Pular para o conteúdo principal

Pesquisas apontam que o número de casos de alergia está aumentando no mundo todo.

Se continuar assim, ninguém escapa...


Comentários

  1. Equipe médica do "Blog da Alergia":

    Primeiro quero dar os parabéns por esta excelente idéia que tiveram. Este espaço é de uma utilidade sem tamanho para nós, portadores de alergia. Parabéns do fundo do coração!

    Em segundo lugar quero pedir a ajuda de vocês. Sei que a primeira resposta que me dará é: "procure um alergista". Mas acontece o seguinte, já fui em vários e nenhum soube diagnosticar de forma correta o que tenho. As pomadinhas funcionam por tempo curto e eles dizem que não posso fazer o teste de alergia estando em crise.

    Eu quero tanto sair dessa crise...Tenho rinite alérgica, mas ela é o que menos me preocupa desde quando decidi sair da capital paulista para morar no litoral.

    O problema é que, desde que mudei, uma coceira infernal se instalou em mim. Coça muito! Eu chego a me machucar.
    Tenho coceira embaixo das axilas, na virilha, no meio dos braços, atrás dos joelhos e até na pelvis.

    As regiões que coçam ficam vermelhas. Mas coça sem que algo apareça. E, algumas vezes, meus lábios incham sem qualquer motivo aparente.

    Lendo o blog achei os sintomas do dermografismo muito parecido com o que acontece comigo. Mas o que poderia estar causando isso? Como eu curo isso? Vocês poderiam me dar uma orientação médica para eu me livrar destas coceiras???

    Agradeço demais a ajuda e aguardo ansiosamente a resposta de vocês. Se precisar posso tirar foto das coceiras e mandar para avaliarem...

    Obrigada, Luciana!

    ResponderExcluir
  2. Como você mesma colocou em seu comentário, é realmente muito difícil - eu diria quase impossível - fazer o diagnóstico de uma reação na pele sem examinar pessoalmente.
    Até porque a pele é um dos maiores órgãos do corpo humano e reage a fatores variados, sejam externos (coisas que ingerimos - alimentos, remédios, etc) ou internos (doenças, verminoses, emoções, etc). Além disso, a coceira pode também ser sintoma de inúmeras doenças. Baseada em seu relato, não me parece dermografismo pois você refere que "coça sem que algo apareça".
    A pele humana é como a casca das frutas: reflete a saúde. Por isso, é dificil que você veja uma fruta com a casca estragada e que esteja saborosa. É importante que procure um médico que possa avaliar se existem causas ou doenças que possam estar provocando a coceira em sua pele. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/9/07 17:52

    Tive coceira tbm qd me mudei para o interior de São Paulo.Meu alergologista me disse que se deve ao excesso de poluentes nesta região fabril e ao tempo seco.
    Melhorei tomando banhos de imersão com sal e me lambusando de óleo de banho de seguida.
    uso pomada com cortisol....
    Desodorante não uso...só o oleo da aromatics.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/9/07 22:08

    A hidratação da pele é muito importante, pois a pele ressecada tende a coçar. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/2/11 19:56

    BOM PRIMEIRO PARABEMS É OBRIGADO PELA AJUDA ! A VARIOS ANOS QUE TENHO COCEIRA NA VERILHA E AXILA , JÁ TOMEI VARIOS REMÉDIOS ,TRATAMENTOS DE VARIOS COMPRIMIDOS POR DIA MAS NADA , NÃO SEI O QUE É MEDICOS JÁ TENTARÃO DE TUDO MAS TAMBEM NÃO DEU CERTO TENHO ESTA COCEIRA A MAIS DE 10 ANOS , PENSO QUE CANDIDA QUE PODE SER ? AQUI E NO INTERIOR NÃO A MEDICO DERMATOLOGISTA SOFRO COM ESTA COCEIRA QUERIA PODER ME CURAR !
    OBRIGADO !

    ResponderExcluir
  6. Os dados que envia não são suficientes para emitir um parecer sobre a causa de sua coceira. É provável que seja causada por fungos em virtude da localização preferencial em virilhas e axilas. Contudo, para afirmar,é indispensável examiná-lo pessoalmente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Equipe médica do blog da alergia.
    Tenha uma bebê de 11 meses e desde que começou na escolinha sempre estava resfriada, já teve bronquite, faringite e otite.
    Já tomou muito antibiótico , por não aguetar mais ver ela sempre doente, troquei de Pediátra e ele falou que não é gripe que ela tem e sim alergia.
    Queria saber como posso descobrir que tipo de alergia qu é.

    ResponderExcluir
  8. O caminho mais adequado é levar seu bebê a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. olá meu nome é Susan e sou Farmacêutica na Cidade de Santa Terezinha de Itaipu. estou assistindo algo que parece um surto de alergia em muitos pacientes, entre eles Homens e mulheres, crianças e idosos.
    todos chegam diagnosticados do SUS com os mesmos sintomas e alergia cutânea em semelhantes partes do corpo!
    jamais em anos de minha profissão vi algo parecido!
    é possivel estar acontecendo um surto ou algo parecido?

    ResponderExcluir
  10. Susan: desconheço esta possibildade de surto nessa região.De qualquer modo, seria interessante saber o diagnóstico do tipo de alergia para que se pudesse julgar quais são os fatores desencadeantes do problema e identificar o porquê do alto número de pessoas com o mesmo problema. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ através do telefone (21) 2517 4206.

    ResponderExcluir
  11. boa noite,tenho uma filha de tres anos que está com uma alergia na pele,especificamente nas axilas e virilha,fui no medico e ele passou uma pomada chamada "acetato de dexametasona",no começo desapareceu mais depois de para o uso voltou com força total,e de uns tempos pra ca esta espalhando para barriga e coxa,estou ficando desesperada me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  12. Carol: peço sua compreensão, mas não tenho condições para orientar um tratamento de uma alergia na pele sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso de sua filha e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/8/12 08:30

    Pesquisando sobre alergias e coceiras achei este post e resolvi relatar um problema recente que vem acontecendo comigo. Após usar um desodorante novo, minhas axilas se irritaram e começaram a coçar e descamar, ficando muito sensível e vermelho nesta região. A pele das minhas axilas é grossa e escura e esta alergia parece que deixou a pele ainda mais grossa. Parei de passar desodorantes, tenho lavado com protex e limpado depois com líquido de dakin. Passo um creme para assaduras e inflamações, mas não tem dado nenhum resultado. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  14. O seu relato sugere ue possa ser uma alergia de contato (dermatite de contato) ao desodorante, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9/1/13 16:18

    Boa tarde.
    nunca fui alergica a nada, mas a dois meses para ca que comecaram a aparecer umas borbulhinas muito pequeninas que dao uma coceira enorme e que acabam por fazer ferida e esta espalhado por todo o corpo. Quanto mais cocar mais me aparecem. No entanto como eu durmo com a minha irma ela tambem ganhou essas borbulhinhas e quando a pele esta em contacto com o calor a coceira e maior. tenho uma pele muito sensivel e quando coco fico toda vermelha. ja fui ao medico, tomei um anti estaminico mas nao passou. sera que me podem ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente não posso ajudar sem avaliar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico. Nem toda coceira na pele é causada por alergia. Aconselho que procure atendimento médico Estamos ao dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Nossa estou com uma alergia horrorosa na axila começou nas mãos em dois dedos depois foi pra axila do nada.Coçava um pouco mas agora a coceira é insuportável eu não me controlo.Passo uma pomada chamada NOVACORT na região .Controla mas depois de um tempo volta e isso manchou a minha axila toda que era toda branquinha.Estou muito triste com isso.Podem me ajudar?Oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Andressa: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno