratamento de várias doenças como: hipertensão arterial, arritmias, problemas cardíacos, enxaqueca e glaucoma (neste caso, sob forma de colírios). Embora sejam seguros e inócuos para a maioria das pessoas, podem provocar asma em alguns indivíduos susceptíveis.

Inibidores da ECA

Os medicamentos chamados de Inibidores da enzima conversora de angiotensina são usados no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. Em algumas pessoas podem provocar tosse, piora dos sintomas nasais e mais raramente, asma.


Dado importante: a sensibilidade aos medicamentos deve ser sempre ser lembrada em especial nos casos de asma de difícil controle. O diagnóstico é clínico, não dependendo de testes ou de exames laboratoriais.


Se você tem dúvidas sobre medicamentos que possam interferir na sua asma, consulte o médico alergista: ele orientará a melhor conduta a seguir.

E lembre-se:


O médico deverá ser consultado...
antes de usar qualquer remédio,
para que os sintomas não persistam!

20 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

e como ficam os alérgicos com a intensa utilização de produtos aspergidos no ar em shoppings (lojas de perfume e no ar condicionado) e a utilização de produtos aspergidos no ar tipo gleid, bom ar, soft bright - que além de provocar alergia têm em suas fórmulas antimicrobianos, antifúngicos, fragâncias - só sei que o ar que respiramos está ficando cada vez pior e mais perigoso (grávidas, crianças, doentes cardíacos , alérgicos, idosos estamos todos perdidos)
Regina Faria

PGRJ disse...

Regina: o aumento da prevalência de doenças respiratórias nos ultimos 30 anos é um fato comprovado pela ciência. Muito contribuiu para isso a piora das condições ambientais e o aumento da poluição. Vale a pena tratar da alergia para que possamos enfrentar com saúde as agressões ambientais das quais não é possível fugir. Obrigada e volte sempre.

Anônimo disse...

Tomei AAS infantil por 3 dias e estou toda empolada. Meu olho esquerdo está tão inchado que não enxergo mais, pareço um bicho de tão deformada que estou. A Sanofi agora liga todo dia preocupada que eu possa causar algum dano maior. O laboratório deveria tirar esse remédio do mercado. Já ouvi casos horríveis sobre o AAS.

Equipe PGRJ disse...

As reações ao AAS ocorrem em um número significativo de pessoas e dependem de uma susceptibilidade individual. No entanto, lembro que existem casos onde o uso do AAS salva vidas, como nos casos específicos da cardiologia. Acho que a melhor medida não retirar o produto de linha, mas sim controlar melhor o fabrico e a venda de remédios no Brasil, já que este (e outros) remédios são adquiridos sem receita médica. Um segundo problema é que existem inúmeros remédios com nomes diferentes mas que tb contém o ácido acetil salicílico. Por isso, a luta pela venda consciente de medicamentos é fundamental para que possamos diminuir estas tristes estatíticas.

Tamires disse...

Olha, parabéns pela iniciativa, uma fonte completa e segura de informações neste mar de bobagens que muitas vezes é a internet.
Já que estou aqui, vou fazer uma perguntinha: existe alguma forma de saber a que medicamentos tenho alergia pelo SUS? Outro dia, tomei Dorflex (dipirona sódica, cafeína anidra e citrato de orfenadrina) e passei muito mal, tive uma crise respiratória e fiquei com uma urticária desgraçada por 4 dias. Mas Neosaldina, que tem dipirona e cafeína, não me faz nada.
Como estou com LER no pulso direito, passei uma pomada com diclofenaco dietilamônio e pouco tempo depois, tive uma coceira e ardência insuportáveis... lavei a pomada e fui olhar a bula (pode me chamar de burra, eu mereço). Lá dizia o seguinte, em contra-indicações:
" Hipersensibilidade conhecida ao diclofenaco, ou à qualquer componente da formulação; hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a outros medicamentos antiiflamatórios não hormonais. Cataflam emulgel é também contra-indicado a pacientes nos quais crises de asma, urticária ou rinite aguda são desencadeadas por ácido acetilsalicílico,ou por outros medicamentos antiiflamatórios não hormonais."
Ok, mas eu tomo às vezes um remédio com diclofenaco sódico que não me faz mal. Enfim, eu não sei a que droga é que tenho alergia, não sei se tenho asma, e já estou apavorada pensando que posso tomar um analgésico qualquer e cair dura (sério, quase parei de respirar por causa do dorflex).
Como vou ao médico do posto na próxima terça, gostaria de saber que testes eu posso convencê-lo a fazer em mim e o que o SUS oferece, já que não tenho como pagar um médico particular.
Bom, gostaria que me respondessem, se pudessem. No mais, o blog é mesmo show, parabéns. E chega, porque já digitei demais para quem só consegue usar a mão esquerda, rsrs.

Equipe PGRJ disse...

Tamires: infelizmente não existe um teste específico para alergia a medicamentos. O diagnóstico é feito na base do "trabalho detetive", ou seja, analisando os dados da história clínica de cada pessoa. Obrigada pela visita e volte sempre - toda semana publicamos um texto novo no Blog.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual medicamento pode ser utilizado para substituir os que possuem aas, anti-inflamatórios, obrigado?

Equipe PGRJ disse...

A indicação de medicamentos para substituir os derivados de AAS e antinflamatórios só pode ser feita após analisar cada caso. Existem pessoas que aceitam opções intermediárias e outras que necessitam medicamentos específicos de ação central. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

Anônimo disse...

A 3 meses apareceu uma coceira em mim; começou no braço direito em 2 dias estava no braço todo e no pescoço sempre ao lado direito! Fui medicada com fernegan e histamini em uma emergência 2 dias após estava no pescoço e dorso e braço direito não desceu ao corpo em momento algum nem nos seios já passei pir 7 médicos e cada um deu um diagnóstico diferente um chegou a dizer que eu estava com herpes zorthe viral e eu perguntei eu não tenho nenhuma dor só coceira; bom enfim apesar de variosssss remedios e cremes e ponadas a coceira não para o que eu devo fazer?
obs: nunca fui alergica

Anônimo disse...

Posso procurar vocês eu não aguento + por favor me ajude, já estou pensando procurar a fio cruz para fazer uma investigação do que eu tenho já gastei + de 700. 00 reais sem que esses remédios que esses 7 médicos passaram resolvesse

Anônimo disse...

Posso procurar vocês eu não aguento + por favor me ajude, já estou pensando procurar a fio cruz para fazer uma investigação do que eu tenho já gastei + de 700. 00 reais sem que esses remédios que esses 7 médicos passaram resolvesse

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Só examinando para avaliar de forma adequada. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Estou toda ruim aqui.... Tomei dois dorflex e comecei a tossir feito louca, falta de ar, se piorar vou ter que ir no PS!! Engraçado que sempre tomei, não me fazia mal, mas dessa vez!!! Tomei um anti alérgico pra ver se melhora, quase desmaiei!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia não surge da primeira vez mas sempre após termos usado o remédio por uma ou até várias vezes. É muito importante que procure um(a) alergista para confirmar o diagnóstico e porque a reação alérgica poderá se repetir com outros remédios com nomes diferentes, mas que tenham composição química semelhante. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Max Santana disse...

Fiz extração do siso e me foi prescrito o Biprofenid, posso utilizar esse medicamento?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde Max. Entre em contato com seu médico(a). Não são recomendadas prescrições pela internet. Obrigado pela visita

Eliza Augusta Gouveia gregio disse...

Quando tomo dicofenaco tenho muita falta de ar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eliza Boa noite. Se você percebe que todas as vezes que toma diclofenaco tem falta de ar, recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

oi boa tarde,tenho mta dor de cabeca e sofro de sinusite renite e asma.gostaria de saber qual remedio p dor de cabeca posso tomar q nao de alergia devia a asma.obrigada.tomei aspirina p dor cabeca fui parar no pronto socorro c tanta falta de ar....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso ajudá-la pois não é possível fazer um diagnóstico pela internet sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Mas, pode nos procurar na Policlínica Geral RJ e teremos prazer em ajudá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...