Pular para o conteúdo principal

Alergia e Qualidade de Vida


Qualidade de vida (QV) engloba inúmeros fatores que em conjunto resultam no “bem-viver” e, é claro, a saúde constitui um dos fatores predominantes.

Não há como ter QV sem saúde. Por outro lado, a QV é essencial para que uma pessoa seja saudável.

Durante muitos anos a alergia foi considerada uma doença de poucas repercussões, tanto no organismo como no cotidiano das pessoas. Entretanto, nas ultimas décadas verificou-se um aumento da prevalência de doenças alérgicas no mundo inteiro, o que veio modificar este conceito. Não é raro que o alérgico se sinta impossibilitado de fazer coisas que gosta, praticar esportes, viver livremente. Por isso, é importante que aprenda a controlar sua doença e ter uma vida normal.

Hoje, o rótulo “Alergia” engloba uma série de doenças, variando desde reações leves, passando pelas alergias respiratórias e culminando na Anafilaxia, quadro grave que afeta órgãos variados do corpo humano e passível de morte. Em todos os seus formatos, as doenças alérgicas certamente afetam a QV em qualquer idade – crianças, adultos ou idosos, mesmo nas manifestações mais leves.

Asma

Ainda hoje é chamada de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite, expressando o desconhecimento e o temor pela doença. A asma pode assumir formatos variados, desde sintomas leves até crises graves e ameaçadoras à vida.


Rinite: muito além dos sintomas nasais
A rinite alérgica é considerada por muitos como uma doença sem grandes consequências. 
Entretanto, a realidade é outra: por sua característica crônica e por prejudicar as funções nasais, pode levar à complicações bastante incômodas. Os portadores de rinite em geral têm apetite prejudicado, olfato e paladar alterados, dormem mal, roncam, babam e podem evoluir para apneia do sono. Algumas crianças, por dormirem mal e em função da respiração obstruída à longo prazo podem apresentar comportamentos que se confundem com hiperatividade, mostrando-se desatentas, irritadiças e agitadas. A rinite dificilmente anda só: infecções repetidas, tosse, noites mal dormidas, etc. completam o quadro.


Rinite alérgica e asma
Asma e rinite são doenças “irmãs”, com características inflamatórias semelhantes e por isso tendem a ocorrer juntas. Sabe-se que cerca de 25% de pacientes com rinite têm asma e que cerca de 75% de asmáticos têm rinite. Não é incomum que a presença da rinite anteceda o surgimento da asma. Sabe-se também que a associação tende a aumentar a gravidade da asma e que o tratamento das vias respiratórias superiores contribui para melhorar o controle da asma.
Adultos: Interferência na atividade e no trabalho. As crises de asma e rinite podem interferir no sono, prejudicar as atividades diárias, o raciocínio e provocar faltas ao trabalho.
Crianças e adolescentes: prejuízo na escola. As crises de asma e rinite podem prejudicar o sono e o descanso, provocando cansaço, interferindo na capacidade de memória e aprendizagem, além de constituir uma causa frequente de falta às aulas.

Alergias da pele

As alergias da pele, como por exemplo a urticária e a dermatite atópica podem interferir no relacionamento social, já que muitas pessoas podem confundir com doenças contagiosas. 

Na urticária, o prurido (coceira) tende a ser intenso e prejudicar o sono, alterando as atividades diárias, no trabalho e na escola.

A dermatite atópica não afeta apenas a pessoa, mas toda a família, já que o aspecto das lesões na pele e a coceira intensa são perturbações visíveis e muitas vezes gerando preconceito e dificuldades nos relacionamentos. 

Como imaginar paz e tranquilidade num passeio no campo se a pessoa tem alergia a picada de insetos?
Os casos de alergia de contato podem envolver atividades de trabalho e prejudicar o paciente. 

Alergias a medicamentos
Pessoas alérgicas a medicamentos necessitam de uma orientação especial já que muitas vezes a mesma substância química é vendida com vários nomes comerciais. Por exemplo, a aspirina (acido acetil salicílico) pode provocar reações alérgicas graves é encontrada em um sem número de remédios e vendida livremente nas farmácias. 

Alergia a alimentos
Alimentar-se é uma necessidade básica. Não é raro que as nossas lembranças agradáveis envolvam situações em torno de uma mesa de jantar, festas, sensações gustativas. Uma alergia alimentar pode se manifestar de forma discreta mas também pode ser grave, interferindo no convívio social e com risco de vida.

Alergia ao látex
Este tipo de alergia está sendo descrita cada vez mais nos últimos anos e pode trazer complicações sérias em cirurgias em função do fato de que luvas, tubos, cânulas e outros objetos utilizados no campo cirúrgico são derivados da borracha. Um tema sério é também a alergia aos preservativos, prejudicando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Alergia ocular
A alergia ocular pode se manifestar de formas variadas e incômodas, afetando conjuntiva,         pálpebra, córnea, etc. Porém, a recorrência da doença pode acarretar consequências desagradáveis. 
Além disso, a conjuntivite alérgica pode assumir formas graves e prejudicar a visão, quando não tratada adequadamente.
 


Conclusão:

A prevenção é a chave para conviver melhor com as alergias. 
- Em alguns casos, medidas de controle ambiental na casa do alérgico podem resultar em grande melhora na qualidade de vida. 
- O uso de medicamentos seguindo as prescrições médicas também traz alívio dos sintomas e controle de vários tipos de alergia a longo prazo.
- A imunoterapia (vacina para alergia) é fundamental na asma, rinite alérgica e em outras situações de alergia indicadas pelo médico especialista.

Você só tem a ganhar ao se comprometer com seu tratamento, 
Conviver com estas doenças crônicas fica muito mais fácil quando se aprende a prevenir e a controlar sua alergia.


Alergia e saúde: um binômio possível de conquistar!

Comentários

  1. Excelente texto abrangendo transversalmente a problemática asmática. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, e pensar que tenho renite, alergia a medicamento, a látex, a um monte de coisas, mas gaora que descobri esse blofg, vai ajudar muito!

    ResponderExcluir
  3. O mais importante é conscientizar que é possível tratar a alergia e melhorar sua quaildade de vida, conquistando saúde e disposição para viver melhor!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/9/09 14:55

    OI Meu nome é Janaina tenho 17 anos e sofro de bronquite,como me canso rapido por causa desse problema muitas pessoas falam que é ´´frescura´´.Ontem mesmo eu estava na aula de Quimica e a professora estava fazendo uma esperiência com amonia,meu nariz tampou,senti dor de cabeça,e minha lingua adormecel,eu comuniquei a professora,e ela falou:``só vc está mal, todos estão bem, vc tomou amonia.´´Em tom de deboche.Fiquei mal o dia todo,e hoje nem pude ir a escola, pois estou com dificudade para respirar.

    ResponderExcluir
  5. Janaína: infelizmente é comum que os sintomas da asma sejam classificados como de origem apenas emocional.Contudo, aproveito para lembrar que se sua esma estiver bem controlada você poderá enfrentar melhor as situações indesejáveis. Aconselho que retorne ao seu alergista, relate o acontecido e peça que oriente um tratamento de prevenção das crises de sua asma. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Meu nome é Deise, tenho dois filhos, um de 25 anos, e uma filha com 12 anos. Os dois tem rinite alérgica, mas a menina, já tem rinite crônica, se é que assim posso caracterizar. Desde que ela nasceu seu nariz já apresentava obstrução.Levei-a numa médica alergista, e, para minha infelicidade ela me comunicou que minha filha (bebe, com dois meses,) era uma criança q apresentava rinite alérgica.
    Aí começaram minhas inúmeras caminhadas para médicos..., e com tratamentos.
    Ela fazia e ainda faz sinusites repetidas.
    Após vários tratamentos com antibióticos...inclusive os de última geração, encontrei uma medicação, que tem sido eficaz. Kaloba, analgésico e antiflamatório,Fitoterápico, para doenças do sistema respiratório, específico, para rinites, asma, sinusites.
    Mas o médico que me receitou falou-me que não tinham muitos achados científicos para esta medicação.
    O srs. poderiam me orientar, se devo ou não continuar a usar?
    Tem sido favorável a ela, inclusive estou usando outra medicação, que é tipo uma vacina, antialérgica, Aminovac.
    Eu já estou muito cansada e estressada, pois ela desde bebe sofre com esta rinite.
    Crises de espirros incontroláveis, prurido nasal e ocular, vermelhidar ocular....nossa, e de enlouquecer quando dá as crises nela.
    Ela tem toda uma genética pra isso. Meu avô paterno era asmático, meu pais tem rinite alérgica, o pai dela é asmático + rinite alérgica.
    Meu maior medo é que ela desenvolva uma asma, seria possível?
    Agradeço suas orientações desde já
    Obrigada
    Deise

    ResponderExcluir
  7. Deise: os dados que enviou não são suficientes para esclarecer todas as suas dúvidas. Para isso, seria necessário conhecer os dados clínicos de sua filha de forma criteriosa, avaliar testes e exames complementares. O médico tem razão: desconheço estudos científicos que comprovem a ação do kaloba no tratamento da rinite alérgica. Convido que escreva para nosso e-mail e enviarei uma cópia em PDF do nosso livro sobre a alergia nasal: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Obrigado pela visita e pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/8/10 21:36

    Boa Noite, me chamo Edson, Minha esposa tem alergia e ainda não sabe específicamente ao que Algumas coisas indetificou pq passou muito mal, como abacaxí, poeira, queijo.... mas, para o controle, toma um antialérgico chamado Aminovac e outro Ebastel, um deles é muito difícil (Aminovac) encontrar aqui, moramos em Manaus, existe algum outro que substitua o Aminovac ou há algum outro local que se possa adquirir, ou não fabicam mais? Uma outra coisa, Qual o tratamento necessário para alergia?
    Obrigado
    Edson Viana

    ResponderExcluir
  9. Edson: compreendo a preocupação com sua esposa, mas infelizmente não podemos atendê-lo. Para poder prescrever uma medicação, é essencial realizar uma consulta médica, avaliar com critério os dados clínicos, examinar o paciente e analisar os testes e exames complementares que se façam necessários. Aconselho que retorne com ela a uma consulta com o alergista para que possa orientá-la de forma segura e eficaz. Contamos com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. fiquei livre da minha asma daquelas de ter que ir pro hospital correndo muito na praia e besteira dizer que o asmatico nao pode fazer isso e so ele superar a barreira da falta de ar que depois os bronquios vao se abrir que e uma beleza eu recomendo a todos que tenham raça pra isso nunca mais tive nada e so fui descobrir isso sozinha aos 30 anos de idade vao po mim

    ResponderExcluir
  11. O tratamento adequado da asma permite que a doença seja controlada e que se tenha uma vida normal. Procurem um especialista para orientar o tratamento de forma correta. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, meu nome e Edson MAtias moro em Governador Valadares - MG , tenho 43 anos de idade e tenho urticaria, desde os 16 , a minha pergunta é, é possivel um anti-alergico como hixizine,histamim,polaramine entre outros que ja tomei a varios anos causar alergia? E se realmente a urticaria não tem cura, e por que durante o ano tem epoca que fico varios meses sem tomar remedio, ja outras como agora fico muito mal e chego a tomar 3 a 4 tipos de medicamentos diferente, fiquei muito feliz e agradecido por conhecer esse blog , PARABENS

    ResponderExcluir
  13. Edson: todo e qualquer medicamento é passível de produzir efeitos colaterais, mas nem sempre terá causa alérgica. A cura (ou o controle) da urticária depende do tipo e da causa envolvida. se a causa é controlada ou afastada, os sintomas podem desaparecer. Gratos por sua visita e pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário desenvolvido no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. oi pessoal ..minha filha tem 4 anos e meio edesde os 10 meses k ela sofre com isso ...os medicos dizem k tem bronkite alergica e todas a crises sente falta de ar tosse e chiado no peito ela ja tomou varios medicamentos no qual ajudam a controlar ms ela não pode correr k la vem a tosse e ai o peito chia enfim qdo anda no gramado msm coisa ...agora ela esta tendo chiados no peito sem toosse presente ms e como se tivesse recuada entende..o k posso fazer pra melhorar tenho medo das crises ...ja fiz tratamentos homeopaticos ...tem cura ...ela toma direto koid D,e estou usando aerolin e ele passou um antiflamatorio para inalar ...vamos ver como reage ...abçs e obg..

    ResponderExcluir
  15. Patrícia: o seu relato sugere que a asma de sua filha não esteja controlada adequadamente. Koide e Aerolin são medicamentos meramente aliviadores. O tratamento deve incluir também medicamentos controladores, ou seja, para combater a inflamação dos brônquios e evitar novas crises. Mas, tratar não é só tomar remédios. É preciso investigar e combater fatores agravantes (que variam em cada pessoa), controlar a poeira domiciliar, bem como tratar a alergia através da imunoterapia (vacina) Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. Meu filho Francisco ronca muito, levei ao otorrino o qual falou que ele tem as amidalas crescidas, ou seja, maior do que o normal para a idade dele, e quando muda a temperatura ainda incham, novamente começa a roncar, o médico receitou o medicamento koide, duas tres vezes que ele toma cessa o problema.A pergunta é:Por quanto tempo posso usar esse medicamento? Meu filho tem 04 anos.

    ResponderExcluir
  17. Koide é uma medicação que contém corticóide (cortisona) e não pode ser repetido sem acompanhamento médico. O uso repetido pode aumentar a ocorrência dos efeitos colaterais. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tem 4 anos e meio pois faz tratamento com otorrino mas qualquer vento fia k ela recebe ja é motivo de trancar o nariz e ai c não cuidar já viu começa dar febre e garganta inflama e isso é continuo ela está tomando decongex xarope,celestamine e toma a 60 dias desloratadina e ainda espirro um jato de nasonex todo dia e toda noite estou preocupada acho muito remédio pra uma criança de 4 anos será que estou fazendo certo dando tudo isso de remédio ou devo procurar outro médico

    ResponderExcluir
  19. Tenho tosse seca direto o anti-alérgico qie tomo não está resolvendo passa um pouco e volta,já tomei dose dobrada,koide D

    ResponderExcluir
  20. Para tratar a tosse, o primeiro passo é definir sua causa. As medicações não resolverão o problema se a causa de sua tosse não for combatida. Recomendo que retorne ao seu médico e peça uma nova avaliação do seu caso. Gratos pela visita ao BLog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Olá gostaria de parabenizar ao site pela ajuda. Meu filho faz tratamento contra ácaros e poeira com vacina , tem 4 anos de idade , a alergista receitou o xarope ebastel 1mg , ele tem algum efeito colateral? E é bom antialérgico?

    ResponderExcluir
  22. Luciana Boa noite Ebastel é um antialérgico (anti-histamínico) eficaz, de nova geração.Por isso, não causa aumento de peso ou sonolência. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno